Mais Obras e Asfalto

2 de junho de 2016

Assembleia Legislativa participa do lançamento de ações em prol da agricultura familiar

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), e outros parlamentares participaram, nesta quinta-feira (2), do lançamento de diversas ações de Incentivo à agricultura familiar. Em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, o Governo do Estado entregou títulos de terras, kits agrícolas, motocicletas, além de anunciar chamada pública para investimento em projetos produtivos.

Cleudiane Santos é produtora agrícola e moradora da comunidade Itapera de Maracanã, zona rural de São Luís. Ela vive da produção de verduras, frutas, vegetais e tubérculos, junto com outras famílias que compartilham a mesma área de produção. Agora ela terá a oportunidade de melhorar a sua produção, pois foi uma das completadas pelo projeto ‘Quintais Produtivos’, que distribuiu 300 kits agrícolas para mais de mil famílias em 34 municípios.

“Somos uma comunidade que tem uma área muito boa de produção e, por isso, plantamos bastante. O kit que estamos recebendo melhora o nosso trabalho, a nossa produção, porque cultivamos o ano inteiro, então precisamos molhar a produção todo dia”, afirmou.

Além dos kits, também foram entregues 50 motos para assistência técnica e extensão rural da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). Foram entregues ainda títulos de posse de terras aos moradores dos municípios de Lago da Pedra, Pedro do Rosário e Brejo de Areia.

“O Maranhão é um estado potencialmente agrícola e rural. O governador Flávio Dino tem buscado vários incentivos para desenvolver esse potencial”, destacou Adelmo Soares, secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

O presidente da AL elogiou a iniciativa e ressaltou a importância dos investimentos para os produtores agrícolas do Maranhão. “É um projeto que vai incentivar a produção e o desenvolvimento através da agricultura familiar. São iniciativas de grande importância para o desenvolvimento do estado”, assinalou Humberto Coutinho.

O deputado Fábio Braga (SD) também ressaltou a importância desses investimentos. “Boa parte da população do estado vive na zona rural. E a produção dos pequenos, médios e grandes produtores deve ser incentivada e melhorada. Isso incentiva o desenvolvimento do estado e melhora os nossos índices”, disse. Participaram também da solenidade os deputados Bira do Pindaré (PSB), Levi Pontes (PCdoB), Paulo Neto (PSDC) e Ricardo Rios (SD).

ANÚNCIO DE INVESTIMENTOS

Durante a solenidade aconteceu também a posse da nova presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Margareth Teixeira Mendes. Foi lançada ainda chamada pública para seleção e apoio de projetos produtivos de comunidades de baixa renda do estado, com investimentos no valor de R$ 6 milhões.

Além disso, foi anunciada a inclusão do Maranhão no Programa 2ª Água, do Governo Federal. A parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Governo do Estado irá destinar R$ 40 milhões para construção de cisternas, que garantirão acesso à água para irrigação e consumo de rebanhos. Cerca de 4 mil famílias rurais maranhenses serão beneficiadas com tecnologias sociais de acesso à água para produção de alimentos.

“Nós acreditamos muito no papel da agricultura familiar, que vai ampliar o mercado, o comércio e a oferta de serviços. É justamente esse o caminho para o crescimento verdadeiro e inclusivo”, completou o governador Flávio Dino.

Nenhum comentário: