Obras Mais Asfalto

5 de maio de 2015

Governo promove workshop sobre estratégias de redução da violência

O governador Flávio Dino participou na manhã desta terça-feira (5) da cerimônia de abertura do workshop Estratégias de Monitoramento e Redução de Violência, que segue até amanhã (6) no auditório da Biblioteca Municipal Benedito Leite, no centro de São Luís. O evento marca o diálogo entre o Governo do Maranhão e a sociedade civil para a redução dos índices de violência no estado.
O primeiro workshop na área visa integrar esforços em torno da Segurança Pública e da promoção da cultura da Paz no Estado. Sociedade civil, poder público e forças de repressão da criminalidade participaram da mesa de debates para avançar na redução dos crimes violentos no Maranhão, que teve grande crescimento nos últimos anos. Para isso, é preciso integrar políticas de Segurança Pública e promoção dos Direitos Humanos.
Para o governador, que compôs a mesa de abertura do workshop, é preciso unir a eficiência no combate ao crime com a difusão da cultura da paz e dos Direitos Humanos. “Queremos garantir que a legalidade democrática seja o fim, mas também o meio utilizado para a contenção da violência”, afirmou Dino, ressaltando que o Governo do Maranhão rejeita qualquer oposição entre a atuação das forças policiais e a defesa dos Direitos Humanos. “As duas coisas devem andar juntas para obtermos resultados realmente eficazes”, disse.
Representantes de instituições nacionais e locais que trabalham com a temática compartilharam experiências e estratégias adotadas por outros estados e também pelo governo federal para construção de ações concretas de Segurança Pública. Também estão sendo discutidas metodologias de monitoramento da violência e estratégias para o enfrentamento do problema, construídas a partir das experiências apresentadas pelos participantes.

Nenhum comentário: