30 de agosto de 2014

Marina Silva abre dez pontos de vantagem e vence Dilma no 2º turno aponta pesquisa DataFolha


Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.

PT e PSDB reconhecem agora que Marina não é uma onda
O crescimento expressivo de Marina Silva nas intenções de voto captadas pelo Datafolha, levando a empate com Dilma Rousseff no primeiro turno e vitória folgada no segundo, deixou assustados membros da cúpula da campanha petista. Ainda não sabem como reagir ao fenômeno Marina, revelado nas últimas duas semanas.
A pesquisa do Datafolha confirma os levantamentos internos feitos pela campanha de Dilma. De forma reservada, petistas já admitem que a situação é extremamente delicada. Há o reconhecimento de que não dá para tentar um ataque direto para desconstruir a imagem da adversária.
Já no PSDB, há o reconhecimento de que a candidatura de Aécio Neves começa a desidratar. A pesquisa revela um cenário que considera improvável uma recuperação de espaço para ir ao segundo turno. O núcleo mais próximo de Aécio agora trabalha para manter ânimo na campanha e evitar que a candidatura tucana seja abandonada nas campanhas estaduais.
Tanto no PSDB quanto no PT já existe uma certeza: Marina não é uma onda e os números demonstram consistência no crescimento dela como fenômeno natural.

PT já prevê Marina à frente de Dilma no primeiro turno
Acendeu a luz amarela na campanha de Dilma Rousseff, depois de análises de pesquisas internas. O temor é que Marina Silva já possa aparecer em primeiro lugar nos próximos levantamentos, mesmo que seja dentro da margem de erro. Na última pesquisa Ibope, Dilma aparece com cinco pontos de vantagem em relação à Marina. No comando petista, já se trabalha de forma realista com o cenário de Marina terminar o primeiro turno à frente de Dilma.

Com informações do G1 e do Blog do Camarotti

29 de agosto de 2014

Arruma a mala: Imóvel onde funciona comitê central de Edinho Lobão recebe ação de despejo

Jornal Pequeno

A aposentada Lenita Lago Bello, proprietária do imóvel onde funciona o principal comitê do candidato a governador do Maranhão, Lobão Filho, no Parque Atlântico, área do Olho D´Água, moveu uma ação de despejo na 16ª Vara Cível de São Luís contra a imobiliária Cantanhede & Cantanhede Ltda. Lenita Bello solicita a devolução do imóvel, que, segundo ela, está sendo cedido à campanha eleitoral do peemedebista de forma irregular. O pedido, que foi feito à Justiça no dia 19 de agosto, inclui, também, pagamento do valor de mensalidades correspondentes ao uso da casa.
Localizado na Rua Albatrozes, 05, Parque Atlântico, o comitê de Lobão Filho foi inaugurado nos primeiros dias de campanha. No entanto, a proprietária afirma na ação que a utilização do imóvel para a campanha fere o contrato feito entre ela e a imobiliária.
Antes de ser cedida à campanha de Lobão Filho, a casa foi alugada por três anos à imobiliária Cantanhede & Cantanhede. O contrato venceu em 4 de julho de 2014 e a proprietária afirmou não ter interesse em renovar o aluguel.     
Segundo Lenita, ao pedir as chaves do imóvel aos empresários Valter e Wemerson Cantanhede, estes não as repassaram. Dias depois, ela foi informada de que o imóvel seria usado na campanha do PMDB. A proprietária disse que procurou a coordenação da campanha de Lobão Filho para reaver a posse do imóvel, mas foi informada de que nele já estava sendo montada toda a estrutura de campanha do candidato apoiado pelo governo, e que teve a informação de que a casa teria sido doada pela imobiliária à campanha. Ela informou à Justiça não ter nenhum contrato vigente com a empresa ou com a campanha de Lobão Filho.
“Isso é uma invasão. A casa está um pardieiro. Está lá, com o comitê, mas invadiram, porque não cedi o imóvel nem para a empresa nem para a campanha”, disse Lenita.
Além do pedido de despejo, Lenita Belo pede o ressarcimento dos débitos anteriores, que somam R$ 52.372,58.
A ‘doação’ do comitê não está registrada na primeira parcial da prestação de contas apresentada pela coligação de Lobão Filho à Justiça Eleitoral, disponível para consulta no site do Tribunal Regional Eleitoral.
Além destes pedidos, Lenita afirma que a empresa que alugou seu imóvel por três anos deixou de pagar o IPTU à Prefeitura de São Luís. O débito com o imposto municipal, segundo a proprietária, é de R$ 22.373,00.

Por onde passa Edinho Lobão fiasca

Fiasco em Santa Helena
Na manhã de ontem (28) o candidato do grupo Sarney ao governo do MaranhãoEdinho Lobão, foi recebido na cidade de Santa Helena por uma plateia de pouco mais de 100 pessoas, sem falar que os poucos insurgentes em sua maioria eram curiosos, aqueles que foram lá para presenciar o fiasco que foi o ato de Edinho na cidade. Nem a presença de políticos das  cidades da região, para o encontro com o candidato foi notada. Isso pode demonstrar que a baixa presença de pessoas no comício podem ter sido a falta de prestigio do candidato da governadora Roseana Sarney em Santa Helena na baixada maranhense.
Mas em se falando de falta de prestígio e fiasco, podemos constatar que o candidato já está acostumado, porque na sua passagem por São Mateus na região centro-norte do estado, o fiasco foi geral, não só pela falta de público, mas pela desorganização da própria base aliada na cidade que não se cheira um com o outro, somado tudo isso, o fiasco foi a principal marca da passagem de Edinho por São Mateus.
Fiasco em São Mateus

Com a colaboração de Herasmo Leite/Pinheiro-MA

28 de agosto de 2014

Flávio Dino é recebido em Bacabal, população reivindicou melhorias na saúde

Uma multidão de pessoas aguardaram a chegada do candidato a governador do Maranhão Flávio Dino e do candidato ao senador Roberto Rocha na cidade de Bacabal nesta quarta-feira (27), caravanas de diversos candidatos e lideranças políticas da região participaram do ato que seguiu pelas principais ruas da cidade em uma gigantesca carreata. Flávio percebeu de perto a principal reivindicação dos moradores de Bacabal, melhorias em hospitais, mais médicos e equipamentos.

Os moradores contaram que o Hospital Estadual Laura Vasconcelos foi implodido para que outro fosse construído no lugar. Enquanto isso, os atendimentos estão sendo feitos no Hospital da Criança que não tem estrutura para receber toda a demanda da cidade. Diante das reivindicações Flávio Dino falou da sua proposta para construir Hospitais Regionais que vai garantir políticas sociais para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O prefeito Miltinho Aragão (PSB) de São Mateus, liderou uma grande caravana que acompanhou a visita de Flávio Dino e Roberto Rocha nas cidades da região do Médio Mearim.
Fotos: Assessoria

27 de agosto de 2014

ATENÇÃO: Agências bancárias no Maranhão não abrirão as portas nesta quinta-feira

Agência do Banco do Brasil de São Mateus-MA
Nesta quinta-feira (28), os maranhenses ficarão sem atendimento bancário. As agências não abrirão as portas porque a partir deste ano, o dia 28 de agosto é comemorado o Dia do Bancário, sendo feriado em todo o estado.
O Diário Oficial do Poder Executivo do estado do Maranhão, edição de 16 de junho deste ano, publicou a Lei nº 10.100/2014, que instituiu o Feriado Bancário Estadual, em alusão às comemorações da categoria. 

26 de agosto de 2014

Marina Silva vence no 2º turno aponta pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB. No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%; Aécio  Neves (PSDB), 23%; e Eduardo  Campos (PSB), 9%.

De acordo com a pesquisa desta terça-feira, 7% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 8% responderam que votarão em branco ou nulo. Na pesquisa anterior, os que responderam não saber eram 13% e brancos e nulos, 11%

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.

G1

Vereador é preso pela Polícia Civil suspeito de formação de quadrilha e furto de combustível em Pirapemas-MA

Investigadores da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) prendeu na manhã de hoje (26) em Pirapemas-MA o vereador José Claudio Correa, na boca do povo conhecido como “Gordo do Furtado”/foto, o mesmo é suspeito de furtar combustível dos trens da Transnordestina, que passa diariamente pela ferrovia (São Luis - Teresina) na cidade e revender ilegalmente.

No entanto foi preciso montar uma verdadeira operação policial para desarticular uma quadrilha que além do vereador contava com a participação de mais vinte e uma pessoas das cidade de Pirapemas e Cantanhede, todos foram presos, para os investigadores da Polícia Civil que já vinha monitorando a ação criminosa, não resta dúvida da participação do parlamentar e dos demais envolvidos presos.

Para a polícia, havia de fato, uma rede de distribuição ilegal do combustível furtado dos trens para as cidade de Pirapemas, Cantanhede, Miranda do Norte e Arari. Durante o cumprimento dos mandados de buscas e apreensões foi apreendidos armas e diversos depósitos com combustível, os presos foram encaminhados para a delegacia regional de Itapecuru-Mirim.

Ainda em se tratando da participação de Gordo do Furtado preso nesta operação da Polícia Civil, o vereador também é suspeito de manter um contrato junto à prefeitura municipal administrada pelo Iomar Salvador, trata-se de uma caçamba que presta serviços ao setor de limpeza pública da cidade, segundo a legislação vigente no país, qualquer Vereador está impedido, desde a diplomação, de contratar sob quaisquer pretextos, com a municipalidade, o chamamos de "conflito de interesses" sob pena de perda do mandato eletivo, ou seja, se pela prática do furto de combustível já o prejudica por quebra de decoro parlamentar em se confirmando mais este crime já é motivo mais que suficiente para que a Câmara de Vereadores instaure um processo para a cassação do mandato do vereador Gordo do Furtado.

Na câmara, o vereador pregava a moral e as boas condutas, agora não tem mais moral para tal pregação na tribuna do Poder Legislativo de Pirapemas onde travava duros debates onde cobrava tais comportamentos que não condiz mais com sua postura a parlamentares que discordavam de sua tese.
Parte do material apreendido. Imagem Telmar Felix


Empatadas: Nova pesquisa de intensão de voto, Marina alcança Dilma

Por Lauro Jardim
Marina Silva candidata a presidente pelo PSB
O  aguardadíssimo resultado da pesquisa Ibope que o Jornal Nacional divulgará hoje vai mostrar um novo avanço de Marina Silva. Pela pesquisa, Marina está empatada tecnicamente com Dilma Rousseff no primeiro turno, considerando a margem de erro de 2%.
A pesquisa mostrará Dilma Rousseff entre 31% e 32%, Marina entre 27% e 28% e Aécio Neves entre 18% e 20%.
No segundo turno, Marina aparecerá com dois dígitos à frente de Dilma.
A pesquisa foi feita pelo Ibope entre 23 e hoje. Foram entrevistados 2506 eleitores.

Patetice do dia: Edinho Lobão pretende criar o alô doutor onde pacientes se consultarão por telefone no Maranhão

Já ouviu dizer que em campanha eleitoral se ver de tudo? É verdade! Nesta segunda-feira (25) em debate acirrado na Tv Difusora em São Luis-MA, um dos participantes o candidato pelo PMDB ao governo do Estado o suplente de senador Edinho Lobão, protagonizou uma das mais bizarras cenas já vista na televisão brasileira, a tentar apresentar um fabuloso plano de governo na área da saúde, o sujeito afirmou que 'se eleito for' criará o "Alô doutor!", na prática o paciente poderá se consultar sem sair de casa através de uma única ligação telefônica, aí meu amigo é avisar que irá morrer gente!

Assistir ao debate pela TV do celular na sala de aula da faculdade, no instante em que o candidato tresloucado propagou com um largo sorriso no rosto esta mirabolante ideia, a gargalhada foi geral na sala, e não se comentou mais outra coisa a partir daquele instante, as chacotas e piadas com esta proposta maluca de governo foi geral. Em outra oportunidade o mesmo candidato afirmou durante entrevista a uma outra emissora de TV da capital que acorda cedo para trabalhar, as "9h" da manhã.

Em tempo a resolução do Conselho Federal de Medicina publicada no Diário Oficial da União em 19 de agosto de 2011 proíbe consultas médicas por telefone ou internet.

25 de agosto de 2014

Equipe de Dilma estuda mudar foco e atacar Marina como rival principal

O adversário mudou A equipe de Dilma Rousseff se reúne nesta semana para discutir como lidar com o crescimento de Marina Silva (PSB) na corrida presidencial. Petistas estudam abandonar o discurso de polarização com o PSDB, que pode beneficiar a candidatura de terceira via da ex-senadora. Pesquisas encomendadas pelo PT indicam que Marina ampliou sua vantagem sobre o tucano Aécio Neves nos últimos dias. Para a equipe de Dilma, a chance de um segundo turno contra Marina já beira os 90%.
Demolição Os petistas pretendem explorar contradições da ex-senadora para desconstruir sua imagem. Internamente, dizem que suas propostas de campanha são inconsistentes e lembram que ela passou cinco anos no governo do PT, como ministra do Meio Ambiente.
Armadura O comitê de Marina acredita que ela será alvo dos rivais já no debate da Band, amanhã. A presidenciável adotará um “tom propositivo”, mas será treinada para responder a ataques.
Batata quente “Dilma vai esperar Aécio atacar e ele vai esperar Dilma atacar. Mas uma hora vai acontecer”, resume um aliado de Marina.
Instrução A preparação da ex-senadora começa hoje. No fim de semana, sua equipe identificou temas que poderão ser usados pelos adversários, como contradições entre sua defesa da sustentabilidade e o agronegócio e a busca por apoio no Congresso em caso de vitória.
Novos tempos Na eleição de 2010, Marina foi poupada por Dilma e José Serra (PSDB) porque não representava risco real a suas candidaturas. A dupla tentou manter boas relações com a ex-senadora para conquistar seu apoio no segundo turno, mas ela optou pela neutralidade.
Rebanho Em um esforço para desarmar as críticas de produtores rurais a Marina, o vice Beto Albuquerque (PSB) conversou na última semana com o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.
Colheita Os dois combinaram que a presidenciável dará entrevista ao programa que Rodrigues apresenta no Canal Rural. Eduardo Campos esteve lá no fim de junho e os outros presidenciáveis também foram convidados.
Depósito A campanha de Dilma decidiu que não será responsável por contratar os cabos eleitorais da petista nos Estados. O dinheiro será transferido a comitês locais, que cuidarão do pagamento.
Vacina O objetivo é evitar vinculação com escândalos. Em 2010, foram contratados uma beneficiária do Bolsa Família e um executivo que depois trabalhou para o doleiro Alberto Youssef.
Vou de táxi O PT vai organizar um evento de Dilma com taxistas e motoboys em São Paulo para tentar atrair a chamada classe C no Estado. No último ano, a presidente sancionou leis que beneficiam as categorias.
Bengala Além de prometer reajuste aos aposentados, Aécio incluiu em seu programa de governo o apoio à formação de cuidadores para idosos. O desempenho do tucano nas pesquisas é melhor entre eleitores mais velhos.

Do PAINEL  do UOL

É membro do Congresso: Candidato ao governo do Maranhão será investigado pela Polícia Federal

  • ‘LAVA JATO’ DEDICA ATENÇÃO ESPECIAL AO MARANHÃO
    As investigações da Operação Lava Jato dedicam capítulo especial ao Maranhão, onde há 5 meses foi preso o megadoleiro Alberto Youssef. O monitoramento dos suspeitos permitiu verificar que outro doleiro, Carlos Habib Chater, ao ser preso na Lava Jato, empenhava-se em “internalizar” (trazer do exterior, no jargão do submundo) US$ 5 milhões (R$ 11 milhões) para uma campanha eleitoral majoritária, no Estado.
  • FORO PRIVILEGIADO
    O destinatário dos US$ 5 milhões, cujo nome é mantido sob sigilo, só será investigado após o Supremo autorizar: é membro do Congresso.
  • PARCERIA
    A ex-contadora Meire Poza acusou Youssef de pagar propinas a autoridades do governo de Roseana Sarney, e de receber comissões.
  • UTC NA MIRA
    Investiga-se também o esquema para o pagamento de precatórios à Constran UTC Engenharia, também revelado pela ex-contadora.
  • LOROTA NEGADA
    Roseana Sarney afirmou que cumpria ordem da Justiça local, ao pagar precatórios à Constran, mas o Tribunal de Justiça negou prontamente.

Da Coluna do Cláudio Humberto

24 de agosto de 2014

Milhares de pessoas participam do lançamento da candidatura de Humberto Coutinho em Caxias

Dr. Humberto Coutinho durante comício de lançamento da sua candidatura em Caxias-MA
“Flávio Dino é um amigo de Caxias.” A declaração foi dada por Humberto Coutinho (PDT) durante ato político que marcou o lançamento de sua candidatura a deputado estadual. Ele destacou parceria de Flávio Dino com a cidade de Caxias desde quando era deputado federal e trabalhava para levar obras à região.
Humberto Coutinho, que é ex-prefeito de Caxias, e sua esposa Cleide Coutinho, que é deputada estadual, relembraram a parceria de Flávio Dino com o município para destinação de emendas voltadas para implantação e modernização de obras nas áreas do esporte, de lazer, turismo e também para assegurar a melhoria da qualidade de vida da população.
“Flávio Dino sempre foi amigo de Caxias e é com ele que vamos vencer”, ressaltou Humberto Coutinho. A deputada estadual Cleide Coutinho também falou sobre a parceria de Flávio com Caxias. “Acreditem em Flávio Dino porque ele já mostrou que vai sim fazer a mudança do Maranhão.”
Durante a atividade na noite deste sábado(23), Dr. Humberto Coutinho recebeu apoio de lideranças políticas da região. Caravanas de Tuntum, Coelho Neto, Parnarama, Mirador, Matões, São Mateus, Paraibano e Colinas marcaram presença no ato com os candidatos da Coligação Todos pelo Maranhão liderados pelo candidato a governador Flávio Dino e ao senado Roberto Rocha.

23 de agosto de 2014

Roseana Sarney e o velho oligarca abandonam a campanha de Edinho Lobão

Para quem esperava ver Sarney e Roseana dentro da campanha de Edinho Lobão de pé a cabeça, se enganou, com isso os candidatos a deputados que fazem parte da oligarquia, estão indo cada um para onde bem querem, em sua maioria não querem nem que seja inseridos em seus materiais de campanhas a marca de Edinho para que o eleitor não o identifiquem como sendo da mesma coligação.
Mas voltando ao início da conversa, Roseana e o velho Sarney, não foram mais vistos em nenhum ato de Lobinho, até que a "branca" estava meio que animada para cair em campo, mas veio o caso do doleiro Yousseff e acabou com a festa da trupe, daí portanto a falta de empolgação regadas à péssima performasse de Edinho nas pesquisas, debates e no próprio programa eleitoral na TV e no rádio, que não empolgando nem aqueles mais empolgados no grupo, já dão como certa a derrota nas urnas.
Nos bastidores o que se ouve é que a qualquer momento novos prefeitos até então aliados irão imitar o gesto do prefeito de Peritoró Padre Josias que abandonou o barco da oligarquia e aderiu a candidatura de Flávio Dino enquanto havia tempo e não estranhe se até deputados concorrentes a reeleição não farão o mesmo. Por outro lado, Flávio Dino veem se mantendo firme nas pesquisa o que demonstra uma esmagadora vitória nestas eleições, tendo como prova sua receptividade por onde passa.

21 de agosto de 2014

Tiririca imita Roberto Carlos e faz referência ao comercial da friboi em propaganda eleitoral de sua candidatura a reeleição

Tiririca está de volta as telinhas da TV, novamente com toda sua irreverência humorística, só que desta partiu para uma imitação inusitada, durante sua aparição no programa eleitoral gratuido do PR seu partido em São Paulo o mesmo apareceu imitando Roberto Carlos e ainda fez uma referência ao comercial da friboi, Tiririca aproveitou para insinuar que até o rei o apoia e fez uma paródia da música O Portão.
Confira o vídeo:

Candidato a reeleição Deputado Bira do Pindaré se envolve em acidente na manhã de hoje



O deputado estadual e candidato a reeleição pelo PBS maranhense Bira do Pindaré se envolveu num acidade na manhã de hoje (21) quando o mesmo juntamente com assessores deixavam a cidade de  Turiaçu.

Segundo informações da assessoria do candidato, um motoqueiro que trafegava na contra mão provocou o acidente, o motorista da caminhonete em que viajava o deputada ao desviar bateu o veículo em um poste.

Bira fez uma publicação em uma rede social comunicando o acidente e já antecipou, não houve feridos, apenas prejuízo material.

Ele passou a manhã na cidade de Turiaçu cumprindo a agenda política e estava a caminho de São Luís, quando o acidente aconteceu.

Audiência Pública é realizada para discutir a problemática do trânsito em São Mateus


O Departamento Municipal de Trânsito de São Mateus realizou na noite esta quarta-feira (20), a AUDIÊNCIA PÚBLICA DO TRÂNSITO, evento que contou a presença do prefeito Miltinho Aragão (PSB), do promotor de Justiça Dr. Clodoaldo Bandeira, do Capitão da Polícia Militar Fábio Aurélio, do Comandante da Guarda Municipal Sargento Gilvan Alcântara, do Diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Osiel Lima e diversas autoridades e muitos populares.
O objetivo do evento foi de discutir junto com a sociedade os graves problemas do trânsito em nossa cidade, buscando soluções para os problemas.
"Estamos vendo o que não tinha antes, o diálogo permanente com a sociedade sobre as grandes questões e problemas da nossa cidade. Foi assim com a Audiência Pública do Meio Ambiente, que já estamos todos colhendo os frutos e vendo as mudanças, e agora com esta Audiência Pública do Trânsito, onde a comunidade vem pra debater com o governo e trazer suas propostas." Destacou o prefeito Miltinho.

ASCOM

20 de agosto de 2014

Fugiu do debate: Edinho Lobão não comparece a debate na OAB em São Luis

140820-debate-oabvazio
O candidato Edinho Lobão, não compareceu ao segundo debate entre candidatos ao governo do Maranhão desta eleição. O candidato da família Sarney não informou o motivo de sua ausência no debate na sede da OAB.
O candidato Zéluis Lago, que apareceu recentemente em vídeos no site do candidato Edinho, também não compareceu.
No primeiro debate, houve diversas críticas nas redes sociais à participação de Edinho. O candidato da família Sarney acumula várias gafes em entrevistas, como a afirmação de que o aluguel que recebe da governadora Roseana por uma clínica que está fechada é “barato”.
Durante sabatina na TV Guará, Edinho cantou seu jingle de campanha quando perguntado sobre os baixos índices de IDH no Maranhão.

Do site Maranhão da Gente

12 de agosto de 2014

Dilma sanciona lei que permite porte de arma de fogo por guardas municipais

Edição extraordinária do Diário Oficial da União publicou hoje (11) a lei que permite porte de arma de fogo por guardas municipais, sancionada na última sexta-feira (8) pela presidenta Dilma Rousseff.
“Aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei”, diz o texto oficial. Estabelece, porém, que o direito pode ser suspenso “em razão de restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente”.
De acordo com a regra, além da segurança patrimonial, estabelecida pelo artigo 144 da Constituição Federal, as guardas terão poder de polícia. Elas poderão atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos e na proteção de autoridades, bem como em ações conjuntas com os demais órgãos de defesa civil.
A Lei 13.022/2014 decorre de projeto apresentado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. A proposta gerou polêmica. Entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares foram contrários ao porte de armas, defendido pelas associações de guardas municipais.
Com a aprovação da lei, os profissionais também deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, mas sua estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica à das forças militares. As guardas terão até dois anos para se adaptar às novas regras.

Editor: Stênio Ribeiro

Testemunha entrega nomes do governo Roseana envolvidos em esquema de doleiro

O Jornal Nacional mostrou nesta segunda-feira (11/ago) um esquema milionário de propina envolvendo altos cargos do governo Roseana Sarney. O jornal teve acesso ao depoimento de Meiri Rosa, contadora do doleiro Alberto Yousseff, preso pela Polícia Federal em São Luís. Por delação premiada, ela citou vários nomes do alto escalão do governo Roseana.
Segundo a contadora, o doleiro procurou o governo Roseana para oferecer uma propina de R$ 6 milhões para pagar, antecipadamente, uma dívida com a construtora Constran no valor de R$ 120 milhões.
Depois das negociações, segundo o Portal da Transparência do governo do Maranhão, já foram pagos mais de 30 milhões.
Entre os citados no esquema pela contadora, estão a presidente do instituto de previdência do Maranhão, Maria da Graça Marques Cutrim; a procuradora do estado Helena Maria Cavalcanti Hackel e o secretário de Governo João Abreu.
Segundo a contadora, se o suborno não fosse pago integralmente, as parcelas seriam suspensas. No dia em que foi preso, Yousseff estava em São Luís trazendo R$ 1,4 milhão com parte do suborno. Segundo a contadora, o funcionário do governo do Maranhão que recebeu o dinheiro achou que “valor era pouco e deveria consultar a Governadora”.
Do Portal Maranhão da Gente

11 de agosto de 2014

Carreata quilométrica demonstra apoio a Flávio Dino em Barra do Corda

As imagens da carreata do candidato Flávio Dino na cidade de Barra do Corda nesse fim de semana mostram o entusiasmo dos eleitores com sua candidatura.
Uma longa fila de carros se formou na carreata para acompanhar Flávio e pedir mudanças na política do Maranhão.
Faltando menos de 60 dias para o fim da campanha, Flávio Dino disse que os maranhenses estão querendo renovação política e destacou a receptividade com que é recebida a comitiva em todas as cidades do Estado.
“Nós estamos escrevendo uma nova história para o Maranhão”, afirmou.
Do blog MARRAPÁ

4 de agosto de 2014

Nem Roseana Sarney salva Edinho Lobão do fiasco

IMG_0112Nem a presença da governadora Roseana Sarney (PMDB) tem sido suficiente para convencer o eleitorado maranhense a acompanhar os atos de campanha do tresloucado candidato da oligarquia Sarney a governador.
A prova disso foi o fiasco do comício ocorrido no último sábado, na cidade de Santa Inês, em que o playboy Edinho Lobão (PMDB), com toda sua estrutura milionária e o apoio da máquina estadual, não conseguiu reunir 50 pessoas para ouvi-lo falar.
O evento foi considerado um fracasso e estava completamente vazio, para a decepção da governadora e dos demais candidatos presentes.
A maioria dos presentes segurava bandeiras e cartazes dos candidatos da região. Esse “exército” de cabos eleitorais representava 90% do público, conforme pode ser visto na foto acima – que obviamente não foi distribuída pela assessoria do peemedebista.
Do blog MARRAPA