31 de março de 2017

Prefeitura de São Mateus realiza pagamento dos servidores efetivos

Servidores efetivos da prefeitura de São Mateus do Maranhão já com os salários do mês de março nas contas!

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 31, os salários dos servidores efetivos da prefeitura de São Mateus estão disponíveis para saques. Enquanto muitos municípios enfrentam sérias dificuldade financeiras e não conseguem pagar salários dos seus servidores em dia. O prefeito Miltinho vem provando que com uma gestão responsável e eficiente é possível pagar em dia mesmo em tempos de crise.

Ascom

24 de março de 2017

Ao TSE, delator cita Lobão e PMDB em esquema de propina de Belo Monte

Ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Júnior, conhecido como BJ, disse à Justiça Eleitoral que o PMDB recebeu recursos pelas obras da usina de Belo Monte, no Pará. O ex-executivo afirmou que se recorda de ter sido o senador Edison Lobão (PMDB-MA) a pessoa para quem os valores vinculados à obra deveriam ser destinados. Ele cita também um “deputado ou ex-deputado” do Pará.
BJ prestou depoimento no dia 2 de março, ao ministro Herman Benjamin (TSE), relator do processo de cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, em 2014. A reportagem teve acesso à integra do depoimento.
O executivo relatou que o partido de Temer foi o único a receber do esquema de Belo Monte por causa de um veto ao PT feito, segundo ele, por Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo.
“Quando recebi o projeto, foi-me informado que havia alguns compromissos assumidos lá na partida. E esses compromissos estavam destinados a dois partidos, sendo que um dos partidos… havia uma orientação de Marcelo de que não deveríamos fazer as contribuições – era o PT. E o PMDB tinha as pessoas que tratavam lá com os executivos anteriores a mim. O que conheço do assunto é isso. Não houve nada ao PT especificamente feito por Belo Monte por orientação do próprio Marcelo”, declarou.
O relator então perguntou: “Mas em relação ao PMDB houve”?. “Houve e está no relato das pessoas”, respondeu BJ.
Questionado sobre os nomes envolvidos no recebimento do dinheiro, ele respondeu: “Se não me engano, foi combinado através do doutor Edison Lobão e teve um outro, um deputado ou um ex-deputado que posteriormente ao doutor Edison Lobão foi quem recebeu em nome do PMDB – um deputado do Pará. Essas foram as duas pessoas cujos nomes eu ouvir, doutor”.
Lobão hoje é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que articula acelerar a votação de um projeto de abuso de autoridade.
“Eu afirmei – tenho quase certeza – que não foi pago nada pro PT por Belo Monte. O PMDB era uma conta específica da obra, uma despesa que foi combinada e debitada a obra”, disse Benedicto Júnior.
A Polícia Federal, em setembro do ano passado, já apontava indícios de que o PMDB e quatro senadores do partido receberam propina das empresas que construíram a usina de Belo Monte, no Pará, por meio de doações legais, segundo relatório que integra inquérito no Supremo Tribunal Federal.
O relatório da PF junta essa versão com informações de outro delator, o ex-senador Delcídio do Amaral, de que senadores peemedebistas comandavam esquemas de desvios de empresas do setor elétrico: Renan Calheiros (AL), presidente do Senado, Jader Barbalho (PA), Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO).
O ministro Herman Benjamin perguntou a Benedicto Júnior se algum pagamento de Belo Monte foi realizado naquele ano.
“Eu acho que houve pagamentos em 2014 para o PMDB, mas não tenho certeza porque não li o relato. Eu tenho quase certeza de que foi feito. Por isso acho que há um ex-deputado que foi a pessoa que procurou o meu executivo, levado por um executivo da Andrade Gutierrez”, disse.
Questionado se lembrava se a campanha era estadual ou presidencial, BJ disse que não lembrava.
“Nós nunca fizemos um pagamento em cima do percentual [do valor das obras]”, disse o ex-executivo. Segundo depoimento do ex-executivo da Odebrecht, os valores seriam pagos pelo departamento de Operações Estruturadas, área de pagamentos de propina do grupo.
A construção de Belo Monte foi feita por um consórcio. Os participantes são: Andrade Gutierrez (18%), Odebrecht (16%), Camargo Corrêa (16%), Queiroz Galvão (11,5%), OAS (11,5%), Contern (10%), Galvão (10%), Serveng (3%), J. Malucelli (2%) e Cetenco (2%).
OUTRO LADO
O advogado de Lobão, Antonio Carlos de Almeida Castro, refuta as acusações do delator.
“Tenho denunciado os vazamentos criminosos e dirigidos. Eles têm que ser investigados, a defesa não conhece o teor das delações logo não pode saber o contexto do que foi dito. No caso concreto dar valor a ‘ouvir dizer’ e a ‘salvo engano’ é desmoralizar o instituto da delação. Por sinal o MP tem se esmerado em desacreditar as delações”, disse.

“A fragilidade das delações é de tal monta que o recall virou a regra. Ou seja o delator pode mentir, omitir, proteger e se for pego terá a chance, ate, de mentir de novo”, afirmou.

O governador Flavio Dino visitará Santa Filomena nesta segunda-feira, 27.


O prefeito Idan Torres e o vice-prefeito Dr. Michel convidam toda a população de Santa Filomena do Maranhão e de toda a região central do Maranhão, para nesta segunda segunda-feira, 27, recepcionar o Governador do Estado Flávio Dino, o Vice-Governador Carlos Brandão, diversos secretários de Estado e vários deputados Estaduais e Federais, na oportunidade serão inauguradas diversas obras no município.

Programação:

8h - Concentração em frente a casa do prefeito Idan, na praça Avertano Gomes, para em seguida, saída para o assentamento Grota da Lage.

9h - visita às casas populares, projeto quintal produtivo e Escola Digna e inauguração da escola municipal Tonielton da Silva Barbosa no Assentamento Grota da Lage.

9h30min - Inauguração da escola municipal Petrolina de Oliveira Bandeira no Assentamento  Bié.

10h - Inauguração da escola municipal Orácio Eliotério Eduardo.
Sessão solene da Câmara de Vereadores de Santa Filomena para entrega Do Título de Cidadão ao Governador Flávio Dino e demais autoridades.
Local: Bairro Nazaré

23 de março de 2017

Incoerência: Eduardo Braide é a favor e contra o reajuste do salário dos professores

Marrpá - Após reajuste de 8%, os professores estaduais do Maranhão passaram a receber o maior salário do Brasil pago para a categoria. A Medida Provisória 230/2017, que concedeu o reajuste, foi aprovada por ampla maioria na Assembleia Legislativa do Maranhão. Ironicamente, o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), que votou a favor do reajuste, vem promovendo de forma isolada seguidos debates contra o benefício, mesmo após o tema já ter sido votado.
Braide tenta sustentar a tese de que os professores são contrários ao aumento salarial. O deputado e blogs vinculados ao grupo Sarney alegam que o reajuste não deveria incidir sobre a Gratificação por Atividade de Magistério (GAM), como ficou definido após a votação, mas no vencimento dos profissionais.
No entanto, tanto blogueiros quanto o parlamentar não mencionam que a GAM é parte integrante do salário, e que recai na aposentadoria de todo professor.
O reajuste foi debatido com a categoria e aprovado por 12 das 18 assembleias regionais e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), que emitiu nota esclarecendo que a Medida Provisória editada pelo Governo do Estado, reajustou os vencimentos dos professores da rede estadual de educação, e não retirou direitos dos educadores.
Braide segue praticamente sozinho tentando disseminar o falso cenário onde a categoria é contra o benefício, apesar da ampla adesão dos professores e do legislativo ao reajuste.

22 de março de 2017

Abertas as inscrições para novas turmas da Escola de Música de São Mateus.

Implantada ainda na primeira gestão do prefeito Miltinho Aragão, a Escola de Música da Prefeitura de São Mateus e secretaria de Cultura e Turismo, vem transformando vidas e descobrindo talentos musicais entres os adolescentes e jovens carentes de nossa cidade já atendidos pela instituição.
"Com a continuidade desta que é a primeira escola municipal de música da história de nossa cidade que foi implantada em nosso primeiro mandato, com sua continuidade estamos garantindo cidadania e livrando nossas crianças e jovens de serem alvos da criminalidade, dando a eles a oportunidade de ser um músico e acima de tudo um cidadão", destacou Miltinho.
Neste novo governo, a Escola de Música gerida pelo secretário adjunto Silas do Carmo, abre o processo de inscrições das novas turmas de 2017, com o oferecimento de 380 vagas. Para se inscrever, o candidato ou responsável deve se dirigir até a secretaria de Cultura e Turismo, situada na praça da Matriz, no centro da cidade. O prazo de inscrição se iniciou nesta terça-feira, 21, e se encerra no dia 7 de abril, o atendimento acontece das 8h às 13h. Todos os cursos são gratuitos. Com vagas distribuídas para a aprendizagem em vários instrumentos, os candidatos podem optar pelo instrumento disponível no ato da inscrição.
Inaugurada em 2015, a Escola de Música da Prefeitura de São Mateus introduziu a educação musical e passou a dispor de professores com formação na área em um espaço próprio localizado na parte superior do Terminal Rodoviário, na Av. Antonio Pereira Aragão.

Ascom

Secretaria de Educação de São Mateus celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down

A Secretaria Educação e Centro de Atendimento Educacional Especializado, celebrou na manhã de hoje o dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down, com o tema: "minha voz, minha comunidade", o evento foi realizado no auditório do colégio José de Senna Rosa

O evento ainda contou com a participação da secretária da Mulher, Lucélia Martins, de alunos, professores, diretores, coordenadores, além da equipe de profissionais do AEE, devido está na capital maranhense em um encontro de capacitação, a secretária de Educação, Telma Vieira foi representada pela gerente de Educação, Claudinete Câmara.

O principal objetivo do encontro, foi de valorizar as pessoas com Síndrome de Down e conscientizar a população sobre os direitos inerentes às pessoas que nasceram com a síndrome afim de desfrutar uma vida plena e digna, como membros participativos na sociedade.


Ascom

21 de março de 2017

Prefeitura de São Mateus divulga gabarito do processo seletivo do Pré-Universitário Municipal

A prefeitura de São Mateus do Maranhão, através da secretaria de Juventude, Ciência, Inovação e Tecnologia e da coordenadoria do projeto Pré-Universitário Municipal, divulgou nesta segunda-feira, 21, o gabarito do processo seletivo para o Pré-Universitário Municipal 2017.

As provas foram realizadas no último domingo, 20, para os estudantes egressos ou concluintes da rede pública de ensino.

Foram mais de 500 inscritos para 200 vagas, considerado um recorde de inscrições, mostrando o reconhecimento do trabalho e do investimento realizado pela prefeitura no programa durante o ano de 2016, ano que foi implantado o projeto, o que resultou na aprovação no Enem de diversos alunos em cursos de grande disputa como Medicina, Direito, entre outros.

Ascom

18 de março de 2017

São Mateus já é referência no Estado na produção de arroz


Desde os primeiros dias de governo ainda em seu primeiro mandato, o prefeito Miltinho Aragão de São Mateus do Maranhão, vem se dedicando ao máximo para inserir o município entre os maiores produtores de arroz do Maranhão e consequentemente, do Nordeste.

Os pequenos e grandes produtores da cidade, vem recebendo assistência técnica e apoio do poder público tanto da prefeitura, como do Governo do Estado.

Nesta sexta-feira, 17, foi realizado um dia de campo na propriedade do Sr. Samuel, na zona rural de São Mateus, a prefeitura e a empresa Camil promoveram uma experiência inédita, estiveram nos visitando produtores das cidades de Cantanhede e Itapecuru-Mirim, além de uma turma de universitários do curso de Tecnologia em Agronegócios da Universidade Estadual do Maranhão. O motivo da visita? A curiosidade em saber como São Mateus vem se transformando numa potência estadual no cultivo de arroz, além de querer conhecer as técnicas de cultivo utilizadas na produção.


17 de março de 2017

BR-222 é interditada após abertura de cratera

MA 10
A pista foi interditada na manhã dessa sexta-feira (17), após o asfalto ceder e formar uma cratera na rodovia BR-222, entre os município de Igarapé do Meio e Povoado São Vicente. A tubulação não resistiu o volume de chuva e cedeu.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi preciso orientar os motoristas a desviar do local, para evitar mais acidentes.
O motorista que estiver a caminho da BR, deve fazer o desvio pelo município de Miranda do Norte e seguir pela cidade de Bacabal pela BR-316.
Ontem (16), na mesma BR foi registrado um acidente no município de Santa Luzia do Tide. Um carro que trafegava pela rodovia, acabou caindo em um buraco que se formou com as fortes chuvas.

16 de março de 2017

Carro é engolido por cratera na BR-222, em Santa Luzia do Tide no Maranhão


G1 - Um carro caiu numa cratera na manhã desta quinta-feira (16), na Km 485 da BR-222, no Povoado Ferro Velho, Santa Luzia do Tide, distante 361 km de São Luís. As duas pessoas que estavam no veículo foram resgatadas por populares. O condutor de um caminhão conseguiu evitar a queda, mas colidiu com uma proteção na lateral da rodovia.
O trecho no qual o asfalto cedeu já havia sido recuperado, ano passado, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Não há detalhes sobre o estado de sáude dos feridos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o local já foi sinalizado. O trabalho para corrigir o problema deve começar ainda nesta quinta, segundo informou a PRF. O trânsito vai continuar fluindo enquanto isso.

Imagens enviadas pelo Nucom/PRF

14 de março de 2017

Já estão presos os suspeitos de matar um Policial Militar em Chapadinha-MA

Pai e filho presos em Chapadinha por matar PM.
Os acusados na morte do Policial Militar Ozienne Queiroz, na manhã desta terça-feira, 14, já foram presos e apresentados na Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapadinha, onde serão tomadas as devidas providências.

Foram presos duas pessoas (pai e filho), Cosme da Silva (22 anos) e Francisco Welington da Costa (40 anos), que já foram ouvidos pelo delegado Dr. Jairon Timbó e em seguida conduzidos ao CDP (Centro de Detenção Provisória).

Policial morto em Chapadinha.
O Blog do Foguinho ouviu o Comandante do 16º Batalhão, Coronel Glauber Miranda, e ele nos relatou que este já é o segundo militar que a corporação perde somente este ano, e o sentimento é de perda para a PM, que neste momento se solidariza com a família do militar Ozienne Queiroz. 

O delegado Dr. Timbó disse que todas as medidas serão tomadas e os acusados pagarão pelo seus atos praticados e ficarão à disposição da Justiça. Dr. Timbó também destacou que a Polícia Militar é irmã da Polícia Civil e este momento é de dor para todos.

Prefeito Miltinho assina termo de adesão do município de São Mateus ao programa "Criança Feliz"

O prefeito Miltinho Aragão, assinou hoje, 14, o termo de adesão do município de São Mateus ao programa "Criança Feliz".


São Mateus do Maranhão, está entre 144 municípios maranhenses, considerados elegíveis pelo Governo Federal, para a execução do Programa “Criança Feliz”.

A solenidade que oficializou a adesão ao programa aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, no Palácio Henrique de La Rocque, na capital do Estado, com Presença do Governador Flávio Dino, de secretários de Estado, do Secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, que integra o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) além da presença dos demais prefeitos dos municípios contemplados.

Criança Feliz
Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), o programa ‘Criança Feliz’ tem como objetivo fortalecer políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil. 
O público prioritário são crianças de até três anos de idade incluídas no programa Bolsa Família, até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada, e aquelas afastadas do convívio familiar por medida protetiva. Gestantes também são alcançadas pela ação.
As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados que realizarão visitas domiciliares periódicas. Além disso, o ‘Criança Feliz’ integrará ações de várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. Lançado em outubro de 2016, o Criança Feliz tem foco nos primeiros mil dias de vida.

Municípios que aderiram ao Criança Feliz
Açailândia, Afonso Cunha, Alcântara, Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Anapurus, Apicum-Açu, Araguanã, Araioses, Bacabeira, Bacuri, Bacurituba, Balsas, Barão de Grajaú, Belágua, Benedito Leite, Bequimão, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Bom Jardim, Bom Lugar, Buriti Bravo, Buritirana, Cajari, Campestre do Maranhão, Cândido Mendes, Cantanhede, Capinzal do Norte, Carolina, Carutapera, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Colinas, Conceição do Lago-Açu, Coroatá, Davinópolis, Dom Pedro, Duque Bacelar, Esperantinópolis, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Godofredo Viana, Gonçalves Dias, Governador Eugênio Barros, Grajaú, Guimarães, Humberto de Campos, Icatu, Igarapé do Meio, Igarapé Grande, Imperatriz, Itaipava do Grajaú, Itapecuru Mirim, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, João Lisboa, Joselândia, Junco do Maranhão, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lagoa do Mato, Lagoa Grande do Maranhão, Lajeado Novo, Lima Campos, Loreto, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Mata Roma, Matinha, Matões, Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Mirador, Miranda do Norte, Mirinzal, Monção, Montes Altos, Morros, Nina Rodrigues, Nova Colinas, Nova Iorque, Nova Olinda do Maranhão, Olho d´Água das Cunhãs, Olinda Nova do Maranhão, Parnarama, Passagem Franca, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Peritoró, Pio XII, Poção de Pedras, Porto Franco, Porto Rico do Maranhão, Presidente Dutra, Presidente Juscelino, Presidente Médici, Primeira Cruz, Riachão, Ribamar Fiquene, Rosário, Sambaíba, Santa Filomena do Maranhão, Santa Inês, Santa Rita, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, São Benedito do Rio Preto, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Soter, São João dos Patos, São José de Ribamar, São José dos Basílios, São Mateus do Maranhão, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha, Senador Alexandre Costa, Senador La Rocque, Sítio Novo, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, Tasso Fragoso, Timbiras, Timon, Trizidela do Vale, Tufilândia, Tuntum, Turilândia, Urbano Santos, Vargem Grande e Viana.


Policial militar tenta evitar assalto e é morto por bandido em Chapadinha


Na manhã desta terça-feira, 14, um Policial Militar identificado por Queiroz foi morto a tiros próximo a Caixa Econômica, em Chapadinha.

De acordo com informações, o bandido estava fugindo de um perseguição da PM, e já nas proximidades da Caixa Econômica, o Militar Ozienne Queiroz que estava de folga, viu toda ação e sacou sua arma reagindo tentando prender o assaltante que estava em fuga. O assaltante estava armado e houve um troca de tiros e o bandido acertou o militar na região do abdômen.

O Militar então foi socorrido, mas morreu minutos depois no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). 

Na manhã desta terça-feira, 14, um Policial Militar identificado por Queiroz foi morto a tiros próximo a Caixa Econômica, em Chapadinha.

De acordo com informações, o bandido estava fugindo de um perseguição da PM, e já nas proximidades da Caixa Econômica, o Militar Ozienne Queiroz que estava de folga, viu toda ação e sacou sua arma reagindo tentando prender o assaltante que estava em fuga. O assaltante estava armado e houve um troca de tiros e o bandido acertou o militar na região do abdômen.

O Militar então foi socorrido, mas morreu minutos depois no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). 

Com informações do Blogue do Foguinho

13 de março de 2017

Comando Geral do CBMMA realiza aula inaugural do projeto Bombeiro Mirim em São Mateus

No último sábado (11), o comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, realizou a aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim em São Mateus.

O secretário de Segurança do Maranhão, Dr. Jefferson Portela, o comandante do CBMMA Cel. Celio Roberto, o subcomandante do CBMMA Cel. Izac Muniz,  o prefeito Miltinho Aragão, o vice Ivo Rezende, o deputado Estadual Junior Verde, o presidente da câmara de vereadores de São Mateus, Nélio Boueres e o comandante da segunda companhia da PMMA de São Mateus Capitão Araújo, estiveram presente e compuseram a mesa das autoridades.

Parceiro do projeto, o deputado Junior Verde destinou duas emendas ao projeto Bombeiros Mirins, recurso que vem garantindo a manutenção do projeto em todo o Estado. “Ao dar uma ocupação sadia aos adolescentes e jovens, instruindo-os sobre valores essenciais, evita-se que fiquem nas ruas e caminhem para a marginalidade, é o projeto Bombeiro Mirim e um projeto audacioso que visa primeiramente formar as crianças e adolescentes atendidos no programa, verdadeiros cidadãos”, disse o depuatdo Junior Verde.

O projeto social Bombeiro Mirim é desenvolvido mediante a celebração de convênios com as prefeituras municipais interessadas, parcerias com organizações não governamentais e empresas.

O comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, ressaltou a importância do disciplinamento na vida dos cidadãos, e mais precisamente, na vida das crianças e adolescentes atendidas no pólo do projeto na escola municipal Ayrton Senna, do bairro Ayrton Senna em São Mateus. "Estou bastante emocionado, em ver tantas crianças, adolescentes e seus familiares aqui nesta cerimônia, mas, minha maior emoção é saber que em tão pouco tempo, os resultados adquiridos aqui nos bairros beneficiados por este pólo, são gigantescos. Melhoramos o redimento escolar dos alunos, diminuímos a evasão escolar, e a relação aluno/professor demos um salto de qualidade no comportamento destes garotos, portanto, estamos cumprindo com êxito nossa missão em São Mateus, e aproveito para anunciar, a implantação de uma nova unidade do Bombeiro Mirim no povoado Timbaúba, zona rural desta cidade", destacou o Coronel Célio.

Para o secretário de Segurança do Maranhão, Dr. Jefferson Portela, o projeto Bombeiro Mirim é de uma extrema importância na formação cidadã das crianças e adolescentes.
“Diariamente, travamos aqui em São Mateus e todo o Brasil, uma luta do bem contra o mal, pois enquanto tentamos orientar, proteger e capacitar as nossas crianças e adolescentes, os bandidos tentam cooptá-los para o mundo do crime”, enfatizou o secretário.

Jefferson Portela, aproveitou para anunciar à população de São Mateus a vinda de novos benefícios na área da segurança para nossa cidade.

"Quero aproveitar prefeito Miltinho, para anunciar, que vim especialmente à São Mateus não somente para esta aula inaugural que por si só já é gratificante, vim também para anunciar a vinda de um Batalhão da Polícia Militar, de uma companhia independente do Corpo de Bombeiros Militar e da implantação do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros para São Mateus, tudo isso graças a sua busca incansável e sua persistência em fazer o melhor por São Mateus, graças a parceria que aqui temos junto ao governo do Estado.

OBJETIVO

O Projeto Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é um programa de cunho social, implementado na instituição desde 2005 e que atualmente atende 5.200 crianças, adolescentes e jovens com idades entre 10 e 16 anos, em 54 municípios maranhenses, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social. Somente em São Mateus, 300 crianças e adolescentes já foram beneficiadas.

