30 de junho de 2017

Governador Flávio Dino entrega Escolas Dignas em municípios maranhenses

Governador Flávio Dino entrega Escola Digna no povoado Plano B, localizada em Nova Olinda.
“Estamos entregando mais uma Escola Digna, mostrando que esse programa é fundamental para essa concepção nova sobre o desenvolvimento do Maranhão, que é o desenvolvimento para todos, no lugar de privilégios para poucos que existia antigamente”, disse Flávio.
O povoado fica na cidade de Nova Olinda do Maranhão. A Escola Municipal Plano B tem duas salas de aula, secretaria, banheiros adaptados, cozinha e pátio, entre outros ambientes. Além da escola, a localidade também recebeu um poço, atendendo 17 famílias.
“Para mim, para minha lógica humana, jamais [seria possível]. Só ouvia dizer que Plano B iria ter uma escola adequada, mas para mim era impossível. E hoje está aqui uma escola maravilhosa, uma infraestrutura maravilhosa”, diz Daianis de Sousa dos Santos, moradora da comunidade.
“Estamos entregando mais uma Escola Digna, mostrando que esse programa é fundamental para essa concepção nova sobre o desenvolvimento do Maranhão, que é o desenvolvimento para todos, no lugar de privilégios para poucos que existia antigamente”, disse Flávio.

21 de junho de 2017

Dino venceria Roseana com 30 pontos de diferença, aponta Exata

Pesquisa do Instituto Exata encomendada pelo Jornal Pequeno apontou larga vantagem do governador Flávio Dino (PCdoB) sobre a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), caso as eleições fossem hoje.

No cenário em que aparecem apenas Flávio e Roseana, o governador marcou 51 pontos percentuais contra 28 da peemedebista. Outros 16% disseram votar nulo, branco ou nenhum e 5% não sabem ou não responderam. Em votos válidos, a diferença chegaria a 30 pontos.

O número é bem próximo a outro dado divulgado ontem, em que 58% dos entrevistados na mesma pesquisa disseram aprovar o atual governo. Ou seja, Dino tem um eleitorado consolidado que pode garantir sua reeleição.

A pesquisa Exata foi realizada entre os dias 14 e 17 de junho deste ano. Foram ouvidos 1404 eleitores e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com grau de confiabilidade é de 95%.

Lançado em São Mateus o projeto “Quem Ama Abraça”


Com o objetivo de combater a violência contra a mulher, foi lançado na última segunda-feira, 19, o projeto “Quem Ama Abraça”, no auditório do colégio São Francisco em São Mateus.
A iniciativa faz parte dos Planos Nacional e Estadual de Políticas para Mulheres, em parceria com os municípios, para  a formação de professores.
Após a solenidade, foi dado início aos exercícios de capacitações aos profissionais das escolas José de Senna Rosa (municipal) e São José (Estadual), que irão trabalhar o tema nas respectivas unidades de ensino.






20 de junho de 2017

Governo Flávio Dino tem 58% de aprovação, aponta Exata/JP


A nova pesquisa Exata/JP comprova que o Governo do Maranhão mantém os bons índices de aprovação que vêm se mantendo desde o início do mandato, consolidando sua gestão como uma das mais bem avaliadas do país. Realizada entre 14 a 17 de junho, a pesquisa identificou que o governo tem 58% de aprovação. Ainda segundo a pesquisa, a gestão não conta com a aprovação de 38% dos entrevistados, enquanto 4% não sabem avaliar.

A figura do governador segue tendo uma avaliação melhor que a do governo como um todo. O gestor Flávio Dino tem 59% de aprovação, contra 37% de desaprovação. Cerca e 46% dos entrevistados consideram a postura pessoal do governador “muito positiva” ou “positiva”, enquanto apenas 18% a consideram “negativa” ou “muito negativa”.

“O Governo Flávio Dino demonstra sólida imagem positiva perante a maioria do eleitorado e resiliência em face da deterioração do ambiente político nacional que afeta em cadeia todos os gestores públicos no país”, comenta o instituto, em sua avaliação analítica. “A elevada aprovação do Governo, considerando todo o contexto, reforça inegavelmente o imenso favoritismo do governador Flávio Dino nas eleições do próximo ano”.

A pesquisa Exata/JP foi colhida entre os dias 14 e 17 de junho com 1.404 pessoas. Tem margem de erro de 3.2 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%.

15 de junho de 2017

João Alberto não moverá uma palha no processo de cassação de Aécio

Presidente do Conselho de Ética do Senado,  João Alberto (PMDB) mandou avisar aos colegas que não moverá uma palha pela cassação do mandato do colega Aécio Neves , até que o Supremo Tribunal Federal decida se irá ou não prender o tucano.
Desde o dia 18 de maio, a Rede Sustentabilidade e o Psol entraram com pedido de cassação contra Aécio, baseado nas delações da JBS onde o senador é flagrado pedindo dinheiro ao empresário Joesley Batista. Responsável por aceitar ou arquivar o processo, o “carcará” tem enrolado os demais senadores e protelado essa análise atendendo a uma orientação do ex-presidente José Sarney.
A estratégia é simples: adiar o máximo possível atirar Aécio aos leões.
Caso o STF decida livrar o tucano da prisão,  João Alberto continuará sentado em cima do processo. Agora se Aécio for preso, a situação fica insustentável e o senador maranhense não terá outra alternativa a não ser dar prosseguimento a exclusão do colega e aliado.

13 de junho de 2017

Maioria formada no STF pode prender Aécio Neves dia 20


247 - O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) viu as suas chances de ser preso aumentarem sensivelmente nesta terça-feira, 13.
O pedido de prisão de Aécio, feito pelo procurador-geral Rodrigo Janot será julgado no próximo dia 20 pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, composta por cinco ministros, dos quais três - Luis Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux, votaram para manter na prisão a irmã de Aécio, a jornalista Andrea Neves, presa na operação Patmos após da delações da JBS, Andrea é acusada de corrupção passiva.
Em sua defesa, disse que sua prisão se baseia em acusações contra o irmão, maior articulador do golpe parlamentar de 2016 que arruinou a economia do País, Aécio é acusado de corrupção passiva pelo recebimento de R$ 2 milhões em propina da JBS, e por obstrução de Justiça, por tentar impedir os avanços da Operação Lava Jato.

12 de junho de 2017

Espetinho do Ricardo realiza logo mais, a noite dos namorados

O Espetinho do Ricardo, realiza logo mais, a noite dos namorados, com muita MPB exibido em um super telão em comemoração ao dia 12, dia dedicados aos namorados..
O Espetinho do Ricardo é um espaço criado para oferecer lazer, diversão e um saudável ponto de encontro de famílias e amigos, que está fazendo grande sucesso na cidade de São Mateus e fica localizado na Av. Antonio Pereira Aragão próximo à entrada da Rua Frederico Léda.
Além da variedade em cervejas e refrigerantes, há variados espetinhos servidos tanto como refeições, quanto para tira-gosto, com preços acessíveis.
Na noite de hoje, 12, além das músicas e vídeo clipes exibidos no telão, haverá sorteios de vários brindes aos casais presente no evento.

Desesperado:Temer apela para manter apoio do PSDB

O presidente Michel Temer apelou ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e ao prefeito, João Doria, para que eles trabalhem no sentido de esvaziar o caráter deliberativo da reunião da Executiva ampliada do PSDB marcada para hoje e que pode definir a saída dos tucanos da base aliada ao Palácio do Planalto.
Após a vitória de Temer no julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sexta-feira (9), o presidente, por meio de aliados e ministros do PSDB, pediu a Doria e a Alckmin que deem mais tempo a ele para reorganizar sua base e mostrar que o governo ainda tem força para aprovar as reformas defendidas pelo prefeito e pelo governador, principalmente a da Previdência.
Dentro do próprio PSDB é dado como certo que Temer não conseguirá fazer as reformas sem o apoio dos tucanos. O medo de Temer é de que a saída do PSDB do governo crie um "efeito manada", na expressão de um senador do PMDB próximo a Temer, às vésperas de a Câmara dos Deputados analisar uma eventual denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente.
Ou seja, a saída dos tucanos pode motivar outros partidos a seguir o mesmo caminho. Na avaliação do Planalto, se os dois tucanos paulistas trabalharem para esvaziar a reunião de hoje ou para cabalar votos pela permanência do PSDB na base, a vitória de Temer estará garantida na Executiva, que tem 17 membros, caso haja uma votação deliberativa

9 de junho de 2017

Secretaria discute estratégias para a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Mateus

Como parte do plano de ações da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema: “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”, e será realizada no dia 12 de julho, o secretário Cleiton Ferreira reuniu na manhã desta quinta-feira, 8, os colaboradores da secretaria de Assistência Social: coordenadores, técnicos e estagiários do CRAS, CREAS, Cadastro Único (Bolsa Familia), Igualdades Racial e Segurança Alimentar. O encontro aconteceu na sala de reuniões da secretaria de Saúde.

Umas das estratégias a serem utilizadas, estão as rodas de conversas com usuários da Politica de Assistência Social, visando o preparo deste usuários para 9ª  Conferência Municipal de Assistência Social.

“As Conferências são convocadas pelo poder público e são espaços de caráter propositivo e deliberativo em que são debatidas e avaliadas coletivamente as políticas públicas, fortalecendo a participação social. É o momento em que governo, sociedade civil organizada e cidadãos debatem e decidem as prioridades nas políticas públicas para os anos seguintes”, destacou o secretário o Cleyton Lima.

PSDB de malas prontas para deixar o 'des'governo Temer

O senador tucano Ricardo Ferraço (PSDB-­ES) diz que o PSDB romperá com o governo "mas seguirá votando a favor e liderando as reformas, que não são de
Temer, e sim da sociedade.
Entregar cargos não significa se opor aos interesses brasileiros".

EU CONFESSO
Ele diz que sair do governo não resolverá os problemas do partido."Precisamos sentar num divã e fazer 'mea culpa' de nossos erros", afirma.

NOVA DIREÇÃO
E uma corrente do PSDB tentará convencer Aécio Neves (PSDB-­MG) a convocar eleições gerais no partido, deixando de vez a presidência. Isso evitaria a contradição de sair do governo Temer por ele ser acusado de corrupção e de manter um acusado de crimes assemelhados no comando tucano.

Detran-MA firma convênio de municipalização com São Mateus

Nesta segunda-feira (05), a Diretora Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Larissa Abdalla, recebeu o Prefeito de São Mateus, Hamilton Aragão. Durante a visita, foi assinado o convênio de operacionalização do trânsito, etapa final do processo de integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), também chamado de municipalização do trânsito.
A Diretora Larissa Abdalla destaca que a municipalização é necessária para combater as irregularidades, principalmente, no interior do Maranhão. “Com convênio vigente, a Prefeitura passa a ter responsabilidade sobre o trânsito nas vias municipais e tem tudo para colocar em prática uma fiscalização frequente e eficaz. Sabemos que nenhuma instituição conhece melhor a cidade que a administração municipal”, ressalta Larissa.
O prefeito Hamilton Aragão demonstrou interesse em melhorar o trânsito de São Mateus e acredita que o processo de municipalização vai promover essa mudança. “Creio que a celebração do convênio com o Detran-MA é fundamental para a organização e humanização do trânsito em São Mateus. Vamos ter condições de melhorar o fluxo na cidade. O município cresceu muito, tem mais de cinquenta mil habitantes, e infelizmente, são registrados muitos acidentes. A parceria com o Detran-MA, nos ajuda a fazer uma fiscalização mais correta e evitar acidentes”, disse o Prefeito.
O Diretor do Departamento Municipal de Trânsito de São Mateus, Osiel Lima e Silva, também acompanhou a assinatura do convênio e conheceu a Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA. “Entendo que a educação é essencial para um trânsito seguro, vamos trabalhar nesta área e nos colocar a disposição do Detran-MA para também somar nas campanhas”, disse ele.

Rodovia entre Barra do Corda e São Raimundo do Doca Bezerra vai encerrar longa espera da população


Uma das obras rodoviárias mais esperadas no Maranhão está em curso para atender de maneira adequada a população de Barra do Corda e São Raimundo do Doca Bezerra. As obras de pavimentação da MA-012 estão na fase de terraplanagem, que é o preparo do terreno para receber o asfalto. Os 54 quilômetros que serão pavimentados pelo Governo do Maranhão vão beneficiar milhares de pessoas nos municípios de Barra do Corda, São Raimundo Doca Bezerra e toda a região.

A obra compreende investimentos de mais de R$ 35 milhões e os seus benefícios se estendem para além da mobilidade. Com a estrada, o atendimento de saúde vai chegar mais rápido e de modo eficiente, o comércio será favorecido, os produtos serão transportados com rapidez e os alunos terão melhor acesso às escolas. A estimativa é que o tempo de viagem diminua em uma hora para os estudantes dos povoados chegarem aos colégios. E também vem junto uma série de serviços, como o atendimento bancário. São grandes transformações geradas pela MA-012.

“É uma obra que vem resolver diversos problemas dessa região que era muito esquecida. A estrada passa pelos povoados mais produtivos entre os dois municípios. Produtores de arroz, milho, carne bovina, entre outros, serão beneficiados para melhor escoar mercadorias e desenvolver a economia local”, afirma o secretário de Governo de Barra do Corda, Batista Nunes.

A entrega da obra está prevista para 2018.


7 de junho de 2017

Prefeitura de São Mateus, realiza reunião pública para o desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico

Na manhã desta quarta-feira, 7, a prefeitura de São Mateus por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Infraestrutura e Administração realizaram a primeira reunião pública como parte da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento aconteceu no salão do júri do Forum de Justiça da comarca de São Mateus.

O Plano é um instrumento de planejamento e de gestão dos serviços públicos para melhorias no saneamento básico das cidades brasileiras. No Maranhão, pouco mais de 150 municípios aderiram ao projeto.

Para o prefeito Miltinho, investir numa política pública de saneamento básico, com responsabilidade, seriedade e participação popular, representa investir no crescimento da cidade como um todo e aproveitou para elencar alguns dos benefícios executados pela prefeitura no que diz respeito a temática do evento.

“Ao longo do nosso governo, estamos investindo e muito na questão do abastecimento d'água, que é um.dos pilares do plano, estamos fazendo isso para que as pessoas tenham acesso cada vez mais à água potável de qualidade, estamos construindo dois grandes sistemas de abastecimento nos bairros Bela Vista e Vila Nova, construímos e entregamos outro no Alto da Vitória, e nos povoados Lagoinha e Pedreirinha em que somente nestes cinco sistemas são 170 mil litros de armazenamento d'água, foram construídos parceria via Caema, mais três poços com grande vazão para reforço da rede já existente nos bairros Avenida, Ayrton Senna e Vila Barreto, somente para este ano a previsão é de mais nove sistemas na zona rural, e lançamos há duas semanas, a construção de um sistema de abastecimento no povoado São Benedito ”, destacou.

O prefeito Miltinho ainda deu ênfase a dificuldade que os municípios enfrentam para garantir as grandes obras de saneamento, como é o caso dole estações de tratamento de esgoto, a drenagem das águas das chuvas e a construção do aterro sanitário, obras de grande volume em recursos, que nem mesmo o Estado é capaz de arcar. E espera com a criação e aprovação do plano, garantir recursos federais para viabilizar inúmeras obras no que diz respeito ao saneamento básico em São Mateus.

A elaboração do Plano contempla os serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

Secretários de governo, vereadores, diretores de departamentos do governo, representantes de associações, professores, alunos, servidores públicos, representante do governo do Estado, além do pároco da cidade, participaram da reunião pública.


3 de junho de 2017

Prefeito Miltinho anuncia retomada de várias obras em São Mateus

Durante toda a manhã desta sexta-feira, 2, o prefeito Miltinho Aragão percorreu diversas localidades de São Mateus, entre ruas e povoados, o motivo, verificar de perto as diversos obras que estão sendo retomadas ou que serão retomadas nos próximos quinze dias na cidade.


Hospital Geral de 50 leitos
Um dos sonhos mais antigos da população, a construção do Hospital Geral de 50 leitos, fruto da parceria com o Governo do Estado, está avançando, a obra a cada dia ganha corpo e já é perceptível o avanço na obra.

Quadra Poliesportiva da Vila Lobão
A obra de construção da Quadra Poliesportiva da Vila Lobão, uma extensão da Escola Prefeito Vicente Martins, foi retomada e já está na fase de construção do telhado, a obra está com previsão de conclusão e entrega à população para os próximos 120 (cento e vinte) dias e é avaliada em aproximadamente R$ 600 mil reais.

Estrada do Povoado São José
A obra de reconstrução da estrada do povoado São José que vai beneficiar os habitantes dos demais povoados: Andirobal, Batoque, Mangueira, Mata do Boi, Piquizeiro e Setuba, será retomada nos próximos dias, a obra foi interrompida devido as fortes chuvas que caíram na região, o que comprometeu a continuidade dos serviços. Também está incluso no mesmo projeto, a construção de uma ponte entre os povoados Setuba e São José.

Construção de Creche
A obra de construção da creche localizada no bairro Bela Vista, também será retomada nos próximos dias. A nova creche terá capacidade para 12 (doze) salas.

Calçamento de ruas
Mais uma rua/travessa do bairro Vaquejada, no trecho que compreende as ruas da Granja e São Benedito será calçada em bloquete, o projeto prevê também a pavimentação de novas ruas de acordo com o cronograma de execução da obra.

Sistema de Abastecimento D'água do Bela Vista
Foi retomada a obra de construção do sistema de abastecimento d'água do Bairro Bela Vista, o sistema será considerado o maior já implantado na cidade e irá beneficiar milhares de família daquele bairro, a perfuração e revestimento do poço já foram concluídos o projeto está na fase de construção do reservatório, que terá capacidade de armazenamento para 50 mil litros d'água, além da rede de distribuição com ponto de água em cada casa.

Passagens secas
Outro serviço que está sendo retomado e executado, recebendo bastante elogio por parte da população, são as construções das passagens secas nos cruzamentos das ruas na área urbana da cidade, nesta primeira fase, estão sendo beneficiadas àquelas ruas que foram pavimentadas com asfalto recentemente e outras com grande fluxo de veículos.

Melhoramento de ruas e estradas
O prefeito Miltinho Aragão aproveitou para anunciar também, que a recuperação de ruas e estradas vicinais do município, começarão já nos próximos, já que as chuvas começaram a cessar, facilitando assim a retirada de piçarra.

Ascom





2 de junho de 2017

Prefeitura de São Mateus apresenta o Plano Municipal de Saneamento Básico


Na próxima quarta-feira, 7, às 8h, no Salão do Júri do Fórum da Comarca de São Mateus, a Prefeitura de São Mateus apresentará o Plano Municipal de Saneamento Básico, sob coordenadoria das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Infraestrutura e Administração. O Plano é um instrumento de planejamento e de gestão dos serviços públicos para melhorias no saneamento básico.

A elaboração do Plano contempla os serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

De acordo com a Prefeitura, o plano contempla diagnóstico da situação atual, seus impactos na qualidade de vida da população e prognostica as demandas dos serviços para os próximos anos, com metas e objetivos estabelecidos, além da definição de programas, projetos e ações necessárias para a universalização dos serviços. Toda a sociedade civil e organizada é convidada a participar da audiência publica.

Ascom