28 de novembro de 2014

Adeus Chaves!


Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin

Dono de frases antológicas como "ninguém tem paciência comigo" e "não contavam com a minha astúcia", que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos. Bolanõs foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, televisão e teatro.

A causa da morte, ocorrida às 14h30 (horário do México) em casa em Cancún, não foi confirmada. Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolaños completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele era “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia.

Segundo a CNN mexicana, o ator Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, disse que o corpo do comediante será levado à Cidade do México, onde será velado.

A última mensagem divulgada pelo perfil oficial de Bolaños no Twitter foi: "Todo meu amor para o Brasil". Ele escreveu em resposta a uma fã brasileira no microblog.

Vivar deu seu depoimento à rede de TV mexicana Televisa (que produziu a maior parte dos programas de Bolaños): "Estou em estado de choque. Não pensei que me fosse afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança."

"Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter Edgard Vivar.

"Obrigado por fazer tanta gente feliz e por todos os momentos maravilhosos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto", disse Maria Antonieta de Las Nieves, que interpretou a Chiquinha.

"O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras", disse o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.

"Foi um bom companheiro, amigo, irmão e um dos melhores escritores dos últimos tempos no México", disse Ruben Aguirre, que interpretou o professor Girafales.

Trabalho reconhecido no mundo
"Chaves" foi o programa mais visto da televisão mexicana e foi dublado em 50 idiomas, segundo a Televisa.

"Talvez o meu mérito foi conseguir, sem tentar, abordar um ambiente que existe no mundo inteiro", refletiu Bolaños sobre o sucesso de Chaves em uma entrevista à agência de notícias Reuters.

"Trabalhei muito neste personagem, que tem qualidade", explicou ele, "mas a resposta exata eu não sei".

Além disso, Bolaños escreveu roteiros de 50 filmes no México e atuou em 11. No Twitter, ele tinha mais 6 milhões de seguidores.

Trajetória
Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série.
Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão. Praticou boxe e era um fanático torcedor do clube de futebol América. Começou sua carreira profissional na publicidade, onde começou a trabalhar em roteiros.

Casou-se pela primeira vez com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos. Só em 2004 oficializaria seu casamento com a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda.

Aos 80 anos, perguntaram a ele sobre a sua relação de décadas com a atriz Florinda Meza. "Já estamos há 30 anos casados", respondeu. "Temos um casamento sólido que só a morte acabará com ele... ou a Shakira!".

Ganhou o apelido de Chesperito do diretor de cinema Agustín P. Delgado por causa do 1,60 de altura.

Foi só em 1968 que começou sua carreira de ator, na emissora TIM, em séries como “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” e “El Ciudadano Gómez”, em espaços de 30 minutos de duração aos sábados.


Foi só na década de 1970 que começaram a ser exibidos as séries que fizeram de Bolaños um gigante do humor: "Chespirito", "Chapolin" e "Chaves". A partir de 1973, quase todos os países da América Latina tinha na programação de TV episídios dos programas.

Terror: Bando explode caixas eletrônios em Cantanhede

Cinco homens armados explodiram caixas eletrônicos do Banco do Brasil no município de Cantanhede, no Maranhão, na madrugada desta sexta-feira (28). De acordo com o delegado titular da Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, Sidney Oliveira, a quadrilha se dirigiu ao Destacamento Policial de Cantanhede, de onde levaram armas, munição e coletes à prova de balas. Dois policiais foram feitos reféns e liberados no município de Miranda do Norte. Os bandidos fugiram em um caminhonete, de propriedade de um dos policiais, em direção ao município de São Mateus.

Diálogo Municipalista: Flávio Dino garante parceria com todos os municípios durante encontro com prefeitos

O governador eleito do Estado, Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira (27), durante o último dia da etapa maranhense do evento ‘Diálogo Municipalista’, que a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) será a principal interlocutora da sua administração junto aos municípios e os seus respectivos prefeitos e prefeitas.

São Mateus presente!
O prefeito Miltinho Aragão (PSB), esteve presente no encontro e levou consigo uma comitiva formado por secretários municipais e vereadores [inclusive de oposição].
Com trânsito livre no novo governo, Miltinho já se reuniu com a maioria dos novos Secretários de Estado, afim de garantir melhorias e benefícios para a cidade de São Mateus.
Para os próximos anos, nossa cidade receberá diversas obras que serão realizadas em parceria com o novo Governo do Estado, como: asfaltamento de ruas e avenidas, construção de pontes na zona rural, aquisição de novos veículos, quadra esportivas, melhoramento de estradas, entre vários benefícios.
Com a eleição do novo governador, São Mateus vive um momento único e que marcará gerações com os benefícios que serão executados graças as parcerias que serão firmadas com um governo municipal aliado fiel ao novo Governo do Estado a partir de 2015.
Parte da Comitiva ao lado do próximo secretário de Infraestrutura
Márcio Jardim próximo secretário de Esporte e o prefeito Miltinho
Prefeito Miltinho, secretária Alda, Gov. Flávio Dino e Prefeita de Bernado do Mearim
Parte da Comitiva ao lado do próximo secretário de Segurança


26 de novembro de 2014

Escritor Nelin Vieira lança livro de contos em São Mateus

Jornalista e escritor Nelin Vieira lança livro em São Mateus
O Jornalista e escritor são-mateuense Nelin Vieira lança seu livro de estreia em São Mateus no próximo sábado. O livro, intitulado O Centésimo emprego de Seu Lelé Bristol & outras histórias, impresso em 2010, foi, naquele ano, apresentado ao público no Rio de Janeiro durante o Encontro Nacional de Bancários e Securitários, no Hotel Copacabana Palace, e, em seguida, exposto na IV Feira do Livro de São Luís, capital do estado, em uma concorrida noite de autógrafos. O livro foi posto a venda nas principais bancas e livrarias de São Luís e em importantes cidades do estado e do Brasil. 

Reunião de quinze contos escritos nos últimos dez anos, o livro é um conjunto de reminiscências da juventude do autor passada em São Mateus, cidade onde ele nasceu e viveu até se tornar adulto. A publicação foi co-patrocinada pela Federação Nacional dos Securitários – FENESPIC e Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC e tem apresentação de Derivaldo Bastos, diretor da União Geral dos Trabalhadores–UGT e prefácio do ex-ministro Lourenço Prado, do Tribunal Superior do Trabalho–TST. 

Partindo da retratação da vida e de experiências de pessoas reais de São Mateus, Nelin Vieira vai fazendo nas páginas de seu livro a crônica de sua geração. As histórias estão permeadas de referências à vida da cidade, suas personagens mais significativas, seus eventos históricos, suas efemérides e suas instituições. Assim, os causos, as ‘estórias’, as lendas e os mitos, ou seja, a essência de São Mateus em suas cinco décadas de existência, está resumida no livro pela memória emocional e a imaginação do escritor.

A obra de Nelin Vieira é um meio caminho entre o real e a ficção. Divertidamente, ele se utiliza de personagens reais para inventar e reinventar histórias que só ele e os retratados poderão estabelecer a margem do real para o imaginário. E muitas vezes o próprio real já é do terreno do extraordinário, como é o caso de um dos personagens principais do volume, o mecânico João de Deus da Silva, que se apresenta como “criador de nomes e o inventor de máquinas”. 

Das supostas invenções de João de Deus o autor não trata, mas produziu quase vinte páginas para mostrar seu maior talento. E Nelin dá início à sua homenagem ao conterrâneo que (se) tornou ilustre a partir do título da história: “Hidramix, o criador de nomes” (pág. 103). Hidramix, isto mesmo, é o primeiro dos seis nomes que João de Deus criou para si próprio, e quer ver anotado “judicialmente” em sua certidão de nascimento. Do próprio nome, João de Deus/Hidramix vem criando e recriando os de todos que estejam ao seu alcance — os filhos, os vizinhos e os empregados.

Com personagens de carne e osso como este a sua volta, não foi difícil para Nelin Vieira criar outros, como Lelé Bristol, o personagem título, homem que teve uma centena de empregos, ou o vaqueiro Zé de Lia, que “descobriu” petróleo em suas terras em São Mateus. O livro, com tiragem de dois mil exemplares, foi editado pela Editora Tamburi, do próprio autor, que publica o jornal O TAMBURI (que circulou regularmente em São Mateus, mas, por falta de apoio, atualmente tem apenas edições especiais e esporádicas). O lançamento são-mateuense se dará neste sábado, 29, no JatoBar Eventos, localizado na Rua Benú Lago S/Nº, à partir das 21 horas.

Para o planejamento e coordenação editorial o autor chamou o jornalista Luís Mello Neves, que trabalhou com os seguintes profissionais: Maria Helena Passos Porto (revisão), José de Ribamar Silva (editoração eletrônica), Honório Moreira (fotos da capa), Carlos Sales (arte da capa e peças de propaganda) e Caju, chargista do Jornal Pequeno. Caju, também nascido em São Mateus, assina as ilustrações do livro.

O AUTOR – Nelin Vieira, formado em Comunicação Social pela UniCEUMA e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela UFMA, tem colaborado com os principais jornais e revistas do Maranhão. Foi juiz do Tribunal Regional do Trabalho, representante dos trabalhadores, é ex-presidente e tesoureiro do Sindicato dos Securitários do Estado do Maranhão, membro da Federação Nacional dos Securitários–FENESPIC, da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito–CONTEC e da União Geral dos Trabalhadores–UGT e Conselheiro do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.

Mulher é presa debaixo da cama em São Mateus

Suspeita chora, após tentativa frustada de assalto
Uma mulher identificada como Carol Novaes, 22, foi presa em São Mateus durante uma tentativa de assalto ao restaurante JJ na Vila Lobão, o crime ocorreu na tarde ontem (25).

A proprietária do restaurante dona Joana, estava no quarto quando percebeu uma movimentação suspeita em baixo de sua cama, ao averiguar, deparou-se a com a "loira" escondida debaixo de sua cama, dona Joana correu até o salão do restaurante e pediu socorro, os cliente que estavam no restaurante de imediato foram até o quarto quando encontraram a suspeita já na posse de vários objetos de uso pessoal da proprietária.

Acionada, uma guarnição da Guarda Municipal comandada pelo Insp. Brandão chegou minutos após e efetuou a prisão, encaminhada à Delegacia de Polícia, a suspeita foi interrogada pelo delegado Dr. Marcos Amorim que na checagem constatou que a mesma planejava ficar escondida por um bom tempo debaixo da cama até o fim do expediente do estabelecimento para então concluir a 'missão', ainda durante o interrogatório, a suspeita afirmou morar no bairro Cohatrac em São Luis e estava passando uns dias na casa de parentes na cidade, ao qual ela não sabe os nomes, presa, se encontra à disposição da justiça.

Carol, segundo a polícia já possui passagem pela polícia, pela prática de roubo .

Secretaria Municipal de Educação realiza capacitação em São Mateus

A Secretaria Municipal de Educação de São Mateus está realizando uma capacitação de 40h para professores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizados.
Ao todo, 58 profissionais estão sendo capacitados, cada participante recebe um kit contendo uma camiseta, material didático, além de outros materiais que lhes auxiliam na realização de oficinas.
"O Programa tem como objetivo superar o analfabetismo entre jovens e adultos à despertar o interesse pela elevação da escolaridade" destacou Telma Vieira, Secretária Municipal de Educação.
Em São Mateus são quase 50 turmas entre zona urbana e rural atendidas pelo programa.

Flávio Dino será homenageado na Câmara Federal

Governador Eleito do Maranhão e primeiro governador eleito do PCdoB no Brasil, Flávio Dino.
Considerado uma personalidade que divide opiniões no meio político, o Governador eleito do Maranhão e primeiro governador eleito pelo PCdoB no Brasil, Flávio Dino, será homenageado nesta quarta-feira (26) pela Câmara dos Deputados.
Flávio vai ser condecorado com a "Medalha Mérito Legislativo", criada em 1983, considerada a maior honraria concedida pela Câmara.
Além de Dino, a homenagem será conferida a outras 42 personalidades, entre políticos, cantores e instituições.
Entre os agraciados estão o ex-ministro Joaquim Barbosa, Eduardo Jorge (PV), que disputou a Presidência da República, Renata Campos, mulher do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em acidente aéreo durante as eleições e o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).

25 de novembro de 2014

Polícia frusta tentativa de sequestro e suspeito é morto

Um é morto e outro termina preso após tentativa frustada de sequestro
Por volta das das 20h desta terça-feira (25), durante uma ronda ostensiva de uma viatura do tático móvel do 1º BPM no Planalto Pingão na região do Bairro  São Cristóvão na capital maranhense, os policiais observara um carro modelo Corola cor bege de placa NHF 0090, parado numa atitude suspeita, uma senhora estava sendo empurrada para dentro do veículo por um homem, os policiais tentaram abordar o veículo, porém quando os ocupantes do veículo perceberam que era uma viatura policial jogaram a senhora para fora do carro e saíram em disparada, iniciada a perseguição foram alcançados pela guarnição há alguns metros a frente.

O motorista do veículo saiu com as mãos para cima e anunciou que havia um comparsa na parte de trás do veículo, quando a polícia tentou se aproximar, o elemento que estava no interior do veículo saiu com uma arma em punho apontando para os policiais, daí a Polícia reagiu e baleou o homem que morreu na hora, o mesmo foi identificado apenas por Beto, já o motorista do carro foi identificado Victor Mateus Lourenço, 19.

Interrogado o motorista negou participação na tentativa de sequestro, porém a vítima foi identificado como Maria do Socorro P. Silva, afirmou que o mesmo fez parte do esquema.

Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Educação de São Mateus

De forma democrática e transparente, aconteceu nesta segunda-feira (24), a eleição do Conselho Municipal de Educação de São Mateus do Maranhão, com uma ampla maioria (70% dos votos) o professor José Benedito Chaves tendo como vice-presidente Sebastião Nunes.
Conselho Municipal de Educação de São Mateus
Entre as diversas atribuições do conselho destaco:
Participação da elaboração das políticas públicas para a educação do Município; Avaliar e manifestar-se sobre o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual relativos à educação; Fiscalizar a aplicação de recursos públicos e aqueles oriundos dos convênios, doações e outros, destinados aos setores públicos e privados da educação, incluindo verbas de fundos federais, estaduais e municipais, entre outras matérias mediante solicitação da Secretaria Municipal de Educação.

Suspeito de assassinar policiais é morto durante troca de tiros com a Polícia em Bacabal

Acaba de ser alvejado durante uma troca de tiros com policiais do Serviço de Inteligência da PMMA, o elemento identificado por João Vitor, principal suspeito de assassinar os Policiais Militares integrantes do Batalhão de Choque, Johnny David Chapui Araújo e José Davi Sousa Du Vale no ultimo sábado (22) na região metropolitana de São Luis (reveja).
No momento da abordagem policial o elemento estava pilotando uma moto na companhia da namorada. João Vitor estava portanto uma pistola .40 pertencente à Polícia Civil, ao perceber a aproximação dos policiais o mesmo começou a atirar contra os policiais, na troca de tiros levou a pior, sendo alvejado e tendo morte instantânea.
O suspeito teria fugido de São Luis para Bacabal na tentativa de escapar do cerco policial que objetivava sua captura e dos demais envolvidos no crime que vitimou os militares, um outro envolvido tão estaria em Bacabal e a Polícia estar na captura.
A operação contou com o apoio da SEIC  foi coordenada pelo Delegado Dr. Carlos Alessandro.

TRT-MA adere à Campanha Trabalho Seguro 2014 do TST

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) aderiu à Campanha Trabalho Seguro 2014, de iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de ações nacionais voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O objetivo do Programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos. A Campanha 2014 ocorre no período de 2/11 a 16/12/2014, mas a prevenção não tem limitação temporal e deve ser atitude constante quando o assunto é segurança e saúde no trabalho.
Os juízes Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos (titular da Vara do Trabalho de Açailândia) e Manoel Lopes Veloso Sobrinho (titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís) são os gestores do Programa em nível regional e contam com a colaboração da Comissão de Engenharia e Segurança do TRT-MA (CESMT) na realização das atividades de participação.
A primeira atividade definida e já em andamento é a implantação do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) nas varas do trabalho do interior do Maranhão, por meio de visitas para prestar assistência básica aos servidores e esclarecer acerca de rotinas cotidianas de prevenção. O servidor do Tribunal Ércio Murilo Cutrim, médico coordenador do PCMSO e membro da CESMT, já visitou as VTs de Santa Inês, Bacabal e Barreirinhas, no mês de outubro; e as VTs de Timon, Caxias, Chapadinha, Açailândia, Imperatriz, Estreito e Balsas, em novembro. Na próxima semana (24 a 28/11), ele estará nas VTs de Pedreiras, Barra do Corda, Presidente Dutra e São João dos Patos. A implantação do PCMSO nas varas trabalhistas será concluída no dia 1º de dezembro, na VT de Pinheiro.

24 de novembro de 2014

Polícia Civil localiza carro em que estava a jovem são-mateuense Elaine morta a tiros em Brasília

38ª Delegacia de Polícia na região administrativa de Vicente Pires em Brasília, onde o caso foi registrado
O delegado Dr. Geraldo Carneiro de Aguiar titular da 38ª Delegacia de Polícia na região administrativa de Vicente Pires em Brasília, afirmou que foi  localizado um Hyundai HB20 vermelho, veículo em que estava Elaine Oliveira no momento em que foi morta no último sábado, vitima de latrocínio (roubo seguido de morte).
Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ainda não há pistas dos criminosos. A investiga o caso.

Entenda o caso
Uma latrocínio na rua 4A da região administrativa de Vicente Pires em Brasília, acabou na morte da jovem são-mateuense Elaine Ruth de Oliveira Silva, 25 anos, alvejada por dois disparos de arma de fogo, a mesma não resistiu e morreu na hora, o crime aconteceu por volta das 20h30min do último sábado (22), dos ocupantes do carro apenas Elaine foi atingida.
Segundo informações, a vítima estava em companhia de uma amiga em um carro quando foram abordadas por criminosos, ao anunciar o assalto, um dos elementos disparou ao menos duas vezes contra Elaine, que mesmo sem reagir foi alvejada. Os bandidos fugiram levando o carro em que a vítima estava.
Elaine deixa dois filhos, um de 9 e outra de 6 anos de idade. O seu corpo já estar a caminho de São Mateus e deve chegar nas primeiras horas desta terça-feira, o velório ocorrerá na residência de sua mãe na Rua do Esporte próximo a cruzamento com a Rua Frederico Léda no centro de São Mateus do Maranhão.

23 de novembro de 2014

Jovem são-mateuense é morta a tiros durante tentativa de assalto em Brasília

Uma tentativa de assalto acabou na morte da jovem são-mateuense Elaine Oliveira, 25, na noite deste sábado (22) em Brasília-DF, o crime aconteceu por volta das 20h30min.
Segundo informações, a vítima estava em companhia de uma amiga em um carro quando foram abordadas por criminosos, ao anunciar o assalto, um dos elementos disparou ao menos três vezes contra Elaine, que mesmo sem reagir foi alvejada. Ela era conhecida por muitos na cidade, inclusive, pelo editor deste blog com quem estudou na Escola Alves Cardoso.
Eliane deixa um casal de filhos, um de 9 e outra de 7 anos de idade. Por meio de rede social, sua mãe Ely Oliveira encontrou forças para fazer uma homenagem a sua filha:
Ao ser informada da tragédia, dona Ely vem recebendo a solidariedade de vários amigos e familiares em sua residência na Rua do Esporte próximo ao cruzamento com a Rua Frederico Léda, por lá é intensa a movimentação de pessoas.

22 de novembro de 2014

Ilha do medo: Dois policiais são mortos na região metropolitana de São Luis

Dois policiais e um bandido morto durante tentativa de assalto
Dois policiais foram mortos na manhã de hoje por bandidos. De acordo com informações os militares estavam na casa de um amigo de farda participando de uma confraternização, quando, um carro modelo celta de cor preta estacionou e um dos ocupantes foi até a residência para pedir água, ao terminar de beber, o mesmo anunciou o assalto.
Dos três militares apenas um estava armado e reagiu, na troca de tiros o elemento ainda não identificado, morreu na hora, os outros elementos que estavam dentro do carro saíram e revidaram matando os soldados David Chapui e Do Vale (ambos ingressaram este ano na corporação), pelas informações foram 10 tiros disparados contra os policiais mortos.
O crime aconteceu próximo ao campo da palmeira na Estrada da Maioba no município de Paço do Lumiar, região Metropolitana de São Luis.
O serviço velado da Polícia Militar, já tem informações, dos fugitivos e está na captura dos mesmos.

Reino Unido testa primeiro ônibus movido a fezes e lixo

BBC Brasil
Ônibus movido a feses e lixo já está rodando
Um ônibus movido a fezes e lixo já está rodando entre as cidades de Bristol e Bath, no Reino Unido.
O chamado BioBus tem 40 assentos e opera com gás biometano, gerado a partir do tratamento de esgoto e lixo doméstico.
O veículo ecológico pode rodar até 300 quilômetros com um tanque de gás, que é produzido a partir do lixo anual de cinco pessoas. Seu motor tem um design similar ao dos motores convencionais. No entanto, o diferencial está na contrapartida ecológica: o ônibus emite 30% menos dióxido de carbono se comparado aos movidos a diesel. A linha é operada pela Bath Bus Company e vai do aeroporto de Bristol ao centro de Bath um serviço que transporta cerca de 10 mil passageiros por mês.
ESGOTO
O gás biometano usado pelo ônibus é gerado a partir do tratamento do esgoto de Bristol. O composto é resultado da digestão anaeróbica das bactérias (quando esses microorganismos quebram a matéria orgânica em ambientes sem oxigênio).
Mas para se tornar combustível para o veículo, o biogás ainda tem de ser "turbinado". Nesse processo, o dióxido de carbono é removido e o gás propano é adicionado. A cidade processa cerca de 75 milhões de metros cúbicos de esgoto e 35 mil toneladas de lixo doméstico por ano. Apenas o lixo anual de uma pessoa (tanto o descarte de alimentos quanto o esgoto) gera combustível para o ônibus rodar 60 quilômetros.
Segundo Collin Field, da Bath Bus Company, o lançamento do ônibus agora é bastante apropriado, já que Bristol será a Capital Verde da Europa no ano que vem.

21 de novembro de 2014

Nada de "caviar e lagosta" no cotidiano do palácio, afirma Flávio Dino

Muito familiar às redes sociais, o Governador Eleito Flávio Dino twittou na manhã de hoje para ratificar que é pelas redes sociais que vem anunciando os seus auxiliares que irão compor o novo governo do Estado a partir de janeiro.

Aproveitou também para dá uma alfinetada às farras pagas com dinheiro público no cardápio do Palácio dos Leões.


Rapidinhas: Sessão tumultuada na câmara de vereadores de São Mateus

Tiro no pé 1
Há dias, o grupo de oposição ao Prefeito Miltinho em São Mateus vem tentando desestabilizar o governo municipal e criar um cenário que pudesse prejudicar a atual administração, só que o espetáculo não saiu como o planejado. Nesta tentativa desesperada, o tiro sai pela culatra, e não era pra menos.

Tontura
Após a vitória de todos os candidatos apoiados pelo prefeito nas eleições de outubro, algumas figurinhas da oposição em São Mateus andam meio que tontas, a tentativa, é manchar a qualquer custo a imagem do Prefeito Miltinho e do Sr. Juvenil Gonçalves Diretor do Instituto de Previdência e Assistência Municipal - Ipam, de início espalhou-se um suposto desvio de milhões de reais dos cofres do Instituto de Previdência do Município por meio de saques, resultado, uma sabatina feita durante sessão na Câmara de Vereadores desta quinta-feira (20), com Juvenil Gonçalves, nenhum vereador saiu sem resposta, pelo contrário, Juvenil que vinha sendo acusado por desvio de recursos, demonstrou equilíbrio e integridade na condução dos recursos do instituto municipal, o diretor levou consigo além de diversos documentos de sua gestão, o pedido do Executivo, para que a Câmara instaure uma Comissão Legislativa de Inquérito para investigar as contas do IPAM desde a sua fundação, e aí caro leitor, o bicho vai pegar.

Tiro no pé 2
Os vereadores, principalmente os de oposição, ficaram boquiabertos, e agora se sentem culpados por criar uma situação delicada e vexatória para os ex-diretores do instituto, afinal, como um governo que eles tentaram desqualificar tem a ousadia de pedir a abertura de uma CPI? É como diz o ditado, quem não deve não teme! Com isso a oposição sai acuada.

Tiro no pé 3
O tiro no pé dado por alguns vereadores de oposição, talvez fruto de imaturidade e excesso de ego, poderá gerar muita dor de cabeça para eles e para aliados políticos que já tiveram a frente do instituto em gestões anteriores.
No geral a sessão teve de tudo
Um homem que tentou invadir a sessão;
Vereador que não compareceu à sessão e se diz ser aliado do governo, mas age como se fosse adversário dando a entender que com ele não se deve contar nem no escuro, imagina no claro, "né professor"?;
Galeria lotada e alguns vereadores acuados com o pedido de CPI.

Em tempos
O blog teve acesso a um roll de documentos de gestões anteriores do Ipam bastante comprometedores, e pela análise, a bomba no Ipam causadas em gestões anteriores é bem mais assustador do que se imagina, a começar por algumas transferências suspeitas comprovadas em extratos bancários que até agora, não foi explicada por um certo ex-diretor do Instituto e que agora virão ao conhecimento da população com a instalação desta CPI.
Na mira
Um ex-diretor do Ipan, já foi flagrado em um restaurante da cidade acompanhado de vereadores da oposição logo após a sessão, o mesmo ficou “puto” da vida com a “cagada” que houve. Este mesmo ex-diretor já foi orientado a se preparar pra enfrentar problemas com câmara e com a justiça, afinal há suspeitas de muitas coisas obscuras durante sua gestão, mesmo alguns documentos terem sito queimados em dezembro de 2012 no ultimo dia de sua gestão, resumindo, um verdadeiro escândalo poderá vir a tona.
Aguardem...

Flávio Dino anuncia cúpula da Segurança Pública do Maranhão


Vice-governador eleito, Carlos Brandão, cumpre agenda em Carolina

Carlos Brandão, Pedro Iran (proprietário do local), Zé Reinaldo e Neto Evangelista
O vice-governador eleito, deputado federal Carlos Brandão (PSDB), esteve na cidade de Carolina nesta quinta-feira (20) representando o governador eleito, Flávio Dino (PCdoB). Objetivo, inauguração do Complexo Turístico de Pedra Caída, localizado na rodovia BR 010, km 35.
Carlos Brandão fez a viagem ao sul do Maranhão acompanhado do deputado federal eleito, Zé Reinaldo Tavares (PSB) e do futuro secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão – Sedes, deputado estadual reeleito, Neto Evangelista (PSDB).

O Complexo – Fruto do financiamento do Banco do Nordeste (na ordem de R$ 40 milhões, tendo R$ 14 milhões já liberados), o Complexo hoje é um dos pontos turísticos mais importantes do estado por aglomerar o conjunto de cachoeiras de Pedra Caída.
Com parte do financiamento, já foi possível a construção de um resort, voltado para o fomento do ecoturismo, que conta com 74 chalés. O espaço também dispõe de estrutura destinada a prática da tirolesa (esporte de aventura), contendo uma de 400 metros, outra de 1.200 metros e a última de 1.400 metros – a maior do país. Lá, existe o teleférico que liga a base da tirolesa de 1.400 metros ao ponto mais alto da região. Além de mais de 20 km de trilhas pelas chapadas, dando acesso às cachoeiras da região.

Local paradisíaco – O Complexo Turístico de Pedra Caída, que é um empreendimento hoteleiro, situa-se na Chapa das Mesas. O significado disso é que Carolina, mais uma vez, abre as portas para o turismo ecológico, com a riqueza de suas paisagens vegetativas, suas cachoeiras e os seus chapadões, além de compor o Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Para o vice-governador eleito, Carlos Brandão, este é o momento do futuro Governo do Estado voltar sua atenção para o turismo ecológico no sul do Maranhão. “Estamos aqui para dizer ao cidadão de Carolina e ao senhor Pedro Iran, proprietário deste local, que o esforço da cidade em se projetar nacionalmente, e até mesmo internacionalmente, no roteiro do ecoturismo e do turismo de aventura é visto com bons olhos pelos próximos gestores do Governo do Estado”, concluiu.

20 de novembro de 2014

Fiscal da Sefaz assassinado investigava máfia que atua no setor de atacado em São Luís

José Gomes Saraiva foi executado dentro do veículo da Sefaz
Do blog do Raimundo Garrone - O servidor da Secretaria da Fazenda, José de Ribamar Gomes Saraiva, que foi executado ontem em São Luís, estava investigando as ações de uma verdadeira máfia que age na venda por atacado em São Luís.
Ontem depois de receber a informação do Posto Fiscal da Estiva, Saraiva resolveu seguir um caminhão que estaria levando uma carga, de açucar ou arroz, para endereço diferente do especificado na nota fiscal.
A entrega de cargas em endereço diverso ao da nota permite a sua revenda sem nota fiscal, incorrendo na sonegação do ICMS.
Fonte da SEFAZ disse ao blog que existe vários grupos em São Luís que praticam esse tipo de fraude.
Após o assassinato, os pistoleiros que fugiram em um veículo Strada preto levaram documentos e uma pasta que estava no carro do fiscal assassinado.
A Polícia investiga a possibilidade do crime ter ligação com as empresas envolvidas no esquema descoberto por Saraiva.

Tragédia: Criança de 11 meses morre após se afogar em balde com água

Uma criança de 11 meses morreu na manhã de hoje (20), na UTI do Hospital Municipal  de Imperatriz, onde encontrava-se internada desde da última terça-feira (18), depois de sofrer afogamento dentro de um balde com água, no quintal de casa em Imperatriz.
De acordo com informações de testemunhas o menino chegou a ser socorrido, sendo retirado pela mãe, e encaminhado ao hospital.
Parentes informaram que menino estava brincando dentro de casa e foi para o quintal da residência sem a mãe perceber, aonde ocorreu a tragédia.

Flávio Dino anuncia quatro novos secretários de seu governo

Na manhã de hoje o Governador Eleito Flávio Dino anunciou outros quatro nomes a compor sua equipe de governo a partir de 1º de janeiro, as secretarias de Agricultura, Educação, Mulher e Igualdade Racial, respectivamente serão comandadas pelos próximos secretários: Márcio Honaiser, Áurea Prazeres, Laurinda Pinto e Gerson Pinheiro, os anúncios foram feitos hoje (20) pelo governador por meio de rede social.
MÁRCIO HONAISER – Secretaria de Agricultura
Márcio Honaiser é bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), possui pós-graduação em Agronegócio (FAMA/IDEX) e Desenvolvimento de Executivos (Cenex). Atua na área do agronegócio. Foi diretor-geral e, atualmente, é diretor-presidente da Unibalsas, onde implantou o curso de Agronegócio. Militante das causas sociais desde a juventude, participou de movimento estudantil e da Juventude Socialista. É presidente estadual da Fundação Leonel Brizola.

ÁUREA PRAZERES – Secretaria de Educação
Áurea Regina é pedagoga (Uema), mestranda em Educação pela Universidade Del Salvador (USAL), especialista em Orientação Educacional (PUC-MG) e pós-graduanda em Gestão Pública Municipal (Uema). Atua há mais de 15 anos nas áreas de educação escolar e popular. Áurea Prazeres é servidora pública do Município e do Estado. Atualmente, é secretária adjunta de Ensino da Secretária Municipal de Educação de São Luís. Integra também o Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA - Porto Alegre), o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais do Mestrado em Educação - área de concentração Gestão Educacional (UFMA) e integra a Comissão Executiva do Fórum Municipal de Educação, atuando na Elaboração do Plano Municipal de Educação de São Luís.


LAURINDA MARIA DE CARVALHO PINTO – Secretaria da Mulher
Laurinda Pinto é pedagoga, servidora pública Municipal e Estadual, especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA) e em Gestão de Políticas Públicas com Recorte de Gênero, Raça e Etnia (Fundação Joaquim Nabuco). É mestranda em Gestão da Educação pela Universidade Fernando Pessoa (Porto-Portugal). Foi secretária Municipal de Educação de Buriti (1999 a 2001). Atualmente, é presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina e membro da Coordenação Nacional da União Brasileira de Mulheres, do Comitê Estadual do PCdoB como secretária de Formação e Mulheres, vice-presidente do PCdoB em São Luís. Laurinda é também coordenadora Municipal da Mulher da Prefeitura de São Luís.

GERSON PINHEIRO – Secretaria de Igualdade Racial
Gerson Pinheiro é geógrafo (UFMA), integra a direção da União de Negros Pela Igualdade (Unegro-MA), é vice-presidente do PCdoB-MA e membro da direção nacional do partido. Foi militante do movimento estudantil, comunitário e sindical, participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão Pará e Tocantins (STEFEM) e integrou o Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís.

Vasta programação marca o dia da Consciência Negra em São Mateus

O Brasil comemora nesta quinta-feira (20) o Dia da Consciência Negra, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro. Em São Mateus, a Prefeitura está realizando a 1ª Semana da Consciência Negra, projeto nunca antes desenvolvido por uma gestão municipal. Para esta quinta-feira (20) diversas secretarias da administração municipal desenvolverão uma série de atividades.

Confira a programação completa:

DIA 20 DE NOVEMBRO
DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
HOMENAGEM A ZUMBI DOS PALMARES

TEMA: “PROMOVER A IGUALDADE RACIAL É RECONHECER E RESPEITAR AS DIFERENÇAS”

LOCAL: COLÉGIO SÃO FRANCISCO

8h – Abertura com celebração afroreligiosa 
9h – Lançamento da campanha “16 dias de ativismo de combate a violência doméstica contra as mulheres”
9h30min -  Exposição de bonecas negras:”mulheres de luta e axé”-  artesã Josiléa Brandão
Apresentações culturais
10h – oficinas temáticas, mostra  de vídeos e apresentações culturais das escolas
Sala 01 - Dança afro e percussão  
Sala 02 - Capoeira 
Sala 03 - Gle – estética negra,turbantes tranças e penteados afro
Sala 04 - Formação de professores sobre a lei 10.639 – ensino da história da África e afrobrasileira nas escolas
Sala 05 - Cartografia social de povos e comunidades tradicionais
Auditório - mostra de vídeos:
“Vista minha pele”- cineasta Joelzito Araújo-RJ
“O cuidar nos terreiros” – RENAFRO-RJ
“Yoruba” – Instituto Yorubá/Oluségun Akinruli – MG
“Danças de origem africana” - Estudantes do Iº ano do Colégio Alves Cardoso 
11h30min – Degustação de comidas africanas e afrobrasileiras

19h -  Apresentações culturais e show de encerramento no espaço cultural 

19 de novembro de 2014

Em São José de Ribamar: Os 400 anos da Batalha de Guaxenduba será lembrado em exposição

Ribamar on line - Uma exposição irá lembrar os 400 anos da Batalha de Guaxenduba. Será uma homenagem à batalha travada entre portugueses e franceses na Baía de Guaxenduba (hoje Baia de São José), na cidade balneária de São José de Ribamar, onde foi registrada, em 19 de novembro de 1614, a expulsão dos franceses comandados por Daniel de La Touche, pelos portugueses liderados por Jerônimo de Albuquerque, será aberta hoje, às 19h, a exposição Batalha de Guaxenduba - 400 Anos, no Hotel Mar e Sol, próximo ao Santuário de São José de Ribamar. Em São Luís, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão resolveu comemorar a data, iniciando os festejos com missa na Catedral Metropolitana,às 9h, e, às 14h, com Simpósio que destaca palestras e mesas-redondas, na Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, Centro).
A exposição, que é uma parceria com a Academia Ribamarense de Artes e Letras, com apoio do Instituto de Desenvolvimento do Poder Marítimo (Idepom) e o Site Ribamar Online, permanecerá em cartaz até o dia 29. Entre outros elementos, serão expostos banners, quadros e maquetes de caravelas francesas e portuguesas.
Segundo Marli de Jesus Conceição, membro da Academia Ribamarense de Artes e Letras, a exposição é uma forma de homenagear essa passagem da história do Maranhão ainda pouco conhecida, principalmente pelos jovens, e que não é muito abordada nas universidades. A batalha completa hoje 400 anos, juntamente com o aniversário de criação da Bandeira do Brasil.
“Acho importante homenagear esse momento histórico que aconteceu aqui em nossas terras e mares e que foi a primeira batalha naval ocorrida no Brasil. É um capítulo que não pode ser esquecido”, frisou Marli de Jesus Conceição.
A batalha registrou a expulsão dos franceses, mesmo estes tendo se mostrado mais fortes do que os portugueses, detentores de barcos menores e em desvantagem em termos de poder bélico. “Registra-se que apareceu uma senhora majestosa que ia juntando areia, na hora do combate, e transformando em pólvora para servir aos combatentes portugueses”, descreveu a organizadora da exposição sobre lenda em torno do episódio.
Batalha – Conforme Marli Conceição, vitoriosos os portugueses que expulsaram os franceses das terras maranhenses, mas somente em 1615 deu-se a saída definitiva. Os franceses fundaram São Luís em 1612, que em 1614, após a Batalha de Guaxenduba, foi colonizada pelos portugueses. O sucesso dos portugueses foi atribuído ao milagre da Virgem Maria Mãe de Deus, lhe deram o nome de Nossa Senhora da Vitória, que, para os católicos, passou a ser a padroeira de São Luis.
A expulsão dos franceses possibilitou que grande parte da Amazônia passasse para domínio português. Em 1555, os franceses tentaram estabelecer uma colônia no Rio de Janeiro, a França Antártica, que foi extinta em 1560. Em 1612, com o apoio dos indígenas locais, novamente tentam estabelecer uma colônia no território pertencente a Portugal: em 8 de setembro, foi fundada a povoação de Saint Louis e iniciada a construção do Forte de São Luís do Maranhão.
Ciente da presença dos franceses ao norte da capitania do Maranhão, Gaspar de Souza envia tropas de Pernambuco. Em 23 de agosto de 1614, Diogo de Campos parte do Recife com 300 homens e, no Rio Grande do Norte, se junta a Jerônimo de Albuquerque, que leva consigo um grande contingente de indígenas. A expedição portuguesa com 500 homens liderados pelo capitão-mor Jerônimo de Albuquerque acampa na barra do rio Perejá (Periá) com a intenção de buscar um local para edificar uma fortificação, enfrentando falta de alimentos e de água de qualidade.
Um grupo de 14 exploradores portugueses descobre um local adequado para a construção de um forte, e a expedição novamente zarpa em 2 de outubro de 1614. Em 26 de outubro, chegam a uma área chamada de Guaxindubá pelos indígenas, na margem direita da Bahia de São José, entre muitas ilhas e canais estreitos. Ali, sob a orientação do engenheiro Francisco Frias de Mesquita é construída uma fortificação de forma hexagonal à qual é dado o nome de Forte de Santa Maria, a 20 km da atual sede do município de Icatu, diante dos francesas no Forte de São José de Itapari.
Na manhã de 19 de novembro de 1614, os soldados portugueses notaram que, ao lado do forte de Santa Maria, o mar estava repleto de embarcações a vela e a remo se aproximando da costa. Para atacá-los no desembarque, Diogo de Campos dirigiu-se à praia com 80 soldados portugueses, mas, percebendo que o número de inimigos era muito maior, retrocedeu. Logo, havia centenas de combatentes na praia. Os franceses dispunham de 200 soldados, muitos dos quais eram fidalgos, em duas tropas, levando coletes de aço, espadas e mosquetes de grande qualidade.
A exposição tem o apoio do site Ribamar Online, que desde que foi criado.

EXPOSIÇÃO
• O quê
Comemoração dos 400 anos da Batalha de Guaxenduba
• Quando
Hoje, às19h
• Onde
Academia Maranhense de Letras no Hotel Mar e Sol
(São José de Ribamar)

Patativa estréia seu primeiro disco ao lado de Zeca Baleiro e Lena Machado

Recebendo Lena Machado e Zeca Baleiro como convidados, Patativa lança “Ninguém é Melhor do que Eu” com show no dia 19 de novembro, no Porto da Gabi (Aterro do Bacanga), em São Luíss. O evento começa às 19h, com os DJS Marcus Vinicius e Joaquim Zion, e o grupo Samba na Fonte.
Antecipando o que vem por aí, “Ninguém é Melhor do que Eu”, faixa que dá nome ao disco e tem a participação de Zeca Pagodinho, começa a ser executada nas rádios maranhenses, em primeira mão, nesse final de semana.

O Disco

A sambista Patativa está com tudo e não está prosa. Neste ano, em que completou 76 de idade, sua carreira vive um novo e único momento: Patativa, que nunca havia gravado um disco solo, lançará dois cds.
O primeiro, concebido sob iniciativa de Zeca Baleiro, diretor artístico, e Luiz Jr., produtor musical, se chama “Ninguém é Melhor do que Eu” e traz participações de Simone, Zeca Pagodinho e do conterrâneo Baleiro. É um apanhado de 12 sambas mais o hit regional “Xiri Meu”, cacuriá malicioso que o povo maranhense já inclui entre seus grandes “clássicos”. O disco sai em novembro pelo selo Saravá Discos, o mesmo que em outros tempos gravou Antonio Vieira e Lopes Bogéa.
O segundo disco, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (SECMA), terá o título “Patativa canta sua História” e está em fase final de gravação, devendo ser lançado no início do ano que vem. O produtor e arranjador é também o músico Luiz Jr.PATATIVA – ‘Ninguém é melhor do que eu’ – show de lançamento do cd.

Serviço

Participações especiais: Lena Machado e Zeca Baleiro.
Abertura: DJs Joaquim Zion e Marcus Vinicius e Grupo Samba na Fonte.
Onde: Porto da Gabi (Aterro do Bacanga).
Quando: 19 de novembro (quarta-feira), às 19h.

Flávio Dino anuncia novos secretários

O governador eleito Flávio Dino anunciou o professor Francisco Alberto Gonçalves Filho para dirigir o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), órgão a ser criado na nova gestão. Esse é o 27º nome indicado através das redes sociais para integrar a equipe do próximo governo. 
Servidor do Ifma há 16 anos, onde já atuou como professor e diretor de campus, Alberto Filho é licenciado em História, possui pós-graduação em Gestão Pública (Enap), é mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional (Universidade de Taubaté-SP). Professor da UEMA e do IFMA (desde 1996), foi diretor-geral do IFMA Imperatriz por dois mandatos. Atualmente, é diretor-geral pró-tempore do IFMA Grajaú para implantação do campus na cidade. Terá como meta promover a educação técnica profissionalizante aos maranhenses, a fim de gerar quadros qualificados no estado. O Iema será criado no âmbito da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e vai atuar em parceria com os Institutos Federais.

Em mais um comunicado pelas redes sociais, o governador eleito Flávio Dino anunciou o auditor fiscal da Receita Federal Marcellus Ribeiro Alves para assumir a Secretaria de Fazenda a partir de 1º de janeiro. 
O Programa de Governo de Flávio Dino também prevê metas para a Fazenda estadual. O tema é apresentado ao explicar que o crescimento da arrecadação tributária, sem aumento dos impostos, será uma das formas de financiamento das 65 propostas apresentadas à população durante a campanha eleitoral. Além disso, Marcellus  que atualmente ocupa o cargo de Superintendente Adjunto da Receita Federal do Brasil na 3ª Região Fiscal (Ceará, Maranhão e Piauí), terá a responsabilidade de auxiliar o próximo governo no planejamento e execução das políticas financeira e tributária do Maranhão.
Entre as diretrizes para a pasta, apontadas pelo governador eleito, há ainda a implantação de programas de Educação Fiscal, a realização de parcerias com a Receita Federal, a promoção da justiça fiscal e a revisão da legislação do SIMPLES. 

Até agora já foram anunciados 30 nomes a compor a equipe do próximo governo. Veja abaixo a lista de pastas e seus respectivos futuros gestores:
Articulação Política e Assuntos Federativos -  Márcio Jerry
Assessoria de Imprensa - Aline Louise
Casa Civil - Marcelo Tavares
Cerimonial do Governo - Telma Moura de Oliveira
Cidades - Flávia Alexandrina Coelho Almeida Moreira
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Bira do Pindaré
Comunicação - Robson Paz
Companhia de Água e Esgostos do Maranhão (Caema) - Davi Telles
Cultura - Ester Marques
Desenvolvimento Social - Neto Evangalista
Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) - Antônio Nunes
Direitos Humanos - Francisco Gonçalves
Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) - Ted Lago
Empresa de Transportes Urbanos* - José Artur Cabral Marques
Fazenda - Marcellus Ribeiro Alves
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) - Alex Oliveira de Souza
Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) - Elisângela Cardoso
Gestão e Previdência - Felipe Camarão
Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) - Duarte Júnior
Indústria e Comércio - Simplício Araújo
Infraestrutura - Clayton Noleto
Instituto Estadual de Educacao, Ciência e Tecnologia (Iema) - Francisco Alberto Gonçalves
Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) - Geraldo Carvalho Jr.
Justiça e Administração Penitenciária - Murilo Andrade de Oliveira
Meio Ambiente - Marcelo Coelho
Procuradoria Geral do Estado - Rodrigo Maia
Saúde - Marcos Pacheco
Segurança Pública - Jefferson Miller Portela e Silva
Transparência e Controle* - Rodrigo Lago
Trabalho - Julião Amin

18 de novembro de 2014

Da tribuna da assembléia, deputada Eliziane destaca visita ao projeto Salangô em São Mateus

Foto: Agência Assembléia
Na tribuna da assembléia legislativa do Maranhão, a Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a deputada Eliziane Gama (PPS), destacou a visita realizada ao Projeto Salangô, no Município de São Mateus. A parlamentar fez a visita técnica acompanhada pelo Prefeito da cidade, Miltinho Aragão; Técnicos da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão; Presidentes de Associações; entre outras autoridades locais.

Na tribuna, a parlamentar comentou que durante a visita, a comitiva observou equipamentos que foram se deteriorando ao longo dos anos e não foram utilizados pelos agricultores por causa da falta de continuidade do Projeto.

Ouça a íntegra do discurso da deputada na tribuna da Assembléia Legislativa: