Moto Legal

13 de abril de 2015

Retomada do Salangô: Govenador visitará São Mateus para anunciar investimentos

Governador visitará São Mateus no próximo sábado para anunciar investimentos
para a retomada do Projeto Salangô
O governador chegará ao município acompanhado do Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da presidência da República, Roberto Mangabeira.

O governador Flavio Dino (PCdoB) estará em São Mateus do Maranhão no próximo dia 18, e irá anunciar investimentos para a retomada do Projeto de Irrigação Salangô. Construído a mais de duas décadas, o sistema instalado nunca chegou a operar, mesmo abandonado, este ano os agricultores comemoram a maior safra já colhida nas 5 mil hectares de terra do projeto, segundo a secretaria de Agricultura e Pesca do município, a previsão de colheita é de 25 mil toneladas de arroz. 
Flávio Dino chegará à cidade pela manhã na companhia do Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da presidência da República, Roberto Mangabeira e serão recepcionados pelo Prefeito Miltinho Aragão (PSB), em seguida irá visitar as instalações do projeto para acompanhar o início da colheita. O anúncio de investimentos por parte do Governo do Estado irá garantir a tão sonhada retomada do Salangô e colocará o Maranhão entre os maiores Estados produtores de arroz do País. As discussões para revitalização do projeto iniciou ainda em 2013, durante um seminário nacional provido pela Prefeitura de São Mateus.
O arroz está entre os cereais mais consumidos do mundo. Atualmente no Brasil, as maiores produções estão distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. O cultivo de arroz irrigado, praticado na região Sul do país contribui, em média, com 54% da produção nacional, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor brasileiro até o momento, segundo dados do Ministério da Agricultura.
Localizado em São Mateus do Maranhão, o Projeto Salangô foi iniciado em 1993 com um volume significativo de recursos da União e contrapartida do governo do Estado, com o objetivo de produzir arroz irrigado, frutas e hortaliças. O empreendimento foi concebido para operar com vários sistemas de irrigação, divido em setores.

Nenhum comentário: