30 de junho de 2014

Convenção de Flávio Dino mobilizou todas as regiões do Maranhão

A Convenção da Mudança, realizada neste domingo (29), reunindo nove partidos da oposição no Maranhão – PCdoB, PSB, PPS, PROS, PP, PDT, PTC, PSDB, Solidariedade e Militância Petista – mobilizou mais de 10 mil pessoas entre lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, presidentes de partido, vereadores, deputados estaduais e federais, militantes e população de todas as regiões do estado. O ato homologou as candidaturas de Flávio Dino governador, Carlos Brandão vice e Roberto Rocha senador.
Da cidade de Grajaú, Simone Limeira trouxe a mensagem do povo da região. Para ela, o momento é único por representar a esperança, o início de uma nova luta pela liberdade do Maranhão. “Estamos aqui dispostos, com muita garra e disposição, juntos, unidos para fazermos uma campanha rumo à vitória”, disse.
A mensagem de mudança também chega de Santa Luzia do Paruá. Raimundo Fernandes, vice-prefeito da cidade, participou da convenção e ressaltou que o desejo de um novo Maranhão está nos “olhos do povo”. Da região leste maranhense, o município de Caxias esteve representado por uma comitiva que representa o desejo de todos os maranhenses. “Cada vez mais forte o sentimento de mudança em todas as regiões do estado”, afirmou.
De Timon, o professor Jerry Mayner falou do sentimento do povo maranhense, de que basta do modelo político que administra atualmente o estado. “Chegou a hora do povo maranhense sonhar, a esperança é Flávio Dino por um Maranhão mais justo, mais igual. Uma família só há 50 anos no poder, não trazendo desenvolvimento em nenhuma área, o sonho agora é se libertar”, avaliou.
Do sul do estado, o aposentado João Lima falou da esperança de Alto do Parnaíba e da mobilização de todo o estado. “Esse é um movimento histórico, de leste a oeste, de norte a sul”, disse. De uma região grande produtora de grãos e carne, citou a falta de incentivo logístico para promover o desenvolvimento. “Acreditamos que Flávio Dino vai reverter essa situação. Estamos orgulhosamente representando a região”, continuou.


Em Barra do Corda o sentimento não é diferente: “mudança é o nome que representa o sonho da população”, destacou Sandra Maria. De Vitorino Freire, Michael Jackson, acredita na mudança do Maranhão com o povo. “A liderança maior do estado é o povo. Estamos nessa caravana da mudança com Flávio Dino, esse sentimento forte de que é o povo quer dessa vez”, disse. 

Do Portal Maranhão da Gente

27 de junho de 2014

São Mateus se classifica para as semi finais do Campeonato Maranhense de Futebol Sub-17

Seleção de São Mateus

A seleção de São Mateus de futebol sub-17, estar classificada para a semi final do Campeonato Maranhense de Futebol Sub-17, após golear na tarde de ontem (26) o Comercial de São Luis por 4x1, mesmo estando com um jogador a menos devido a expulsão de um jogador da nossa seleção ainda no primeiro tempo. No primeiro jogo ocorrido na terça-feira (24) São Mateus enfrentou a equipe do Atlético Maranhense e empatou a partida em 2x2.

Semi final
Os jogos da semi final acontece hoje (27) a partir das 14h, a primeira disputa é entre o Atlético Maranhense x Santa Inês, as 16h a seleção de São Mateus entra em campo para enfrentar o Babaçu Cefama, esta partida será transmitida pela rádio Natureza FM 87,9. Todos os jogos serão realizados no Estádio Municipal Pinherão no bairro Avenida.

O campeão desta competição irá representar o Estado do Maranhão na competição nacional da categoria que será realizada no mês de janeiro de 2015 em Porto de Galinha - Pernambuco.

26 de junho de 2014

Agora lascou! Ministério Público representa contra Edinho Lobão, TV Mirante e TV Difusora

  O pré-candidato realizou propaganda antecipada na televisão
Edinho Lobão : propaganda antecipada e abuso de poder econômico e dos meios de comunicação
Edinho Lobão : propaganda antecipada e abuso de poder econômico e dos meios de comunicação
A Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE/MA) encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral no Estado (TRE-MA) duas representações contra o pré-candidato Edison Lobão Filho, TV Mirante e TV Difusora por propaganda eleitoral antecipada. As representações foram motivadas pela divulgação de várias mensagens televisivas do pré-candidato em homenagem ao Dia das Mães e ao Dia do Trabalhador.
Para o procurador eleitoral auxiliar Juraci Guimarães Júnior, as mensagens conclamam o povo para o apoio à pré-candidatura de Edison Lobão Filho ao governo do Estado por meio de promessas e autopromoção de seu nome.
Ainda segundo o procurador, “a propaganda antecipada realizada pela televisão é gravíssima, pois se trata de uma concessão pública e meio de comunicação de amplo alcance, aliado ao fato de que a TV Difusora tem como sócio majoritário o pré-candidato Edison Lobão Filho, o que desequilibra o pleito e deve ser severamente reprimida pela Justiça Eleitoral”.
Na representação encaminhada ao TRE-MA, foi pedida a aplicação da multa com a avaliação da gravidade do caso, sem prejuízo da análise de eventual abuso do poder econômico e dos meios de comunicação.

Do blog do GARRONE/JORNAL PEQUENO

25 de junho de 2014

Secretaria da Mulher de São Mateus participa de exposição em shopping de São Luis

Artesanato em stand durante exposição em shopping da capital
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher – Semu realizou na tarde de ontem a Exposição de Artefatos de Vidros Reciclados do Projeto “Reciclando Vidas”, o evento aconteceu no São Luís Shopping  em São Luis, servidores da Secretaria da Mulher participaram das atividades coordenados pela secretária Miurian Costa. 
O Projeto “Reciclando Vidas” é uma iniciativa da Semu, financiado com recursos do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza – Fumacop, destinado às mulheres da região metropolitana de São Luís e com a parcerias de secretarias municipais, com a finalidade de promover a autonomia econômica e social das mulheres em situação de vulnerabilidade.
Mobilização das Mulheres da Paz, discussão sobre temática de gêneros, capacitação sobre empreendedorismo e plano de negócios e visão de mercado foram algumas das diversas atividades desenvolvidas durante a exposição.
Secretária Miurian e sua adjunta Dorinha ao lado da Secretária de Estado da Mulher Sra. Catarina Barcelar

Obras artesanais feita em vidro

Pesquisa indica vitória de Flávio Dino com uma diferença de mais de 30% de vantagem para Edinho Lobão

Com vantagem de quase 38 pontos em relação ao segundo colocado, Flávio Dino (PCdoB) seria eleito governador pelo Maranhão – é o que traz a pesquisa do Instituto DataM contratada pelo jornal Atos e Fatos. Se as eleições fossem hoje, o pré-candidato da oposição teria 58,2% dos votos maranhenses, contra 20,7% de Edinho Lobão Filho (PMDB) apoiada pelo grupo Sarney.

Às vésperas das convenções que confirmarão as candidaturas partidárias, a pesquisa DataM/Atos e Fatos avaliou o desempenho de todos os pré-candidatos com candidaturas colocadas até o momento. Em terceiro lugar estaria José Luís Lago (PPL) com 1,5%, seguido de Saulo Arcângeli (PSTU) com 0,9% e Antonio Pedrosa (PSOL) com 0,3%. Brancos e nulos somam 5% e não responderam resultam 13,5% dos entrevistados.
Este é o cenário que dá início às eleições de 2014 no Maranhão, que promete ser polarizada entre Flávio Dino e Edinho Lobão Filho. O primeiro representando o grupo de oposição e o segundo com apoio do grupo Sarney, que hoje ocupa o Palácio dos Leões.
Num eventual segundo turno, em que haveria disputa direta entre os dois, Flávio Dino venceria com 62,9% dos votos contra 21,8% de Edinho Lobão Filho. 10,6% não souberam responder e 4,6% disseram que votariam em branco ou nulo. No cenário vizinho ao início da disputa eleitoral, Flávio Dino mantém a vantagem nas pesquisas que tem sido divulgadas desde 2013.

A pesquisa foi realizada em 50 municípios e ouviu 1499 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 18 e 23 de junho. Seu registro está na Justiça Eleitoral com protocolo MA-0015/2014 e BR-00183/2014.

Edinho possui maior rejeição entre candidatos
A pesquisa avaliou ainda a rejeição dos pré-candidatos ao Governo. Perguntados “em quem não votariam de jeito nenhum”, 31,5% dos eleitores responderam rejeitar a candidatura de Edinho Lobão, seguida de rejeição de Antonio Pedrosa que apresentou 13,8% neste quesito, Saulo Arcangeli com 9,4%, Zé Luís Lago com 9% de rejeição e, por último, Flávio Dino, com 8,6%.
Nessa questão, 2,6% disseram que votaria em todos, 4,1% responderam branco ou nulo e não sabem/não responderam somou 20,8% dos entrevistados.


Leia mais no site - www.marrapa.com

Motoristas de vans bloqueiam a BR-135 em protesto

Motoristas bloqueiam trecho no km 23 da BR-135 (Foto: Giovanni Spinucc
G1MA - Motoristas de vans que atuam na BR-135, no Maranhão, bloquearam os dois sentidos da via na altura do Estreito dos Mosquitos, na manhã desta quarta-feira (25). O protesto, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Funcionários e Motoristas do Transporte Alternativo do Maranhão, Hederaldo Pereira, acontece para pedir a regulamentação do serviço e mais fiscalização por parte da Polícia Rodoviária Federal e governo do Estado. Eles pedem padronização das vans e a crianção de um terminal de passageiros.
"Eu não gostaria de estar aqui, mas precisamos pedir maior fiscalização e a regulamentação desse serviço. Isso é uma obrigação do Poder Executivo. Estamos sendo prejudicados há mais de 16 anos com o transporte clandestino e vamos ficar aqui até um posicionamento das autoridades", afirmou. Cerca de 1.475 vans estão credenciadas para atuar no transporte intermunicipal de passageiros no Maranhão.
O protesto causou um grande engarrafamento no local. O congestionamento no local chegou a oito quilômetros. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito de Transportes (SMTT) e a  PRF estiveram no local. Por volta das 8h00 a BR foi liberada.

23 de junho de 2014

Em clima de copa do mundo prefeitura realiza festejo junino em São Mateus

Quadrilha mandacaru com sua banda agitando o arraiá
Foi em um tom bastante forte das cores verde e amarelo que a segunda edição do São João em São Mateus na gestão do prefeito Miltinho Aragão  deu boas vindas a população do município, este ano a copa do mundo acontece exatamente no período dos festejos juninos o que deixa os participantes bem mais entusiasmados diante de tantas comemorações, já que o desejo de todos os brasileiros principalmente dos nordestinos  é torcer para que a seleção continue vencendo os adversários a cada jogo e que no dia treze de julho conquiste o titulo do hexa ainda no clima da festa de São João que deve continuar se prologando conforme a cada vitória do brasil.
Bumba-meu-boi Diamante de São Mateus
Na sexta-feira (20), foi realizada a abertura oficial dos festejos juninos em São Mateus para abrilhantar o evento houve apresentações de quadrilhas, bumba meu boi, e o encerramento com uma grande festa dançante realizada pela banda ESFREGUE DANCE de acordo com dados fornecidos pela organização do evento cerca de cinco mil pessoas passaram pelo centro cultural da cidade que foi totalmente reformado e ornamentado para receber o público que contam até o final do festejo com dezenas de barracas prontas para o fornecimento de bebidas, petiscos  e comidas típicas da região sendo que as crianças tem no local onde se divertir a vontade já que a prefeitura municipal cedeu um local para o funcionamento de um parque de diversões que vem fazendo a alegria das crianças.
Na segunda noite foi a vez do público se encantar com a Cia de Teatral Arte Cultural de Codó, que deu um show com a quadrilha mandacarú, a primeira no maranhão com banda própria, sua irreverência e coreografias marcaram o São João 2014 que ainda se encantou com o Bumba-meu-boi Raízes do Maranhão.
O São João em São Mateus é realizado pela prefeitura através da Secretaria de Cultura e Juventude do município que conta ainda com a participação e o suporte das demais secretarias, Guardas Municipal e o apoio da Policia Militar da cidade que até o momento não registrou nem um incidente durante a realização do evento festivo.




20 de junho de 2014

É hoje em clima de copa do mundo a abertura do arraial de São Mateus

Palco central do arraial
Nas ruas já se pode ver o colorido das bandeirinhas e decorações, típicas de anos em que acontece a copa do mundo e é nesse ritmo que hoje (20) a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo fará a abertura oficial dos festejos juninos em São Mateus.
A partir das 19h30 danças folclóricas irão abrilhantar a pista de apresentações e as 23h quem faz a festa é a banda Esfregue e Dance lançando o seu mais novo CD, com uma grande estrutura.
O ARRAIAL DA CIDADE palco  da festa, já está preparado, para receber você são-mateuense e àqueles que visitarão nossa cidade neste período.

19 de junho de 2014

Criminosos se especializam no golpe do “empréstimo consignado”

Como tínhamos abordado em uma matéria anterior, a pauta do empréstimo consignado volta a tona.

Um crime silencioso e que, na maioria das vezes, tem como vítimas pessoas humildes, idosos e sem esclarecimento, modalidade esta que tem movimentado milhares de reais e alimentado os bolsos de certos criminosos em várias partes do Brasil. Quadrilhas cada vez mais especializadas estão atuando de maneira fácil e organizado nos golpes do empréstimo consignado.

Em São Mateus por exemplo já se ouve falar em diversas denúncias, fato suficiente para alertar as autoridades judiciais à atuarem nos casos, e a qualquer momento poderá por atrás das grades quem vem se utilizado desta prática para aplicar golpes e lesar pessoas inocentes.

Conforme já noticiado aqui no blog, de acordo com informações prestadas as autoridades policiais, os criminosos já postos atrás das grades, se aproveitavam de informações pessoais de clientes de agências bancárias e conseguiam realizar os empréstimos, das vítimas, alguns de fato contrataram o empréstimos, porém na hora de receber tinham a ingrata surpresa de receber um valor muito inferior do contratado, ou aqueles que se quer sabem que foi contraído um financiamento em sua conta, e quando percebem, já é tarde, as parcelas já estão sendo debitadas mensalmente em seus benefícios.

A cada dia temos conhecimento de novas vítimas de uma quadrilha especializada em empréstimos consignados sem a devida autorização do aposentado ou pensionista. Isso, portanto, se configura em crime e requer providências das autoridades competentes. Haja vista que o esquema dos empréstimos consignados é intrigante. Principalmente porque a suspeitas de que o banco BMG tem total controle da folha de pagamento de beneficiários.

Eliziane Gama diz que PPS é protagonista na unidade das oposições no Maranhão

"Eu sei que você entende que esta é a hora do recomeço. É por isso que o PPS é protagonista da unidade das oposições por um Maranhão mais Justo. Um sonho coletivo. Uma única voz" destacou a Deputada Eliziane Gama durante programa eleitoral do partido veiculado em rádios e TV.

Confira o programa:

Casal é flagrado no thaca thaca na buthaca em plena praça Maria Aragão em São Luis

Em pleno arraial da Praça Maria Aragão no centro histórico de São Luis um casal foi flagrado no famoso thaca thaca na buthaca, eles estava tão "ligado" que nem percebeu a aglomeração de curiosos ao redor que mais parecia uma torcida, incentivando-as a avançar o sinal ali mesmo, as cenas picantes foi parar na internet e compartilhadas em redes sociais.


O casal só baixou o faixo quando foram interrompidos pela polícia, se não meu amigo iam fazer o clima esquentar ali mesmo. O caso foi registrado no último sábado (14).


Veja o vídeo:


Inspirado em Jackson Lago, PDT oficializa apoio a Flávio Dino

pdtO Partido Democrático Trabalhista (PDT) reafirmou o compromisso da legenda com a unidade da oposição e o apoio ao pré-candidato Flávio Dino (PCdoB), durante ato político que contou com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo.
Além de selar apoio à Flávio Dino, o PDT também definiu que a convenção será realizada conjuntamente com a do PCdoB, no dia 29 de junho, a partir das 8h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
“Nenhum povo consegue um bom futuro se não sabe de onde veio”, ressaltou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao parafrasear o líder político da legenda, Leonel Brizola, e confirmar que PDT permanecerá coerente com sua história de lutas, apoiando a candidatura de Flávio Dino.
Lupi relembrou a trajetória de um dos principais líderes do PDT, Jackson Lago, como um exemplo de coerência na luta contra o domínio da oligarquia no Maranhão. Em 2006, liderado pelo ex-governador Jackson Lago, o partido saiu vitorioso do processo que derrotou Roseana Sarney nas urnas.
O presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, que também esteve prestigiando o ato falou da prioridade da candidatura de Flávio Dino para a legenda e da importância da união programática dos partidos no Maranhão. “O PDT para nós tem uma dimensão muito grande, é um aliado de longa data. Nossa aliança não é conjuntural, nem fortuita”, explicou.
O presidente estadual do PDT, Julião Amin, também falou sobre a decisão da legenda em integrar o Partido do Maranhão, composto pelos partidos da oposição. “Quem duvidava que o PDT estaria aqui?” disse o presidente estadual da legenda ao pontuar que a decisão foi tomada de forma democrática e coletiva.




Leia mais no site - www.marrapa.com/

18 de junho de 2014

São Mateus realiza 1º Fórum Comunitário Selo Unicef

A Prefeitura de São Mateus aderiu ao Selo Unicef, a partir de agora, o município inicia uma série de atividades, dentre elas o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef realizado na manhã de hoje no auditório do Centro Pastoral Padre Cláudio no centro da cidade. O evento tem o objetivo de elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente da cidade numa articulação das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Educação, Meio Ambiente, Mulher, Saúde e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de demais entidades civis envolvidas.

"O nosso objetivo é fazer um levantamento inicial de informações sobre as diversas realidades envolvendo as crianças e adolescentes de São Mateus e diagnosticar os obstáculos que limitam a garantia dos direitos da infância e juventude" garantiu o secretário de Desenvolvimento Social Cleyton Ferreira.

Para concorrer a premiação do Selo Unicef município aprovado que vai acontecer em 2016, o município deve comprovar significativo avanço nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes, a partir do comprometimento dos gestores.

O Unicef reconhece como aprovado com o selo, o município que cumprir com os requisitos adotados a partir da realização deste fórum, haja vista que a partir de agora, as ações passam a ser monitoradas.


Unidade Móvel da Mulher presta atendimento em São Mateus

O atendimento a comunidade começou nesta segunda dia 16/Junho/2014 e vai até a quinta feira desta semana, a Unidade Móvel de Atendimento pertence a Federação de Pastores do Estado do Maranhão que firmou parceria com a prefeitura de São Mateus através da Secretaria de Saúde do Município, a meta é realizar em média 60 atendimentos/dia de exames preventivos ginecológicos e pelo menos 50 de ultrassons. O trabalho tem atraído um número considerável de mulheres que moram na cidade e na zona rural do município. 

Para o prefeito Miltinho Aragão, o trabalho no setor da saúde vai muito mais além do que a reforma e a construção de prédios: "contamos hoje com profissionais e equipamentos médicos-laboratoriais à disposição da comunidade, é mais uma parcerias em prol da saúde e esse tem sido o nosso objetivo" disse o prefeito.

A equipe da Unidade Móvel conta também com trabalho participativo de parte da equipe de profissionais da rede municipal de saúde, que juntos estão prestando um relevante serviço à comunidade nessa área. De acordo com secretário de saúde do município Jefferson Luis o objetivo é intensificar o atendimento durante esses dias, minimizando assim a procura pelos serviços que já são feitos pela rede municipal de saúde nos postos e no Pronto Socorro e Hospital Municipal de São Mateus, a parceria, segundo o secretário, deve permanecer e sempre que solicitada a Unidade Móvel de atendimento à mulher vai está presente em São Mateus. O atendimento acontece até na quinta-feira (19) ao meio dia.

Jornalistas do Maranhão vão denunciar atentado de Edinho Lobão à liberdade de imprensa

Cunha Santos
Jornalistas, radialistas e blogueiros maranhenses estarão reunidos na próxima sexta-feira, às 10 horas, na sala do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa, para lançar um manifesto contra a tentativa do candidato Edinho Lobão de impor censura à imprensa através de processos sistemáticos na Justiça Eleitoral.
Até onde se tem conhecimento foram processados até agora o radialista Gilberto Lima (duas vezes) Blog Marrapá (três vezes) JM Cunha Santos (duas vezes) o radialista Ivson Lima, os jornalistas Raimundo Garrone e Jhon Cutrim. Nos processos, além de obrigar jornalistas e blogueiros a retirarem matérias dos sites e blogues e radialistas a não repetirem comentários e até a evitar participação de ouvintes, Edinho Lobão tenta impor multa de R$ 25 mil com base numa excrescência jurídica chamada “propaganda política antecipada negativa”.
“São tantos os processos que resta claro o propósito de inibir o exercício legal da profissão, impor censura a profissionais de imprensa e internautas, além de impedir a participação popular em programas de rádio  AM”, disse JM Cunha Santos.
Os jornalistas, com base, inclusive, em Parecer do Ministério Público Eleitoral que considerou a condenação de Edinho Lobão pela Justiça Federal a 1 ano e 4 meses de prisão matéria de interesse público, conforme decisão prolatada no processo contra o jornalista Raimundo Garrone, pretendem apresentar denúncia formal à Federação Nacional de Jornalistas, Associação Brasileira de Imprensa, Senado Federal e Câmara Federal, entre outras instituições do país. No Maranhão, será dado conhecimento dessa intentona contra os comunicadores do Estado à Assembléia Legislativa, Ordem dos Advogados do Brasil e Procuradoria Geral da Justiça.
Como tem foro privilegiado pelo cargo de senador que herdou do pai, a sanha de Edinho Lobão contra a imprensa do Estado será argüida no Supremo Tribunal Federal. Ao STF será dado conhecimento, inclusive, da proposta de compra de denúncias contra um adversário político, a 20 mil reais, porque feita num programa de rádio AM, bem como da ameaça velada com “um outro tipo de Justiça” feita na entrevista concedida ao blogueiro Luis Pablo.
Todo jornalista, radialista, blogueiro, titulares de sites e portais poderão assinar o manifesto, independente de já terem sido processados ou não.
O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Maranhão, conforme contato já mantido com o presidente Douglas Cunha, se encarregará de encaminhar a denúncia e o teor do manifesto às representações nacionais dos jornalistas - FENAJ e Associação Brasileira de Imprensa etc.

17 de junho de 2014

Parça de Gaúcho pode ser o 1º brasileiro a marcar contra a seleção em Copas

Giovani dos Santos, jogador da seleção do México
Fernando Duarte
Mais do que a camisa verde do México, o grande símbolo da decisão do mexicano, mas também com cidadania brasileira, Giovani dos Santos sobre qual pátria representar pôde ser visto pelo meia Sandro, do Tottenham. Durante vários dias, Dos Santos, na época também atuando pelo clube londrino, levava para os treinos a medalha de ouro da Londres 2012 conquistada diante da seleção brasileira.
Filho de Geraldo dos Santos, o Zizinho, brasileiro que foi ídolo no futebol mexicano nos anos 80, Giovani também já marcou um gol na seleção brasileira, num amistoso disputado em Dallas há dois anos. Na partida desta terça-feira, em Fortaleza, ele poderá entrar para a história se repetir o feito: o Brasil jamais levou gol de naturalizados ou brasileiros que escolheram outras seleções em Copas do Mundo.
Três jogadores com cidadania brasileira já enfrentaram a seleção em Mundiais, mas nenhum deles saiu de campo com vitória. Alexandre Guimarães, pela Costa Rica, esteve em campo contra Careca & cia na Copa de 1990 e perdeu de 1 a 0. Alex Santos representou o Japão na derrota por a 4 a 1 em 2006, na Alemanha. Na última Copa, na África do Sul, o zagueiro Pepe esteve em campo por Portugal no empate em 0 a 0 com a equipe de Dunga.
Dos Santos teve um início promissor de Mundial, participando do gol de Peralta na vitória dos mexicanos sobre Camarões, em Natal, na semana passada. Fez ainda dois gols polemicamente anulados. Aos 25 anos, ele tem um currículo de veterano. Depois de se mudar para a Espanha aos 11 anos ao ser recrutado pelo Barcelona e seu lendário centro de formação de talentos, em La Masía. Chegou até o time principal em 2007, virou amigo de Ronaldinho Gaúcho, mas disputou apenas 29 partidas antes de ser vendido para o Tottenham, no ano seguinte.

16 de junho de 2014

Início da obra de construção de quadra poliesportiva e serviços oferecidos gratuitamente a população marcam ação itinerante da prefeitura na Vila Barreto

 
A prefeitura de São Mateus realizou mais uma grande ação itinerante neste ultimo final de semana na Vila Barreto. Em pleno domingo, profissionais e servidores da administração municipal se deslocaram até a Unidade Escolar Felipe Portela para está mais perto da população e oferecer serviço de forma que todos tenham acesso.
A estas comunidades foram levados diversos serviços nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e assistência social tais como consultas médicas, aferição de pressão, palestra educacionais, distribuição de medicamentos gratuitos, distribuição de kits de saúde bucal, vacinação, testes de glicemia, cadastros em programas sociais, expedição da carteira do idoso, distribuição de brinquedo às crianças e muitos outros serviços.
Todas as dependências da Unidade Escolar da comunidade de Vila Barreto foram utilizadas pelos profissionais da prefeitura. E o prefeito Miltinho Aragão (PSB) que vem participando de todas as ações, aproveitou para caminhar pelas ruas do bairro e conversar com os moradores para anunciar a eles o início de uma grande obra que irá beneficiar toda a comunidade, que é a construção da quadra poliesportiva coberta, a população, comemorou e aprovou a ação da prefeitura.

Voltando a escola do bairro, pudemos constatar que por lá as atividades aconteciam a todo vapor, os moradores saíram de suas casas e foram atrás dos atendimentos oferecidos gratuitamente. Idosos, gestantes, homens e mulheres tiveram um atendimento diferenciado, mas foi a criançada que fez a festa com as palestras sobre saúde bucal, a fim de reeducar a garotada quanto a importância de uma boa escovação dos dentes e desta forma evitar doenças, mas quando o Prefeito Miltinho apareceu, a festa foi geral, afinal foi ele que distribuiu centenas de brinquedos a criançada que ainda se divertiu com o concurso de dança.
"Sempre disse que que tínhamos que plantar para colher os frutos, e aqui na Vila Barreto é a prova do que falei pois a cada dia que se passa, mas conquistas implantamos por meio da nossa administração, hoje (15) aqui na Vila Barreto além de diversos serviços médicos, educacionais e de assistência social, estamos iniciando a construção de mais uma obra que é a quadra poliesportiva coberta que vai beneficiar não só ao povo deste bairro como as comunidades vizinhas" destacou o prefeito Miltinho.
A ação itinerante da prefeitura não se limitou a apenas atender em um único lugar, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, aproveitou para realizar visitas domiciliares a fim de atualizarem os cadastros de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, mas um caso nos chamou a atenção foi esta jovem mãe que fez seu cadastro no programa meses atrás e durante esta ação foi informada em sua residência de que o seu benefício foi liberado.
A comunidade de Vila Barreto não será mais a mesma depois deste grande acontecimento que marcou o bairro, haja vista que pela primeira vez na história, um governo municipal realizou uma ação de tão grande importância para aquela comunidade.





12 de junho de 2014

Prefeitura inicia a entrega de centenas de novos equipamentos às escolas municipais

O Prefeito Miltinho Aragão (PSB) acompanhado da Secretária de Educação Telma Pinheiro e sua adjunta Lucélia Martins vistoriaram a chegada e descarregamento de milhares equipamentos que foram adquiridos para atender o setor educacional de nossa cidade.

A Prefeitura de São Mateus iniciou a entrega de novos esquipamentos entre birôs, armários e novas carteiras escolares às escolas municipais por meio da Secretaria de Educação. Ao todo, serão distribuídas 970 (novecentos e setenta) novas carteiras, 30 (trinta) novos quadros brancos, 30 (trinta) novos birôs, (30) novos armários para professores e mais 250 (duzentos e cinquenta) conjuntos de educação infantil, todos estes equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura Municipal.

"Desde que assumimos o governo, temos tido a educação como prioridade da gestão. Aplicamos metas, convocamos novos professores, garantimos o transporte escolar inclusive de alunos da rede estadual, regularizamos o calendário escolar, garantimos merenda escolar de qualidade introduzindo também alimentos produzimos em nossa cidade e mais uma vez estamos reaparelhando nossas escolas, é como sempre digo, no nosso governo dinheiro público é investido na sua total finalidade a que foi destinado e não em fazendas, fazendonas, fazendinhas, posto de gasolina e em apartamento na beira da praia" destacou o prefeito Miltinho.

A aquisição destes materiais integram a política educacional da nova gestão municipal, que inclui melhorias estruturais, aquisição de equipamentos e reaparelhamento das escolas que compõe a rede municipal de ensino.

“É importante destacar que a qualidade da educação, percorre uma linha que alcança a melhoria da infraestrutura das escolas, fato que se concretiza com a reforma de todas as escolas feitas no início do governo Miltinho como também a aquisição desse mobiliário demonstra que estamos atentos e preocupados para que nossas escolas estejam sempre adequadas ao pleno aprendizado de nossos estudantes”, afirmou a secretária de Educação, Telma Vieira.

A compra de todo este mobiliário escolar foi feito através de processo licitatório para atender as escolas, tanto para os alunos, quanto aos profissionais através da expansão do Programa Mais Educação este ano em nossa cidade.


11 de junho de 2014

Sucesso! Projeto Copa do Mundo é realizado nas escolas municipais de São Mateus

A Prefeitura de São Mateus por meio da Secretaria de Educação, promoveu uma grade maratona para marcar o encerramento do Projeto Copa nas Escolas e o final do primeiro semestre letivo.

O Projeto Copa nas Escolas foi desenvolvido com todos os alunos da rede municipal onde os profissionais trabalharam a história, a cultura, e o incentivo ao esporte neste período em que acontece a Copa do Mundo 2014 no Brasil, um fato histórico que marcou a classe estudantil de São Mateus que envolveu todas as 56 escolas que compõe a rede de ensino em nossa cidade.

"O projeto, foi de grande proveito haja vista que por meio deste, serviu para que possamos avaliar o desempenho dos alunos, que retornam às aulas em meados de julho" disse a Secretária de Educação Telma Vieira.

Esse ano o calendário escolar sofreu algumas alterações, devido à Copa do Mundo, mas o planejamento foi todo elaborado de modo que a presença dos alunos em sala de aula não tivesse nenhuma interferência.

"A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei, sem nenhum prejuízo curricular ou pedagógico aos estudantes", afirmou o prefeito Miltinho Aragão (PSB) após conferir de perto os trabalhos em diversas escolas no dia de ontem (10).

“Agradecemos e parabenizamos ao núcleo gestor de cada escola, aos professores e a todos os auxiliares guerreiros que atuam em cada escola e que fazem a diferença por acreditar na mudança de uma sociedade através da educação” – acrescentou a secretária adjunta Lucélia Martins.

Confira abaixo imagens de algumas escolas:








Flávio Dino propõe venda da Casa de Veraneio da governadora para investir em saúde

O pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) propôs nesta quarta-feira (11), durante inserção no horário eleitoral gratuito, que a Residência de Veraneio de São Marcos, pertencente ao governo do Estado, seja vendida e o valor arrecadado seja integralmente destinado a uma política social, por exemplo, uma unidade de saúde destinada a crianças com câncer. O imóvel é avaliado em pelo menos R$ 20 milhões.
O ex-presidente da Embratur avalia que enquanto tragédias se sucedem no Maranhão, o governo do Estado mantém gastos suntuosos absolutamente incompatíveis com a atual realidade maranhense.

Do Portal Maranhão da Gente

O golpe do empréstimo consignado

O blog começa a abordar a partir de agora, um dos temas que vem ganhando destaque nos últimos anos, trata-se do golpe do empréstimo consignado que vem fazendo várias vítimas.

O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do Brasil. Como as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, o devedor não precisa nem se preocupar em separar o dinheiro todo mês para abater a dívida. Por isso mesmo, essa modalidade de crédito vem sendo frequentemente utilizada por estelionatários para ganhar dinheiro à custa de pessoas que, muitas vezes, nem sequer fizeram esse tipo de empréstimo. As vítimas costumam ser beneficiários do INSS  e em sua maioria pessoas idosas, mas há também informações de que até falecidos são usados para a prática desta modalidade.

Mas, a rigor, ninguém está livre de sofrer o famoso golpe do crédito consignado; basta que seus dados pessoais caiam em mãos erradas de falsários, golpistas e criminosos.

São bastante conhecidas as histórias de idosos que passaram a arcar com descontos em seu benefício do INSS para o pagamento de empréstimos consignados que nunca contraíram.
Todas essas situações têm em comum o fato de terem sido causadas por fraudadores que agem da mesma maneira. Em geral, são quadrilhas que confeccionam documentos falsos, de carteiras de identidade a contas de luz, isso a partir de dados pessoais das vítimas, como CPF, RG, conta bancária, número do benefício do INSS e outras informações salariais é por isso que a maioria das vítimas só tem conhecimento do golpe meses depois. De posse das falsificações, um dos membros da quadrilha se passa pela vítima e obtém um empréstimo consignado no nome dela. Às vezes, não se dá o trabalho nem mesmo de falsificar uma assinatura. Diante de duas testemunhas, também da quadrilha, o falsário finge ser analfabeto e fornece apenas a sua impressão digital. O dinheiro é, então, creditado numa conta aberta pelos criminosos ou é sacado direto no caixa, mediante a apresentação dos documentos falsos. Enquanto o dinheiro do empréstimo vai para o estelionatário, as parcelas de pagamento são descontadas do benefício da vítima. Uma variação um pouco mais perversa envolve a obtenção de um cartão de crédito consignado, uma verdadeira dívida sem fim.

O perfil das vítimas não é um mero acaso. Aposentados e pensionistas do INSS recebem pontualmente, e existe a garantia do benefício até o fim da vida. Com isso, os criminosos conseguem a liberação do empréstimo com mais facilidade, mesmo a vítima possuindo restrições cadastrais.

9 de junho de 2014

Prefeito Miltinho entrega mais uma Unidade de Saúde totalmente reformada, ampliada e equipada no bairro Piqui

O prefeito Miltinho Aragão (PSB) entregou na noite de ontem (8) à população mais uma Unidade de Saúde totalmente reforma, ampliada e equipada, o novo posto médico recebeu o nome do ex-vereador, saudoso Francisco Torres de Paula Filho e fica localizado na Av. Acioly da Costa Nunes no bairro Piqui.  
O centro médico possui uma sala para recepção, farmácia básica, dois consultórios médicos, dois gabinetes odontológicos, uma sala  de reuniões, uma sala de procedimentos, sala de vacinação, banheiros, além de equipamentos  novos  para  o atendimento médico, odontológicos  e para  a  utilização dos demais  profissionais e pacientes que serão atendidos por meio do Programa de Atenção Básica e Saúde da Família.
O prefeito Miltinho durante pronunciamento, citou algumas das principais ações já desenvolvidas em seu governo nestes 17 meses de administração: "Assumimos uma cidade destruída, aqui nada funcionava, mas aos poucos estamos reconstruindo nossa cidade e o povo já começou a reconhecer nosso esforço de transformar pra melhor esta cidade" destacou o prefeito.
Miltinho Aragão ainda aproveitou para elencar algumas obras já realizadas em seu governo e que aos poucos vai mudando a cara da cidade como por exemplo o novo Hospital e Pronto Socorro Municipal, as nova Unidade de Saúde Antonio Francisco Costa Vage na Toca da Raposa, o asfaltamento da Av. Acioly da Costa Nunes (antiga Av. Piqui), a construção da Ponte do Piqui sobre o Rio Tapuio, a construção da Praça Raimundo Artur, da Praça Leomar Sobrinho (em frente ao cartório eleitoral) e da Praça do mercado do Peixe, da construção da ponte na estrada do Povoado Curva, da aquisição de uma retroescavadeira, da aquisição de uma motoniveladora, da aquisição de uma caçamba, da reforma de 56 escolas municipais, melhoramento da iluminação pública, implantação do PRONATEC entre muitas outras ações do governo.

Uma comitiva vinda de Alto Alegre do Maranhão liderada pela vice-prefeita Paula Noleto e seu esposo e empresário Idan Torres, o presidente da Câmara de Vereadores Manoel Aleijado e  e a vereadora Sheila entre outras lideranças da região participaram da cerimônia de inauguração que também contou com a presença dos vereadores de São Mateus Irapoã, Gilvan, Tatá, Soliene e Toinho Chaves, do ex-prefeito Déda Brandão e diversos secretários do governo municipal.


8 de junho de 2014

Logo mais, Prefeito Miltinho inaugura a Unidade de Saúde Ver. Francisco Torres de Di Paula Filho

Logo mais as 18h o Prefeito de São Mateus Miltinho Aragão inaugura a nova Unidade Básica de Saúde Ver. Francisco Torres de Di Paula Filho no bairro Piqui, um novo prédio que foi totalmente equipado e que irá servir para o atendimento de quase duas mil famílias por meio do Programa Saúde da Família.
A Prefeitura por sua vez irá homenagear o prédio com o nome do saudoso Francisco Torres Di Paula Filho, um dos primeiros farmacêuticos da história de nossa cidade e que muito contribuiu na área da saúde chegando inclusive a ocupar o cargo de vereador em nossa cidade.
Centro Odontológico

Corredor principal