Obras Mais Asfalto

17 de fevereiro de 2017

Estado promove encontro com prefeitos e gestores municipais de igualdade racial

Dialogar com prefeitos, secretários municipais e gestores locais da Política de Igualdade Racial (PIR) mostrando os avanços promovidos pelo Governo do Estado e incentivando a implantação da política nos municípios maranhenses é o objetivo do Encontro Estadual de Gestores Municipais da Política de Promoção da Igualdade Racial realizado nesta quinta-feira, dia 16, as 13 horas, no Auditório Padre Antônio Vieira, no Convento das Mercês.

O encontro é promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria da Igualdade Racial (SEIR), e foram destacados os programas e projetos da pasta para o conjunto da população negra urbana e rural do Maranhão, além de uma exposição sobre a importância para os municípios da adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).

O secretário Gerson Pinheiro ressalta a motivação de reunir prefeitos, secretários municipais e gestores da PIR para dialogar sobre igualdade racial. “Estamos reunindo os gestores para mostrar as políticas que o governo estadual está desenvolvendo para os negros maranhenses, que compõem 73% da população. E também estamos dizendo aos prefeitos que eles podem fazer a captação de recursos e acessar projetos estaduais e  nacionais, bastando para isso organizar a gestão local e credenciar seu município”.
Dentre as ações desenvolvidas em parceria com outras secretarias estaduais, o secretário Gerson Pinheiro destacou o Programa Maranhão Quilombola, o Plano de desenvolvimento sustentável para povos e comunidades tradicionais de matriz africana, a campanha de combate ao racismo, politicas de ação afirmativa, capacitação de gestores públicos municipais em educação étnico-racial e saúde da população negra, formação continuada de professores para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de ensino médio, conforme preconiza a lei 10.639/2003.

Em sua exposição, a secretária-adjunta Socorro Guterres explicou aos prefeitos os caminhos para acessar as políticas e programas dos governos estadual e federal. “É necessário que os municípios estejam devidamente credenciados, com a lei municipal que implante a política, nomeação e funcionamento da gestão local, formação do conselho com composição paritária e o plano municipal da promoção da política de igualdade racial, além do credenciamento no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial”.

Um exemplo de projeto a ser acessado com o credenciamento no SINAPIR é o que permite equipar a gestão municipal com veículo e equipamentos para uso na aplicação da política de igualdade racial, a partir de editais da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). “Este ano a SEIR receberá dez veículos oriundos de convênios com o governo federal, e serão destinados a municípios onde a prefeitura desenvolve trabalhos e projetos efetivos para os seus quilombos e sua população negra”, esclareceu a secretária-adjunta.
Para o prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, o encontro mostra a atenção que o governo do Estado dá os municípios. “Este encontro proporciona a aproximação entre o poder executivo municipal e o governo estadual e facilita o conhecimento das politicas desenvolvidas e quando conhecemos as políticas e projetos fica mais fácil levar pro nosso município.”

O gestor da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos humanos de Peritoró, Francisco Damaceno sintetiza a importância do encontro e do diálogo aberto com os gestores municipais. “Reunir prefeitos e gestores para apresentar as políticas e projetos de inclusão da população negra mostra a sensibilidade e o compromisso do governador Flávio Dino e do secretário Gerson Pinheiro para as causas do povo negro. Este  encontro fortalece as gestões municipais e a implementação dos projetos para os negros e negras do Maranhão”.

Nenhum comentário: