28 de novembro de 2015

Direito de resposta irrita donos da mídia


Os barões da mídia até agora não engoliram a aprovação da lei do direito de resposta e já organizam a sua artilharia pesada para sabotá-la. As três principais entidades patronais - Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e Associação dos Editores de Revistas (Aner) - já divulgaram manifestos raivosos contra o projeto finalmente aprovado no Senado e sancionado pela presidenta Dilma. Numa ação articulada, os grupos monopolistas também acionaram seus aliados para bombardear a nova lei. Em discurso nesta segunda-feira (23) num evento da Aner, o juiz Sergio Moro - novo herói da direita nativa - fez duros ataques ao direito de resposta. 
Para o midiático carrasco da Lava-Jato - operação famosa pelas prisões ilegais e vazamentos seletivos -, "a lei ficou vaga demais. A forma, procedimento e vagueza da lei em não estabelecer as hipóteses em que esse direito pode ser exercido acabam possibilitando que ela seja utilizada como instrumento de censura". A pequena plateia, composta por executivos e serviçais da Globo e da Veja, entre outros veículos, foi ao delírio com a sua declaração subserviente. Com certeza, o juiz seguirá com todos os holofotes da mídia na sua tentativa fascistizante de satanizar os políticos e a política no Brasil.
Outro aliado acionado foi o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, que nos últimos tempos se tornou um influente lobista dos barões da mídia. Em entrevista à Folha nesta sexta-feira (20), ele afirmou que a "a lei do direito de resposta é hostil à liberdade de imprensa" e que ela "é constitucionalmente duvidosa" porque tem dispositivos que tolhem o direito de defesa de veículos de comunicação. A entrevista no jornalão, que apoiou a ditadura no passado e hoje investe no golpismo, parece ter sido feito sob encomenda e revela a estratégia patronal para derrubar a nova lei.
Tanto que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que expressa os interesses de muitos escritórios de advocacia que prestam serviços aos monopólios midiáticos, já decidiu que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a legalidade do direito de resposta. PSDB, DEM e PPS, que votaram contra a nova lei e gozam de total blindagem na imprensa partidarizada, também anunciaram que ingressão com ações contra este direito que é garantido em quase todo o planeta. Como se nota, a aprovação da lei do direito de resposta foi uma vitória da democracia, mas ela ainda corre riscos! 

Morre o poeta do Povo, Nauro Machado

Marcos Atahualpa Cartágenes - Faleceu na madrugada deste sábado, o poeta maranhense Nauro Machado em decorrência de complicações no intestino. O escritor estava internado desde a terça-feira desta semana e não resistiu a intervenção médica, vindo a falecer dias depois.
De acordo com Fred Machado, filho do escritor, Nauro já estava com o intestino comprometido devido a uma necrose. O dramaturgo ainda chegou a ser levado para o hospital e tomado  soro durante três dias a fim de ser submetido a um exame de colonoscopia. Após o procedimento médico ele teria passado mal com fortes enjoos, o que resultou numa imediata internação na unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital UDI, em São Luís.
Contudo, Nauro Machado não resistiu e faleceu entre as 4h30 e 5h da manhã de hoje. O velório foi programado para realizado hoje, às 10h na Academia Maranhense de Letras com sepultamento para amanhã, também às 10h, no Cemitério do Gavião, centro da cidade. A cerimônia será pública, dando a oportunidade para fãs e admiradores prestarem suas últimas homenagens.
Nauro Machado tinha 80 anos e apesar da idade avançada, continuava produzindo literatura de qualidade, sendo considerado uma das mentes bairristas mais lúcidas e brilhantes da contemporaneidade.
Um pouco sobre o poeta 
Poeta autodidata e versado em filosofia, Nauro Machado era contemporâneo de grandes nomes da literatura maranhense que ganharam reconhecimento nacional, tais como Ferreira Gullar, Lago Burnett, José Chagas e Bandeira Tribuzi. Suas obras eram caracterizadas por propor profunda reflexão quanto a condição e até da existência humana, muitas vezes expressando angústia com intensa violência.
Quanto as publicações, sua mais recente obra, intitulada por O baldio som de Deus, foi por ele mesmo tachada, ironicamente, como sendo sua última contribuição poética. O livro que tem ao todo 240 poemas ilustrados com desenhos de João Sanchés, foi lançado na casa onde ele morou por 30 anos em setembro de 2015. Na obra, são abordados temas que vão desde a morte, solidão e a sua relação com o divino.
Nauro ainda chegou a ser comparado ao escritor português Fernando Pessoa. Coincidentemente, no ano em que ele faleceu, Machado ganhava a vida. E no mês em que Pessoa morreu, o maranhense também veio a descansar. Fernando Pessoa também tinha como principal característica, além do espírito nacionalista, violenta angústia existencial em poesias que ganhavam forma e personalidade a cada alter ego utilizado.
Confira abaixo uma das poesia escritas por Nauro:

Vice-governador Carlos Brandão visitará São Mateus neste sábado, 28.

Vice-Governador Carlos Brandão visitará o projeto Salangô em São Mateus.
O vice-governador Carlos Brandão (PSDB) visitará a cidade de São Mateus neste sábado (28), na companhia do prefeito Miltinho Aragão (PSB) e comitiva, irão vistoriar as obras de reforma dos canais do Projeto de Irrigação Salangô.

Revitalização e novos investimentos
O projeto de irrigação Salangô foi oficialmente reativado pelo Governo do Estado, em abril deste ano, quando o governador  também anunciou investimentos na ordem de R$ 3 milhões para o projeto, marcando a abertura da colheita 2015. A reativação do projeto Salangô beneficiará cerca de 457 famílias de agricultores distribuídas em várias associações.

“Vamos trabalhar com o propósito de garantir a revitalização deste importante projeto que estava abandonado a duas décadas e sempre foi visto de forma pejorativa. Portanto, chegou a hora de virar essa página e fazer do Salangô um exemplo, o prefeito Miltinho nos provocou e eu assumo esse compromisso, quanto mais produção houver, mais investimentos eu conseguirei para o desenvolvimento do projeto”, disse o governador ao explicar que o Salangô está sendo retomado com recursos do Estado, fato que contribuirá com o melhoramento dos indicadores sociais.

27 de novembro de 2015

Suspeito de tráfico de drogra atira contra a polícia durante abordagem e é alvejado na cabeça

Na noite de ontem (26), a Polícia Militar de São Mateus recebeu uma denúncia anônima de um casal estaria transportando em uma morta uma quantidade de drogras e que o destino seria o povoado Morros (2 km distante da sede do município), a guarnição da 2ª CIPM se deslocou até o local e interceptou o casal ainda na BR-135. Ao receber ordem de parada, o condutor da motocicle identificado como Iriomar Rodrigues dos Santos Silva, vulgo “Irin”, sacou um revolver calibre 38 e atirou contra a guarnição, que por sua vez revidou com força de mesma proporção, atingindo Irin na cabeça.

Com Iriomar Rodrigues foram encontradas 150 pedras de crack, 281 papelotes de maconha, um revólver cal. 38 N° 728891 e R$ 67,00 (sessenta e sete reais) em espécie.
Ele foi conduzido a emergência ao Hospital e Pronto Socorro de São Mateus do Maranhão e sua companheira identificada como Francileude dos Santos da Silva, foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil juntamente com os produtos apreendidos e está a disposição da justiça.
A guarnição policial era composta por Cap. Araújo, Cb. Rogério e Soldados Reginaldo e Gerson.

26 de novembro de 2015

Homem toca fogo no próprio carro pensando ter ganhado na mega-sena

Painel Político - Um homem de aproximadamente 47 anos morador de Sergipe, incendiou o único carro da família ao acreditar que tinha acertado as seis dezenas da Mega Sena que estava acumulada em mais de 200 milhões.
O comerciante Adailton Feliciano fez uma única aposta e ao conferir o volante disse que não acreditou quando viu os números sorteados ficou muito eufórico e resolveu botar fogo no próprio carro e aos gritos avisava a todos os vizinhos “Chega dessa merda de carro velho. Amanhã estarei andando de Camaro” dizia.
O filho do comerciante conta que quando o pai chegou em casa gritando eufórico que tinha acertado e estava rico sua mãe estava muito abatida e contou que havia esquecido de fazer a aposta como Feliciano havia pedido ao sair de casa pela manhã.
Adailton Feliciano não se conteve e teve uma crise nervosa. Após saber de todas a história o Delegado da 5º Regional de Sergipe resolveu não indiciar Adailton ao saber que ele havia incendiado o próprio carro em via pública.
Neste momento o homem encontra-se em repouso a base de calmantes e sedativos sem previsão de alta.

Latrocidas são presos em menos de 24 horas após cometer crime em Barra do Corda

Com menos de 24h de um crime bárbaro, a Polícia Civil do Maranhão através da 15ª Regional de Barra da Corda, elucidou o latrocínio que vitimou o senhor José Pereira da Silva, de 73 anos.
De acordo com delegado Renilto Ferreira, titular da 15ª Regional de Barra da Corda, José Pereira, que era natural da cidade de Gonçalves Dias, veio a óbito após ser atingido com golpes de arma branca. Ainda de acordo com o delegado, o latrocínio – roubo seguido de morte – ocorrido na residência do idoso, localizada na cidade de Itaipava do Grajaú, foi executado por Ricardo Bandeira Barros Vieira, de 24 anos e seu cunhado Marcelo Barros de Abreu, 35 anos.
Após o auto de prisão em flagrante, Ricardo Bandeira e Marcelo Barros de Abreu foram encaminhados para as dependências do distrito policial daquela região.

Secretário de Segurança suspeita de interesses criminosos nas depredações de Urbano Santos

Durante entrevista coletiva realizada na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão, o secretário Jefferson Portela reafirmou o compromisso das forças policiais com a segurança no Maranhão, dando uma resposta rápida à sociedade.
Realizada na tarde desta quarta-feira (25), a apresentação de José Ribamar dos Santos Portásio, de 26 anos – suspeito de estuprar e matar Maísa Moreno da Silva – reflete num anseio da população de Urbano Santos e de todo o estado, revoltada com o crime cometido com requintes de crueldade contra a criança de apenas seis anos.
“Chegamos rapidamente à autoria, fizemos a defesa dos prédios públicos, impedimos a liberação ilegal de presos, evitamos mortes – porque chegaram a proferir disparos de arma de fogo contra policiais, mas a polícia usou a força com sabedoria”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, acrescentando que será realizada uma investigação rigorosa sobre o suposto estuprador. “Esse cidadão tem a personalidade voltada para o cometimento de delitos.
É suspeito de outros crimes, outros estupros. A investigação contra ele será profunda e rigorosa”.
A prisão em flagrante do suspeito foi convertida em preventiva pelo titular da comarca de Urbano Santos, juiz Samir Araújo Mohana Pinheiro.
Portanto, José Ribamar dos Santos, a partir de agora, passa a ser considerado um preso de justiça e será encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.
A ação enérgica da polícia resultou, também, na prisão de pessoas que depredaram os prédios que compõem o patrimônio público da cidade.
“Nós descobrimos que, pelos menos, dezoito pessoas estavam envolvidas diretamente com o crime. Doze delas já foram autuados em flagrante, outras estão foragidas” revelou Jefferson Portela.
O secretário disse que a polícia está empenhada em prender os demais envolvidos no episódio.
“Eles serão alcançados pela força policial do Estado do Maranhão. Não há espaço para a fuga”, afirmou.
Entre os envolvidos na confusão registrada na sede da cidade de Urbano Santos nessa terça-feira (24) já estão presos José de Ribamar Dias Dutra, de 40 anos; Adilson dos Santos Monteles, 39 anos; Talvane Moreno da Silva, 20 anos; Elimar da Costa, 27 anos; Robert Richard dos Santos Silva, 18 anos; José da Costa dos Santos, 26 anos; Albert dos Santos Silva, 19 anos; Elias Dutra Santos, 20 anos; José Pedro Pereira da Costa Filho, 23 anos; Raimundo José Mendes Macedo, 21 anos; Ana Luzia da Costa dos Santos, 47 anos; e Erdenia Pereira da Silva, de 40 anos.
Todos foram autuados em flagrante pelos crimes de dano qualificado ao patrimônio público, associação criminosa e incitação ao crime.
A polícia está em busca, ainda, do blogueiro e radialista, identificado apenas como Franklin. Ele estaria incentivando a população a agir de forma violenta e a destruir os prédios do centro administrativo da cidade.
“O radialista incentivava a massa popular a agir violentamente contra o patrimônio público numa ação descabida.
O centro administrativo da cidade não estava em discussão”, afirmou Portela.
O secretário acredita que há interesses criminosos por trás de toda a confusão, já que – além das secretarias municipais – os vândalos invadiram o fórum, ignoraram as salas onde estavam os processos criminais arquivados e optaram pela que armazenava os que ainda estão tramitando na justiça.
“Algumas salas do prédio foram destruídas sim. Mas um fato curioso e que chamou a nossa atenção é que eles chegaram em frente à sala onde estavam guardados os processos criminais arquivados, não praticaram nenhum ato, se dirigiram a sala dos processos em andamento e tentaram queimá-los. O interesse direto era a queima de processos criminais em tramite e a estratégia usada para isso foi criar o tumulto envolvendo gente de bem, como se fosse pra linchar o suposto criminoso.
Mas, por trás, a real intenção era libertar uma traficante e queimar processos envolvendo outros criminosos”, revelou o secretário Jefferson Portela, que acompanhou pessoalmente o caso na cidade de Urbano Santos.

