23 de março de 2020

Fake News: Não há nenhum caso suspeito de coronavírus em São Mateus até o momento

Embora nas últimas horas, informações de que há duas pessoas infectadas pelo Covid-19 (coronavírus) na cidade tenha ganhado força pelas redes sociais, as informações não passa de um fake news (notícias falsas).

Acabo de fazer contato com a secretária de Saúde Lucélia Martins e a secretária de Administração Alda Miranda que coordenam o Comitê de Gerenciamento do Covid-19 em São Mateus-MA, as duas foram categóricas em afirmar que os casos que se apresentaram suspeitos até aqui foram descartados após exames e minuciosa investigação por parte das autoridades em saúde do município e Estado. 

No entanto, as coordenadoras mantiveram o alerta de que a população de modo em geral deve obedecer os decretos federal, estadual e municipal, de permanecemos ao máximo em recolhimento domiciliar, que no momento é a melhor medida de conter o avanço do vírus e assim evitar que algum são-mateuense seja infectado. O comitê também está monitorando a chegada de pessoas em São Mateus-MA vindas de regiões onde já há casos confirmados do vírus.

Em tempo: No Estado Maranhão  a Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica que, desde o início do monitoramento, notificou 418 casos de possível infecção por Covid-19. Destes, 136 foram descartados, e 280 casos suspeitos são acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Até o momento, apenas 2 (dois) casos confirmados por diagnóstico laboratorial estar confirmado em todo o Estado, e os casos se concentram na capital.