30 de julho de 2015

Prefeitura de São Mateus intensifica ações de construção de açudes na zona rural

Retroescavadeira durante construção de açude no povoado Timbaúba
A prefeitura de São Mateus do Maranhão, através da secretaria municipal de Agricultura e Pesca, está intensificando as ações de construção de açudes em várias comunidades rurais do município.

De acordo com o secretário adjunto Antonio Miranda, 60 açudes já foram construídos somente na administração do prefeito Miltinho Aragão (PSB). “Graças ao empenho do prefeito e do nosso secretário Clovis Bernardi, a retroescavadeira da prefeitura tem trabalhado muito e agora estamos intensificando os serviços, para levar este serviço àqueles que mais precisam e com isso oferecer apoio ao homem do campo”, disse.

Acompanhe as notícias da Prefeitura de São Mateus clicando aqui.

Com a intensificação do trabalho não vai demorar, para que a prefeitura chegue a todas as comunidades do município com as ações que objetivam diminuir, sobretudo, os efeitos de longos períodos de estiagem.

ASCOM

29 de julho de 2015

Vice-governador Carlos Brandão visita São Mateus e anuncia investimentos

O vice-governador Carlos Brandão (PSDB) esteve em São Mateus do Maranhão no último sábado (25) e foi recepcionado pelo prefeito Miltinho Aragão (PSB), pela vice-prefeita de Alto Alegre do Maranhão, por vereadores e secretários municipais de São Mateus, o encontro especial ocorreu na residência do prefeito.
A visita foi informal e de surpresa, mas serviu para o vice-governador reafirmar o compromisso do Governo do Estado com a Prefeitura de São Mateus, além de reforçar os laços de amizades que se tem com Miltinho tanto por parte do Governador como de Brandão que quando deputado federal sempre foi bem votado em São Mateus com o apoio de Miltinho.
“Foi uma visita que não estava programada, e isso demonstra o carinho que o vice-governador Carlos Brandão, tem por São Mateus e comigo, aqui ele reafirmou o compromisso que nosso Governador tem para a nossa administração, para que juntos possamos fazer ainda mais por nossa população”, destacou Miltinho.
No próximo mês, o Governo do Estado irá inaugurar o escritório administrativo do Projeto Salangô, revitalizado por Flávio Dino ainda no começo de seu governo, a expectativa é de que o Governador esteja presente no ato, que também servirá para anunciar o inicio do “Mais asfalto” em São Mateus.


“De fato foi uma visita de cortesia, que serviu para antes de tudo reencontrar os amigos que sempre estiveram conosco nas lutas políticas, Miltinho sempre foi um grande parceiro, e viemos aqui garantir a ele e ao povo de São Mateus, que somos gratos a este povo que ajudou a construir um novo momento para o Maranhão, e dizer que São Mateus através do Salangô, passa a se transformar em um grande polo agrícola do Estado, e por isso irá receber diversos investimentos por parte do Estado. A começar pela revitalização do projeto Salangô com investimentos na ordem dos três milhões de reais, a construção do IEMA com mais oito milhões e no próximo mês a chegada do asfalto para melhorar as ruas da cidade e a urbanização da avenida principal da cidade o que vai melhorar o aspecto visual de São Mateus, isso sem falar que as demais obras como delegacia, hospital e Cras que estão passando por auditoria e tão logo sejam concluídas serão retomadas ao longo de nossa gestão”, garantiu o vice-governador Carlos Brandão.

Assista: Após prender assaltante, policial aconselha e ora por assaltante, na delegacia

Gospel Prime - Vídeos com criminosos sendo humilhados são compartilhados todos os dias pela internet, mas dessa vez o viral mostra um policial militar aconselhando um assaltante a sair da vida do crime e se entregar para Jesus.
Reprodução youtube 
O policial, que não teve o nome revelado, aparece questionando o assaltante sobre o que está faltando para que ele comece a frequentar uma igreja. “Tu não acha que é importante pra Jesus? Jesus te ama, rapaz, você é importante para igreja, você é importante para o Reino dos céus. Só falta você aceitar Jesus”, diz.
O militar aconselha o criminoso de 21 anos que a vida do crime é um caminho para a morte e para o inferno, mas que Cristo morreu na cruz para salvá-lo.
O jovem cometeu um assalto e foi preso, o policial o incentivou a refletir durante o tempo que estivesse na cadeia para poder escolher um caminho diferente quando sair de lá.
O vídeo foi postado na internet na quarta-feira (22) pelo policial Marcos do Val que trabalhou como policial federal no Brasil e hoje faz parte do batalhão da SWAT, no Texas (Estados Unidos).
“Ser Policial aqui no Brasil não é tarefa fácil. A mídia só mostra o lado cruel e os erros que alguns policiais cometem. Atos como desse senhor jamais serão mostrados na TV brasileira”, escreveu.
Assista:

22 de julho de 2015

Imagem do dia: Prefeito Miltinho é recebido por moradores do povoado Vila Nova

 O prefeito Miltinho intensifica visita às comunidades rurais de São Mateus, hoje (22) foi a vez da comunidade Vila Nova (distante 30 km da sede do município) receber a visita do prefeito que além de ter sido recebido pelos moradores, aproveitou para vistoriar a obra de urbanização das ruas do povoado. Esta região é composta pelos povoados Barro Vermelho, Vila Nova e Lage do Curral, ainda este ano será construído um posto de saúde e será iniciado a construção do cais às margens do Rio Mearim.

Prefeito Miltinho visita povoado Vila Nova e vistoria obra de melhoramento da estrada

Nesta quarta-feira (22) o prefeito Miltinho Aragão (PSB) esteve no povoado Vila Nova, zona rural de São Mateus, além visitar os moradores e poder conversar mais de perto com a comunidade, o prefeito aproveitou para vistoriar os serviços de melhorias das ruas da comunidade como também do melhoramento da estrada que da acesso aos povoados Barro Vermelho e Lage do Curral.

Acompanhe as notícias da Prefeitura de São Mateus clicando aqui.

“Vim conferir de perto os trabalhos de melhoramento das ruas aqui do povoado e da estrada, e vim também anunciar que logo, logo estaremos realizando a reconstrução de toda esta estrada, e vamos também iniciar a construção do posto de saúde e o cais na Lage do Curral”, destacou Miltinho.

O trabalho de melhoramento da estrada está previsto para ser finalizado ainda nesta quarta-feira.

ASCOM

O Congresso entre a manipulação e a crise

Ricardo Noblat - É inaudito que, ao mesmo tempo, os presidentes da Câmara e do Senado sejam personagens de investigações sobre corrupção. Se acrescentarmos a isso uma crise econômica de razoáveis dimensões, para cuja solução o Congresso é instrumento-chave, devido à necessidade de aprovação de medidas de readequação dos gastos públicos, chega-se a uma situação complexa.
O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) havia sido citado em depoimentos na Operação Lava-Jato do operador financeiro Alberto Youssef, relacionados ao recebimento de dinheiro surrupiado da Petrobras, no esquema de desfalques destinados a irrigar as finanças de PT, PP e PMDB e de campanhas de candidatos das legendas.
As acusações ao presidente da Casa subiram na escala de importância com a descoberta de que intimações a que fornecedores da estatal (Mitsui, Samsung) prestassem informações à comissão da Câmara foram redigidas no gabinete do deputado, como revelou O GLOBO.
E chegaram ao clímax na semana passada, com o depoimento à Justiça, gravado em vídeo, de Júlio Camargo, facilitador de negócios, de que Cunha lhe cobrou US$ 5 milhões em propinas. O deputado, fiel a seu estilo, respondeu atirando e se declarou na oposição ao governo Dilma.
No fim de semana, baixou o tom, e garantiu que não usará o cargo para retaliações. Aguardemos. Já Renan convocou horário em rede nacional na sexta, como fizera Cunha na véspera, também para “prestação de contas”, na condição de presidente do Senado.
Solidarizou-se com o confrade peemedebista e fez evidente ameaça ao governo ao criticar o ajuste fiscal. Usou argumentos risíveis, como o de que “até aqui quem pagou a conta foi o andar de baixo...”. Pois é o “andar de baixo” que de fato paga a conta, mas do atraso no ajuste.
Renan aparece na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e é tido como padrinho do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, outro citado por Paulo Roberto.
A questão é saber se os partidos, incluindo os oposicionistas, se deixarão manipular por Cunha e Renan, nas demonstrações de força diante do Planalto, em tentativas insanas, e que podem ser infrutíferas, de escapar de serem denunciados ao Supremo.
Não há dúvidas da responsabilidade de Dilma, Lula e PT na crise econômica. Mas agora se trata de aprovar as ações necessárias para revertê-la. Como elas demoram a tramitar pelo Congresso, há o risco concreto de o início de 2016 também ser contaminado pela ressaca da falência do “novo marco macroeconômico”, política desastrosa adotada a partir de 2009 até 2014.
E assim as expectativas se deterioram: já se prevê uma recessão, este ano, de 1,5% e uma inflação de 9,15%, próxima dos dois dígitos. Boa notícia para Cunha e Renan, se desejarem ser kamikazes, e péssima para o país. Em última análise, muita coisa vai depender da sensatez de lideranças, inclusive da oposição.


21 de julho de 2015

Governo entrega dois presídios reformados e ampliados e cumpre compromisso com o Conselho Nacional de Justiça

O Governo do Maranhão já concluiu, em menos de um mês, a reforma e ampliação de dois dos quatro presídios listados no Termo de Compromisso firmado com o Ministério da Justiça, no dia 22 de junho. O documento, assinado pelo governador Flávio Dino e pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Enrique Ricardo Lewandowski, objetiva a reforma estrutural e organizacional do sistema carcerário do estado.
A conclusão das obras se refere às unidades prisionais de Balsas e Açailândia, o que já torna realidade o aumento do número de vagas, uma dasmedidas firmadas no termo de compromisso com CNJ. Apenas com a conclusão dos serviços desses dois presídios, por exemplo, 288 novas vagas já entraram para a redução do déficit carcerário no estado. “O prazo para essas duas unidades era julho, e assim foi cumprido”, destacou o titular da Sejap.
Até novembro, o Governo do Estado deve concluir as obras de reforma e ampliação em outras duas unidades prisionais. Uma delas é o Presídio de Codó, que terá outras 156 novas vagas. A segunda unidade listada no termo de compromisso é o Presídio de Pedreiras, onde a Sejap vai dispor de mais 120 vagas. Além do compromisso com o Poder Judiciário, a Sejap diminuirá os casos de presos custodiados em cidades diferentes das quais cometeram crimes.
“Cumprindo o compromisso firmado com o CNJ, teremos de imediato 564 novas vagas. Entretanto, não será essa a única conquista do governo. Essas vagas servirão, preferencialmente, para a transferência imediata de presos oriundos do interior do estado, mas que cumprem suas penas ou que aguardam julgamento, em unidades da capital, para próximo de seus domicílios”, lembrou o secretário Murilo Andrade de Oliveira.
Mais obras
Além da conclusão dos serviços nesses dois estabelecimentos penais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap), já iniciou a construção de mais quatro presídios no interior do estado, sendo eles em Pinheiro e Timon, ambos com 306 vagas cada; e em Imperatriz e São Luís Gonzaga, com 210 e 312 vagas, respectivamente. A maior parte dos prazos é para o início de 2016.
Concluídas as construções serão abertas mais 1.134 novas vagas no sistema penitenciário maranhense.  A abertura das novas vagas garantirá a transferência dos detentos que cumprem pena na capital, mas são oriundos do interior do estado. Já na capital São Luís está prevista ainda a edificação de um presídio de Segurança Máxima, cujo projeto está em fase de detalhamento com a equipe da Supervisão de Obras e Reformas da Sejap.
Outra medida prevista no documento, e que a Sejap já tem realizado com afinco, é o fortalecimento da Ouvidoria do Sistema Penitenciário. Este tem ocorrido com a participação dos conselhos da comunidade e ações destinadas aos servidores do sistema. “A Ouvidoria é o setor de ligação com a comunidade no intuito de colher, ou receber, as denúncias de violação aos direitos dos apenados do estado”, explica a ouvidora Odaiza Gadelha. 
O termo de compromisso firmado com o CNJ prevê ainda importantes avanços na reinserção social, e na melhoria das condições de encarceramento. Um deles é a continuação da política de fomento ao método das chamadas Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC’s). “É uma modalidade exitosa em vários estados brasileiros, na qual os próprios internos participam das ações que vão garantir sua ressocialização”, concluiu o secretário.
MAIS
Enquanto as obras seguem a todo vapor, o Governo do Estado, por meio de sua política de reinserção de egressos ao convívio social, trabalha com afinco nas ações de oferta de assistência jurídica, de saúde, trabalho e renda, e fortalecimento dos laços familiares de seus apenados, em todo o estado. Paralelo a isso, a Sejap intensifica os esforços para manter a ordem nas unidades prisionais do estado, principalmente no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde o índice de mortes, no primeiro semestres de 2015, foi reduzido em 60%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Prefeito Miltinho vistoria obra de melhoramento de estrada na zona rural

O prefeito Miltinho Aragão esteve no ultimo domingo (19) vistoriando a obra de reconstrução da estrada que dá acesso ao povoado Sororoca, zona rural de São Mateus.
Acompanhe as notícias da Prefeitura de São Mateus clicando aqui.
O trabalho está 100% concluído e o prefeito pode conferir a qualidade do serviço executado. Os trabalhos foram realizados pela secretaria municipal de Infraestrutura.
Durante esta semana, os trabalhos estão voltados para a recuperação da estrada que liga a BR 135 aos povoados Barro Vermelho, Vila Nova e Lage do Curral.

ASCOM

Pela terceira vez consecutiva: São Mateus é campeão regional de futebol sub-19

Após passar pelas cidades de São José de Ribamar e Grajaú, a Copa Maranhão de Futebol sub-19 foi realizada no município de Trizidela do Vale.
Ao todo, cinco equipes participaram desta etapa que garantiu ao campeão São Mateus, uma vaga para a fase final do torneio. As demais equipes de Trizidela do Vale, Pirapemas, Tigres do Lago e Paulo Ramos foram as componentes desta terceira etapa.
Acompanhe as notícias da Prefeitura de São Mateus clicando aqui.
A seleção são-mateuense de futebol sub-19 ganhou ontem (20) da seleção de Trizidela do Vale por 2x1. A partida era válida pela última rodada da terceira etapa regional da copa Maranhão. Diante do grande trabalho da secretaria municipal de Esporte e Lazer de São Mateus, nossa equipe é pela terceira vez consecutiva, campeã regional.
Os cinco times se enfrentaram entre si em turno único. Como São Mateus somou o maior número de pontos, consagrou-se o campeão da regional pela terceira vez consecutiva.

ASCOM

16 de julho de 2015

Está acontecendo a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social em São Mateus

Está acontecendo nessa quinta-feira (16), no salão do júri do Fórum de Justiça da comarca de São Mateus a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) – de vez rumo a 2026”.
O objetivo é avaliar e propor diretrizes para a consolidação da Política de Assistência Social. O evento é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social.
“Esta oitava conferência quer consolidar o que está sendo construído ao longo dos dez anos da política de assistência social, especificamente nestes três primeiros anos do governo Miltinho, quando incluimos o município neste processo realizando ações, antes não executadas”, destacou o secretário Cleyton Ferreira.
Acompanhe as notícias da Prefeitura de São Mateus clicando aqui.
Programação
No período da manhã foi realizada a abertura oficial da Conferência, com a presença do prefeito Mitinho Aragão, da secretária adjunto de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Salazar, do secretário municipal de Assistência Social Cleyton Ferreira, diversas autoridades também estiveram presente. Na abertura, alunos da rede municipal de ensino realizaram uma apresentação cultura.
Ainda nesta manhã a conferencista Dra. Maria do Socorro Bertoldo orientou a palestra magna: Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) de vez rumo a 2026”.
A conferência segue até a tarde desta quinta-feira.

ASCOM

14 de julho de 2015

Miltinho discute com secretário de infraestrutura do Estado início da pavimentação asfáltica em São Mateus

Sec. Cleyton Noleto, prefeito Miltinho e o sec. adj. de Infraestrutura Ednaldo Neves
O prefeito Miltinho Aragão (PSB) esteve na tarde de ontem (13) reunido em audiência com o secretário de Estado da Infraestrutura, Cleyton Noleto e seu adjunto Ednaldo Neves, na mesa, a discussão sobre o inicio das obras de pavimentação asfálticas de ruas da cidade de São Mateus, como também o inicio da grande obra de urbanização da Av. Antonio Pereira Aragão (antiga Av. Rodoviária) nos dois sentidos das via, que irá incluir: restruturação de praças, iluminação e pavimentação asfáltica da avenida.

Acompanhe as notícias da Prefeitura de São Mateus clicando aqui.
“O Governador, tinha nos garantido que faria todo o esforço possível para ajudar nossa administração, tendo em vista sua grande admiração e carinho pelo povo de São Mateus, primeiro, veio nos visitar meses atrás, e anunciou a tão sonhada revitalização do Salangô e a construção do Instituto de Educacional de Ciência e Tecnologia Superior do Maranhão que juntos somam 11 milhões em investimentos, agora, através do grande secretário Cleyton, estamos recebendo a informação e a confirmação de que o município será o próximo a ser contemplado com o programa Mais Asfalto e as obras da de primeira etapa da pavimentação poderá iniciar ainda este mês”,destacou o prefeito.
Serão asfaltadas as principais ruas da cidade, além da urbanização da principal avenida da cidade. Foto: ilustrativa
Além de correr atrás de recursos de investimentos para a infraestrutura da cidade, o prefeito Miltinho tem mantido conversas junto ao Governo do Estado para conseguir um aporte de recursos para o custeio do sistema de saúde da cidade.

ASCOM

Prefeito Miltinho se reúne com o secretário de Segurança Pública do Maranhão e discute ações de combate a violência

O prefeito Miltinho Aragão (PSB) esteve reunido na tarde de ontem (13) em audiência com o secretário de Estado da Segurança Pública, Delegado Jefferson Portela e o presidente da Assembleia Legislativa Dr. Humberto Coutinho (PDT), o encontro serviu para tratar sobre reforço policial, ações de combate ao tráfico de drogas, operações ostensivas e a retomada das obras de construção do Distrito Policial da cidade de São Mateus.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), aproveitou para reivindicar ao secretário atenção especial a São Mateus, devido sua localização estratégica no Estado. “Vim acompanhar pessoalmente o prefeito Miltinho, pois sei do seu esforço em transformar esta cidade, e sabemos as dificuldades que os municípios principalmente devido ao tráfico de drogas e a minha presença aqui é a renovação do meu compromisso com o povo, de que estaremos sempre juntos a fim de levar o melhor para São Mateus, e assim efetivarmos o desejo do Governador em fazer do Miltinho um dos melhores prefeitos do Nordeste e com certeza, o combate à criminalidade será uma marca da presença do Estado em São Mateus”, afirmou o deputado e presidente da Assembleia Dr. Humberto Coutinho.
Acompanhe as notícias da Prefeitura de São Mateus Portal de Notícias
A ida do prefeito a capital foi de apresentar ao secretário de Segurança Pública do Estado, o relatório final da reunião dos entes integradores de apoio às forças de segurança na cidade como: Poder Judiciário, Ministério Público, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara de Vereadores e Prefeitura, a fim de que com este relatório em mãos, a SSP possa embasar detalhadamente suas estratégias de combate à criminalidade e assim desencadear operações ostensivas na cidade.
“Vim aqui trazer o clamor do nosso povo, mesmo sabendo que esta realidade do aumento da violência não é só em nossa cidade, em nosso Estado, mas em todo o país, saio deste encontro com o secretário de Segurança Dr. Jefferson na companhia do presidente da Assembleia Dr. Humberto motivado, pois sabemos que nossas reivindicações foram aceitas pelo secretário e que ações de combate à criminalidade serão desenvolvidas em nossa cidade, a fim de darmos aos nossos cidadãos a sensação de segurança que tanto é clamada em São Mateus”, destacou o prefeito.
O secretário Jefferson Portela, afirmou durante a audiência que São Mateus está sendo monitorada diariamente e que as operações serão realizadas de acordo com o trabalho de inteligência que está sendo feito pela Superintendência de Polícia Civil do Interior e que serão intensificadas com a chegada do novo delegado titular da delegacia de São Mateus previsto para os próximos dias.

ASCOM

Municípios maranhenses registrarão, este mês, maior perda de recursos do FPM

As cidades maranhenses amargarão neste mês de julho a maior perda, até o momento, de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cujos repasses são feitos pelo Governo Federal.
Levantamento elaborado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com base em informações e previsões do Tesouro Nacional, aponta que, até o fim deste mês, será registrada uma queda estimada em cerca de R$ 43 milhões em relação aos primeiros seis meses de 2015.
A parcela depositada nas contas das prefeituras na última sexta-feira (10), correspondente ao primeiro decênio de julho, apresentou queda de 38% referente as primeiras parcelas de cada mês neste primeiro semestre. E a previsão do Tesouro Nacional é de que as próximas duas parcelas a serem depositadas nos dias 20 e 30 sofram novos déficits.
Ainda segundo o Tesouro, agosto e setembro, juntos, deverão registrar perdas de recursos ainda maiores e que poderão chegar a quantia de R$ 84 milhões.
A queda brutal de recursos do FPM no começo deste mês fez com que prefeitos e prefeitas não obtivessem nenhum fôlego financeiro, muito embora o Governo Federal tenha depositado a complementação de 0,5% do Fundo.

13 de julho de 2015

Imagem do dia: Mulher mais velha de São Mateus comemora seus 102 anos de vida

Dona Francisca ao lado do prefeito Miltinho
Aos exatos 102 anos, nascia em Morro do Chapéu do Piauí, dona Francisca Alves Barros que mais tarde ficou conhecida popularmente por ‘Mãe Réia’, uma das primeiras moradora de São Mateus, teve 11 filhos e é responsável por elencar uma história de vida que encanta que a conhece.

Mãe Réia nasceu em 13 de julho de 1913 e hoje está sorrindo, desafiando a própria vida, com saúde e lucidez ao lado de sua família.

Após sobreviver a linchamento, adolescente diz que voltará a estudar

Exatamente uma semana atrás, um jovem de 17 anos passou por momentos de terror na Rua Jaime Costa, no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís. Ele, após tentar assaltar um bar no local, foi apreendido e espancado por moradores. Ele conseguiu sobreviver e, hoje, se arrepende e diz que voltará a estudar. Cleidenilson Pereira da Silva, de 29 anos, que o acompanhava durante a tentativa de assalto, não resistiu aos ferimentos e morreu no local, após ser amarrado nu em um poste.
O menor diz que parou de estudar na 5ª série do Ensino Fundamental, após ser expulso da escola em que estudava no ano passado. A repreensão aconteceu após a sua participação em uma "guerra" no pátio, em que alunos atiravam frutas uns nos outros. Ele, que agora pensa em retomar os estudos, só tem saído de casa para ir até a delegacia prestar depoimento. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios (DH) e os responsáveis poderão responder pelo crime de homicídio qualificado, com pena de até 30 anos de reclusão.
Investigação ­ O adolescente, que diz que só sobreviveu por ter se fingido de morto, ajudará a polícia a identificar os responsáveis pelas agressões. No dia do linchamento, ele foi levado pela polícia para a Delegacia do Adolescente do Infrator (DAI), no centro da cidade,
prestou depoimento e foi liberado para a família logo em seguida.
Quatro pessoas já foram identificadas pela polícia e são tratadas até o momento como suspeitas de participação do crime. Com o decorrer as investigações policiais, eles poderão a vir se transformar em investigadas, indiciadas e, no final, réus.
Números ­ 
De janeiro de 2013 até hoje, 30 casos de linchamentos foram registrados na Região Metropolitana de São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar). Os números foram obtidos com base no relatório mensal divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). No documento, está descrito que as pessoas foram vítimas não de linchamentos, mas sim de homicídios dolosos (quando há a intenção de matar).

Fonte: imirante

10 de julho de 2015

Política maranhense em notas

Sem reforma administrativa 1
Estão descartadas trocas de secretários estaduais no momento. As principais especulações sobre mudanças no secretariado de Flávio Dino giram em torno das secretárias Ester Marques (Cultura) e Delma Andrade (Turismo). O governador Flávio Dino bancou as duas e tem apoiado muito o trabalho das secretárias. Sobre a especulação de que Ester estaria indo para uma Pró-reitoria na UFMA, a própria secretária desmentiu a informação.
Sem reforma administrativa 2
Na avaliação do primeiro semestre, Flávio Dino readequou a equipe e tenta administrativamente ajustar as secretarias com menor resultado, mas descartou mudanças este ano. Caso exista alguma troca ainda, só se o próprio secretário apresentar motivo extraordinário e pedir a saída. Foi o caso do presidente da Comissão Permanente Central de Licitação, Paulo Guilherme, que pediu para deixar o cargo e em seu lugar assumiu Odair José.
Sem reforma administrativa 3
Fontes palacianas têm a expectativa de alterações no secretariado a partir de fevereiro de 2016. O motivo é o processo eleitoral municipal, já que pelo menos cinco secretários tendem a se candidatar a prefeito de municípios maranhenses. O governador solicitou no início do mandato que os secretários não fossem candidatos, mas já admite que alguns devem mesmo disputar a eleição. Mas Flávio quer que os pré-candidatos antecipem à saída para o mês de fevereiro. A saída obrigatória pela Legislação é em abril.
160 mil casas do Minha Casa Minha Vida
Foto1_KarlosGeromy - Vistoria de obras do Minha, Casa, Minha, VidaO ministro de Estado das Cidades, Gilberto Kassab, anunciou a construção de 160 mil novas unidades habitacionais no Maranhão. Ao lado do governador Flávio Dino, Kassab confirmou que o “Minha Casa, Minha Vida 3” será lançado nos próximos meses pelo Governo Federal e entregará três milhões de novas unidades habitacionais em todo o país. A nova previsão vai dobrar os investimentos feitos nas fases 1 e 2 do programa.Em São Luís, o ministro e o governador visitaram as obras do empreendimento Amendoeira, no Maracanã, e destacaram a força dos municípios e estados nas parcerias.
Duas visitas em menos de um mês
IMG-20150709-WA0019O ministro Gilberto Kassab visita o Maranhão pela segunda vez em menos de um mês. Na primeira, dia 9 de junho, foi à cidade de Pinheiro e não veio à São Luís. Isto por uma patacoada do secretário Executivo do Conselho das Cidades, Claudio Trinchão, que iria criar uma agenda para se promover com o ministro em São Luís e iria criar um constrangimento para Kassab na capital. Isto fez o ministro ter que voltar logo ao Maranhão para corrigir a patacoada e ter uma agenda com o governo e discutir as ações do governo federal no Estado.
Divisão de municípios em debate
O deputado Fernando Furtado (PCdoB) coordenou, na tarde desta terça (8), uma reunião na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa para discutir a proposta do novo recorte territorial dos munícipios maranhenses. Participaram da reunião representantes da Rede Estadual de Colegiados, do IMESC, e ainda os deputados estaduais Zé Inácio (PT) e Paulo Neto (PSDC). O IMESC vem trabalhando em um projeto de redefinição territorial do Estado com 21 regionais, atualmente, o Maranhão possui 32. Já a Rede Estadual de Colegiados Territoriais sugere um projeto de 15 a 19 regionais, incluindo a Região Metropolitana de São Luís.

Do blog do Clodoaldo Correa

9 de julho de 2015

Mãe dá a luz durante voo em helicóptero, no Maranhão

Criança havia sido dada como morta pela equipe médica de hospital. Apesar do longo tempo sem oxigenação a bebê passa bem.

Joyce Mackay - Não tem explicação. O bebê estava sem pulso desde às 8h da manhã, chegamos lá por volta das 14h então era inviável que tivesse vida ainda. Ela nasceu morta e sem nenhuma explicação começou a respirar”, relatou o médico Rafael Machado, que participou de um salvamento inusitado nesta quarta-feira (8), na cidade de Santo Amaro, a 237 km de São Luís.
O Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA) foi acionado pela equipe do Hospital Municipal Monsenhor Amaro por volta das 12h da quarta-feira após ser constatada a ausência de sinais vitais do bebê que estava no canal de parto da mãe. "Eles disseram que eu não estava nada bem e que minha filha estava morta. Então pediram o helicóptero”, contou a mãe Maria da Conceição Souza, de 36 anos.
A equipe de salvamento chegou ao local para tentar salvar a vida da mãe, mas foi durante o voo entre Santo Amaro e São Luís que o inesperado aconteceu. A dez minutos de chegar no destino final, Maria da Conceição começou a sentir novamente contrações. “Ela virou para mim e disse estou expulsando. A criança nasceu às 15h40 sem sinais vitais. Eu chequei pulso, coraçãozinho e não tinha nada. De repente por um milagre divino ela começou a respirar e dar sinais de vida”, disse o médico.
Para o piloto, Capitão Onildo Sampaio, esse voo foi o mais marcante da sua vida profissional. “Este foi meu voo mais emocionante. Comprova que a vida é realmente a confirmação de um ato de Deus”, disse.
Piloto do GTA há 9 anos, Sampaio teve que segurar as pernas da mãe para que a equipe médica pudesse fazer o parto dentro da aeronave. “Nessas horas você tem que conciliar a emoção e o lado profissional para continuar o voo”, contou o capitão.Apesar do longo tempo sem oxigenação a bebê Vitória passa bem e não teve nenhuma sequela. O nome foi sugerido pelo médico que registrou o fato como um verdadeiro milagre. “Foi muito emocionante. Eu sugeri Vitória porque realmente foi uma vitória”, disse Rafael Machado.
Maria da Conceição Souza já é mãe de outras três meninas e um menino. Agora ela comemora a vitória ao lado da sua caçula. “Foi um milagre! Só Deus e essa equipe para me salvar. Hoje eu estou aqui com a minha filha”, disse a mãe.

Maranhenses serão beneficiados com edição especial do Projeto Rondon em dez cidades

O Maranhão receberá em janeiro de 2016 a primeira edição do Projeto Rondon Regional, que está sendo organizado pela Secretaria de Estado da Juventude em parceria com o Ministério da Defesa. O Termo de Cooperação foi assinado na manhã desta quarta-feira (8) pelo governador Flávio Dino, pela secretária de Juventude, Tatiana Pereira, e pelo diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, Walmir Schneider.
Com o trabalho conjunto do Governo do Maranhão com o Ministério da Defesa, estudantes e professores universitários levarão ações e informação nas áreas de educação, saúde, esporte, cultura, produção e trabalho para a população das cidades escolhidas. De acordo com o diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, Walmir Schneider, o Projeto Rondon tem como objetivo a formação técnica dos moradores das comunidades que serão beneficiadas.
O Estado será responsável pela execução do plano de trabalho nos municípios, ao fornecer informações e viabilizar transporte aos voluntários. Batizado como ‘Operação Bacuri’, o projeto contemplará a cidade de Bacuri e mais nove municípios do Plano de Ações Mais IDH: Amapá do Maranhão, Brejo de Areia, Governador Newton Belo, Centro Novo do Maranhão, Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão, Cajari, Conceição de Lago Açu e Satubinha.

7 de julho de 2015

Com popularidade em baixa Dilma reage: "vou permanecer, não haverá impeachment"

No pior momento de seu governo, a presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista à edição desta terça-feira do jornal Folha de S. Paulo que "não vai cair". Acuada pelas revelações da Lava Jato e reprovada por 68% dos brasileiros, Dilma rechaçou a possibilidade de renunciar. "Eu não sou culpada. Se tivesse culpa no cartório, me sentiria muito mal. Eu não tenho nenhuma."Ameaçada em diversas frentes pela crise política, a presidente afirmou que vai cumprir o seu mandato até o fim: "Eu não vou cair. Eu não vou, eu não vou. Isso é moleza, isso é luta política". Dilma chamou os setores da oposição que defendem o seu impeachment de "um tanto quanto golpistas" e disse que não existe "base real" para o afastamento. "Para tirar um presidente da República, tem que explicar por que vai tirar. Confundiram seus desejos com a realidade, ou tem uma base real? Não acredito que tenha uma base real", opinou.
Dilma, porém, não inclui o PMDB entre os grupos que querem a sua saída. Responsável direto por diversas derrotas do governo no Congresso, o partido não é visto como vilão pela presidente. "Eu acho que o PMDB é ótimo."Petrolão - Sobre as recentes revelações da Lava Jato, que colocam em xeque as doações à sua campanha em 2014, Dilma tentou se defender culpando mais uma vez os delatores e a própria instituição da delação premiada. "É uma coisa estranha. Porque, para mim, no mesmo dia em que eu recebo doação, em quase igual valor o candidato adversário recebe também. O meu é propina e o dele não? Não sei o que perguntam", disse ela. "Não gosto desse tipo de prática. Acho que a pessoa, quando faz [delação], faz fragilizadíssima".Conforme revelou VEJA, o presidente da UTC Ricardo Pessoa contou em sua delação premiada que contribuiu com dinheiro desviado no petrolão para a campanha petista em 2014, depois de ter sido persuadido "de maneira bastante elegante" pelo atual ministro da Secretaria de Comunicação, Edinho Silva.
Na entrevista à Folha, Dilma também comentou as declarações do ex-presidente Lula de que os dois estavam no volume morto. "Ele tem todo o direito de dizer onde ele está e onde acha que eu estou. Mas não me sinto no volume morto, não", disse Dilma. A presidente, contudo, evitou tecer críticas abertas ao seu mentor político. "Não faço crítica ao Lula. Não preciso. Deixa ele falar."

Nenhum dos 5.565 municípios brasileiros cumpriu a lei de fechamento dos lixões

Blog do Diego Emir - A prorrogação do prazo para os municípios fecharem os lixões empurra para o futuro — sem nenhuma garantia de êxito — a solução para o maior problema ambiental brasileiro. E expõe a incapacidade do poder público e de as empresas lidarem com o assunto. A proposta de dilatação dos prazos foi aprovada pelo Senado na semana passada, mas ainda será analisada pela Câmara dos Deputados. A tendência, porém, é de que não haja obstáculos, já que, de acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), nenhum dos 5.565 municípios brasileiros cumpriu a lei na totalidade.
Se aprovada, a iniciativa significará, ainda, um retrocesso em relação à legislação ambiental e à própria Constituição Federal, que estabelece que“todos têm direito a um meio ambiente equilibrado”, cabendo ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e as futuras gerações.
“Do ponto de vista teórico, a questão dos resíduos sólidos faz parte da política ambiental brasileira desde 1981, quando se estabeleceu que poluição gerada é crime ambiental”, argumenta a diretora de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso.
Da mesma forma, a Lei de Crimes Ambientais, de 1998, prevê prisão de até 4 anos a quem “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”. Se o crime “ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos”, a pena sobe para até 5 anos.
“A iniciativa do Senado não significa que dispor resíduos em lixões deixará de ser crime ambiental”, avalia Ronei Alves da Silva, líder do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). “Para que isso ocorresse, seria necessário revogar a Política Nacional de Meio Ambiente e a Lei de Crimes Ambientais”, diz.
A proposta de prorrogação dos prazos é o ápice de uma crise que se abriu com a edição da Lei n° 12.350, de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecendo prazo até 2012 para a implementação da coleta seletiva, e até 2014 para o fechamento dos lixões em todo o país.
A alteração nos prazos era defendida pela CNM. “A lei (de resíduos sólidos) é totalmente desconectada da realidade social e geográfica dos municípios brasileiros. Obriga todos a terem coleta seletiva, quando há cidades que não têm catadores e onde a reciclagem não tem viabilidade econômica”, afirma Cláudia Lins Lima, técnica em Saneamento e Meio Ambiente da CNM.

Confira a gestão de resíduos nas cidades brasileiras
Municípios com lixão ou aterro controlado 50,6%
Municípios com aterro sanitário 48,3%
Coleta seletiva 49,1%
Plano de gestão de resíduos concluído 36,3%
Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

“A lei (de resíduos sólidos) é totalmente desconectada da realidade social e geográfica dos municípios brasileiros. Obriga todos a terem coleta seletiva, quando há cidades que não têm catadores e onde a reciclagem não tem viabilidade econômica”Cláudia Lins Lima, técnica em Saneamento e Meio Ambiente da CNM

22 deputados já assinaram pedido de CPI para investigar Ricardo e Andrea Murad

Blog do Garrone – Os deputados Rafael Leitoa (PDT) e Fernando Furtado (PC do B) já contam com 22 assinaturas e devem encaminhar nesta terça-feira um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as diversas denúncias – muitas delas feitas em plenário – sobre desvios dos recursos da Saúde  na administração Ricardo Murad, durante o regime Sarney.
A CPI investigará a reforma do Hospital Carlos Macieira, o hospital “fantasma”de Rosário, o Programa Saúde é Vida e o uso das aeronaves contratadas pela Saúde durante a campanha eleitoral passada.
Além das 22 assinaturas (veja abaixo) ainda é dado como certo o aval do deputado Eduardo Braide (PMN), o que elevará para 23 o número de deputados favoráveis a uma profunda investigação sobre os casos denunciados.
São necessárias 14 assinaturas para que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa instale a Comissão Parlamentar de Inquérito.
E se a defesa dos Murad for acusar o pedido de CPI como parte de perseguição política, é bom que observe que dentre os 22 deputados que já assinaram o requerimento da CPI, está o deputado Zé Inácio (PT), que é parte do grupo do PT que se aliou e sempre defendeu ao grupo Sarney.

Confira quem já assinou:

Rafael Leitoa (PDT)
Fernando Furtado (PC do B)
Fábio Braga (PT do B)
Fábio Macedo (PDT)
Edson Araújo (PSL)
Ana do Gás (PRB)
Ricardo Rios (PEN)
Raimundo Cutrim (PC do B)
Valéria Macedo (PDT)
Paulo Neto (PSDC)
Levi Pontes (SD)
Júnior Verde (PRB)
Cabo Campos (PP)
Edivaldo Holanda (PTC)
Othelino Neto (PCdoB)
Francisca Primo (PT)
Marco Aurélio (PCdoB)
Glaubert Cutrim (PRB)
Sérgio Frota (PSDB)
Zé Inácio (PT)
Rogério Cafeteira (PSC)
Humberto Coutinho (PDT)

Estamos de volta!

Após alguns dias sem publicações devido problemas de ordem pessoal, estamos de volta. Pedimos desculpas aos nossos leitores.