Caso Maisa: "Eu queria apenas me divertir com a criança", afirma estuprador

Suspeito durante entrevista ao repórter Willian Viera da TV Cidade de Itapecuru-Mirin
Um dos crimes de maior repercussão no Estado do Maranhão e que abalou a pequena cidade de Urbano Santos (262 km distante de São Luis), fez com que policiais da SPCI sob o comando do Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Delegado Jefferson Portela prendessem na tarde desta quarta-feira (25), Jose de Ribamar Protácio, 26, o "Diguinê", ele foi apontado por uma das testemunhas ouvidas pela polícia na tarde de ontem (24) como sendo o principal suspeito de ter estuprado e matado a pequena Maisa Moreno de apenas 6 anos de idade. Ele foi conduzido para a delegacia regional de Itapecuru-Mirin, onde confessou o crime, em seguida foi transferido para São Luis num helicóptero do GTA e apresentado numa coletiva de imprensa na sede da SSP na capital maranhense sob forte esquema de segurança. Ao ser preso, Diguinês confessou o crime.
"Eu não queria cometer o assassinato, apenas queria me divertir com a criança" disse. O criminoso ainda relatou que introduziu o dedo nas partes íntimas da criança para se satisfazer e depois deixou ela no mato onde sangrou das 22h de sábado até as 9h40min do domingo, quando foi encontrada por algumas crianças que procuravam castanhas na mata próximo a casa da vítima.
Maisa foi socorrida, levada para o hospital da cidade onde não resistiu aos ferimentos causados pelos abusos e morreu. 

25 de novembro de 2015

Confira imagens do suspeito de ter estuprado e matado garota de 6 anos em Urbano Santos

Guiguinês é o principal suspeito de ter violentado sexualmente
criança de 6 anos de idade em Urbano Santos
Polícia acaba de prender o principal suspeito de violentar sexualmente a garota Maísa de apenas 6 anos de idade. José Ribamar dos Santos Protázio, vulgo Guiguinês, foi capturado e preso na cidade de Urbano Santos e de imediato foi levado para Itapecuru-Mirin por homens da Superintendência de Polícia Civil do Interior em seguida transferido por meio de um helicóptero do GTA para a capital do Estado onde será apresentado em uma coletiva de imprensa na sede da SSP.
O crime ocorreu em Urbano Santos na última sexta-feira feira. Ontem uma multidão tentou invadir a delegacia da cidade, e depredaram alguns órgãos públicos, sobre estes atos ao menos 28 pessoas foram presas, uma parte foi levada para a delegacia regional de Chapadinha, outros para a Delegacia Regional de Itapecuru-Mirin.
Durante uma entrevista, o criminoso confessou o crime e deu detalhes de como tudo aconteceu.

24 de novembro de 2015

Briga termina com quatro mortos em Alto Alegre do Maranhão

Ao menos quatro pessoas foram mortas a tiros após uma confusão na cidade de Alto Alegre do Maranhão (225 km de São Luis) na noite desta terça-feira (24).
De acordo com as primeiras informações colhidas pelo blogue, a barbárie aconteceu no bairro Santo Antonio, e foi resultante de uma briga entre ciganos, ainda de acordo com as informações oito pessoas teriam sido atingidas pelos disparos, destas quarto morreram na hora, os feridos foram levados para o Hospital Geral de Peritoró.
Sob o comando  do Ten. Cel. Miguel Neto do 15º BPM  uma guarnição da Força Tática foi enviada para reforçar o policiamento no município. Até o momento ninguém foi preso.

Caso Maisa: Polícia usa bombas de efeito moral, balas de borracha para dispersar multidão em Urbano Santos

Foto: Antenor Ferreira
Clima tenso na pequena cidade de Urbano Santos. Na tarde desta terça-feira (24) informações dão conta de que polícia conduziu até a delegacia do município um dos suspeitos do estupro da pequena Maísa, 6, que após violentada sexualmente foi abandonada em um matagal na noite de sábado (21) e somente encontrada no dia seguinte, já agonizando, socorrida não resistiu e morreu horas após.
A notícia da suposta prisão de um dos suspeito, logo se espalhou na cidade e com efeito uma multidão se aglomerou próximo ao distrito policial, o suficiente para alguns exaltados começar um motim para tentar invadir a delegacia, resgatar o suspeito e consequentemente linchá-lo. Mas segundo o superintendente da Polícia Civil do interior, Delegado Dircival Gonçalves, os tais suspeitos, na verdade eram testemunhas do caso que prestariam depoimento afim de colaborar com as investigações, e consequentemente, a polícia chegar aos principais envolvidos no crime.
O Delegado responsável pelas investigações pediu reforço policial e até um helicóptero do GTA foi usado para dispersar os curiosos, que tentavam invadir a delegacia. Para conter a fúria da população foram disparados balas de borracha e bombas de efeito moral contra a multidão, por medida de segurança, os depoimentos foram transferidos para Chapadinha, onde fica a delegacia regional.

23 de novembro de 2015

Eliziane Gama irá pedir à PGR o afastamento de Eduardo Cunha

"O presidente Cunha tem feito manobras, no exercício do cargo, para dificultar a tramitação do processo por quebra de decoro. Exemplo claro disto foi a decisão de cancelar a sessão do Conselho de Ética. Além disto, tem usado diversos recursos de que dispõe na Mesa Diretora para sua defesa pessoal. Vamos pedir ao STF, por meio do procurador Janot, para que se posicione a este respeito", anunciou a deputada Eliziane Gama (Rede-MA)

247 - A deputada Eliziane Gama (Rede-MA), membro suplente no Conselho de Ética, anunciou nesta quinta-feira, que vai protocolar uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).
Ela alega que o peemedebista usa o cargo para obstruir o encaminhamento no colegiado do processo por quebra de decoro parlamentar. "O presidente Cunha tem feito manobras, no exercício do cargo, para dificultar a tramitação do processo por quebra de decoro. Exemplo claro disto foi a decisão de cancelar a sessão do Conselho de Ética. Além disto, tem usado diversos recursos de que dispõe na Mesa Diretora para sua defesa pessoal. Vamos pedir ao STF, por meio do procurador Janot, para que se posicione a este respeito", diz.
O argumento já foi usado em uma representação do vice-líder do governo, Silvio Costa (PSC-PE), em pedido à Procuradoria.

Divulgado resultado do seletivo para o Hospital Regional de Caxias e Edital de convocação

O Instituto Corpore recebeu 14.738 inscrições para o processo seletivo do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão. Com 402 vagas disponíveis para diversos cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, o seletivo é para contratação do quadro de funcionários da unidade, que será inaugurado em 28 de novembro, sob gestão do Instituto Corpore, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com alto número de inscrições, principalmente, para os cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar administrativo, o processo seletivo iniciou em 18/11 com encerramento em 20/9.

O Instituto Corpore disponibilizou um sistema exclusivo em seu site para realização das inscrições, com a agilidade de um programa de computador que faz a análise digital da pontuação de cada candidato. Entre os critérios que são avaliados pelo Instituto durante a análise dos candidatos estão a formação acadêmica, a experiência no cargo pretendido e a entrega dos documentos exigidos em edital.

O edital com o resultado final do processo seletivo foi divulgado pelo Instituto Corpore neste sábado (21), convocando os profissionais selecionados para que compareçam de segunda-feira (23) até quarta-feira (25), conforme cronograma dividido por profissão (veja quadro baixo), das 9h30 às 17h30, no hospital, munidos dos documentos originais (conforme o edital) para contratação. O hospital fica na BR 316, s/n°, Bairro Baixa Funda, Caxias (MA).

O não comparecimento incorrerá na desclassificação e imediata substituição pelo seguinte da lista de aprovados. Dúvidas e esclarecimentos devem ser solucionados por meio do telefone (99) 3661 0212.

As próximas chamadas serão feitas pelo Instituto por email e/ou telefones indicados em ficha de inscrição. Os candidatos que quiserem verificar sua pontuação deverão formalizar sua solicitação por email: testeseletivo_maranhao@institutocorpore.org.br.

Miores informações clique aqui.

18 de novembro de 2015

Policial maranhense e defensor da ditadura militar ataca marcha das mulheres negras com arma em punho e disparos em Brasília

Polícia Civil do Maranhão foi atuado em flagrante por disparo de arma de fogo
Um protesto pacífico que tinha como objetivo alertar sobre o preconceito contra mulheres negras no Brasil acabou com o lançamento de bombas de efeito moral contra as manifestantes e tiros disparados em frente ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (18), em Brasília. A marcha das mulheres negras reunia cerca de 10.000 pessoas quando se aproximou de um dos acampamentos em frente ao Legislativo onde estão agrupados militantes que pedem o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
Como a marcha tem o apoio de dois movimentos que apoiam a gestão petista, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), os favoráveis ao impeachment e à instalação de uma ditadura militar começaram a discutir com as mulheres. Houve um empurra-empurra e, de repente, uma bomba de efeito moral estourou perto da marcha. Iniciou-se uma correria. Na sequência, uma das mulheres furou um boneco gigante inflado vestido de general do Exército e criado pelo grupo que defende a intervenção militar no país.

No meio da confusão, a polícia disparou spray de pimenta contra o movimento feminista. Entre os atingidos pelo gás estava o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que tinha ido ao local com uma comissão de parlamentares para tentar evitar confrontos.
Em dado momento, um homem disparou três tiros para o alto e reiniciou o tumulto. Ele acabou detido pela Polícia Militar e teve um revólver calibre 38 apreendido. O suspeito é um policial civil do Maranhão que havia se instalado no acampamento do grupo que se denomina intervencionista e apoia um golpe militar. Um outro policial que estava no protesto acabou detido, mas as razões não foram divulgadas. Conforme os bombeiros, ao menos dez pessoas precisaram de atendimento médico. Ninguém foi ferido com gravidade.

Com informações do El Paris e fotos de Adriano C. Batista

Deputada Eliziane destina recursos para melhorias de rodovias federais no Maranhão

A deputada federal Eliziane Gama (Rede-MA) apresentou emenda ao Projeto de Lei (PLN 0006/2015) que trata sobre o cronograma de investimento do Governo Federal para o quadriênio 2016-2019.
Eliziane direcionou recursos para melhoria de duas importantes rodovias maranhenses. Ela quer a adequação da BR -135/MA e da BR – 316/MA, trecho de ligação entre as cidades de Caxias e Timom.
“A BR 135 é a única entrada e saída terrestre da capital maranhense e é também uma das campeãs em número de acidente no estado. Já a BR 316 configura-se com maior número de mortes. As melhorias destas estradas são extremamente necessárias para garantir a vida dos motoristas”, destacou.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal(PRF), no ano passado a BR-135 registrou o maior número de acidentes ocorridos nas estradas do Maranhão. Foram 917 acidentes ao longo desta rodovia. Segundo o levantamento da PRF, a BR-316 é a estrada que registrou maior número de acidentes com mortes.
O PLN que trata sobre o Plano Plurianual para o Quadriênio 2016-2019 será votado pelo Congresso Nacional. Cada parlamentar tem direito a proposições individuais. As emendas da deputada maranhense foram direcionadas para as áreas de educação, tecnologia e infraestrutura.

A violência é consequência dos índices alarmantes de corrupção, diz Jeferson Portella

Na apresentação dos presos pela Operação El Berite, o secretário de segurança Jeferson Portella registrou que o crime sofisticado não deixa sangue no chão, mas os cadáveres se espalham. E condenou a corrupção que rouba a merenda de crianças que não têm o que comer.
Durante entrevista coletiva concedida na manhã de hoje e que contou com as presenças de autoridades da Secretaria de Segurança Pública e do Ministério Público sobre as prisões realizadas pela Operação El Berite, o secretário de Segurança Pública, Jeferson Portella afirmou que não basta prender corruptos, é preciso combater as estruturas da corrupção. Segundo Jeferson Portella, a sangria nos cofres públicos é responsável pelo aumento da violência e do crime no país.
O secretário identifica que a ânsia vampiresca por aumentar patrimônios surrupia o dinheiro da merenda escolar e da saúde e que esse tipo de crime se encontrava acobertado por uma espécie de manto da invisibilidade. “A violência é também consequência dos índices alarmantes de corrupção, do enriquecimento ilícito e nós não podemos ser seletivos na apuração de crimes e na aplicação da lei penal”, declarou.
O secretário entende que às vezes um patrimônio grandioso é apenas a prova do enriquecimento ilícito e para ele bandido é bandido, não importa os sobrenome ou o patrimônio que detém. “A maldita corrupção possibilita que 36 milhões de pessoas neste país só tenham acesso a uma refeição por dia”, lamentou. Portella foi severo ao criticar a crueldade e a má conduta dos que roubam o alimento das crianças e os remédios da população e reafirmou sua visão de que combater o crime sofisticado é uma forma de reduzir o crime tosco. “No crime sofisticado, o sangue não fica no chão, mas os cadáveres se espalham”, ensinou.

Marcado por contradições, depoimento de Murad “a convite” da Policia Federal durou 15 horas

Cabisbaixo Ricardo Murad chega a sede da PF
Blog MARRAPA - Durou quase 15 horas o depoimento do ex-deputado Ricardo Murad (PMDB) na Superintendência da Polícia Federal no Maranhão. O interrogatório, com mais de 120 perguntas e marcado por contradições, foi iniciado às 11:30h da manhã e terminou por volta das 02:30h da madrugada.
Reunido com uma equipe de advogados desde a manhã desta quarta-feira (18), a família Murad estuda estratégias de defesa para rebater as suspeitas da Polícia Federal. O ex-secretário queria realizar uma coletiva de imprensa para atacar delegados federais, auditores da Controladoria Geral da União e a Justiça Federal, mas foi convencido do contrário pelo advogado Marcos Lobo, devendo se posicionar somente por meio de nota oficial.
Murad teve a prisão preventiva solicitada pela Polícia Federal com parecer favorável do Ministério Público Federal. Investigadores alegam que o ex-secretário, como mentor da quadrilha que saqueou R$ 1,2 bilhão em recursos do Ministério da Saúde, é suspeito de ocultar provas, uma vez que agentes federais encontraram indícios de que ele agiu com “intenção de destruir provas”.
De acordo com o delegado Alexandre Saraiva, uma equipe da PF encontrou vestígios de uma fogueira recente com vários documentos que seriam de interesse da investigação, na casa de Ricardo Murad, e detectou que houve transferência de documentos entre casas diferentes ligadas ao ex-secretário.

17 de novembro de 2015

Governador atende reivindicação do prefeito Miltinho e escolas estaduais de São Mateus receberão melhorias estruturais

Ato de assinatura de ordens de serviços de reformas e melhoramentos em escolas estaduais no MA
O governador Flávio Dino assinou nesta terça-feira (17) a ordem de serviço que prevê, nesta primeira etapa, intervenções estruturais em escolas da rede de ensino estadual de 39 cidades do estado, São Mateus está inclusa já na primeira etapa. 

O prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB) presente no ato de assinatura das ordens de serviços, destacou a importância da valorização destas escolas por meio das intervenções na infraestrutura escolar. "Fico muito feliz de participar deste momento, em que as nossas escolas estaduais receberão melhorias em suas infraestruturas graças ao nosso esforço, por este importante projeto de melhoramento e reforma que será executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura do Maranhão", disse o prefeito.

O governador Flávio Dino ressaltou a importância do espaço escolar como um importante equipamento para o presente e para as futuras gerações. “A qualificação e valorização dos professores, o ensino de qualidade e uma estrutura adequada são pilares essenciais para o aprendizado”, afirmou Flávio Dino.
Prefeito Miltinho Aragão entre secretários de Estados e deputados estaduais
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), na primeira etapa, fará intervenções nos seguintes municípios: São Luís, Bacabal, Lago da Pedra, Zé Doca, Santa Inês, São Mateus, Igarapé do Meio, Pinheiro, Matinha, São Bento, Cândido Mendes, Alcântara, Carutapera, Bacurituba, Vitória do Mearim, Tutoia, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Belágua, Tuntum, Gonçalves Dias, Açailândia, Balsas, Riachão, Imperatriz, Porto Franco, João Lisboa, Gov. Edson Lobão, Presidente Dutra, Coroatá, Timbiras, Timon, Caxias, Peritoró, Icatu, Morros, Rosário, Axixá e São José de Ribamar.
Governador Flávio Dino ladeado pelos prefeitos Miltinho (São Mateus)
e Maura Jorge (Lago da Pedra)

PM divulga balanço dos primeiros dias de operação em São Mateus e Alto Alegre do Maranhão

O comando da 2ª Cia de Polícia Militar em São Mateus, divulgou o balanço dos primeiros dias de operação na cidade de São Mateus e Alto Alegre do Maranhão.
Durante operação desencadeada sábado (14) e domingo (15) os policiais realizaram diversas abordagens em veículos, transeuntes, e frequentadores de bares e casas de shows, foram feitas barreiras em estradas vicinais que dão acesso aos povoados da zona rural e faz ligações com outros municípios.
Foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil: José  Raimundo Dias, Antônio Sousa Leite e Natanael Silva e Silva,  por porte ilegal de arma de fogo; Darcio Francisco, por tráfico  de drogas e desacato; Thiago de Souza e João Vitor, por tentativa de roubo; Ramon dos Santos, por direção perigosa e Antônio Farias, por invasão a domicílio após tentar fugir da PM. 

Houve ainda as apreensões de 10 veículos pelas seguintes irregularidades:

-Transposição do bloqueio policial; 
-Direção perigosa; 
- Conduzir motocicleta em apenas uma das rodas; 
- Desrespeitar a ordem de parada; 
- Descarga cadron; 
- Menor na direção; 
- Conduzir veículo sob influência  de bebida  alcoólica.

Ricardo Murad é levado pela Polícia Federal

A Polícia Federal do Maranhão conduziu, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17), o ex-secretário de Saúde do governo Roseana Sarney, Ricardo Murad. Ele foi pego em sua residência no bairro do Olho d’Água, na capital maranhense, Ricardo Murad não foi preso, como alguns blogues vem noticiando, mas será encaminhado a sede da PF em São Luis para prestar depoimento.
A Operação “Sermão aos Peixes”, desencadeada desde a tarde de ontem (16), cumpre mandados de prisão preventiva, condução coercitiva e busca e apreensão em São Luís e em cidades do Maranhão. 
A ação da polícia é resultado de um trabalho conjunto da Polícia Federal com o Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria-Geral da União (CGU). O inquérito foi instaurado após fortes indícios de desvio de recursos públicos federais durante a gestão de Murad na Secretaria de Estado da Saúde
O objetivo da operação, coordenada pelo delegado Sandro Rogério Jansen com o apoio do delegado regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Fabrízio Garbi, é desarticular a quadrilha que atuava no esquema através de Ongs e Institutos que gerenciavam hospitais públicos.

15 de novembro de 2015

Prefeito decreta que bares e restaurantes só poderão funcionar até meia noite e shows apenas nos sábados e domingos. Medida vale por 30 dias.

Combater a poluição sonora, os acidentes no trânsito por embriaguez e diminuir o índice de criminalidade foram os motivos que possibilitaram o prefeito de São Mateus, Hamilton Nogueira Aragão, o Miltinho (PSB), assinar na última sexta-feira (13), o Decreto Municipal 047/2015 que estabelece as normas e horário de funcionamento de bares, congêneres, casas de shows e eventos similares no município.
Publicada na noite de sexta-feira no site da Prefeitura, a norma começou a valer a partir de sábado (14). Os estabelecimentos que descumprirem o disposto poderão sofrer penalidades previstas em lei.
Pelo texto, editado pelo prefeito Miltinho, o comércio de bebidas alcoólicas para consumo no estabelecimento ou a realização de festas com intuito comercial não poderá exceder as 0h (zero hora).
A medida que é uma estratégia da Prefeitura para conter o índice de criminalidade no município proíbe, inclusive, a utilização de som de qualquer natureza além do horário permitido. A regra determina ainda que o proprietário do estabelecimento, ou na sua ausência o gerente ou responsável por seu funcionamento, tem a obrigação de coibir a utilização de som.
Fica proibida a utilização de som de qualquer natureza, tais como automotivo, mecânico, som ao vivo em todo tipo de estabelecimento além do horário fixado. O proprietário do estabelecimento ou na sua ausência o gerente ou responsável por seu funcionamento tem a obrigação de coibir a utilização de som, diz trecho do documento.

SHOWS SÓ AOS SÁBADOS E DOMINGOS
Para controlar o funcionamento das casas de shows, ficou limitado a quatro expedições, por dia, de alvarás de funcionamento para realização de festas, shows e similares em todo território municipal. Além disso, os eventos só poderão ser realizados aos finais de semana, ou seja, sábados e domingos.
Essa decisão foi tomada após uma reunião entre prefeito Miltinho com secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela. Na ocasião, o prefeito que estava como uma comitiva formada por como vereadores, padre, pastor, representante da associação comercial e familiares de vítimas, manifestou preocupação com relação aos índices de violência que atingem a cidade nos últimos dias.
O chefe do executivo são-mateuense reforçou ao secretário de Segurança a importância de fortalecer a estrutura das polícias Civil e Militar e, com isso, garantir um pouco mais de tranquilidade à população, que anda assustada com a incidência de crimes praticados atualmente.

14 de novembro de 2015

A execução de mais um blogueiro, o império da pistolagem e o ataque à liberdade de imprensa no MA

Blogueiro Ítalo Diniz executado com 4 tiros
O Maranhão mais uma vez assiste a execução covarde de um blogueiro, desta vez o ataque aconteceu na noite de ontem (13) na pequena cidade de Governador Nunes Freire (localizada a 181 km da capital São Luis), a vítima, o jovem blogueiro Ítalo Diniz, 28, segundo informações ele foi executado próximo à sua residência, dois homens em uma motocicleta teriam se aproximado, um dos suspeito teria descido da moto e disparado ao menos quatro tiros, todos atingiram o blogueiro que morreu na hora.
A principal suspeita do motivo desta execução, é que o comunicador tenha sido mais uma vítima do ataque a imprensa maranhense, segundo a polícia da cidade não está descartada a possibilidade do crime ter ligação com a atividade desenvolvida por Ítalo, o jovem em sua página eletrônica publicava várias denúncias sobre política de sua região e recentemente em uma rede social, teria dito que estaria recebendo ameaças de morte.
No momento do crime, Ítalo estava na companhia de um amigo identificado por Werberth Saraiva, que também foi atingido com dois tiros de raspão, mas foi encaminhado para para o hospital sem risco de morte.
O caso, retoma à discussão, sobre  o ataque da pistolagem que ainda impera no interior do Estado e que tenta à bala, calar jornalistas, blogueiros, radialistas e ativistas da comunicação, este já o segundo caso em menos de quatro anos, em 2012, o jornalista e blogueiro Décio Sá, foi executado em plena Av. Litorânea.
Cabe as autoridades de segurança, elucidar o caso e colocar atrás das grades todos os envolvidos, à nós jornalistas, blogueiros e comunicadores de modo em geral, permanecer unidos e não se curvar diante de atentados como este.

Tragédia: Pior ataque terrorista da história da França deixa mais de 150 mortos

O mundo se surpreendeu a poucas horas atrás, mais um ato terrorista atingiu Paris na França, e já foi o suficiente para ser considerado o maior da história daquele país. De acordo com os telejornais que possuem correspondentes na França, dão conta que houve uma série de atentados possivelmente coordenados e de acordo com as autoridades francesas há mais de 150 mortos. Todos os ataques foram em locais de grande concentração de pessoas como bares, restaurantes, uma casa de shows e o estádio nacional Stade de France durante a partida França e Alemanha.
A polícia francesa invadiu a casa de espetáculos Bataclan, onde matou três terroristas e encontrou ao menos cem mortos. No local estava acontecendo a apresentação da banda Eagles of the Death Metal.
A Procuradoria de Paris afirmou que ao menos cinco terroristas foram mortos em diferentes lugares de Paris.
O Ministério das Relações Exteriores confirma que dois brasileiros ficaram feridos nos ataques em Paris, mas não confirmou a identidade das vítimas, nem o local onde foram atacados.

13 de novembro de 2015

Quadrilha de assaltantes que vinham agindo em São Mateus, Alto Alegre e Bacabal é presa pela polícia

A Polícia Militar após um trabalho de investigação do Serviço de Inteligência, conseguiu localizar e prender no povoado Guaraciaba uma quadrilha de assaltantes que segundo a polícia, vinham agindo São Mateus do Maranhão, Bacabal e Alto Alegre do Maranhão, os criminosos foram identificado como: Wesley Rodrigues de Sousa, Paulo Roberto de Sousa, (Puca), Fábio de Sousa Santos (Fafá) e Rerinaldo Oliveira Nascimento (Vaqueiro), com a quadrilha foram apreendida armas e drogras, além de uma motocicleta.
Ao chegar no povoado, os policiais avistaram Wesley Rodrigues que portava um revólver calibre 38, e na companhia dele estava Paulo Roberto, conhecido como “Puca”,  que foi flagrado com uma certa quantidade de drogra. Em seguida, o indivíduo Rerinaldo Oliveira foi visto tentando esconder um outro revólver calibre 38, mas foi preso e a arma apreendida. Já Fábio de Sousa, o Fafá, conseguiu se evadir, porém, foi capturado em uma fazenda próximo ao povoado.


Ex-prefeito de Matões do Norte é condenado pela Justiça

A pedido do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA), a Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Matões do Norte, Hilton Amorim Rocha, por improbidade administrativa.
Segundo a ação proposta pelo MPF-MA, o ex-prefeito não prestou contas de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), recebidos em 2004.
A decisão, expedida pelo juiz da 13ª Vara Federal, condenou Hilton Amorim Rocha ao pagamento de multa civil equivalente a 10 vezes o valor da última remuneração no cargo de prefeito de Matões do Norte (MA), além da suspensão dos direitos políticos e proibição em contratar com o Poder Público pelo prazo de três anos.
O ex-prefeito não foi localizado para comentar a decisão.

Em Coroatá mulher compra urubus achando que eram galinhas e vai parar na delegacia

Um caso inusitado aconteceu na cidade de Coroatá, uma mulher foi indiciada por receptação, naquela cidade, após comprar dois urubus, isso mesmo, a mulher comprou dois urubus, pensando ela que seria galinhas.
Ela comprou as aves de um assaltante conhecido da região, identificado como Tripa. De acordo com informações da polícia, a mulher costumava comprar os produtos e animais que o homem roubava.
“O Tripa já estava bastante visado na região, pois roubava bastante, em vários lugares. Sem ter o que roubar, ele armou uma arapuca, conseguiu capturar dois urubus, colocou em um depósito fechado e levou até esta mulher para vendê-los. Só que ele disse para a mulher que eram galinhas”, explicou o delegado Alex.
Ainda de acordo com a polícia, o assaltante ofereceu as “galinhas” por R$ 100, mas a mulher, que não teve o nome identificado, disse que só pagaria R$ 50.
Como se tratava de uma cliente fiel do assaltante, ele disse que deixaria pelos R$ 50. Só após chegar em casa para preparar as galinhas a mulher constatou que tinha comprado urubus. Ela procurou a polícia e acabou indiciada por receptação de produto roubado, pois costumava comprar outros produtos do assaltante. O vendedor das "galinhas" ainda não foi preso.

Em audiência na SSP, Miltinho cobra medidas para reforçar segurança e reduzir índices de criminalidades em São Mateus

O prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB), esteve reunido na última terça-feira (10), com o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, ocasião em que manifestou preocupação com relação aos índices de violência que atingem a cidade nos últimos dias. O prefeito estava como uma comitiva composta por vereadores, padre, pastor, representante da Associação Comercial e da Associação de empresários, familiares de vitimas e assessores de governo.
O chefe do executivo são-mateuense reforçou ao secretário de Segurança a importância de fortalecer a estrutura das polícias Civil e Militar e, com isso, garantir um pouco mais de tranquilidade à população, que anda assustada com a incidência de crimes praticados atualmente.
"É preciso que tenhamos nossas polícias cada vez mais fortes e atuantes e para que isso ocorra, é de fundamental importância equiparmos os policiais [civis e militares] e darmos condições dignas de trabalho a esses bravos guerreiros, que no dia a dia enfrentam diversas situações de risco para proteger a população", disse Miltinho, durante o encontro com Portela.
Um dos pontos abordados pelo prefeito foi com relação a instalação de uma Companhia Independente para aquele município.
"Uma das propostas que estamos sugerindo para ajudar no combate à violência é a instalação de uma Companhia Independente em São Mateus, pois já estamos chegando a 50 mil habitantes e, juntando com a população do município vizinho, temos cerca de 80 mil pessoas nas duas cidades", declarou o prefeito, informando que nos últimos dias foram cinco assassinatos em 48 horas. Ou seja, uma situação que, segundo ele, abalou os moradores daquela região.
O secretário Jefferson Portela classificou o encontro com o prefeito de São Mateus como positivo e afirmou que às reivindicações para a região serão prontamente atendidas já que o governador Flavio Dino autorizou a nomeação de delegados e a compra de novas viaturas para atender as necessidades da população da capital e do interior.
"O governo está empenhado no sentido de promover a paz e reduzir os índices de violência no Maranhão. O objetivo do encontro de hoje é buscar a redução dos índices de criminalidade no Estado", explicou o secretário Jefferson Portela, que também anunciou a realização de uma audiência pública em até 30 dias para debater as ações realizadas na cidade de São Mateus.

MAIS SEGURANÇA  
Ainda durante o encontro com o secretário de Segurança do Maranhão, o prefeito Miltinho Aragão defendeu um combate veemente à criminalidade e afirmou que saiu convicto de que o governador Flávio Dino vai ampliar as ações na segurança que a curto, médio e longo prazo, estará alcançando não só a capital, mas o interior do estado.
"Saio convicto juntamente com o grupo que está representando a cidade, que o estado está atendendo o clamor da população e que os resultados virão nos próximos dias, que a população pode ficar certa de que tem um prefeito preocupado, pois houve uma inquietação pessoal desde que soube destes acontecimentos violentos na cidade. Nós não vamos arredar na cobrança da punição dos culpados pela violência em nossa cidade, pois estamos em parceria com a Secretaria de Segurança e com o Governo, para que tome todas as medidas necessárias. O Poder Judiciário está envolvido nesta ação, com o promotor e juiz da cidade. São estas parcerias que vão nos ajudar a tomar decisões enérgicas para que a população se sinta mais segura", concluiu Miltinho.

11 de novembro de 2015

Para New York Times, Globo é a TV irreal que ilude o Brasil

The International New York Times
Vanessa Barbara
Em São Paulo
Personagem Romero Rômulo, da novela "A Regra do Jogo", irritou Anistia Internacional

Gigante da mídia cativa os telespectadores com novelas vazias e comentários ineptos no noticiário. 
No ano passado, a revista "The Economist" publicou um artigo sobre a Rede Globo, a maior emissora do Brasil. Ela relatou que "91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, a assistem todo dia: o tipo de audiência que, nos Estados Unidos, só se tem uma vez por ano, e apenas para a emissora detentora dos direitos naquele ano de transmitir a partida do Super Bowl, a final do futebol americano". 
Esse número pode parecer exagerado, mas basta andar por uma quadra para que pareça conservador. Em todo lugar aonde vou há um televisor ligado, geralmente na Globo, e todo mundo a está assistindo hipnoticamente. 
Sem causar surpresa, um estudo de 2011 apoiado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o percentual de lares com um aparelho de televisão em 2011 (96,9) era maior do que o percentual de lares com um refrigerador (95,8) e que 64% tinham mais de um televisor. Outros pesquisadores relataram que os brasileiros assistem em média quatro horas e 31 minutos de TV por dia útil, e quatro horas e 14 minutos nos fins de semana; 73% assistem TV todo dia e apenas 4% nunca assistem televisão regularmente (eu sou uma destes últimos). 
Entre eles, a Globo é ubíqua. Apesar de sua audiência estar em declínio há décadas, sua fatia ainda é de cerca de 34%. Sua concorrente mais próxima, a Record, tem 15%. 
Assim, o que essa presença onipenetrante significa? Em um país onde a educação deixa a desejar (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico classificou o Brasil recentemente em 60º lugar entre 76 países em desempenho médio nos testes internacionais de avaliação de estudantes), implica que um conjunto de valores e pontos de vista sociais é amplamente compartilhado. Além disso, por ser a maior empresa de mídia da América Latina, a Globo pode exercer influência considerável sobre nossa política. 
Um exemplo: há dois anos, em um leve pedido de desculpas, o grupo Globo confessou ter apoiado a ditadura militar do Brasil entre 1964 e 1985. "À luz da História, contudo", o grupo disse, "não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original". 
Com esses riscos em mente, e em nome do bom jornalismo, eu assisti a um dia inteiro de programação da Globo em uma terça-feira recente, para ver o que podia aprender sobre os valores e ideias que ela promove. 
A primeira coisa que a maioria das pessoas assiste toda manhã é o noticiário local, depois o noticiário nacional. A partir desses, é possível inferir que não há nada mais importante na vida do que o clima e o trânsito. O fato de nossa presidente, Dilma Rousseff, enfrentar um sério risco de impeachment e que seu principal oponente político, Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, está sendo investigado por receber propina, recebe menos tempo no ar do que os detalhes dos congestionamentos. Esses boletins são atualizados pelo menos seis vezes por dia, com os âncoras conversando amigavelmente, como tias velhas na hora do chá, sobre o calor ou a chuva. 
A partir dos talk shows matinais e outros programas, eu aprendi que o segredo da vida é ser famoso, rico, vagamente religioso e "do bem". Todo mundo no ar ama todo mundo e sorri o tempo todo. Histórias maravilhosas foram contadas de pessoas com deficiência que tiveram a força de vontade para serem bem-sucedidas em seus empregos. Especialistas e celebridades discutiam isso e outros assuntos com notável superficialidade. 

Leia mais em http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/the-international-new-york-times/2015/11/11/opiniao-rede-globo-a-tv-irrealidade-que-ilude-o-brasil.htm

*(Vanessa Barbara é uma colunista do jornal "O Estado de São Paulo" e editora do site literário "A Hortaliça".)

9 de novembro de 2015

Tragédia no MA: Piloto morre durante explosão de avião enquanto se preparava para decolar

Sob olhares de curiosos, bombeiros tentam apagar as chamas no avião bimotor. Foto: PRF
Um avião monomotor explodiu no aeroporto industrial de Balsas, a 759 quilômetros de São Luís (MA), por volta das 16h desta segunda-feira (9). O piloto, José Mauro Jaques de Medeiros, de 60 anos, estava sozinho na aeronave e morreu no acidente.

Segundo a Polícia Militar, ainda não é possível determinar a causa da explosão. Testemunhas dizem que, ao longo do dia, o avião agrícola fez vários pousos e decolagens.
Os bombeiros estiveram no local para apagar o fogo e resgatar o corpo do piloto. No momento do acidente o tempo era bom.

Investigação
Uma investigação deverá ser aberta para apurar o que causou a explosão da aeronave. O corpo de José Mauro foi levado para um hospital de Balsas, onde será periciado por legistas do Instituto Médico Legal.
O comandante de aviação Eduardo Canedo disse que o avião fazia manobras de preparação para decolagem quando houve a explosão. 

José Mauro era funcionário da empresa Risa, que investe na área de fertilizantes e defensivos e máquinas agrícolas. Há quatro anos, o filho da vítima morreu em um acidente similar, segundo moradores da região.

4 de novembro de 2015

Vestibular da Uema será realizado neste domingo (8)

Falta menos de uma semana para as provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2016) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Mais de 42.000 inscritos concorrerão as 3.899 vagas distribuídas em 21 Campi da instituição em todo o estado.

As provas serão realizadas, nestes domingo (8) e segunda-feira (9), no horário das 13h às 18h, nas cidades de São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá.

No Cartão de Confirmação de Inscrição/Paes consta o local de prova. O candidato deverá comparecer ao seu local de prova com antecedência mínima de 60 minutos. Os portões dos prédios onde se realizarão as provas dos 1º e 2º dias serão fechados, impreterivelmente, às 13 horas. Nos dois dias do vestibular é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto. Para realização da prova, o candidato deverá utilizar apenas caneta de material transparente.

No primeiro dia, as provas terão 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Linguagem, Códigos e suas tecnologias, 20 de Ciências Humanas e suas tecnologias e 20 de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas analítico-discursivas de dois componentes curriculares específicos por curso, com 12 questões, sendo seis para cada componente, além da produção textual. A duração das provas nos dois dias é de cinco horas.

Nesta edição, o curso mais concorrido é o de Medicina. A segunda maior concorrência do Vestibular ficou com o curso de Direito, Campus São Luís. Em terceiro lugar, com maior número de candidatos por vaga, está o curso de Formação de Oficiais (Polícia Militar).

O resultado do vestibular da Uema será divulgado na primeira quinzena de janeiro de 2016.

3 de novembro de 2015

Vai ter panelaço? Processo que pede cassação do mandato do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha é instaurado

Cunha ver seu mandato ameaçado
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara instaurou três processos na tarde desta terça-feira (3). Um pede a cassação do mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar.

Caso Cunha
Três deputados foram sorteados como aptos a relatar o processo que pede a cassação do mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. São eles: Fausto Pinato (PRB-SP), Vinicius Gurgel (PR-AP) e Zé Geraldo (PT-PA). Um deles será escolhido pelo presidente do conselho como o relator do caso. José Carlos Araújo informou que, antes de definir o relator, o que deve acontecer até amanhã, pretende se reunir com os três deputados para conhecer os seus planos de trabalho.
A deputada Jandira Feghali explicou que dentro da Câmara não há a figura do afastamento da Presidência, existe a renúncia, que depende dele (Eduardo Cunha), e a cassação pelo trabalho do Conselho de Ética. O afastamento de Cunha da Presidência só poderá vir de fora, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir do pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).
Araújo explicou que, no Conselho de Ética, o relator terá dez dias para apresentação de parecer preliminar. A partir dessa análise prévia, Eduardo Cunha terá dez dias para defesa. Todo o processo pode levar até 90 dias úteis, disse Araújo, ressaltando que o prazo pode ser menor, a depender do encaminhamento do relator.
“Relator tem liberdade para dirigir o processo, ouvir testemunhas, procurar documentos, procurar pessoas que, por acaso, possam esclarecer dúvidas que ele tenha – entidades, bancos, procurador-geral. Tem liberdade para procurar tudo o que for preciso para esclarecer todas as dúvidas que existam. A partir daí, fará relatório final e haverá a votação no Conselho de Ética.”
No último dia 13 de outubro, o Psol e a Rede Sustentabilidade apresentaram representação ao Conselho de Ética com pedido de cassação do mandato de Cunha. Além dos líderes do Psol e da Rede, 46 parlamentares de outros cinco partidos, de forma individual, assinaram o documento.
O texto afirma que há “contradição entre a declaração realizada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aponta a existência de apenas uma conta corrente em nome do representado, no Banco Itaú, e a declaração oficial da Procuradoria-Geral da República, que revela a existência de contas em nome do representado em bancos suíços”.

Do Portal Vermelho.org.br