Mais Obras e Asfalto

9 de novembro de 2016

Miltinho lidera comitiva de prefeitos maranhenses em seminário para novos gestores em Brasília

Está acontecendo em Brasília, o Seminário de Novos Gestores para prefeitos eleitos e reeleitos no Brasil.
Os debates, que seguem até sexta-feira (11), são centrados em três eixos: "Os desafios da gestão local e as políticas públicas”, "A pauta do municipalismo brasileiro” e "As orientações jurídicas de início de mandato”.
Reeleito nas últimas eleições e candidato a presidência da FAMEM - Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, o prefeito de São Mateus do Maranhão, Miltinho Aragão (PSB),  lidera uma comitiva de prefeitos que participam do seminário, destaque para os prefeitos: Padre Domingo, prefeito eleito de Matões do Norte, Idan Torres, prefeito eleito de Santa Filomena, Maninho, prefeito reeleito de Alto Alegre do Maranhão, Tema, prefeito reeleito de Tuntun entre outros. De São Mates, Alda Miranda que é secretária do governo municipal acompanha o prefeito Miltinho.
A expectativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é de que todos os prefeitos eleitos para o pleito 2017-2020 conheçam o funcionamento da máquina pública, bem como alertá-los dos futuros problemas que enfrentarão, dentre eles o cenário econômico, a despesa que os municípios têm herdado com os servidores inativos e a necessidade de aprovação do novo pacto federativo, que beneficia os municípios.
De acordo com a CNM, dos 3.155 municípios que informaram o quadro de suas finanças ao Tesouro Nacional, 2.442 (77,4%) já estão com as contas no vermelho. A crise se agravou ainda mais devido à diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Municípios, que era para ser de R$ 99 bilhões, mas a previsão é que não chegue a R$ 84 bilhões.

Nenhum comentário: