Moto Legal

10 de março de 2014

Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de vacinação contra o HPV nas escolas municipais e em unidades de saúde


A campanha de vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV) começou nesta segunda feira em São Mateus, a medida faz parte da campanha nacional contra o HPV para meninas com idade entre 11 e 13 anos.
Em São Mateus a previsão é vacinar durante os ( 30 ) trinta dias de campanha um total 1.428 meninas que se enquadram no programa sendo 471 com idade de 11 anos, 482 com idade de 12 anos e 474 com idade de 13 anos.   
De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Jefferson Pinheiro, além das doses nas unidades, a vacina também será disponibilizada nas escolas públicas da cidade. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda dose seis meses depois da primeira e a terceira cinco anos após a primeira.A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero. Na campanha, será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) de HPV. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo, tipo cancerígeno que tem a terceira maior taxa de incidência entre os que mais atingem as mulheres.
A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, com segurança reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nenhum comentário: