Mais Obras e Asfalto

28 de janeiro de 2016

Rondonistas e comunidade revitalizam praça em Governador Newton Bello

Além de levar e compartilhar conhecimentos, os universitários que participam do projeto Rondon Regional/Especial, ‘Operação Bacuri’, também desenvolvem ações que melhoram a vida da população dos municípios onde estão ocorrendo as atividades do projeto.

Um dos exemplos de ações que deixarão uma marca positiva para a comunidade é a revitalização da Praça do Mercado do município de Governador Newton Bello. Na última terça-feira (26), a equipe de rodonistas, formada por universitários da Universidade Federaldo Maranhão (Ufma) em São Luís e o do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) em Caxias, em parceria com a prefeitura do município e de moradores, realizaram ações de melhorias no espaço.

As ações do Projeto Rondon Regional/Especial foram iniciadas na segunda-feira (18) e seguem até o dia 29, nos municípios de Bacuri, Serrano do Maranhão, Pedro do Rosário, Conceição do Lago Açu e Governador Newton Bello.

Mais de 100 jovens e professores universitários, de sete instituições de ensino superior do Maranhão, participam do projeto. A ação integra o plano definido pelo governador Flávio Dino à juventude. Reforça o compromisso da gestão estadual em promover a participação dos jovens no desenvolvimento sustentável dos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, contribuindo para elevar os índices sociais nessas localidades.
De acordo com os rodonistas, ao perceber que a praça estava um tanto deteriorada, com sujeira e vegetação alta, resolveram fazer um trabalho de revitalização no local. Eles, porém, resolveram falar com a prefeitura para contribuir na realização do serviço.

“Após nos reunirmos com o secretário de obras do município, tivemos o apoio da secretaria com material de limpeza, transporte e dois funcionários. No dia da ação, tivemos a grata surpresa de, ao iniciarmos o serviço, várias pessoas do município, juntarem-se a nós e ajudar a revitalizar a praça, que na verdade é algo que beneficiará a eles mesmos”, disse o universitário Lucas Ruan, estudante do curso de Química, do Ifma de Caxias.

Após a ação, os rondonistas aproveitaram para dar dicas de preservação do local e conscientizar a população sobre a importância da manutenção do local sempre bem cuidado, para o bem estar de todos.

As atividades da ‘operação Bacuri’ seguem até o dia 29 nos cinco municípios participantes. Os rondonistas realizam diversas palestras e oficinas sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça, além da prestação de diversos serviços a população.

Nenhum comentário: