29 de fevereiro de 2016

Imagem do dia: Em Brasília, prefeito Miltinho é recebido pelo Ministro da Educação

Prefeito Miltinho, ministro Aloísio Mercadante e o secretário Ivo Rezende,
após audiência no Ministério da Educação em Brasília
O prefeito de São Mateus do Maranhão, Miltinho Aragão (PSB) foi recebido agora pouco pelo Ministro da Educação, Aloísio Mercadante em Brasília.
Ao ministro, Miltinho apresentou uma série de reivindicações que visa beneficiar a população de São Mateus na área da educação como:

  • Liberação do recurso para construção de duas (2) creches com doze (12) salas;
  • Liberação do recurso para conclusão da obra de construção da Quadra Poliesportiva da Vila Lobão;
  • Pedido de aquisição de novos ônibus escolares;
  • Recursos para construção de novas escolas na sede e zona rural;
  • E aquisição de novos equipamentos escolares: carteiras, ar-condicionados, quadros...

Por telefone, o prefeito Miltinho conversou com o jornalista Jonatas Carlos, sobre o resultado do encontro com o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante.
"Foi um encontro bastante proveitoso, haja vista que fomos recebidos pessoalmente pelo Ministro da Educação, senhor Alísio Mercadante, viemos até ele, apresentar nossos pleitos, pois queremos melhorar ainda mais a qualidade da rede municipal de ensino, mas para isso precisamos de recursos, e isso nos foi assegurado pelo próprio ministro, que nos garantiu que todos os nossos pleitos são viáveis de serem atendidos e que a grande maioria serão atendidos ainda neste primeiro semestre", garantiu Miltinho.
O prefeito Miltinho, cumpre de hoje (29) até a próxima quinta-feira, uma extensa agenda na capital federal, o secretário de Administração e Finanças de São Mateus, Ivo Rezende acompanha o prefeito.

"A Globo não é dona do Brasil", diz âncora demitido

DANIEL CASTRO - O jornalista Sidney Rezende, 57 anos, falou pela primeira vez neste final de semana sobre sua demissão da GloboNews em novembro do ano passado, sem direito a comunicado de despedida. Diante de 600 pessoas, em uma premiação dos melhores do Carnaval do Rio de Janeiro, Rezende fez no sábado (27) à noite um duro discurso contra a Globo, onde trabalhou durante mais de 20 anos. Disse que a emissora está "extrapolando os seus limites" e "impedindo que as expressões populares do nosso país funcionem de uma maneira mais clara". "A Globo não é dona do Brasil, a Globo não é dona do Carnaval, a Globo não é dona do futebol", bradou, propondo um "questionamento de competência" da emissora.

Jornalista respeitado nos meios profissional e acadêmico, Rezende foi o criador do modelo de programação da rádio CBN e um dos fundadores da GloboNews. Ele foi dispensado pela Globo em 13 de novembro, um dia depois de publicar em seu site, o SRZD, um texto em que criticava a obsessão dos jornalistas por notícias ruins e pela aposta no impeachment da presidente Dilma Rousseff como "único caminho para a redenção nacional". Seu afastamento, no entanto, teve mais a ver com a renovação dos apresentadores da GloboNews e com uma movimentação para acomodar Christiane Pelajo, afastada um mês antes do Jornal da Globo. O novo telejornal de Pelajo, a partir de hoje (29), vai ocupar o mesmo horário de Rezende.

O contrato de Rezende com a Globo só venceu ontem. Por isso, o jornalista ficou em silêncio até o último sábado. Aproveitou a premiação do Carnaval que seu site promove para expor seu posicionamento diante da emissora e anunciar que, em março, vai se engajar em um projeto ambicioso que unirá televisão, rádio e internet. Foi a primeira vez que Rezende fez uma crítica contundente à Globo em público (embora sempre as tenha feito em conversas reservadas).

A fala de Rezende foi uma reação ao que ele chama de interferência da Globo nos horários do futebol e dos desfiles das escolas de samba. "A Globo está ultrapassando os seus limites como meio de comunicação no momento em que interfere em horários de festividades, nas partidas de futebol, nos desfiles das escolas de samba, quando adéqua as festividades populares a uma grade de programação de seu interesse", explicou ao Notícias da TV.

Para o jornalista, o prestígio da Globo "tomou um viés que acabou sufocante para as expressões culturais". Rezende afirma que, como detentora da transmissão, a Globo tem todo o direito de exigir um bom espetáculo. No caso do Carnaval, pode determinar quantas câmeras e quantos microfones captarão a transmissão, mas não impor o ritmo e o tempo do desfile, como vem gestando nos bastidores. "Ela [a Globo] não pode interferir no processo de criação de maneira sufocante", afirma.

Em seu discurso, Rezende fez questão de ressaltar as qualidades da rede de TV. "A Globo é uma das joias da Coroa do Brasil, é uma das empresas mais importantes da comunicação, tem grandes inteligências", afirmou. O jornalista também ressalta que não tem mágoas da emissora, que não é uma "viúva". O que defende, a partir de hoje, é uma "alternativa a este modelo único". Sem revelar detalhes, diz que seu novo projeto profissional será uma dessas alternativas, algo "ambicioso" que irá "ao  encontro do espírito público". "Não estou criando nada deliberadamente contra a Globo. Não sou viúva da Globo. Estou contra o olhar único", diz.

Sobre sua demissão da GloboNews, Rezende foi econômico. Afirmou em seu discurso, em um salão do hotel Windsor Barra, que foi uma "decisão absolutamente tranquila", porque entende "que toda empresa tem o direito de fazer o que quiser em relação aos seus funcionários". Na época em que foi demitido, no entanto, Rezende não concordou com uma nota oficial em que seria dito que ele estava saindo da emissora a pedido, para cuidar de seu site. Acabou ficando sem a despedida em que o diretor geral de jornalismo, Ali Kamel, enumera as qualidades profissionais do dispensado

Procurada, a Globo não quis comentar as declarações de Rezende.

25 de fevereiro de 2016

Solto, ex-prefeito de Santa Inês suspeito de praticar estupro, tentará retornar ao cargo

O ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, suspeito de estuprar uma jovem naquela cidade, foi solto nesta quinta-feira (25), graças a uma decisão do TJ-MA, que decidiu substituir a prisão preventiva por medidas alternativas de comparecimento mensal em juízo.

Ao deixar o presídio. o ex-prefeito foi direto para a sede do TJ se apresentar e informar a justiça o seu retorno à cidade de Santa Inês.

Ribamar agora tentará reassumir a prefeitura, missão que não será tão fácil. Pois o juiz Alessandro Figueiredo, da 1ª Vara da Comarca de Santa Inês, determinou a posse do vice-­prefeito, Edinaldo Dino (PT), e desconsiderou licença de 30 dias concedida pelo legislativo municipal ao gesto afastado. Ele estava preso desde o dia 29 de janeiro. 

Filiação suspensa
A Executiva Estadual do PSB no Maranhão recomendou ao Diretório Nacional a suspensão do prefeito afastado de Santa Inês, Ribamar Alves, dos quadros da legenda. A sugestão da direção maranhense do partido é que a suspensão ocorra enquanto o socialista estiver respondendo ao processo.
No comunicado, o partido afirma repudiar crimes como os imputados a seu filiado. “O partido repudia de forma veemente quaisquer atitudes que atentem contra a dignidade das mulheres, prática que considera hedionda”, completa.

24 de fevereiro de 2016

Prefeitura promove mobilização de combate ao aedes aegypti em São Mateus

Por meio da secretaria de Saúde, a prefeitura de São Mateus do Maranhão promove no próximo sábado (27) um dia mobilização para o combate ao mosquito aedes aegypti com o tema: juntos contra a dengue, chikungunya e zika, aqui não!.

As atividades integram um esforço do governo municipal no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Profissionais ligados à secretaria de Saúde, irão distribuir material informativo a população orientando os mesmos aos cuidados básicos que cada cidadão deve tomar para evitar a proliferação do mosquito.

23 de fevereiro de 2016

Polícia Militar de Alto Alegre do Maranhão recupera mais uma moto roubada

Policiais do Destacamento da Polícia Militar  - DPM de Alto Alegre do Maranhão recuperaram mais uma motocicleta fruto de roubo na cidade.

Na madrugada desta terça-feira (23), os policiais receberam uma denúncia anônima, informando que elementos não identificados teriam arrombado uma residência e roubado uma moto modelo da marca Yamara, modelo Factor de cor prata, placa NHB 5369.

De posse destas informações, a guarnição composta pelo Sgt. J. Costa, Cb. Marques e Sd. Eugênio se descolou até o endereço informado na denúncia, e após ouvir relato da vítima, iniciaram uma verdadeira caça aos suspeitos e ao veículo roubado.

Já durante a manhã, o veículo foi localizado abandonado em uma via pública da cidade, a moto foi recolhida ao pátio do destacamento da PM e em seguida entregue a proprietária.
Com mais esta moto recuperada pela PM de Alto Alegre do Maranhão, chega a vinte e sete (27) motocicletas recuperadas pelas guarnições da 2ª Companhia de Polícia Militar do 15º BPM comandada pelo Cap. Araújo que abrange as cidade de Alto Alegre do Maranhão e São Mateus [sede da 2ªCPM].

A população por sua vez, agradece o trabalho incansável destes policiais que sem medir esforços, atuam para conter o aumento da criminalidade na região.

Andrearuth Sousa apresenta proposta de recuperação do ecossistema do Rio Mearim em São Mateus

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Renováveis de São Mateus, Andrearuth Souza se reuniu em audiência com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, na sede da SEMA em São Luis nesta segunda-feira (22).

Na pauta estavam discussões sobre um desvio do curso do Rio Mearim nas mediações dos povoados Água Preta (São Mateus) e Sobradinho (Bacabal), o que num futuro não muito distante, poderá causar danos irreparáveis.


Andrearuth, apresentou uma proposta ao secretário Marcelo Coelho, em que há sugestões daquilo que pode ser feito para contenção na área do desvio do curso das águas do Rio, com o objetivo de aumentar a velocidade e o volume de água, sem prejudicar o ecossistema e população ribeirinha da região.
"A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Renováveis de São Mateus, está sensibilizada com a problemática e está pronta para contribuir com os órgãos competentes reunidos aqui, e para isso apresentamos nossas propostas a secretaria de Estado, no intuito de amenizar os impactos ambientais gerados devido a formação de um desvio de natureza antrópica [causada pela atuação humana], que ao longo de décadas vem causando sérios problemas ambientais, e que infelizmente nenhuma outra gestão municipal se preocupou em buscar soluções para a problemática existente", pontuou a secretária.
A área do Rio afetado pelo desvio, compreende o limítrofe dos municípios de São Mateus e Bacabal.
Participaram da audiência o superintendente de Recursos Hídricos, Raimundo Medeiros, o secretário adjunto de Estado de Agricultura e Pecuária, Edjahilson Souza, Antonio Valente representante da Administração de Hidrovias do Nordeste, secretário de Meio Ambiente de Bacabal Anderson Viana, além de representante da HUESKER Engenharia Ambiental e Sonaldo Piancó. 



Prefeitura de São Mateus lança curso pré-universitário

Prefeito Miltinho durante discurso no lançamento do curso pré-universitário na mesa das autoridades

Por meio da secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, a prefeitura de São Mateus lançou na noite desta segunda-feira (22) o Curso Pré-Universitário Municipal, destinado aos jovens alunos oriundos da rede pública [municipal e estadual] de ensino.

Segundo o coordenador do projeto, secretário adjunto de Cultura, Turismo e Juventude, Altemir Miranda, o curso pré-universitário municipal se adéqua às mudanças ocorridas no processo de inserção de alunos no ensino superior, preparando-os para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
"Este audacioso projeto visa preparar nossos jovens estudantes são-mateuenses que estão concluindo o ensino médio para o Enem, e é direcionado àqueles que não tem recursos financeiros, oferecendo assim condições aos mesmos de concorrer em igualdade por vagas oferecidas pelas universidades públicas e privadas", disse Altemir.

Já o prefeito Miltinho destacou a importância deste projeto na vida dos estudantes que neste ano concluem o ensino médio. Para ele, poder sancionar e executar esse projeto é uma forma de oferecer a estes estudantes, uma oportunidade que nunca foi oferecida por uma gestão municipal em toda a história desta cidade.
"Quando eu era jovem estudante aqui em São Mateus, não tive essa oportunidade que vocês estão tendo [graças ao nosso governo], a partir de agora, vocês poderão disputar de igual pra igual com alunos das capitais que estudam em escolas bem mais avançadas, poderão dar orgulho ao pais de vocês e a vocês mesmo", destacou o prefeito.
Miltinho ainda parabenizou o vereador Celgiano autor do projeto e os demais vereadores pela aprovação, e falou do orgulho em poder contribuir com este importante momento em que serão inseridos estes estudantes, uma semente que hoje plantada, irá gerar uma colheita de profissionais no futuro.
"Plantamos hoje aquilo que vamos colher amanhã, pois vocês [estudantes] serão o médico, o advogado, o engenheiro, o professor, o assistente social do amanhã e terão orgulho em dizer - eu consegui - e nós do governo 'Tempo de Reconstruir' teremos a alegria e o orgulho de ter contribuído com a vitória de vocês e com o futuro desta cidade" concluiu.
Garantido pela prefeitura, o curso "pré-universitário municipal" será gratuito e as inscrições começam na próxima quarta-feira (24) nos seguintes locais: Secretaria de Cultura Turismo e Juventude (ao lado do Centro Administrativo), Secretaria de Educação (ao lado da Guarda Civil Municipal), Centros de Ensino Alves Cardoso (centro), Augusto Barros (Avenida) e São José (Piqui). Para se inscrever, os interessados deverão se apresentar nos locais acima munidos de RG, CPF e comprovante de residência. As aulas terão início em abril.

O lançamento do projeto aconteceu no auditório [lotado] do colégio São Francisco no centro da cidade e contou também com a participação de diversos secretários municipais, assessores de governo, vereadores, centena de jovens estudantes e comunidade em geral.

22 de fevereiro de 2016

Alô jovens estudantes, a prefeitura de São Mateus lança hoje (22) o Programa "Pré-Universitário"

Por meio da secretaria de Cultura, Turismo e JUVENTUDE, a prefeitura de São Mateus, lança logo mais às 19h desta segunda-feira (22) no auditório do Colégio São Francisco, rua Benu Lago - centro, o "Projeto Pré-Universitário: o futuro começa agora!", que irá proporcionar aos jovens estudantes da rede pública de ensino da cidade apoio educacional por meio de cursinho preparatório para o Enem.

Não perca e participe do lançamento do programa que irá revolucionar a preparação dos jovens estudantes ao ensino Superior, na oportunidade você ficará por dentro de tudo o que vai ser oferecido neste novo programa de governo da prefeitura de São Mateus.

19 de fevereiro de 2016

Prefeitura esclarece poda de árvores em São Mateus

Após alguns dias da poda, árvores já começam a se recompor ao longo da Av. Antonio Aragão em São Mateus
A Prefeitura Municipal de São Mateus, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está realizando poda acentuada e direcionada nas árvores da principal avenida da cidade. A forma de poda foi realizada em árvores reduzindo o volume da copa das mesmas, diminuindo o risco de queda e a interferência em equipamentos públicos, iluminação pública e até mesmo passagem de pedestre veículos.

Várias árvores já receberam este tipo de poda, e voltarão é claro,como de costume, e com mais vigor, melhorando ainda mais a qualidade das mesmas e até mesmo a qualidade de vida dos próprios moradores, alguns inclusive têm solicitado a poda de árvores próximas as suas residências e/ou estabelecimentos comerciais.

A poda embeleza a cidade, padroniza às arvores dando mais longevidade às mesmas. É saudável para a espécie ser aparada.

O serviço como era de se esperar, gerou polêmica entre membros da 'oposição', de duas coisas uma "ou estes opositores estavam torcendo por uma tragédia [uma destas árvores antigas caíssem sobre veículo ou pedestres casando danos imagináveis ao longo da Av. Antonio Aragão, ou a 'zum-zum-zum' é simplesmente eleitoreiro?", mas esta é uma discussão que não nos atrai e muito menos será aqui tratada, por não merecer atenção aqui.


Para retratar este serviço de poda, trago como exemplo a cidade de Itiquira no Mato Grosso, conforme imagem acima, lá a dois meses atrás a prefeitura também realizou a poda igualmente hoje se está fazendo em São Mateus, resultado, as árvores já estão se recompondo.
De tal modo que pela falta de poda de árvores, anualmente centenas de cidades sofrem ao contabilizar prejuízos por não terem realizado tal serviço, que o diga a capital maranhense e muitas outras cidades que são vítimas de ataques da imprensa quando uma tragédia anunciada acontece.

Mas a prefeitura de São Mateus não se exitou de esclarecer à população o motivo deste serviço, abaixo você confere na íntegra a nota emitida na tarde de ontem pela assessoria de comunicação da Prefeitura de São Mateus.


Em resposta ao questionamento de populares quanto a poda das árvores!

Em primeiro lugar é importante frisar que as podas realizadas visam garantir a recomposição natural das árvores, com menos peso das suas galhas quando de suas restaurações, evitando que em razão do tempo em sua imensa maioria são árvores antigas e já frágeis, podendo ser arrancadas ou derrubadas com os fortes ventos em face das constantes chuvas, fato que já ocorreu com várias delas já este ano, um exemplo foi de uma mangueira na Av. Antonia Portela e de pelo menos cinco (5) outras no curso da Avenida. Portanto, o corte não visa destruí-las, mas sim, garantir a sua restauração com menos copa para que suas raízes suportem o peso.
O tempo médio para o restabelecimento de uma copa é de seis (6) meses, sendo o período oportuno o das chuvas, como é o caso, não havendo risco do restabelecimento, mas os motivos não param por aí; a copa grande e quantidade destas muito próximas, estavam prejudicando a luminosidade das ruas e calçadas, facilitando delinquentes a praticarem assaltos neste perímetro. Assim, vários comerciantes e pessoas da região da avenida, como por exemplo o Sindicato dos Arrumadores, pediram por estas podas, por entenderem ser positivo diante dos aspectos acima elencados.
Por fim, lembrar que em uma das várias fortes chuva acompanhada de ventania que tivemos na cidade, foi registrado a queda de uma torre de celular e 5 árvores. No Estado de Santa Catarina recentemente, diversas árvores antigas de avenidas foram arrancadas por fortes chuvas, acompanhadas de ventos fortes, com vítimas fatais e muitos prejuízos de ordem material, desse modo, antes que fosse realizado estas podas, por certo o Município através do Departamento de Urbanismo e Limpeza Pública, o fez pensando na segurança e no urbanismo da cidade, sobretudo a segurança do cidadão e cidadã, pelo que apresenta as suas justificativas e pede a compreensão de todos.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Mateus
Tempo de Reconstruir

18 de fevereiro de 2016

Empossado novo prefeito de Santa Inês

Novo prefeito presta juramento na câmara de vereadores de Santa Inês. Foto: Hudson Braz
O Imparcial - A Câmara Municipal de Santa Inês deu posse, na manhã desta quinta-feira, ao novo prefeito Ednaldo Alves Lima (PT), após intervenção da Justiça. A decisão reconhece afastamento do ex-prefeito Ribamar Alves (PSB) que permanece preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas por suspeita de estupro.

A Justiça determinou que o presidente Câmara Municipal de Santa Inês, Orlando Mendes,(PDT) anula-se a sessão da última segunda-feira e empossa-se o vice-prefeito Ednaldo Alves Lima, o Dino (PT).

Posse de Ednaldo Lima prefeito de Santa Inês
A decisão foi proferida na noite de terça-feira, dia 16, mas só foi publicada ontem. No texto, o juiz Alessandro Bandeira Figueiredo analisou a acusação de ilegalidade na realização da sessão de segunda-feira e ratificou o argumento da assessoria jurídica de Ednaldo Lima.

“[...] há elementos indiciários de que a sessão em que fora concedida licença a ele padece de vícios de nulidade[...] há de ser bem analisada a licença concedida ao Prefeito em tela, pois, pelo menos à primeira vista, parecemos que [...] a licença para tratar de interesse particular não se adequaria à situação do alcaide de Santa Inês/MA, pois o seu estado atual de custodiado não se coaduna com o instituto da licença concedida, e isso por razões óbvias, eis que é fisicamente inviável que alguém que esteja preso possa, de forma eficaz, gozar de licença para resolver problemas particulares”.

17 de fevereiro de 2016

Justiça de Santa Inês determina posse imediata do vice-prefeito

Marrapa - Em resposta ao Mandado de Segurança impetrado na terça-feira (16), na Comarca de Santa Inês, o juiz Alessandro Bandeira Figueiredo determinou que o vice-prefeito Edinaldo Dino, do PT, seja empossado imediatamente pelo presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Orlando Mendes (PDT).

Santa Inês está sem prefeito a 18 dias, desde que o prefeito Ribamar Alves (PSB) foi preso em flagrante por abusar sexualmente de uma jovem de 18 anos.

O magistrado ainda tornou sem efeito a decisão imoral dos vereadores que concedeu licença de 30 dias em favor do prefeito estuprador, que vinha administrando o município de dentro da Penitenciária de Pedrinhas, como o blog Marrapá havia alertado no início da semana.

Bandidos explodem banco em Colinas-MA, uma jovem morreu

Com informações do G1MA - Cerca de 15 homens fortemente armados e a bordo de três veículos roubaram uma agência do Banco do Brasil, por volta das 21h desta segunda-feira (15), na cidade de Colinas, a 438 quilômetros de São Luís. Os suspeitos se distribuíram pela cidade fizeram reféns, trocaram tiros com a Polícia Militar e atiraram pelas ruas. Uma pessoa morreu.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, confirmou que uma mulher morreu ao ser baleada durante a ação dos bandidos. No entanto, não soube dizer se a vítima seria uma das reféns ou uma pessoa que transitava pelo local no momento da troca de tiros.

Os criminosos fugiram em um carro roubado em direção a cidade de Mirador. Este foi o 16º ataque a agências bancárias registrado no Maranhão em 2016. O valor roubado não foi revelado.

A polícia está em busca dos assaltantes e mobilizou todas as bases ao em torno da cidade para colaborarem na busca dos criminosos envolvidos no roubo a agência bancária. Com esta ação, chega a 14 o número de cidades que foram alvo de ladrões de banco em 2016. Em 2015, foram registrados 60 arrombamentos em 52 municípios.

Entre as cidades atacadas neste ano estão: Alto Alegre do Pindaré, Igarapé Grande, Bacuri, Maracaçumé, Icatu, Grajaú, Alcântara, Paulo Ramos, Paraibano (duas vezes),  Araguanã, Duque Bacelar, Tufilândia, Peri-Mirim e agora Colinas.

15 de fevereiro de 2016

Jornalista maranhense conhece ancestrais africanos a partir de teste de DNA

Em 400 anos, 5 milhões de escravos desembarcaram no Brasil, 1,5 milhão só em Salvador.  Agora, brasileiros cruzaram o Atlântico e fizeram o caminho inverso de seus antepassados. A partir de um teste de DNA, eles viajaram em busca das suas origens.
O projeto Brasil, DNA África virou um documentário registrando passo a passo. O primeiro foi recolher material genético para enviar aos Estados Unidos. O resultado é tão preciso que identifica até a etnia do ancestral de quem faz o teste.
Cinco dos praticantes do projeto foram convidados a visitar os países de seus antepassados. O jornalista Raimundo Garrone, do Maranhão, participou da jornada em busca de ancestrais.

Assista a reportagem clicando aqui.

14 de fevereiro de 2016

Rádio do Senador Roberto Rocha é denunciada ao Ministério Público

Gilberto Lima – A direção da Rádio Capital AM (1180 khz) de São Luís foi denunciada na tarde desta quinta-feira (11), no Ministério Público do Trabalho em face do atraso no pagamento de salários, 13º salário, depósito de FGTS e pagamento do INSS de funcionários do veículo de comunicação. A denúncia foi feita pela Força Sindical a qual representa os operadores de áudio da empresa comandada pela família Rocha.

De acordo com Frazão de Oliveira, presidente da Força Sindical, ele esteve pessoalmente na Rádio Capital na tarde desta quinta-feira (11), para tentar mediar uma conversa entre os funcionários e a direção da empresa, mas a responsável não se encontrava no local. Diante da falta de interesse da diretoria da 1180 khz em resolver o problema, um procedimento foi aberto no MPT-MA sob o registro MPT NF 000139.2016.16.000/6.

“Os cerca de 8 ou 10 funcionários que a Rádio Capital possui estão com salários atrasados desde novembro do ano passado. É um desrespeito com o trabalhador, o que estão se fazendo nesta empresa”, argumentou Frazão.

De acordo com o líder sindical a emissora tem quase 90% de sua programação arrendada, além de publicidades públicas e privadas, as quais estão em dia o pagamento, mas mesmo assim a direção não vem cumprindo com o dever de pagar os funcionários.

Diante dessa triste situação, os operadores de áudio decidiram paralisar suas atividades. Desde o dia 1º de fevereiro, a emissora estava tocando só músicas. Como não houve nenhum contato com os profissionais, a rádio foi tirada do ar na sexta-feira (5).  

Os trabalhadores dizem que só voltam ao trabalho com o pagamento de seus salários.

11 de fevereiro de 2016

Prefeito Miltinho garante eletrificação em comunidades rurais de São Mateus

Vereadora Soliene, gerente de expansão da Cemar, André Macedo e o prefeito Miltinho Aragão
O prefeito Miltinho Aragão (PSB), na companhia da vereadora Soliene Boueres (PRTB), estive na manhã de hoje (11) reunido em audiência com o gerente de expansão da Companhia Energética do Maranhão - Cemar, André Macedo.

Miltinho, tratou sobre os detalhes da parceria com a Eletronorte, que resultará na implantação do programa Luz para Todos em vários povoados da cidade de São Mateus que ainda não possuem energia elétrica.

Numa audiência bastante produtiva, o prefeito garantiu que a contrapartida da prefeitura está assegurada no convênio, especialmente no que diz respeito ao acesso que possibilitará a entrada dos veículos e máquinas da prefeitura e Cemar/Eletronorte, que irão levar este importante benefício a diversas família que ainda não possui energia elétrica em suas casas.

"Este é mais um sonho que o governo 'Tempo de Reconstruir' vai tirar do papel e transformar em realidade, mudando a vida de diversas famílias", disse Miltinho. 

O prefeito ainda ressaltou a dificuldade que essas comunidade tiveram ao longo de décadas na escuridão, e que mesmo em gestões passada, mas precisamente nos últimos doze (12), estas comunidades não tiveram a atenção necessária para que este problema fosse resolvido. 

"O tempo perdido será recuperado através de um trabalho redobrado e com qualidade, vamos garantir a eletrificação a todas as famílias destes dez (10) povoados e assim vamos garantir a elas, dignidade", destacou.

Nos próximos dias, o prefeito, uma equipe da secretaria municipal de Infraestrutura - Sinfra e uma equipe técnica da Cemar, irão fazer uma visita in loco nas dez (10) comunidades que serão beneficiadas com a eletrificação, para com as lideranças e moradores tratar sobre o início desta importante obra em cada comunidade. A relação dos povoados a serem beneficiados serão divulgados em breve.

Durante temporal, torre da Oi cai em São Mateus atingindo duas casas

Uma forte chuva caiu na tarde de ontem (10) São Mateus e com a chuva uma forte ventania, fez com que a torre da Oi desabasse atingindo duas casa e a rede elétrica, não houve vítima, apenas danos materiais. Os proprietários das residencias atingidas deverão ser indenizados pela operadora.

Os moradores que residem próximo a torre, ainda no ano passado já alertavam para uma possível inclinação da torre, o que poderia causar uma tragédia, fato que consumou na tarde de ontem.

O temporal também derrubou diversas árvores pela cidade.

Vejam imagens da tragédia:






6 de fevereiro de 2016

Policiais do DPM de Alto Alegre do Maranhão apreendem arma de fogo

Revólver 38 taurus numeração 2143389 com seis munições apreendido pela polícia do DPM de Alto Alegre do Maranhão
A guarnição do Destacamento da Polícia Militar de Alto Alegre do Maranhão, recebeu uma denúncia anônima, dando conta de que um homem estaria de posse de uma arma de fogo nas proximidades do Club Fla Chopp na rua Santo Antonio naquela cidade, de posse das informações os policiais se deslocaram ao local e constataram a veracidade da denúncia.

Com um homem foi encontrado um revólver 38 com seis munições. o Acusado recebeu voz de prisão e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil da cidade.

De acordo com o Cap. Araújo, comandante da 2ª CPM, os serviços de abordagem pessoal e veicular por meio de barreiras policiais, serão intensificados durante todo o período de Carnaval nas cidades de São Mateus e Alto Alegre do Maranhão, afim de inibir o aumento da criminalidade e prender possíveis traficantes que se aproveitam da temporada para distribuição de drogas na região, além de suspeitos de crimes e foragidos da justiça.

5 de fevereiro de 2016

Equipe de policiais civis da capital, chegam a São Mateus para reforçar a segurança no carnaval 2016

Equipe de policiais e a respectiva viatura enviada à São Mateus no momento da saída da SSP na manha de hoje (5)
A Secretaria de Segurança Pública, por intermédio da Polícia Civil do Maranhão, deu início na manhã desta sexta-feira (5), à operação de reforço ao policiamento aos municípios do Maranhão durante o período de carnaval. Serão deslocados para o interior do Estado 350 policiais e 90 viaturas, que serão distribuídas nas cidades onde há maior concentração de brincantes, como é o caso da cidade de São Mateus do Maranhão (180 km de São Luis).

Os 350 policiais – entre delegados, escrivães e investigadores – fortalecerão o contingente de polícia civil já atuante nos municípios do interior e trabalhará em consonância com os órgãos de segurança pública do estado. “O objetivo é garantir aos brincantes um carnaval tranquilo ao folião que optar por viajar nas festividades carnavalescas”, ressaltou o Delegado Geral de Polícia Civil, Lawrence Melo.

A operação iniciou-se às 12 horas desta sexta-feira (05) e segue até a meia-noite da quarta-feira de cinzas (10).

Segundo o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, “é preciso integrar a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para uma grande ação social para a redução de índices de criminalidade e de violência em todo Maranhão. Esta operação vem para este objetivo”, destacou.

O prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, destacou em conversa com o blogue, o reforço recebido. "Agradecemos ao governador Flávio Dino e a SSP pelo envio desta equipe da Polícia Civil, no mês passado estivemos com o secretário Jefferson Portela  solicitando este apoio no efetivo, e de pronto já estamos sendo atendidos", disse Miltinho. Ainda de acordo com o prefeito, nas próximas horas, chegará o reforço de policiais militares do 15º BPM que se juntarão a 2ª CPM comandada pelo Cap. Araújo.

"Para somar ao efetivo da PM e PC, a nossa brilhosa Guarda Civil Municipal dará apoio a ações, além de seguranças contratados que ajudarão a garantir a segurança do folião no carnaval 2016 na capital da alegria, São Mateus", garantiu.

4 de fevereiro de 2016

Justiça suspende uso de simulador de direção em autoescolas no MA

O Imparcial - O juiz federal José Carlos do Vale Madeira, titular da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão, proferiu decisão, em ação civil pública proposta pelo Sindicato das Autoescolas do Maranhão (Sindauma), suspendendo a eficácia da Resolução n. 543/2015 do Conselho Nacional de Trânsito, em relação à instituição do simulador de direção como componente do exame de direção veicular, e determinando ao Contran que abstenha de exigir dos centros de formação de condutores representados pelo Sindauma o cumprimento daquela resolução.

Na decisão, o juiz Madeira afirma que a resolução do Contran estabelece uma exigência não prevista no Código de Trânsito Brasileiro e, assim, vai de encontro ao princípio constitucional da legalidade, segundo o qual ninguém poder ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Ainda segundo Madeira, além de a União não ter comprovado a eficiência do simulador de direção veicular no processo de aprendizagem dos condores, trata-se de equipamento de elevado custo, o que tende a comprometer drasticamente sua aquisição pelas autoescolas, sobretudo em tempos de crise econômica, como a vivida atualmente pelo País.

São-mateuense fica em primeiro lugar na categoria feminina do Campeonato Pernambucano de Motocross

A jovem são-mateuense fica em primeiro lugar no campeonato pernambucano de motocross na categoria feminina
A estrutura montada para a rodada do Campeonato Pernambucano de Motocross foi digna de um mega evento, três lotes de arquibancada cercaram o circuito, montando uma espécie de Arena. Tendas colocadas para proteger o público do sol escaldante da região. Praça de alimentação, internet (wifi grátis), banheiros masculinos e femininos, energia e segurança completaram o roll.

A pista foi outro atrativo, a maioria dos pilotos aprovaram o circuito de 800 metros de extensão intercalado por mesas, costelas e redutores de velocidade.
Enfim, a 5º rodada do Pernambucano de Motocross foi TOP das GALÁXIAS, reuniu mais de 150 pilotos e um público superior a 10 mil pessoas.

Porém o que mais chamou atenção do público presente no Motódromo foi o desempenho da maranhense da cidade de São Mateus do Manhão, Jaciara (JacyBala), que levou o título de primeira colocada da categoria  no campeonato com certa folga, chegando a frente da bi campeã pernambucana Sinara e da atual líder da temporada, Alanne Lopes que chegou em terceiro, mesmo lesionada.

Jacy – fez sua estreia no PEMX na categoria MXF patrocinada pela Prefeitura de São Mateus, chegou na competição tímida fora da pista, mas dentro dela foi bastante ousada, na corrida largou de bico e abriu vantagem para vencer sem ser incomodada.

Com o apoio através de patrocínio dado pela prefeitura de nossa cidade, demonstra que através do Espote, talentos de nossa cidade tem capacidade para brilhar em qualquer palco pelo Brasil a fora.
Prefeito Miltinho, Jacybala e seu pai, Jamas Motos, durante visita de agradecimento da campeã.

3 de fevereiro de 2016

Assaltantes de banco são mortos durante confronto com a polícia em Maracaçumé-MA

Dois elementos até agora não identificados, morreram na nesta quarta-feira (3) em Maracaçumé-MA, durante um confronto com policiais militares e investigadores da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

Os suspeitos estariam se preparando para assaltar a agência dos Correios daquela cidade, quando foram surpreendidos pela polícia.

Ainda de acordo com as informações, os criminosos estariam na cidade há alguns dias e planejavam uma série de assaltos na região, e que na tentativa de assalto de hoje, ao perceberem que estariam sendo seguidos, iniciaram uma troca de tiros, mas foram atingidos, e morreram.

Com eles os policiais encontraram duas armas, sendo uma pistola e um revólver, além de munições e uma motocicleta.

Humberto Coutinho critica discriminação do MA no repasse SUS

O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), defendeu, nesta terça-feira (2), em pronunciamento na Sessão Solene que marcou a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo Estadual da 1ª Sessão Legislativa de 2016, uma ação articulada da classe política maranhense contra a discriminação que sofre o Estado do Maranhão na distribuição dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Maranhão recebe o valor de R$ 140,00 por habitante, quando a média nacional é de R$ 190,00. Não podemos aceitar esse tratamento dado ao Estado do Maranhão”, revelou.

Segundo Humberto Coutinho, a correção dessa injustiça vai possibilitar que o governador Flávio Dino (PC do B) aumente os investimentos do Governo do Estado na área da Saúde como, por exemplo, a construção de mais hospitais macro-regionais, como os de Chapadinha e Balsas que dependem de recursos. “Já tratamos com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, sobre essa questão e pedimos o apoio do governador Flávio Dino e de toda a classe política maranhense para corrigir essa distorção”, ressaltou.

CERIMÔNIA MILITAR
Uma cerimônia militar deu início à programação de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa no ano de 2016. Na presença de diversas autoridades municipais e estaduais, o presidente da Assembleia, acompanhado pela Banda da Polícia Militar, hasteou os pavilhões do Brasil, do Maranhão e do Município de São Luís. Em seguida, passou em vista a tropa e assistiu ao desfile da Guarda de Honra, da Banda de Música e da Cavalaria da Polícia Militar.

SESSÃO SOLENE
Diante da presença do governador Flávio Dino na Mesa dos Trabalhos, da vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria das Graças da Costa Duarte; do secretário municipal de Relações Parlamentares, Severino Sales; da Procuradora Geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha; do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jorge Jinkings Pavão e dos deputados Edilázio Júnior (PV) e Carlinhos Florêncio (PHS), respectivamente, Primeiro e Segundo secretário da Mesa Diretora, o presidente Humberto Coutinho abriu a sessão solene.

Maior bloco de apoio ao governo Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia deverá ser formalizado nesta semana

Marrapa - Parlamentares devem formalizar na quinta-feira (04) a criação do maior bloco de apoio ao governo Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia.

A Assembleia Legislativa deve formalizar ainda esta semana a criação do novo bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão, com o apoio de 23 parlamentares do PSC, PT, PCdoB, PSL, PDT, SD, PSD, PRB, PTC e PTdoB. 

O deputado estadual Eduardo Braide (PMN), que liderou o grupo no ano passado, jogou a toalha na disputa pela permanência no posto, anunciando nesta quarta-feira (03) que fará parte do bloco União Parlamentar, liderado por Josimar de Maranhãozinho (PR).

Com isso, o caminho fica livre para que os deputados Fábio Macedo (PDT), Levi Pontes (SD) e Rafael Leitoa (PDT) busquem a condição de novo líder do blocão governista.

2 de fevereiro de 2016

Governador Flávio Dino participa de sessão solene na Assembleia Legislativa

O Governador Flávio Dino participou, na manhã desta terça-feira (2), da sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa. A sessão foi inaugurada pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Humberto Coutinho.

Em seu discurso, Flávio Dino disse estar presente para prestar contas à população. “Neste primeiro ano de governo, buscamos cumprir as metas necessárias para elevar a qualidade de vida do povo”, disse o governador. Dino mencionou a crise no país e os problemas atuais, como o aumento do desemprego, acompanhando a retração nacional e afirmou que o quadro para 2016 é desafiador.

“Nós acreditamos que as medidas tomadas aqui, pelo nosso governo e com o apoio da Assembleia Legislativa sinalizam na direção correta”, enfatizou o governador, depois de citar todos os cortes de despesas e economias feitas pelo Governo, e a manutenção da folha de pagamento dos servidores em dias.

Prefeitura prepara série de inaugurações em São Mateus

Moradores da Morada Nova II, Lagoinha e Pedreirinhas, comunidades rurais de São Mateus do Maranhão, terão o sonho de ter água potável e encanada em suas casas, realizado.

A prefeitura prevê a inauguração destes três sistemas de abastecimento d'água para as próximas semanas, estas obras são fruto de convênios da prefeitura de São Mateus com a Codevasf.

Foragido da justiça de São Mateus é recapturado em Coroatá-MA

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Coroatá, prederam na tarde de ontem (1°), dois homens por envolvimento com o tráfico de drogas, identificados como Talyson Rodrigues Santos Sena, 24 e Keliton Flávio Pereira, 37, durante a operação duas mulheres foram detidas por estarem no local da prisão, elas disseram a polícia que conheceram a dupla na noite de domingo numa festa e acabaram passando a noite com os mesmos, após prestarem depoimento na delegacia, foram liberadas.

Com os dois homens presos, os policias encontraram êxtase, cocaína, maconha, um revolver cal. 38, uma balança, bloco com anotações e celulares.

Segundo a polícia, Talyson já tem uma condenação por homicídio e era foragido da justiça da cidade de São Mateus-MA.

Ainda de acordo com a polícia, a dupla é a suspeita de praticar assaltos na cidade de Coroatá e Vargem Grande.

1 de fevereiro de 2016

Fugitivo da delegacia de São Mateus é recapturado pela PM

Um fugitivo da delegacia de São Mateus do Maranhão identificado por Leandro Pessoa Silva, o "Teroso", foi recapturado por policiais da 2ª Companhia da Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (1°).

De acordo com o comandante da 2ª CPM e da operação, capitão Araújo, Teroso, foi denunciado por populares e capturado pela guarnição de plantão composta pelo Cb. Rogério e os Sds. Reginaldo e Gerson, a prisão ocorreu na Rua Santo Antonio no bairro Avenida.

A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal. O elemento preso, foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil.

OAB vai pedir impeachment de Eduardo Cunha

Monica Bergamo - O conselho federal da OAB decidiu nesta segunda (1º), em votação colegiada, pedir o impeachment do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

A entidade deverá oficiar o parlamento e também o STF (Supremo Tribunal Federal) defendendo que Cunha seja afastado da presidência do parlamento.

Os advogados pretendem reforçar pedido apresentado recentemente à corte pelo procurador-­geral da República, Rodrigo Janot, que em dezembro solicitou o afastamento cautelar do peemedebista do cargo de deputado federal e também da presidência da Câmara.

A saída de Cunha seria necessária, segundo Janot, para preservar as investigações contra o parlamentar.