13 de março de 2017

Comando Geral do CBMMA realiza aula inaugural do projeto Bombeiro Mirim em São Mateus

No último sábado (11), o comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, realizou a aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim em São Mateus.

O secretário de Segurança do Maranhão, Dr. Jefferson Portela, o comandante do CBMMA Cel. Celio Roberto, o subcomandante do CBMMA Cel. Izac Muniz,  o prefeito Miltinho Aragão, o vice Ivo Rezende, o deputado Estadual Junior Verde, o presidente da câmara de vereadores de São Mateus, Nélio Boueres e o comandante da segunda companhia da PMMA de São Mateus Capitão Araújo, estiveram presente e compuseram a mesa das autoridades.

Parceiro do projeto, o deputado Junior Verde destinou duas emendas ao projeto Bombeiros Mirins, recurso que vem garantindo a manutenção do projeto em todo o Estado. “Ao dar uma ocupação sadia aos adolescentes e jovens, instruindo-os sobre valores essenciais, evita-se que fiquem nas ruas e caminhem para a marginalidade, é o projeto Bombeiro Mirim e um projeto audacioso que visa primeiramente formar as crianças e adolescentes atendidos no programa, verdadeiros cidadãos”, disse o depuatdo Junior Verde.

O projeto social Bombeiro Mirim é desenvolvido mediante a celebração de convênios com as prefeituras municipais interessadas, parcerias com organizações não governamentais e empresas.

O comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, ressaltou a importância do disciplinamento na vida dos cidadãos, e mais precisamente, na vida das crianças e adolescentes atendidas no pólo do projeto na escola municipal Ayrton Senna, do bairro Ayrton Senna em São Mateus. "Estou bastante emocionado, em ver tantas crianças, adolescentes e seus familiares aqui nesta cerimônia, mas, minha maior emoção é saber que em tão pouco tempo, os resultados adquiridos aqui nos bairros beneficiados por este pólo, são gigantescos. Melhoramos o redimento escolar dos alunos, diminuímos a evasão escolar, e a relação aluno/professor demos um salto de qualidade no comportamento destes garotos, portanto, estamos cumprindo com êxito nossa missão em São Mateus, e aproveito para anunciar, a implantação de uma nova unidade do Bombeiro Mirim no povoado Timbaúba, zona rural desta cidade", destacou o Coronel Célio.

Para o secretário de Segurança do Maranhão, Dr. Jefferson Portela, o projeto Bombeiro Mirim é de uma extrema importância na formação cidadã das crianças e adolescentes.
“Diariamente, travamos aqui em São Mateus e todo o Brasil, uma luta do bem contra o mal, pois enquanto tentamos orientar, proteger e capacitar as nossas crianças e adolescentes, os bandidos tentam cooptá-los para o mundo do crime”, enfatizou o secretário.

Jefferson Portela, aproveitou para anunciar à população de São Mateus a vinda de novos benefícios na área da segurança para nossa cidade.

"Quero aproveitar prefeito Miltinho, para anunciar, que vim especialmente à São Mateus não somente para esta aula inaugural que por si só já é gratificante, vim também para anunciar a vinda de um Batalhão da Polícia Militar, de uma companhia independente do Corpo de Bombeiros Militar e da implantação do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros para São Mateus, tudo isso graças a sua busca incansável e sua persistência em fazer o melhor por São Mateus, graças a parceria que aqui temos junto ao governo do Estado.

OBJETIVO

O Projeto Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é um programa de cunho social, implementado na instituição desde 2005 e que atualmente atende 5.200 crianças, adolescentes e jovens com idades entre 10 e 16 anos, em 54 municípios maranhenses, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social. Somente em São Mateus, 300 crianças e adolescentes já foram beneficiadas.

“O objetivo central deste programa é reduzir o índice de evasão escolar, evitar o envolvimento de menores carentes com maiores infratores e, assim, reduzir os índices de criminalidade, não somente na área, mais em toda a nossa cidade, o sargento Dias, coordenador do projeto em São Mateus, tem feito um grande trabalho e os resultados são visíveis", destacou o prefeito.





Nenhum comentário: