27 de junho de 2016

Hoje tem Tony Guerra e Forró Sacode no arraial de São Mateus

Nesta segunda-feira (27), quem se apresenta no arraial de São Mateus, é o cantor Tony Guerra e o Forró Sacode.

Este que já é considerado o melhor e maior festejo junino da região, o arraial de São Mateus que tem como tema: "A capital da alegria" chega a sua nona noite de arraial.

A organização fica por conta da secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. E a realização do festejo junino em São Mateus é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

24 de junho de 2016

São Mateus é uma das cidades com maior número de inscritos nos ‘Aulões do Enem 2016’ no Maranhão

A gestão do prefeito Miltinho Aragão, já garantiu diversas melhorias no quesito educação em São Mateus, uma delas é a elevação da qualidade educacional no município, comprovado pela nota máxima no Ideb, e eis que surge mais uma marca educacional para cidade, tudo por que São Mateus está entre as cinco cidade no Estado do Maranhão com maior índices de inscritos para os aulões do Enem 2016.

Dos 217 municípios, apenas 60 cidades se credenciaram para receber os aulões do Enem, e destes, São Mateus ocupa a 4ª posição entre as cidades com maior números de inscritos, este feito foi graças ao trabalho da secretaria municipal de Cultura, Turismo e Juventude que além de oferecer o curso municipal pré-universitário para garantir aos estudantes uma oportunidade de se prepararem para o Enem, ainda disponibilizou toda a estrutura de computadores e internet da secretaria para que os jovens pudessem realizar suas inscrições. Em todo o Estado, mais de 2.300 jovens já garantiram suas participações nas mega revisões 

Os aulões do Enem é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do programa Pré-Universitário (PreUNI), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com as prefeituras.

Atendendo a demanda de 60 cidades, a edição 2016 das revisões segue um cronograma de realização que se inicia no dia 2 de julho, nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e Belágua, Barreirinhas e Chapadinha, de onde prosseguem para outras cidades, até encerrar com o último Aulão no dia 23 de outubro, em São Luís.

Os municípios que registram os maiores números de inscrições são: São Luís, com 568 (24%); Bacabal, com 327 (13%); São Benedito do Rio Preto, com 171 (7,2%); São Mateus, com 127 (5,4%) e São João Batista, com 125 (5,3%).

Sempre com aulas aos fins de semana, serão quatro meses de Aulões, com cinco horas de intensa revisão em cada cidade, abordando as áreas de conhecimento que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Como participar dos Aulões

Podem participar dos aulões, jovens e adultos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do Ensino Médio e que se inscrevam até a véspera da realização do Aulão, por meio da página da Secti (www.secti.ma.gov.br).

23 de junho de 2016

Após reivindicação do prefeito Miltinho, DNIT inicia trabalho de recuperação do acostamento da BR-135 em São Mateus

Após o prefeito Miltinho reivindicar junto ao DNIT a recuperação do acostamento no perímetro urbano da BR-135 em São Mateus, os serviços começaram a ser executados.

Na última segunda-feira (20) o prefeito Miltinho Aragão esteve em audiência com o superintendente do DNIT no Maranhão onde apresentou várias reivindicações ao órgão que é responsável pela manuntenção da BR-135 que corta a cidade e alguns povoados.
Prefeito Miltinho, Dr. Geraldo, superintendente do DNIT/MA e o advogado Ivo Rezende
Para a perímetro urbano da cidade, o prefeito solicitou recuperação asfáltica do acostamento nos dois lados da rodovia, tendo em vista que o grande fluxo de veículo pesados que passam pela cidade, tem ocasionado sérios problemas na malha asfáltica, destruindo por completo, o acostamento da BR ao longo da área urbana da cidade além da implantação de faixa de pedestre e semáforos.

Como benefício para aqueles povoados que margeiam a referida rodovia federal, Miltinho solicitou a construção de lombadas e colocação de faixa para pedestre, afim de facilitar a travessia dos moradores.

Na tarde desta quinta-feira (23) uma equipe de operários que prestam serviço para o DNIT chegaram à São Mateus e iniciaram o trabalho de medição (primeiro passo para o serviço de terraplanagem e pavimentação asfáltica), a expectativa é de que nas próximas semanas o serviço seja concluído.

22 de junho de 2016

Além de enganar seus eleitores, Rovelio tenta o impossível no TCE

O ex-prefeito de São Mateus, Francisco Rovélio começa a entrar em desespero (para não dizer que o já estar), temendo o inevitável, que é ver seu nome na lista dos inelegíveis do TCE/MA a ser entregue ao TRE/MA. E em não sendo candidato, o mesmo não irá apoiar ninguém nas eleições deste ano em São Mateus, no entanto, o mesmo prefere mentir aos seus próprios eleitores de que está apto a sair candidato, na verdade uma mentira que já não convence muita gente, resultado, a todo instante um aliado se transforma em ex-aliado e a tendência é aumentar o esvaziamento de seu grupo político.

Não se contendo com este esfacelamento de seu grupo, o ex-prefeito cuidou de forma desesperada tentar constranger o Tribunal de Contas do Estado, fazendo um pedido ao TCE-MA, no mínimo impossível de ser atendido é óbvio, Rovelio quer por forças do 'além' que o Tribunal o tire seu nome da lista de inadimplentes/inelegíveis, para que assim ele possa se candidatar nestas eleições.

O caso está sendo divulgado por vários blogues da capital e do interior, por tão bizarro ser tal pedido.

O pedido do impossível é que TCE declare que a conta de governo do exercício de 2005 julgada pela Câmara dos Vereadores de São Mateus – contrária ao parecer do TCE-, inclua também a conta de gestão. Faltou Rovelio saber, ou seu advogado lhe ensinar que Tribunal de Contas não pode voltar a julgar os seus processos, já que estes foram devidamente julgados, uma vez transitado em julgado, ou seja, não quando não cabe mais recursos.

Há um entendimento no Superior Tribunal de Justiça, que evita que qualquer Tribunal de Contas no Brasil atenda um pedido como esse do ex-prefeito de São Mateus, o que caso tivesse lógica, abriria precedente para livrar milhares de ex-gestores enrolados com a justiça, mas na verdade esta tentativa desesperada do ex-prefeito, nada mais é do que um temor/medo que ele tem de ver seu nome na lista de gestores alcançados pela Lei da Ficha Limpa, e falando nesta lista, o TCE/MA deverá divulgar a relação nos próximos dias.


São Mateus realiza sua 3ª Conferência da Cidade

Convocada pelo prefeito Miltinho Aragão (PSB), a Prefeitura Municipal de São Mateus realiza durante esta quarta-feira (22), sua 3ª Conferência da Cidade. O evento acontece na Igreja Presbiteriana localizada na Av. Antonio Perreira Aragão, no centro de São Mateus e é coordenado pela secretaria de Meio Ambiente e Recursos Renováveis.

Ocorrido a cada três anos a  Conferência Municipal das Cidades  é um evento público e acessível a todos os cidadãos e cidadãs e tem por objetivo a elaboração de propostas gerais para o desenvolvimento urbano da cidade a partir da contribuição de cada morador do município.

“Tivemos o compromisso de sentar com a população e amadurecer o debate em torno da política municipal de urbanização. Muito do que foi proposto pelos participantes tem relação direta com iniciativas do próprio poder público local e nesse sentido vamos intensificar nossos esforços na garantia desses serviços”, destacou Andrearuth de Souza, secretária de Meio Ambiente e Recursos renováveis e coordenadora da conferência

Para o ano de 2016 o Conselho Nacional das Cidades lançou o tema: “Função Social da Cidade e da Propriedade - Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas” que  traz o sentido da cidade como um bem comum, de toda a população.
A palestra magna ficou a cargo do representante CONCIDADES Ronald Damasceno, que explanou de modo geral sobre Conferências Nacionais e Estaduais, falou sobre os avanços na gestão democráticas das cidades, desenvolvimento urbano com participação popular, assim como balanço das conquistas e desafios colhidos ao longo dos processos, na qual fortaleceu o ciclo de conferência das cidades como meio para efetivar o controle social, enfatizando também sobre o Plano Diretor, que é o principal instrumento de política urbana, que tem por função sistematizar o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal, visando o bem-estar da comunidade local.

Representantes do Governo Municipal (assessores e secretários) e da sociedade civil (presidentes de associações e sindicatos, líderanças religiosos, estudantes e servidores públicos), participam da plenária que irá elencar propostas sugeridas pelos eixos geradores a serem apresentadas na conferência Estadual.

Ao final do evento 8 (oito) delegados serão eleitos para representar São Mateus na 6ª Conferência Estadual das Cidades, sendo 3 (três) representantes do poder público e 5 (cinco) representantes da sociedade civil, respectivamentes com os 8 (oito) suplentes.

20 de junho de 2016

Prefeitura de São Mateus dá início ao festejo junino


O festejo junino em São Mateus, foi aberto em grande estilo na noite deste domingo (19).

O público compareceu em grande número, e puderam já na primeira noite de arraial assistir várias atrações culturais, como a apresentação do Bumba Boi Diamante, quadrilha e dança portuguesa. Mas foi ao som do cantor Don Ruann que o público foi ao delírio, embalado pelo repertório da banda.

O prefeito Miltinho esteve presente acompanhado de assessores e secretários de governo, o arraial de São Mateus que traz o tema “Capital da alegria” e é fruto da parceira entre a Prefeitura e o Governo do Estado, sendo um dos maiores arraiais do interior do Maranhão.

O festejo junino em São Mateus, foi aberto em grande estilo na noite deste domingo (19). O público compareceu em grande número, e puderam já na primeira noite de arraial assistir várias atrações culturais, como a apresentação do Bumba Boi Diamante, quadrilha e dança portuguesa. Mas foi ao som do cantor Don Ruann que o público foi ao delírio, embalado pelo repertório da banda.

O prefeito Miltinho esteve presente acompanhado de assessores e secretários de governo, o arraial de São Mateus que traz o tema “Capital da alegria” é fruto de uma parceira entre a Prefeitura e o Governo do Estado, sendo um dos maiores arraiais do interior do Maranhão.

Confira a programação completa do arraial de São Mateus:






15 de junho de 2016

Vergonha! André Fufuca e Alberto Filho votaram para 'salvar' Eduardo Cunha de cassação

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal aprovou por 11 votos a favor e 9 contra o relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar.

A reunião do Conselho de Ética concluiu nesta tarde, depois de oito meses, o processo contra o presidente afastado da Câmara.

Mesmo com todas as provas contra Eduardo Cunha, os deputados maranhenses titulares da Comissão de Ética votaram contra a cassação. Alberto Filho (PMDB) sempre deixou claro que é contra a cassação de Cunha. André Fufuca também votou contra. Ele é presidente estadual do PP e principal cabo eleitoral de Wellington do Curso (PP).

Eduardo Cunha foi acusado de ter mentido à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em março de 2015, ao declarar não possuir contas no exterior e não ter participado do esquema de corrupção investigado na estatal pela Operação Lava Jato.

A expectativa agora é que ele recorra à Comissão de Constituição e Justiça, a principal da Câmara, composta por 66 deputados.

Caso a CCJ decida a favor de Cunha, seus opositores devem apresentar recurso diretamente ao plenário da Câmara para tentar colocar em votação o relatório pela cassação.

São necessários 257 votos (maioria simples) para aprovar a perda de mandato. Como a votação é aberta, opositores do peemedebista confiam na pressão da sociedade para cassar o deputado.

14 de junho de 2016

Já vai tarde: Dunga é demitido da seleção brasileira após vexame na Copa América

Dunga finalmente foi demitido do comando da seleção brasileira nesta terça-feira (14) após o histórico vexame e eliminação na fase de grupos da Copa América Centenário, nos Estados Unidos. Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções, também está fora.

A permanência de Dunga a frente da seleção é motivo de revolta dos torcedores desde quando o mesmo reassumiu a equipe, após a copa de 2014, afinal de uma qualidade que Dunga não possui, é a de técnico, portanto, já vai tarde, (ou nem deveria ter sido técnico).

Em decisão do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, o treinador que estava no comando desde o fim da Copa do Mundo de 2014 teve o contrato rescindido e portanto nem das Olimpíadas do Rio, em agosto participará, talvez, para que não cause outro vexame. O nome mais contato para substituir Dunga é o Tite, do Corinthians, este por sua vez é o preferido da entidade para assumir o posto.

A CBF divulgou agora pouco uma nota, que fala em comum acordo na saída. Porém, tanto Dunga como Rinaldi foram demitidos e deixaram a CBF por decisão do presidente.

"A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu, nesta terça-feira, dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe. A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da Seleção Brasileira. A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho", diz a nota.

13 de junho de 2016

AL homenageia Comandante da PM com a medalha Manoel Beckman e o Título de Cidadão Maranhense

Na manhã desta quinta-feira (09), em concorrida Sessão Solene, a Assembleia homenageou o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel José Frederico Gomes Pereira, com a concessão concomitantemente da medalha Manoel Beckman e do Título de Cidadão Maranhense. A honraria da medalha foi proposta pelo deputado Rogério Cafeteira (PSB), líder do Governo, e o título de cidadania pelo ex-deputado Pavão Filho, há seis anos, mas só hoje entregue. Os deputados Cabo Campos (DEM) e Rogério Cafeteira alternaram-se na presidência dos trabalhos.

O coronel Pereira, como é mais conhecido, é filho de Juazeiro (BA) e tem 24 anos de Polícia Militar, tendo iniciado sua carreira militar no Exército e com formação, dentre outras, em Administração de Empresa. Para Rogério Cafeteira, a iniciativa da homenagem é o reconhecimento ao trabalho realizado pela Polícia Militar do Maranhão e ao modelo de gestão adotado pelo coronel Pereira. “No momento de grave crise de segurança, a Polícia Militar do Maranhão portou-se de maneira exemplar e o seu comandante, como líder que é, demonstrou viver a filosofia de Mahatma Ghandi, quando nos ensina: Viva como se fosse morrer amanhã; aprenda como se fosse viver para sempre”, ressaltou.

AGRADECIMENTO

Na oportunidade, o Comandante Geral da Polícia Militar disse estar feliz e orgulhoso pela homenagem recebida, mas que reconhecia dever a honraria muito mais a sua equipe de trabalho e a corporação da qual faz parte, a Polícia Militar, que afirmou ser a maior instituição do País. “Ninguém é uma ilha. A Polícia Militar é uma instituição presente na vida do povo e a de maior capilaridade. Temos por dever servir sem esperar reconhecimento.”, afirmou.

O Comandante Geral da Polícia Militar declarou que o Maranhão é um estado abençoado pelas potencialidades naturais que apresenta, que todo policial é um sobrevivente e agradecia imensamente a honraria recebida. “As coisas devem acontecer naturalmente. Tudo é no tempo de Deus”, observou.

RECONHECIMENTO

O deputado Cabo Campos parabenizou o coronel Pereira, que, segundo o parlamentar goza de total confiança da tropa e têm muitos amigos. “Só quem tem muitos amigos pode se congratular. Na verdade, hoje, estamos homenageando toda a corporação. Parabéns a gloriosa Polícia Militar”, assinalou.

Para o deputado Professor Marco Aurélio (PC do B), a homenagem foi mais do que justa porque melhor do que receber uma homenagem, é merecê-la.”Seu trabalho à frente da Polícia Militar tem se destacado. O senhor é visto pelos demais militares como um igual e goza da confiança da tropa porque seu comportamento faz por merecer”, destacou.

Por sua vez, O deputado César Pires (DEM), que é militar, afirmou sentir-se honrado de participar de tão justa e merecida homenagem. “O coronel Pereira foi digno de merecer esta homenagem pela sua competência e habilidade na condução dos seus comandados”, reconheceu.

Roberto Costa (PMDB) elogiou o trabalho realizado pelo coronel Pereira como Comandante da Polícia Militar, sobretudo pela postura de união que ele soube imprimir à corporação, principalmente quando da crise de segurança vivida pela cidade de São Luís recentemente. “Fico feliz em estar aqui fazendo esse reconhecimento”, afirmou.

Bira do Pindaré (PSB) também destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Militar no enfrentamento da criminalidade e reafirmou que a onda de violência enfrentada por São Luís, que ele disse ser, hoje, a cidade mais violenta do mundo, foi uma reação à postura firme adotada por essa corporação sob o comando do coronel Pereira. “Vocês para nós são verdadeiros heróis e merecedores de nossas homenagens porque nos garantem os bens jurídicos mais preciosos, que são a vida e a liberdade”, argumentou.

Também prestigiaram a sessão solene os deputados Fábio Macedo ((PDT), Rigo Teles (PV), Doutor Levy Pontes (PC do B), Othelino Neto (PC do B), Sousa Neto (PMDB); o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portella, representando o governador Flávio Dino (PC do B); o secretário Municipal de Segurança, Breno Galdino, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda (PDT); o Procurador de Justiça, Plínio Teixeira, e o Delegado Geral do estado do Maranhão, Laurence Pereira.

Governador entrega leitos de hospital, escolas, batalhão policial e nova unidade do ‘Viva’ em Coroatá


O governador Flávio Dino esteve na manhã desta segunda-feira (13), no município de Coroatá – na região Centro-Leste do Estado, para entregar um conjunto de obras e melhorias para a cidade. Na ocasião, também anunciou a chegada do programa Mais Asfalto em Coroatá.

Dentro do programa de reconstrução de mais de 100 escolas estaduais até o fim de 2016, Flávio Dino entregou os Centros de Ensino Francisco Gonçalves Magalhães, Clodomir Millet e José Leopoldino Filho. Para beneficiar os quase 2 mil estudantes que frequentam essas escolas, o governo investiu R$ 2,9 milhões. “O alvo das escolas é formar pessoas, cidadãos e esse é investimento que estamos fazendo reconstruindo escolas em todo o Maranhão”, destacou Flávio Dino.

O governador destacou que algumas escolas aguardam reformas há décadas, mas que agora, é possível ver a alegria dos professores e dos alunos. “Essa é a nossa resposta contra o crescimento do tráfico de drogas. É garantir uma escola bonita capaz de levar os meninos e meninas para o caminho da educação e do bem. Queremos oferecer uma escola com dignidade e decência”, destacou. Ainda de acordo com Dino, as escolas inauguradas oferecem infraestrutura melhor que 90% das outras escolas do Maranhão.
Acompanhado de secretários de Estado, lideranças municipais e moradores, o governador entregou ainda 25 novos leitos para ala do Hospital Macrorregional de Coroatá. “O Governo está conseguindo superar os problemas jurídicos encontrados e poderemos, assim, retomar a ampliação do hospital”, disse Flávio Dino

O governador inaugurou, ainda, o 24º Batalhão da Polícia Militar, além de cinco motocicletas para reforço da Segurança Pública na região, o Batalhão foi totalmente equipado. “Estas iniciativas valorizam os policiais, que se sentem motivados a servir a população”, destacou.

Policial Civil morre após viatura capotar em uma avenida de São Luis

Um policial, identificado até o momento como Valber, morreu e outros três investigadores da polícia civil ficaram feridos após uma viatura da polícia capotar na Avenida Daniel de La Touche, em frente ao shopping da Ilha.

A viatura do Plantão do Parque do Bom Menino, de placas OIR-­2093, conduzia seis menores infratores recapturados após uma fuga do do Centro de Juventude Canaã e um outro detento maior de idade, que aparentemente não ficaram feridos. As informações foram repassadas pelo delegado­geral da Polícia Civil, Lawrence de Mello.

Segundo testemunhas, o acidente ocorreu quando o policial que conduzia o veículo freou bruscamente para não colidir com um outro carro, que teria avançado o sinal vermelho num cruzamento.

motorista perdeu o controle do veículo e subiu no canteiro central, capotando em seguida. Testemunhas afirmam que o policial não usava cinto de segurança no momento do acidente.

Este é o terceiro acidente com carro de polícia registrado em menos de duas semanas.

10 de junho de 2016

Temer se cala diante das citações de figurões do PMDB na Lava Jato

Do blog do Josias de Souza

Folha - Após analisar com auxiliares as consequências do pedido de prisão dos cardeais do PMDB, Michel Temer decidiu que o melhor a fazer por enquanto é não comentar o tema. Convém dar ouvidos a esse silêncio do presidente interino.

Até os surdos conseguem ouvir a eloquência da mudez de Temer.

Há pragmatismo no silêncio de Temer. Se subisse no caixote para fazer barulho contra os candidatos a presidiário Renan Calheiros, Eduardo Cunha, José Sarney e Romero Jucá, o substituto de Dilma viraria um presidente popular. As palavras não-ditas gritam que Temer não tem condições de se dissociar do lixão.

Há utilidade no silêncio do Temer. Ele facilita a audição dos delatores. Muito já foi dito sobre os métodos dos cardeiais do PMDB. Mas nada soou tão desconcertante quanto as vozes da conspiração contra a Lava Jato nas gravações de Sérgio Machado, o silvério da Transpetro. A certa altura, o delator disse a Sarney: “Eu contribuí para o Temer…”

Há Higiene no silêncio de Temer. Em vez de reclamar do odor, Temer confraterniza com o lixo, entrega o comando do PMDB ao lixo, coloca o preposto do lixo na liderança do governo na Câmara, confia nos votos do lixo para aprovar as reformas.

9 de junho de 2016

Garota de 14 anos é vítima de estupro coletivo em ginásio no Piauí

Uma adolescente de 14 anos foi vítima de estupro coletivo na noite de terça-feira (7) dentro de um banheiro de um ginásio poliesportivo na cidade de Pajeú do Piauí, região sul do Estado, onde havia ocorrido um jogo de futebol. Quatro suspeitos foram detidos, sendo três adolescentes com idades entre 16 e 17 anos e um jovem de 18 anos. Eles foram levados para a delegacia da cidade de Canto do Buriti. Este é o segundo caso ocorrido em menos de um mês no Estado.

Segundo a polícia, familiares encontraram a garota desacordada e sem roupa. Um dos suspeitos chegou a ser visto no banheiro, mas conseguiu fugir pulando o muro do ginásio. A família da adolescente relatou à polícia que ela saiu às 16h para encontrar amigas e, como estava demorando para voltar, à noite a mulher do pai dela saiu para procurá-la. A garota foi localizada por volta das 19h no banheiro.

A vítima relatou à polícia que um dos rapazes ofereceu refrigerante e, depois disso, ela não lembra o que aconteceu. A polícia suspeita que os acusados colocaram entorpecentes na bebida para dopar a menina. A Polícia Militar prendeu o rapaz de 18 anos e apreendeu os três adolescentes. Em depoimento, o grupo negou o estupro e alegou que fez sexo de forma consensual.

"A garota relatou que conhecia um dos suspeitos, que ele ofereceu refrigerante, e não lembra como foi parar dentro do banheiro. Já os acusados disseram que mantiveram relações sexuais com a vítima de forma consensual. Mesmo assim, a vítima é menor de 18 anos, estava desacordada e com isso foi tirada a liberdade de dizer sim ou não. Isso já caracteriza o estupro", destacou o delegado Willame Moraes. 

A garota foi levada, nesta quarta-feira (8), para se submeter a exame de conjunção carnal e tomar coquetel contra aids no Serviço Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual, na maternidade Evangelina Rosa, em Teresina. A polícia solicitou ainda a realização de exame toxicológico para comprovar se há presença de álcool e outras substâncias entorpecentes no sangue da vítima. Nesta tarde, ela prestará depoimento à delegada Anamelka Cadena, titular do Núcleo de Feminicídio do Piauí.  

Polícia apreende cerca de 250 kg de maconha no Maranhão

Uma operação realizada entre as Polícias Militar e Civil apreendeu na noite de quarta-feira (8), na região do Vale do Pindaré, cerca de 250 kg de maconha que estava sendo transportada em um veículo de passeio entre os municípios de Monção e Igarapé do Meio.

Três homens, ainda não reconhecidos, que estavam no carro com o material apreendido fugiram, mas os policiais conseguiram localizar e prender o dono do veículo identificado como José Ribamar da Conceição Sousa Filho, também conhecido como “Biá”. Ele é suspeito de ser o proprietário da droga apreendida.

Segundo os policiais, a droga estava dividida em aproximadamente 200 tabletes. Além da maconha prensada, as Polícias Civil e Militar também apreenderam uma sacola com maconha misturada com sementes.

José Ribamar da Conceição Sousa Filho foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia Regional do município de Santa Inês, a 250 km de São Luís, onde ficará à disposição da Justiça do Maranhão.

Estudantes de São Mateus comemoram entrega de escolas reconstruídas no município

“A escola tem o papel de ensinar o aluno e formá-lo cidadão. Com esse trabalho que foi realizado, temos uma estrutura para que a escola cumpra seu papel em nossas vidas”. Com essas palavras, o aluno José Dantas, que faz o 3º ano do ensino médio, falou sobre a reconstrução de sua escola, o Centro de Ensino Alves Cardoso. Dantas é um dos 2,5 mil estudantes que foram beneficiados em São Mateus, com a reconstrução de três escolas no município.

Os trabalhos fazem parte de um amplo programa de reconstrução de Unidades Estaduais de Ensino realizado pelo Governo do Maranhão. Nesta primeira etapa, foram inauguradas 30 escolas completamente reformadas, beneficiando 19 mil alunos da rede estadual maranhense. Outros 33 prédios espalhados por diversas regiões do estado também estão sendo reformados. Ao todo, cerca de 40 mil estudantes serão beneficiados.

Em São Mateus, que fica a 180 km da capital maranhense, os três Centros de Ensino, que a rede estadual possui no município, tiveram suas estruturas físicas completamente reformadas. Com telhados e pisos recuperados, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, pintura das paredes, instalações de ar condicionados nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma e adequação de banheiros, troca de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica, os C.E. São José, Luís Augusto Barros e Alves Cardoso totalmente reestruturados para atender os 2,5 mil alunos.

É o que conta Kenetty Anderson Campos Sousa, de 19 anos, ex-aluno que fez questão de acompanhar a inauguração da escola que estudou, o C.E. Luís Augusto Barros. “Saí há três anos daqui. No meu tempo, a escola era precária. Na época, chegávamos até a trazer ventiladores de casa, porque não conseguíamos assistir aula de tanto calor. Tudo que foi feito pela escola foi maravilhoso e a deixou mais bonita esteticamente, sem contar que estimula os alunos que antes davam desculpas para não frequentar a escola por causa do calor, a virem para a sala de aula”, enfatizou.

Eliane Barros, coordenadora pedagógica do CE Luís Augusto Barros, falou emocionada sobre a transformação realizada na escola que trabalha há 16 anos. Segundo ela, seu maior impacto foi ver piso no chão da escola, que antes era de cimento e repleto de buracos. “Esse momento era muito esperado. Há 33 anos essa escola foi inaugurada e neste período nunca houve alguém que olhasse por nós. A situação aqui era precária e preocupante. Os alunos já se sentiam desmotivados, por chegarem em um ambiente que não favorecia em nada. Foi um sonho que se concretizou agora com o governo Flávio Dino”, destacou a coordenadora.

Opinião também da estudante Vanessa Gabriele Batista Pereira, de 16 anos. “Há muito tempo esperávamos por este momento. A climatização nas salas de aula mudará muito nossa realidade, pois antes era muito quente e os ventiladores não eram suficientes para diminuir o calor”, disse a aluna que há sete anos estuda no C.E. Luís Augusto Barros.

A aluna do 3º ano do ensino médio no CE São José, Rosicleia Silva, 16 anos, informa que há tempos a comunidade escolar clamava pela reforma da escola. “Não tínhamos ventiladores, nossas cadeiras estavam quebradas. Não é só a gente que estuda agora que vem sofrendo com isso. Há mais de década os alunos já sofriam. Agora conseguimos a reforma, nossa escola está bela, e estamos conscientes que é nosso dever conservá-la, pois temos que guardá-la para os próximos que virão”, concluiu.

“O governador está fazendo o maior trabalho já visto em prol da educação deste estado. Recuperar nossas escolas é ter respeito com nossa educação, proporcionando a alunos, professores e toda a comunidade escolar espaços dignos para a aprendizagem”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Histórico dos Centros de Ensino
C.E. São José – Inaugurado há 56 anos, o Centro de Ensino São José foi a primeira escola construída no município de São Mateus. A última reforma realizada na unidade foi no ano de 1997, e estava há 19 anos sem receber serviços em sua estrutura.

C.E. Alves Cardoso – Prestes a completar 50 anos de existência, a escola havia sido reformada pela última vez em 1993, e estava há 27 anos sem receber melhorias..
O secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, que participou da inauguração, contou, muito emocionado, que estudou na escola. “Muita honra quando o governador me convidou para estar aqui com o secretário Felipe Camarão. Cheguei em São Mateus aos 6 anos e me sinto filho da cidade, porque foi aqui que aprendi a sonhar. O governo tem trabalhado muito nesse um ano e meio e não tem como não se emocionar com o trabalho que está sendo feito”, concluiu.

C.E. Luís Augusto Barros – Construída em 1983, a escola também encontrava-se há décadas sem reformas em sua estrutura física. “O governo Flávio Dino chegou para mudar a história do Maranhão. Em sua primeira visita a São Mateus, viu que nossas escolas estavam sucateadas e resolveu o problema. Não foram simples reformas, foram reconstruções que resultaram em novas escolas. E é de maneira grande que ele está pensando a educação, com iniciativas inéditas, como o Iema, que em breve teremos em nosso município”, enfatizou o prefeito de São Mateus, Hamilton Aragão.

Maranhão é autorizado a exportar carne bovina para União Europeia

O Maranhão está entre estados que acabam de ser incluídos entre as unidades da federação autorizadas a fornecer à União Europeia (UE) carne bovina para a fabricação de produtos industrializados. O número de estados aumentou de nove para 23.

A inclusão do estado se deve ao reconhecimento do status sanitário do rebanho maranhense que, para o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged-MA), Sebastião Anchieta, é fruto do esforço conjunto do governo e dos produtores. “Desde que foi fundada, há 14 anos, os principais objetivos da Aged têm sido garantir o status sanitário do Maranhão, trabalhar para a sanidade dos animais e vegetais do estado, bem como para a segurança alimentar da população. A aprovação do Maranhão como fornecedor de carne bovina pela União Europeia é mais uma comprovação dos avanços que temos conquistado e que só tendem a aumentar, com a dedicação de nossos fiscais agropecuários e a colaboração dos produtores”, ressaltou.

Isso significa que os produtores poderão agora comercializar bois para os 77 frigoríficos brasileiros que são habilitados a exportar para o bloco. Pelo status atual, as plantas frigoríficas devem cumprir exigências da União Europeia para estabelecer essa relação comercial. Os frigoríficos do estado precisam trabalhar essa habilitação para ter acesso a mais esse mercado.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, “a aceitação do status do Maranhão por um mercado tão exigente quanto a União Europeia significa que estamos no caminho certo, que os esforços de produtores e do governo estadual vem contribuindo para que o nosso gado conquiste cada vez mais espaço no mercado internacional, seja vivo ou beneficiado”.

Exportação de bois pelo Maranhão

Com o início da operação de carga viva pelo Porto do Itaqui em 2015, já foram exportadas mais de 11 mil cabeças de gado maranhense para o Líbano e Venezuela. A operação gerou recursos na ordem de R$ 42 milhões para pequenos e médios produtores do Maranhão, apenas no primeiro quadrimestre de 2016.

Ao todo, entre gado maranhense e paraense, foram embarcadas 27 mil cabeças nos primeiros quatro meses de 2016. A tendência é de crescimento, uma vez que o Porto do Itaqui vem se consolidando como o porto preferencial da região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), responsável pela produção de 120 milhões de cabeças de gado, mais de 50% de toda a produção de gado nacional.

Definido início da segunda etapa de asfaltamento de ruas em São Mateus

Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, o prefeito Miltinho Aragão (PSB) esteve esta semana reunido com secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto em busca de novas obras para São Mateus.

Em destaque na pauta de reivindicações, estava os ajustes para a segunda etapa do programa "Mais Asfalto" em São Mateus previsto para iniciar já nos próximos dias.

O empresário e pré-candidato a prefeito de Santa Filomena, Idan Torres e o prefeito de Tuntun, Cleomar Tema, também participaram do encontro.

2 de junho de 2016

Assembleia Legislativa participa do lançamento de ações em prol da agricultura familiar

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), e outros parlamentares participaram, nesta quinta-feira (2), do lançamento de diversas ações de Incentivo à agricultura familiar. Em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, o Governo do Estado entregou títulos de terras, kits agrícolas, motocicletas, além de anunciar chamada pública para investimento em projetos produtivos.

Cleudiane Santos é produtora agrícola e moradora da comunidade Itapera de Maracanã, zona rural de São Luís. Ela vive da produção de verduras, frutas, vegetais e tubérculos, junto com outras famílias que compartilham a mesma área de produção. Agora ela terá a oportunidade de melhorar a sua produção, pois foi uma das completadas pelo projeto ‘Quintais Produtivos’, que distribuiu 300 kits agrícolas para mais de mil famílias em 34 municípios.

“Somos uma comunidade que tem uma área muito boa de produção e, por isso, plantamos bastante. O kit que estamos recebendo melhora o nosso trabalho, a nossa produção, porque cultivamos o ano inteiro, então precisamos molhar a produção todo dia”, afirmou.

Além dos kits, também foram entregues 50 motos para assistência técnica e extensão rural da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). Foram entregues ainda títulos de posse de terras aos moradores dos municípios de Lago da Pedra, Pedro do Rosário e Brejo de Areia.

“O Maranhão é um estado potencialmente agrícola e rural. O governador Flávio Dino tem buscado vários incentivos para desenvolver esse potencial”, destacou Adelmo Soares, secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

O presidente da AL elogiou a iniciativa e ressaltou a importância dos investimentos para os produtores agrícolas do Maranhão. “É um projeto que vai incentivar a produção e o desenvolvimento através da agricultura familiar. São iniciativas de grande importância para o desenvolvimento do estado”, assinalou Humberto Coutinho.

O deputado Fábio Braga (SD) também ressaltou a importância desses investimentos. “Boa parte da população do estado vive na zona rural. E a produção dos pequenos, médios e grandes produtores deve ser incentivada e melhorada. Isso incentiva o desenvolvimento do estado e melhora os nossos índices”, disse. Participaram também da solenidade os deputados Bira do Pindaré (PSB), Levi Pontes (PCdoB), Paulo Neto (PSDC) e Ricardo Rios (SD).

ANÚNCIO DE INVESTIMENTOS

Durante a solenidade aconteceu também a posse da nova presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Margareth Teixeira Mendes. Foi lançada ainda chamada pública para seleção e apoio de projetos produtivos de comunidades de baixa renda do estado, com investimentos no valor de R$ 6 milhões.

Além disso, foi anunciada a inclusão do Maranhão no Programa 2ª Água, do Governo Federal. A parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Governo do Estado irá destinar R$ 40 milhões para construção de cisternas, que garantirão acesso à água para irrigação e consumo de rebanhos. Cerca de 4 mil famílias rurais maranhenses serão beneficiadas com tecnologias sociais de acesso à água para produção de alimentos.

“Nós acreditamos muito no papel da agricultura familiar, que vai ampliar o mercado, o comércio e a oferta de serviços. É justamente esse o caminho para o crescimento verdadeiro e inclusivo”, completou o governador Flávio Dino.

Governador Flávio Dino anuncia entrega de reconstrução de escolas estaduais em São Mateus

Em São Mateus a entrega será realizada nesta sexta-feira (3) às 9h e o governador será representado pelos secretários Felipe Camarão (Educação) e Gerson Pinheiro (Igualdade Racial)
Após muitos anos de espera, centenas de alunos e professores da Rede Estadual de Ensino, poderão contar com nova infraestrutura de escolas, um sonho de décadas. 

Em São Mateus, os três centros de ensino estadual: Alves Cardoso, Augusto Barros e São José, foram contemplados com a obra de reconstrução graças a solicitação do prefeito Miltinho Aragão (PSB) de São Mateus e do Deputado Humberto Coutinho, presidente da Assembleia Legislativa. 

Após meses de serviços, o governador Flávio Dino anunciou que estas e outras 27 unidades de ensino por todo o Estado serão reinauguradas.
“Na próxima sexta (3) e sábado (4), o Governo do Maranhão vai entregar 30 escolas totalmente reconstruídas. Mais infraestrutura para melhorar a educação. E haverá muito mais”, disse o governador.
As 30 escolas citadas pelo governador serão entregues nos municípios de São Mateus, Matinha, Carutapera, Tutóia, Icatu, Morros, Rosário, Caxias, Açailândia, Imperatriz, João Lisboa, Porto Franco, Balsas, Riachão e São Luís.

Flávio Dino vai estar pessoalmente reinaugurando as unidades escolares nas cidades de Icatu, Morros e Rosário, nas demais, ele será representado por secretários de governo, em São Mateus por exemplo, a entrega será realizada nesta sexta-feira (3) e o governador será representado pelos secretários Felipe Camarão (Educação) e Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), ambos serão serão recepcionados pelo Prefeito Miltinho e sua comitiva formada por secretários municipais, assessores e vereadores, além das respectivas equipes de direção das três escolas a serem entregues, o ato está previsto para ocorrer as 9h.

Além da instalação de aparelhos de ar condicionado para refrigeração das salas de aula, houve requalificação da estrutura interna com reforma de banheiros, pinturas de fachadas, troca de telhados, reparos em pisos e áreas comuns.


1 de junho de 2016

Dupla de assaltantes roubam loja de celular em São Mateus e levam todos os aparelhos da loja

Uma dupla de assaltantes assaltaram na tarde de ontem (31), uma loja de celular em São Mateus, os criminosos chegaram numa moto de cor branca, modelo EX e anunciaram o assalto. O que chamou a atenção foi a audácia dos elementos, além de não usarem nenhum disfarce no rosto, ainda estavam bem vestido, o crime aconteceu no início da tarde.
Pelas imagens captadas pelas câmeras do sistema de vídeo monitoramento do estabelecimento, se percebe que a dupla não é da cidade e segundo informações de funcionários eles levaram 50 (cinquenta) celulares.