Moto Legal

20 de abril de 2015

Bira do Pindaré defende cooperação com Vietnã para desenvolvimento do Maranhão

Na reunião que houve entre o governador do Maranhão, Flávio Dino, os secretários de estado e a delegação do Vietnã, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré defendeu a assinatura de um acordo de cooperação acadêmica entre as instituições universitárias do Maranhão e do Vietnã. A proposta do secretário garante a troca de experiência e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento da agricultura e fortalecimento dos projetos de pesquisa e extensão.
O secretário mencionou as semelhanças entre a realidade do Maranhão e do Vietnã, dentre elas extensão territorial, as condições hídricas favoráveis, a produção de arroz e mandioca. Para Bira, a parceria com os vietnamitas possibilitaria a elevação da produtividade agrícola e o intercâmbio de estudantes e pesquisadores para o desenvolvimento do Maranhão.
“Um ​estado como o nosso​, um dos mais pobres do Brasil, tem apenas um caminho a seguir para sair dos piores índices sociais: conhecimento, ciência e tecnologia. Então, temos um papel extremamente importante a cumprir para melhorar a qualidade de vida da população maranhense, promovendo desenvolvimento e justiça social através da democratização e oferta do ensino profissionalizante, de graduação e pós-graduação de qualidade", frisou o secretário.
Pindaré destacou ainda o papel que os CVT's terão neste processo. Ele garante que este modelo de curso, a ser oferecido aos trabalhadores e trabalhadoras de todo estado, popularizará o saber. Capacitando, em áreas especificas os cidadãos que tenham interesse em acessar o conhecimento e aprender mais sobre o ofício que já exercem ou tem interesse em seguir.

Nenhum comentário: