30 de março de 2016

Ministros do PMDB não deixarão cargo no governo Dilma, afirma Kátia Abreu

Pedro Ladeira
Brasília
Folha - A ministra Kátia Abreu (Agricultura) foi flagrada nesta quarta­feira (30), durante a cerimônia de lançamento da terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida, no Palácio do Planalto, enviando mensagens nas quais afirma que ela e os outros cinco ministros do PMDB decidiram não deixar seus
cargos no governo Dilma Rousseff.

No texto, ela afirma que a decisão foi tomada "ontem a noite" e cita o local: "casa de Renan", numa referência à residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB­AL).

A ministra diz ainda que ela e os outros cinco correligionários se licenciarão da legenda em "respeito à decisão aprovada".

O único que deve ficar fora do governo é Henrique Eduardo Alves, que já havia oficializado sua saída do Ministério do Turismo no último dia 28. A ministra diz ao interlocutor que a informação é segura e pede: "Confia, amigo".

A troca de mensagens ocorre menos de 24 horas depois de a direção nacional do PMDB oficializar o fim da aliança com o PT e determinar que todos os seus filiados entreguem cargos na administração federal.

Na reunião que selou o desembarque, realizada na tarde desta terça (29), os peemedebistas foram orientados a deixar os cerca de 600 cargos na administração sob a promessa de que aqueles que descumprirem a decisão seriam punidos.

O PMDB ainda tem na Esplanada, além de Kátia Abreu, os ministros Mauro Lopes (Aviação Civil), Helder Barbalho (Portos), Eduardo Braga (Minas e Energia), Marcelo Castro (Saúde) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia).

Imagem do dia: Prefeito Miltinho acompanha equipe técnica durante medições de ruas que serão asfaltadas em São Mateus

O prefeito Miltinho Aragão (PSB), acompanhou na manhã de hoje a equipe técnica formada por engenheiros, topógrafos e técnicos da secretaria de Estado de Infraestrutura e da secretaria de Infraestrutura da prefeitura de São Mateus, a tarefa da equipe é medir as ruas que serão pavimentadas com asfalto na segunda etapa do programa Mais Asfalto, fruto de convênio da prefeitura de São Mateus com o Governo do Estado, conforme anunciou o governador Flávio Dino em sua passagem pela cidade no ultimo sábado (26) após reivindicação do prefeito Miltinho.

"Fiz questão de acompanhar de perto o início dos trabalhos de medições das ruas que receberão a pavimentação asfáltica em nossa cidade, e tão logo cessem as chuvas, começam a segunda fase que é os trabalhos de terraplanagem, para a partir daí, ser aplicado o asfalto. Portanto, iremos garantir asfalto nas principais vias de acesso na sede do município", destacou o prefeito.

Nesta segunda fase de pavimentação asfáltica, serão asfaltadas as principais ruas da cidade, são aquelas que apresentam maior fluxo de trafego de veículos e pedestres.

29 de março de 2016

Crianças comemoram benefícios do Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) em São Mateus

Dino abraçando a garota Pâmela e sua irmã
A aprovação do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) tem vindo de todos os cantos do estado. O beneficio, que tem sido repassado desde o começo do ano para alunos da rede pública de 4 a 17 anos, já favorecidos pelo programa Bolsa Família do Governo Federal, tem feito a diferença na vida de famílias que outrora tinha dificuldades de adquirir lápis, caneta, caderno, fardamento e calçado, no início do ano letivo.

Em passagem por São Mateus, no último sábado (26), Flávio Dino conheceu a pequena Pâmela Antônia, de 11 anos e que está no 6º ano do ensino fundamental. A menina aproximou-se do governador e, entre abraços, agradeceu o Governo do Estado do Maranhão por poder, pela primeira vez, escolher os próprios materiais escolares. “A minha mãe recebeu o cartão do Mais Bolsa Família e fomos comprar bolsa, caderno, lápis e caneta num comércio aqui perto. Queria agradecer bem muito”, contou Pâmela, a Flávio Dino.

A uma multidão, o governador dividiu a experiência da criança são-mateuense, certo de que os impactos que os Programas de Governo tem feito na vida de milhões é um grande estímulo para a gestão. “É muito emocionante e muito especial o que ouvi no caminho até aqui. A menininha Pâmela, que tem 11 anos, chegou para mim e agradeceu pelo Bolsa Escola. Então, isso não tem preço. Só isso já valeu a viagem, saber que uma decisão nossa tem concretude na vida das pessoas e aos poucos vai mudando a vida de muita gente”, contou Flávio Dino, lembrando que em São Mateus o benefício alcançou mais de 8 mil estudantes.

Lei de cotas para negros entra em vigor no Maranhão

Governador Flávio Dino sancionou lei 10.404/2015 que destina 20% de vagas nos concursos públicos estaduais para negros. Foto: Karlos Geromy/Secap
A partir desta terça-feira, 29 de março, passa a vigorar a lei 10.404/2015, que destina 20% de vagas nos concursos públicos estaduais para negros. A lei foi sancionada em 29 de dezembro do ano passado pelo governador Flávio Dino após passar por amplo debate com a sociedade maranhense em audiências públicas, promovidas pela Secretaria da Igualdade Racial – Seir
Nos polos regionais de Bacabal, Imperatriz, Codó, Viana, Santa Inês e São Luís, a Seir apresentou o projeto a um público formado por professores, políticos, movimentos sociais, quilombolas e representantes da religião de matriz africana, que apresentaram novas alterações ao projeto inicial.
Após ser aprovado pela Assembleia Legislativa no fim de dezembro, o projeto de lei foi encaminhado ao Executivo, que o sancionou na presença de políticos e representantes do movimento negro do Maranhão.
A lei constitui um avanço na política de igualdade racial no Estado, visto ser uma iniciativa que pretende oportunizar aos negros inserção na administração pública por meio da reserva de cotas raciais. Pelo menos quatro Estados brasileiros já dispõem de leis de cotas para negros.
A professora Maria das Mercês Aguiar Ribeiro disse que a lei de cotas representa uma grande conquista para a maioria da população do Estado. “A lei de cotas dá melhores condições para o povo negro ingressar no emprego público. Espero daqui para frente ver mais negros nas repartições públicas”. A professora falou ainda do caráter social da lei. “Com esta lei, o governador fez justiça social para milhões de maranhenses”, frisou a professora cajapioense.
O secretário Gerson Pinheiro explica as mudanças provocadas pela lei: “A lei de cotas é uma política afirmativa e promoverá uma mudança estrutural na sociedade. Sentiremos seus efeitos nos próximos anos, na medida em que os negros forem ingressando no serviço público, levando sua cultura e conhecimentos para contribuir com a prestação de serviços do Estado, diminuindo o distanciamento existente entre a máquina estatal e a ampla maioria de população formada por negros”.
Para o secretário, foi acertada a iniciativa de fazer o debate com a sociedade, colhendo suas contribuições. “Levamos ao debate público o projeto e obtivemos o apoio do povo. Com a lei, o Governo do Estado  garante aos negros direitos historicamente negados”.
A Coordenadora da Igualdade Racial de Cedral, Andrea Cristina Rabelo, disse que se sente feliz com esta iniciativa do governador Flávio Dino. “Quanto mais oportunidades tiver o povo negro do Maranhão, mais espaços serão conquistados e mais cidadania garantida”.

28 de março de 2016

Governador Flávio Dino anuncia retomada da obra de construção do hospital de 50 leitos em São Mateus

O governador do Estado, Flávio Dino, esteve, na manhã do último sábado (26), no município de São Mateus, onde cumpriu uma extensa agenda política. Ao lado do prefeito Miltinho o governador inaugurou obras nas áreas de infraestrutura e saúde, e assinou a ordem de serviço para a perfuração de dois poços, que deverão impulsionar o abastecimento de água na cidade.

“Esse conjunto de obras que estamos entregando para a população de São Mateus demonstra o compromisso do nosso Governo com questões importantes como saúde e abastecimento de água, além da pavimentação asfáltica que levamos para os municípios por meio do programa ‘Mais Asfalto”, disse o governador Flávio Dino anunciando importantes obras para o município, inclusive a segunda etapa do programa ‘Mais Asfalto’ na cidade.
Em São Mateus, os poços serão construídos nos bairros Vila Barreto e Ayrton Senna. Com 250 metros de profundidade, a obra contemplará a aquisição e montagem de conjunto moto bomba com vazão de 60m³ por hora. A interligação será feita com a rede de distribuição já existente e cada poço beneficiará cerca de 8 mil pessoas.

O governador ainda entregou cinco quilômetros de pavimentação asfáltica ao município, a partir de investimentos do Programa ‘Mais Asfalto’. A obra é uma reivindicação antiga da população e garantirá a mobilidade urbana.
Após a entrega do ‘Mais Asfalto’, Flávio Dino andou pelas avenidas de São Mateus e participou das inaugurações da Avenida Antônio Pereira Aragão – a principal da cidade – que passou por reforma e recebeu nova urbanização, a partir da parceria entre o Governo do Estado e prefeitura; e da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde São Marcos.

O governador também anunciou a retomada da obra de construção do hospital de 50 leitos na cidade, atendendo a reivindicação do prefeito Miltinho.

22 de março de 2016

Ministro Teori do STF tira caso Lula de Moro e cobra explicações

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou na noite desta terça (22) que o juiz federal Sérgio Moro envie para o STF as investigações da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Lula; determinação de Teori inviabiliza decisão do ministro Gilmar Mendes que havia decidido que as investigações sobre Lula ficassem com Moro; Teori decretou novamente o sigilo sobre os grampos em Lula e cobrou explicações de Moro sobre a retirada do segredo de Justiça das investigações

247 - O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou na noite desta terça-feira (22) que o juiz federal Sérgio Moro envie para o STF as investigações da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a decisão, as investigações sobre Lula saem da alçada de Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal.

A determinação de Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo, não derruba decisão do ministro Gilmar Mendes, da última sexta-feira (18), que suspendeu a nomeação de Lula do cargo de ministro da Casa Civil. Mas inviabiliza outra determinação de Gilmar Mendes que, na mesma decisão, havia determinado que as investigações sobre Lula ficariam com Moro.

Na decisão, o ministro Teori Zavascki atende a um pedido do governo, que apontou irregularidade na divulgação de conversas telefônicas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff.

No mesmo despacho, Zavascki decretou novamente o sigilo sobre as interceptações. No prazo de dez dias, Moro deverá prestar informações ao STF sobre a retirada do segredo de Justiça das investigações.

Secretário de Segurança Jefferson Portela anuncia instalação da Companhia Independente da PM em São Mateus

Prefeito Miltinho (na foto ao lado do secretário de segurança Jefferson Portela),
garante instalação da Companhia Independente da PM em São Mateus.

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão, delegado Jefferson Portela, anunciou na tarde desta terça-feira (22) a instalação da Companhia Independente da Polícia Militar no município de  São Mateus do Maranhão.

A instalação desta companhia independente, atende a um insistente pedido do prefeito Miltinho, já protocolado anteriormente junto ao Governo do Estado, ao secretário Jefferson Portela e ao Comando Geral da PM.

O anúncio foi feito durante audiência entre o secretário, o prefeito e a cúpula da segurança do Estado ocorrida na sede da SSP/MA em São Luis.

"Quero agradecer imensamente ao nosso vice-governador Carlos Brandão, ao nosso secretário e amigo Jefferson Portela e ao nosso Governador Flávio Dino, por atender mais um pleito que fizemos juntos ao governo do Estado em prol da melhoria da segurança da nossa população e esta por sua vez recebe com muita alegria a confirmação da instalação desta companhia independente da PM" destacou o prefeito durante a audiência.

Com a instalação da Companhia Independente da PM em São Mateus, possibilitará o aumento do efetivo policial e de estrutura (como viaturas) para garantir mais segurança a população de São Mateus e região, haja vista que outras cidades poderão fazer parte da circunscrição da nova Companhia Independente quando oficializada no D.O. 

21 de março de 2016

Flávio Dino cumpre agenda em São Mateus no próximo sábado (26).

Governador Fávio Dino ao lado do prefeito Miltinho (camisa de cor branca) e do vice-governador Carlos Brandaão
durante sua última passagem por São Mateus
O governador Flavio Dino (PCdoB) estará em São Mateus do Maranhão no próximo sábado (26). Ao lado do prefeito Miltinho Aragão, de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas locais e do povo, Flávio irá inaugurar a nova praça às margens da BR-135, pavimentação asfáltica da Av. Antonio Pereira Aragão, Unidade Básica de Saúde e irá anunciar novas obras e investimentos do Governo do Estado na cidade.

Secretários de Estado, deputados estaduais e federais, prefeitos, lideranças políticas regionais, são aguardadas durante o ato de visita do Governador em São Mateus.
Desde que assumiu o Governo do Estado, esta será a terceira visita institucional de Flávio Dino à São Mateus, reforçando assim seu compromisso com a cidade e com o grupo político do prefeito Miltinho Aragão.

17 de março de 2016

PSDB e PMDB querem impeachment para frear investigação da operação Lava-Jato, diz deputado

O deputado federal Alessandro Molon (Rede Sustentabilidade-RJ)
Fernando Rodrigues - O deputado federal Alessandro Molon (Rede Sustentabilidade-RJ) criticou hoje (4ª) duramente em discurso na Câmara a articulação entre PSDB e PMDB para que o impeachment de Dilma Rousseff seja chancelado pelo Congresso.

Com a deterioração do governo, as duas siglas vêm se aproximando nas últimas semanas. Em 9.mar.2016, a cúpula do PSDB chegou a oferecer um jantar para congressistas do PMDB, conforme relatado pelo blog.

Para Molon, no encontro foi feito um acordo para “acelerar e aprovar o impeachment com dois objetivos: (1) esvaziar a Operação Lava-Jato, criando a impressão que ela já teria cumprido sua missão, deixando impunes vários dos citados em delações premiadas da operação, alguns dos quais presentes no jantar, de ambos os partidos. (2) retardar ou extinguir o processo que corre no TSE, que, caso julgado ainda este ano, poderia levar a eleições diretas para presidente da República''.

Alessandro Molon acredita que a aproximação é uma tentativa de “impedir que ocupe o Palácio do Planalto alguém de fora dos dois partidos''. A Rede Sustentabilidade defende que o impedimento de Dilma Rousseff seja feito por meio da Justiça Eleitoral ainda em 2016. Caso isso ocorra, novas eleições devem ser convocadas em 90 dias e a principal líder da sigla, Marina Silva, é um dos nomes mais fortes para a disputa.

O argumento de que a oposição quer frear as investigações da Operação Lava Jato ganhou força após a divulgação da delação do senador Delcídio do Amaral (MS, ex-PT). Em seu depoimento, Delcídio diz que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) recebeu propina proveniente de corrupção em Furnas, subsidiária da Eletrobras –o que o tucano nega.

Os congressistas da oposição temem que os desdobramentos da operação causem estrago principalmente a curto prazo, o que aumentaria a possibilidade (indesejada para todos no jantar promovido pelo PSDB) de vitória de Marina Silva, que encarna uma parte do voto antiestablishment.

16 de março de 2016

Casal de São Mateus morrem após grave acidente na BR-135

Abimael Costa - Uma colisão entre um automóvel e uma motocicleta, ocorrida na BR 135, na manhã desta quarta-feira (16), resultou na morte de uma mulher grávida e do bebê que estava em seu ventre.

Segundo as primeiras informações a vitima vinha na garoupa da moto que era conduzida pelo marido, o casal transitava no sentido Miranda do Norte/São Mateus, quando por volta das 8h30, na altura do Km 165 da BR-135, - localidade Boca do Cercado - foram atingidos de forma violenta pelo automóvel modelo W/Polo - NHM-5511 - de cor vermelha.

Com o impacto o casal foi jogado para fora da motocicleta, colidindo violentamente contra o solo. Socorridos e encaminhados ao Hospital de Urgência em são Mateus, a mulher não resistiu aos graves ferimentos e veio á óbito, o bebê também faleceu. O marido foi transferido em estado grave para o Hospital Regional de de Peritoró, mas ao dá entrada sofreu uma parada cardíaca, não resistindo também veio a morte.

As vítimas foram identificadas com sendo: Denise de Sousa Torres, que estava grávida, e seu esposo, Robervaldo de Araújo Sousa, 39 anos, que que conduzia a motocicleta, o casal residia em São Mateus.

15 de março de 2016

Secretário Gerson Pinheiro inaugura obra do governo do Estado em Grajaú



O secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, representou o governador Flávio Dino no último sábado (12) na cidade de Grajaú (distante 580 km da capital São Luis), a ida do secretário 
foi para entregar à comunidade  8 (oito) km de asfalto, distribuídos entre a sede e a zona rural, beneficiando milhares de moradores. Foram pavimentadas vias dos bairros Expoagro, Vilinha e do povoado Remanso.


No município, o governo Flávio Dino investiu R$ 1.975.048,66, realizando calçamento asfáltico e construção de meio-fio para a drenagem eficiente das águas, impedindo assim problemas de infiltrações e erosões, o que amplia a vida útil da obra. Eventos semelhantes ocorreram em outras 29 cidades do Estado contempladas pelo programa Mais Asfalto, onde secretários de governo participaram das inaugurações.

Em ato público ocorrido no Centro Educacional Dimas Simas Limas, dezenas de pessoas reunidas o início do ato público de entrega da obra. A Presidente do PCdoB de Grajau, Simone Limeira, falou do sentimento da cidade ao receber a obra: “O povo grajauense tem grande satisfação com o Programa Mais Asfalto e com o governo de Flávio Dino, uma administração transparente, participativo e popular, que respeita cada cidadão e cada cidadã deste estado. Grajaú está em festa”.

Sobre o ato público realizado com o povo, o assessor de articulação política, Jorge Humberto, se disse satisfeito com a interação do governo com o povo. “O povo necessita sempre desse contato mais direto com o governo e seus secretários, para justamente para estabelecer esse diálogo e mostrar as necessidades e demandas da população e a proposta do governador é de estar sempre aberto para ouvir a sociedade”.
Representando o governador Flávio Dino, o secretário Gerson Pinheiro disse que o Programa Mais Asfalto muda o cenário da mobilidade nas áreas beneficiadas. “O governo Flávio Dino está mudando o cenário de 107 cidades do Maranhão nesta primeira etapa do Programa Mais Asfalto. São mais de 80 milhões de reais investidos na construção, manutenção, pavimentação e meio-fio de estradas e ruas de nossas cidades, que vão mudar com este investimento: melhora o trânsito de pessoas e automóveis, a circulação da produção, o acesso as comunidades”.

Depois do evento político, o secretário Gerson Pinheiro, juntamente com lideranças políticas e comunitárias e pessoas da comunidade foram visitar o bairro Expoagro e vistoriar a obra.

A senhora Maria do Socorro Nascimento, moradora da Expoagro, disse que o asfalto melhorou a trafegabilidade no bairro: “Aqui neste bairro no período do inverno não tinha como rodar carros e motos e era muita as dificuldades. Mas o asfalto trouxe muitos melhoramentos e estamos muito gratos ao governo”.

Lula aceita assumir ministério e Dilma chama reunião para avaliar delação de Delcídio

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou ocupar um ministério no governo Dilma Rousseff, informou à Reuters nesta terça-feira (15) uma fonte do Palácio do Planalto, e vai ocupar a Secretaria Geral de Governo.

O ex-presidente estar em Brasília para ter uma última conversa com Dilma para acertar o formato do trabalho que fará no governo.

Havia dúvidas sobre qual pasta o ex-presidente aceitaria, Casa Civil ou Secretaria de Governo, já que a Casa Civil teria, em tese, mais poder. Ao mesmo tempo, a Casa Civil inclui também uma grande parte administrativa que Lula não gostaria de ter que lidar para poder se concentrar no rearranjo político do governo.

EMERGÊNCIA

No final desta manhã, com a homologação e divulgação da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), a presidente convocou seus ministros mais próximos –entre eles José Eduardo Cardozo, da Advocacia-Geral da União, Jaques Wagner, da Casa Civil, Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, e o chefe de gabinete da Presidência, Giles Azevedo –para uma reunião de emergência, tentando avaliar o impacto das novas denúncias.

Dilma convocou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para dar explicações sobre as acusações de que teria oferecido dinheiro e ajuda a Delcídio, ex-líder do governo no Senado, para que ele não fizesse a delação.

De acordo com duas fontes palacianas, a presidente ficou assustada com o espectro da delação de Delcídio e sem condições de avaliar o impacto que as novas denúncias terão em seu governo. Na delação haveria uma gravação de Mercadante falando com um assessor próximo de Delcídio, Eduardo Marzagão, e oferecendo dinheiro para que o senador não fizesse a delação.

Guardas municipais de São Mateus, presos em Alto Alegre do Maranhão, são expulsos da corporação.

A população de São Mateus do Maranhão (180 km de São Luis), foi pega de surpresa na manhã de hoje (15), com a notícia espalhada via-rede social, sobre a participação dos guardas civis municipais George da Silva Vieira e Emanuel Brandão da Costa em assaltos praticados na vizinha cidade de Alto Alegre do Maranhão.

Dois jovens identificados como João Marcos Viana Coelho e Walter Pereira Brandão foram presos em flagrantes na noite de ontem (14) com diversos celulares roubados, dinheiro e duas armas de fogo, estes por sua vez afirmaram que as armas tinham sido fornecidas pelos guardas acima citados.

Segundo a polícia, os guardas citados foram presos e confessaram serem os responsáveis pelo fornecimento das armas para a prática de assalto, reveja aqui.

Repercussão
Como servidores público municipais e diante da confissão por parte dos guardas presos, o prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, se manifestou através de nota em que lamentou o envolvimento dos dois guardas municipais que "são filhos de pais e mães..., cidadãos e cidadãs de bem da nossa cidade, que por certo estão sofrendo demasiadamente", destacou o prefeito.

Ao final da nota o prefeito afirma: "desde já, estão os guardas envolvidos excluídos, em definitivo, da Guarda Municipal da nossa cidade".

O prefeito aproveitou para parabenizar o trabalho da Polícia Militar que sob o comando do Capitão Araújo realizou um eficiente trabalho e registrou apoio ao Comandante da Guarda Civil Municipal Sgt. Gilvan Alcântara no ato da prisão de seus subordinados.

Abaixo segue a íntegra da nota:

Lamento o episódio envolvendo 2 (dois) Guardas Municipais do nosso município e 2 (dois) jovens filhos de São Mateus do Maranhão/MA envolvidos em práticas delituosas no vizinho município de Alto Alegre do Maranhão/MA, todos, filhos de pais e mães de cidadãos e cidadãs de bem da nossa cidade, que por certo estão sofrendo demasiadamente. Infelizmente as drogas tem sido a causa da imensa maioria desses desvios, que todos nós devemos combater com veemência, especialmente tendo maior atenção com nossos filhos. Parabenizo o trabalho eficiente da Polícia Militar, tão bem conduzida pelo Capitão Araújo, bem como faço registrar todo o apoio do Comandante da Guarda, Gilvan Alcântara, no ato de prisão dos dois guardas da sua própria corporação.
Que a Polícia e a Justiça cumpram o papel de puni-los exemplarmente.
Da nossa parte, desde já, estão os guardas envolvidos excluídos, em definitivo, da Guarda Municipal da nossa cidade.

São Mateus do Maranhão, 15 de março de 2016.

Miltinho Aragão
Prefeito Municipal

Assaltantes são presos pela PM de Alto Alegre do Maranhão com armas de guardas municipais

Dois jovens foram presos em flagrantes na noite de ontem (14) em Alto Alegre do Maranhão, após serem identificados pela guarnição da Polícia Militar composta pelo sargento Feitosa e Soldado Assunção conseguiu os identificar e captura-los na rua Nice lobão, de estarem praticando assaltos naquela cidade.

A dupla foi identificada como sendo João Marcos Viana Coelho e Walter Pereira Brandão/fotos, com eles a guarnição da PM encontrou ao menos 9 (nove) aparelhos celulares, uma motocicleta, R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais) e duas armas de fogo.

O destacamento de Polícia Militar em Alto Alegre do Maranhão, é subordinada a 2ª Companhia de São Mateus, e comanda pelo Capitão Araújo, de acordo com as informações da polícia, o que surpreendeu os policiais, foi saber que após averiguação dos materiais apreendidos, os elementos afirmaram a polícia que as duas armas de fogo, pertenciam a dois guardas municipais da cidade de São Mateus e teriam sido fornecidas a dupla para a prática de assaltos.

Os guardas municipais George da Silva Vieira e Emanuel Brandão da Costa foram presos, na delegacia confessaram participação.

Em tempo - A Guarda Municipal de São Mateus abriu sindicância para apurar a conduta dos dois guardas, o que resultará na expulsão/exoneração dos mesmos.

14 de março de 2016

Petkovic é apresentado como novo treinador do Sampaio

O Sampaio Correa Futebol Clube já conta com o seu mais novo técnico, Petkovic e ele foi apresentado em grande estilo, na manhã desta segunda-feira, no CT José Carlos Macieira, com participação de toda a imprensa local, além da presença maciça da torcida Tricolor.

Petkovic chega ao clube cercado de expectativa, com o presidente Sergio Frota demonstrando total confiança no novo comandante: “O Pet não é uma aposta. É um investimento em um profissional dedicado, com larga experiência no futebol, cursos na Uefa, e, principalmente, muita vontade de trabalhar. Espero que a torcida apoie e se junte a nós nessa caminhada, que já começa no próximo domingo, em Imperatriz. O objetivo é vencer o segundo turno do Campeonato Maranhense. Não tem como pensarmos diferente”, frisou.

Descontraído na coletiva, Petkovic destacou o projeto apresentado pelo presidente e suas aspirações à frente da Bolívia Querida: “Vejo o Sampaio como um time com grandes possibilidades de crescimento, dirigido por pessoas ambiciosas, e que querem chegar longe no futebol. Isso foi determinante para chegarmos a um acerto e traçar os planos daqui pra frente”, frisou o novo treinador boliviano.

Já de olho na equipe dentro de campo, Pet fez uma breve análise do elenco que tem à disposição para começar a trabalhar: “Desde que cheguei, venho conversando direto com o presidente. Sei que o time precisa de alguns reforços, e vamos correr atrás. Com os campeonatos em andamento, as contratações se tornam um pouco mais complicadas, mas estamos tentando e, enquanto isso, seguiremos trabalhando com as peças que temos à disposição. O Sampaio possui bons valores, que, mesmo não tendo alcançado o objetivo no primeiro turno, ainda podem  render e nos ajudar bastante”, destacou Petkovic.

Da assessoria do SCFC

13 de março de 2016

"Não tenho pretensão de ser candidato por nenhum outro partido, só serei candidato se for pelo PSB", afirma Bira do Pindaré

Durante a plenária do Diretório Estadual do PSB ocorrido na manhã de hoje (13), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão o deputado estadual, Bira do Pindaré, aproveitou para fazer uma análise de conjuntura do atual momento do partido, com ênfase aos acontecimentos em torno da sigla na capital, principalmente no que diz respeito às articulações de bastidores que vem sendo feitas de forma orquestrada pelo senador Roberto Rocha.

Bira relembrou o período em que foi praticamente expulso do PT/MA, e dos convites recebidos pelos vários partidos à época, e de suas razões pela qual escolheu o PSB maranhense.

“Escolhi o PSB, pela identidade, por questões ideológicas e pela história do partido” destacou. Bira também lembrou aos presentes como que nasceu a ideia de se lançar pré-candidato a prefeito da capital. “Não vim [para o PSB] para dividir, vim para somar, vim como um soldado do partido. Não pedi para ser candidato a prefeito em nenhum momento, mas ouvindo e discutido internamente no partido, se percebeu o clamor e o consenso de se ter uma candidatura própria do partido em São Luis, foi aí que declarei aceitar ser candidato a prefeito em São Luis [nas eleições de 2016]”, lembrou.

Quanto ao movimento de bastidores por parte do senador Roberto Rocha de tentar filiar Eliziane Gama (Rede) na capital e Ildon Maques (PMN) em Imperatriz, Bira classificou de orquestração e disse ter sido surpreendido.

“Agora a gente é surpreendida por essa orquestração, que parece não ter pai nem mãe, mas a gente sabe quem está por trás e quais são as razoes, que é muito além das fronteiras aqui do partido, estão querendo colocar em risco um projeto que lutamos a vida inteira  para construir, que são as mudanças no Estado do Maranhão agora liderada pelo Governador Flávio Dino, querem colocar em risco tudo aquilo que lutamos com tanta garra combatendo o modelo concentrador de poder e riqueza que sempre existiu no Maranhão, agora querem colocar em risco tudo isso em nome de interesse pessoais, particulares, de vaidades, das coisas mais mesquinhas que existe dentro do ser humano”, avaliou.

Em conversa que teve recentemente com Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, Bira reafirmou de sua pretensão de concorrer à prefeitura da capital pela sigla nas próximas eleições. E lamentou a forma como vem sendo trabalhada a pretensa filiação de Eliziane Gama à sigla e desafiou dizendo que ela não aceitará se filiar ao partido.

“Eu tenho a absoluta certeza que esta senhora não aceite vim para o partido, duvido que ela queira comprar esta briga comigo, eu não vou abrir mão, não tenho pretensão de ser candidato por nenhum outro partido, só serei candidato se for pelo PSB, e ela vai ter que disputar comigo dentro do partido [caso se filie na sigla] nas regras da democracia. Eu não vou sair do PSB. Não aceito que pisem nas nossas cabeças, não aceito ser tratado com deslealdade, não aceito ser tratado de maneira sorrateira, para passar rasteira nas pessoas, isso não aceito”, desabafou o deputado alegando que não irá se submeter a decisões arbitrárias numa clara referência ao senador Roberto Rocha.

“Eu não acredito que uma pessoa possa ser tão desleal, tão desrespeitosa a esse ponto de se quer falar comigo, até agora não me deu um telefonema sequer, eu não posso acreditar que a pessoa seja tão pequena, tão mesquinha desse jeito, por isso é que eu não acredito que ela vai aceitar essa filiação ao PSB. Agora se isso [filiação de Eliziane no PSB] se confirmar, podem ter certeza que não vou esconder de ninguém a minha decepção”, concluiu Bira.


Bira do Pindaré, é deputado estadual eleito pelo PSB, estava à frente da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, esta semana ele se desligou da pasta e volta para a Assembleia Legislativa, seu retorno está marcado para a próxima terça-feira (15).

12 de março de 2016

Soldado da PM mata companheiro de farda dentro de viatura no interior do Maranhão.

Tragédia, é assim que se pode classificar a morte de um policial dentro de uma viatura da Polícia Militar na noite de ontem (11) em João Lisboa (12 km de Imperatriz), o soldado Erasmo que entrou na corporação em 2014, foi morto com vários tiros de pistola disparados pelo companheiro de farda identificado como Alexandre, este entrou este ano na corporação.
Segundo informações de outros militares que faziam parte da guarnição, Alexandre, conhecido por Xadu, teria surtado e em seguida matou o amigo de farda sem que o outro pudesse se defender, os tiros atingiram a nuca e as costas do PM Erasmo. Ainda de acordo com informações, Alexandre tinha uma certa rixa com a vítima.

11 de março de 2016

Governo lança conjunto de ações para fomento da agricultura familiar em 2016

O Governo do Estado deu mais um importante passo para a consolidação de uma economia inclusiva voltada para a produção familiar. Em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, nesta quinta-feira (10), o governador Flávio Dino anunciou as ações da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) para o ano de 2016, com o lançamento do calendário das Agritecs (Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão), a entrega do cartão Mais Agricultura Familiar, apoio às Feiras da Agricultura Familiar, além da entrega de carros e tratores para execução de políticas de inclusão produtiva rural das famílias em situação de extrema pobreza.

Dando continuidade às várias ações exitosas do ano de 2015, o governador Flávio Dino e o secretário da SAF, Adelmo Soares, anunciaram apoio às Feiras da Agricultura Familiar, que irão beneficiar cerca de 15 mil agricultores dos 30 municípios do Mais IDH e de 19 municípios que sediam as regionais da Agerp (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão) com a entrega de 642 kits de feiras, no âmbito dos programas ‘Mais Renda’ e ‘Mais Produção’.

Na solenidade, também foram lançadas as Agritecs 2016 que serão realizadas nos municípios de Codó, Grajaú, Zé doca, Viana e Chapadinha que englobam os territórios: Cocais; Pré-território do Médio Sertão;  AltoTuri e Gurupi; Campos e Lagos; e Baixo Parnaíba. A Feira é uma iniciativa do sistema de agricultura familiar em parceria com Embrapa, Sebrae, prefeituras municipais e movimentos sociais (MST, Miqcb, Aconeruq, Fetaema, Fetraf) que tem o objetivo de garantir o acesso do agricultor familiar ao conhecimento e a novas tecnologias.

O governador Flávio Dino ressaltou que essas ações visam fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar no Estado, tornando-os competitivos no mercado, agregando valores com foco na comercialização local e melhorando os índices de desenvolvimento humano dos municípios. “Nós temos a preocupação de garantir que esse processo chegue até o momento de expansão da produção, não só para que a família possa retirar o seu sustento, mas possa retirar daí também o seus excedentes que sejam comercializáveis, portanto agregando renda às famílias”, destacou.

Na ocasião, o governador realizou a entrega simbólica do cartão ‘Mais Agricultura Familiar’ que irá garantir o acesso ao fomento de R$ 2.700 a 3 mil famílias de agricultores familiares, totalizando R$ 8,1 milhões liberados. Ele entregou ainda cinco veículos para incremento da agricultura familiar do Baixo Parnaíba, adquiridas por meio do acordo de cooperação técnica com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social (MDS), além de três tratores para as cidades de Parnarama, Viana e Lago da Pedra.

10 de março de 2016

Dep. Humberto Coutinho é reeleito presidente da Assembleia Legislativa

Com votação aberta e nominal, o Plenário reelegeu, na manhã desta quinta-feira (10), em Sessão Extraordinária, o experiente deputado Humberto Coutinho (PDT) à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Os atuais presidente e vice-presidente da Casa, Humberto Coutinho (PDT) e Othelino Neto (PCdoB), a nova Mesa Diretora para o segundo biênio da 18ª legislatura, que terá mandato de 1º de fevereiro de 2017 até 31 de janeiro de 2019. 

Para os demais cargos foram eleitos: Fábio Macedo (PDT) – segundo vice-presidente: Josimar de Maranhãozinho (PR) – terceiro vice-presidente; Adriano Sarney (PV) – quarto vice-presidente; Ricardo Rios (PEN) – primeiro secretário; Stênio Rezende (PMB) – segundo secretário; Zé Inácio (PT) – terceiro secretário; e Nina Melo (PMDB) – quarto secretário. 

A chapa única – intitulada “União e Progresso” – foi eleita com o voto de 38 dos 42 deputados. Houve apenas quatro ausentes: Graça Paz (PSL), César Pires (DEM), Sousa Neto (Pros) e Edson Araújo (PSL).

A eleição da Mesa Diretora foi antecipada mediante o Projeto de Resolução Legislativa nº 781/2016, promulgado pelo Plenário na sessão da última terça-feira (8).

AGRADECIMENTOS
Logo após a proclamação do resultado da eleição, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, proferiu breve discurso, destacando a importância deste pleito, realizado mediante consenso entre deputados da base governista e da oposição.


“Esta manhã, para nós, tem um significado especial, que nos traz uma emoção renovada. Traduz este clima e este momento ímpar que estamos vivendo aqui nesta Casa. Agradeço o apoio de todos os deputados e deputadas, e faço questão de frisar a importância de se ter conseguido o consenso de todas as lideranças desta Casa e do conjunto dos parlamentares, tanto os da base governista quanto os da oposição”, declarou Humberto Coutinho.

Polícia Militar prende quadrilha de assaltantes de veículos em Alto Alegre do Maranhão

Policiais Militares do destacamento de Alto Alegre do Maranhão, área de atuação 2ª CPM do 15º BPM, prenderam na noite desta quarta-feira (9) e em flagrante uma quadrilha especializada em roubo de motocicletas. Os elementos presos foram identificados como: Leonardo jacinto Maciel, Rairo Henrique dos Santos romeu, Nazareno Nascimento Vieira e Lucas Anderson Andrade Rodrigues. Todos são da cidade de Bacabal-MA.

Após a polícia receber denúncia anônima dando informações de que os elementos acabara de tomar e assalto ao menos duas motos, foi iniciada uma perseguição aos suspeitos pela zona rural e num posto de combustível localizado as margens da BR-316, a polícia prendeu um dos elementos portando um revólver calibre 32, um outro suspeito foi preso nas imediações, ao retornar cidade, uma nova denúncia informava que outra motocicleta acabara de ser tomada de assalto em uma rua da cidade, a polícia agiu rapidamente prendendo mais dois acusados, todos os veículo roubados foram recuperados, ao chegar na Delegacia de Polícia, foi constatado que os elementos presos, integravam uma mesma quadrilha, que segundo a própria polícia, é especializada em roubo de veículos em sua maioria motocicletas.

9 de março de 2016

Moro, cadê a "condução coercitiva" de Aécio, citado em mais uma delação na lava-jato?

Por Altamiro Borges
Aécio Neves, já é considerado um dos nomes mais citados em delações da operação lava-jato

Desta vez, os vazamentos seletivos da Operação Lava-Jato, chefiada pelo "justiceiro" Sergio Moro, não conseguiram blindar totalmente Aécio Neves. Os jornais desta quarta-feira (2) informam - sem maior alarde, como sempre ocorre - que o cambaleante tucano foi citado na sinistra delação premiada do senador Delcídio do Amaral sobre o esquema de propina na Petrobras. Quatro membros da cúpula do PMDB, incluindo o presidente do Senado, Renan Calheiros, também foram mencionados,

No caso do presidente do PSDB, que até hoje não engoliu a surra nas urnas em 2014, esta é a quinta vez que ele é citado nos depoimentos da Lava-Jato. Anteriormente, o doleiro Alberto Youssef, o entregador de Carlos Alexandre de Souza Rocha, o lobista Fernando Mouro e o ex-deputado Pedro Corrêa já tinham acusado Aécio Neves de participar do esquema de corrupção na Petrobras e outras estatais, como Furnas. Todas estas denúncias, porém, logo foram abafadas pela mídia tucana e não resultaram em nenhuma ação concreta do Ministério Público Federal e do carrasco Sergio Moro.

Diante da notícia bombástica, o cambaleante tucano se apressou em desqualificar o "vazamento". Em vídeo postado na manhã desta quarta-feira na internet, Aécio Neves afirmou que a suposta delação "é mais uma tentativa de vincular a oposição, e claro, sempre, o meu nome, à Operação Lava-Jato... Outras tentativas já ocorreram e foram arquivadas porque foram desmascaradas, porque eram falsas. Esse escândalo tem DNA: é do PT e de seus aliados". Ainda posando de vestal da ética, ele convocou os seus fieis seguidores a participaram da marcha golpista deste domingo. Haja cinismo!

Na semana passada, a mídia oposicionista fez o maior estardalhaço com o vazamento de trechos bem selecionados da suposta delação premiada de Delcídio Amaral. Isto serviu para criar o clima para a ação criminosa do juiz Sergio Moro, que determinou a "condução coercitiva" do ex-presidente Lula, de seus familiares e assessores. Será que agora o "justiceiro" vai acionar 200 agentes fortemente armados da Polícia Federal e outros recursos para solicitar a "condução coercitiva" de Aécio Neves? Lógico que não! O esforço, novamente, será para abafar a denúncia - que "não vem ao caso".

Dia Internacional da Mulher é marcado por homenagens e sorteio de prêmios em São Mateus

O dia 8 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, foi marcado em São Mateus por um grande evento realizado pela secretaria da Mulher, em parceria com demais secretarias e organismos da prefeitura de São Mateus.
Em destaque a secretária adjunta da Mulher, Maria das Dores, o prefeito Miltinho e a secretária Millete
Uma grande homenagem foi feita as mulheres são-mateuenses, que além de serem homenageadas, participaram de diversas atividades na praça Raimundo Artur. Um sorteio de brindes também marcou a programação que contou com a presença da secretária da Mulher, Millete Costa, sua Adjunta Maria das Dores, a Dorinha, o prefeito Miltinho Aragão, além de vários secretários municipais.

O evento já virou marca registrada da secretaria da mulher na cidade. A mulherada por sua vez, aguarda com expectativa, tendo em vista a marca da credibilidade que ganhou cada evento da prefeitura de São Mateus.

8 de março de 2016

Polícia Militar prende dupla de arrombadores de residências em São Mateus

Polícia apreendeu um menor e prendeu o Bombado, a dupla é suspeita de pratica arrombamentos em residências em São Mateus
Policiais da 2ª CPM do 15º BPM em São Mateus, prendeu na tarde de hoje (8), Kadu Eduardo Marcos da Silva, conhecido por "bombado" e apreendeu o menor de idade L. A. A., a dupla é suspeita de praticar diversos arrombamentos a residências, a prisão em flagrante ocorreu na Rua da Liberdade, centro da cidade.

A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima, informando que a dupla acabara de praticar um roubo após arrombar uma residência, de imediato, uma guarnição foi deslocada até local informado quando se deparou a dupla denunciada.

Durante a abordagem policial, foi encontrado um facão e dois celular, segundo a polícia, os aparelhos de telefonia, foram furtados no último arrombamento praticado pela dupla. Ainda de acordo com as informações policiais, Bombado, já tem passagens pela polícia por outros arrombamentos na cidade.

A dupla foi apresentada sem lesões na Delegacia de Polícia onde foram reconhecidos pelas vítimas.

Após o Salangô, agora é a vez do Tabuleiro de São Bernardo ser retomado com produção agrícola irrigada no MA

O governador Flávio Dino assinou, na tarde desta segunda-feira (7), um termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs), que prevê a parceria dos órgãos para a retomada do fomento agrícola no ‘Tabuleiros de São Bernardo’, na região do Baixo Parnaíba. A primeira fase de revitalização do projeto envolve os municípios de Araioses e Magalhães de Almeida, e planeja utilizar uma área de 5 mil hectares – de área total de 11 mil hectares – para a fruticultura irrigada, com a mescla de agricultura familiar e empresarial.

Projeção feita pela gestão da agricultura no Maranhão aponta que, com o aproveitamento total da capacidade produtiva e o uso adequado de tecnologias, será possível atingir um patamar maior de qualidade do produto, com uma média anual de rendimento de até R$ 9 bilhões. De acordo com o governador Flávio Dino, a implementação efetiva do projeto, após 30 anos desde a criação, representa avanços econômicos e sociais, além de reforçar a crença na vocação produtiva local.

“Retomar o Tabuleiro de São Bernardo significa dizer que o Maranhão pode dar certo, diferente do que o Brasil se acostumou a ouvir sobre o nosso estado; mas também possui um significado econômico, porque, com décadas de abandono, nos tornamos grandes exportadores de gente e de dinheiro e grandes importadores de alimentos. Precisamos ter a capacidade de propiciar segurança alimentar para o nosso povo e um fluxo de comércio que não seja tão danoso à economia maranhense”, comentou o governador.

Segundo o governador Flávio Dino, o Estado do Maranhão gasta mais de R$ 1 bilhão por ano na aquisição de alimentos básicos, como leite e derivados, frutas, verduras e hortaliças, volume de capital que pode ser revertido para geração de riqueza e circulação de capital internamente. “Este também é um projeto de importância social, porque permite a circulação de riquezas a partir do que está ao alcance de nossa mão, a agricultura, por exemplo, de onde podemos ampliar o nosso PIB com a velocidade que precisamos para fazer face à expansão das políticas sociais e serviços públicos”, explicou.

Segundo o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs), Walter Gomes, a partir da parceria interinstitucional, será possível ampliar a produtividade e vislumbrar novos investimentos. “O Governo do Estado demonstrou boa vontade em assumir o controle desse projeto. Fizemos uma solução conciliadora, que é a criação de um grupo de trabalho para discutir o projeto. Acredito que essa solução de cooperação técnica vai formar um novo princípio de como desenvolver melhor a agricultura familiar, inclusive para outros estados com quem temos parceria”, opinou Gomes.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Marcio Honaiser, reiterou a ideia de que os arranjos produtivos locais dos ‘Tabuleiros de São Bernardo’ sejam capazes de permitir um novo cenário para a agricultura maranhense, porque apresenta pré-condições essenciais, como água abundante, condições climáticas e solo favoráveis.

“Esse convênio que assinamos hoje vai permitir uma gestão compartilhada para que esse potencial possa trazer resultados concretos para nossa região. Teremos espaço para que todos possam crescer e ajudar o desenvolvimento do nosso estado, diminuindo importações de frutas, verduras e hortaliças”, comentou. Na região dos Tabuleiros de São Bernardo, a fruticultura prioriza o cultivo de banana, coco, mamão, acerola, laranja, tangerina, goiaba e melancia, além de milho e feijão.

7 de março de 2016

30 veículos roubados já foram recuperados pela 2ªCPM do 15º BPM em São Mateus

Os números já chegam a 30 (trinta) veículos roubados, recuperados pela 2ª Companhia de Polícia Militar do 15º BPM em apenas oito (8) meses sob o comando do capitão Araújo, a companhia é sediada em São Mateus do Maranhão e abrange também a cidade de Alto Alegre do Maranhão. 
Moto com registro de roubo, é encontrada no povoado São Benedito em São Mateus
Na noite do último sábado (5), mais um veículo foi recuperado, trata-se de uma motocicleta modelo Pop. Uma denúncia anônima, dando conta que no povoado São Benedito (zona rural de São Mateus) uma moto sem placa estava sendo utilizada por um homem identificado como Francisco Gabriel Moraes da Silva, e este por sua vez, só fazia uso do veículo naquela localidade. O que levantou suspeita dos policiais que atenderam a ocorrência.

Chegando ao endereço do denunciado, o mesmo ao perceber a aproximação da viatura se evadiu pelos fundos da casa, tomando rumo ignorado. Um familiar informou a polícia que o acusado teria comprado a moto pelo preço de R$ 1.500,00 reais, porém não tinha os documentos do veículo.

O veículo foi apreendido ao pátio da 2ª CPM, e ao ser feita a verificação do veículo no Inforseg, foi constatado que a motocicleta era roubada.

O verdadeiro proprietário do veículo foi localizado, identificado e orientado sobre os procedimentos para recebimento da moto.

Dom João Muniz é ordenado bispo da Prelazia de Xingu - PA, ordenação aconteceu em São Luis

Dom João Muniz Alves foi ordenado bispo da Prelazia de Xingu-PA, em cerimônia realizada neste sábado (5) no Ginásio Castelinho, em São Luís.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades de São Luís e representantes e membros das 12 dioceses do Maranhão. Caravanas de vários municípios prestigiaram a Ordenação Episcopal. 
Da Prelazia do Xingu, no Pará, 60 pessoas viajaram de ônibus cerca de 28 horas de viagem para acompanhar a ordenação daquele que será seu novo bispo. Nos últimos 35 anos, a prelazia ficou sob a responsabilidade de Dom Erwin, que teve seu pedido de renúncia acolhido pelo Papa Francisco, Dom Erwin esteve à frente da Prelazia do Xingu por 35 anos, e nomeou o maranhense, e até então Frei, João Muniz Alves para a função.

Dom Erwin e Dom João antes da celebração da ordenação episcopal

Para o grupo, as expectativas com o novo bispo são grandes, mas eles também estão certos da capacidade de Dom João Muniz Alves. “Aquela é uma região onde existem muitos conflitos de terra, problemas sociais como pedofilia e problemas raciais. Agora, temos um bispo negro que vem substituir Dom Erwin Kräutler, que fez um trabalho belíssimo. É muito gratificante. Estamos com uma expectativa grande e ele já nos mostrou que tem capacidade intelectual e espiritual”, declarou Heitor Zanelato.