30 de abril de 2016

Escolas municipais realizam ato de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti em São Mateus

Diversas escolas da rede municipal de ensino de São Mateus participaram na tarde desta sexta-feira (29) de uma mobilização pela principal avenida de São Mateus contra o mosquito Aedes aegypti, no decorrer do mês as escolas realizaram projetos pedagógicos sobre a temática, orientações para alunos, ciclo de palestras, além de outras atividades e na culminância do projeto realizaram uma grande caminhada. 

Pais, alunos, professores, secretários  e assessores de governo e a comunidade, foram as ruas com camisas padronizadas, cartazes, e com o auxilio de um mini-trio por onde passavam ao longo da Av. Antonio Pereira Aragão, davam informações sobre o combate ao perigoso mosquito, que além da dengue transmite a zika vírus e chikungunya.

"Buscamos sensibilizar e informar os transeuntes, comerciários, comerciantes e a população de modo em geral sobre os cuidados a serem tomados contra o Aedes Aegypti. Foi bastante proveitoso esse momento juntamente com as outras secretarias municipais como Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social e Infraestrutura. Mas não para por aqui a luta continua. Façamos a nossa parte em nossas casa”, destacou a secretária de Educação, profª Telma Vieira.

De Brasília, o prefeito Miltinho por telefone comentou a ação, afirmando ser necessário o envolvimento de todos contra este mosquito, principalmente dos estudantes, como multiplicadores das informações.


“Nossos alunos, da rede pública municipal, serão os mobilizadores na comunidade onde estão inseridos, na luta contra o mosquito”, afirmou Miltinho.
De acordo com a secretária adjunta de Educação, Lucélia Martins, estas ações foram desenvolvidas para conscientizar os alunos quanto ao enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti.
“Estivemos nas escolas, deste o pré, até o nono ano, trabalhando diversas estratégias metodológicas para conscientizar os nossos alunos sobre essa problemática que envolve toda a sociedade. Por isso temos consciência que a sociedade precisa se mobilizar para combater esse mosquito e as doenças por ele transmitidas", pontuou Lucélia.

29 de abril de 2016

Dilma prorroga contratos e garante programa Mais Médicos até 2019

O programa Mais Médicos está garantido por mais três anos, ou seja, até 2019. Foi o que garantiu a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (29) em ato realizado em Brasília-DF. Em São Mateus do Maranhão há dois médicos cubanos atuando no programa.

Dilma assinou uma Medida Provisória que prorroga por mais três anos a permanência de profissionais brasileiros formados no exterior e de médicos estrangeiros no Programa, como é o caso dos médicos cubanos, que são maioria no programa.

“Essa Medida Provisória representa a continuidade do Mais Médicos. Agimos preventivamente para que a saúde do nosso povo continue recebendo a atenção necessária”, declarou a presidente.
“Essa autorização, que eu chamo de Mais Médicos 2, vai beneficiar a população imediatamente, porque nós, com essa medida, estamos de olho nos interesses da população. Se 71% do total dos médicos que garantem hoje a atenção à saúde de cidadãs e cidadãos em todos os cantos do País precisariam ser substituídos até o final do ano, nada mais justo do que fazer uma Medida Provisória que garanta esse atendimento”, explicou.

Agência do Banco do Brasil é arrombada em São Luis Gonzaga

A agência do banco do Brasil, da cidade de São Luis Gonzaga, foi alvo de um arrombamento na madrugada desta sexta-feira (29), ainda não se sabe se o sistema de vídeo-monitoramento registrou a ação criminosa, que só foi percebida, quando os funcionários chegaram para trabalhar, isso já na manhã de hoje.

Ainda não foi divulgado o valor levado do cofre da agência.

28 de abril de 2016

Operações da Polícia Civil retiraram de circulação armas de fogo em Bacabal e entorpecentes em São Luiz Gonzaga

Diversas operações foram registradas no interior do estado esta semana por meio da Polícia Civil. Em uma delas foram apreendidos no município de Bacabal rifles, espingardas, revólveres e munições de diversos calibres. Já no município de São Luiz Gonzaga do Maranhão, foi preso um casal pelo crime de tráfico de drogas.  Com eles foram apreendidos vinte gramas de crack e uma porção de tofi.

As informações são que após a realização de um cumprimento de mandado de busca e apreensão foi preso, na tarde deste domingo último (21), por volta das 9hs, Edvaldo Cruz Soido, 63 anos. A prisão foi realizada pelos investigadores do 1º DP de Bacabal. Os policiais informaram que o suspeito exercia ha vinte anos a atividade de armeiro.

Durante a operação, além das armas e munições foram apreendidos projéteis e diversos utensílios para a manutenção de armas, como molas, canos, tambores e

coronhas de revólveres. Encaminhado para a delegacia do município, Edvaldo Cruz Soido foi autuado pelo delito previsto no art. 17, parágrafo único, da lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).

Prisão por tráfico de drogas
Em continuação às operações de combate ao tráfico de drogas, os investigadores prenderam os suspeitos Thiago Gomes de Sousa (22 anos) e Simone Carvalho Cardoso (32 anos). Eles estariam traficando drogas na cidade de São Luiz Gonzaga do Maranhão. Os policiais informaram que os locais de venda dos entorpecentes funcionavam nas residências de ambos, localizadas no Bairro Novo.

A ação, decorrente do cumprimento de mandado de busca e apreensão, resultou na recolhimento de vinte gramas de crack e uma porção de tofi.

26 de abril de 2016

Marlon Reis, juiz maranhense que criou a Lei da Ficha Limpa, abandona magistratura para advogar

Blog do Fernando Rodrigues – O juiz Márlon Reis, 46 anos, anunciou nesta 2ª feira que está deixando a carreira no Poder Judiciário. Ele vai abrir um escritório em Brasília e já tem um cliente: a Rede Sustentabilidade, partido que tem como maior líder a ex-senadora Marina Silva.

Márlon é de Tocantins, mas foi como juiz de direito no Maranhão que ganhou notoriedade. Passou 19 anos na magistratura. Notabilizou-se durante a campanha para aprovar a Lei da Ficha Limpa, que proíbe políticos já condenados em segunda instância de disputarem eleições.

Essa lei “determina a inelegibilidade, por 8 anos, de políticos condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros critérios”.

“Em novembro de 1999 conheci Francisco Whitaker, secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz. Ele havia acabado de liderar a conquista da primeira lei de iniciativa popular da história do país”, relata Márlon.

Em 2002, o juiz do interior do Maranhão ajudou a criar o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o MCCE. Foi esse grupo que depois elaborou a minuta do projeto de lei que ficou conhecido como “Ficha Limpa”. Foram coletadas mais de 2 milhões de assinaturas antes da entrega ao Congresso Nacional. A aprovação se deu em 2010, com a Lei Complementar 135.

“Tive a felicidade de sugerir o nome pelo qual a lei se tornou conhecida no Brasil e no mundo: Ficha Limpa. Sempre disse que ainda mais importante que os novos marcos legais era o fato de havermos mobilizado o país inteiro num debate relativo ao passado dos candidatos, tema para o qual até então não se dava a devida importância”, declara Márlon.

19 de abril de 2016

'É de chorar de vergonha!', diz Joaquim Barbosa sobre votação do impeachment

Uol - O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e hoje advogado Joaquim Barbosa utilizou nesta segunda-feira (18) seu perfil no Twitter para desabafar sobre seu descontentamento com o teor dos votos dos deputados no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no último domingo. O ex-ministro não se manifestou a favor nem contra o impeachment da petista.

"É de chorar de vergonha! Simplesmente patético!", afirmou o ex-ministro, que ficou famoso pela sua atuação dura no processo do mensalão, que levou à prisão os principais nomes da cúpula do PT.

O comentário de Barbosa foi feito logo após criticar a imprensa brasileira e recomendar aos seus seguidores assistirem a entrevista de Glenn Greenwald à emissora de TV americana CNN e também lerem a matéria da revista britânica "The Economist" listando as justificativas dos deputados em seus votos pelo impeachment.

Nos votos, a maioria dos parlamentares favoráveis ao afastamento da petista não fez nenhum comentário ou posicionamento sobre as pedaladas fiscais - manobras contábeis que embasam o pedido de impeachment - e utilizou como justificativa seus próprios familiares, "Deus", "cristianismo", o fim da corrupção, dentre outros motivos que surpreenderam até jornais internacionais.

"Anotem: teremos outras razões para sentir vergonha de nós mesmos em toda essa história", seguiu Barbosa, que em nenhum momento se manifestou se era favorável ou contra o afastamento da presidente.

É de chorar de vergonha! Simplesmente patético!
— Joaquim Barbosa (@joaquimboficial) April 19, 2016
No último domingo, 17, a Câmara dos Deputados aprovou, com 367 votos favoráveis, mais do que os 342 necessários, a continuidade do processo de impedimento de Dilma Rousseff, que agora está sob análise no Senado. Se for aceito também no Senado, a presidente será afastada por 180 dias para ser julgada pelo Congresso e, neste período, o vice-presidente Michel Temer assume a Presidência.

Se ao final do processo o Congresso decidir pelo afastamento da petista, o vice segue como presidente até o final do mandato, em 2018.

18 de abril de 2016

Deputada que votou 'sim' pelo impeachment amanheceu com a PF na sua casa

Na noite de ontem na Câmara dos Deputados, segurando uma bandeira do Brasil, a deputada Raquel Muniz (PSD-MG) citou, ao vivo, o seu marido como exemplo de gestor público e votou contra a corrupção e 'por um Brasil que tem jeito'. Seu voto foi um dos mais caricatos da sessão (ela chegou a pular várias vezes enquanto gritava 'sim'). Na manhã de hoje, a Polícia Federal prendeu o seu marido por corrupção.

A Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira, em Brasília, o prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Muniz. Ele foi preso em função das investigações da ‘Operação Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde’. A informação foi divulgada pela imprensa de Minas Gerais.

Ruy é casado com Raquel Muniz (PSD-MG). Curiosamente, ele foi homenageado pela esposa na noite deste domingo (17) durante a votação (assista abaixo) do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.
O prefeito Ruy Muniz e sua esposa, a deputada Raquel Muniz
“O meu voto é pra dizer que o Brasil tem jeito, e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com a sua gestão”, bradou Raquel, antes de citar os filhos, a neta e a mãe como justificativas para o voto.

O voto da deputada foi um dos mais caricatos da noite — ela chegou a pular várias vezes enquanto gritava ‘sim’ pelo impeachment e era saudada pelos colegas de parlamento.

Ainda na sexta-feira, quando foi iniciada a discussão do impeachment na Câmara, Raquel Muniz já tinha antecipado sua posição em discurso na tribuna e a gestão do marido foi vendida por ela como exemplo no combate à corrupção.

“A corrupção que assola o nosso País é a ferrugem que impede o desenvolvimento. Não podemos mais permitir essa situação. Em Montes Claros, minha cidade natal, o Prefeito Ruy Muniz, senhoras e senhores, criou a Secretaria de Prevenção à Corrupção. E, lá, temos lutado para dar mais qualidade de vida aos montes-clarenses, para garantir dignidade à nossa gente” disse Raquel Muniz.

Preso, seu marido deve responder pelos crimes de estelionato majorado, prevaricação, peculato, falsidade ideológica majorada e dispensa indevida de licitação pública.

15 de abril de 2016

Obra de construção do Centro Vocacional Tecnológico segue a todo vapor em São Mateus

Está a todo vapor a construção do Centro Vocacional tecnológico - CVT de São Mateus, a obra é fruto de convênio entre a Prefeitura de São Mateus e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Obra está sendo construída, na entrada da cidade (sentido São Luis/São Mateus) na área da antiga Cibrazem, entre a edificação do prédio e o mobiliário do centro, o custo total do investimento é em torno de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais).

O CVT será um espaço voltado ao desenvolvimento, promoção e oferta de serviços e produtos voltados ao fortalecimento dos sistemas produtivos locais por meio da extensão tecnológica e do desenvolvimento de tecnologias sociais, e da realização de atividades de educação profissional de base tecnológica.
Em São Mateus o Centro Vocacional Tecnológico nossos jovens-estudantes que nos passado não tiveram oportunidade de se profissionalizar em um curso técnico de forma gratuita.

O CVT tem o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento social sustentável por meio da articulação de ações governamentais, especialmente a promoção da extensão tecnológica articulada à pesquisa aplicada e à educação profissional e tecnológica.

ÁREAS TEMÁTICAS DE ATUAÇÃO SÃO:

• Sistemas de produção agro-extrativista de base agroecológica
• Infraestrutura
• Indústria
• Construções sustentáveis de interesse social
• Sistemas de reciclagem
• Processos de desenvolvimento sustentável local
• Tecnologias da Informação
• Tecnologias Assistivas
• Produção Alimentícia
• Pesca, aquicultura e pecuária.

14 de abril de 2016

Renan diz que não vai acelerar rito do impeachment no Senado contrariando Temer

Uol - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reafirmou na noite desta quarta-feira (13) a senadores do PT e de partidos aliados à presidente Dilma Rousseff que não vai tomar qualquer atitude para acelerar o rito do impeachment na Casa --caso o pedido de abertura de processo contra a petista seja aprovado no domingo (17) pela Câmara.

Em encontro na residência oficial, Renan disse que vai cumprir os prazos previstos no regimento interno e fez questão de exaltar que vai cumprir o papel "institucional" de presidente do Senado.

Renan tem sido pressionado pela oposição e por aliados do vice-presidente Michel Temer a acelerar a votação, pelo plenário do Senado, do afastamento da presidente.

Pelo calendário proposto pela assessoria técnica da Casa, essa decisão só seria tomada no dia 11 de maio, isto é, 24 dias após a manifestação da Câmara.

Aliados de Temer, como o presidente em exercício do PMDB, senador Romero Jucá (PMDB-RR), dizem que a demora do Senado de tomar a decisão de afastar Dilma provocará incertezas para a economia.

A avaliação é que, nesse período, Temer ainda não terá poderes para governar, como fazer nomeações para a equipe econômica e apresentar propostas. Jucá defende que essa decisão ocorra em, no máximo, 15 dias.

Na conversa com petistas e aliados de Dilma, Renan destacou que não vai criar qualquer mecanismo para abreviar prazos regimentais e antecipar julgamentos.

A fala do presidente do Senado indica um contraponto ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que numa atitude incomum para o padrão de trabalho dos deputados tem atuado para acelerar o processo.

O peemedebista também não adiantou aos presentes qual o rito será adotado pelo Senado para apreciação do processo. Há uma série de dúvidas a serem dirimidas, como prazos regimentais e a forma da escolha dos integrantes da comissão especial - se por partidos ou blocos partidários.

Participaram do encontro, entre outros, os líderes do governo e do PT no Senado, respectivamente, Humberto Costa (PE) e Paulo Rocha (PA), o primeiro vice-presidente da Casa, Jorge Viana (PT-AC), e a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM).

A previsão é que a partir da segunda-feira (18), após a decisão da Câmara, Renan convoque os líderes partidários para dirimir as dúvidas. Uma reunião de líderes deve ocorrer na terça-feira, dia 19.

13 de abril de 2016

São Mateus é a única cidade no MA aprovada no Programa Segundo Tempo do Ministério dos Esportes, dentre 157 inscritas no Estado

O Programa Segundo Tempo (PST) garantirá a milhares de alunos São Mateus o acesso a atividades esportivas no contra-turno escolar. O programa do Governo Federal é de iniciativa do Ministério dos Esportes, em parceria com Ministério da Educação.

O objetivo do programa é ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes, estimulando a prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes, como fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

No Maranhão, 157 municípios se inscreveram no programa, no entanto apenas o projeto da Prefeitura de São Mateus foi classificado e aprovado pelo Ministério dos Esporte.

A classificação de São Mateus no programa, se tornando assim a única cidade aprovada no Maranhão, é a prova da eficiência do setor de Projetos e Convênios existente na prefeitura de São Mateus.

Ficha-suja e com contas rejeitadas no TCE, Rovélio poderá não apoiar ninguém nas eleições de 2016 em São Mateus

Contas rejeitadas, ficha-suja e inelegibilidade,
são alguns dos ingredientes que atormentam
o coronel que sonhava em ser candidato.
Como uma frustada estratégia de campanha, o coronel Rovélio (recentemente filiado ao PP) tem anunciado em São Mateus que está apto pela justiça a disputar as eleições de 2016 como candidato a prefeito, na verdade, nada mais é do que conversa pra boi dormir, numa tentativa desesperada de tentar segurar seu grupo político que já começou a migrar para pelos menos quatro grupos políticos que dizem atuar na oposição do prefeito Miltinho (PSB).

O ex-coronel, já vem estudando várias táticas, uma inclusive é na última hora dos registro das candidaturas, indicar sua filha mais nova Shelida Pessoa como candidata do seu grupo, porém já nas articulações recebeu um NÃO de alguns integrantes mais influentes do grupo, daí ele pensa em lançar um genro e até já cogitou lançar um neto. Tanto bate-cabeça é porque o coronel já teria falado para alguns próximos correligionários, que não confia em nenhum dos demais pré-candidatos a prefeitos que até agora se apresentaram. Indagado em São Luis por um amigo do porque não apostar em Genilson Alves novamente, Rovélio teria dito que este por sua vez é o mais ruim de voto que ele já viu na cidade.

No entanto em uma entrevista em sua própria emissora, deixou escapar, que caso não seja candidato, vai aproveitar para viajar, ou seja, o homem sabendo que está enrolado na justiça com diversas contas rejeitadas no TCE, portando ficha-suja, já começa cogitar se recolher ao ponto de jogar a toalha e abandonar o próprio grupo.

Para terminar de piorar a situação do ex-prefeito, em dezembro do ano passado, Rovélio entrou com o Recurso de Embargo de Declaração para tentar reverter as desaprovações de suas contas de Governo e de gestor do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), referente ao exercício financeiro de 2007, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), o pedido foi negado, mantendo assim a inelegibilidade e sujando ainda mais sua ficha.

Rovélio abraça Genilson para consagrar aliança política
Do outro lado, partidos como o PMDB que recententemente lançou a pré-candidatura de Sergio Pires (ex-prefeito de São Mateus entre 1989 a 1992) e o próprio PT de Genilson Alves (candidato apoiado pelo coronel nas últimas eleições), sonham em também poder contar com o apoio de Rovélio no palanque. Genilson por sua vez já faz até críticas ao coronel em algumas de suas visitas, mas deixou escapar para um amigo, que não vai fazer estas críticas em público pois precisará dos eleitores de Rovélio.

É aguardar os próximos capítulos...

11 de abril de 2016

Polícia do Maranhão usará Whatsapp no combate ao tráfico de drogas

whatsappCom o intuito de coibir as ações do tráfico de drogas, a Delegacia Geral, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), lançou nesta segunda-feira (11), o aplicativo ‘Senarc no Combate às Drogas’, feito para o WhatsApp.
Por meio do número telefônico (98) 9.9163-4899, a Senarc disponibilizará serviço de coleta de informações através do WhatsApp visando combater o tráfico de drogas em todo o estado. O serviço funcionará 24 horas por dia e terá sigilo absoluto, sendo totalmente confiável.
A partir das informações que forem repassadas, será iniciado um serviço de investigação e monitoramento, garantindo uma resposta satisfatória para a população.

7 de abril de 2016

Prefeito Miltinho entrega novos kits mobiliários às escolas municipais de São Mateus


As escolas que formam a rede municipal de ensino em São Mateus começam a receber os novos móveis escolares adquiridos pela Prefeitura, através da secretaria de Educação. Os milhares de alunos matriculados nas cinquenta e seis escolas da rede municipal de ensino serão beneficiados com 3.000 novos móveis escolares (kits: mesas e cadeiras) adquiridos por determinação do prefeito Miltinho Aragão.

O primeiro lote do novos mobiliários chegaram ainda na semana passada, e já começaram a ser distribuído numa força tarefa montada pela secretaria de Educação. 


Já manhã desta quinta-feira (7), chegaram mais três carretas lotadas de mais kits. Uma grande carreata foi realizada para comemorar a chegada dos novos equipamentos, ao passar pela Unidade Escolar Epitácio Pessoa, no bairro Avenida, alunos, professores e gestores fizeram questão de recepcionar a caravana liderada pelo prefeito Miltinho. Cercados por alunos e moradores que foram até o local, Miltinho discursou aos presentes onde pontou os avanços que a gestão vem promovendo na Educação do município.
Nos próximos dias, a entrega continuará nas demais unidades escolares da rede municipal, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação.

Segundo a gestor da Unidade Integrada Luis Gonzaga Panhano, Francisco Barata, a aquisição dos kits escolares contribuirá na melhoria da infraestrutura da escola como forma de garantir qualidade no ensino-aprendizagem dos alunos. 
“Com a aquisição desses kits escolares, as crianças vão ter melhores condições para estudar. O prefeito contemplou nossa escola, atendendo uma solicitação nossa em virtude da necessidade dos alunos, isso sim é garantir condições dignas aos nossos estudantes para que estes tenham um melhor rendimento em sala de aula, adeus a era do desconforto, nossos alunos agradecem”, comemorou o diretor escolar. A escola Luis Gonzaga Palhano, tem  352 alunos matriculados.
Para a secretária de Educação, Telma Vieira, a aquisição e entrega do novo mobiliário faz parte das ações adotadas pela secretaria com o objetivo de melhorar os índices educacionais  da rede municipal de ensino na cidade. 
"A Educação Municipal tem nos últimos três anos avançado em todos os aspectos. As ações e medidas tomadas no sentido de equipararmos as escolas com tudo que é necessários para o bom funcionamento o que inclui também construção de projetos pedagógicos e planos que valorizam e norteiam nossa educação. O cumprimento dos 200 dias letivos como determina a LDB, a organização e atendimento de todos os setores da Semed, o atendimento de 100% à Educação Infantil, EJA e outras modalidades tem sido  a grande preocupação dessa gestão, destacou.
A determinação para aquisição das novas carteiras escolares para os alunos da rede municipal de ensino foi do prefeito Miltinho Aragão. 
“Buscamos os recursos e decidimos investir na renovação das carteiras para dar mais conforto às nossas crianças. A educação é uma das prioridades do nosso governo desde o primeiro dia em que assumimos, a começar pela reforma de todas as 56 escolas municipais, o melhoramento dos índices educacionais algo público e notório, a valorização dos professores com o pagamento do piso salarial e a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários, algo histórico na nossa gestão, sem falar que alcançamos notas acima da média no Ideb, antes nunca alcançadas nas gestões anteriores a nossa e por isso continuaremos lutando por mais recursos e mais conquistas na educação de São Mateus”, afirmou o prefeito.


A previsão da administração municipal é que todos os 3.000 móveis sejam distribuídos às unidades escolares beneficiadas em até quinze dias.

6 de abril de 2016

Após protesto de estudantes, Faculdade Estácio São Luis emite nota de esclarecimento

Alunos da Faculdade Estácio São Luís, que faziam parte do programa de Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e que neste semestre não tiveram seus contratos validados em razão do não aproveitamento de 75% das disciplinas realizaram na manhã desta quarta-feira (6) um protesto em frente a instituição.

A partir de agora, os estudantes que não tiveram o financiamento do Fies aditados, terão que arcar com os pagamentos das mensalidades de seus respectivos cursos.

A Faculdade Estácio São Luis emitiu nota de esclarecimento em que lamenta o fato, mas ressaltou que precisa obedecer as regras estabelecidas pelo FNDE (Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação).

Nota

A Faculdade Estácio de São Luís esclarece que para o aluno manter seu contrato ativo/renovado junto ao FIES, é necessário a obtenção de aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% das disciplinas cursadas a cada semestre.
Vale destacar que a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), que é a responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento, poderá excepcionalizar até 02 semestres com baixo rendimento (mediante análise da justificativa de cada aluno), conforme previsto na Portaria Normativa nº23 de 20/11/2013.
Destaca-se que esta regra e condições do FIES constam expressamente no contrato educacional da IES, assim como na DRM (Documento de Regularidade de matrícula). Lembrando que em todos os casos onde o aditamento não foi possível, os alunos ficaram com aproveitamento insuficiente por 03 semestres, não sendo possível o aditamento do contrato. 
Por fim, a direção da instituição reuniu os alunos para ratificar todas as etapas do processo de aditamento.
A instituição lamenta profundamente o fato, pois está sempre empenhada na missão de manter os alunos firmes nos seus projetos de vida, mas precisa obedecer as regras estabelecidas pelo FNDE (Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação).

Serviço de inteligência do 15º BPM e policiais da 2ª CPM de São Mateus prendem quadrilha de estelionatário

Valdivino, Fábio e Luzia foram presos suspeito de praticar crime de estelionato
Policiais do Serviço de Inteligência do 15º BPM e da 2ª Cia São Mateus, montaram uma operação com o objetivo de prender pessoas suspeitas de praticarem crime de estelionato na região de São Mateus, Bacabal e na capital do Estado.

Foram presos, Fábio Marques Sousa, 38, Luzia Gomes Pereira, 45 e Valdivino da Silva, 24, o trio foi foi interceptado na BR-135 na saída de São Mateus vindo da capital em um carro Ford/KA, cor vermelha, placa PSF-2908, Bacabal-MA, após  efetuarem saques indevidos em agências bancárias de São Luis e São Mateus, utilizando-se de documentos  falsos e cartões bancários de terceiros.

Aos policiais, Valdivino e Luzias confessaram que realizaram diversos saques ilegais, no momento da prisão ambos apresentaram documentos falsos. Já o condutor do veículo, Fábio Marques, disse que apenas deu carona aos dois e negou envolvimento com os crimes.

Material apreendido com o trio, dinheiro, celulares, cartões bancários, documentos falsos e comprovantes de saques e depósito
Durante uma revista minuciosa no veículo foram encontrados vários cartões bancários em nome de terceiros, cédulas falsas de identidade, celulares, dinheiro, comprovantes de saques e um comprovante de depósito bancário no valor de R$ 11.900,00 que Fábio Marques (motorista) havia feito na conta corrente de outra pessoa, numa agência de São Luís.

O trio recebeu voz de prisão e foram autuados pelo crime de estelionato [que é descrito no Código Penal como o ato de "obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento." A pena para a prática de estelionato pode ir de 1 a 5 anos, além de multa.], juntamente com o material apreendido, foram encaminhados para a Delegacia Regional de Bacabal.

5 de abril de 2016

Prefeito Miltinho inaugura creche no povoado Timbaúba em São Mateus

Foi entregue na tarde desta terça-feira (5), mais uma creche na cidade de São Mateus. Desta vez a localidade contemplada foi o povoado Timbaúba, considerada a maior comunidade rural de São Mateus, situada às margens da BR-135.

A solenidade começou por volta das 17h, e mesmo com a chuva a população do povoado compareceu à inauguração da creche Santa Maçalina. O ato foi coordenado pelo prefeito Miltiho Aragão, ao lado da secretária de Educação, Telma Vieira, da adjunta Lucélia Martins, de demais secretários de governo, vereadores, líderes políticos e a comunidade.
“Fico muito feliz em poder proporcionar ao povo da Timbaúba, de modo especial as mamães desta comunidade um espaço como este, que vai levar educação de qualidade para as crianças e principalmente diminuir a desigualdade social entre elas, iremos oferecer aqui o melhor, salas climatizadas, mobiliário todo novo, instalações modernas e o conforto necessário para os primeiros passos da aprendizagem destas crianças”, destacou o prefeito durante a inauguração.
A nova creche Santa Maçalina atenderá inicialmente 60 pequenos são-mateueses, de 02 a 05 anos, do povoado Timbaúba. A estrutura conta com 03 salas de aula climatizadas, brinquedoteca, além de todo um mobiliário novo e professores qualificados.

O prédio onde funcionará a nova creche doado pela comunidade, foi totalmente reformado e adaptado pela prefeitura e segue os mesmos padrões das outras duas creches já entregues na atual gestão do prefeito Miltinho, como as cores, espaço e conforto.

Desde que assumiu o governo municipal, esta é a terceira creche entregue pelo prefeito Miltinho Aragão. Ou seja, passou de 0 (zero) para 3 (três) unidades existente em São Mateus atendendo centenas de crianças. E já está em fase de licitação, o processo para construção de mais duas novas creches de 12 salas.

Dupla é presa suspeita de tráfico de drogas após perseguição no centro de São Mateus

O menor J. F. R. e o seu comparsa Valdemir Silva Teixeira, 26, tentaram fugir mas foram alcançados pelos policiais.
Foto: 2ª CPM do 15º BPM
Uma guarnição da 2ª CPM do 15º BPM em São Mateus, fazia ronda pela Av. Antonio Pereira Aragão no final da manhã desta terça-feira (5), quando nas proximidades do Terminal Municipal Rodoviário, avistou uma dupla em atitude suspeita.

Durante a tentativa de abordagem, a dupla correu e adentrou um comércio, perseguidos pelos policiais, os mesmos foram alçados no interior do estabelecimento, durante uma revista minuciosa, a dupla foi identificada como Valdemir Silva Texeira, 26, e seu comparsa foi identificado como sendo o menor de idade J. F. R., 14. Com eles foram encontrado três (3) trouxas de maconha, dois celulares com suspeita de roubo, além de R$ 28,00 (vinte e oito reais) em especie.
Valdemir por ser maior de idade, recebeu de imediato voz de prisão e autuado por tráfico de drogas, o menor de idade foi apreendido, ambos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade. O Conselho Tutelar, foi comunicado da apreensão do menor.

Sob o comando do Capitão Araújo, a Polícia Militar da 2ª CPM do 15º BPM sediada em São Mateus, vem intensificando as abordagens a veículos e pessoas com atitudes suspeitas no centro e bairros da cidade, além de ações pontuais na zona rural do município, com efeito, diversas prisões de suspeitos, apreensões de drogas e recuperação de veículos roubados, tem sido feitas pelas guarnições da PM.

Governo do MA e a cúpula do Dnit discutem em Brasília a situação da BR-135

Melhorias urgentes para recuperação e duplicação na BR-135, principal acesso terrestre à capital Maranhão, foram tratadas em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (4), em Brasília entre o governo do Estado do Maranhão e o governo Federal.

O Governador Flávio Dino foi representado na reunião pelo secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto e o representante do governo do estado na capital federal, Ricardo Capelli,, ambos foram recebidos pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casemiro Silveira; pelo diretor de Infraestrutura Rodoviária do órgão, Luís Antonio Garcia; e o assessor especial da Presidência da República, Gustavo Ribeiro.
Trecho da BR-135 em São Luis
Com as chuvas que se intensificaram nos últimos 15 dias, a situação que já era preocupante ficou pior com a multiplicação dos buracos e crateras na rodovia. O clamor dos motoristas e as reclamações fizeram com que o governo do estado protocolasse, na Justiça Federal, ação civil pública pedindo a recuperação imediata do trecho entre a saída de São Luís e o quilômetro 199.

O secretário Clayton Noleto destacou que na reunião foram reiteradas a situação da rodovia e as considerações do governador Flávio Dino, levando em conta os transtornos e os riscos à população. 
“Não dá para esperar e colocamos ao Dnit os riscos de se protelar a recuperação da BR-135, sob o risco demais acidentes e mortes na rodovia”, destacou Clayton Noleto. 
Ficou acertado que nesta quarta-feira, 6, o órgão federal deve apresentar plano de trabalho referente às ações que serão realizadas para agilizar os serviços na rodovia.

O diretor Valter Casemiro Silveira garantiu que uma equipe de serviço já está trabalhando na recuperação do trecho com mais problemas aos motoristas. 
“Temos uma equipe mobilizada e, num curto espaço de tempo, teremos oito equipes fazendo a recuperação emergencial dos trechos mais críticos da rodovia”, declarou.
Quanto à obra de duplicação da BR-135, o secretário de Infraestrutura informou que o Dnit notificou a empresa sobre os atrasos na conclusão da obra e que esta teria se comprometido a retomar os trabalhos e que na próxima semana uma comissão do Ministério dos Transportes e do próprio Dnit farão uma visita no trecho que está sendo duplicado.

Fonte: O Imparcial - com alterações

4 de abril de 2016

Policiais da 2ª CPM de São Mateus prendem dupla suspeita de tráfico de drogas

Uma guarnição da 2ª CPM do 15º BPM em São Mateus, ao trafegar pela rua da Granja no bairro Ayrton Senna, numa ronda de rotina, avistaram dois homens com comportamento suspeito, a partir daí, foi feita abordagem aos mesmos e ao serem revistados, os policiais encontraram com a dupla uma certa quantidade de crack e cocaína, além de uma quantia de R$ 290,00 (duzentos e noventa reais).
Os dois homens, foram identificados como Thalison Rodrigues Oliveira e Lenilson Rodrigues da Silva, após receberam voz de prisão foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de São Mateus-MA, onde estão a disposição da justiça.

Prefeitura de São Mateus entrega 3 mil novas carteiras escolares

Alunos já utilizam as novas carteiras entregues
A Prefeitura de São Mateus do Maranhão, através da Secretaria de Educação, tem investido cada vez mais  na melhoria da qualidade da educação do município. As ações nesse sentido se voltam para todos os aspectos já que oferecer condições para o ensino aprendizagem é uma das prioridades do governo "Tempo de Reconstruir".

Com esta proposta o prefeito Miltinho Aragão juntamente com a secretária de Educação Telma Vieira, e sua adjunta, Lucélia Martins, fizeram a entrega de 3 (três) mil novas carteiras escolares, à rede municipal de ensino. As novas mesas e carteiras estão sendo distribuídas nas unidades de ensino das zonas urbana e rural do município, são móveis específicos para o ensino fundamental, educação infantil e EJA, incluindo kit de mesa e cadeira com altura diferenciada para os alunos.

As novas carteiras irão dá mais qualidade ao trabalho desempenhado professores, proporcionando mais conforto aos alunos. A substituição das carteiras de madeiras faz parte do projeto de melhoramento e modernização do ensino na rede municipal de São Mateus. Além das novas carteiras, a prefeitura está ampliando gradativamente o número de escolas e salas de aulas, com climatização.
Nesta terça-feira (5), mais um caminhão carregado de carteiras e novos imobiliários, chega a São Mateus.

Polícia prende suspeito de cometer latrocínio em São Mateus

Investigadores da Polícia Civil da Delegacia de São Mateus, Itamarcio, Valmir e Marx, prederam em flagrante, Uermerson Rodrigues de Carvalho/foto, conhecido por “Terê”, suspeito de ter praticado um latrocínio (homicídio com objetivo de roubo) contra, José Ferreira da Silva, conhecido por “Viola”. O crime ocorreu na tarde do último sábado (2) na rua da Coheb, bairro Avenida em São Mateus do Maranhão.

A prisão do suspeito foi efetuada após uma denúncia anônima.

Terê é o principal suspeito de ter cometido o crime que segundo a polícia, teve a ajuda de um outro homem identificado como Alessandro Lima Araújo, conhecido por “Sandro”. Ainda de acordo com a polícia Terê e Sandro estavam ingerindo bebidas alcoólicas com a vítima, foi quando perceberam que ele [viola] estava na posse de uma certa quantia de dinheiro, daí então decidiram praticar o crime. 

A vítima foi levada próximo a um matagal no final da rua da Coheb e lá levou dois tiros de arma de fogo a queima roupa, tento morte instantânea. 

Preso, Terê confessou aos policiais ter participado do crime, já o Sandro, encontra-se foragido.