“O objetivo central deste programa é reduzir o índice de evasão escolar, evitar o envolvimento de menores carentes com maiores infratores e, assim, reduzir os índices de criminalidade, não somente na área, mais em toda a nossa cidade, o sargento Dias, coordenador do projeto em São Mateus, tem feito um grande trabalho e os resultados são visíveis", destacou o prefeito.





9 de março de 2017

Projeto Ação Mulher é promovido e oferece diversos atendimentos especializados à população femenina de São Mateus

Secretária Lucélia Martins ladeada pelas mulheres atendidas no projeto de aeróbica "Mulheres em Movimento".

Ação conjunta de todas as secretarias municipais, promoveram o projeto Ação Mulher em São Mateus, realizado na tarde ontem, 8, no ginásio de esportes José Ovídio da Silva Dias.

A população feminina de São Mateus do Maranhão recebeu uma homenagem especial no dia de ontem, Dia Internacional da Mulher.

O projeto "Ação Mulher", realizado pela secretaria da Mulher da Prefeitura de São Mateus, ofereceu uma programação voltada para as mulheres, como orientações sobre doenças, cuidados com a beleza, nutrição, além de shows com artistas locais.

O prefeito Miltinho Aragão e o seu vice, Ivo Rezende, estiveram presentes e homenagearam as mulheres durante seus discursos.

A programação foi aberta para mulheres de todas as idades. Foram disponibilizados serviços como limpeza de pele, maquiagem, penteados, aferição de pressão, testes rápidos, avaliação física, consultas jurídicas, atendimento no Programa Bolsa Família, Cras, Creas, atendimento com fisioterapeuta, dentre outros serviços oferecidos.

O evento disponibilizou ainda, orientações nutricionais, informações sobre saúde e violência contra a mulher.

Para a secretária Lucélia Martins, a participação de centenas de mulheres é a prova de que o objetivo foi alcançado. "O público presente superou nossas expectativas, a mulherada compareceu em peso, isto é a prova de que devemos nos dedicar ainda mais para que possamos proporcionar a elas, mais conquista através das ações da secretaria da Mulher". A secretária também aproveitou para agradecer a integração de todas as secretarias e setores da prefeitura que juntos promoveram O "Ação Mulher" em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A parte de recreação com a apresentações de artistas locais e um super aulão com o professor de aeróbica, Theovane Frazão que levou a mulherada à se exercitar com muitas coreografias aeróbicas e ao final, sorteio de diversos brindes as mulheres presentes por meio de distribuição de senhas.






Prefeitura de São Mateus - Consolidar e Avançar
Assessoria de Comunicação

6 de março de 2017

Imagem do dia: Prefeito Miltinho recebe uma patrulha mecanizada e 31 kits de irrigação

A prefeitura de São Mateus, acaba de ser contemplada pelo Governo do Estado do Maranhão, com uma Patrulha Agrícola Mecanizada e 31 kits de irrigação por aspersão convencional que vai beneficiar os agricultores do projeto Salangô de São Mateus.
Participaram da solenidade de entregas além do Governador Flávio Dino e o prefeito Miltinho Aragão, o vice-governador, Carlos Brandão, o secretário de Estado da Agricultura, Márcio Honaiser, o vice-prefeito, Ivo Rezende e o secretário de Agricultura e Pesca de São Mateus, Clovis Bernadi.



Assessoria de Comunicação

3 de março de 2017

Maranhão está sob alerta para tempestade nas próximas horas

Pancadas de chuva com a ocorrência de raios e vendaval devem ser registrados nas próximas horas no Maranhão. 
A Defesa Civil emitiu um alerta depois que o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais incluiu o Maranhão no nível laranja (o segundo na escala) para ocorrência de fenômenos meteorológicos adversos. 
A classificação desss fenômenos é feita em quatro níveis, conforme escala abaixo. Também está merecendo atenção uma área do Sudeste e Centro-Oeste, que engloba cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.