Moto Legal

7 de junho de 2017

Prefeitura de São Mateus, realiza reunião pública para o desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico

Na manhã desta quarta-feira, 7, a prefeitura de São Mateus por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Infraestrutura e Administração realizaram a primeira reunião pública como parte da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento aconteceu no salão do júri do Forum de Justiça da comarca de São Mateus.

O Plano é um instrumento de planejamento e de gestão dos serviços públicos para melhorias no saneamento básico das cidades brasileiras. No Maranhão, pouco mais de 150 municípios aderiram ao projeto.

Para o prefeito Miltinho, investir numa política pública de saneamento básico, com responsabilidade, seriedade e participação popular, representa investir no crescimento da cidade como um todo e aproveitou para elencar alguns dos benefícios executados pela prefeitura no que diz respeito a temática do evento.

“Ao longo do nosso governo, estamos investindo e muito na questão do abastecimento d'água, que é um.dos pilares do plano, estamos fazendo isso para que as pessoas tenham acesso cada vez mais à água potável de qualidade, estamos construindo dois grandes sistemas de abastecimento nos bairros Bela Vista e Vila Nova, construímos e entregamos outro no Alto da Vitória, e nos povoados Lagoinha e Pedreirinha em que somente nestes cinco sistemas são 170 mil litros de armazenamento d'água, foram construídos parceria via Caema, mais três poços com grande vazão para reforço da rede já existente nos bairros Avenida, Ayrton Senna e Vila Barreto, somente para este ano a previsão é de mais nove sistemas na zona rural, e lançamos há duas semanas, a construção de um sistema de abastecimento no povoado São Benedito ”, destacou.

O prefeito Miltinho ainda deu ênfase a dificuldade que os municípios enfrentam para garantir as grandes obras de saneamento, como é o caso dole estações de tratamento de esgoto, a drenagem das águas das chuvas e a construção do aterro sanitário, obras de grande volume em recursos, que nem mesmo o Estado é capaz de arcar. E espera com a criação e aprovação do plano, garantir recursos federais para viabilizar inúmeras obras no que diz respeito ao saneamento básico em São Mateus.

A elaboração do Plano contempla os serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

Secretários de governo, vereadores, diretores de departamentos do governo, representantes de associações, professores, alunos, servidores públicos, representante do governo do Estado, além do pároco da cidade, participaram da reunião pública.


Nenhum comentário: