SAÚDE

3 de setembro de 2015

Veja uma perseguição espacial hoje!

Uol - Se você está no Brasil, olhe para o céu no fim da tarde desta quinta-feira (3). Entre as 18h15 e as 18h25, você poderá ver uma literal perseguição espacial. E nem é ação promocional do novo filme de Star Wars.  É apenas a nave Soyuz TMA-18M levando três tripulantes até a Estação Espacial Internacional (ISS). Você verá o complexo orbital como um ponto bastante brilhante (mais que qualquer outra estrela!) atravessando o firmamento rapidamente, seguido de perto por um ponto menos brilhante.
Imagem de uma Soyuz se aproximando da Estação Espacial Internacional. Está rolando algo assim agora, lá em cima. (Crédito: Nasa)
Imagem de uma Soyuz se aproximando da Estação Espacial Internacional. Está rolando algo assim agora, lá em cima. (Crédito: Nasa)
O mapa abaixo tem como centro a perspectiva de São Paulo. Mas a estação espacial passará praticamente por cima de grandes cidades, como Curitiba (PR) e Joinville (SC). O segredo para encontrá-la é começar a observar na direção do pôr do Sol e então acompanhar seu movimento. (O início e o fim da visualização depende do lugar exato em que você está, mas para Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, a coisa deve começar entre 18h15 e 18h18. Aqui neste site da Nasa você pode encontrar informações precisas.) A travessia deve durar uns três minutos.
Trajetória da ISS hoje, com horário local (de Brasília) e a indicação de São Paulo no mapa.
Trajetória da ISS hoje, com horário local (de Brasília) e a indicação de São Paulo no mapa.
Se você conseguir vê-las, tenha em mente que há nove astronautas lá em cima. Na estação, estão Scott Kelly (EUA), Mikhail Kornienko (Rússia), Oleg Kononenko (Rússia), Kjell Lindgren (EUA) e Mimiya Yui (Japão), comandados por Gennady Padalka (Rússia). Na Soyuz, que partiu da Terra ontem e está quase chegando ao complexo orbital, estão Sergey Volkov (Rússia), Andreas Mogensen (Dinamarca) e Aidyn Aimbetov (Cazaquistão). Originalmente, essa nave levaria a cantora Sarah Brightman para uma visita à ISS como turista. Mas ela arregou, fazer o quê? Teremos de nos contentar com o conterrâneo do Borat…
E, clicando aqui, você pode ver transmissões ao vivo de câmeras HD instaladas do lado de fora da ISS.

Nenhum comentário: