31 de outubro de 2014

Em São Mateus, comerciante é alvejado com cinco tiros e escapa da morte

O comerciante Francisco Rodrigues Pinho, 64, conhecido popularmente como "Dazinho", proprietário do Comercial Bela Vista 1, 2 e 3, sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (31) no instante em que estava na porta de sua casa na Rua Benú Lago no centro da cidade de São Mateus do Maranhão, o crime ocorreu por volta das 20h40min.

Segundo apurou o blog São Mateus em OFF, Dazinho estava sentado na porta de sua residencia, quando de repente um carro do tipo modelo corsa de cor branco parou e um homem efetuou vários disparos contra a vítima, em seguida fugiu tomando rumo ignorado. O veículo teria passado ao menos três vezes em frente a residencia do comerciante antes do crime.

Dos disparos, cinco acertaram o empresário que foi atingido no braço, na mão, no abdome e um dos disparos o atingiu acima do coração, socorrido, foi levado para Hospital e Pronto Socorro Municipal, mas devido as gravidade dos ferimentos o mesmo foi encaminhado para o Hospital Geral de Peritoró aonde passou por uma cirurgia para retirada dos estilhaços das balas que ficaram alojadas em seu corpo. Segundo a equipe médica, Sr. Dazinho já saiu da sala de cirurgia e está em uma Unidade de Cuidados Intensivos - UCI.

Investigação
Para o delegado Marcos Amorim, nenhuma hipótese do que pode ter causado este crime será descartado. A polícia está fazendo busca na tentativa de capturar o suspeito, e ainda não se sabe quantas pessoas estão envolvidas. Qualquer informação sobe os suspeitos, favor entrar em contato com a polícia, sua identidade será mantida em sigilo: 99 3639 1777 (delegacia) e 99 8142 1918 (viatura da PM).

Atualizado às 23h40min.

"Do outro lado da vida” será encenada domingo no Ceuma

A Companhia de Arte Espírita Despertar vai apresentar neste domingo (2), no Teatro Josué Montello – Ceuma, a peça “Do outro lado da vida”.
Baseada no filme “Ghost”, a peça apresenta a história de Sam (Victor Santana) e Molly (Agacilene Azevedo), um casal apaixonado que tem suas vidas alteradas por um ataque. Ao voltarem de uma apresentação teatral Sam é morto. No entanto, seu espírito permanece entre os mortais e ele decide ajudar Molly que corre o perigo de ser morta.
Para se comunicar com a companheira, Sam se utiliza de Oda Mae (Ana Carolina Ferreira), uma médium trambiqueira que consegue ouvi-lo. Será Oda quem dirá para Molly as mensagens de alerta sobre o perigo que está correndo.
 
O que: peça teatral “Do outro lado da Vida”
Quando: Domingo, dia 2 às 19 horas
Onde: Teatro Josué Montello – Ceuma - campus Renascença

Nomes de devedores do IPVA irão ao Serasa

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) anunciou que enviará ao Serasa, no início de novembro, arquivos com novo lote de 70 mil certidões de devedores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para que sejam executados os serviços de inscrição e restrição aos proprietários de veículos em débito com o tributo.
Para concluir a providência, a unidade de gestão do IPVA aguarda apenas a conclusão da assinatura do contrato entre a Sefaz e a Serasa. Antes, a Sefaz fará a notificação por Edital aos proprietários que possuem débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a partir do exercício de 2008 até o ano de 2012.
Os devedores terão seus débitos inscritos na dívida ativa estadual para a cobrança executiva e lançados junto ao cadastro restritivo da Serasa.
No entanto, antes de realizar o serviço, a Sefaz enviará uma notificação, por meio de edital, aos proprietários que possuem débitos com o IPVA. A notificação valerá aos proprietários de carros que adquiriram o produto de 2008 até o ano de 2012.
Para facilitar a verificação das informações de débitos por pessoas e empresas que possuam veículos com registro de propriedade em seu nome ou razão social, foi disponibilizado um sistema de consulta no portal da Sefaz na Internet. Se houver alguma dúvida quanto ao débito, o contribuinte poderá procurar uma das unidades de atendimento da Sefaz para fazer a impugnação pessoalmente.

30 de outubro de 2014

Humberto Coutinho está livre do câncer

Do blog Marrapá - O deputado estadual eleito, Humberto Coutinho (PDT), recebeu uma excelente notícia da equipe médica que o acompanha desde o início do tratamento câncer no intestino grosso, detectado em novembro de 2013: está livre de células malignas no seu organismo.
A notícia foi dada a ele após a realização do mais moderno exame para detecção de células cancerosas no organismo, realizado no Hospital Sírio Libanês.
Coutinho foi submetido a esse exame após o término das sessões de quimioterapia, que começaram no final do ano passado. Com o resultado negativo de qualquer vestígio de malignidade no seu organismo, o deputado eleito pode comemorar o sucesso do longo e doloroso tratamento contra a doença. Neste período ele enfrentou 59 dias de UTI e quatro meses de internação no hospital.
Disposto e vigoroso, mesmo em tratamento e tendo sessões de quimioterapia, enfrentou a campanha eleitoral, conseguindo se eleger com mais de 67 mil votos, consagrando-se como o candidato a deputado estadual mais votado da oposição em 2014.

Deputado Bira é anunciado como novo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Flávio Dino indicou mais um nome que irá compor a equipe de governo a partir de 1° de janeiro. O deputado Bira do Pindaré assumirá a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O governador eleito fez o anúncio por meio de redes sociais na noite desta quinta-feira (30). 
A pasta será a responsável pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), que atuará em parceria com os Institutos Federais para profissionalizar maranhenses e gerar quadros qualificados no estado, um dos compromissos assumidos em campanha e que integram o Programa de Governo de Flávio Dino. Outro desafio da Secretaria será levar inclusão digital aos maranhenses, com laboratórios e internet nos municípios do estado.

BIRA DO PINDARÉ - Secretaria de Ciência e Tecnologia
Bira do Pindaré é deputado estadual reeleito para o segundo mandato. Egresso dos movimentos sociais, Bira é advogado e tem mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi professor Universitário no estado.
Foi bancário e presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão. Ocupou também o cargo de delegado regional do Trabalho. Sua atuação política e social sempre esteve ligada aos movimentos da Pastoral da Igreja Católica. Na universidade, foi dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Fim de especulação: Flávio Dino anuncia Marcos Pacheco como o novo Secretário de Saúde do Maranhão

O próximo secretário de Saúde do estado foi anunciado agora pouco pelo governador eleito, Flávio Dino, através das redes sociais. O médico Marcos Pacheco comandará a organização das políticas de saúde no Maranhão a partir do dia 1º de janeiro.
Com o objetivo de implementar os compromissos assumidos pelo Programa de Governo apresentado por Flávio Dino à população maranhense, Marcos Pacheco fará parte da equipe da próxima administração. Entre as principais metas estão a humanização do atendimento, a consolidação das redes assistenciais, Urgência e Emergência e a implementação do programa Mais Médicos Estadual.

Conheça o perfil do indicado para a pasta:

MARCOS PACHECO – Secretaria Estadual de Saúde
O médico sanitarista Marcos Pacheco (UFMA / FioCRUZ) é funcionário público egresso da FUNASA cedido ao município de São Luís. Mestre e doutor em Políticas Públicas pela UFMA, é também bacharel em Direito.
Foi deputado estadual pelo PDT na legislatura de 1995-1999. Marcos Pacheco ocupou diversos cargos de gestão no Estado. Entre eles, o de secretário adjunto de Ações e Serviço de Saúde de São Luís; superintendente de Educação em Saúde e Gestão do Trabalho.
Professor universitário, é coordenador pedagógico do curso de Medicina e leciona no mestrado de Gestão em Serviços e Programas de Saúde da Universidade CEUMA, com foco em planejamento e gestão estratégica.

29 de outubro de 2014

No Dia do Livro, grupo de amigos realiza prática de incentivo à leitura

Os amigos solidários durante ação no bairro João Paulo em São Luis
Na tarde desta quarta-feira (29), em homenagem ao Dia do Livro, um grupo de amigos idealizadores do projeto "Amigos Solidários: compartilhando a solidariedade", realizou uma ação de incentivo à leitura na creche-escola João e Maria, localizada no bairro João Paulo, em São Luís.
De acordo com Felipe Gonçalves, idealizador da ação,  o objetivo destes trabalhos é desenvolver um olhar voltado à humanização, socialização e amparo às mais diversas pessoas.

"Neste Dia do Livro, viemos trazer às crianças um pouco de diversão e a magia da leitura, que tem um papel fundamental no desenvolvimento intelectual e social do ser humano", afirmou Felipe.
A ação contou com a presença de 7 jovens que foram recebidos pelos alunos da creche com muito carinho, amor e atenção e, na oportunidade, distribuíram livros infantis e lembranças e realizaram algumas atividades lúdicas com as crianças.
Para o grupo de jovens, esta foi a primeira de muitas ações que ainda serão realizadas pelos Amigos Solidários.

Iniciada a obra de construção do CRAS em São Mateus

Projeto da faixada do prédio
Iniciada as obras de construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAs), a obra tem um custo avaliado em quase meio milhão de reais, recursos oriundos do BNDES e está sendo construída no bairro do São Jose – Toca da Repousa por trás da Unidade Básica de Saúde Dr. Antonio Francisco Costa Vage.
Sec. Cleyton Ferreira durante visita a obra
O Centro de Referência de Assistência Social atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
De acordo com o secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de São Mateus, Cleyton Ferreira, que visitou a obra no início desta semana, o centro visa possibilitar a ampliação do cadastro de famílias em programas como o Bolsa Família e, também, o atendimento a pessoas com deficiência,  idosos, crianças e adolescentes assim como a realização de cursos e assistência e acompanhamento de famílias. O secretário também garantiu que a obra só possível graças a busca incansável por parte da prefeitura junto ao Governo do Estado.
De acordo com o projeto é padrão, os CRAs tipo 1 (São Mateus) possue 167 m2, além quando concluída a obra, o prédio será mobilhado e equipado com computadores, internet, duas motos e uma camionete 4x4. A previsão é que no mês de agosto a obra possa ser concluída.

São Mateus encerra ‘Outubro Rosa’ com caminhada

A caminhada que sairá da Av. Antonia Portela às 17h desta quarta-feira (29), vai marcar o encerramento da campanha Outubro Rosa, em São Mateus. Mulheres, autoridades, servidoras e a população em geral estão convidadas a participar do evento que tem o propósito de lembrar a importância da prevenção do câncer de mama, não só no mês de outubro, mas durante o ano todo.
Durante todo o mês a secretaria de Saúde e Mulher com o apoio de outras secretarias municipais desenvolveram várias atividades no sentido de chamar a atenção das mulheres para o cuidado que se deve ter com o corpo, respeitando a saúde e a prevenção de doenças.
A caminha está prevista para encerrar na Praça do Tancredo.

Após cair de árvore criança fica com estaca introduzida na coxa na zona rural de Bacabal

Do blog do Sergio Matias
Na tarde desta terça-feira (28) ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Corpo de Bombeiros de Bacabal foram acionadas e se deslocaram até o povoado Pau D’Arco para socorrer uma criança que se feriu após cair de um pé de azeitona que fica no fundo da residência de sua avó.

Na queda Franthesco Lunguinho da Silva, de 13 anos, ficou com parte de uma estaca usada para subir na oliveira, fincado na perna esquerda o fazendo perder muito sangue.
Socorrido, ele foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal e seu estado de saúde é estável, mas inspira bastante cuidados.

28 de outubro de 2014

Começa a valer, a partir de domingo (2), o nono dígito em linhas de telefonia móvel no Maranhão. Aplicativos auxiliam usuários

Os números de telefone celular dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Roraima terão um dígito a mais a partir do próximo domingo (2). O dígito 9 deve ser incluído antes dos números com DDD 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após 2 de novembro, as ligações feitas com oito dígitos ainda serão completadas até o dia 11 de novembro, a partir do dia 12 até o dia 9 de fevereiro de 2015, as chamadas realizadas com 9 dígitos receberão uma mensagem sobre a mudança, podendo ser completadas ou não. De acordo com a Anatel, a mudança na numeração, não irá afetar os créditos nem na validade das respectivas linhas pré-pagas.
A realização das alterações nas agendas dos aparelhos é de total responsabilidade dos usuários. A tarefa pode tornar-se complicada, mas, para auxiliar o usuário, há alguns aplicativos – até gratuitos – disponíveis para smartphones – os "celulares inteligentes". Desenvolvedores independentes e as próprias operadoras de telefonia disponibilizam soluções para isso.

Para o sistema operacional iOS, por exemplo, existe um aplicativo que reconhece todos os contatos armazenados no aparelho, exibe quantos devem ser atualizados.

Para Android, a solução é o aplicativo 9d+, que facilita a inclusão do dígito "9" à frente dos números de celulares.

Já para os usuários do Windows Phone, a alternativa é o BR9, criado para incluir o nono dígito em telefones, que, mesmo não sando tão prático, ainda é a melhor opção para não precisar editar a agenda manualmente.

Após grave acidente, moradores interditam a BR-316 próximo a Alto Alegre do Maranhão

Protesto geram enorme engarrafamento na BR-316 próximo a Alto Alegre do Maranhão
Revoltados, moradores do povoado Barro Preto na zona rural de Alto Alegre do Maranhão, interditaram na manhã desta terça-feira (28) a BR-316, a interdição teve início por volta das 5h da manhã e só foi encerrada por volta das 13h, quando operários do DNIT chegaram para começar a construção de lombadas exigidas pelos moradores. Durante o protesto, os moradores atearam fogo em pneus e galhadas. Apenas passagem de ambulâncias era autorizada pelos manifestantes. Com o bloqueio um enorme congestionamento se formou ao longo da BR.
Pneus e galhadas foram usadas para atear fogo na BR durante protesto de moradores

Motivo da interdição
Na última sexta-feira (24) um grave acidente envolvendo um ônibus da empresa Satélite que vinha do Estado do Ceará com destino ao Estado do Mato Grosso se chocou contra uma motocicleta, com o impacto da batida, a jovem Janaely Stefane, 16, que estava na garupa foi jogada para debaixo do ônibus e morreu na hora, o condutor da moto não identificado pelo blog foi arremessado para o acostamento da rodovia sofrendo apenas escoriações pelo corpo, e foi encaminhado para o Hospital da cidade após uma longa espera pelo socorro médico.
Janaely Stefane, 16, vítima fatal do acidente
Condutor da moto à espera do atendimento
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local durante o protesto para tentar intermediar a liberação da rodovia, sem sucesso, irredutíveis, os moradores só garantiram a liberação da BR após a chegada do DNIT que neste momento realiza a construção das lombadas.

Imagens: Gilson Garreto do Blog do Garreto

Deputado Neto Evangelista administrará a Sec. de Desenvolvimento Social no governo Flávio Dino

O deputado Neto Evangelista (PSDB) foi anunciado há pouco como próximo secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão. A informação foi dada pelo governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), por meio das redes sociais.
Com o desafio de diminuir as desigualdades sociais no Estado, o novo secretário será responsável pela gestão de políticas públicas relacionadas ao combate à pobreza e inserção produtiva das famílias maranhenses. O trabalho será feio com interlocução com o setor empresarial e a sociedade civil.

NETO EVANGELISTA – Secretaria de Desenvolvimento Social
Formado em Direito, Neto Evangelista é deputado estadual reeleito (dois mandatos) e servidor do Poder Judiciário aprovado em seletivo por três anos. Faz parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão como 2º vice-presidente.
Com militância em movimento estudantil, Neto Evangelista foi um dos deputados mais novos do país. Ao ocupar a presidência interina da Assembleia Legislativa em 2012, foi o mais novo presidente de Poder Legislativo das Américas, com 23 anos.

Flávio Dino anuncia Chefe de Cerimonial do Governo do Estado

Flávio Dino anunciou mais um nome de sua equipe de governo. A cerimonialista Telma Moura de Oliveira/foto será a Chefe de Cerimonial do Governo a partir do dia 1º de janeiro de 2015, sob a administração de Flávio Dino.

TELMA MOURA DE OLIVEIRA – Chefe de Cerimonial
Com experiência em vários ramos da comunicação, Telma Moura é formada em Comunicação Social – Relações Públicas há 20 anos. Dedicou maior parte de sua atividade profissional a conduzir a Chefia de Cerimonial em órgãos públicos. Desde 2006, ocupa a chefia de cerimonial da Prefeitura de Caxias – MA.
Com experiência em redação de jornal impresso, rádio e televisão, Telma Moura é maranhense e pós-graduada em Assessoria de Imprensa e também foi responsável pela condução da assessoria de comunicação da Gerência Regional de Caxias, órgão representante do Governo Estadual.

Dois acidentes causam transtorno e um gigantesco engarrafamento na BR-135

Um dos veículos envolvido nos acidentes
Um extenso engarrafamento se formou no início da noite desta segunda-feira (27) na BR-135 esta que é considerada uma das rodovias federais mais violenta do Maranhão. Dois acidentes ocorreram na altura do quilômetro 38 da BR, no trecho conhecido como Campo de Perizes.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o primeiro acidente envolveu um veículo do tipo Spin de cor branca de placa OJL-5320 do estado do Maranhão, uma Scania de placa OUS-5361 do Ceará e um veículo Volvo de placa MXB-6268, fabricada no Tocantins, das sete pessoas envolvidas, apenas uma ficou ferida.
No segundo acidente, os envolvidos só tiveram danos materiais. O congestionamento que afetou os dois sentidos teve início às 18h15, horário que aconteceu a primeira colisão do lado direito da pista. Logo em seguida houve a segunda batida no sentido contrário do trajeto da BR-135. O trânsito só foi liberado por volta das 21h.

27 de outubro de 2014

Boletim Policial do final de semana em São Mateus

Com a aplicação da Lei Seca (restrição ao consumo e venda de bebidas alcoólicas) devido a realização do 2º das eleições, o final de semana foi mais ou menos tranquilo para as forças policiais em São Mateus.
Na tarde de sábado (25) foi registrado uma acidente de pequena gravidade na BR-135 próximo a Rodoviária, envolvendo uma moto e um carro, de acordo com as informações um veículo modelo Classic, foi atingido por uma motocicleta que não obedeceu a sinalização, final da história, a moto estava irregular e o condutor sem capacete e não possuía habilitação, porém assumiu a culpa e se comprometeu em arcar com os prejuízos causados no outro veículo.
Parte do carro atingido pela motocicleta

Na manhã de domingo (26), dia da votação do 2º turno, um homem foi detido por desrespeitar a Lei Seca, o mesmo quando foi abordado pela Polícia Militar e a Guarda Municipal estava altamente embriagado e com o som do carro em alto volume circulando pela cidade, como prevê as regras da Lei Seca: Em caso de descumprimento nos locais onde as bebidas alcoólicas estiverem vetadas, o eleitor que desobedecer a lei será punido com detenção e aplicação de multa, por desobediência à ordem da Justiça eleitoral.
Delegado Marcos Amorim, lavrando a infração.

Em São Mateus, Dilma ganhou com 82,39% dos votos no 2º turno

Presidenta Dilma reeleita ao lado do Governador Eleito do Maranhão, Flávio Dino.
A presidenta Dilma reeleita venceu as eleições em São Mateus com 82,39% (14.514) dos votos válidos contra 17,61% (3.107) do candidato derrotado Aécio Neves.
Em uma das eleições mais acirradas do país, o Maranhão foi o estado que mais contribuiu proporcionalmente para a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Com 100% das urnas apuradas, 78,76% dos votos válidos foram dados para a representante do Partido dos Trabalhadores (PT). Dos 217 municípios maranhenses, Dilma só perdeu em um município do Estado, a cidade de São Pedro dos Crentes, esta que portanto, foi a única onde Aécio Neves venceu no Maranhão. Porém, Belágua, foi a cidade maranhense que deu a maior vitória proporcional a Dilma, lá a presidenta liderou com mais de 92% dos votos válidos.

Em entrevista, Flávio Dino fala sobre prioridades da Segurança Pública e anuncia secretário

Governador Eleito Flávio Dino durante entrevista na Rádio Educadora
O governador eleito Flávio Dino anunciou medidas que serão adotadas logo no primeiro mês de governo para garantir mais segurança à população maranhense. Entre as ações destacadas em entrevista concedida à Rádio Educadora, na manhã desta segunda-feira (27), estão o combate à criminalidade e ao tráfico de drogas, valorização das policiais Civil e Militar, além de dobrar o número de policiais, compromisso assumido com o Programa de Governo.
Um dos pontos destacados por Flávio Dino foi trabalho de prevenção e combate ao crime. “Vamos deixar claro que não queremos tráfico de drogas no Maranhão, vamos combatê-lo e melhorar questões de segurança para a pessoa jovem. Vamos fazer com que a economia cresça, além de levar espaços de esporte e cultura para todo o estado”, citou, ao lembrar que a insegurança tem vitimado números cada vez maiores de jovens. Outra prioridade para o setor, segundo ele, é dobrar o número de policiais que atuam no Estado. A meta será cumprida de forma progressiva, durante os quatro anos de gestão.
Para reduzir o índice alarmante de homicídios na capital, que chega a mil mortes por ano, Dino defende uma política firme de combate à criminalidade com enfrentamento às quadrilhas, ao crime organizado dentro e fora da Penitenciária de Pedrinhas.
Logo após anunciar o nome do próximo secretário de Segurança Pública do Maranhão, o delegado Jefferson Portela, o governador eleito ressaltou o papel do Estado de cuidar da valorização e motivação dos policiais e manter o diálogo com a categoria. “Nós temos o compromisso de aumentar progressivamente o número de policiais em todo o estado, que hoje tem a pior relação policial por habitante no país. A nossa meta é dobrar o número de policiais atendendo a comunidade das ruas até 2018 e, com isso, melhorar o combate à violência e garantir tranquilidade às famílias em todo o estado”, observou.
Nessa linha, Dino reafirmou que cuidará da temática dos direitos com uma política permanente de atendimento de reivindicações que foram deixadas no passado. Como exemplo, citou que logo no começo da gestão trabalhará para a revogação do Regulamento Disciplinar do Exército, em substituição a um Código de Ética, além de avançar nas questões salariais.

Propostas e Transição
A entrevista também respondeu dúvidas dos eleitores que ligaram diretamente para a rádio e conversaram com o governador eleito ao vivo. O momento foi de dar mais detalhes sobre seu Programa de Governo.
Flávio Dino reafirmou seu compromisso com a garantia de direitos e falou sobre a expetativa de avanço na transição do governo. Temas como saúde, educação, segurança e abastecimento de água foram discutidos pelo governador eleito que assume a administração do Maranhão a partir de 1º de janeiro.
Ele lembrou que equipe liderada por Marcelo Tavares e Márcio Jerry solicitou informações há cerca de 15 dias e até agora não obteve resposta da equipe designada por Roseana para fazer o repasse de documentos ao próximo governo.
“Nós estamos esperando a resposta. Tenho a expectativa e a esperança de que a transição agora seja acelerada”, disse ele ao reiterar o pedido para que a seja acelerada a prestação de informações, de modo que já no dia 1º de janeiro o governo possa cumprir as propostas do Programa de Governo.

25 de outubro de 2014

Forças federais atuarão no Maranhão para garantir segurança no segundo turno

Agência Brasil - O grupamento da Força Nacional enviado ao estado há cerca de um mês para reforçar o policiamento na região metropolitana de São Luís, também poderá atuar em casos específicos, como a contenção de tumultos ou patrulhamento ostensivo, desde que solicitado pela Secretaria de Segurança Pública estadual.
Há ainda um segundo efetivo de policiais da Força Nacional atuando no estado desde outubro de 2013, especificamente para auxiliar as forças policiais locais a conter eventuais rebeliões no sistema penitenciário maranhense.
A Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal repete o esquema especial montado durante o primeiro turno, nas estradas federais que cortam o estado. A segunda fase da chamada Operação Eleições 2014 está em vigor desde quarta-feira (22) e se estenderá até segunda-feira (27). Além de aumentar a fiscalização a fim de combater irregularidades ou crimes eleitorais, a corporação promete orientar os motoristas e coibir excessos no trânsito como forma de prevenir e reduzir os acidentes. No estado, a Lei Seca vai vigorar entre as 18h do sábado (25) e as 18h do domingo (26). 

24 de outubro de 2014

Dilma diz que 'Veja' vai responder na Justiça por 'ato de terrorismo'. Lula, adota tom ameno sobre episódio

POR 
Dilma em programa na TV que irá acionar Justiça - Reprodução TV
A presidente Dilma Rousseff dedicou boa parte de sua última propaganda no horário eleitoral na TV para criticar a revista ‘Veja’ pela reportagem em que afirma que o doleiro Alberto Youssef, em delação premiada à Justiça, teria dito que ela e o ex-presidente Lula sabiam dos desvios de dinheiro na Petrobras. Dilma afirmou que a revista “e seus cúmplices” terão de responder na Justiça pelo "ato de terrorismo", por não apresentar qualquer prova, visando apenas impactar no resultado das eleições.
— Hoje, a revista excedeu todos os limites da decência e da falta de ética, pois insinua que eu teria conhecimento prévio dos malfeitos na Petrobras e que o presidente Lula seria um dos seus articuladores. (...) A começar pela antecipação da sua edição semanal para hoje, sexta-feira, quando normalmente chega às bancas no domingo. Mas como das outras vezes, e em outras eleições, Veja vai fracassar no seu intento criminoso. A única diferença é que, desta vez, ela não ficará impune. A Justiça livre deste país seguramente vai condená-la por este crime — reagiu Dilma, acrescentando:
— Não posso me calar frente a este ato de terrorismo eleitoral articulado pela revista Veja e seus parceiros ocultos. (...) Sem apresentar nenhuma prova concreta e, mais uma vez, baseando-se em supostas declarações em pessoas do submundo do crime, a revista tenta envolver diretamente a mim e ao presidente Lula nos episódios da Petrobras que estão sob investigação da Justiça (...) Isso é um absurdo, isso é um crime.
O programa petista acusa a revista: “Todas as eleições, quando candidatos do PT aparecem à frente das pesquisas, a revista tenta desesperadamente influenciar no resultado” diz o apresentador.

LULA USA TOM AMENO AO COMENTAR REPORTAGEM
Citado pela "Veja" na reportagem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também criticou a revista durante ato de campanha em São Paulo nesta sexta-feira. - O problema da "Veja" é que só ela fala - afirmou Lula. 

Questionado sobre o que achava da reportagem, respondeu:
- Não acho nada.

Lula não discursou durante uma caminhada no Centro de São Paulo porque a legislação eleitoral proíbe a realização de comícios desde quinta-feira. De acordo com a Polícia Militar, o ato reuniu entre 1,5 mil e 2 mil pessoas em seu início. Mas ao fim do ato, declarou: 

- Nos temos que mostrar que a nossa briga não é apenas em defesa de uma pessoa, mas de uma causa, em defesa de um projeto. Portanto, vamos para casa e amanhã se preparar. Porque, se deus quiser, a gente vai dar mais um show de democracia no domingo.


Acertou em cheio! Flávio Dino anuncia chefe do gabinete

Joslene Rodrigues (nomeada chefe de gabinete do Governador) e Aline Louise (da equipe de transição do Governo)
A professora e militante do PCdoB Joslene da Silva Rodrigues foi anunciada futura Chefe de Gabinete do Governador do Estado no início da tarde de hoje (24),o anúncio foi feito pelo próprio Governador Eleito Flávio Dino por meio de rede social.
O cargo de chefe de gabinete é bastante exigente, não só por ser um cargo de alta confiança, mas também por abarcar uma série de funções. Além de gerenciar o funcionamento do gabinete, Lene como é carinhosamente conhecida, prestará todo o auxílio necessário ao Governador, sendo ela a responsável pela agenda e gestão da assessoria do governador.
Joslene da Silva Rodrigues - atualmente é Professora da Rede Estadual de Ensino, e participou ativamente da coordenação de todas as campanha de Flávio Dino. Ela também faz parte do Diretório Estadual do PCdoB – MA.

O canteiro de obras inacabadas de Roseana Sarney

Do blog do Jeisael

Flávio Dino anuncia presidente da Empresa Maranhense de Transportes Urbanos

José Artur será presidente da EMTU.
Solucionar os problemas de mobilidade urbana, com foco na capital e nas cidades vizinhas, será uma das preocupações do governo de Flávio Dino. Por isto, nesta sexta (24), o governador eleito anunciou o presidente da Empresa Maranhense de Transportes Urbanos, que será criada durante o seu mandato à frente do Poder Executivo.
Este foi um dos compromissos assumidos por Flávio Dino durante a campanha. Após ouvir diversos setores da sociedade civil, surgiu a proposta da criação de um setor especializado em mobilidade urbana e transporte público.
A criação da empresa está prevista no Programa de Governo de Flávio Dino e funcionará como articuladora entre municípios das regiões metropolitanas para captar recursos junto ao Governo Federal e prestar assistência técnica aos municípios, com foco prioritário na Ilha de São Luís.

JOSÉ ARTUR CABRAL MARQUES – Empresa Estadual de Transportes Urbanos
Professor da Universidade Estadual do Maranhão, José Artur Cabral Marques é formado em Engenharia Elétrica e tem pós-graduação em Gestão de Transportes. No seu currículo estão também os mestrados em Planejamento de Sistema e em Engenharia de Automação.
Com 20 anos de experiência no setor privado, José Artur também é Gestor de Pós-Graduação na Universidade Ceuma e tem atuação destacada na prestação de consultoria para grandes empresas nacionais e multinacionais. Foi secretário adjunto de Transportes em São Luís.
À frente da Empresa Estadual de Transportes Urbanos, José Artur terá como foco principal a articulação do transporte público urbano entre os 4 municípios da região metropolitana na Grande Ilha.

Aécio lidera com nove pontos de vantagem sobre Dilma aponta pesquisa

Aécio Neves seria eleito presidente do Brasil se a eleição fosse hoje, afirma Sensus
Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada a partir da terça-feira 21 reafirma a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff nos últimos dias da disputa pela sucessão presidencial. Segundo o levantamento que entrevistou 2 mil eleitores de 24 Estados, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidenta Dilma Rousseff. Uma diferença de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos. A pesquisa também constatou que a dois dias das eleições 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar. “Como no primeiro turno, deverá haver uma grande movimentação do eleitor no próprio dia da votação”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio conta com o apoio de 48,1% do eleitorado e a candidata do PT 40%.
De acordo com Guedes, a pesquisa realizada em cinco regiões do País e em 136 municípios  revela que o índice de rejeição à candidatura de Dilma Rousseff se mantém bastante elevado para quem disputa. 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam na presidenta de forma alguma. A rejeição contra o tucano Aécio Neves é de 33,7%. 

PESQUISA ISTOÉ/Sensus
 
Realização – Sensus
Registro na Justiça Eleitoral – BR-01166/2014
Entrevistas – 2.000, em cinco regiões, 24 estados e 136 municípios do País
Metodologia – Cotas para sexo, idade, escolaridade, renda e urbano e rural
Campo – De 21 a 24 de outubro
Margem de erro - +/- 2,2%
Confiança – 95%

23 de outubro de 2014

Youssef dis: Dilma e Lula sabiam da roubalheira na Petrobras

Por Reginaldo Azevedo

Aquilo que os petistas tanto temiam desde o começo aconteceu: a operação Lava Jato bateu em Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, e em Dilma Roussef, Eles sabiam da roubalheira vigente na Petrobras. É o que o doleiro Alberto Youssef assegurou à Polícia Federal e ao Ministério Público no curso do processo de delação premiada. Está na capa da VEJA, que começa a circular daqui a pouco. Eis a imagem. Volto em seguida.
Eu poderia engatar aqui aquela máxima de Carlos Lacerda sobre Getúlio Vargas, só para excitar a imaginação de Lula, trocando a personagem. Ficaria assim: “A Sra. Dilma Rousseff não deve ser eleita. Eleita não deve tomar posse. Empossada, devemos recorrer à revolução para impedi-la de governar.”

Mas aqueles eram tempos em que as pessoas prezavam muito pouco as instituições, a exemplo de certos partidos que estão por aí. Eu não! Eu prezo a lei e a ordem. Eu prezo a Constituição do meu país. Eu prezo os Poderes constituídos.

Se as acusações de Youssef se confirmarem, é claro que Dilma Rousseff tem de ser impedida de governar caso venha a ser reeleita, mas em razão de um processo de impeachment, regulado pela Lei 1.079, que estabelece:

Art. 2º Os crimes definidos nesta lei, ainda quando simplesmente tentados, são passíveis da pena de perda do cargo, com inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública, imposta pelo Senado Federal nos processos contra o Presidente da República ou Ministros de Estado, contra os Ministros do Supremo Tribunal Federal ou contra o Procurador Geral da República.

E o texto legal estabelece os crimes que resultam em perda de mandato. Entre eles, estão:
- atuar contra a guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos;
- não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados, quando manifesta em delitos funcionais ou na prática de atos contrários à Constituição;
- proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo;

Se é como diz Youssef — e lembro que ele está sob delação premiada; logo, se mentir, pode se complicar muito — , pode-se afirmar, de saída, que Dilma cometeu, quando menos, essas três infrações, sem prejuízo de outras.

Trecho do diálogo de Youssef com o juiz:
— O Planalto sabia de tudo!
— Mas quem no Planalto?, perguntou o delegado.
— Lula e Dilma, respondeu o doleiro.

Se Dilma for reeleita e se for verdade o que diz o doleiro, DEVEMOS RECORRER ÀS LEIS DA DEMOCRACIA — não a revoluções e a golpes — para impedir que governe. Afinal, nós estamos em 2014, não em 1954.

Após Miranda do Norte, foi a vez da agência dos Correios de Rosário a ser assaltada

Após assalto, agência dos Correios em Rosário permaneceu fechada.
A agência dos Correios, no município de Rosário, foi assaltada na manhã desta hoje (23) por quatro homens fortemente armados, detalhe os suspeitos entraram na agência de cara limpa. A Polícia Civil acredita que os acusados não sejam da cidade. O estabelecimento possui imagens de videomonitoramento, mas a Polícia ainda não identificou a quadrilha. A ação foi rápida e o valor levado não foi revelado pelos Correios.
Em Miranda do NorteDois homens tentaram assaltar, na tarde de ontem (22), a agência dos Correios da cidade. De acordo com a polícia, o assalto durou horas e nesse período 15 pessoas foram mantidas reféns. Segundo a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), além de manterem clientes e funcionários da agência reféns, os assaltantes chegaram a jogar cédulas pela janela. Final da história, reféns liberados e assaltantes presos.



Em visita ao Amapá: “Conseguimos derrotar Sarney no MA é possível derrotar no Amapá” afirma Flávio Dino

Governador Eleito do Maranhão Flávio Dino ao lado do candidato ao governo no 2º turno do Amapá Camilo Capiberibe.
Blog do John Cutrim - “Vim dizer que se conseguimos derrotar Sarney no Maranhão é possível derrotar seus aliados aqui no Amapá e livrar de vez este Estado das mãos que atrasaram essas duas unidades da federação”, declarou o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que participou na noite desta quarta-feira, 22, no Amapá, do comício do governador e candidato à reeleição Camilo Capiberibe (PSB).
Apesar das pesquisas do Ibope afirmarem que teria segundo turno, Flávio Dino foi eleito no primeiro turno com 63% dos votos. “Esse instituto nunca acertou uma pesquisa no Maranhão. Lá dizia que tínhamos somente 48% das intenções de voto. Por isso, eu digo: votem com consciência, votem em quem trabalha e no final sairemos vencedores”, completou Dino.
Clécio Luís falou também que se ele dependesse da pesquisa do Ibope não seria hoje prefeito de Macapá. “Eu não tenho dúvidas de que já viramos, mas sei também que não será fácil. Por isso militância, vamos às ruas”, pediu o prefeito.
No último comício da campanha, Camilo Capiberibe reuniu as principais lideranças políticas do Estado em seu palanque como deputados estaduais, federais, os três senadores do Estado e afirmou. “Eu não tenho vergonha de mostrar meus aliados”.
“Aqui estão os homens e mulheres de bem que trabalham por um Amapá melhor. Até no último dia permitido pela Justiça Eleitoral vamos estar nas ruas pedindo voto, mostrando para cada cidadão deste Amapá a diferença entre nosso governo e o governo que arrasou o nosso Estado, estamos mostrando nossas obras, e o quanto esse Amapá avançou nos últimos três anos de gestão”, declarou Camilo.
“A vitória não será fácil, mas do nosso lado está à verdade e o povo do Amapá, neste domingo, vai dizer não à corrupção. Mas, até lá, não podemos descansar. Vamos conversar com os amigos, parentes, vizinhos e mostrar porque nosso governo tem ações concretas e o que eles prometem nós já estamos fazendo”, concluiu.
O adversário de Camilo Capiberibe é Waldez Góes (PDT), apoiado pelo senador José Sarney (PMDB). Waldez é um dos principais aliados do peemedebista José Sarney no Amapá. Em 2010, junto com outros dezessete políticos locais, o candidato do PDT foi preso pela Polícia Federal na Operação Mãos Limpas. Eles eram acusados de integrar uma quadrilha de desvio de dinheiro público do Amapá e da União. Quando foi preso, Góes exercia seu segundo mandato como governador do estado.

Tragédia em São Mateus: Casal morre carbonizado após casa pegar fogo.

Corpo de Bombeiro, policiais, guardas municipais e populares próximo a residência incendiada. Fotos: Adriana, Fabrício e Yago.
Uma casa no Bairro Tânia Amorim em São Mateus do Maranhão (180 km de São Luis) pegou fogo na madrugada desta quinta-feira (23) e um casal morreu carbonizado. As vítimas identificadas como Maria do Carmo Rodrigues e Antonio, ambos de idades não reveladas, morrem abraçadas.

Segundo informações, o casal estava separado, porém Antonio, sempre visitava a ex-companheira, ambos bebiam muito e estavam mais de um dia consumindo bebida alcoólica sem parar. As suspeitas, é de que Antonio teria provocado o incêndio.

Uma pessoa passou mal no momento do socorro às vítimas e teve que ser encaminhada para o Hospital e Pronto Socorro Municipal, a Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram no local. O corpo de bombeiros do Batalhão de Bacabal foi acionado e fez o resgaste dos corpos.

O clima é de tensão entre os moradores do bairro. A Polícia Civil garante não descartar nenhuma hipótese que tenha causado o incêndio.

Abaixo imagens fortes dos corpos e do que sobrou após o incêndio, porém em respeito à familiares das vítimas e ao nosso leitor, as imagens dos corpos sofreram manipulações:








Madrugada marcada por tragédia em São Mateus: Casa pega fogo e duas pessoas morrem carbonizadas.

Corpo de Bombeiro, policiais, guardas municipais e populares próximo a residência incendiada. Foto: Guarda Municipal
Uma casa no Bairro Tânia Amorim em São Mateus do Maranhão (180 km de São Luis) pegou fogo na madrugada desta quinta-feira (23), segundo as primeiras informações, duas pessoas moradoras da residência morreram carbonizadas, e uma outra vitima foi encaminhada às pressas ao Hospital e Pronto Socorro Municipal, o corpo de bombeiro, a Guarda Municipal e a Polícia Militar estão no local. O blog ainda não teve acesso a identificação das vítimas.
O clima é tenso entre os moradores da região que suspeitam de incêndio criminoso. A Polícia Civil já foi acionada e não descarta nenhuma hipótese que tenha causado o incêndio.

Mais detalhes clique aqui.

Caminhada "Aécio Presidente" movimenta centro de São Luis

Caminhada tomou conta da Rua Grande em São Luis. Foto: Jonatas Carlos
Lideranças partidárias, militantes tucanos e simpatizantes do candidato a presidente Aécio Neves, realizaram uma grande caminhada na tarde desta quarta-feira (22) pelas ruas do centro de São Luis. O ato que iniciou na praça João Lisboa, percorreu algumas ruas e encerrou na Praça Deodoro no centro da capital maranhense.
Durante a caminhada, a multidão cantavam os jingles da campanha e gritavam palavras de ordem em apoio ao candidato. Alguns mais ousados, vestiram-se de azul e branco, cores tradicionais da campanha tucana, além de bandeiras com o número da sigla e também bandeiras do Brasil, num gesto de patriotismo. Restando poucos dias para a realização do 2º turno, outras capitais nordestinas também realizaram atos parecidos, reforçando assim a reta final de uma das campanhas mais acirradas da história do Brasil.
Foto: Louremar
Entre as lideranças políticas que participaram da caminhada "Aécio Presidente" destaque para Evan de Andrade que concorreu ao cargo de senador pelo PCB e que se desfiliou da legenda para declarar apoio ao candidato a presidente Aécio Neves, o deputado estadual reeleito Neto Evangelista (PSDB), o ex-prefeito da capital e deputado federal eleito João Castelo (PSDB), a deputada federal mais votada do Estado Eliziane Gama (PPS), os vereadores de São Luis Roberto Rocha Junior (PSB), José Joaquim (PSDB) e Guntemberg (PSDB), o vice-governador eleito Carlos Brandão (PSDB) o senador eleito Roberto Rocha (PSB) entre outras lideranças.