Moto Legal

22 de junho de 2016

São Mateus realiza sua 3ª Conferência da Cidade

Convocada pelo prefeito Miltinho Aragão (PSB), a Prefeitura Municipal de São Mateus realiza durante esta quarta-feira (22), sua 3ª Conferência da Cidade. O evento acontece na Igreja Presbiteriana localizada na Av. Antonio Perreira Aragão, no centro de São Mateus e é coordenado pela secretaria de Meio Ambiente e Recursos Renováveis.

Ocorrido a cada três anos a  Conferência Municipal das Cidades  é um evento público e acessível a todos os cidadãos e cidadãs e tem por objetivo a elaboração de propostas gerais para o desenvolvimento urbano da cidade a partir da contribuição de cada morador do município.

“Tivemos o compromisso de sentar com a população e amadurecer o debate em torno da política municipal de urbanização. Muito do que foi proposto pelos participantes tem relação direta com iniciativas do próprio poder público local e nesse sentido vamos intensificar nossos esforços na garantia desses serviços”, destacou Andrearuth de Souza, secretária de Meio Ambiente e Recursos renováveis e coordenadora da conferência

Para o ano de 2016 o Conselho Nacional das Cidades lançou o tema: “Função Social da Cidade e da Propriedade - Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas” que  traz o sentido da cidade como um bem comum, de toda a população.
A palestra magna ficou a cargo do representante CONCIDADES Ronald Damasceno, que explanou de modo geral sobre Conferências Nacionais e Estaduais, falou sobre os avanços na gestão democráticas das cidades, desenvolvimento urbano com participação popular, assim como balanço das conquistas e desafios colhidos ao longo dos processos, na qual fortaleceu o ciclo de conferência das cidades como meio para efetivar o controle social, enfatizando também sobre o Plano Diretor, que é o principal instrumento de política urbana, que tem por função sistematizar o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal, visando o bem-estar da comunidade local.

Representantes do Governo Municipal (assessores e secretários) e da sociedade civil (presidentes de associações e sindicatos, líderanças religiosos, estudantes e servidores públicos), participam da plenária que irá elencar propostas sugeridas pelos eixos geradores a serem apresentadas na conferência Estadual.

Ao final do evento 8 (oito) delegados serão eleitos para representar São Mateus na 6ª Conferência Estadual das Cidades, sendo 3 (três) representantes do poder público e 5 (cinco) representantes da sociedade civil, respectivamentes com os 8 (oito) suplentes.

Nenhum comentário: