Antes não tinha, agora tem!

28 de outubro de 2014

Começa a valer, a partir de domingo (2), o nono dígito em linhas de telefonia móvel no Maranhão. Aplicativos auxiliam usuários

Os números de telefone celular dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Roraima terão um dígito a mais a partir do próximo domingo (2). O dígito 9 deve ser incluído antes dos números com DDD 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após 2 de novembro, as ligações feitas com oito dígitos ainda serão completadas até o dia 11 de novembro, a partir do dia 12 até o dia 9 de fevereiro de 2015, as chamadas realizadas com 9 dígitos receberão uma mensagem sobre a mudança, podendo ser completadas ou não. De acordo com a Anatel, a mudança na numeração, não irá afetar os créditos nem na validade das respectivas linhas pré-pagas.
A realização das alterações nas agendas dos aparelhos é de total responsabilidade dos usuários. A tarefa pode tornar-se complicada, mas, para auxiliar o usuário, há alguns aplicativos – até gratuitos – disponíveis para smartphones – os "celulares inteligentes". Desenvolvedores independentes e as próprias operadoras de telefonia disponibilizam soluções para isso.

Para o sistema operacional iOS, por exemplo, existe um aplicativo que reconhece todos os contatos armazenados no aparelho, exibe quantos devem ser atualizados.

Para Android, a solução é o aplicativo 9d+, que facilita a inclusão do dígito "9" à frente dos números de celulares.

Já para os usuários do Windows Phone, a alternativa é o BR9, criado para incluir o nono dígito em telefones, que, mesmo não sando tão prático, ainda é a melhor opção para não precisar editar a agenda manualmente.

Nenhum comentário: