26 de novembro de 2014

Escritor Nelin Vieira lança livro de contos em São Mateus

Jornalista e escritor Nelin Vieira lança livro em São Mateus
O Jornalista e escritor são-mateuense Nelin Vieira lança seu livro de estreia em São Mateus no próximo sábado. O livro, intitulado O Centésimo emprego de Seu Lelé Bristol & outras histórias, impresso em 2010, foi, naquele ano, apresentado ao público no Rio de Janeiro durante o Encontro Nacional de Bancários e Securitários, no Hotel Copacabana Palace, e, em seguida, exposto na IV Feira do Livro de São Luís, capital do estado, em uma concorrida noite de autógrafos. O livro foi posto a venda nas principais bancas e livrarias de São Luís e em importantes cidades do estado e do Brasil. 

Reunião de quinze contos escritos nos últimos dez anos, o livro é um conjunto de reminiscências da juventude do autor passada em São Mateus, cidade onde ele nasceu e viveu até se tornar adulto. A publicação foi co-patrocinada pela Federação Nacional dos Securitários – FENESPIC e Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC e tem apresentação de Derivaldo Bastos, diretor da União Geral dos Trabalhadores–UGT e prefácio do ex-ministro Lourenço Prado, do Tribunal Superior do Trabalho–TST. 

Partindo da retratação da vida e de experiências de pessoas reais de São Mateus, Nelin Vieira vai fazendo nas páginas de seu livro a crônica de sua geração. As histórias estão permeadas de referências à vida da cidade, suas personagens mais significativas, seus eventos históricos, suas efemérides e suas instituições. Assim, os causos, as ‘estórias’, as lendas e os mitos, ou seja, a essência de São Mateus em suas cinco décadas de existência, está resumida no livro pela memória emocional e a imaginação do escritor.

A obra de Nelin Vieira é um meio caminho entre o real e a ficção. Divertidamente, ele se utiliza de personagens reais para inventar e reinventar histórias que só ele e os retratados poderão estabelecer a margem do real para o imaginário. E muitas vezes o próprio real já é do terreno do extraordinário, como é o caso de um dos personagens principais do volume, o mecânico João de Deus da Silva, que se apresenta como “criador de nomes e o inventor de máquinas”. 

Das supostas invenções de João de Deus o autor não trata, mas produziu quase vinte páginas para mostrar seu maior talento. E Nelin dá início à sua homenagem ao conterrâneo que (se) tornou ilustre a partir do título da história: “Hidramix, o criador de nomes” (pág. 103). Hidramix, isto mesmo, é o primeiro dos seis nomes que João de Deus criou para si próprio, e quer ver anotado “judicialmente” em sua certidão de nascimento. Do próprio nome, João de Deus/Hidramix vem criando e recriando os de todos que estejam ao seu alcance — os filhos, os vizinhos e os empregados.

Com personagens de carne e osso como este a sua volta, não foi difícil para Nelin Vieira criar outros, como Lelé Bristol, o personagem título, homem que teve uma centena de empregos, ou o vaqueiro Zé de Lia, que “descobriu” petróleo em suas terras em São Mateus. O livro, com tiragem de dois mil exemplares, foi editado pela Editora Tamburi, do próprio autor, que publica o jornal O TAMBURI (que circulou regularmente em São Mateus, mas, por falta de apoio, atualmente tem apenas edições especiais e esporádicas). O lançamento são-mateuense se dará neste sábado, 29, no JatoBar Eventos, localizado na Rua Benú Lago S/Nº, à partir das 21 horas.

Para o planejamento e coordenação editorial o autor chamou o jornalista Luís Mello Neves, que trabalhou com os seguintes profissionais: Maria Helena Passos Porto (revisão), José de Ribamar Silva (editoração eletrônica), Honório Moreira (fotos da capa), Carlos Sales (arte da capa e peças de propaganda) e Caju, chargista do Jornal Pequeno. Caju, também nascido em São Mateus, assina as ilustrações do livro.

O AUTOR – Nelin Vieira, formado em Comunicação Social pela UniCEUMA e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela UFMA, tem colaborado com os principais jornais e revistas do Maranhão. Foi juiz do Tribunal Regional do Trabalho, representante dos trabalhadores, é ex-presidente e tesoureiro do Sindicato dos Securitários do Estado do Maranhão, membro da Federação Nacional dos Securitários–FENESPIC, da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito–CONTEC e da União Geral dos Trabalhadores–UGT e Conselheiro do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.