30 de maio de 2014

Atletas de São Mateus ganham medalhas no campeonato brasileiro de Karatê

Foi realizado nos dias 23 e 24 deste mês em Belém no Pará a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê, foram centenas de atletas participantes, São Mateus foi presentado por três caratecas: Antonio Soares Lima levou medalha de bronze; Isla Pires Correia levou uma medalha de ouro e uma de bronze, com este resultado a equipe de São Mateus está classificada para a fase final do campeonato brasileiro que ocorrerá em Brasília-DF no mês de setembro. 

Confira imagens:
Segurando a medalha do lado direito da imagem, a atleta Isla de São Mateus

Antonio Lima medalhista de broze

29 de maio de 2014

Nova pesquisa aponta vitória de Flávio Dino no 1º turno

Segundo o levantamento da mais recente pesquisa de intenção de voto no Maranhão, aponta o pré-candidato Flávio Dino como o principal favorito para vitória nas urnas este ano como Governador do Maranhão, Dino aparece nas pesquisas com 54% das intenções de voto contra 18,92% de Edinho Lobão Filho (PMDB), segundo colocado.
No cenário mais provável para o confronto eleitoral, em terceiro aparece Antônio Pedrosa (PSOL) com 1,46% seguido de Saulo Arcângeli (PSTU), 1,23%. Do total de 1300 eleitores maranhenses ouvidos, 13,46% disseram que ainda não sabem em quem votarão e outros 10,92% afirmam que votariam brancos e nulos.

Em um embate direto entre os dois pré-candidatos favoritos na disputa eleitoral, Flávio Dino também venceria com 57,46% dos votos. Já Edinho Lobão Filho teria 20,62% dos votos. Neste cenário, 11,08% ainda não sabem em quem votar e 10,85% votariam branco ou nulo.

O instituto Amostragem realizou pesquisa entre os dias 16 e 19 de maio e ouviu 1300 eleitores de 40 municípios em todas as regiões do estado. A pesquisa está registrada sob o protocolo MA-00012/2014 no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e possui margem de erro de 2,66 pontos para mais ou para menos.

Rejeição – Quando os eleitores são perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 38,77% dos eleitores maranhenses responderam Edinho Lobão Filho. No quesito rejeição, em segundo lugar fica Antonio Pedrosa, com 27,15%, seguido de Saulo Arcângeli (23,23%) e Flávio Dino (15,85%). Branco ou nulo somam 4,06% e 11,08% disseram não saber ou preferiram não responder.

Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem para avaliar o embate tendo Edinho Lobão como pré-candidato apoiado pelo grupo Sarney, após a renúncia da candidatura de Luís Fernando Silva (PMDB).

28 de maio de 2014

Iniciada pavimentação asfáltica de ruas em São Mateus

Prefeito Miltinho durante coletiva à imprensa

Na manhã desta quarta-feira (28) o Prefeito Miltinho Aragão (PSB) esteve presente na Rua da Granja para o início das obras de pavimentação asfáltica das ruas 13 de maio [Avenida e Centro] Rua da Granja, Av. Ayrton Senna e outros acessos à Ponte do Piqui acompanhado de vereadores da base governista, assessores e secretários de governo.
Alguns dos maquinários a serem utilizados nos trabalhos
"Uma obra tão esperada pela população de São Mateus, como dizíamos, vai chegar o momento e chegou, e hoje está iniciando as obras de pavimentação da Rua da Granja, Rua 13 de maio no bairro Avenida e Centro e nos próximos dez dias estaremos juntamente com a empresa que construiu a Ponte do Piqui fazendo a conclusão da obra nas cabeceiras da ponte para que também seja feita a pavimentação asfáltica do Povoado Floresta até a Praça do Piqui, ou seja, todo este eixo ficará bem estruturado para que possa suportar o grande tráfego de veículos de toda esta região que é um dos principais acessos que liga a sede do município a diversos povoados e cidades vizinhas como Pirapemas e Coroatá" destacou o prefeito Miltinho. O prefeito ressaltou ainda a parceria com o Governo do Estado e agradeceu o empenho do Secretário de Estado Ricardo Murad pelo apoio em empenhar tais benefícios à população de São Mateus.
Com a efetivação de mais este benefício, o governo municipal sobe o comando do Prefeito Miltinho Aragão vai se consolidando e se destacando na região. Enquanto diversas prefeituras na região vem sofrendo com inadimplências, queda de repasses e diversas dificuldades financeiras impossibilitando a gestão destes municípios, Miltinho vem dando uma aula de gestão com as diversas obras que vem executando em São Mateus, fato que o deixa em posição de destaque em todo o Maranhão após ter saneado as contas da gestão tornando a prefeitura apta a celebrar convênios e receber recursos dos Governos Estadual e Federal. 
Rua da Granja


Outras obras
A construção da Unidade de Saúde no bairro Vaquejada está bem avançada e deverá beneficiar mais de 2 mil famílias, a obra fica localizada ao lado da Unidade Escolar Ayrton Senna.
Nos próximos começará as obras de construção do Hospital Geral de São Mateus com capacidade para 40 leitos, a ordem de serviço já foi expedida conforme comunicou o Secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad ao Prefeito Miltinho Aragão ontem (27) em São Luis, o novo Hospital será construído ao lado da CIBRAZÉM na saída da cidade.
Semana que vem está previsto o início das obras de construção da Quadra Poliesportiva da Vila Barreto e das obras de reforma e ampliação do prédio onde funciona o Núcleo de Apoio à Saúde da Família localizado na Av. Antonio Pereira Aragão próximo ao Posto de Combustível Confiança e da Unidade de Saúde no Povoado Lagoinha.

Prefeito de Alto Alegre do Maranhão se envolve em acidente próximo a São Luis


O prefeito de Alto Alegre do Maranhão, Maninho (PTB) e outras quatro pessoas escaparam ilesos ontem de um acidente automobilístico no trecho da BR-135 conhecido como Campo de Perizes uma das áreas mais perigoso afirmam motoristas.
Caminhonete em que viajava o prefeito Maninho
A caminhonete em que o prefeito viajava foi atingida por um Fiat Uno no KM-32,8. Felizmente, a colisão provocou apenas danos materiais e nenhum dos ocupantes do veículo sofrem ferimentos.
O acidente aconteceu por volta das 11h40min. Segundo a Polícia Rodoviária Federal que registrou a ocorrência, o motorista do Fiat Uno, de placa NHZ-9145, perdeu o controle da direção e atingiu a parte transversal da caminhonete em que viajava o prefeito.
Veículo envolvido no acidente

Do blog do Garreto - com alterações

26 de maio de 2014

Em mais uma ação itinerante, prefeitura leva serviços públicos à comunidades da zona rural de São Mateus

A prefeitura de São Mateus realizou uma grande ação itinerante no ultimo domingo nos povoados Igarapé de Pedra e Centrão, zona rural da cidade. Em pleno domingo, profissionais e servidores da administração municipal se deslocaram aos povoados para está mais perto da população e oferecer serviço de forma que todos tenham acesso.

A estas comunidades foram levados diversos serviços em saúde tais como consultas médicas, aferição de pressão, palestra de saúde bucal, distribuição de medicamentos gratuitos, distribuição de kits de saúde bucal, vacinação e distribuição de brinquedo às crianças.

Todas as dependências da Unidade Escola Dom Pedro I e Nina Rodrigues foram utilizadas pelos profissionais. A criançada estava toda feliz com a ação da prefeitura e mesmo a espera na fila mostrava o contentamento no rosto.
Foram realizadas palestras sobre saúde bucal para as crianças, a fim de reeducar a garotada quanto a importância de uma boa escovação dos dentes e desta forma evitar doenças, a garotada se divertiu com a aula e os pais aprovaram a iniciativa.

Idosos, crianças, jovens, centenas de pessoas das comunidades Igarapé de Pedra e Centrão foram filas devido a grande procura pelos atendimentos oferecidos tão perto de casa.

Confira mais imagens da ação:







Humberto Coutinho anuncia candidatura a deputado


O ex-deputado Humberto Coutinho anunciou hoje que deve disputar por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão. Em evento para comemorar o sucesso do Diálogos com Juventude, ele se emociona ao relembrar do tratamento contra um câncer diagnosticado no ano passado, agradecendo pelo apoio que recebeu de diversas lideranças políticas da oposição, dentre as quais o pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB). Coutinho também criticou o grupo Sarney por causa das perseguições ao sobrinho-prefeito, Léo Coutinho, do PSB. “A força da minha recuperação é a vontade de derrotar essa oligarquia. Caxias sofre por que o governo Roseana não repassa um tostão para esse município”, disse. Em depoimento, Dino comemorou a recuperação do amigo. “Um indivíduo que trabalha para o império de mídia da oligarquia teve o mau-caratismo de escrever que Flávio Dino está fraco porque Humberto Coutinho não está na campanha. E eu esperava por este momento, entre outras razões, para dizer que Humberto agora está na pré-campanha e nós estamos mais fortes”, finalizou o comunista. O ex-deputado Humberto Coutinho anunciou hoje que deve disputar novamente por vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão. Em evento para comemorar o sucesso do Diálogos com Juventude em Caxias e Coroatá, ele se emocionou ao relembrar da luta contra o câncer diagnosticado no ano passado, agradecendo pelo apoio que recebeu de diversas lideranças políticas da oposição do estado, dentre as quais o pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB). Recuperado, Coutinho aproveitou o ato para criticar o grupo Sarney por causa das perseguições ao sobrinho-prefeito, Léo Coutinho, do PSB. “A força da minha recuperação é a vontade de derrotar essa oligarquia. Caxias sofre porque o governo Roseana Sarney não repassa um tostão para esse município”, disse. Em depoimento, o ex-presidente da Embratur também se emocionou, e comemorou a recuperação do amigo. “Um indivíduo que trabalha para o império de mídia da oligarquia teve o mau-caratismo de escrever que eu estou fraco porque Humberto Coutinho não está na campanha. Esperava por este momento, entre outras razões, para dizer a ele que Humberto agora está na pré-campanha e nós estamos mais fortes do que nunca”, finalizou o comunista.

Do blog MARRAPÁ

23 de maio de 2014

Blogueiros e ativistas digitais condenam o monopólio de comunicação dos Sarney

Durante o IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativista Digitais, realizado no último fim de semana em São Paulo, profissionais da imprensa de todo o país condenaram o monopólio das comunicações no Maranhão pelas famílias Sarney e Lobão.
No encontro, foi aprovada uma moção de repúdio aos “barões da mídia” maranhense. Os debatedores também destacaram o papel da blogosfera local como alternativa de informação essencial para transformar a realidade social no estado.
Um dos palestrantes do evento, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva criticou a mídia familiar e falou sobre falou sobre a necessidade da criação de um marco regulatório da comunicação. De acordo com o petista, existe a necessidade de fiscalizar a atuação dos meios de comunicação para construir mecanismos que promovam a pluralidade e a diversidade na mídia.
Os blogueiros Rodrigo Viana (O Escrivinhador), Miguel do Rosário (O Cafezinho), Altemiro Borges (Blog do Miro) e o jornalista Felipe Bianchi aproveitaram para falar sobre o atual momento político, estimulando o uso das mídias livres para combater a máquina midiática que dá sustentação à última oligarquia do Brasil.

Veja em vídeo:


Do blog MARRAPÁ

Dilma tem 40%, Aécio, 20%, e Campos, 11%, indica pesquisa Ibope

Flavio-Dino-com-Dilma1
A presidente Dilma Rousseff (PT) e os pré-candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos apresentaram evolução nas intenções de voto para as eleições presidenciais deste ano, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22).
Após queda verificada na última pesquisa, Dilma voltou a crescer e passou de 37% para 40% das intenções de voto. Porém, seus concorrentes apresentaram melhor evolução.
Aécio Neves (PSDB) subiu de 14% para 20% e Eduardo Campos (PSB), de 6% para 11%. A vantagem que Dilma tinha sobre a soma dos adversários diminuiu de 13 pontos porcentuais para quatro, o que eleva as chances de segundo turno.
graficoibopeevolucao5
Na sequêcia, aparecem o Pastor Everaldo (PSC), que passou de 2% para 3%, e Eduardo Jorge (PV) e José Maria (PSTU), que possuem 1% das intenções de voto. Os votos branco/nulo caíram de 24% para 14% e os que não responderam passaram de 13% para 10%.
Segundo turno
Se as eleições fossem para o segundo turno, Dilma venceria os dois concorrentes de maneira semelhante, segundo a pesquisa. Contra o candidato do PSDB, Dilma teria 43% das intenções de voto e Aécio Neves, 24%. Em disputa com Eduardo Campos, a atual presidente venceria com 42% contra 22%.
As informações são do G1 e IG.

21 de maio de 2014

Seminário de Enfermagem é realizado em São Mateus

A Prefeitura de São Mateus através da Secretaria de Saúde realizou na manhã de hoje na 1ª Igreja Batista de São Mates o 1º Seminário de Enfermagem com o tema: "O protagonismo da Enfermagem no processo de cuidar", o evento faz parte das atividades em comemoração Semana Brasileira de Enfermagem, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão a Dra. Célia Resende, foi a principal palestrante do seminário. O seminário envolveu enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades básicas de saúde e do Hospital e Pronto Socorro Municipal.
"O profissional da enfermagem, seja ele enfermeiro ou técnico, tem um papel fundamental, pois são eles quem assume a responsabilidade pelo paciente durante o período que este permanece no ambiente hospitalar, para prestação de cuidados, e nesse ambiente é essencial a presença do enfermeiro e/ou técnico que coordena a assistência prestada pela equipe de enfermagem e outros profissionais envolvidos" destacou Jefferson Pinheiro Secretário de Saúde de São Mateus-MA.
Profissionais como Dra. Aliete Fernandes, Marcelino, Deuzinha, Maria Luiza, Dra. Dora, entre outros foram homenageados por suas valorosas contribuição na enfermagem de nossa cidade. 
A Semana Brasileira de Enfermagem, está em sua 75ª edição, e é promovida anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, por meio de comissões nacional, regionais e de núcleos. Em 2014 a semana aconteceu entre os dias 12 a 20 de maio.
Confira mais imagens do seminário:








Merenda escolar é distribuída às escolas de São Mateus

A Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria de Educação - SEDUC começou a distribuir nesta terça-feira (20), merenda escolar nas mais de 50 escolas da rede municipal da zona rural e urbana da cidade e deve atender mais de 11 mil alunos. É mais qualidade na merenda escolar, que passa por um controle, desde o armazenamento até a distribuição e entrega nas escolas.
De acordo com a coordenação de distribuição, a entrega será feita em um tempo recorde, atendendo todas as escolas municipais das áreas urbana e rural. Receberão a merenda escolas nas quais funcionam o ensino infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.
De acordo com a Secretário de educação Telma Vieira, a equipe de entrega da merenda continua trabalhando duro para realizar a entrega em todas as escolas e agradeceu o empenho e dedicação da equipe de trabalho.
Confira alguns dos itens que compõe o cardápio da merenda escolar em São Mateus:
Presunto, carne moída, polpa de frutas, queijo muçarela, salsicha, mingau de tapioca com coco, risoto de frango, carne, costela, Maria Isabel, bebidas de frutas vermelhas, chocolate, mingau de aveia com coco, arroz, feijão, macarrão, ´sopa de carne e frango, biscoito doce e salgado entre outros produtos.

Acompanhe também o Blog SÃO MATEUS EM OFF pelos portais TRIBUNA DO MARANHÃO, Central de Notícias e 180graus

Sampaio Corrêa sai na frente, mas cede empate ao Vasco no fim da partida

Num jogo em que foi dominado pelo Sampaio Corrêa e sofreu com a velocidade dos atacantes, o Vasco consegue o empate heróico no último minuto, quando já não aparentava mais forças, com o estreante Guilherme Biteco após lance de bola parada. Em jogo que o público ficou devendo, pois mesmo pequeno o Estádio ficou praticamente vazio.
Gol do Sampaio Corrêa - Diogo Silva sai do gol, mas afasta mal o cruzamento. Bola cai nos pés de Marcio Diogo, que gira o corpo e bate no ângulo. Belo gol do Sampaio Corrêa. Minutos antes, o time maranhense teve um gol legal anulado.
Gol do Vasco da Gama - Dakson cobra a falta forte, e Rodrigo Ramos espalma para o lado. Douglas Silva pega a sobra e cruza para Guilherme Biteco. O meia domina com dificuldade, mas consegue o chute para empatar no último lance do jogo.

19 de maio de 2014

Blogueiros aprovam moção de repúdio às famílias Sarney e Lobão

LULA
Reunidos no fim de semana em São Paulo, blogueiros e ativistas digitais do país inteiro decidiram pela redação de uma moção de repúdio às famílias Sarney e Lobão em razão do monopólio da radiodifusão do Maranhão pelo grupo que se sustenta no poder há quase cinquenta anos.
A proposição foi feita por representantes do estado, aprovada por unanimidade e deverá ser anexada no documento denominado “Carta de São Paulo”.
No encontro, que reuniu representantes de 24 estados, e contou com a participação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, foram debatidos temas importantes como a Reforma Política, a Regulamentação e a democratização da mídia.
Citadas como exemplos de barões da mídias, as famílias Sarney e Lobão foram alvos de várias críticas por causa do monopólio dos meios de comunicação e pelas inúmeras tentativas de calar a imprensa livre e de manipular a opinião pública.
“O Maranhão é um caso único em que a governadora se paga de um lado do balcão e recebe do outro, como dona das principais emissoras de rádio e televisão do estado”, lembrou o blogueiro Jonatas Carlos.

Do blog MARRAPÁ

18 de maio de 2014

Lascou foi tudo agora! Edinho Lobão recebe apoio de prefeito morto em 2013.

edinho barra do corda
blog JM Cunha Santos
Ler a foto. Com o advento das novas tecnologias que transformam até velhos em jovens na fotografia, que através da computação gráfica podem acrescentar multidões a meia dúzia de gatos pingados, é preciso, hoje, que se saiba ler a foto. A imagem também já pode mentir.
As fotos da passagem de Edinho Lobão por Imperatriz, publicadas na mídia duvidosa, mostram as presenças de prefeitos, filhos de prefeitos, irmãos de prefeitos, esposas de prefeitos e assessores de prefeitos. Povo que é bom, nada. Esticam as fotos, imprensam a foto alargam, torcem, distorcem, mas não tem povo onde tem Edinho Lobão. Bem diferente, por exemplo, é a foto de Flávio Dino num encontro com organizações de mulheres em Imperatriz. Não há sinais de montagem.
E por falar em prefeitos, a mídia duvidosa mente nas fotos e mente no texto. O jornal “O Estado do Maranhão” publicou uma lista de prefeitos que apoiam a candidatura de Edinho Lobão. Entre eles estão Vasco Ribamar Fiquene, que renunciou ao cargo e Neto Teixeira, de Cidelândia, que morreu no ano passado. Vamos esperar que também não apareçam eleitores que já morreram para votar no candidato do governo.
Entre fotos falsificadas, textos mentirosos, pesquisas fraudadas e notícias de corrupção, marcha cada vez mais célere a campanha do Dr. Edinho para o nada.

16 de maio de 2014

No 4º Encontro Nacional de Blogueiros em São Paulo Jonatas Carlos questiona propriedades cruzadas de Sarney e Lobão no monopólio da comunicação no Maranhão

Frederico Luiz

São Paulo, SP. No debate hoje a tarde no 4º BlgProg, Jônatas Carlos arrancou aplausos ao perguntar a mesa sobre a monopolização da mídia no Maranhão com duas famílias (Sarney e Lobão) que possuem propriedades cruzadas (TV, Rádio e Jornal) dos meios de comunicação.

Jonatas Carlos
Jônatas Carlos, hoje à tarde, em intervenção no IV BogProg

Editor do São Mateus em Off, Jonatas Carlos, integrante do grupo Leitores da Aldeia para WhatsApp, lembrou que a concentração das emissoras de rádio e televisão se é grande no País, no Maranhão é maior ainda.

Noutro debate que terminou agora há pouco, Lalo Leal, do VerTV, ainda sobre o calor da intervenção do Jônatas Carlos, logo após o encerramento, em entrevista exclusiva ao grupo Leitores da Aldeia no WhatsApp analisou as oligarquias maranhenses como causa da pobreza e da concentração de renda naquela unidade da federação.

Em parceria com a TVT, a Aldeia Global transmitiu em tempo real o evento diretamente do Hotel Braston no centro de São Paulo.

Agora, acontece a reunião da Comissão Nacional Organizadora do 4º BlogProg (Encontro de Blogueir@as e Ativistas Digitais). Os trabalhos retornam neste sábado, 17, com a realização das oficinas.

Do Portal Aldeia Global

Em encontro de blogueiros, petistas comentam a respeito das eleições no Maranhão

Jônatas Carlos e Leandro Miranda, São Paulo


O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva participou do Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (4BlogProg), na manhã de hoje (16), em São Paulo, acompanhado de Alexandre Padilha, do prefeito de São Paulo Fernando Haddad e do senador Eduardo Suplicy. No encontro com jornalistas, blogueiros e ativistas digitais de todo o país, o petista defendeu principalmente a regulação da mídia no Brasil.

Pré-candidato ao governo de São Paulo - com um discurso de alternância de poder no estado - que é governado há mais de 20 anos pelo PSDB, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se esquivou quando questionando por blogueiros do Maranhão sobre a possibilidade de também haver alternância política no estado governado há 50 anos pelo grupo Sarney.

"Não vou responder. Não quero me 'meter' nesta confusão dos petistas no Maranhão", respondeu o petista, deixando claro o seu descontentamento com a postura do diretório do PT no Maranhão, que empenhou apoio ao pré-candidato da oligarquia a governador, Edinho Lobão (PMDB).

O senador Eduardo Suplicy também opinou sobre as eleições no Maranhão. Para ele, a pré-candidatura de Flávio Dino a governador representa uma oportunidade única das oposições no estado. 

"O Flávio Dino tem uma força expressiva e é importante que com ele possa haver uma renovação no Maranhão. Por tudo que eu tenho ouvido falar constitui uma boa alternativa para aquele Estado", afirmou

Para o senador, as perspectiva em torno das eleições no Maranhão são muito boas, devido ao "histórico de lutas e trabalho pela construção de uma sociedade justa" de Dino.

Prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, convida classe política a apoiar Flávio Dino

IMPERATRIZ - O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), convidou lideranças de todo o estado a vencer o medo e optar pelo apoio à pré-candidatura de Flávio Dino (PCdoB) que, segundo ele, é melhor para o Maranhão. A declaração foi dada durante a visita de Dino a Imperatriz nesta quinta (15). Na sede do PSDB municipal, Madeira reafirmou o apoio a Dino.
Durante o encontro com o PSDB regional, o prefeito de Imperatriz convidou toda a classe política para se unir em torno da pré-candidatura de Flávio Dino. Apesar do que classificou como “perseguição política” que os prefeitos possam sofrer por parte do grupo que hoje comanda o estado, Madeira defendeu a união das forças políticas em nome de um novo momento para o Maranhão.
"Sei que os líderes do estado sabem qual é a decisão correta, o que é melhor para o Maranhão, mas o medo que foi implantado no estado ao longo dos anos paralisa as pessoas. Essa decisão de apoiar o Flávio Dino, mesmo sabendo que pode haver dificuldade, quero que sirva de inspiração para os milhares de líderes do Maranhão", disse Madeira.
O prefeito Madeira ressaltou a aceitação do nome de Flávio Dino na região, comprovada em reunião esta semana com a militância e lideranças, e anunciou ato político do próximo dia 22, quando o PSDB de Imperatriz vai se incorporar oficialmente à pré-campanha em Imperatriz.
"Minha decisão não é só partidária, mas de coração. Juntou a decisão partidária com a minha certeza que eu não poderia estar em outro lugar que não aqui", reafirmou o prefeito de Imperatriz.

Pré-candidato a governo do Maranhão, Flávio Dino agradeceu o apoio declarado recentemente por Sebastião Madeira e reforçou o compromisso com a Região Tocantina. Dino afirmou que a segunda maior cidade do Maranhão precisa de mais atenção do Governo do Estado com a promoção da produção, da indústria, do comércio e de mais políticas públicas regionalizadas.
Dino aproveitou para destacar que um dos pontos de seu Programa de Governo foi sugerido por Madeira logo em suas primeiras conversas. A venda da Casa de Veraneio do Governo do Estado (hoje usada apenas para festas) deve ser revertida na construção de um hospital para tratamento de câncer. A casa está estimada em mais de R$ 20 milhões, segundo o pré-candidato.
A reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto (PPS), vereador Marco Aurélio (PCdoB), lideranças
políticas e imprensa da região.

Do blog da Kelly - a musa da Imperoza

14 de maio de 2014

Prefeito Miltinho Aragão participa da XVII Marcha dos Prefeitos em Brasília

Prefeito Miltinho Aragão em Brasília. Foto: ASCOM Marcha dos Prefeitos

O movimento municipalista está cada vez mais unido. Prova disso é que a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios chega a sua 17ª edição e pela segunda vez o Prefeito Miltinho Aragão de São Mateus do Maranhão participa. Este é considerado o maior evento municipalista da América Latina e tem como tema "A crise nos Municípios e a conjuntura eleitoral".
"Os municípios é base da gestão federativa, é la que o povo vive, portanto, os municípios são vítimas das transferências de responsabilidades e desigualdades financeiras. Estamos aqui para dá um basta neste desequilíbrio federativo que todos os anos nos preocupa enquanto prefeitos. Conheci vários prefeitos de diferentes Estados, e todos reclamam da dificuldade financeiras que estão enfrentando, há muitos prefeitos que não estão conseguindo tirá seus municípios da inadimplência e aqui fui parabenizado por tirar nossa cidade da inadimplência e ainda conseguir manter adimplente que é o mais difícil. Como este ano é ano eleitoral estamos nós prefeitos cobrando dos pré-candidatos a presidentes, maior compromisso com o municipalismo" destacou o prefeito Miltinho por telefone.
Na manhã de hoje os prefeitos participantes da marcha, conversaram com alguns pré-candidatos a Presidência da República entre eles Eduardo Campos (PSB), Aércio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC) e Randolfe Rodrigues (PSOL), até o momento a Presidenta Dilma não confirmou presença, o que para muitos prefeitos caso ela não compareça até o encerramento da marcha por caracterizar uma falta de respeito e desleixo para com os prefeitos presentes.
A 17ª Marcha dos Prefeitos é a maior já realizada desde a sua primeira edição, são quase 5 mil prefeitos reunidos este ano.

Profissão Repórter mostra parte da realidade no Complexo Penitenciário de Pedrinhas no MA

O Profissão Repórter veio a São Luis capital do Maranhão para conhecer os detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A Secretaria de Segurança e Administração Penitenciária cuidou de "arrumar" o terreiro para dá aquela impressão de que as normas de monitoramento de vigilância aos presos é seguida à risca, algo bem distante da realidade, haja vista a facilidade com que diversas armas, drogas e até celulares entram no presídio conforme é comprovado nas revistas em que se encontra todos estes objetos. A equipe de repórteres também mostrou como anda a investigação do caso dos ônibus incendiados por ordem das facções do presídio. O programa foi exibido nesta terça-feira (13).
O presídio de Pedrinhas registrou 260 mortes em 11 anos e a maioria envolve duas facções rivais. Os últimos casos aconteceram dentro do centro de detenção provisória, onde quatro presos foram mortos. Três deles decapitados. Desde o ano passado, foram 67 mortos.
Caco Barcellos em frente ao presídio de Pedrinhas no Maranhão
Dentro do centro de detenção, que é dividido em quatro pavilhões, a lei do silêncio impera. Caco Barcellos conversou com alguns detentos, mas nenhum deles assumiu a existência de facções ou de um líder. Dizem que as mortes acontecem por desentendimentos entre presos da baixada e da capital.
Entre as vítimas da violência fora da penitenciária está a menina Ana Clara, que morreu queimada após um ataque a ônibus. Sua mãe e o entregador Márcio, que teve 72% do corpo queimado ao tentar salvar a garota, ainda se recuperam dos ferimentos. Mais de 3 meses após o ataque, ele ainda sente muitas dores.
O secretário da administração penitenciária Sebastião Uchôa garantiu ao jornalista Caco Barcellos que tem acesso a todos os pavilhões sem precisar de escolta armada numa ignorante resposta a alfinetada do jornalista quando perguntou ao secretário se é verdade que nenhuma autoridade consegue entrar em determinados pontos do Complexo e que são os presos que detém do poder de controle dentro de alguns pavilhões, desafiado pelo jornalista ele se comprometeu a acompanhar Barcellos e entrar onde ele afirmara não precisar de escolta, resultado no dia seguindo Caco apareceu logo nas primeiras horas da manhã para cumprir o compromisso, Uchôa não compareceu, deixando o repórter acompanhado de seu adjunto que não deu garantias caso o mesmo quisesse ir além dentro de Pedrinhas.

Do site do Profissão Repórter - com alterações do blog

13 de maio de 2014

No Estado em que seus índices de violência aumentaram pelo fato de ter ficado mais "rico", viaturas e armamentos servem como amostras de exposição em shopping

No Estado em que seus índices de violência aumentaram pelo fato de ter ficado mais "rico", viaturas e armamentos servem como amostras de exposição em shopping em vez de estarem na rua combatendo a violência que faz com que milhões de maranhenses se tranquem em suas casas, enquanto os criminosos andam soltos pintando e bordando.
No auge do descontrole do Poder do Estado do Maranhão no quesito segurança [porque nos demais setores o desgoverno também existe], enquanto milhões e milhões de maranhenses vivem à própria sorte por falta de policiamento devido o Maranhão ser o Estado da Federação com o menor efetivo policial por habitante, dezenas de cidades no interior do Estado não dispor de delegados de polícia e uma quantidade incontável de delegacias caindo aos pedaços. O comando da segurança no Estado resolveu zombar do POVO e num shopping de Imperatriz resolveu colocar em exposição viaturas, armamento, fardamentos e até policiais como objeto de exposição, algo foram do comum.
Quem visita o shopping Imperial no centro da segunda maior cidade do Maranhão desde a manhã de ontem (12) se assustam com a cena, para os mais exaltados a imagem é assustadora e uma verdadeira provocação; enquanto a população carece de policiamento ostensivo, PMs, viaturas e armamentos são impedidos de está a disposição da comunidade para ficarem estacionados dentro de um centro comercial privado. Tanta apelação simplesmente para mostrar que o Governo do Estado está preocupado em resolver os problemas na segurança, coisa que em ano não eleitoral não fizeram.

Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizada em São Mateus

O Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é 18 de maio, portanto durante toda esta semana ocorrerá em todo o país mobilizações de massa. Assim, foi realizado na manhã de ontem na sede do Conselho Tutelar de São Mateus a o lançamento da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

Abertura da campanha na sede do Conselho Tutelar de São Mateus

Em São Mateus a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, através do CREAS, a Secretaria da Mulher, Secretaria Educação, Ministério Publico, Conselho Tutelar e membros da sociedade estão com vasta programação. O objetivo das atividades é conscientizar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. 

Apoio do PSDB a Flávio Dino confirma fortalecimento da Frente Ampla das oposições no Maranhão

União pela mudança
Com a declaração oficial de apoio do PSDB e de lideranças tucanas no Estado do Maranhão a pré-candidatura de Flávio Dino, o PCdoB consegue aglutinar as mais diversas correntes políticas das oposição em torno do nome do ex-presidente da Embratur que é líder das pesquisas de intenção de voto.

União pela mudança II
Antes do PSDB, o PPS  já tinha manifestado apoio a pré-candidatura de Flávio Dino que também já conta com  a adesão do PSB e do PDT. O palanque da frente ampla das oposições deixa ainda mais embaralhada a estratégia do grupo Sarney que não conseguiu obter êxito na tentativa de separar as lideranças oposicionistas.

União pela Mudança III
A simpatia de todos os presidenciáveis pela pré-candidatura de Flávio Dino, reforçada com a vinda de Aécio Neve em São Luís, indica que o estado do Maranhão deve repetir a situação do Acre, onde PT e PSDB, nacionalmente adversários, somaram forças no palanque das oposições naquele estado.

Missão Impossível
Os marqueteiros de Edinho Lobão ficam em pânico todas as vezes que o pré-candidato do PMDB faz uma declaração à imprensa. Depois da polêmica entrevista divulgada na Rádio Mirante, onde afirma que vai pagar por denúncias contra Flávio Dino, o pré-candidato que já disse ter temido a chegada do PT ao comando do país, e declarou ao jornal “ O Estado de São Paulo” que era contra o Bolsa Família.

Missão Impossível II
As declarações de Edinho Lobão contradizem o discurso que ele faz de aproximação do PT maranhense, inclusive acenando com a vaga de vice para o PT. As origens no DEM, legenda que faz ferrenha oposição ao PT, desde o primeiro mandato de Lula e segue na mesma linha agora no governo de Dilma, se manifestam de forma latente nas entrevistas de Edinho Lobão.

Crise sem fim
O aumento das divergências entre Arnaldo Melo e Gastão Vieira que travam uma briga de foice pela indicação para concorrer ao Senado, representando o grupo Sarney, mostram que a união do grupo é algo cada vez mais complicado, e, em um período eleitoral, tal situação tem preocupado os políticos que fazem parte do grupo. A frase “tempo de murici, cada um por si”, é cada vez mais uma palavra de ordem que vai se consolidando entre os aliados do Palácio dos Leões.

Do Portal Maranhão da Gente

12 de maio de 2014

Secretaria da Mulher realiza show de prêmios em bairro de São Mateus

A Secretaria da Mulher da Prefeitura de São Mateus realizou na tarde deste domingo (11) no Bairro Bela Vista um show de prêmio em comemoração ao dia das mães. Geladeiras, fogões, TV e diversos prêmios de utilidade domética foram sorteados.
Para participar do sorteio, as mães receberam cupons que durante a festança foram premiados, toda a equipe da Secretaria da Mulher e diversas outras secretarias do governo se envolveram na ação.
O prefeito Miltinho e a secretária Millete prestigiaram o evento acompanhados de vereadores e secretários.


11 de maio de 2014

Inaugurada as novas instalações do Hospital e Pronto Socorro Municipal de São Mateus

A comunidade de São Mateus do Maranhão esperava com grande expectativa pela inauguração das novas instalações do Hospital e Pronto Socorro Municipal. A tarde de sexta-feira (9) se tornou inesquecível para nossa cidade, tudo porque a unidade hospitalar foi totalmente reequipada com equipamentos ambulatoriais de ponta, garantido assim que todos os procedimentos da saúde primária sejam realizados aqui mesmo em São Mateus com atendimento 24 horas diariamente.
Com novas instalações e equipamentos, a expectativa é atender 3 mil pessoas por mês pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e desafogar o atendimento hospitalar nos hospitais da região.
As principais novidades na inauguração são pronto-atendimento clínico, pediátrico, cirurgia em geral, laboratório de análises clínicas próprio, além de seus confortáveis 49 leitos de internação e enfermarias climatizadas.

Centro Cirúrgico

“A população estava esperando isso há décadas e muitos tinham que ser transferidos em casos mais graves a outros municípios para serem atendidos. Agora haverá muitos benefícios para a comunidade local”, disse Jefferson Pinheiro, Secretário Municipal de Saúde.
Para o prefeito de São Mateus Miltinho Aragão (PSB), a inauguração das novas instalações do hospital é um marco para a cidade. “Aqui as pessoas serão atendidas com excelência e a administração terá agilidade para lidar com as questões hospitalares. Com isso, o Hospital e Pronto Socorro consegue melhorar seus atendimentos e, desta forma, a gente melhora o atendimento à população, pois é a primeira vez na história destes 52 anos de emancipação de São Mateus que temos um hospital todo equipado e com equipamentos próprios, portanto, não há quem leve embora, são equipamentos novos, modernos e do povo”, disse Miltinho. O prefeito ainda aproveitou para enaltecer o gesto e a parceria firmada entre o município e o Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde na pessoa do secretário o deputado Ricardo Murad.
O evento de inauguração do hospital reuniu lideranças políticas de várias cidades da região como por exemplo a prefeita de Coroatá Tereza Murad, a ex-prefeita de Monção Paulinha e o ex-prefeito de Bacabal Dr. Raimundo Lisboa, vereadores, secretários, imprensa e a comunidade local.


Feliz dia das mães e uma homenagem a minha mãe dona Vicentina


Mãe tu és pra mim
Uma fonte de harmonia
Que reje todo meu viver
Trazendo-me alegria.

Mãe o teu amor
Me ensinaste na infância
Dando me o calor e a paz
Trazendo-me esperança

10 de maio de 2014

Desembargadores inauguram Fórum Eleitoral em São Mateus

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (9) o mais novo Fórum Eleitoral da 84ª Zona em São Mateus do Maranhão, a cerimônia foi presidida pelo Presidente da Corte Eleitoral no Estado Desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho e pelo vice-presidente e corregedor eleitoral Dr. Guerreiro Junior que ainda contou com a participação dos demais membros da corte eleitoral. O novo prédio foi batizado como Fórum Eleitoral Desembargador Leomar Barros Amorim de Sousa.
O novo espaço obedece a todas as exigências de acessibilidade, o que facilita o acesso de todo e qualquer cidadão que venha a ser atendido pela Justiça Eleitoral em São Mateus.
"O primeiro Fórum que escolhi para inaugurar foi o Fórum Eleitoral de São Mateus e o prefeito nos deu como presente a construção desta praça localizada em frente ao Fórum também com o mesmo nome do saudoso Leomar Sobrinho que acabou aformoseando o prédio moderno que faz jus a Justiça Eleitoral que é Eficiente, moderna e dinâmica como é este prédio novo", destacou o Desembargador e Presidente do TRE/MA Dr. Froz Sobrinho.
Dr. Froz aproveitou ainda para afirmar que novas melhorarias serão implantadas na unidade como por exemplo a implantação do Disk Ouvidoria aonde o cidadão poderá agendar o dia e horário que desejar ser atendido pela justiça eleitoral.
Para o Juiz de Direito da Comarca de São Mateus e respectivamente Juiz da 84ª Zona Eleitoral Dr. Marco Aurélio Barreto Marques, a nova estrutura amplia um ciclo de melhorias implantas em sua gestão na comarca local: "Agora temos uma repartição Pública digna de prestar um bom serviço aos eleitorados, nós não tínhamos um prédio com condições dignas não só para atender a população como todo, bem como para oferecer um bom serviço no que diz respeito aos servidores que não mediam esforços para atender a população mesmo sem condições de trabalho, diante disto conseguir via Justiça Comum o terreno de modo que foi construído o Fórum de Justiça com um amplo salão de juri e hoje para nossa felicidade estamos inaugurando o novo Cartório Eleitoral", comemorou o Juiz Marco Aurélio
O prefeito Miltinho falou sobre a importância que representa esta inauguração do Fórum Eleitoral para a cidade de São Mateus: "O fórum é tão importante para São Mateus como para os demais municípios jurisdicionados, portanto, é mais dignidade no atendimento, é melhor condição para o eleitor e serventuários, enfim, eu como Prefeito me sinto honrado de poder participar de uma ato tão importante para nossa cidade e aproveitei em estando prefeito para colaborar com a construção desta praça para que pudéssemos sincronizar com a beleza deste novo prédio que acaba de ser inaugurado pela Justiça Eleitoral e que igualmente ao Fórum também leva o nome do saudoso Desembargador Federal Leomar Sobrinho" disse o prefeito. 
A Deputada Estadual Eliziane Gama (PPS), os prefeito Maninho (PTB) e Solimar (DEM), respectivamente prefeitos de Alto Alegre do Maranhão e Matões do Norte e diversos vereadores e centenas de pessoas participaram da solenidade de inauguração. Familiares do homenageado o saudoso Desembargador Federal Leomar Amorim (morto em março vítima de câncer) também estiverem participando da solenidade.