31 de outubro de 2017

Parceria entre o governo do Estado e o município de Timon garante atendimento humanizado aos pacientes da UPA


Um atendimento eficiente e de qualidade. Esses são os dois pilares que balizam o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento de Timon. A nova administração da Unidade  tem aplicado um novo alinhamento de gestão que vem causando mudanças importantes à saúde dos timonenses. 
Inaugurada há mais de cinco anos, a UPA funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, proporcionando aos pacientes e funcionários mais conforto através de um ambiente estruturado, além de uma equipe comprometida que realiza de forma incansável um trabalho humano voltado ao bem estar dos timonenses.
A Unidade de Pronto Atendimento possui capacidade para atender até 250 pacientes por dia, mas devido à grande demanda, acaba atendendo a média de 500 pacientes, além de realizar vários exames e possuir tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração, leitos de observação e medicações que atendem a todas as demandas, conquistas essas que só foram possíveis graças ao empenho do deputado estadual Rafael Leitoa, junto ao Governador Flávio Dino e o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que jamais mediram esforços para a melhoria da saúde pública na cidade de Timon. A parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Timon também tem contribuído positivamente na melhoria da saúde pública oferecida aos timonenses.
Zelando pela qualidade no atendimento humanizado, a atual administração da UPA tem inovado no tocante ao acesso a políticas públicas de qualidade. No mês de outubro, por exemplo, foram realizadas diversas ações, dentre elas caminhadas, mobilizações e palestras com esclarecimentos sobre a prevenção contra o câncer de mama (Outubro Rosa). O Dia das Crianças também foi comemorado pelas crianças que se encontravam em observação, através de ações de voluntários que se fantasiaram de personagens infantis para realizarem atividades lúdicas na Unidade.
Treinamentos constantes, protocolos que ditam as regras a serem seguidas para dar maior qualidade ao serviço prestado em todos os setores e valorização dos profissionais, também são algumas das novidades implantadas pela diretora Ana Patrícia Bringel, assistente social com especialização em saúde pública, que em comemoração ao Dia do Médico, também organizou uma confraternização para homenagear os profissionais.
Localizada na Rua São Sebastião, no bairro Santo Antônio, A Unidade de Pronto Atendimento de Timon se propõe a resolver grande parte das urgências e emergências, ajudando a desafogar as lotações nos hospitais da cidade. Dispõe ainda de 15 leitos, distribuídos entre três leitos de Observação Pediátrica, semi UTIs, além de quatro modernos Consultórios: 2 Pediátricos e 2 na Clínica Médica, que atendem por dia entre 350 a 400 pacientes, média de 12.000 por mês.

29 de outubro de 2017

Zé Reinaldo lança pré-candidatura ao Senado em São Mateus

Em grande manifesto realizado realizado na noite deste sábado, 28, o deputado federal Zé Reinaldo (PSB), recebeu apoio de mais de 80 lideranças políticas, entre prefeitos, vices-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e empresários, em sua caminhada rumo ao Senado.
O II Encontro da Gratidão, confirmou, mais uma vez, a adesão do movimento municipalista maranhense à pré-candidatura do parlamentar ao Senado, em 2018.
Na oportunidade, ao agradecer as diversas manifestações de carinho e de reconhecimento a sua trajetória política, Zé Reinaldo entregou aos presentes documento, intitulado de Carta de Compromisso com os Municípios, no qual elencou uma série de ações que pretende desenvolver na Câmara Alta em prol do fortalecimento das cidades.
Além de prefeitos e prefeitas, participaram do ato deputados; vice-prefeitos; vereadores; ex-prefeitos; e lideranças partidárias e do segmento comunitário.
“Zé Reinaldo foi o governador que mais ajudou e investiu nos municípios. Além disso, foi o responsável pelo rompimento de um ciclo político nefasto que durante quase 50 anos prejudicou o Maranhão. Tenho certeza que será o melhor e o maior senador municipalista que o nosso estado já teve”, disse Miltinho Aragão.









26 de outubro de 2017

Imagem do dia: Câmara rejeita enviar ao STF segunda denúncia contra Temer

O presidente da República, Michel Temer, obteve mais uma vitória sobre a oposição na Câmara dos Deputados durante a análise da segunda denúncia enviada pela Procuradoria Geral da República. Com 251 votos a favor, o governo obteve 12 votos a menos que os 263 votos da primeira denúncia.
No meio da tarde desta quarta-feira (25) a Câmara dos Deputados ultrapassou o quórum de 342 deputados no plenário da Casa e vai começar a analisar a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

25 de outubro de 2017

Flávio Dino: “mídia sarneysista acostumou a me ver trabalhando. Estranham quando fico doente”

A bandidagem com que tem agido a oposição oligárquica por meio dos seus asseclas e sectários na blogosfera expõe a fragilidade e o desespero do clã Sarney com as eleições que se avizinham. Mentiras, factoides e crises inexistentes são criadas a todos os momentos nos porões do Sistema Mirante de Comunicação. Sem nenhuma vergonha e sem nenhum pudor.
Diante de mais uma mentira escabrosa, o governador Flávio Dino se manifestou, com revolta, nas redes sociais. “Segunda não pude fazer nenhuma agenda, das muitas que tinha, por motivo de doença. Transformar isso em ‘crise com Israel’ é ridículo. O embaixador de Israel está sendo recebido pelo nosso governo, com todo respeito, e já teve várias reuniões de trabalho com nossa equipe”, disse ao explicar sua ausência em visita do embaixador de Israel, que foi recebido no Palácio dos Leões pelo chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares.
Os asseclas da oligarquia Sarney, com a ausência do governador, partiram para cães raivosos para o ataque, criando uma inexistente crise diplomática. Ainda por cima, mentiram descaradamente ao afirmar que Flávio Dino esteve em Alcântara na mesma hora da agenda com o país, sendo que a reunião com o embaixador foi na segunda-feira e a visita à Alcântara foi na terça-feira.
“Império midiático de Sarney realmente não tem muito o que dizer. Aí desrespeita até o fato de eu ter adoecido por 48 horas. Eu respeito a autodeterminação dos povos, previsto na Constituição, e por isso mesmo atendo todos os embaixadores que nos procuram. Como governante de uma unidade federada não me cabe ter nada a favor ou contra o sistema político de qualquer país”, disparou Dino.
“Sei que a mídia sarneysista se acostumou a me ver trabalhando muito, manhã, tarde e noite. Por isso estranham quando fico doente. Esse desrespeito absurdo deriva do desespero pré-eleitoral. Interessante é que nunca usei doença de adversários na luta política. Nem farei”, completou o governador, pondo um fim a mais um factoide fabricado pelos soldados do mal de Sarney.

24 de outubro de 2017

São Mateus sediará 2° Encontro da pré-candidatura ao Senado de Zé Reinaldo



São Mateus será palco do segundo grande encontro da Gratidão, encontro destinado à apresentar a pré-candidatura do Deputado Federal, Zé Reinado, ao Senado da República, o evento acontece no próximo sábado dia 28, às 17h no CEMA, localizado na Rua São Marcos.



O prefeito da cidade, Miltinho Aragão (PSB) prepara uma grande recepção ao pré-candidato ao Senado José Reinaldo (PSB).

O evento já está sendo bastante comentado no meio político do Estado e pela posição geográfica da cidade, deve ser um ponto de encontro de diversos prefeitos, deputados e lideranças políticas de todas as regiões do Estado.

23 de outubro de 2017

Inscrições para concurso da PM no Maranhão começam nesta semana

O governador Flávio Dino anunciou nesta segunda-feira (23) que as inscrições para o concurso da Polícia Militar no Maranhão começarão nesta semana. Inicialmente, as inscrições iniciariam no dia 16, mas foram adiadas a fim de incluir mais cidades para a realização das provas, facilitando a vida dos candidatos.
O concurso está firme. O que houve foi um ajuste no edital para estender para Imperatriz e outras regiões a realização do concurso. Isso demandou um ajuste no sistema de inscrição. Mas nesta semana as inscrições começam. Var ser um grande sucesso”, disse Flávio durante o programa Conversando com o Governador.
Com o ajuste, vai haver mais locais em que as provas serão aplicadas, reduzindo a necessidade de viagens e deslocamentos.
O concurso da PM oferece 1.215 vagas nas carreiras de soldado e tenente, com exigência de níveis médio e superior, respectivamente.
O concurso vai ampliar o número de policiais no Estado, que já chegou ao recorde de 12 mil profissionais com as nomeações feitas a partir de 2015.

21 de outubro de 2017

Prefeito de Caxias declara apoio ao Governador Flávio Dino


Aliado político do ex-deputado Paulo Marinho, o prefeito de Caxias formalizou aliança com o governador comunista exatamente no mesmo dia em que o seu mentor foi preso pela terceira vez por se recusar a pagar 1,2 milhão em pensão alimentícia.

O anúncio foi feito pelo deputado federal Cléber Verde, mandatário do PRB no Estado, durante conferência estadual do PCdoB, ocorrida na noite de ontem (21) em São Luís.

Fonte: Blog Marrapa.

20 de outubro de 2017

Senadores e deputados sarneysistas descumprem acordo e retiram R$ 90 milhões dos municípios

Página 2 - Os saneysistas integrantes da Bancada Federal do Maranhão no Congresso Nacional confirmaram o prejuízo à saúde dos municípios.
Os três senadores e cinco deputados federais do estado não cumpriram acordo firmado com a Federação dos Municípios (Famem) e destinaram suas emendas para a Codevasf, e não para investimentos na saúde como ficou acordado em reunião ocorrida em Brasília há cerca de dez dias.
Os senadores Roberto Rocha (PSDB), João Alberto (PMDB) e Edison Lobão (PMDB) e cinco deputados federais – todos ligados ao clã Sarney – destinaram a parte das suas emendas impositivas para a Codevasf. Todos eles quebraram o acordo feito com as prefeituras de ajudar os municípios com R$ 160 milhões para investimentos na área da saúde, como a ampliação de UTIs e centros de hemodiálise em todo o estado.
Após uma manobra feita pelos senadores, que queriam 50% da verba das emendas da Bancada Federal somente para eles, os deputados chegaram a um acordo de que ficariam com 60% e o restante iria para os senadores. Mas em nova artimanha, os parlamentares ligados à oligarquia Sarney usaram a parte das suas emendas – pouco mais de 5 milhões – também para a Codevasf, que é chefiada por Jones Braga, liga ao senador Roberto Rocha e ao deputado Hildo Rocha.
Com a manobra dos sarneysistas no Congresso Nacional, os municípios que receberiam R$ 160 milhões para reforço na área da saúde receberam apenas R$ 70 milhões, de 13 deputados que cumpriram a palavra e mantiveram suas emendas todas para melhoramento da saúde dos maranhenses.
Os sarneysistas da Bancada Federal fizeram os maranhenses perderem R$ 90 milhões para investimentos na saúde.

23° BPM de São Mateus recebe novas viaturas

Foi entregue na manhã desta sexta-feira  (20), quatro novas viaturas (modelo motocicleta) ao 23° Batalhão de Polícia Militar (criado recentemente pelo Governador Flávio Dino), com sede em São Mateus e que abrange as cidade de Alto Alegre do Maranhão, Cantanhede, Pirapemas e Matões do Norte.
A entrega das novas viaturas foi feita pelo Prefeito Miltinho Aragão (São Mateus) e contou com a presença do Coronel Eurico (Comandante da CPAI 1 - que compreende os Batalhões de Bacabal, Pedreiras e São Mateus); do deputado estadual Rigo Teles; do comandante do 23° BPM de São Mateus, Major Zadock; do prefeito de Matões do Norte, Padre Domingos; dos presidentes das Câmaras de Vereadores de Matões do Norte e São Mateus; além de diversos vereadores, secretários municipais, assessores, lideranças comunitárias e religiosas.
A cerimônia aconteceu em praça pública em frente a escola Vinólia Curvina no centro de São Mateus.
Autoridades políticas, civis, militares e religiosas prestigiam cerimônia.

Comandante do 23° BPM de São Mateus, Major Zadock.

Novas viaturas durante apresentação à população.

Ascom

16 de outubro de 2017

Homem que matou mãe e filha em Codó é encontrado morto dentro da cela

Preso com o nome falso de Antônio Bezerra de Jesus, de 53 anos, após assassinar a golpes de marreta mãe e filha na cidade de Codó na semana passada, foi encontrado morto na tarde deste domingo (15) por policiais, dentro da cela que ocupava.

O nome verdadeiro dele é Erinaldo Pereira Gomes. Ele usava documentos falsos e foi condenado a 27 anos de prisão por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, por estuprar e matar uma criança de 11 anos de idade. O assassino chegou a passar 7 anos na prisão em regime fechado e quando ganhou o direito ao semiaberto não retornou mais a penitenciaria de Altamira, sendo foragido da Justiça.

Atualmente preso por ter cometido um homicídio duplo que chocou e revoltou a cidade de Codó, Erinaldo estaria sofrendo ameaças na prisão e teria pedido ontem para ficar em uma cela isolado. Desde então foi encontrado sem vida, morto por enforcamento. Tudo leva a crer que ele tenha cometido suicídio, mas o caso está sendo apurado pela Polícia Civil.

Do Blog do Minard.

9 de outubro de 2017

A ditadura dos partidos políticos pode estar chegando ao fim no Brasil

Por: Louremar Fernandes*

Quando os ministros do Superior Tribunal Federal começarem, nesta quinta-feira (5), a  análise de um Recurso Extraordinário com Agravo sobre candidatura avulsa, estarão criando um marco histórico na democracia brasileira. Principalmente se ao final do julgamento considerarem a tese que se mostra ampliativa dos direitos políticos do cidadão.
O que os ministros analisarão concretamente é se reconhecem a possiblidade de que um cidadão brasileiro possa ser candidato a algum cargo eletivo sem estar filiado a partido político.

Os partidos e a crise de representatividade

O avanço das civilizações, as distâncias geográficas e o aumento populacional constituíram fatores inviabilizadores de que se pratique a democracia direta, como registrada na Grécia.  Daí a necessidade de partidos políticos para a formalização da democracia representativa. Os partidos, que tem como marco de seu nascimento a reforma eleitoral de 1832 na Inglaterra, são os intermediadores que expressam as demandas populares .

No Brasil essa instituições de direito privado, exercem um verdadeiro monopólio da representatividade. A Constituição elenca a filiação partidária condição de elegibilidade (art. 14, § 3º, V). As condições de elegibilidade são requisitos positivos necessários para que o cidadão brasileiro possa exercer a capacidade política passiva. Estar o cidadão filiado a um partido político é uma dessas condições.

Ocorre que a norma constitucional permite um fenômeno que vai de encontro ao espírito da própria Constituição: a restrição do exercício de cidadania dos brasileiros.  A Constituição Cidadã pelo menos nesse ponto torna inviável a candidatura de uma gama de brasileiros que, sem afinidade com qualquer partido não nutrem o desejo de se filiar a qualquer um deles.

A constitucionalização do monopólio dos partidos sobre a representação política não tornou esses entes de direito privado os melhores protagonistas da democracia no Brasil. A situação chegou ao ponto de vermos pelo menos 19, dos 25 partidos com representação no Congresso Nacional, citados em denúncias de doações ilegais em campanha. Numa planilha da empresa Odebrecht que tinha um departamento apenas para operar propinas, cada um dos  19 partidos recebia o codinome de um time do futebol brasileiro.

É nesse cenário que o STF vai analisar se existe a possibilidade de se adotar uma alternativa para esse monopólio, permitindo que uma pessoa se candidate a cargo eletivo sem estar filiado a partido político.
A permissão pode resultar em fortalecimento dos partidos
Não são poucos os países que admitem a candidatura independente de filiação a partido político. Não se distingue esses países por critério de tamanho geográfico ou populacional  mas pela possibilidade totalmente ampla de que qualquer cidadão possa exercer os seus direitos políticos como candidato.

Assim é que em Portugal tal instituto é permitido desde o ano de 1974. Países sul americanos como o Chile e Colômbia; da Europa como a França e Alemanha; da Ásia como o Japão, todos adotam a candidatura independente nos seus respectivos ordenamentos. É uma forma de quebrar o monopólio dos partidos políticos, até mesmo forçando um processo de renovação e consequente fortalecimento das legendas partidárias.
Dois pareceres favoráveis

A discussão desse tema estava sendo alimentada por teses acadêmicas. No STF chegou  pelas mãos do advogado  Rodrigo Mezzomo , após ver negado o seu desejo de registrar uma candidatura à prefeito na cidade do Rio de Janeiro em  todas as instâncias, inclusive no Tribunal Superior Eleitoral.

O argumento é de que o Brasil, ao não permitir a candidatura avulsa, contraria o Pacto de São José da Costa Rica que instituiu que instituiu a Convenção Americana sobre Direitos Humanos. O julgamento de hoje começa com dois pareceres favoráveis à liberação da candidatura avulsa:

A Procuradoria-Geral da República opinou em parecer pela permissão das candidaturas independentes já nas próximas eleições. A base jurídica é a de que o Pacto de São José da Costa Rica não prevê a filiação partidária como requisito para que o cidadão seja votado.

O Instituto dos Advogados de São Paulo, funcionando como amicus curiae no caso, apresentou parecer do advogado Eduardo Muylaert, que conclui pela possibilidade da adoção de candidaturas independentes, descartando algum risco para o sistema partidário. 

*Louremar Fernandes é graduando em Direito pela UNDB, com apresentação de monografia sobre candidatura avulsa, orientada pelo professor Paulo Renato Mendes.

4 de outubro de 2017

Flávio Dino está com 32% à frente de Roseana Sarney, aponta pesquisa

Se as eleições fossem hoje, o governador Flávio Dino, do PCdoB, seria reeleito com 32 pontos em relação à ex-governadora Roseana Sarney (PMDB). É o que mostra o cenário avaliado pela pesquisa Exata, divulgada nesta quarta-feira (04) pelo Jornal Pequeno.


De acordo com o instituto, 60% dos maranhenses responderam que escolheriam a reeleição de Flávio Dino. Outros 28% votariam em Roseana Sarney.

A um ano do pleito eleitoral, apenas 7% votariam no atual senador Roberto Rocha (PSDB) e outros 5% em Maura Jorge (Pode).

Neste cenário, são considerados os votos válidos, conforme feito na apuração eleitoral.

Segundo a pesquisa Exata, 61% dos maranhenses aprovam a gestão Dino, enquanto 36% desaprovam. Outros 3% não sabem ou não responderam.

A pesquisa JP/Exata ouviu 1.420 eleitores, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro.

A margem de erro é 3,2 pontos percentuais e o levantamento tem 95% de confiabilidade.

2 de outubro de 2017

Mudança na câmara de vereadores de São Mateus, sai Irapoã Brandão entra o apresentador Braçale

Sai o Vereador Irapoã Brandão, entra o apresentador de TV, Ueverton Braçale.
A Câmara de Vereadores de São Mateus, passa a contar a partir desta terça-feira, 3, com um novo membro após mudança na composição dos eleitos.
Sai o vereador Irapoã Brandão (PSDB) que irá assumir a secretaria de Juventude, Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura de São Mateus, entra o apresentador Uevertor Braçale (PSDB).
A chegada de Braçale no parlamento municipal é aguardado com grande expectativa, haja vista a grande votação que o mesmo teve na última eleição, quando obteve exatos 529 votos, superando inclusive alguns vereadores que conseguiram se eleger.
Este jornalista que vos escreve, deseja boa sorte ao novo vereador de São Mateus, Braçale, igualmente estendo os votos de estimas e sucesso ao novo secretário de Juventude, Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura de São Mateus, o vereador Irapoã Brandão.
A seguir, confira na íntegra a nota divulgada a pouco pelo vereador Braçale em que fala da sua posse na sessão de amanhã, e seu agradecimento ao povo de São Mateus, ao vereador Irapoã e ao prefeito Miltinho Aragão.



Nota




Eu quero muito agradecer a Deus em primeiro lugar, pela oportunidade de estar como vereador de São Mateus na câmara municipal apartir de amanhã dia 3 de outubro de 2017. Agradeço também aos meus eleitores que me confiaram os 529 votos conquistados na última eleição.

Agradeço o vereador Irapuã Brandão por estar gentilmente me dando a oportunidade de assumir seu lugar na câmara, indo para Secretaria de Juventude, Ciências e Tecnologia do município. E quero agradecer também a confiança do prefeito Miltinho Aragão por acreditar que possa ajudar seu governo e o povo de São Mateus através desta oportunidade.
Quero me colocar a disposição dos meus nobres colegas Vereadores e principalmente da população de São Mateus, para juntos podermos fazer um trabalho único e exclusivamente voltado ao interesse do município.
Obrigado a todos de São Mateus, incluindo aqueles que não votarao em mim e que hoje torcem pra que eu faça um bom trabalho, representando minha querida cidade, com projetos e requerimentos que sejam do anseio coletivo.
Que Deus me dê sabedoria para que eu seja sempre a voz do povo que aprendi a amar na mais pura verdade.



Um grande abraço do amigo e vereador Braçale.