31 de outubro de 2015

Flávio Dino na marcha dos prefeitos maranhenses: "Se alguém achou que iríamos repetir práticas do passado, se enganou"

Sem titubear em seu discurso durante a primeira marcha municipalista do Maranhão em uma plateia recheada de prefeitos e sendo observado por diversos deputados estaduais e federais, o Governador do Maranhão foi curto, mas bastante objetivo em seu recado aos gestores maranhenses: “Se alguém achou que iríamos repetir práticas do passado, se enganou. Temos compromisso irrenunciável com os mais pobres.”
Para um bom entendedor, meias palavras, bastam!

30 de outubro de 2015

Afiliada da Globo demite jornalista preso com 240 kg de falsa cocaína

Alex Barbosa mostra falsa cocaína em reportagem exibida pelo Jornal da Globo do dia 13
Daniel Castro - Afiliada da Globo em Mato Grosso, a TV Centro América demitiu o jornalista Alex Barbosa. Repórter de rede, que produz para os telejornais de cobertura nacional, Barbosa foi preso no último dia 12 quando simulava tráfico de cocaína em uma reportagem em que testava a fragilidade do combate ao tráfico na fronteira do Brasil com a Bolívia. O jornalista e mais três funcionários da TV Centro América transportavam 240 quilos de gesso embalados como se fossem pacotes de cocaína. Eles permaneceram sete horas presos na Polícia Federal de Cáceres (MT).
Barbosa foi desligado na última quarta-feira (28). Ele agora aguarda a decisão da Globo sobre seu futuro profissional. É certo que não ficará desempregado. Deverá ser contratado por outra afiliada da rede ou absorvido por alguma das emissoras da família Marinho. Os repórteres de rede são indicados pela direção-geral de jornalismo, no Rio de Janeiro, mas são contratados e pagos pelas afiliadas. Ex-TV Mirante (Maranhão), da família Sarney, Alex Barbosa estava havia apenas três meses no Mato Grosso. Procurado pelo Notícias da TV, o repórter não quis se manifestar.
Barbosa teria sido demitido porque suas reportagens investigativas, como a que expôs a fragilidade da polícia na fronteira, incomodavam o governo local. Pressionados política e economicamente, os donos da TV Centro América teriam decidido demiti-lo. A afiliada tem um histórico de conflitos com a orientação do jornalismo da Globo. Atualmente, encontra-se sob uma espécie de intervenção. O diretor de jornalismo local foi indicado pela Globo, assim como Barbosa.
O repórter e mais três funcionários da TV Centro América foram detidos no dia 12 quando trafegavam pela BR 070. Eles já tinham rodado durante 12 horas pelas estradas do Estado do Mato Grosso com a falsa droga.
Como mostrou uma reportagem exibida pelo Jornal da Globo no dia 13, eles passaram tranquilamente três vezes diante de três postos da Polícia Rodoviária Federal, por um posto do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e por blitz de policiais rodoviários. Só foram detidos à noite, em uma blitz do Gefron (Grupo Especial da Fronteira), da Polícia Militar, que os encaminhou para a Polícia Federal. Na PF, foi constatado preliminarmente que o material que transportava era gesso, mas mesmo assim foram instaurado um inquérito e apreendidos os veículos da reportagem.
A pauta desagradou autoridades. O secretário de Segurando do Mato Grosso chegou a dizer à imprensa que, "independentemente da questão de ser reportagem, eles [jornalistas] serão tratados de acordo com o que rege a lei". E cobrou publicamente a exibição da reportagem, mostrando que o repórter falhou na missão de provar a fragilidade do policiamento.
A Polícia Federal, no entanto, foi alertada pelo Ministério Público Federal de que a TV Centro América faria a reportagem. O próprio Alex Barbosa enviou ofício a procuradores da República informando previamente, como medida de segurança, que testaria a eficácia da fiscalização contra o tráfico.
Desde as 15h30 desta sexta (30), O Notícias da TV tenta falar com a direção de jornalismo da TV Centro América, sem sucesso. Os funcionários que atendem às ligações dizem que os responsáveis não se encontram na Redação.
A Globo, oficialmente, diz que Barbosa não foi demitido. Mas é fato o jornalista foi informado pela TV Centro América que seu contrato será rescindido. Ele continua à disposição da Globo, como repórter de rede, mas está sem contrato e afastado da atividade.


Original: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/afiliada-da-globo-demite-jornalista-preso-com-240-kg-de-falsa-cocaina--9596#ixzz3q60r9ait 

II ENCONTRO DE MÍDIAS ALTERNATIVAS DO MARANHÃO

A cidade de São Luis vai sediar no dia 4 de dezembro o 2º Encontro Estadual de Mídias Alternativas. O evento é promovido pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.
O objetivo é reunir os cidadãos em geral para discutir a democratização da comunicação, bem como seus impactos nos vários setores da sociedade, em defesa da ampliação da democracia no Brasil. Participarão do encontro, comunicadores digitais (acadêmicos de comunicação, jornalistas, blogueiros, tuiteiros, leitores de blogs, ativistas de redes sociais e radialistas).
O Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé vem desenvolvendo a cada ano encontros estaduais e nacionais (além de atividades específicas), buscando difundir conhecimento, envolver a sociedade no debate e despertar a reflexão em relação a um tema, que está previsto na nossa Constituição Federal, porém, vem sofrendo distorções em relação ao seu conteúdo.

Paulo Henrique Amorim será um dos palestrantes

O evento será realizado no dia 4 de dezembro em São Luis e contará, além de outras personalidades, com a presença do jornalista Paulo Henrique Amorim que fará o lançamento do seu livro “O Quarto Poder”.

Inscrições gratuitas

As inscrições já podem ser feitas através do e-mail midiasalternativasma@gmail.com, haverá entrega de certificados (vale 8h de AACs)

Contato para a imprensa:

O organizador do evento no Maranhão é o jornalista e blogueiro Jonatas Carlos que é membro da Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais. O contato com o mesmo pode ser feito pelos telefones 98-99616 3741 * 99 98205 0236 e pelo emal: jonatascarlos.jc@hotmail.com

29 de outubro de 2015

“O Maranhão é o estado da vez”, diz representante do Ministério da Integração Nacional

Governador Flávio Dino, ao lado de secretários de Estado, recebeu representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que desejam contribuir com o setor produtivo. Foto: Nael Reis/Secom
O fortalecimento da economia regional, a partir da organização das cadeias produtivas, tem atraído investimentos para o Maranhão. O governador Flávio Dino recebeu representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que desejam contribuir com o setor produtivo do estado.
“Viemos para nos colocar à disposição do Governo e contribuir com oportunidades de incentivo fiscal para o setor produtivo. Sabemos que o estado está se organizando para receber importantes obras de Infraestrutura e nós queremos colaborar com esse novo momento”, disse o novo superintendente da Sudam, Paulo Roberto.
Os secretários estaduais Simplício Araújo (Indústria e Comércio), Marcellus Ribeiro (Fazenda) e Felipe de Holanda (Programas Especiais) apresentaram o cenário favorável do setor produtivo maranhense que se organiza, a partir de uma política de incentivos fiscais e valorização da produção regional.
“Queremos fazer a ponte com importantes agências de fomento à produção local. A Sudam pode contribuir com o setor produtivo a partir da desoneração do Imposto de Renda e a possibilidade de reaplicar esses valores nos negócios e também com o financiamento dos projetos de Infraestrutura”, disse o secretário Simplício Araújo.
A economia maranhense fortalecida pela organização das cadeias produtivas e incentivos fiscais tem atraído empresas e órgãos de fomento à produção. “O Maranhão está vivendo um momento pródigo. Estamos nos colocando à disposição para, juntos, Governo Federal e Estadual, avançarmos no setor produtivo local”, disse Inocêncio Gasparim, diretor de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudam.

Prefeito Miltinho decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (30) em São Mateus

O prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB), decretou ponto facultativo no município nesta sexta-feira, dia 30 de outubro, tal data é na verdade a transferência do ponto facultativo que seria no 28, dia dedicado ao Servidor Público.

Os serviços de todas as secretarias municipais e órgãos ligados a elas foram interrompidos após o expediente desta quinta-feira (29). As atividades do município retornam na terça-feira, 3 de novembro.


Serviços essenciais para a população como: atendimento no Hospital e Pronto Socorro Municipal e Guarda Municipal, funcionarão normalmente.

Abaixo segue a íntegra do decreto municipal:


PREFEITURA DE SÃO MATEUS
ESTADO DO MARANHÃO
DECRETO Nº 46 DE 21 DE OUTUBRO DE 2015.


  
Transfere o ponto facultativo do Dia do Servidor (28/10) para 30 de Outubro.


O Exmo. Sr. Prefeito Municipal de São Mateus do Maranhão, com a competência que lhe confere os arts. 30 da Constituição Federal/88, e a Lei Orgânica do Município de São Mateus do Maranhão, bem como considerando o princípio da eficiência da Administração Pública,

DECRETA:

Art. 1º. O ponto facultativo comemorativo do Dia do Servidor Público, em 28 de Outubro de 2015, fica transferido para 30 de Outubro de 2015.

Art. 2o. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


São Mateus do Maranhão-MA, 21 de Outubro de 2015.



HAMILTON NOGUEIRA ARAGÃO

Prefeito Municipal

28 de outubro de 2015

Sampaio Corrêa antecipa eleição e Sérgio Frota é reeleito presidente

Afonso Diniz - Presidente do Sampaio desde 2008, o empresário Sérgio Frota seguirá no clube por mais duas temporadas. O dirigente foi aclamado em cerimônia realizada na noite dessa terça-feira, no CT José Carlos Macieira, para o biênio 2016/2017.
A eleição no clube comumente é realizada em dezembro, porém, o Conselho Deliberativo autorizou antecipação do pleito argumentando que resoluções administrativas deveriam ser antecipadas. A preparação do clube para o PROFUT (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro) foi a principal delas.
Sérgio Frota segue com a mesma chapa no Conselho Diretor do clube. O vice-presidente continua sendo Nílson Garcia.
Houveram também as eleições para o Conselho Deliberativo, que passa a ter como presidente Sergio Macedo de Abreu, o vice-presidente, é Silvio Magno Cruz, Luís Fernando Cadilhe Brandão, secretário, e Francisco de Assis Maciel Carvalho, suplente de secretário.
Quando recebeu o comando do clube, Sérgio Frota encontrou o Sampaio na Série C do Brasileiro. Em sua passagem, o clube acumula o rebaixamento para a Série D, em 2009, e os posteriores acessos, de 2012, da D para C (com título invicto) e 2013, da C para B. Além disso, o clube também foi campeão do Maranhense nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2014.

27 de outubro de 2015

Crise no PMDB maranhense: João Alberto acusa Ricardo Murad de falsidade ideológica

O presidente estadual do PMDB, senador João Alberto de Sousa, ao anunciar a rejeição do pedido de inscrição da chapa comandada pela deputada Andrea Murad, acusou o ex-secretário de Saúde e pai da parlamentar, Ricardo Murad, de falsidade ideológica no processo de preenchimento da Declaração de Consentimento de Candidato, instrumento pelo qual o interessado autoriza a inclusão do seu nome na chapa "Renovar para Crescer"; segundo Alberto, não foi pedido exame grafotécnico por parte da Polícia Federal em decorrência da fraude ser grotesca; o parlamentar também denunciou que três nomes da chapa de Andréa Murad não são sequer filiados ao partido. (247)

Blog do Jorge Vieira - O presidente estadual do PMDB, senador João Alberto de Sousa, ao anunciar, nesta manhã de terça-feira (27), a rejeição do pedido de inscrição da chapa comandada pela deputada Andrea Murad, acusou o ex-secretário de Saúde e pai da parlamentar, Ricardo Murad, de falsidade ideológica no processo de preenchimento da Declaração de Consentimento de Candidato, instrumento pelo qual o interessado autoriza a inclusão do seu nome na chapa “Renovar para Crescer”.
João Alberto apresentou aos jornalistas que participaram da coletiva, na sede do Diretório Estadual do PMDB, vária declarações de consentimento assinadas com a mesma caligrafia, o que, em seu entendimento, caracterizaria fraude. O senador avisou que não pediu exame grafotécnico por arte da Polícia Federal em decorrência da fraude ser grotesca. Além de fraude nas assinaturas, o dirigente peemdebista denunciou que três nomes que constam na chapa de Andréa Murad não são sequer filiados ao partido.
O presidente em exercício do PMDB, ex-deputado Remi Ribeiro, afirmou que o pedido de inscrição da chapa foi rejeitado em função da mesma não cumprir o que determina o estatuto da legenda e em função da deputada está totalmente inadimplente com suas obrigações partidárias. Remi explicou ainda que das 79 indicações apresentadas 57 são de Coroatá, o que contemplaria apenas oito dos 2017 municípios, ou seja, a chapa organizada por Ricardo Murad não possui representatividade e estaria toda irregular.
Para João Alberto a atitude de Ricardo Murad está fazendo o partido se revoltar contra ele, pois “está tentando forçar uma barra que ele que sabe que conosco não vai dar”. Alberto aproveitou para mandar recado: “Se o lado de lá (Ricardo) é duro, nós seremos mais duros ainda”, avisou o senador que tem apelido de “Carcará”, antes de afirmar que a convenção da próxima sexta-feira (30) está confirmada. “Sinceramente eu gostaria que houvesse disputa, até porque a grande maioria do partido está com sede nele (Ricardo)”, observou.
O senador negou divisão no PMDB e afirmou que sua chapa conta com o apoio de 90 por dos diretórios municipais, enquanto que seu adversário, além de conta praticamente com filiados de Coroatá, ainda possui indícios de fraude nas assinaturas e gente que nem filiado é. Para finalizar, o senador, numa referência d Murad, adiantou: “Não vamos dar legenda para que o partido não quer”.

Cunha colocará pautas pró-governo em votação nesta semana

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmou nesta segunda (26) que colocará para votar esta semana projetos que refletem em melhorias da economia, como quer o governo; cronograma prevê votar nesta terça (26) a medida provisória que autoriza o reajuste de três taxas cobradas por órgãos federais - Ancine, Ibama e Cade -, na quarta, o projeto de repatriação de recursos e bens no exterior e dar início à votação da proposta da securitização da dívida ativa de União e estados; "É uma contribuição que a Câmara quer dar para resolver o problema do buraco financeiro do governo", disse; líder do PT, Sibá Machado, vê "ambiente novo"
26 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 21:25

247 - O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmou nesta segunda-feira (26) que colocará para votar esta semana projetos que refletem em melhorias da economia, como quer o governo. O cronograma de Cunha prevê votar nesta terça-feira (26) a medida provisória que autoriza o reajuste de três taxas cobradas por órgãos federais - Ancine, Ibama e Cade -, na quarta, o projeto de repatriação de recursos e bens no exterior e dar início à votação da proposta da securitização da dívida ativa de União e estados.
"Tem um projeto muito bem feito que está sendo discutido a várias mãos. Vários líderes assinaram. A ideia é votar a urgência. A securitização da dívida ativa tanto da União e dos estados. Tem uma dívida ativa de R$ 2 trilhões. Destes, R$ 500 bilhões são facilmente negociáveis. Só isso poderia resolver o problema do ano inteiro que vem com sobra. É uma contribuição que a Câmara dos Deputados quer dar para resolver o problema do buraco financeiro do governo", disse.

"Ambiente novo"
O líder do PT, Sibá Machado (AC), disse que é um “ambiente novo”, conquistado graças à ação de deputados e ministros do governo junto a Cunha. Há algumas semanas os ministros Edinho Silva (Comunicação) e, principalmente, Jaques Wagner (Casa Civil), dialogam com Cunha pedindo o destravamento da pauta como forma de distensionar o cenário político.
"Tem muita gente debruçada sobre esse assunto, apresentando aos principais ministros essas pautas e temos buscado que Eduardo Cunha libere essa pauta, que é importante para o país. Uma agenda como essa, claro que ajuda, não só o governo, mas o Brasil. A pauta do primeiro semestre foi muito atribulada e contaminada. Precisa de um esforço coletivo, porque quem não entra nessa agenda acaba se colocando contra o Brasil", disse Sibá.

26 de outubro de 2015

Após 21 dias, greve dos bancários termina parcialmente no Maranhão

G1MA - Após 21 dias, o Sindicato dos Bancários do Maranhão decidiu pelo fim parcial da greve da categoria que fechou quase 85% das agências em todo o estado. No Maranhão, ao todo são 5,1 mil bancários e 360 agências. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (26), após assembleia realizada na sede do sindicato no Centro de São Luís.
Apenas as agências do Banco do Nordeste e Banco da Amazônia continuam em greve no estado. Uma nova assembleia foi marcada para definir o futuro da greve destes bancos. Os demais bancos devem voltar a funcionar normalmente a partir desta terça-feira (27).
A maioria da categoria aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenabam) de reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.
Os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários compensariam, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

Negociações
Os bancários deflagraram a greve no último dia 6 de outubro. A categoria reivindica reajuste salarial de 16% com piso de R$ 3.299,66. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) chegou a apresentar uma proposta de reajuste de 5,5%, com piso de R$ 1.321,26 a R$ 2.560,23, mas foi rejeitada pela categoria nas assembleias durante a primeira semana.
Outras propostas chegaram a ser feitas. A última ocorreu nesta sexta-feira (23), quando a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

22 de outubro de 2015

Solenidade marca abertura da 3ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico

Aurina Carneiro
Agência Assembleia
Com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB) e a participação maciça dos deputados estaduais, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (22), a solenidade de abertura da 3ªReunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico.
Ao discursar no início da cerimônia, realizada no Plenário Nagib Haickel, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), fez saudação a todos os presentes, destacando a importância de a cidade de São Luís sediar importante reunião do fórum que reúne parlamentares dos nove estados da Amazônia Legal.
“É com muita honra e alegria que a Assembleia Legislativa do Maranhão inicia este importante encontro para discutir pautas comuns da nossa região amazônica. Além do debate, buscamos apontar soluções para problemas vivenciados nesta nossa região, a partir de medidas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico”, discursou Humberto Coutinho, declarando abertos os trabalhos da reunião do Parlamento Amazônico.
O deputado Humberto Coutinho fez saudação especial ao presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (PT), do Amazonas, que, por sua vez, destacou a importância da realização do evento e do papel do Maranhão no contexto da Amazônia Legal.
“Poucos são os parlamentares que conhecem efetivamente esse grande espaço da Amazônia Legal. Nós estamos muito presentes nessa luta para a integração regional e pelo desenvolvimento sustentável. Temos uma legislação específica do Governo Federal que está muito aquém do ideal. Então, queremos fazer essa troca de experiências em prol do desenvolvimento da Amazônia”, assinalou Sinésio Campos.
Com o tema “Amazônia e seus Novos Caminhos”, esta é a primeira vez que a Casa Legislativa do Maranhão recebe uma reunião do Parlamento Amazônico, cujo vice-presidente é o deputado estadual Hemetério Weba (PV), tendo também os deputados Júnior Verde (PRB) e Wellington do Curso (PPS) como coordenadores de Juventude e Direitos Humanos, respectivamente.

DISCURSO DO GOVERNADOR
Em seu pronunciamento, o governador Flávio Dino ressaltou a importância do Parlamento Amazônico, fórum de deputados estaduais composto pelos nove estados que compõem a Amazônia Legal, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Flávio Dino frisou que este fórum de parlamentares deve ser fortalecido na perspectiva de discussão e de proposição de ações para o desenvolvimento de toda a Amazônia Legal.
“Historicamente, por séculos e séculos, a Amazônia e o Nordeste muito sofreram e muito sofrem ainda. Daí a importância deste Parlamento Amazônico, que deve se consolidar como um instrumento de luta, sendo valorizado, reconhecido e fortalecido neste combate sem trégua contra as desigualdades regionais, para que o Brasil seja um pais mais justo e tenha simetria em seu desenvolvimento”, ressaltou Flávio Dino.
Logo após o discurso do governador, o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, passou a presidência dos trabalhos para o presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (PT), do Amazonas, que agradeceu o apoio do Parlamento maranhense para que a 3ª reunião do Colegiado de Deputados pudesse ser realizada em São Luís.
O deputado Sinésio Campos lembrou que as duas últimas edições da reunião aconteceram no Amazonas e no Amapá. Na última reunião do Parlamento Amazônico, realizada no mês de setembro na capital Macapá (AP), discutiu-se sobre a regularização fundiária da Amazônia Legal, além de temáticas referentes aos investimentos e projetos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), entre outras questões.
Agora, nesta reunião que acontece em São Luís, temas como a importância do Parlamento Amazônico, a Amazônia Maranhense e suas problemáticas e experiências com as Zonas Francas estão em destaque na programação, que irá prosseguir até as 17h30 desta quinta-feira.
Além do governador Flávio Dino, a cerimônia de abertura contou também com a presença do vice-presidente da Unale, deputado Diogo Moraes; do subdefensor Geral do Estado do Maranhão, Verter de Moraes Lima Júnior; e da presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende, dentre outras autoridades.

21 de outubro de 2015

Beneficiários do Bolsa Família começam a receber conversores da TV digital

Portal Brasil - Beneficiários do Bolsa Família na cidade de Rio Verde, no sul de Goiás, receberam na segunda-feira (19) conversores da TV digital. O município foi escolhido para o teste-piloto do desligamento do sinal analógico de TV.
Os aparelhos permitem que as famílias tenham acesso ao sinal digital mesmo nos televisores mais antigos, o que garante, de forma gratuita, mais qualidade de som e imagem, conteúdos adicionais e interativos nas grades das emissoras e informações de utilidade pública. 
Ao receber o kit com o conversor, Maria Madalena Pereira, que é beneficiaria do Bolsa Família, falou orgulhosa da nova tecnologia que recebe na sua casa. "A imagem é muito melhor, pois é mais limpa e clara. Com a TV Digital, a família fica mais reunida para aproveitar a programação. É uma satisfação poder estar recebendo esse equipamento e participando desse novo momento do País", comemorou a beneficiária do programa do governo federal. 
Em função de critérios relacionados à localização, viabilidade técnica e renda per capita, a cidade goiana foi escolhida para sediar o teste-piloto do desligamento do sinal analógico de TV, que está previsto para o próximo dia 29 de novembro. O switch-off, expressão que define o encerramento do sinal analógico, está condicionado, no entanto, à aferição de que 93% dos domicílios do município já tenham acesso à TV digital. 
Nesse processo nacional de transição, a Empresa Administradora de Digitalização (EAD) garantirá, a partir de suporte didático e campanhas de conscientização, que a população brasileira usufrua dos benefícios TV digital em sua plenitude. Na sequência da agenda, Ibiapina visitou a sede da TV Anhanguera, emissora que abrange a cidade e já transmite o sinal digital.

20 de outubro de 2015

Prefeitura de São Mateus intensifica serviços de melhoramento de ruas no bairro Vila Nova III

A secretaria municipal de Infraestrutura está trabalhando no melhoramento e abertura de ruas no bairro Vila Nova 3, empiçarrar todas as ruas do bairro é prioridade neste semestre, conforme determinou o chefe do executivo Miltinho Aragão (PSB).

“Não podemos deixar a população com dificuldades em poder trafegar pelas ruas do bairro Vila Nova que é um dos maiores bairros da cidade, é um trabalho que em muito está valorizando a região, e confiando no trabalho que estamos executando, diversas construções vem surgindo no bairro”, destacou o prefeito durante uma vistoria na obra na tarde desta terça-feira (20).


Os serviços iniciaram ontem (19), e várias ruas já foram empiçarradas.

19 de outubro de 2015

Cabe-nos transformar o mundo

Por Flávio Dino

Nas teses sobre Feuerbach, Marx fez um convite ousado: após as interpretações dos filósofos acerca do mundo, era chegada a hora de transformá-lo. Trazer ao mundo mais justiça, igualdade de oportunidades e liberdade verdadeira para todos.

A evolução do conhecimento e a capacidade mobilizadoras das ideias, sem dúvidas, está no cerne dessa prática cotidiana que cabe a todos nós: Tentar fazer deste um mundo melhor. E só alcançaremos esse objetivo mediante a máxima valorização de práticas educacionais eficientes e libertadoras.

Pela comemoração do Dia dos Professores, faço questão de aqui destacar a grande relevância de toda a classe docente do Maranhão, essencial para a formação de cidadãos capazes de transformar a realidade que nos é posta.

Por esse reconhecimento, o nosso Governo investe na motivação dos trabalhadores da Educação. Reconhecendo conquistas e consolidando direitos dos educadores, investimos no poder transformador da Educação.

Fazemos isso garantindo a efetividade de lutas históricas da classe, quando completamos o primeiro mês de Governo. A exemplo da concessão da progressão de carreira a mais de 12 mil trabalhadores da Educação. Alguns deles aguardaram por até 20 anos pelo reconhecimento desse direito e, no primeiro mês de nossa gestão, conseguimos assegurar que eles fossem contemplados.

Esse e outros direitos, como a implementação imediata do aumento salarial que chegou a 13% nos rendimentos dos professores foram sendo alcançados e fortalecidos ao longo desses primeiros 10 meses de Governo porque adotamos a valorização da Educação como prática, não apenas como discurso. No Ensino Superior, também nomeamos novos docentes para fortalecer a Uema, além de investirmos para a ampliação de vários campi, como Bacabal, Imperatriz e São Bento.

Outros caminhos se descortinam mais adiante, em que cada vez mais o Maranhão precisará e contará com professores preparados e motivados. Afinal, é através deles que o dia-a-dia de programas transformadores como o “Escola Digna”, para erradicar escolas de taipa, ou nossa luta pelo combate ao analfabetismo poderão ser, de fato, a principal mola propulsora do combate às desigualdades tão marcantes em nosso Estado.

Para isso, contaremos com os atuais educadores e preparamos para o mês de novembro o lançamento do edital para o novo concurso para a contratação de professores para a rede estadual de Ensino.

Seguindo estes caminhos, apostamos verdadeiramente no professor como agente capaz de mobilizar sonhos, ampliar horizontes e estimular novas ideias para oxigenar o Maranhão com a formação novos cidadãos capazes de transformar, num ciclo perene de renovação da esperança. Afinal, a docência é um convite diário à transformação da sociedade. Professores, companheiros, a sua luta é a luta de todo o Maranhão. Vamos transformá-lo!

Prefeito Miltinho reivindica instalação da Cia Independente da PM em São Mateus‏

Durante encontro com Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Marco Antônio Alves da Silva em São Luís, o prefeito Miltinho Aragão reivindicou a instalação da Companhia Independente de Polícia Militar em São Mateus, o encontro ocorreu na última quinta-feira (15). Miltinho informou que encaminhou uma proposta com esse pleito ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

"Além de garantir a segurança dos cidadãos, uma Companhia Independente da Polícia Militar, no município de São Mateus, se somará aos esforços que o Estado tem empreendido no sentido de reduzir a criminalidade em nosso município", destacou o prefeito ao fazer a sugestão do pedido ao Comando Geral da PM.

Com uma população estimada em 50 mil habitantes e localizada a 180 km de São Luís, São Mateus tem um destacamento subordinado ao Batalhão de Polícia Militar de Bacabal (15º) juntamente com mais 13 municípios com um efetivo de  13 policiais, número que segundo o prefeito, é insuficiente para atender a demanda do município.

"Embora o Município esteja chegando a 50 mil habitantes, a reivindicação servirá para descentralizar as ações da PM na região, uma vez que  Bacabal precisa atender mais 13 municípios ficando sobrecarregado, pois a posição geográfica de São Mateus e o número crescente da população justifica a reivindicação para atender as diversas demandas", disse o prefeito.

O Coronel Alves ouviu atentamente a reivindicação e fixou de dá uma resposta o mais breve ao prefeito Miltinho Aragão. Ciente da parceria, a prefeitura se comprometeu a doar um terreno para construção da companhia.



ASCOM

17 de outubro de 2015

12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão: “Territórios Livres para o Bem Viver dos Povos”

A 12º Romaria da Terra e das Águas do Maranhão acontecerá no município de Chapadinha, no Maranhão, com início neste sábado (17) e segue até a manhã de domingo (18). O tema desta Romaria é “Territórios Livres para o Bem Viver dos Povos”. E o lema: Tire as Sandálias por que este chão é sagrado. (Ex 3,5).

Iniciada em 1986, essa Romaria acontece a cada dois anos no estado. Devem participar do evento este ano romeiros e romeiras de 12 dioceses da região. A expectativa é que 10 mil pessoas acompanhem cada passo da Romaria.

Com início previsto às 15 horas deste sábado, a Romaria segue com vários momentos celebrativos preparados por comunidades tradicionais, apresentações culturais, e paradas ao longo da caminhada. Na noite de sábado, por exemplo, terá a Celebração Quilombola. E no início da madrugada de domingo ocorrerá a Celebração dos Mártires da caminhada e depois a indígena. (Veja a programação abaixo)

A Romaria é organizada pela Igreja Católica, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cáritas, Pastoral da Criança, Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), e Diocese de Brejo – Paróquia de Chapadinha, que recebe este evento.

Histórico

Mobilizada, coordenada e realizada pela Igreja Católica do Maranhão, a Romaria da Terra e das Águas aconteceu pela primeira vez em 1986, no município de Vargem Grande, Maranhão, Diocese de Coroatá.

Há quase 30 anos, portanto, a Romaria configura-se como um momento profético de denunciar o latifúndio, as cercas de fome e morte, a violência contra famílias de trabalhadores rurais e povos tradicionais e as desigualdades sociais. Mas é também um momento de anúncio, esperança e certeza de que o Reino de Deus pleno de vida e fartura começa aqui e agora, em nosso chão sagrado, a partir das experiências de vida e resistências de nosso povo.

Confira o vídeo da Oração da 12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão:

Motivação

A XIIª Romaria Estadual da Terra e das Águas pretende um retorno às origens, ao propor o debate sobre a valorização dos povos e comunidades tradicionais, da defesa de seus territórios e seus modos de vida.

O "desenvolvimento" instalado no estado prioriza o modelo de enclaves, pautado por megaprojetos, principalmente o agro e hidro negócios (monoculturas, pecuária, hidrelétricas etc.) e a mineração, privilegiando a exportação de commodities. O preço deste modelo excludente é pago por indígenas, quilombolas, ribeirinhas, quebradeiras de coco, pequenos agricultores e pescadores, entre outros, que são sistematicamente expulsos de seus territórios e têm seus direitos violados. Grande parte destas populações expropriadas do campo acaba inchando a periferia dos centros urbanos, em precárias condições de vida.

Neste contexto, com a absoluta ausência de politicas públicas e a consequente negação de direitos humanos, cria-se um ambiente favorável ao aumento dos índices de violência e criminalidade, alcoolismo, prostituição e ao extermínio de nossa juventude.

É preciso assumir as causas dos povos e comunidades tradicionais, denunciando tudo o que ameaça suas vidas e dignidades, ao mesmo tempo em que se resgatam, valorizam e incorporam os princípios e valores que regem seus modos de vida e consequentemente sua relação com a natureza e com o mundo espiritual.

O lema da XIIª Romaria é um chamado para apoiarmos as organizações de povos e comunidades tradicionais em processo de lutas pela defesa e conquista de territórios livres e, junto deles, denunciarmos os impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos de projetos que vão na contramão disso.

O Maranhão é nosso chão, lugar de nossas identidades, pertencimentos e ancestralidades. Como tal, é o lugar de construção do anunciado bem viver, que se traduz em vida plena, participação, vivência da paz como fruto da justiça e respeito à pluralidade étnico-cultural e religiosa.

"Tire as sandálias: o lugar aonde estás é chão sagrado" (Êx.3)

Junte-se a seus irmãos e irmãs nesta caminhada e participe conosco da XIIª Romaria Estadual da Terra e das Águas!

Programação

Dia 17 de outubro de 2015
15h00 - Acolhida das Dioceses e caravanas
20h00 - Chamada das Dioceses e Celebração de Abertura
21h00 - Apresentação de: Brejo, Bacabal, Balsas, FETAEMA e SMDH
23h00 - Celebração Quilombolas

Dia 18 de outubro de 2015
00h00 - Apresentação de: Caxias, Coroatá, Carolina, MST e Movimentos Urbanos
01h00 - Celebração dos Mártires da caminhada
02h00 - Apresentação de: Grajaú, Imperatriz, São Luís, Catadores e quebradeiras de coco; 03h00 - Celebração Indígenas
04h00 - Apresentação de: Viana, Pinheiro, Zé Doca, Mulheres e MONAPE
05h00 - Celebração da Eucaristia
06h00 - Caminhada até a praça central
- 1ª parada no Sindicato dos Trabalhadores
- 2ª na Igreja Matriz.
09h00 – Celebração Final de Envio
10h00 – Retorno dos Romeiros (as)

15 de outubro de 2015

O que é preciso para Cunha cair?

Eduardo Cunha em: o medo da queda!
Marcelo Pellegrini - As redes sociais se exaltaram desde a revelação das contas secretas de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Suíça, com saldo de 2,4 milhões de dólares. O presidente da Câmara dos Deputados está sendo investigado por lavagem de dinheiro e corrupção pelo Ministério Público do país europeu, e muitos acreditam em sua queda "a qualquer momento". A derrubada do peemedebista, no entanto, não é tão simples, Cunha se nega a renunciar e pressiona tanto a oposição quanto o governo para se manter no cargo. Entenda melhor:

Por qual motivo Eduardo Cunha pode ser afastado da presidência da Câmara?

Na última semana, a Procuradoria-Geral da República recebeu do Ministério Público suíço documentos comprovando a existência de contas secretas de Eduardo Cunha na Suíça, tornando-o suspeito de crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. A revelação reforça a delação premiada do ex-consultor da Toyo Setal, Júlio Camargo, segundo quem Cunha pediu uma propina de 5 milhões de dólares para viabilizar um contrato de navios-sonda da Petrobras. Após a denúncia de Camargo, a Procuradoria-Geral da República denunciou o peemedebista ao Supremo Tribunal Federal, em agosto.

Cunha sempre negou as acusações e, em março, disse à CPI da Petrobras não possuir contas no exterior. Na ocasião, foi aplaudido e apoiado por deputados da oposição e do PMDB. Hoje, sete meses depois, a afirmação mostrou-se mentirosa e tornou-se a principal arma contra Cunha em um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.

Qual é a estratégia dos deputados para afastar Cunha?

Mentir a uma CPI configura quebra de decoro parlamentar, podendo levar à cassação. Além disso o Código de Ética da Câmara também prevê a perda de mandato de deputados que omitam bens relevantes. As duas razões aplicam-se a Eduardo Cunha. Baseado nisto, na terça-feira 13 o PSOL entregou ao Conselho de Ética da Câmara uma representação contra o presidente da Casa, pedindo sua cassação por quebra de decoro parlamentar.
De quais formas ele pode ser afastado?

Cunha pode ser afastado da presidência da Câmara por decisão da maioria do plenário da Casa ou por uma decisão do STF.

Existe impeachment do presidente da Câmara?

Sim. Ele ou qualquer outro parlamentar pode ter seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar ou por sofrer uma condenação criminal, entre outros motivos. 

Como esse impeachment aconteceria?

Em primeiro lugar, é preciso instaurar um processo no Conselho de Ética da Câmara, conforme os 46 deputados do PSOL, Rede, PT, PSB e PROS fizeram na última terça-feira 13. Com o processo instaurado, as investigações têm 90 dias úteis para serem concluídas (o que jogaria qualquer definição para o ano que vem) e, posteriormente, são levadas à votação da Comissão de Ética.

Somente após a aprovação do relatório das investigações pela maioria dos deputados da comissão é que o texto pode ser enviado à votação do plenário da Câmara.

No plenário, os deputados têm duas sessões para votar o parecer do Conselho, e é necessária maioria simples para cassar o mandato (257 de 513 deputados). 

O STF tem poder para afastá-lo?

Há divergências. Os que defendem que o Supremo pode afastá-lo dizem que primeiro o parlamentar deve ser denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e um processo deve ser instaurado com indícios robustos da prática de delito. Nesse caso aplicaria-se o Decreto Lei 201, que trata do afastamento de prefeitos e chefes do Legislativo. Segundo o decreto, representantes eleitos pelo voto popular só podem ser afastados do cargo após a instauração de processo por crime comum ou de responsabilidade.

Outra corrente de juristas defende que o afastamento do presidente da Câmara seria uma questão interna exclusiva do legislativo e, por isso, não caberia ao Poder Judiciário interferir. 

Cunha tem a opção de renunciar?

Sim. Mas por enquanto nega que o fará.

Se Cunha for retirado da presidência, quem assume?

Se Cunha cair, o primeiro vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), assume interinamente, com o objetivo de convocar novas eleições em até cinco sessões. No entanto, se o STF afastar Cunha, Waldir Maranhão também assumiria interinamente ameaçado, uma vez que é um dos 32 deputados do PP investigados na Lava Jato. 

Ao todo, oito dos 11 integrantes da mesa diretora que estão na linha sucessória de Cunha respondem a processos ou têm condenações na Justiça. 

Eduardo Cunha pode ser preso?

Sim, mas só após ser condenado ou com a confirmação da acusação de ter recebido 5 milhões de dólares em propina do esquema de corrupção na Petrobras, conforme afirmam os delatores. Por ser deputado federal, Cunha tem foro privilegiado e só pode ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal. 

O PSDB e os demais partidos de oposição defendem Cunha ou o seu afastamento?

O posicionamento da oposição tem sido ambíguo, mas a tendência é o apoio a Cunha e sua permanência na presidência da Câmara. Com a revelação das contas de Cunha na Suíça, líderes da oposição (PSDB, DEM, PSB, PPS e Solidariedade) defenderam, por meio de nota, seu afastamento do cargo. Segundos relatos, entretanto, seria apenas um jogo de cena, uma vez que os deputados seguem encontrando-se com o peemedebista e decidindo com ele a estratégia de encaminhamento do pedido de impeachment de Dilma Rousseff. 

O próprio deputado Paulinho da Força (Solidariedade) definiu o atraque a Cunha por parte da oposição como "um erro, uma besteira que não acrescentou nada e só criou dificuldade para o nosso lado". 

Dos 46 deputados que assinaram uma representação pedindo a cassação do mandato de Eduardo Cunha por quebra de decoro parlamentar, nenhum pertence aos partidos da oposição PSDB, DEM, PPS ou Solidariedade.

E o governo, de que lado está nesta história?

Oficialmente o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), defende que "não pode e nem deve" apoiar o afastamento de Eduardo Cunha. No entanto, o PT liberou seus deputados para decidir sobre a questão e mais da metade da bancada do partido (32 de 62 deputados) assinaram o requerimento pela cassação. A decisão do governo de eventualmente negociar é motivada pela promessa de Cunha de evitar o deferimento de algum dos pedidos de impeachment que tramitam contra a presidenta Dilma Rousseff, na Câmara.

Quais deputados assinaram a representação pela cassação do mandato do presidente da Câmara?

Ao todo, 46 deputados de cinco partidos diferentes assinaram a representação: 

Chico Alencar (PSOL-RJ)
Edmilson Rodrigues (PSOL-PA)
Glauber Braga (PSOL-RJ)
Ivan Valente (PSOL-SP)
Jean Wyllys (PSOL-RJ)
Luiza Erundina (PSB-SP)
Erika Kokay (PT-DF)
Luiz Couto (PT-PB)
Padre João (PT-MG)
Luizianne Lins (PT-CE)
Dionilso Marcon (PT-RS)
Jorge Solla (PT-BA)
Pedro Uczai (PT-SC)
Givaldo Vieira (PT-ES)
Chico D'Angelo (PT-RJ)
João Daniel (PT-SE)
Professora Marcivânia (PT-AP)
Adelmo Carneiro Leão (PT-MG)
Leônidas Cristino (PROS-CE)
Moema Gramacho (PT-BA)
Leonardo Monteiro (PT-MG)
Enio Verri (PT-PR)
Margarida Salomão (PT-MG)
Maria do Rosário (PT-RS)
Afonso Florence (PT-BA)
Angelim (PT-AC)
Zeca Dirceu (PT-PR)
Zé Carlos (PT-MA)
Nilto Tatto (PT-MS)
Pepe Vargas (PT-RS)
Ana Perugini (PT-SP)
Décio Lima (PT-SC)
Paulão (PT-AC)
Wadih Damus (PT-RJ)
Henrique Fontana (PT-RS)
Beto Faro (PT-PA)
Arnaldo Jordy (PPS-PA)
José Stédile (PSB-RS)
Cabo Daciolo (Sem Partido)
Paulo Pimenta (PT-RS)
Hugo Leal (PROS-RS)
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Bohn Gass (PT-RS)
Alessandro Molon (Rede)
Assis do Couto (PT-PA)
Heitor Schuch (PSB-RS)

14 de outubro de 2015

São Mateus: Damares arrasta multidão no Show do dia do evangélico

Uma multidão de 24 mil pessoas segundo a Polícia Militar, se reuniu na noite de ontem (13) na praça do Tancredo em São Mateus do Maranhão, para ouvir os sucessos da cantora gospel Damares, uma das maiores vozes da música gospel do Brasil.

O evento foi realizado pela Prefeitura de São Mateus em comemoração ao aniversário de 75 anos da Assembleia de Deus em São Mateus e também ao dia do evangélico na cidade.

Em entrevista ao jornalista Jonatas Carlos, Damares destacou a admiração que tem pelo povo maranhense e da expectativa do show em São Mateus. 

"É sempre bom cantar e louvar a Deus aqui no Maranhão que é um Estado de pessoas tão acolhedora, e aqui estou em São Mateus, para cantar justamente nesta data especial que é o dia do evangélico na cidade, a felicidade é enorme de estar aqui com vocês".
Caravanas de várias regiões do Estado compareceram  ao show, que aconteceu após o culto ecumênico com a participação das igrejas evangélicas da cidade.

Após o show, o prefeito Miltinho Aragão concedeu entrevista e aproveitou para avaliar o evento.

"Foi tudo muito lindo, ver essa multidão cantando e louvando a Deus não há nada melhor que isso, só Deus foi capaz de fazer com que esse momento acontecesse", disse.

Em sua página em uma rede social, Damares elogiou o público presente. "... Foi muito, muito, muito!" destacou:

11 de outubro de 2015

É hoje: Show de Damares marcará o dia do Evangélico em São Mateus

Uma data que entrou para o calendário cultural de São Mateus do Maranhão e a cada ano se fortalece, o Dia do Evangélico será comemorado na próxima terça-feira (13), e o show com Damares, a maior cantora gospel da atualidade marcará a celebração deste ano, que será realizado na Praça do Tancredo a partir das 19h.
O evento está sendo realizado pela Prefeitura de São Mateus em parceria com as igrejas evangélicas da cidade. Caravanas de diversas cidades do Estado já confirmaram presença no evento, antes do show, uma grande marcha pelas principais avenidas será realizada pelas igrejas, em seguida uma celebração irá reunir diversas denominações cristãs da cidade.

“A nossa gestão tem apoiado diversos eventos e manifestações religiosas e culturais de todos os segmentos, e não poderíamos deixar de dá total apoio ao dia do evangélico que neste ano, coincide com o aniversário de 75 anos da Assembleia de Deus em nossa cidade”, destacou o prefeito Miltinho Aragão (PSB).

7 de outubro de 2015

Tragédia: grave acidente envolvendo duas carretas, deixa um morto na BR-135 próximo a Alto Alegre do Maranhão

Antes da chegado do Corpo de Bombeiro, populares tentam resgatar motorista preso às ferragens
Um grave acidente envolvendo duas carretas que se chocaram de frente, interditou a BR-135 próximo ao povoado Boas Lamas, município de Alto Alegre do Maranhão na divisa com São Mateus na tarde desta quarta-feira (7).
Devido as gravidades do acidente, viaturas do Corpo de Bombeiros de Bacabal foram acionadas para ajudar no socorro.
O motorista de um dos veículos que transportava milho, identificado como Antonio Augusto da Silva, 59, natural do Estado do Paraná, ficou preso às ferragens e só foi retirado com a ajuda dos bombeiros, ainda com vida foi encaminhado para o Hospital Geral de Peritoró, mas não resistindo aos ferimentos, veio a óbito.
Carga de milho ficou espalhada sobre a rodovia
Já o outro motorista envolvido no acidente se evadiu do local. A carga de um dos veículos, foi saqueada por populares. E em meio a toda esta confusão, um outro atropelamento ocorreu, informações chegam a redação do blog, que um rapaz ainda não identificado estaria próximo ao local do acidente quando teria sido atropelado por uma moto, vindo a óbito no local.
O trânsito ainda é bastante complicado no local.

A qualquer momento novas informações...