25 de junho de 2015

Trabalhadores vitimas de golpe em SP chegam a São Mateus e são recepcionados por autoridades

Trabalhadores foram recepcionados pelo prefeito e por autoridades do Governo do Estado e Ministério do Trabalho
Os trabalhadores vitimas de golpe em Ribeirão Preto (SP) desembarcaram na noite de hoje (25), em São Mateus do Maranhão (180 km de São Luis) e foram recepcionados pelo Prefeito Miltinho Aragão e auxiliares do governo municipal, por uma comitiva enviada pelo Governo do Estado do Maranhão composta pelo delegado Dircival Gonçalves - superintendente da Polícia Civil do interior, Célia Salazar e a secretaria adjunta de Desenvolvimento Social e por uma comitiva do Ministério do Trabalho composta pelo Procurador do Trabalho, Luciano Aragão e Luis Roberto, chefe  de fiscalização que acompanham o caso, além de familiares que aproveitaram para agradecer o apoio da prefeitura.
Para Dircival Gonçalve, delegado geral da superintendente da Polícia Civil do interior, essa prática criminosa de aliciar trabalhadores do Maranhão para trabalho escravo em outros Estados, já acontece algum tempo e vez por outra, virá manchetes de jornal nacionais, e garantiu que por determinação do Governador Flávio Dino, o caso já está sendo investigado e todas as providências serão tomadas afim de que as pessoas envolvidas em aplicar o golpe do falso emprego nestes trabalhadores serão punidos. "Todas as serão tomadas no sentido de reparar os danos sofridos por estes trabalhadores, e um delegado foi designado exclusivamente para trabalhar no caso, afim de colaborar com os trabalho que serão desenvolvidos pelo Ministério do Trabalho", destacou.

O prefeito Miltinho Aragão (PSB), solicitou ao Governo do Estado, o cadastramento de todos os trabalhadores no Sistema Nacional de Emprego, a solicitação foi prontamente atendida, nesta sexta-feira (26) começará o cadastramento na secretaria de Assistência Social do município. "Este cadastro será para que o sistema possa identificar esses trabalhadores, afim de que possamos utilizar esta mão obra, em serviços que poderão ser disponibilizados nas obras do Governo do Estado, inclusive nas que estão sendo construídas em São Mateus e desta forma vamos impedir que eles possam ser novamente vítima de aliciadores" garantiu o prefeito.
Somente de São Mateus, são oitenta e oito trabalhadores, que juntamente com os demais foram abandonados, na madrugada de domingo (21), em um posto de combustíveis no quilômetro 320 da Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP), após receberem uma proposta para trabalhar em obras de construção civil na cidade, na verdade tudo não passou de um golpe.
A recepção aos trabalhadores aconteceu na sede da secretaria municipal de Assistência Social de São Mateus.

Governo do Maranhão convoca mais 2.294 candidatos do concurso da PM

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Gestão e Previdência (Segep), convocou nesta quinta-feira (25) mais 2.294 candidatos aprovados na primeira fase do concurso público para soldado da Polícia Militar e soldado bombeiro Militar. Os convocados agora farão o teste de aptidão física (TAF).
Do total de convocados, 1.884 são candidatos da Polícia Militar e 410 a soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Após o TAF, para garantir a aprovação final, eles ainda passarão por teste psicotécnico, exames médico e odontológico, investigação social e curso de formação.
O TAF para os novos convocados será realizado em São Luís, no período de 15 a 27 de Julho, no Núcleo de Esportes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga.
A convocação dos candidatos à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros faz parte da política fortalecimento e ampliação do Sistema de Segurança Pública do Governo do Maranhão. Por determinação do governador Flávio Dino, logo no início deste ano, mil candidatos do mesmo concurso foram convocados. Destes, 432 já estão na fase do curso de formação.

Polícia sufoca o tráfico e estoura fábrica clandestina de armas em São Luis

Uma fábrica clandestina de armas de fogo foi fechada na manhã de hoje (25) no bairro do Monte Castelo, em São Luís, uma pessoa foi presa. A mega operação foi desencadeada por policiais da Superintendência Estadual de Investigação Criminal do Maranhão (Seic). Para a polícia, esta fábrica é a principal abastecedora de armamento para as facções que agem na capital e no interior do Estado do Maranhão.
Identificado como o suposto fabricante e proprietário da fábrica cladestina, Ednaldo Rodrigues dos Santos, de 43 anos, realizava reparos em armas de fogo pertencentes a facções criminosas.

A polícia chegou a Ednaldo/foto após receber denúncias anônimas que o apontava como fornecedor de armas para facções que atuam em bairros de São Luís.
Os departamentos de Defesa de Serviços Delegados e Combate ao Crime Organizado (DCCO) foram acionados e durante 15 dias realizaram a investigação, segundo informou o delegado Carlos Alessandro, um dos delegados que coordenou a ação.

"O estado de saúde de seu Manoel Vieira é estável e nenhum órgão vital foi atingido" afirma médico

O médico cirurgião Dr. Bertolino, responsável pela cirurgia de seu Manoel Vieira/foto, 65, concedeu entrevista logo o procedimento cirúrgico que retirou o estilhaço da bala que feriu a vítima durante tentativa de assalto na tarde desta quarta-feira (24) em São Mateus do Maranhão. O prefeito Miltinho Aragão esteve no hospital e ao lado dos familiares, puderam constatar o estado de saúde de Manoel Vieira.
A cirurgia foi realizada no Hospital de Geral de Peritoró, um hospital regional de alta complexidade.
“O senhor Manoel passou por uma intervenção cirúrgica, devido aos ferimentos por arma de fogo na região do abdome, foi operado, não teve nenhuma intercorrência, agora no pós-operatória está na UCI do Hospital em estado estável, aguardando a recuperação anestésica” disse o médico.
Manoel Vieira é militante histórico do PCdoB e presidente de honra do partido em São Mateus, atualmente ocupa o cargo no Governo Municipal de secretário adjunto de Articulação Política.

Devido a idade do político, 65 anos, Dr. Bertolino, falou de que nenhum órgão vital foi atingido:  “No momento ele está estável mantendo uma pressão cardíaca normal, nenhum órgão vital foi atingida pela bala, apenas lesões no intestino delgado e grosso que foram prontamente corrigidas, sem lesões em órgãos mais vitais” destacou.

Em tempo - O secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela estará em São Mateus nesta quinta-feira (25) atendendo uma solicitação do prefeito Miltinho Aragão (PSB) feita ao Governador Flávio Dino, para tratar sobre o aumento dos números de criminalidade na cidade. O secretário de Estado dos Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, também fará parte da comitiva estadual. A comitiva de secretários estaduais também irá recepcionar os trabalhadores que foram vítima de um golpe no interior de SP e que chegaram a São Mateus nesta quinta-feira.

24 de junho de 2015

Baleado durante tentativa de assalto em São Mateus, Manoel Vieira passa bem após cirurgia

O comerciante, professor, militante político do PCdoB e secretário adjunto de Articulação Política da Prefeitura de São Mateus, Manoel Vieira, 65, atingido por dois disparos dentro de seu estabelecimento comercial, na esquina das Ruas Quiçaú com a Benú Lago no centro de São Mateus, na tarde desta quarta-feira (22), foi submetido a uma cirurgia para retirada de um estilhaço de bala que estava alojado em sua barriga e se recupera normalmente, conforme informou a direção do Hospital de alta complexidade de Peritoró, para onde a vítima foi encaminhada após da entrada no Hospital de São Mateus.
Seu Manoel permanecerá em observação, e apresenta quadro estável sem riscos de morte.
A família agradece o apoio e o atendimento recebido no Hospital de São Mateus, como também a solidariedade e a oração dos amigos de seu Manoel Vieira que torceram por sua recuperação.

Relembre o caso
Por volta das 14h15min., desta quarta-feira (24), Manoel Viera estava em seu comércio, quando de repente dois elementos chegaram em uma motocicleta, um deles armado desceu do veículo, anunciou o assalto e logo em seguida efetuou ao menos três disparos contra a vítima, destes apenas dois tiros acertaram seu Manoel, sendo um na mão e outro na barriga.
Socorrido por seu filho, foi encaminhado para o hospital da cidade e de imediato transferido para o hospital de alta complexidade em Peritoró chegando lá foi logo submetido a um procedimento cirúrgico para retirada da bala que ficou alojada na barriga.
Em conversa por telefone com a filha de seu Manoel Vieira, fomos informado de que ele saiu do hospital de São Mateus consciente, falando normalmente e apenas reclamando de dores devido os ferimentos.

Atualizado às 22h55min., em 24/06/2015.

Secretário adjunto de Articulação Política da Prefeitura de São Mateus é baleado durante tentativa de assalto

O comerciante, professor, militante político e secretário adjunto de Articulação Política da Prefeitura de São Mateus, Manoel Vieira, 65 anos, bastante conhecido em São Mateus foi foi baleado dentro de seu estabelecimento comercial na esquina das Ruas Benú Lago com  a Quiçaú por volta das 14h15min desta quarta-feira (24),  segundo apuramos dois elementos chegaram em uma moto, um deles armado desceu do veículo, anunciou o assalto e logo em seguida efetuou ao menos três disparos contra a vítima, destes apenas dois tiros teriam acertado seu Manoel, sendo um na mão e outro na barriga.
Socorrido por seu filho, foi encaminhado para o hospital da cidade e de imediato transferido para o hospital de alta complexidade em Peritoró e neste momento está sendo submetido a um procedimento cirúrgico para retirada da bala que ficou alojada na barriga.
Em conversa por telefone com a filha de seu Manoel Vieira, fomos informado de que ele saiu do hospital de São Mateus consciente, falando normalmente e apenas reclamava de dores devido os ferimentos na mão e na barriga.

A qualquer momento mais informações. Aguardem...

Com apoio das prefeituras de São Mateus e Ribeirão Preto, trabalhadores enganados em SP, já estão a caminho de casa

Os dois ônibus com os trabalhadores já está a caminha de São Mateus do Maranhão
Os trabalhadores do Maranhão, vitimas de golpe em Ribeirão Preto (SP) embarcaram na noite de ontem (23), para a cidade de São Mateus do Maranhão (180 km de São Luis).
Somente de São Mateus, são oitenta e oito trabalhadores, que juntamente com os demais foram abandonados, na madrugada de domingo (21), em um posto de combustíveis no quilômetro 320 da Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP), após receberem uma proposta para trabalhar em obras de construção civil na cidade.
Ainda de acordo o Ministério Público do Trabalho do Maranhão, as prefeituras de Ribeirão Preto e São Mateus estão custeando as despesas de viagem, como alimentação, já as despesas com o transporte estão sendo bancadas pela empresa de ônibus e a esposa do suposto aliciador.
O MPT-MA abriu inquérito para investigar o caso. O responsável pela averiguação será o procurador Luciano Aragão, da Procuradoria do Trabalho de Bacabal.

O MA 2º lugar no fornecimento de mão de obra escrava
Dados do MPT-MA apontam que no Maranhão 1.641 trabalhadores foram aliciados, o que coloca o estado em 2º lugar no fornecimento de mão de obra escrava, atrás apenas de Minas Gerais.  Entre as atividades com maior incidência estão pecuária, construção civil, indústria madeireira, agricultura e carvão.

23 de junho de 2015

Empresas suspeitas de aplicar golpe em trabalhadores de São Mateus no interior de SP são identificadas

Ribeirão Preto - Empresas suspeitas de aplicar golpe em trabalhadores de São Mateus no interior de SP são identificadas. ‘Má-fé desde o início’, disse auditora do Trabalho nesta segunda-feira (22).
A auditora do Ministério do Trabalho e Emprego Maria de Fátima Magalhães Ferreira confirmou que já foram identificadas duas empresas suspeitas de terem aplicado o golpe nos trabalhadores de São Mateus do Maranhão, que dizem ter recebido uma falsa promessa de emprego em Ribeirão Preto (SP).
O grupo viajou por dois dias em condições precárias com a promessa de conseguir oportunidades na construção civil, mas não encontrou o contratante do serviço nesta segunda. Sem condições de se manter, eles receberam ajuda voluntária e estão sendo encaminhados para a Central de Triagem e Encaminhamento ao Migrante/Itinerante e Morador de Rua (Cetrem).
Além do MTE, o caso é acompanhado pelo Comitê Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - que reúne diferentes entidades da sociedade civil e autoridades nas esferas municipal, estadual e federal - pelo Ministério Público do Trabalho e pela Prefeitura de São Mateus, todos trabalham para garantir o retorno dos trabalhadores a sua terra natal.

Firmas suspeitas
Uma das firmas autuadas consta nos registros da União como um bar, enquanto outra é um escritório de contabilidade, segundo o MTE.
"É uma situação crítica, não é uma situação normal. Fizemos um levantamento das empresas pela Receita Federal e descobrimos as empresas que constam no contrato dos trabalhadores. Dá para falar que agiram de má-fé desde o início. Eles foram enganados", afirmou Maria de Fátima.
Em um primeiro momento, será feita uma apuração sobre a documentação dessas empresas e os trabalhadores serão ouvidos. Os proprietários ainda não foram contatados. "As empresas serão autuadas e também vamos pedir para que devolvam os trabalhadores ao seu local de origem com todas as despesas pagas."
Segundo o promotor de Justiça Naul Felca, do comitê de enfrentamento ao tráfico de pessoas, a situação também será levada à Polícia Federal, para que os envolvidos respondam criminalmente.
"Procedemos no encaminhamento de alguns desses trabalhadores para a Polícia Federal para apurar as responsabilidades no âmbito criminal. Ao que tudo indica, existe em tese a caracterização de aliciamento de trabalhadores. Sobre outras infrações, com certeza as investigações vão permitir um aprofundamento", disse.

Tudo isso é desespero? Ex-prefeito incita população a "pegar um revólver e matar logo”

A pergunta que não quer calar em São Mateus: Qual o motivo do desespero do ex-prefeito da cidade?

Do: blog do Domingos Costa

Ontem(22), durante a exibição do programa Repórter Difusora, filada do SBT no Município de São Mateus, o ex-prefeito Rovélio Nunes Pessoa radicalizou em seus comentários, confira no vídeo acima. Acostumado a dar seus pitados mirabolantes de comentarista, exclusivamente por ser o dono da emissora na Cidade, Rovélio dessa vez foi mais longe e incitou a violência ao vivo e a cores.
O episódio aconteceu no momento que o ex-gestor falava desesperadamente sobre um desentendimento entre o locutor do Programa e um vigia da Prefeitura. Tentando defender seu funcionário e atacar o prefeito Miltinho Aragão (PSB), Rovélio aconselhou a população de que se houve alguma confusão na cidade, não é para bater, é para pegar um revólver e matar logo!
“Tu já apensou? O cara vai agride que Deus o livre dá um tapa na cara, mata logo esse cara, não bate, mata logo! Pega um revólver e mata. Porque bater…(risos), aí o negócio é mais embaixo.”, disse no programa de TV, ontem segunda-feira(22/06).
Vai que a população são-mateuense siga o conselho do alucinado ex-prefeito? Quem não deve gostar nada da atuação pífia de comentarista do político é a direção Estadual do Grupo Difusora de Comunicação…

Assista:

Confira a programação do arraial de São Mateus



Trabalhadores de São Mateus, caem em golpe no interior de São Paulo

Ribeirão Preto - O sonho de uma oportunidade de emprego no interior de São Paulo (SP) virou pesadelo para 100 homens que viajaram 4 mil quilômetros de São Mateus do Maranhão (MA) a Ribeirão Preto (SP). Com a promessa de vagas na construção civil, os trabalhadores desembarcaram na cidade na madrugada de domingo (21), mas o suposto contratante não apareceu para encaminhá-los.
Sem dinheiro para hospedagem e até mesmo para alimentação, os homens passaram a noite em um posto de combustíveis na Rodovia Anhanguera. Comovidos com a situação, moradores vizinhos ao local levaram pães e refrigerantes para os trabalhadores, que estavam sem comer.
As únicas informações que os trabalhadores têm sobre o trabalho estão em um documento que foi entregue a eles ainda no Maranhão. Os dados, no entanto, são aparentemente falsos.
Em nota, a Secretaria de Assistência Social informou que foi informada sobre o caso e que comunicou a situação ao Ministério Público do Trabalho. Segundo a pasta, o MP deve acionar a empresa responsável pelos trabalhadores para que seja providenciado auxílio ao grupo. A secretaria informou ainda que os trabalhadores serão apoiados até que uma solução seja apresentada.

Sem trabalho
De acordo com o pedreiro Aloísio Vasconcelos, os trabalhadores foram mandados a Ribeirão Preto por intermédio de uma agência de empregos de São Mateus do Maranhão. Eles alegaram que foram contratados para a construção de um depósito e que cada um receberia um salário de R$ 1,4 mil. Desde a chegada a Ribeirão Preto, no entanto, os homens não tiveram contato com o suposto contratante.
"Falaram que quando a gente chegasse aqui teria uma pessoa e um ônibus esperando a gente, para levar a um hotel ou alojamento. A empresa é invisível. Todo mundo está aqui com fome, sem ter como ir embora, dormindo no chão. Precisamos de ajuda para voltar", diz.
José Alexandre Leandro da Silva deixou a mulher e os quatro filhos em São Mateus do Maranhão acreditando que teria uma boa oportunidade de trabalho. A família depende da renda dele para se sustentar. O trabalhador, no entanto, não sabe o que fazer diante da situação.
"O contrato era de R$ 1,4 mil na carteira com hora extra, mas pelo visto não vai ter nada. Estamos aqui passando fome. Não temos ideia do que vai acontecer. Fora dois dias e meio na estrada para não encontrar nada. É muito esquisito. Não pode acontecer. A gente sai de casa, deixa a família para trás, chega e acontece uma coisa dessas", lamenta.

22 de junho de 2015

Tenente é baleado na cabeça durante operação policial em bairro de São Luis

O tenente Diego Araújo Diniz, de 27 anos, do 6º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, foi baleado na cabeça durante uma operação realizada na manhã desta segunda-feira (22), no bairro Cidade Olímpica, em São Luís.
De acordo com informações, o tenente foi alvejado quando estava, em companhia de outros três policiais, fazendo um levantamento na área, sobre o assassinato de jovem de 18 anos, e a tentativa de homicídio contra mais duas pessoas, que aconteceu na tarde de ontem (21) na Cidade Olímpica.
Enquanto colhiam informações de testemunhas, os policiais foram surpreendidos por homens armados. Houve um tiroteio e o tenente Diniz foi atingido.
O PM foi socorrido e levado para o hospital, de acordo com o comandante do 6º BPM, o tenente Diniz está consciente e seu estado de saúde é estável.
A polícia Militar reforçou o patrulhamento na região e com o auxílio de um helicóptero do GTA, e neste momento realiza uma grande operação afim de capturar os suspeitos do ataque ao policial.

Vereador do PT de São Mateus foi beneficiado pelo Bolsa Família

Quando você pensa que já viu de tudo, aí aparece cada coisa e você percebe que ainda não viu foi nada.

O blog do Neto Ferreira publicou no início da tarde hoje (22), mais uma suspeita de fraude por parte do vereador pelo PT de São Mateus, e em meio aos grandes escândalos do partido no Brasil, eis que contra um membro da sigla em São Mateus surge, mais um a "falha" na conduta do vereador. Mário Veras, mesmo empregado como vereador, recebeu seguro-desemprego, agora é descoberto por suspeitas de ter sido beneficiado irregularmente pelo programa Bolsa Família do Governo Federal, recebido por sua esposa. Pelas informações recebidas pelo blog o vereador já devolveu as parcelas recebidas indevidamente do Bolsa Família, ato este que deverá apenas atenuar sua situação diante da justiça, porém, o mesmo não será absolvido, o caso deverá ser repassado à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal que devem tomar as medidas cabíveis.

Abaixo segue a matéria do Blog do Neto Ferreira:

Registros do Portal da Transparência do Governo Federal mostram que Olinda Tavana Guedes, esposa do vereador de oposição em São Mateus, Mario Marcos Sousa Veras (PT), era beneficiária do programa Bolsa Família até 2014. Do início dos saques até janeiro de 2014, foram destinados a Olinda Tavana mais de R$ 4 mil reais.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, mesmo em 2013, quando Mario Marcos tinha assumido como vereador, sua esposa não cancelou o cadastro. A esposa do vereador não se enquadra nos requisitos do programa, a renda per capita familiar ultrapassa R$ 100.
O benefício para a esposa do vereador, segundo mostra documento abaixo, levou o Governo Federal a adotar procedimento administrativo para cobrança de ressarcimento dos valores do Beneficio do Programa Bolsa Família, sacados irregularmente. Este caso envolvendo a família do vereador deverá ser repassado à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal que devem tomar as medidas cabíveis.
Mario Marcos Sousa Veras, aliado político do pretenso candidato a prefeito Genilson Alves, ambos do PT, também fraudou o seguro desemprego de pescador artesanal. Ele sacou em 2013 mais de R$ 2 mil reais, algo em torno de quatro parcelas do benefício do Governo Federal.
Criados para retirar pessoas da extrema pobreza e assegurar o pescador profissional, o Programa Bolsa-Família e o Seguro-Defeso foram fraudados pela vereador e sua esposa, que podem ser alvo de inquérito policial pelos crimes de estelionato praticados contra União. Mario Marcos pode ter o mandato cassado por improbidade administrativa e quebra de decoro parlamentar.

20 de junho de 2015

Para Lula, o PT está no fundo do poço

O ex-presidente Lula se reuniu na última quinta-feira com um seleto grupo de padres da Igreja Católica na sede de seu instituto em São Paulo, e numa espécie de confissão não poupou críticas a Presidenta Dilma e seu governo, logo também foi criticado pelos líderes católicos, de acordo com o ex-presidente a crise vivida pelos petistas em meio a tantos casos de corrupções e operações da Polícia Federal é simplesmente uma culpa da Dilma. E classificou os índices de aprovação da presidente como “volume morto”, numa referência à situação hídrica paulista.
"Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto, e eu estou no volume morto. Todos estão numa situação muito ruim. E olha que o PT ainda é o melhor partido. Estamos perdendo para nós mesmos", disse Lula.
Lula também desabafou alegando que após a reeleição da companheira, nenhuma notícia boa foi dada ao país, apenas notícias ruins e que muitas das promessas da campanha, eram mentira. E elencou as má notícias recebidas pelo por parte do governo:
Primeiro: inflação.
Segundo: aumento da conta de água, que dobrou.
Terceiro: aumento da conta de luz, que para algumas pessoas triplicou.
Quarto: aumento da gasolina, do diesel, aumento do dólar, aumento das denúncias de corrupção da Lava-Jato, aquela confusão desgraçada que nós fizemos com o Fies (Financiamento Estudantil), que era uma coisa tranquila e que foram mexer e virou uma desgraceira que não tem precedente.
E o anúncio do que ia mexer na pensão, na aposentadoria dos trabalhadores.
Para ele, o atual momento vivido pelo PT é ainda mais dramático. Ele diz que há um “mau humor na sociedade”.

19 de junho de 2015

Após interdição, supermercados são notificados a retirar das prateleiras produtos fabricados pelo Laticínios São José

O Procon, após receber denúncias, fiscalizou com o apoio da Polícia Militar, nesta quinta-feira (18), a Fábrica de Laticínios São José, localizada na zona rural de Itapecuru-Mirim. Durante a operação, o estabelecimento foi interditado e foram apreendidos 110 quilos de queijo; 360 potes de iogurte integral de polpa de cupuaçu, de 200 gramas; embalagens de produtos; e aproximadamente seis caixas de embalagens para venda de leite e 100 caixas para distribuição de leite para o programa Leite é Vida, do governo federal, além de uma arma sem registro.
Também foi constatada que a fábrica apresenta irregularidades trabalhistas, onde os funcionários estão sem receber o salário há quase dois anos. A equipe de fiscalização coletou documentos dos colaboradores e enviará ofício para o Ministério Público do Trabalho e a para a Defensoria Pública da União com o objetivo de buscar a intermediação para regularização e garantia do direitos desses trabalhadores.
De acordo com o diretor-geral do Procon Maranhão, Duarte Júnior, é intolerável que situações como essa ainda acontecem no país. “O Procon está trabalhando firmemente para extinguir qualquer tipo de afronta aos direitos dos consumidores maranhenses, mas para que nossas ações se tornem cada vez mais eficientes, é preciso que os consumidores denunciem tais práticas, de modo, a permitir o melhor direcionamento das nossas ações. Hoje finalizamos um caso que há mais de dois anos afrontava os direitos dos cidadãos maranhenses”, disse.
O diretor informou, ainda, que notificará, nesta sexta-feira (19), a Associação Maranhense de Supermercados (Amasp) determinando que, todos os supermercados e mercados que comercializam os produtos da Fábrica Laticínios São José, retirem das prateleiras e parem de comprar e vender produtos impróprios para o consumo.

Confira a programação dos principais arraiais de São Luis para esta sexta-feira

PRAÇA MARIA ARAGÃO
19h - Dança do Boiadeiro Cavalo Prata
20h - BMB da Lua (O)
21h - Show Noite de São João com Mano Borges
22h - BMB Novilho Branco (O)
23h - BMB Santa Fé (B)
00h - Boi Pirilampo (A)
1h - BMB Brilho da Ilha (O)

VILA PALMEIRA (ARRAIAL HUMBERTO DE MARACANÃ)
19h - Dança Portuguesa Beleza Portuguesa de Portugal da Forquilha
20h - Forró do Xeleléu
21h - Boi de Nina Rodrigues (O)
22h - Boi de Pindaré (B)
23h - Boi Upaon Açu (O)
00h - Boi da Madre Deus (M)

IPEM (ARRAIAL DONATO ALVES)
19h - Tambor de Crioula de Maria Luiza
20h - Boi Pirilampo (A)
21h - Boi Upaon Açu (O)
22h - Show da Banda Mákina Du Tempo
23h - Boi Encanto do São Cristóvão (O)
00h - Boi de Jussatuba (M)

ARRAIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA (ESPAÇO RENASCENÇA)
19h – Forró Pé de Serra de Inaldo Bartolomeu
19h – Creche-Escola Sementinha (Pré-Escola I) – Quadrilha
19h15 - Creche-Escola Sementinha (Pré-Escola II) – Boizinho de Matraca
19h30 - Creche-Escola Sementinha (1ª série) – Bumba Meu Boi
19h45 - Creche-Escola Sementinha (2ª série) – Dança da Peneira
20h – Creche-Escola (3ª série) – Dança Country
20h15 – Quadrilha Fogo Caipira da Divineia
INTERVALO – Forró Pé de Serra com a Banda Mixtura Fina
21h – Cacuriá do John
INTERVALO – Forró Pé de Serra com a Banda Mixtura Fina
22h – Boi Barrica
INTERVALO – Forró Pé de Serra com a Banda Mixtura Fina

23h – Boi de Maracanã

CEPRAMA
19h - Quadrilha Rosa Amarela da Madre Deus
20h - Show de Mila Camões
21h - Boizinho Incantado (A)
22h - Boi Encanto do Olho D'Água (O)
23h - Boi Capricho de São Luís (B)
00h - Boi da Maioba (M)

CASA DO MARANHÃO
19h - Dança Portuguesa Caravelas de Portugal do Araçagy
20h - Boi Capricho do Bom Jesus (B)
21h - Boi de Coroatá (O)
22h - Boi da Madre Deus (M)
23h - Show de Alysson Ribeiro
OOh - Boi Encanto da Ilha (O)

PRAÇA NAURO MACHADO
19h - Dança do Coco Anajá
20h - Boi Encanto da Madre Deus (A)
21h - Boi Brilho da Ilha (O)
22h - Boi Encantos do Itapari (O)
23h - Boizinho Incantado (A)
00h - Boi Brilho da Terra (O)

ARRAIAL DA CIDADE (COHAMA)
20h - Quadrilha Flor do Sertão
21h - Boi Brilho da Juventude
22h - Show Bruno Shinoda
23h - Boi Encanto da Ilha da Madre Deus
00h - Forró Pé de Serra
1h - Boi de Nina Rodrigues

ARRAIAL DO SESI (Araçagi) 
Apresentação da Escola SESI Anna Adelaide Bello 
Boi Capricho do Bom Jesus
Boi de São Miguel do Rosário
Cacuriá de Dona Teté
Boi de Nina Rodrigues
Show com Beto Pereira
César Nascimento e Josias Sobrinho
Cia Barrica
Boi de Maracanã
Forro pé de Serra
DJ no palco principal

18 de junho de 2015

Atraso de salário faz artilheiro Robert abandonar o Sampaio Correa

Artilheiro na temporada, deixa Sampaio após dois meses de salários atrasados.
O atacante Robert, artilheiro da temporada 2015 com 21 gols,  reincidiu o contrato com o Sampaio Correa Futebol Clube e irá atuar no Vitória da Bahia. Com dois meses de salários atrasados o atacante, de 34 anos, decidiu abandonar o clube, após uma reunião com o presidente do Sampaio, deputado Sergio Frota e acertou sua ida para o Vitória.
Em nota, o presidente Sergio Frota confirmou o atraso e disse que o que pesou na saída do jogador foi a proposta feita pelo time baiana. "Estamos com dois meses de atraso e chegou o Vitória com uma proposta, que é o dobro do que ganha no Sampaio. Apesar disso, o que mais pesou foi o fato de ficar mais próximo da família dele - disse Sérgio Frota.
De acordo com as informações colhidas pelo blog, a negociação entre o time baiano e jogador, já estaria acertada desde o jogo do Sampaio contra o Ceará, eis portanto o motivo da não participação do atleta no treino coletivo na volta da Bolívia, quando venceu o Ceará fora de casa por 3 a 1.

Série B
Sampaio Correa e Vitória estão na série B do brasileirão, melhor para o tricolor maranhense que ocupa atualmente a 4ª posição com 14 pontos, já o Vitória ocupa a 8ª posição com apenas um ponto a menos que o Sampaio.

A redução da maior idade penal e a NÃO solução do problema

Jonatas Carlos - Nos últimos meses, um dos assuntos mais debatidos na opinião pública está a tentativa de redução da responsabilidade penal, detalhe, até aqui a grande mídia debate apenas o "efeito" e claro, dá espaço maior apenas aos que defendem a redução, estes sempre motivados pelo desejo de vingança, numa tentativa clara de manipular os receptadores de tal informação, ao ponto destes em sua maioria recursar o debate sobre as "causas" que leva um menor a cometer uma infração.
No entanto para os que defendem a redução da maior idade penal de 18 para 16 anos, enganam-se ao pensar que esta será a solução para o problema, na verdade usam esta tentativa como costina de fumaça, pouco pensam sobre os problemas que isso irá gerar a sociedade, eu particularmente, considero essa redução como uma falácia, isso mesmo, FALÁCIA, palavra com origem no latim fallacia e significa engano.
Nesta matéria (pois produzirei outras) abordarei apenas três aspectos bastante utilizado pelas pessoas que defendem a redução, tal qual, irei expor o engano que há por trás.

Aspectos
Primeiro - É comum ouvir por aí que: o adolescente só pratica um ato infracional porque sabe que ficará impune. No entanto, poucos param para analisar que este, só pratica tal ato, porque é seduzido, e pelo fato deste na maioria das vezes ser negro, pobre e sem nenhuma perspectiva de futuro, se deixa levar pelo lucro rápido, ou seja, de possuir aquilo que muito provavelmente nunca terá devido as condições financeiras da família.
Segundo - Muitos chegam até a 'afirmar' que os adolescente aos 16 pode votar, então deve responder por crime como adulto. Ora, a maturidade política não é igual à maturidade para a prática de crime. Por isso que é facultado o voto entre 16 e 18 anos, e obrigatório a partir dos 18.
Por ultimo aquela velha frase: "se um adolescente já sabe o que é certo e errado, então já poder responder criminalmente por seus atos. Verdade aos 16 um adolescente sabe o que é certo e o que é errado. E o que dizer de uma criança de 8 anos? Esta também sabe o que certo e o que é errado. A criança sabe que não é certo pegar sem pedir o que não é seu, mas mesmo assim o faz. O que deve determinar o modo de responsabilização de alguém não é a capacidade de entender se o ato praticado é certo ou errado, mas sim a possibilidade de agir ou não com pleno domínio do espaço e das pessoas.

Enfim tanto as crianças como os adolescentes não tem a mesma maturidade que os adultos. Um exemplo clássico de que a redução não foi a solução para o problema é sistema dos Estados Unidos, que como todos conhecem é um dos mais repressivos do mundo e conta com uma população carcerária gigantesca, mas nem por isso houve redução da criminalidade, pelo contrário, aumentou.

17 de junho de 2015

Ex-pedreiro luta por indenização após ficar 3 anos preso injustamente, ser estuprado e contrair HIV na cadeia

Centenas de pessoas, inclusive advogados, estão se mobilizando, por meio do facebook, em apoio ao ex-pedreiro Heberson Lima de Oliveira, conhecido mundialmente por ter ficado preso por quase três anos, mesmo sendo inocente.

O ex-presidiário, hoje com 31 anos, teve a juventude roubada por um erro da Justiça do Amazonas e luta para receber do Estado uma indenização depois de tudo o que passou. Preso em 2003 suspeito de estuprar uma menina de nove anos, ele ficou atrás das grades até que teve a inocência provada. Isolado em uma cela destinada aos homens que cometeram crimes sexuais, ele foi estuprado pelos companheiros de cela e contraiu Aids, o que fez com que a liberdade chegasse de forma tardia para ele.

Heberson deixou a Unidade Prisional do Puraquequara, em Manaus, em 2006. Ele nunca foi julgado e nem condenado. Tudo só foi esclarecido durante uma visita ao presídio feita pela defensora pública Ilmair Siqueira. Ela conversou com o rapaz e acreditou na versão apresentada sobre os fatos. A garota foi abusada no bairro Nova Floresta, zona leste da capital. O pai da vítima acusou Heberson porque teria tido um desentendimento com ele.

A delegada pediu a prisão baseada na indicação do pai, mas a investigação feita depois apontou que outro homem cometeu o crime. As características do acusado eram outras. Sendo assim, o primeiro erro do processo foi cometido pela Polícia Civil, segundo a defensora. O segundo foi da Justiça por nunca ter julgado o caso durante os três anos em que o rapaz passou no presídio, sendo que a lei determina que a sentença seja dada em até 90 dias. Um relatório foi encaminhado a OEA (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) e à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República pedindo atenção ao caso. A ação movida pela defensora desde 2011 pede uma indenização de cerca de R$ 170 mil, valor nunca pago porque o Estado considera alto para o caso.

Durante uma viagem ao Amazonas, no último mês, o advogado Roberto Martins de Oliveira, membro da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB-ES esteve com Heberson e constatou as condições precárias de vida do ex-pedreiro, sem, se quer, dinheiro para passagem de ônibus para buscar o coquetel de medicamentos, que faz parte do tratamento do HIV.

Para tentar ajudar na recuperação de vida e de saúde de Heberson, conhecidos, desconhecidos, advogados e pessoas da sociedade civil montaram um grupo no facebook chamado “Pela Dignidade de Heberson Oliveira” e, por meio desta ferramenta, divulgam as informações sobre o caso e como os interessados podem contribuir.

A Defensoria Pública do Amazonas entrou com o Recurso de Apelação na Ação de Indenização em favor dos filhos de Heberson, que foi interposto no dia 26 de março e recebido pelo juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública no dia 07 de abril de 2015. No momento Heberson espera por este resultado.

Leia mais aqui.

Deputado defensor da ditadura militar preside sessão na Câmara fardado

Ranier Bragon - Apesar de não ser integrante da cúpula da instituição, Capitão Augusto/foto presidiu a sessão por quase duas horas, devidamente fardado.Desde que assumiu o mandato ele dispensa o tradicional terno e gravata dos demais 512 colegas e usa o traje recheado de condecorações e insígnias da PM paulista.
O comando de Capitão Augusto ocorreu na parte de debates da sessão que antecede o período de votações. A função é desempenhada mediante convite dos integrantes da cúpula da Câmara e é disputada pelos deputados do chamado "baixo clero", o grupo de pouca expressão política nacional.
Antes havia presidido a sessão o deputado Delegado Edson Moreira (PTN-MG), esse da Polícia Civil.
Capitão Augusto repassou a presidência da sessão a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) às 17h22 com um efusivo aperto de mão.
Ao descer para o plenário, a Folha conversou com ele sobre o simbolismo de seu breve comando de uma sessão da Câmara, mesmo local fechado 47 anos atrás pelo Ato Institucional número 5, editado no período mais severo da ditadura militar.
"O que para vocês é golpe, para nós é a revolução democrática de 64. Nós salvamos o Brasil do comunismo", afirma Capitão Augusto. "Não houve ditadura no Brasil, o que houve foi um regime militar".

16 de junho de 2015

LUTO: O esporte maranhense perde o comentarista Hebert Fontenele

G1 - O radialista Herbert Fontenele Filho, o comentarista do povão, faleceu nesta terça-feira, aos 73 anos. Piauiense, nascido em Piracuruca, o comentarista esportivo lutava contra o câncer de próstata desde 2009 e estava internado, em estado grave, desde a noite do último domingo. No Maranhão, Fontenele era um dos maiores nomes da crônica esportiva de todos os tempos. O velório será realizado no estádio Castelão. O corpo será velado no início da tarde, no estádio Castelão.
Atualmente, Fontenele era o comentarista titular da Rádio Mirante AM, onde apresentava o programa Fontenele Comenta. Trabalhava também na TV Mirante, afiliada da Rede Globo, onde comentava e apresentava o bloco de esporte do Bom dia Mirante. Além disso, comentava os jogos do Sampaio no SporTV e no Premiere FC, pelo Brasileiro da Série B.  Sua carreira também foi marcada pela cobertura de três Copas do Mundo, em 1986 (México), 1990 (Itália) e 1994 (EUA).
A sua última transmissão esportiva pela Rádio Mirante AM foi no dia seis de junho, na grande vitória do Sampaio sobre o Ceará por 3 a 1. No SporTV, Fontenele comentou outra vitória do Tricolor, também por 3 a 1, diante do Criciúma, na última sexta, em jogo realizado no Castelão, em São Luís.

História
Nascido em 23 de dezembro, de 1941, Fontenelle chegou ao Maranhão ainda jovem, com 22 anos. No Estado Timbira iniciou a carreira como jornalista esportivo. Em terras maranhenses, além do jornalismo esportivo, Fontenele se apaixonou pelo Sampaio Corrêa, clube do qual nunca escondeu a sua admiração. 
Na Rádio Ribamar exerceu a função de repórter e chegou a ser chefe da equipe esportiva. No Grupo Mirante, onde estava atualmente, atuava como comentarista esportivo na TV e na Rádio Mirante AM, onde comandava o programa Fontenele Comenta de segunda à sexta. Foi diretor da emissora, quando da sua fundação em 10 de maio de 1988.
Além disso, foi Secretário de Esporte em São Luís, durante o governo Jackson Lago. Em 2008, foi nomeado adjunto da Secretaria de Esporte do Governo do Maranhão, também na administração e Jackson Lago.
Em meio a toda dedicação ao esporte, em 2009 Fontenele descobriu que estava com câncer de próstata. Os primeiros diagnósticos apontavam que o comentarista esportivo teria apenas mais um ano de vida. Mas com o avanço da medicina e novos métodos de tratamento, Fontec, como era carinhosamente conhecido entre os amigos, teve uma recuperação surpreendente. 
Por todos os serviços prestados ao futebol maranhense, além de participar da cobertura de três Copas do Mundo, Fontenele foi homenageado pelo Sampaio. Em janeiro de 2014, a sala de imprensa do clube recebeu o nome do comentarista, que também integra o Conselho Deliberativo.
Além disso, em janeiro de 2015, Fontenele foi o homenageado especial do Troféu Mirante Esporte. Com depoimentos de colegas de trabalho, de sua esposa Diva e seus três filhos, o comentarista esportivo recebeu a sua última grande homenagem ainda em vida. 
- Isso é uma bênção, receber uma homenagem desse tipo. Faço o que gosto, o que sei fazer, não me imagino fazendo outra coisa. Fico muito grato, eu não mereço tanto, gostaria de ter feito muito mais, mas esse Troféu é a cereja no bolo, veio para coroar - afirmou Fontenele quando recebeu a premiação, no Teatro Arthur Azevedo. 

13 de junho de 2015

Casal no Maranhão esperou quatro anos para o primeiro beijo

G1 MA - De Imperatriz (MA), no oeste do Maranhão, vem uma história de amor de um casal que optou por uma forma de relacionamento diferente, mas com muito carinho: o 'namoro em Corte'. Esse tipo de relacionamento é sem beijos e com pouco contato físico. A compreensão é o destaque desse tipo de relação. Por quatro anos, os advogados Damyres Brito e Hildebrando Brito ficaram sem chamego, beijo ou abraço. O primeiro beijo do casal só foi acontecer no altar, no dia do casamento.
O chamado 'namoro em Corte' – que remete à história do Brasil, na época em que reis e rainhas quando os casamentos eram arranjados e os noivos, muitas das vezes, só se conheciam diante do altar – é uma forma diferente de se relacionar, cada vez mais praticada por casais evangélicos: não que sejam proibidos os gestos de afeto, mas, e geral, eles abrem mão deles, liberados somente depois do "sim".
Hildebrando tinha uma vida cristã e já havia decidido pelo 'namoro em Corte'. “Nunca me foi imposto viver esse tipo de relacionamento. Foi mais uma decisão pessoal e eu queria, um dia, encontrar alguém que decidisse caminhar comigo nessa aventura”, diz.
Damyres se manteve firme durante os quatro anos, enfrentou a desconfiança da família, mas se encantou com a atitude do parceiro. “Eu experimentei muitas coisas, mas, quando eu conheci ele, eu admirei ele, o caráter dele, o posicionamento dele como homem, a postura dele diante das mulheres. Isso me encantava”, afirma. E não faltaram tentativas por parte de Damyres. “No início eu até tentei, jogava indiretas, mas ele nunca cedeu”, completa.

12 de junho de 2015

Deputado Humberto Coutinho solicita asfaltamento da MA-262, em Matões

Agência Assembleia - A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, indicação do presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho (PDT), solicitando que o governador do Flávio Dino (PC do B) mande a   Secretária de Estado da Infraestrutura (Sinfra) executar 10 km de asfaltamento da rodovia MA-262, no trecho que liga os povoados de Pedreira a Ribeirão, ambos no município de Matões.
Na indicação que já foi encaminhada ao governador Flávio Dino pela Mesa Diretora da Assembleia, Humberto Coutinho esclarece que a MA-262 destina-se apoiar o desenvolvimento do polo de soja, que se encontra em fase de implantação na região, localizada em uma área tradicional de produção agrícola do Vale do Itapecuru.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, boas estradas ligando os centros produtores e os núcleos populacionais prestadores de serviços, têm papel relevante no contexto da economia do Estado do Maranhão, pois é fator importante na integração das ações desenvolvidas pela população beneficiada.
Humberto Coutinho entende que o asfaltamento dos 10 km da MA-262 será um ato administrativo de alta relevância do governador  Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura,  e certamente a população beneficiada saberá reconhecer e retribuir o benefício recebido do poder público estadual.

Senado aprova projeto que torna crime hediondo o homicídio de policiais

Agência Senado - O assassinato de policiais civis, militares, rodoviários e federais, além de integrantes das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e do Sistema Prisional, seja no exercício da função ou em decorrência do cargo ocupado, agora será considerado crime hediondo e qualificado.
É o que determina o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 19/2015, aprovado pelo Plenário do Senado na tarde desta quinta-feira (11). O texto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados no final de março e agora segue para sanção.Do deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ), o projeto altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) e a Lei dos Crimes Hediondos (8.072/1990) para qualificar o delito. O agravamento da pena previsto no texto alcança o crime praticado contra o cônjuge, companheiro ou parente até 3º grau do agente público de segurança, quando o ilícito for motivado pela ligação familiar. Em todos esses casos, a pena será de reclusão de 12 a 30 anos. Hoje, a pena de homicídio simples varia de seis a 20 anos de prisão.
O projeto estabelece também que a lesão corporal cometida contra agentes de segurança em serviço, e seus parentes, será aumentada de um a dois terços.A proposta tramitou em regime de urgência no Senado – o que permite o projeto avançar etapas e prazos. Por isso, o relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Alvaro Dias (PSDB-PR), adiantou seu voto favorável ainda na quarta-feira, no Plenário.O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), destacou que o projeto é fruto de um acordo no Senado e classificou a matéria como um avanço para a segurança pública do país.
Segundo Renan, a proposta não vai resolver por completo a questão da violência, mas representa um “passo importante”. Ele acrescentou que a segurança pública pede ações profundas como a repactuação das responsabilidades e a definição de fontes permanentes para o setor.“Há uma cobrança muito forte da sociedade. O Parlamento há anos estava devendo avanços sobre esse assunto”, afirmou Renan.

10 de junho de 2015

Beneficiados pelo Bolsa Família recebem visita da Assistência Social

Com o objetivo de atualizar os dados e comprovar a necessidade de recebimento dos benefícios, a Secretaria de Assistência Social de São Mateus do Maranhão (180 km de São Luis) através da equipe do CadÚnico, está realizando visitas domiciliares nas residências dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família.

Segundo a coordenadora do programa no município, Janna Sotério, as visitas são estabelecidas pelo governo federal para que o município execute a averiguação cadastral.

"O governo federal por meio destas visitas pretende detectar se as famílias tem alguma inconsistência de dados em relação ao que foi declarado", disse. Ainda de acordo com a coordenadora, a visita é também uma forma de atender àquelas pessoas que possuem dificuldades de locomoção até o setor de cadastramento, além de informar aos beneficiários sobre concessão de beneficio e pendência no cadastro. Mesmo sendo uma atividade exigida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, as visitas domiciliares não eram realizadas na gestão anterior.

Em São Mateus 6,6 mil famílias são atendidas mensalmente pelo programa, que foi criado pelo Governo Federal com o intuito de apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Em todo o Brasil, mais de 11 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.


Maioria no STF votaram por liberar biografias não autorizadas

Maioria dos ministros no Supremo Tribunal Federal - STF votaram por liberar biografias não autorizadas. 6 dos 9 votaram, mas podem mudar voto.
'Autorização prévia constitui forma de censura prévia', disse a ministra Rosa Weber.

Dilma mostra de novo suas unhas – desta vez contra Lula

Ricardo Noblat - Alguma coisa acontece no coração da presidente Dilma Rousseff. Antes sempre tão reverencial com tudo que tinha a ver com Lula, seu criador, agora não se cansa de dizer publicamente coisas que certamente o atingem, o irritam e o deixam mal.
De outubro último para cá, pelo menos três vezes, Dilma cutucou Lula ao lembrar o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) como a maior derrota sofrida por um governo no Congresso. Criada no primeiro governo Fernando Henrique, a CPMF acabou no segundo governo Lula.
Era conhecida como “o imposto do cheque”. E de fato era. Sobre movimentações financeiras incidia uma alíquota e o dinheiro arrecadado era destinado à Saúde. Quando o Congresso acabou com a CPMF em 2007, o governo perdeu de uma vez algo como 80 bilhões de reais. O PT sonha com a volta da CPMF.
Ontem, no Palácio do Planalto, durante o lançamento da nova rodada do programa de concessões, ficou demonstrado que Dilma não se furtará mais a defender seu governo mesmo que para isso precise desagradar Lula. Ela comparou realizações do seu governo com realizações dos governos Lula. E deixou Lula mal na foto.
Dilma disse, por exemplo, que investiu mais em infraestrutura em um só mandato do que todos os governos passados, incluindo os dois de Lula. Foi direta:
- Se o meu governo não teve um programa de investimento em infraestrutura de 2011 a 2014, não houve nenhum programa de investimento anterior a nós, porque o nosso número em termos de quilômetros concedidos foi o maior da história recente do Brasil.

E repetiu:
- Fizemos, em um único mandato - eu quero reafirmar isso - mais do que todos os governos que nos antecederam. Estou falando, inclusive, de mim mesma, porque eu era responsável pela condução do programa de infraestrutura no governo do presidente Lula.
Até a campanha presidencial do ano passado, o discurso oficial do governo Dilma comparava o que fora feito nos anos do PSDB no poder com o que se fez nos 12 anos do PT no poder. Ao falar de investimentos em ferrovias e rodovias, Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, separou-os por períodos presidenciais.

Então ficou assim:
- Nos últimos quatro anos, foram construídos mais de 1 mil quilômetros de ferrovias, mais do que nos oito anos anteriores – destacou Nelson.
Entre 1995 e 2002, quando o Brasil foi governado por Fernando Henrique, foram construídos 512 quilômetros de trilhos, segundo o ministro. De 2003 a 2010, na era Lula, 909 quilômetros. E de 2011 a 2014, no 1.º mandato de Dilma, 1.088 quilômetros.
No capítulo rodovias, o desempenho do governo Dilma também foi melhor. Seis rodovias foram concedidas nos oito anos de Fernando Henrique, abrangendo 1.316 quilômetros. Nos oito anos de Lula, oito rodovias foram concedidas, alcançando um total de 3.305 quilômetros.
Nos primeiros quatro anos de Dilma, foram sete as rodovias concedidas. E elas somaram 5.350 quilômetros.
Dilma emagreceu, está mais simpática, mas não perdeu o gosto por brigar.

Governador Flávio Dino anuncia concurso para 200 vagas para diversos cargos na área da saúde

O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou a realização de Concurso  Público para a área de saúde. O concurso focará na contratação de profissionais que deverão atuar nos 30 municípios com menor IDH do Estado.
Serão oferecidas 200 vagas,  das quais 100 serão destinadas a enfermeiros, 50 a médicos e 50 a outros profissionais do setor. Os aprovados farão parte das equipes da Força Estadual de Saúde  e se dedicarão prioritariamente à  saúde básica nesses 30 municípios, como forma de evitar a incidência de doenças.
“O problema da Saúde Pública não se resolve apenas construindo hospitais, como muitos pensam, mas é investindo fortemente no atendimento humanizado e para todos. É isto que muda a vida das pessoas”, disse Flávio Dino ao explicar a missão dos profissionais que atuarão nos municípios mais pobres do estado.

Um dos ladrões que roubou cerca de R$ 165 milhões do Banco Central em Fortaleza, é preso em SP

G1- Um dos ladrões que roubou cerca de R$ 165 milhões do Banco Central em Fortaleza, no Ceará, em um dos maiores assaltos da história do Brasil, foi preso na região do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, na noite de ontem (9).
Ele, que estava preso por roubo, foi para rua em uma saída temporária do dia dos pais, mas não voltou mais para cadeia.
Segundo a polícia, Antonio Reginaldo de Araújo foi pego em uma abordagem de rotina na Avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi. Inicialmente, ele apresentou documentos falsos, mas acabou confessando a identidade e a participação no maior roubo, em 2005.
No carro em que ele estava, na companhia de uma mulher, a polícia encontrou 7kg de pasta base de cocaína.
A polícia suspeita que ele tenha se tornado um dos chefes do tráfico de drogas da região de Paraisópolis. Os policias encontram registro de transações de até R$200 mil.
Para chegar ao cofre do Banco Central, em Fortaleza, o grupo alugou uma casa, montou uma empresa de fachada e construiu um túnel de 80 metros de cumprimento.

Agência Nacional de Petróleo confirma 22 novos blocos de exploração de gás no Maranhão

O Maranhão volta à cena nacional da produção de matriz energética com a nova decisão da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em incluir 22 blocos da Bacia do Parnaíba nos leilões nacionais para exploração de gás natural que serão realizados no mês de outubro. A decisão foi informada pela presidenta da ANP, Magda Chambriard, ao governador Flávio Dino durante reunião em Brasília, na sede do órgão.
O Conselho Nacional de Política Energética aprovou nesta terça (9) a resolução que autoriza a Agência Nacional do Petróleo a realizar a 13ª rodada de licitações para exploração de gás no país. A Bacia do Parnaíba, localizada no Maranhão, será contemplada com o leilão de 22 blocos de exploração de gás natural – uma importante vertente de investimento no Estado.
A resolução foi publicada no Diário Oficial da União, prevendo ainda que a rodada de leilões aconteça nos dias 7 e 8 de outubro – data na qual as empresas interessadas em explorar o gás terrestre da Bacia do Parnaíba poderão negociar a exploração de cada um dos blocos disponibilizados pela Agência para o certame.
A informação foi dada por Magda Chambriard, que recebeu o governador Flávio Dino, o secretário de Estado Ricardo Capelli e o deputado federal José Reinaldo Tavares para discutir os próximos passos para investimentos no Maranhão. Na opinião da presidenta da ANP, o desenvolvimento da exploração de gás no Maranhão é decisivo para o fortalecimento da política nacional de industrialização.
“Não dá para falar de exploração de gás no Brasil nos próximos anos sem falar no Maranhão, pois o Estado faz parte do projeto estruturante para o plano nacional,” destacou a presidenta da ANP durante a reunião, afirmando ainda que a ANP tem interesse em acelerar a exploração e a produção de gás e energia no Maranhão.
Apostando na crescente importância do Estado no cenário de exploração de gás no Brasil, Flávio Dino comentou o mais novo avanço anunciado pelo Governo Federal. Para ele, a consolidação do Maranhão como produtor de uma matriz energética em expansão no país recoloca o Estado no cenário da industrialização nacional, já que a produção de energia é uma das pré-condições para o crescimento do país.
Hoje, o Maranhão produz 2 milhões de m³ de gás natural e, com os novos investimentos em construção a partir de 2015, chegará a 5 milhões de m³ a partir de 2016. Para esse crescimento, foi fundamental a declaração de comercialidade da Bacia Terrestre do Parnaíba, autorizada por Flávio Dino no mês de março.
Os novos leilões que acontecerão em outubro darão amplitude ainda maior para o Maranhão no cenário nacional da exploração de gás natural – com potencial ainda a ser dimensionado a partir das operações que se iniciam com a realização dos certames referentes aos 22 blocos.

9 de junho de 2015

PT em São Mateus cada vez mais PARTIDO: Vereador Celgiano de malas prontas para se desfiliar da sigla

O Partido dos Trabalhadores - PT é a cada dia mais contaminado pelos corruptos, e a cada dia mais odiado pelos eleitores pelo mar de lama (corrupção) em todas as suas instâncias, o PT hoje pratica vícios que sempre criticou na política. Muitos já desacreditados da política, chegam a afirmar que em todos os partidos há escândalos, e este jornalista que aqui escreve concorda, agora, que todos são iguais, eu descordo e ainda afirmo: isso é uma grande mentira, prova disso é o PT que conseguiu a proeza de se sobressair pior que todos os outros.
Foi talvez por isso (descontentamento), que um dos vereadores mais votados do partido em São Mateus, está arrumando as mala para adentrar em outro partido, falo do vereador e professor Celgiano Ferreira.
Segundo informações de pessoas próximas ao vereador, é enorme o descontentamento do mesmo com a atual cúpula do diretório municipal, mas também não é pra menos, em falando nessa 'tal' cúpula, o vereador Celgiano tinha grandes chances até de se eleger presidente do diretório municipal do partido em São Mateus ano passado, mas dias antes da eleição teve seu desejo boicotado por aquele que se acha 'deus" na sigla no município, o Genilson Alves, que com a manobra de evitar que Celgiano fosse eleito presidente, agiu para reconduzir seu pai, o senhor Gregório Alves à presidência do PT em São Mateus.
Ou a eminente saída do vereador da sigla é pelo fato de que nunca antes na história deste país se viu tanta porcaria vindo à tona por meio do seu ainda partido? Afinal nacionalmente é um esquema atrás do outro, fazendo bilhão parecer troco e criando assim aquela sensação de banalização da corrupção, o eleitorado como um todo no Brasil, sequer consegue memorizar tantos casos de escândalos já noticiados.
Ainda não se sabe ao certo, qual o novo partido que irá se filiar o vereador Celgiano, mas já é dado como certo sua saída do partido da presidenta Dilma.
O blog aposta que o vereador vai se filiar ao PTN, hoje estadualmente, já na base do Governador Flávio Dino, mas é aguardar pra ver o desenrolar desta 'separação'. Independente do novo partido o blog deseja sucesso ao parlamentar.