SAÚDE

19 de fevereiro de 2016

Prefeitura esclarece poda de árvores em São Mateus

Após alguns dias da poda, árvores já começam a se recompor ao longo da Av. Antonio Aragão em São Mateus
A Prefeitura Municipal de São Mateus, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está realizando poda acentuada e direcionada nas árvores da principal avenida da cidade. A forma de poda foi realizada em árvores reduzindo o volume da copa das mesmas, diminuindo o risco de queda e a interferência em equipamentos públicos, iluminação pública e até mesmo passagem de pedestre veículos.

Várias árvores já receberam este tipo de poda, e voltarão é claro,como de costume, e com mais vigor, melhorando ainda mais a qualidade das mesmas e até mesmo a qualidade de vida dos próprios moradores, alguns inclusive têm solicitado a poda de árvores próximas as suas residências e/ou estabelecimentos comerciais.

A poda embeleza a cidade, padroniza às arvores dando mais longevidade às mesmas. É saudável para a espécie ser aparada.

O serviço como era de se esperar, gerou polêmica entre membros da 'oposição', de duas coisas uma "ou estes opositores estavam torcendo por uma tragédia [uma destas árvores antigas caíssem sobre veículo ou pedestres casando danos imagináveis ao longo da Av. Antonio Aragão, ou a 'zum-zum-zum' é simplesmente eleitoreiro?", mas esta é uma discussão que não nos atrai e muito menos será aqui tratada, por não merecer atenção aqui.


Para retratar este serviço de poda, trago como exemplo a cidade de Itiquira no Mato Grosso, conforme imagem acima, lá a dois meses atrás a prefeitura também realizou a poda igualmente hoje se está fazendo em São Mateus, resultado, as árvores já estão se recompondo.
De tal modo que pela falta de poda de árvores, anualmente centenas de cidades sofrem ao contabilizar prejuízos por não terem realizado tal serviço, que o diga a capital maranhense e muitas outras cidades que são vítimas de ataques da imprensa quando uma tragédia anunciada acontece.

Mas a prefeitura de São Mateus não se exitou de esclarecer à população o motivo deste serviço, abaixo você confere na íntegra a nota emitida na tarde de ontem pela assessoria de comunicação da Prefeitura de São Mateus.


Em resposta ao questionamento de populares quanto a poda das árvores!

Em primeiro lugar é importante frisar que as podas realizadas visam garantir a recomposição natural das árvores, com menos peso das suas galhas quando de suas restaurações, evitando que em razão do tempo em sua imensa maioria são árvores antigas e já frágeis, podendo ser arrancadas ou derrubadas com os fortes ventos em face das constantes chuvas, fato que já ocorreu com várias delas já este ano, um exemplo foi de uma mangueira na Av. Antonia Portela e de pelo menos cinco (5) outras no curso da Avenida. Portanto, o corte não visa destruí-las, mas sim, garantir a sua restauração com menos copa para que suas raízes suportem o peso.
O tempo médio para o restabelecimento de uma copa é de seis (6) meses, sendo o período oportuno o das chuvas, como é o caso, não havendo risco do restabelecimento, mas os motivos não param por aí; a copa grande e quantidade destas muito próximas, estavam prejudicando a luminosidade das ruas e calçadas, facilitando delinquentes a praticarem assaltos neste perímetro. Assim, vários comerciantes e pessoas da região da avenida, como por exemplo o Sindicato dos Arrumadores, pediram por estas podas, por entenderem ser positivo diante dos aspectos acima elencados.
Por fim, lembrar que em uma das várias fortes chuva acompanhada de ventania que tivemos na cidade, foi registrado a queda de uma torre de celular e 5 árvores. No Estado de Santa Catarina recentemente, diversas árvores antigas de avenidas foram arrancadas por fortes chuvas, acompanhadas de ventos fortes, com vítimas fatais e muitos prejuízos de ordem material, desse modo, antes que fosse realizado estas podas, por certo o Município através do Departamento de Urbanismo e Limpeza Pública, o fez pensando na segurança e no urbanismo da cidade, sobretudo a segurança do cidadão e cidadã, pelo que apresenta as suas justificativas e pede a compreensão de todos.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Mateus
Tempo de Reconstruir

Nenhum comentário: