Moto Legal

10 de julho de 2015

Política maranhense em notas

Sem reforma administrativa 1
Estão descartadas trocas de secretários estaduais no momento. As principais especulações sobre mudanças no secretariado de Flávio Dino giram em torno das secretárias Ester Marques (Cultura) e Delma Andrade (Turismo). O governador Flávio Dino bancou as duas e tem apoiado muito o trabalho das secretárias. Sobre a especulação de que Ester estaria indo para uma Pró-reitoria na UFMA, a própria secretária desmentiu a informação.
Sem reforma administrativa 2
Na avaliação do primeiro semestre, Flávio Dino readequou a equipe e tenta administrativamente ajustar as secretarias com menor resultado, mas descartou mudanças este ano. Caso exista alguma troca ainda, só se o próprio secretário apresentar motivo extraordinário e pedir a saída. Foi o caso do presidente da Comissão Permanente Central de Licitação, Paulo Guilherme, que pediu para deixar o cargo e em seu lugar assumiu Odair José.
Sem reforma administrativa 3
Fontes palacianas têm a expectativa de alterações no secretariado a partir de fevereiro de 2016. O motivo é o processo eleitoral municipal, já que pelo menos cinco secretários tendem a se candidatar a prefeito de municípios maranhenses. O governador solicitou no início do mandato que os secretários não fossem candidatos, mas já admite que alguns devem mesmo disputar a eleição. Mas Flávio quer que os pré-candidatos antecipem à saída para o mês de fevereiro. A saída obrigatória pela Legislação é em abril.
160 mil casas do Minha Casa Minha Vida
Foto1_KarlosGeromy - Vistoria de obras do Minha, Casa, Minha, VidaO ministro de Estado das Cidades, Gilberto Kassab, anunciou a construção de 160 mil novas unidades habitacionais no Maranhão. Ao lado do governador Flávio Dino, Kassab confirmou que o “Minha Casa, Minha Vida 3” será lançado nos próximos meses pelo Governo Federal e entregará três milhões de novas unidades habitacionais em todo o país. A nova previsão vai dobrar os investimentos feitos nas fases 1 e 2 do programa.Em São Luís, o ministro e o governador visitaram as obras do empreendimento Amendoeira, no Maracanã, e destacaram a força dos municípios e estados nas parcerias.
Duas visitas em menos de um mês
IMG-20150709-WA0019O ministro Gilberto Kassab visita o Maranhão pela segunda vez em menos de um mês. Na primeira, dia 9 de junho, foi à cidade de Pinheiro e não veio à São Luís. Isto por uma patacoada do secretário Executivo do Conselho das Cidades, Claudio Trinchão, que iria criar uma agenda para se promover com o ministro em São Luís e iria criar um constrangimento para Kassab na capital. Isto fez o ministro ter que voltar logo ao Maranhão para corrigir a patacoada e ter uma agenda com o governo e discutir as ações do governo federal no Estado.
Divisão de municípios em debate
O deputado Fernando Furtado (PCdoB) coordenou, na tarde desta terça (8), uma reunião na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa para discutir a proposta do novo recorte territorial dos munícipios maranhenses. Participaram da reunião representantes da Rede Estadual de Colegiados, do IMESC, e ainda os deputados estaduais Zé Inácio (PT) e Paulo Neto (PSDC). O IMESC vem trabalhando em um projeto de redefinição territorial do Estado com 21 regionais, atualmente, o Maranhão possui 32. Já a Rede Estadual de Colegiados Territoriais sugere um projeto de 15 a 19 regionais, incluindo a Região Metropolitana de São Luís.

Do blog do Clodoaldo Correa

Nenhum comentário: