31 de janeiro de 2017

Homem rouba moto, troca tiros com a polícia e em seguida é preso na zona rural de São Mateus

A Força Tática da 2ª CPM do 15° BPMMA em São Mateus comandada pelo Capitão Araújo prendeu  na tarde de ontem, 30, um homem após este na companhia de um comparsa, ter roubado uma motocicleta modelo Pop100 de uma mulher que transitava pela estrada do povoado Santa Fé, zona rural de São Mateus, a prisão se deu graças à uma ligação anônima.
Quando a polícia chegou no local informado e ao identificar os suspeitos, começou uma perseguição aos criminosos, eles estavam em duas motocicletas, um conseguiu fugir, o outro encurralado começou a atirar contra a guarnição policial e foi alvejado de raspão no momento em que os policiais revidaram o ataque do suspeito.
Com o elemento capturado a polícia aprendeu um revólver cal. 38 com a numeração HH 67858, e uma motocicleta Honda/Pop 100, de cor azul e placa OXU-5093, veículo este que teria sido roubado na cidade de Coroatá-MA. O veículo roubado no povoado pertencente à São Mateus foi levado pelo outro criminoso no momento da fuga.
O elemento preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia e está a disposição da Justiça, o outro que fugiu foi identificado e a qualquer momento será preso pela polícia.

28 de janeiro de 2017

Bloco "É NÓS DE NOVO" promete ser o melhor bloco carnavalesco de São Mateus


O bloco "É NÓS DE NOVO" promovido pela E5 Entretenimento, promete já neste primeiro ano de realização, ser o melhor e maior bloco carnavalesco de São Mateus com uma programação nunca vista na cidade.

A programação de folia do bloco já começa dia 11 de fevereiro com um grande aulão de aeróbica em praça pública. A partir das 19h na Praça Raimundo Gildo, o professor de dança Theolvane Frazão e sua equipe irá ensinar os foliões de São Mateus a dançar as coreografias dos melhores hits do carnaval 2017 e durante o aulão, haverá sorteio de abadá e diversos brindes patrocinados por academias de ginástica da cidade e empresas parceiras, além de sorteio de ingressos pro show de lançamento do bloco.
No dia 12 de fevereiro, acontece o lançamento do bloco É NÓS DE NOVO, no Bar Dikina pra Lua, a festa começa já a partir das 16h com Dayane Rodrigues e Forro Swingado elétrico, e logo em seguida entra a super banda Swing de Gueto, a maior banda de swingueira do Maranhão, durante a festa outra grande surpresa será anunciada aos foliões e que irá envolver todos os blocos da cidade.
Durante os quatro dias de carnaval (25, 26, 27 e 28 de fevereiro) o bloco É NÓS DE NOVO, fará suas concentrações no Bar Dikina pra Lua, com uma novidade, todos os dias de concentração haverá banda se apresentando ao vivo para agitar os foliões do bloco. As bandas já contratadas, serão anunciadas na festa de lançamento do bloco.


27 de janeiro de 2017

Após pedido de socorro da mãe, garoto internado em Presidente Dutra é transferido de helicóptero para São Luis

Após um áudio desesperador de uma mãe com um filho internado no Hospital Regional de Presidente Dutra, circular por meio de um aplicativo de mensagem, narrando o sofrimento da família em conseguir um leito para o filho na capital do Estado, a cúpula da saúde do Estado ficou ciente da situação e de imediato autorizou na tarde de hoje, 27, a transferência do pequeno Evanderson, diagnosticado com um tumor Cerebral, para um hospital administrado pelo governo do Estado na capital São Luis aonde uma equipe médica já aguardava o paciente.
A transferência do garoto foi feito através de um helicóptero do Grupo Tático Aéreo da Polícia Militar do Maranhão.

Beto Barbosa se envolve em confusão, é algemado e preso em Fortaleza

Uol - Beto Barbosa se envolveu em uma confusão em um supermercado em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (27). O cantor de “Adocica” foi algemado e encaminhado à delegacia por suspeita de desacato a autoridade.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o artista se desentendeu com o segurança de um supermercado localizado na Praia de Iracema. “Ambas as partes foram encaminhadas para o 2º Distrito Policial para esclarecimentos sobre o fato”, diz a nota.
Em vídeo divulgado pela polícia, Barbosa pede para ser solto: “Isso vai dar problema grande no país. O que eu fiz para ser algemado?”
A filmagem foi feita por um policial, que afirma ter havido desacato. Beto nega: “Eu só disse que eu não era vagabundo”.
Beto Barbosa foi encaminhado ao 2º Distrito Policial, no Bairro Meireles, para prestar depoimento e foi liberado em seguida. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir do depoimento será decidido se o cantor será preso ou não por desacato. A assessoria de Beto Barbosa não foi localizada.
Em 2012, Beto Barbosa foi preso após se envolver em uma briga com uma mulher em São Paulo.

Acontece hoje, 27, em São Mateus o 1° Encontro Técnico do Arroz Sequeiro

As empresas New Agro, Du Ponto, Penergetic e o grupo Bio Soja, com o apoio da Prefeitura de São Mateus e da secretaria de Agricultura e Pesca, convidam os produtores de arroz, agricultores familiares, empresários e a população de São Mateus e região para participarem do 1° Encontro Técnico do Arroz Sequeiro, que acontece logo mais as 18h na usina do Clovis Gaúcho, localizado na saída de São Mateus sentido São Luis, mais precisamente no KM 180 da BR-135.
Mais informações pelos contatos 99 99142-1195 e 98 99188-0838.

26 de janeiro de 2017

Viva oferece atendimento aos sábados e domingo de forma inédita no país

Já imaginou ir ao shopping no fim de semana para fazer uma compra ou curtir um happy hour com a família, e aproveitar para colocar a documentação em dia ou ter acesso a outros serviços públicos? Isso já é possível na unidade do Viva localizada no Shopping da Ilha, em São Luís.
Na unidade é possível receber atendimento também aos sábados e domingos, no horário das 13h às 19h, com acesso a serviços de documentação básica como RG e CPF; também a outros documentos como carteira de trabalho, habilitação, antecedentes criminais; e serviços do Procon, Jucema, Semfaz e Seguro Desemprego. O horário diferenciado visa oferecer os serviços da cidadania para aqueles que não têm disponibilidade de ir ao Viva no horário de atendimento convencional, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
“O Viva é o primeiro órgão estadual a oferecer emissão de documentação também aos fins de semana. Tomamos essa medida para atender melhor ao trabalhador ou dona de casa que não tem a possibilidade de ir até uma de nossas unidades durante a semana. Já havíamos adotado o horário estendido, das 10h às 22h na unidade do Shopping Pátio Norte. E no Shopping da Ilha decidimos inovar, oferecendo atendimento também até às 22h, de segunda à quinta-feira, e no fim de semana, das 13h às 19h”, explicou Duarte Júnior, diretor-geral do órgão.
Quem já visitou a unidade no fim de semana aprovou o horário diferenciado de atendimento. “Minha rotina é muito corrida, trabalho o dia todo e à noite é o tempo que tenho para ficar com minha filha, conversar com minha esposa e ainda estudar. Então ter o serviço no Viva no fim de semana para mim foi muito importante, pois pude renovar minha habilitação, com tranquilidade, sem demorar na fila. O atendimento foi excelente”, afirmou Lumardyelson Durans, Gerente de TI.
A unidade do Viva do Shopping da Ilha fica no Piso L4, próximo à Lojas Americanas. Mais informações pelo site www.viva.ma.gov.br.

Representantes de São Mateus participam do Encontro Estadual de Capacitação de Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer

Secretário Zequinha, coordenadora Klicia Barros, o coordenador do projeto de Futebol Mauro César e Gilvan Jr. da GJ Sport representaram São Mateus no encontro promovido pelo Governo do Estado
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizou, no fim de semana, em São Luís, o Encontro Estadual de Capacitação de Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Maranhão. Durante o evento, os gestores receberam informações sobre os programas e ações do Governo para a pasta do esporte em 2017, incluindo os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), projetos do Ministério do Esporte e Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Durante o encontro, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, falou sobre as ações que a Sedel promove com o intuito de ampliar o acesso ao esporte em todo o Maranhão. “O projeto ‘Mais Lazer para Todos’ viajou 14 municípios e beneficiou 20 mil pessoas. Já a ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’ contemplou 75 mil pessoas em 45 municípios. Queremos, neste ano, superar todas as metas alcançadas em 2016 e, assim, continuar levando cidadania aos maranhenses por meio do esporte”, destacou Márcio Jardim.
No evento, os gestores puderam conhecer de perto os projetos do Ministério do Esporte voltados para estados e municípios. O representante técnico do Ministério, Jonathan Estrela, apresentou e esclareceu dúvidas sobre os editais e o preenchimento dos projetos técnicos que visam a implantação e o desenvolvimento de núcleos de esporte recreativo e de lazer. “Esse encontro proporcionou ao Ministério do Esporte explanar sobre o conhecimento de projetos, bem como os caminhos e os instrumentos para levar as ações para os municípios ou instituições. A Sedel está de parabéns pela iniciativa de promover um encontro desse porte, com gestores de diversos municípios do estado”, enfatizou Jonathan Estrela.

Ex-prefeito acusado de pedofilia tem pena extinta por decreto de Temer

Condenado a 11 anos e 10 meses pelos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes, o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, teve a pena de prisão extinta, nesta quarta-feira (24), pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Com base no parecer favorável do Ministério Público do Amazonas (MPE), Pinheiro se enquadrava nos requisitos do perdão presidencial, cujas regras foram estabelecidas pelo presidente Michel Temer.

Segundo informações do G1, os casos de pedofilia do ex-prefeito foram revelados em reportagens do programa Fantástico, da Rede Globo, em janeiro de 2014. Adail estava, desde então, em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.

Questionado sobre a sentença, o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Luís Carlos Valois, disse que o ex-prefeito de Coari tem bom comportamento carcerário e atende os requisitos do Decreto Presidencial nº 8.940/2016, que trata do indulto presidencial.

"Eu não estou dando o indulto, eu só estou cumprindo a determinação presidencial. Quem analisou foi o Ministério Público, que manda para mim dizendo que está ok. Eu só vou mandar cumprir", esclareceu o juiz.

"A pena aplicada e o período de pena cumprido, somados à ausência de infração disciplinar (requisito subjetivo disciplinado no art.9º do mesmo decreto) indicam que realmente o apenado preenche os requisitos do decreto, na forma do que já foi esclarecido nos autos, nesta decisão e no parecer do Ministério Público”, afirma o juiz Luís Carlos Valois, na sentença.

Com a sentença, Adail não irá cumprir a pena estipulada no processo.

Realizado primeiro encontro da nova diretoria da Famem

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM, Cleomar Tema (PSB), reuniu-se com a nova diretoria da entidade que congrega os gestores dos municípios maranhenses.

“Nossa prioridade é fortalecer o municipalismo, mantendo um bom relacionamento e diálogo com todos os prefeitos”, disse o presidente.

Vice presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB), presente no encontro, destacou o trabalho a ser desenvolvido juntos às prefeituras do Maranhão no intuito de garantir um maior desempenho e uso dos recursos públicos.
"Faremos um trabalho itinerante junto aos prefeitos e suas equipe de trabalho, aliados aos órgãos de controle do Estado e União, afim de garantir por meio de auditorias positivas, mecanismos de prevenção aos gestores no que tange ao bom uso do dinheiro público", destacou Miltinho.

24 de janeiro de 2017

Governo celebra Termo de Pactuação Técnica para gestão do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) com prefeitos maranhenses 

Mais de 90 prefeitos e centenas de secretários e secretárias municipais de Assistência Social se reuniram, na manhã desta terça-feira (24), com o governador Flávio Dino para assinatura do Termo de Pactuação Técnica para gestão do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família). A intenção é estabelecer parcerias para melhorar o atendimento aos beneficiários e a funcionalidade do programa, que chega ao seu segundo ano, garantindo a compra de material escolar a mais de milhão de estudantes da rede pública de ensino.
Durante o ‘Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais de Assistência Social do Maranhão’, que se estende até esta quarta (25), foram apresentados mais detalhes sobre a operacionalização e gestão do ‘Bolsa Escola (Mais Bolsa Família)’, assinados os termos e entregues os cartões do Programa.
“Este é um programa exitoso, único no Brasil hoje, que movimenta o comércio nas cidades, esse ano mais R$ 50 mi circulando, e beneficia um milhão de crianças e adolescentes, com acesso à material escolar, que é o primeiro passo para a aprendizagem adequada. Apontamos muito claramente o caminho, que é de uma ampla união a favor do Maranhão e fiquei muito feliz de ver centenas de prefeitos, secretários e secretárias motivados a nos ajudar no Bolsa Escola e nas demais políticas sociais”, relatou o governador Flávio Dino.
O secretario de Assistência Social de São Mateus, Cleiton Ferreira que na oportunidade esteve compondo a mesa de abertura representando o colegiado estadual de gestores municipais de Assistência Social do Maranhão, solicitou ao governo do Estado, investimentos aos municípios para o co-financiamento de benefícios eventuais e a conclusão das obras de construção dos Centros de Referência em Assistência Social no interior do Estado.
O vice-prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, esteve presente na solenidade representando o prefeito Miltinho Aragão.
Secretário Cleiton Ferreira, governador Flávio Dino e o vice-prefeito de São Mateus, Ivo Rezende.

Clonar o WhatsApp alheio? Cuidado com o novo golpe que estar sendo compartilhado


Uol - O golpe da vez no WhatsApp envolve a falsa promessa de clonar uma conta alheia --para aqueles que estejam desconfiando dos amigos e cônjuges, talvez? O truque foi revelado no blog da empresa de segurança digital Eset.
Os fraudadores apresentam vídeos explicativos sobre a realização da clonagem. Ao final, em vez de realizar a clonagem, a vítima acaba inscrita em um serviço de SMS Premium, tendo seus créditos do celular descontados sem consentimento.
O golpe começa a partir de uma mensagem distribuída via WhatsApp (imagem acima). Ao acessar o link, o usuário é levado a uma página que contém dois vídeos. O primeiro, reproduzido automaticamente, mostra uma pessoa encapuzada com óculos escuros e rosto coberto, que explica como realizar a suposta clonagem com o número da conta de outro usuário.
Durante a reprodução, o encapuzado diz que vai clonar o WhatsApp da própria esposa, informando o número dela. Neste instante, aparecem duas opções para visualizar as conversas: "ver online" ou "baixar".
Selecionada a opção, é apresentada uma barra de carregamento que vai sendo rapidamente preenchida. A ideia é simular que os servidores do WhatsApp estão sendo contatados e que o número fornecido será clonado. No entanto, as mensagens apresentadas e a barra de carregamento são apenas animações para enganar a vítima.
No vídeo, o carregamento termina e o botão "Liberar" é apresentado, onde o usuário deve compartilhar a mensagem com todos os seus contatos, sendo automaticamente redirecionado para o WhatsApp "clonado".
Em seguida, quando o usuário aperta um novo botão na tela, "Clonar WhatsApp!", um pop-up contendo uma suposta mensagem de erro ("erro 804") é apresentado.
No segundo vídeo da página, o mesmo personagem encapuzado mostra como supostamente resolver o tal erro. Mas ao seguir os passos, a vítima acaba realizando o cadastro em um serviço de SMS Premium e começa a ter seus créditos descontados.
O vídeo é reiniciado e apresenta os primeiros passos do anterior, informando que mesmo após compartilhar com todos os contatos e grupos do WhatsApp, o erro 804 continuará ocorrendo. Novas explicações se seguem, levando o usuário a curtir uma página do Google Plus e depois em um botão "Não sou um robô", que na verdade contém um link de uma plataforma de publicidade e registro em outro serviço pago de SMS.
O vídeo foi publicado no dia 28 de dezembro de 2016 e já possui quase 28 mil visualizações, segundo a Eset. Já o segundo vídeo, publicado no dia 7 de janeiro deste ano, possui um pouco menos.
Para evitar cair nesses golpes, valem as orientações de sempre: evite campanhas suspeitas com promessas de recursos miraculosos no WhatsApp. Não clique em links e vídeos fornecidos por essas campanhas. Além disso, instale um bom antivírus em seu celular.

19 de janeiro de 2017

Avião em que estava o ministro do STJ Teori Zavascki, cai no RJ

Uol - O STF (Supremo Tribunal Federal) informou que nome do ministro Teori Zavascki estava na lista de passageiros de um avião que caiu em Paraty, no Rio de Janeiro, informou a assessoria de imprensa do STF. A corte disse não ter a informação sobre se o ministro estava efetivamente na aeronave. Teori é o relator da Operação Lava Jato no Supremo.

Procurado pelo UOL, o gabinete diz que o ministro está de férias e não tem informações sobre seu paradeiro.

Ainda segundo o STF, o presidente Michel Temer e a ministra Cármen Lúcia já forma informados.


Prefeitura realiza mutirão para entrega de benefícios do programa Bolsa Família em São Mateus

Secretário de Assistência Social de São Mateus falando aos beneficiários contemplados.
A prefeitura de São Mateus do Maranhão, através da secretaria de Assistência Social, realizou na manhã hoje, 19, o I Mutirão de Entrega de Benefícios Liberados do Bolsa Família.

Segundo a coordenadora  municipal do Programa Janaina Sotério, foram mais de 500 benefícios liberados somente em janeiro. Devido a qualidade dos cadastros, as visitas domiciliares e uma equipe comprometida, quem realmente precisa, está recebendo o programa.
O Prefeito Miltinho Aragão por sua vez, sempre vem apostando na Política de Assistência Social e investindo cada dia mais nessa política. 

O evento aconteceu em frente ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e estiveram presentes além dos beneficiários contemplados, os secretários de Assistência Social Cleyton Ferreira Lima e o de Saúde Cleber Lobão, Coordenadora do Cras Nida Silva, Diretor do Departamento de  Trânsito Osiel Lima e os Vereadores Agnaldo Rocha, Itamarcio e Cahyo Fabrico.

São Mateus entre os 34 municípios maranhenses aptos a conveniar com o Estado, aponta TCE

Com o período carnavalesco se aproximando e as possibilidades de celebração de convênios junto ao governo do Estado e o recebimento de recursos via emenda parlamentar no Maranhão, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão divulgou dados assustadores, dos 217 municípios maranhenses, apenas 34 estão aptos a celebrar convênios em todo o Estado. Por outro lado, 183 municípios enfrentarão grandes dificuldades para garantir convênios para a realização da maior festa popular do país, o carnaval.
A informação foi confirmada pelo próprio presidente do TCE-MA Caldas Furtado, segundo ele, o TCE-MA irá exigir dos municípios que apresentam irregularidades com o Portal da Transparência e a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF para que se adequem as exigências e consequentemente possam voltar a conveniar.
“Este será o primeiro Carnaval da Transparência. Aquele que não se adequar ao que é exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, estará impedido de conveniar”, declarou Caldas Furtado.
Municípios que hoje, segundo o TCE, estão aptos a celebrar convênios são: Açailândia, Apicum- Açu, Arari, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Bom Lugar, Buritirana, Cantanhede, Caxias, Cidelândia, Codó, Coroatá, Dom Pedro, João Lisboa, Lago dos Rodrigues, Matinha, Matões do Norte, Monção, Olho D’água das Cunhas, Passagem Franca, Pedreiras, Poção de Pedras, Raposa, Ribamar Fiquene, Rosário, Santo Antônio dos Lopes, São Bernardo, São Domingos do Maranhão, São Luís, São Mateus do Maranhão, Timbiras, Trizidela do Vale, Tuntum e Viana.

17 de janeiro de 2017

Em jogo amistoso, o São Mateus enfrenta o Americano nesta quarta-feira, 18.

O São Mateus Esporte Clube entra em campo mais uma vez nesta quarta-feira (18), as 15h30 no estádio Pinheirão contra o Americano Futebol Clube em mais um jogo amistoso que promete sacudir a torcida são-matuense.

O Americano vem a São Mateus para o seu primeiro e único amistoso antes de sua estreia no Campeonato Maranhense de 2017, a equipe vai estrear no próximo domingo (22), às 16h, no estádio Castelão, contra o Maranhão Atlético Clube (MAC), o jogo amistoso desta quarta-feira, servirá para o técnico Leandro Lago, avaliar o trabalho desenvolvido na preparação do clube como também fazer os últimos ajustes antes da abertura do estadual. Nesta temporada, o Americano vai mandar seus jogos em casa, no Estádio Pinheirão em São Mateus.

Já o São Mateus intensifica os jogos amistosos para se preparar para disputar o acesso à segundona do maranhense. O técnico Klinger Fontinele concluiu hoje os preparativos de campo e confirmou o time titular que vai entrar em campo contra o Americano: Dante, Jeférson, Carlinhos, Neto e Felipe, Josué, Allison, Juninho e Caio, Thiago e Naldo.

Sábado passado o São Mateus recebeu o Sampaio Corrêa, onde foi derrotado pelo placar de 4 x 1.

Expectativa de lojistas credenciados ao Bolsa Escola é de aumento nas vendas

“Desde que nos inscrevemos no programa, nossas vendas melhoraram muito. Já no mês de novembro fomos procurados para saber quando estaríamos trabalhando com o cartão Bolsa Escola”, disse Carlos Evangelista Neto, gerente de uma das lojas credenciadas ao Programa Bolsa Escola, parte da rede de 1.413 estabelecimentos habilitados à venda de material escolar para beneficiários este ano.

Com a liberação do benefício pelo Governo do Maranhão, na terça-feira (10), a expectativa dos lojistas é de melhoria nas vendas. Por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), foram repassados R$ 59,2 milhões em recursos para viabilizar a cobertura dos 1 milhão e 110 mil atendidos pelo programa, em sua segunda etapa.

Segundo Carlos Neto, que gerencia o Shopping dos Importados, no bairro João Paulo, a venda de artigos escolares já aumentou. “Nós já tivemos uma boa saída de material escolar esta semana por conta do cartão Bolsa Escola. Isso é muito satisfatório, já que, no início do ano, existem muitos outros gastos, mas graças a essa parceria com o Governo do Estado, a venda desse tipo de produto é garantida”, afirmou o lojista.

De acordo com o comerciante, o credenciamento ao Bolsa Escola elevou os lucros ainda no ano passado, quando foi realizada a primeira etapa do programa. Sucesso que ele atribui à natureza inclusiva do serviço. “Nós observamos que, agora, temos novos clientes por causa do programa. Pessoas com poder aquisitivo mais baixo, que não tinham acesso aos nossos produtos”, falou Carlos Neto.

Para estimular novas adesões ao benefício e alavancar as vendas, Carlos faz questão de divulgar o programa no estabelecimento, por meio de cartazes e informativos, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes) à rede de credenciados.

O mesmo é feito por Adriana Sousa, gerente da Distribuidora Mendes, localizada no Centro de São Luís. Para ela, a promessa de melhoria nas vendas é ainda maior, pois é a primeira vez que a loja que administra adere ao Bolsa Escola. Em 2017, 843 lojistas aderiram ao serviço, representando um aumento de 69% de estabelecimentos credenciados, em relação a 2016.

“Estamos com uma expectativa muito boa para esse ano, e desde que a geste soube que liberaram crédito para mais de um milhão de cartões, estamos fazendo propaganda, tudo para chamar essas pessoas para vir para a nossa loja comprar”, declarou Adriana.

Segundo a lojista, a adesão ao Bolsa Escola foi motivada pela grande procura de beneficiários à sua loja, na primeira etapa do programa. “Ano passado, eu fiquei sabendo já depois do credenciamento, mas as informações que eu tive dos meus clientes foi uma demanda muito boa, e isso me interessou a credenciar a loja esse ano”, disse.

Bolsa Escola
O Programa Bolsa Escola transfere renda para alunos da rede pública, com idade de 4 a 17 anos, para compra de material escolar. Após reajuste de 12,5%, o valor do benefício subiu, este ano, para R$ 51,00 por criança. Não há limite para crianças beneficiárias em uma mesma família, desde que atendidas as exigências do programa.

16 de janeiro de 2017

Eleição da Famem movimenta sede da entidade

Acontece desde às 8h, na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) a eleição da nova diretoria para o biênio 2017-2018, pela manhã a sede da entidade esteve bastane movimentada mesmo a eleição tendo chapa única, a chapa “Prefeito Humberto Coutinho”, liderada pelo prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, tendo como vices os prefeitos Djalma Melo de Arari e Miltinho Aragão de São Mateus.

A grande movimentação de prefeitos na sede da Famem, demonstra o sentimento de unidade apresentada pela chapa "Prefeito Humberto Coutinho", fato determinante para a aclamação da nova diretoria. A eleição segue até as 17h30, em seguida o ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim passa o comando para o novo presidente Cleomar Tema.
Prestigiaram a eleição até o momento os deputados federais Rubens Júnior (PCdoB), Juscelino Filho (DEM) e Zé Reinaldo Tavares (PSB) e os estaduais Raimundo Cutrim (PCdoB) e Vinicios Louro (PR).

13 de janeiro de 2017

Eleição da Famem terá chapa única e Tema deverá ser declarado o novo presidente da entidade

A eleição à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), a ser realizada na próxima segunda-feira (16), tomou novo rumo nesta sexta-feira (13).
A eleição terá chapa única, tudo porque a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes (PMDB) deixou a disputa por conta de irregularidades constatadas no registro da chapa encabeçada por ela. Outro problema foi o quantitativo de integrantes pois a chapa foi se esvaziando e tornando-se inviável para participar da eleição.
Com a prefeita Irlahi fora do páreo, o seu único adversário Cleomar Tema (PSB), que já acreditava na vitória, agora reina sozinho na disputa presidencial da FAMEM.
Vale ressaltar que a chapa “Prefeito Humberto Coutinho” – nome em homenagem ao ex-prefeito de Caxias e atual presidente da Assembleia Legislativa – registrada por Tema, vem mesclada de partidos tanto dinistas quanto sarneysistas demonstrando assim uma pluralidade ideológica, fator fundamental para uma eleição com viés unicamente financeiro.
Tema terá como vices os prefeitos Miltinho Aragão de São Mateus e Djalma Melo de Arari.

Mega operação das polícias Civil e Militar prende quadrilha que explodiu a agência do Bradesco de São Mateus

Uma mega operação das Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais - SEIC, Delegacias regionais de Viana e Santa Inês, em conjunto com a DIAE e Batalhão da Polícia Militar de Santa Inês, prendeu 11 (onze) membros da quadrilha que no dia 15 de dezembro de 2016 explodiu a agência do Bradesco, em São Mateus do Maranhão.

Foram presos

Torquato Cidreira Silva, 33 anos, natural de São Luís, que possui antecedentes por homicídio e porte ilegal de arma de fogo;

Adriana Costa Andrade, 26 anos, natural de Viana;

Luis Carlos Rocha Mendonça, vulgo “Nenê”, 36 anos, natural de Viana, possui antecedentes por homicídio;

Elionaldo Rocha Mendonça, vulgo “Naldo”, 34 anos, natural de Viana, possui antecedentes por receptação e formação de quadrilha;

Jean Ferreira Magalhães, 30 anos, natural de Bacabal, possui mandado de prisão pelo crime de roubo junto a Comarca de Bacabal;

Erbson Pinheiro Ribeiro, vulgo “Erbão”, 36 anos,, natural de Cajari, possui mandado de prisão pelo crime de roubo junto a Comarca de Buriticupu;

Raimundo Cicero Santos Bezerra, 48 anos, natural de Santa Luzia;

Wanderson Ramon Granja Pereira, 26 anos, natural de Santa Inês, possui antecedentes por roubo e porte ilegal de arma de fogo;

Adnaldo Alves Pereira, 46 ano, natural de Santa Inês;

Ezequias Narcisio Silva, 24 anos, natural de Santa Inês, possui mandado de prisão em Marabá-PA e Matupá-MT, por tráfico de drogas e homicídio;

Adailton Lobo, vulgo “Nena”, 38 anos, natural de Santa Luzia, possui mandado de prisão por roubo a banco em Pio XII.
Material apreendido: uma pistola e um revólver. Duas escopetas calibre 12, um rifle .44 e um colete balístico.

11 de janeiro de 2017

Índio é preso com mais de duas toneladas de maconha no Maranhão

A Polícia Civil do Maranhão, realizou nesta quarta-feira (11), por intermédio da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, coordenada pelo Delegado Regional Renilto Ferreira, em operação conjunta com a Polícia Militar desta cidade, uma operação de combate ao tráfico de drogas, crimes de receptação de veículos roubados, organização criminosa, corrupção de menores na cidade de Jenipapo dos Vieiras, especialmente na Aldeia Felipe Boner, resultando na maior apreensão de drogas registrada este ano.
Após quatro meses de investigações, foi representado no final do ano passado por mandados de busca e apreensão em tal aldeia, especialmente na casa do cacique identificado como Darlan Guajajara de Sousa, 36 anos, apontado como principal suspeito de ser o líder de todos esses ilícitos ocorridos na aldeia. Ele é conhecido por ‘Aleijadinho’ por ter perdido uma das pernas em acidente e usar muletas. Darlan teria sido o mentor de diversos assaltos na região.


De mãos dos mandados a operação resultou na prisão em flagrante de sete pessoas, sendo elas o cacique acima citado e ainda: Jacilene Guajajara de Sousa, 43 anos; Licinha Carvalho Guajajara de Sousa; Laide Carvalho Guajajara de Sousa; Erivan de Sousa Carvalho Guajajara 26 anos; Ezequiel Carlos Atanazio Guajajara 34 anos; Elizaldo de Sousa Carvalho Guajajara de 39 anos.
Foram apreendidos cerca de 2.300 kg de maconha (quase duas toneladas e meia); três veículos entre eles uma SW4 do cacique; cinco armas de fogo; duas prensas artesanais para embalar o entorpecente; balanças utilizadas nos crimes e demais objetos suspeitos.
Os conduzidos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo.

Sampaio Corrêa entrará em campo no estádio Pinheirão em São Mateus, neste sábado, 14.

Neste sábado, 14, o Sampaio Corrêa entrará em campo no Estádio Pinheiro de São Mateus para enfrentar o São Mateus Esporte Clube, será um jogo amistoso de apresentação do novo elenco da bolívia querida do Maranhão para a temporada 2017.

Este será o primeiro jogo do Sampaio Corrêa antes da estreia nos campeonatos Estadual e Copa do Nordeste.

O jogo é promovido pela Liga Esportiva, com apoio da Prefeitura de São Mateus, da secretaria de Esporte e Lazer e da GJSport.

Ingressos antecipados ao preço de R$ 10,00 à venda na loja Christian Calcados (Prox. ao Mercado) e loja Fidelizada Malwee (ao lado da Assembleia de Deus).

No intervalo do jogo haverá sorteio de camisas oficiais do Sampaio Corrêa.

Concursos Públicos oferecem 1.832 vagas no Maranhão.

O Imparcial – Com novas oportunidades sendo previstas para todo o Brasil, o Maranhão não podia ficar de fora. A expectativa de novos certames no estado abrange órgãos com atuação regional e até nacional. As seleções devem contemplar candidatos de diversos níveis de formação, em instituições renomadas.
Confira agora as oportunidades sinalizadas para o Maranhão e comece 2017 se preparando para garantir sua vaga.
DETRAN‐MA
A Lei Orçamentária Anual (LOA) do Maranhão prevê a abertura de uma nova seleção para o Detran‐MA. As vagas serão ofertadas para os cargos de analista de trânsito e assistente de trânsito. A primeira função exige nível superior em qualquer área, enquanto a segunda requer nível médio. O número de vagas ainda não foi divulgado. O último concurso para o Detran MA ofertou 160 vagas em 2013.
SSP
A LOA também sinaliza com recursos para a oferta de 100 vagas na Secretaria de Segurança Pública (SSP‐MA). O órgão ainda não divulgou detalhes sobre os cargos disponíveis, mas o concurso deve ocorrer ainda em 2017.
Procon
O Procon MA é mais um órgão com recursos previstos para ofertar novas vagas em 2017. Serão 120 oportunidades, mas os cargos ainda não foram divulgados. A função do Procon é realizar a promoção dos direitos do consumidor no estado, por meio do cumprimento de leis específicas.
Polícia Militar
A expectativa com base no orçamento é a abertura de 1.300 vagas para ingresso na PMMA. As oportunidades devem ser todas destinadas ao cargo de soldado, com exigência de nível médio. O último certame para a PM ofertou mais de 2 mil vagas em 2012.
Aged
Esperado desde 2014, o concurso da Agência Estadual de Defesa Agropecuária pode sair do papel em 2017 com a destinação de novos recursos pela LOA. A Aged deve ofertar 100 vagas para candidatos de nível médio e superior. Os cargos ainda não foram divulgados
Meio Ambiente
Aguardado ainda para o primeiro semestre deste ano de 2017, o concurso para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) vai selecionar 20 auditores fiscais ambientais. A função exige nível superior e oferece salário inicial de R$ 3.200. A carreira de auditor possui três classes, cada um com cinco referências (A, B, C, D e E).
Gestão e Previdência
A previsão é que sejam abertas 42 vagas para o a Segep em 2017. O órgão já conta com dotação orçamentária para este fim. A Secretaria tem como uma de suas funções a gestão de recursos humanos e patrimoniais do Maranhão.
Funac
A dotação orçamentária para 2017 apontou a Funac como um dos órgãos que deve receber recursos para a realização de um novo certame. Serão 150 vagas para candidatos com formação de nível médio e superior. Detalhes sobre cargos ainda não foram divulgados. Com a construção da Unidade de Atendimento Regionalizado na Região Tocantina e a reforma de unidades, o número de vagas pode aumentar após um levantamento da real demanda existente no órgão.

9 de janeiro de 2017

Confira quem são os integrantes da chapa de Tema na eleição da Famem

O prefeito da cidade de Tuntum, Cleomar Tema, registrou, na tarde desta segunda-feira (09), a chapa na qual concorrerá ao cargo de presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2017/18. A chapa “Prefeito Humberto Coutinho” – uma homenagem ao ex-prefeito de Caxias e atual presidente da Assembleia Legislativa – foi entregue dentro do prazo e horário estabelecidos pela comissão eleitoral. Ela é composta por gestores de diversas regiões do estado.
CHAPA “PREFEITO HUMBERTO COUTINHO”
ORDEMCARGOPREFEITOMUNICÍPIO
1PRESIDENTECLEOMAR TEMA CARVALHO CUNHATUNTUM
21º VICE-PRESIDENTEDJALMA MELO MACHADOARARI
32º VICE-PRESIDENTEHAMILTON NOGUEIRA ARAGÃOSÃO MATEUS
4SECRETÁRIO-GERALJURAN CARVALHO DE SOUZAPRESIDENTE DUTRA
51º SECRETÁRIOEMMANUEL DA CUNHA SANTOS AROSO NETOALTO ALEGRE DO MARANHÃO
62º SECRETÁRIOERLANIO FURTADO LUNA XAVIERIGARAPÉ GRANDE
7TESOUREIRO-GERALHENRIQUE CALDEIRA SALGADOPINDARÉ – MIRIM
81º TESOUREIROWELLRIK CARVALHO DE SOUZABARRA DO CORDA
92º TESOUREIROJOÃO LUCIANO SILVA SOARESPINHEIRO
10DIRETOR DE EDUCAÇÃOVALMIRA MIRANDA DA SILVA BARROSCOLINAS
11DIRETOR DE SAÚDEROMILDO DAMASCENO SOARESTUTÓIA
12DIRETOR DE ASSISTENCIA SOCIALVALÉRIA MOREIRA CASTROPRESIDENTE SARNEY
13DIRETOR DE MEIO AMBIENTEJOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA BARROSVARGEM GRANDE
14DIRETOR DE CULTURACONCEIÇÃO DE MARIA PEREIRA CASTROS. VICENTE FERRER
15DIRERTOR DE ORÇ. FINANÇASGLEYDSON RESENDE DA SILVABARÃO DE GRAJAÚ
16DIRETOR DE SEGURANÇAFRANCISCO DANTAS RIBEIRO FILHOALTO ALEGRE DO PINDARÉ
17DIRETOR JURÍDICOTIAGO RIBEIRO DANTASFEIRA NOVA DO MARANHÃO
18DIRETOR INFRA-ESTRUTURAARQUIMEDES A. BACELARAFONSO CUNHA
19REPRESENTAÇÃO EM BRASÍLIA – DF DOMINGOS COSTA CORREAMATÕES DO NORTE
20CONSELHO FISCAL – EFETIVOJOSÉ AGUIAR RODRIGUES NETONINA RODRIGUES
21                                 – EFETIVOANTONIO JOSÉ MARTINSBEQUIMÃO
22                                 – EFETIVOLUIS MENDES FERREIRA FILHOCOROATÁ
23CONSELHO FISCAL – SUPLENTELAHESIO RODRIGUES DO BONFIMSÃO PEDRO DOS CRENTES
24                                 – SUPLENTEADELBASTO RODRIGUES SANTOSSÃO FRANCISCO DO MARANHÃO
25                                 – SUPLENTELAÉRCIO COELHO ARRUDALAGO DA PEDRA