31 de março de 2014

Prefeito Miltinho recebe máquina motoniveladora do Governo Federal

Graças a um incansável trabalho em tirar o município da inadimplência herdada da antiga administração, o ano de 2014 promete ser o ano das grande mudanças nunca antes vista em nossa cidade. Diversas obras serão construídas e muitos benefícios começam a chegar graças ao árduo trabalho do prefeito Miltinho em fazer o melhor governo da história da cidade, que tem como principal meta, reconstruir São Mateus.
Para isso na última sexta-feira (28) o prefeito acompanhado de alguns assessores foi até a cidade de Caxias-MA para participar da solenidade de entrega das máquinas que fazem parte da segunda fase do PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento), viabilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) que no Maranhão é representada pelo Superintendente Ney Jefferson. Na solenidade foram contemplados os municípios de Alto Alegre do Maranhão, Bom Jardim, Mirinzal, Peritoró, Presidente Sarney, São Mateus do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, Senador Alexandre Costa e Urbano Santos.
Dos 202 municípios selecionados pelo Programa no estado, 71 estão localizados no Semiárido e receberão – além do conjunto de equipamentos com retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba – reforço de pá carregadeira e caminhão-pipa para favorecer a construção de obras de infraestrutura hídrica, facilitando a convivência com efeitos da estiagem.


28 de março de 2014

Fim do mistério! Estudante de jornalismo é encontrada esquartejada dentro de um saco plástico em São Luis

Estudante Dahlia Ferreira. Foto: internet
A jornalista Dahlia Ferreira, desaparecida desde domingo, foi encontrada morta na manhã de hoje na lixeira do condomínio onde morava, no bairro da Cohab, em São Luís. O corpo da vítima só foi localizado quando vizinhos suspeitaram do mal cheiro vindo de um saco plástico que estava no depósito de lixo do prédio. Ao ser acionada, a Polícia Civil através do reconhecimento de familiares confirmou ser o corpo da estudante de jornalismo desaparecida desde o último domingo (23).
Minutos após o achado do corpo, seu esposo Raphael Carvalho foi encontrado enforcado no apartamento em que morava com a universitária, o que levantou suspeitas de ter sito ele o autor da barbárie.

27 de março de 2014

Prefeito Miltinho pela terceira vez consecutiva antecipa o pagamento dos servidores públicos de São Mateus

O pagamento dos servidores públicos municipais de São Mateus que seria efetuado no dia 7 de abril, será antecipado para esta sexta-feira (28), amanhã. o Anuncio foi dado em primeira mão pelo próprio prefeito após reunião em seu gabinete já altas horas da noite de ontem (26) por meio de uma rede social.
Confira na íntegra o anúncio:
"É com prazer que acabo de participar da reunião em meu gabinete e de poder anunciar pelo terceiro mês consecutivo a antecipação do pagamento da folha de acordo com o nosso compromisso público e tabela de pagamento distribuída aos funcionários e a comunidade em geral. O calendário prevê o pagamento do mês de Março para o dia 07/abril, contudo, assim como no mês passado, pagaremos a todos nesta sexta feira, 28 de Março. Sempre que possível teremos o maior prazer em antecipar. Portanto, atenção funcionários públicos de São Mateus, nesta sexta feira, dinheiro na conta de todos. Para coroar a sexta feira, 28 de Março, anuncio mais um marco na nossa gestão: São Mateus terá pela primeira vez na sua história de 52 anos uma máquina motoniveladora própria, do povo, a conhecida PATROL, de valor estimado em mais de 600 mil reais. Receberemos em Caxias, PAC 2. Mais uma máquina para a nossa frota (RETROESCAVADEIRA, CAÇAMBA TRUCADA, TRATOR CORTADOR DE GRAMA, AMBULÂNCIAS, VEÍCULO DA SECRETARIA DA MULHER, etc..), ou seja, já podemos dizer que temos uma frota de veículos próprios, isso em 1 ano e 3 meses, pois recebemos o Município sem ao menos um carro de mão na Secretaria de Infra- Estrutura... É TEMPO DE RECONSTRUIR".

26 de março de 2014

Polícia Militar decreta greve geral no Maranhão e Coronel da PM concede entrevista ao blog São Mateus em OFF

Policiais e bombeiros militares, no início da assembléia que deflagrou greve geral da PM no Maranhão.

Centenas de Policiais e Bombeiros Militares reunidos agora há pouco em uma Assembléia Geral, decidiram decretar greve geral em todo o Estado do Maranhão, em virtude da Governadora Roseana Sarney não cumprir acordo feito com a categoria, fato que vem gerando insatisfação por parte da categoria há anos.
Pasmem, na PMMA falta até fardamento, há policiais que usam o mesmo armamento de quando ingressou na corporação, sem contar que o Maranhão é o Estado brasileiro com o menor efetivo policial por habitante, isso sem falar nas promessas da governadora que dizia fazer o "melhor governo de sua vida", ou alguém já esqueceu que em campanha ela garantiu que cidadão em seu governo poderia dormir de portas abertas sem se preocupar com a violência, porque ela iria priorizar a segurança pública? Só balela!
O Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado do Maranhão por ordem das trevas, ao saber da Greve Geral da PM ordenou que o palácio fosse cercado com grades e barricadas.
Presente na assembléia, o Coronel Melo concedeu uma entrevista ao nosso blog e deu detalhes sobre a paralisação por tempo indeterminado da categoria e garantiu que a paralisação partiu da decisão tomada pelas associações de todo o Estado, confira a entrevista:

Fique de olho: Secretaria de Desenvolvimento Social de São Mateus intensifica visitas domiciliares aos beneficiários do Bolsa Família

A equipe do Programa Bolsa Família de São Mateus traz benefícios as famílias por meio das visitas domiciliares realizadas diariamente. Durante a visita é realizada averiguação cadastral e prestada informações sobre a concessão de benefícios liberados, bloqueados e/ou cancelados, baseados na folha disponibilizada mensalmente pela CAIXA à prefeitura de São Mateus. Somente neste mês de março mais de 200 famílias que estavam com seus benefícios bloqueados foram liberados [graças ao trabalho dos colaboradores da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda] em São Mateus. É mais dinheiro direto no bolso da famílias de São Mateus.
Para a assistente social Janaina Sotério, ir até a residência do beneficiado é de suma importância para a Gestão Municipal do Programa, que além de conhecer melhor a realidade da família garante aos mesmos tempo informar-las acerca do seu beneficio.
"Nunca antes na história do programa em São Mateus ações como estas tinham sido realizadas" disse a assistente social.
"A lista dos novos nomes dos benefícios do Programa Bolsa Família se encontra na casa lotérica no centro da Cidade. Portanto, você que realizou o cadastro é bom verificar se o seu benefício já está disponível" garantiu o secretário Cleyton Ferreira.

25 de março de 2014

Agora lascou! Juiz maranhense lamenta falta de conhecimento da governadora do Estado.

Do blog do John Cutrim
O juiz Gervásio Protásio Santos utilizou, nesta terça-feira (25), sua página na rede social para manifestar-se sobre as últimas declarações da governadora Roseana Sarney. Durante evento realizado na segunda-feira, a filha do senador José Sarney afirmou que não era importante investir no sistema carcerário.
Presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, Protásio Jr. diz que Roseana acabou assumindo a responsabilidade pela crise que abalou o estado e lamentou a falta de conhecimento da governadora. “Também é de se lamentar a falta de conhecimento de que há recursos específicos na esfera federal para investimentos no sistema carcerário que não se confundem com os recursos destinados à educação, à saúde e à infraestrutura”, disse.
Confira, abaixo, a íntegra do comentário do juiz maranhense:
PAGINA-3-POLITICA-000000024
“Você vai colocar o recurso numa escola, num hospital, ou, então, numa estrada? Ou você vai colocar o recurso para melhorar a vida daqueles que estão lá, que são assassinos, criminosos, traficantes, que degeneram as nossas famílias?” (R. S.). É o reconhecimento, ainda que tardio, de que a crise no sistema carcerário do Maranhão foi fruto de uma opção de Governo. O que se lamenta é a ausência completa de compreensão do tema e, em especial, os seus reflexos na segurança pública, como, aliás, os recentes acontecimentos no estado demonstraram. Também é de se lamentar a falta de conhecimento de que há recursos específicos na esfera federal para investimentos no sistema carcerário que não se confundem com os recursos destinados à educação, à saúde e à infraestrutura”.

Bateu o desespero: Jornalista do grupo Sarney usa nome da filha para atacar Flávio Dino

Além das mentiras e factoides publicados diariamente em jornais, blogs e rádios, o staff da pré-candidatura de Luís Fernando Silva (PMDB) – que não consegue subir nas pesquisas de intenção de voto para o governo do Maranhão nem com “reza braba” – agora tem utilizado sites apócrifos e perfis em redes sociais para disseminar baixarias contra a oposição.
A maioria dos textos covardes são publicados pelo site denominado “Blog do Seu Riba”, cujo nome faz alusão à prefeitura de São José de Ribamar.
A página está registrada em nome de Paula Caldas, que é filha do jornalista Paulo Carvalho, vulgo “Paulo Curucuru”, um dos principais agressores de Flávio Dino (PCdoB) nas redes sociais.
paula caldas 300x140 Jornalista do grupo Sarney usa nome da filha para atacar Flávio Dino
Registro BR confirma que site é registrado no nome da estudante Paula Caldas
Lotado na Assembleia Legislativa do Maranhão, Carvalho se dedica integralmente a publicar releases em favor de Luís Fernando e produzir textos e achincalhes contra adversários.
No episódio em que Dino, então presidente da Embratur, exigiu da Adidas a retirada do mercado de camisas que faziam apologia ao turismo sexual no Brasil durante a Copa do Mundo, o editor do site chamou Flávio de “bundão” e disseminou várias montagens em que o rosto do comunista aparece associado a um traseiro.
Nas redes, a turma desesperada também alimenta perfis que se dedicam exclusivamente a atacar adversários, sob o comando de Matias Marinho, jornalista pago pela Assembleia Legislativa para coordenar a assessoria do candidato de Roseana Sarney (PMDB).
No Twitter, a conta Monólogos pelo Maranhão (@monologospeloma) escreve diariamente contra opositores.
Em postagem recente no microblog, o perfil chamou o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, de “rato”; numa outra, disparou uma série de agressões machistas e preconceituosas contra a jornalista Aline Louise, que responde pela assessoria de comunicação de Dino.
O desespero definitivamente bateu na porta do comitê do Picolé de Chuchu.

Protocaloda na Assembléia Legislativa CPI que vai investigar aumento abusivo da gasolina no MA.

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), autor do requerimento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prática abusiva de preços nos postos de combustíveis de São Luís, protocolou, nesta segunda-feira (24), junto à Mesa Diretora da Casa, o documento que agora já conta com 20 assinaturas.
2144592424-377052775noticia
Deputado estadual Othelino Neto (PCdoB)
A partir do protocolo, o requerimento será publicado no Diário Oficial da Casa. Em seguida, os blocos indicarão os membros da CPI que será instalada, posteriormente, com a definição dos deputados que comandarão a Comissão.
Segundo o requerimento, a CPI contará com cinco deputados titulares e cinco suplentes para, num prazo de 90 dias, investigar o abusivo aumento do valor do preço da gasolina, cobrado nos postos da capital maranhense, além da possibilidade de formação de cartel entre empresários da área, o que configura crime previsto em Lei.
“A sociedade não pode continuar sendo ultrajada, explorada. Essa história de preços combinados é um crime grave contra a economia, afinal de contas, as pessoas ficam sem opção de procurar um posto com valores mais baixos. Então é preciso realmente que a Assembleia dê a sua colaboração para acabar, de uma vez por todas, com esse problema”, argumentou Othelino Neto que aumentou o número de assinaturas para a CPI nesta segunda (24).
Quem já assinou a CPI dos Combustíveis:
Othelino Neto (PCdoB), Eduardo Braide (PMN), Bira do Pindaré (PSB), Afonso Manoel (PMDB), Carlinhos Florêncio (PHS), Vianey Bringel (PMDB),  Carlinhos Amorim (PDT), Marcelo Tavares (PSB), Eliziane Gama (PPS), Magno Bacelar (PV), Camilo Figueiredo (PR), Valéria Macedo (PDT), Raimundo Cutrim (PCdoB), Raimundo Louro (PR), Max Barros (PMDB), Rubens Jr (PCdoB), Francisca Primo (PT), Rogério Cafeteira (PSC), Alexandre Almeida (PTN) e Dr. Pádua (PRB).

Do Jornal Pequeno

A sentiência do Belo e do Feio

Por Jonatas Carlos


Só temos sentiência daquilo que julgamos belo, quando temos a noção do feio. De tal modo que só temos consciência daquilo que acreditamos ser bom, quando nos tornamos vítima do mau. 

Entendendo o exposto acima, posso opinar que o SER e o EXISTIR, se GERAM mutuamente. Sendo assim o fácil e o difícil se completam. Portanto analiso que o grande e o pequeno são complementares.

Eis porque o sábio age, pelo não-agir, ou seja, por sua sabedoria transmitida por sua experiência de vida. O que posso afirmar que este mesmo ensina sem falar.

24 de março de 2014

Prefeito leva diversos serviços à comunidades rurais de São Mateus-MA

Prefeito conversando com os moradores

O prefeito Miltinho Aragão esteve neste domingo nos povoados Veloso e Juçareira acompanhado de uma grande comitiva e levou a estas comunidades diversos serviços que foram prestados aos moradores ao longo do dia.
"Estou muito feliz de estar próximo do povo, hoje estamos aqui nestas duas comunidades Veloso e Juçareira, trouxemos vários serviços a população nas áreas de infraestrutura, saúde, assistência social e esporte, vamos agora intensificar estas ações para que todas as comunidades rurais e urbanas possam ser contemplada com esta ação" destacou o prefeito que dentre as medidas anunciadas, afirmou que a antiga escola do povoado Juçareira passar por uma ampla reforma e que lá irá ser instalada uma unidade básica de saúde que irá atender todos os povoados Morada Nova, Dendê, Conceição, Vitor, Veloso, Alto Grande, Igarapé Seco entre outros.

Infraestrutura
A Secretaria de Infraestrutura está realizando serviços de melhoramento e conservação da estrada do Povoado Veloso a Juçareira, segundo o secretário-adjunto Douglas Agilberto este é o melhor momento para a execução deste serviço devido não está chovendo na região o que facilita os trabalhos. Para o Secretário Arnoldo Brandão que também fazia parte da comitiva, estas comunidades estão de parabéns por receber esta ação social por parte do poder público que faz diferente, "trouxemos os serviços até os moradores, aqui mesmo na comunidade" destacou o secretário.


Saúde
Os médicos Dr Agamenon, Dr Félix e Dra Anabel, a enfermeira Stefany Paula, a diretora da Unidade de Saúde do Bairro Toca da Raposa Sra. Vicentina da Conceição e os agentes comunitários de saúde dos povoados prestaram atendimento médico as morados, como consultas, teste de glicemia e entrega kits de escovação para as crianças. Ao que foram atendimento na consulta médica, já saiam com o medicamento nas mãos. Toda a equipe médica estava sobe a coordenação do Secretário de Saúde Jefferson Luis. "Estaremos sempre presentes nestas ações sociais da prefeitura de São Mateus quem dentre seus objetivos é está mais perto do povo e de fato uma ação inédita como esta, leva autoestima a população que recebe aqui na sua própria comunidade este benefício, disse o secretário.


Assistência Social
Os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social foram coordenados pelo secretário Cleiton Ferreira e pelas assistentes sociais Nida Silva e Janna Sotério que tiraram dúvidas sobre os programas sociais do Governo Federal e carteira do Idoso que dentre seus benefícios dá direito ao idoso de viajar gratuitamente em ônibus interestaduais.


Ao final da ação, um partida de futebol entre moradores da comunidade e a comitiva do prefeito fechou com chave de ouro os trabalhos realizados ao logo do dia na comunidade.
Também fizeram parte da comitiva o secretário da Administração Cássio Boueres e seu adjunto Junior Lucena, o secretário de Cultura, Turismo e Juventude Ciro França, o diretor do IPAM Juvenil Gonçalves, o diretor adjunto do Hospital Municipal Agnaldo Rocha e a diretora do CAPS Rose Vieira.

ASCOM - Jonata Carlos

22 de março de 2014

Sensacional: Freira italiana vira sensação no 'The Voice'


Uma freira causou sensação na Itália depois de conquistar o júri do programa de televisão "The Voice" com sua interpretação da música "No One" de Alicia Keys.

A irmã Cristina, uma siciliana de 25 anos, participou na quarta-feira da segunda fase da edição 2014 do "The Voice", na qual o júri seleciona os participantes apenas ouvindo sua voz e sem poder ver o candidato.




Quando entrou no palco, de hábito preto e com uma cruz no pescoço, a freira surpreendeu pela aparência e pela voz, causando um verdadeiro furor nas redes sociais.

Até o cardeal Gianfranco Ravasi, o "ministro da Cultura" do Vaticano, publicou um tuíte, citando o apóstolo Pedro: "Cada um de nós, segundo o dom que recebeu, põem-no a serviço dos outros #irmãcristina".

"Tenho um dom, e eu o dou", disse a irmã Cristina a um dos membros do júri, a apresentadora e cantora Raffaella Carrà, que lhe perguntou se era, realmente, uma freira.

"Mas o que o Vaticano diz?", questionou o júri. "Espero um telefonema do papa Francisco", brincou Cristina.

O papa "nos diz que devemos sair (dos conventos), que digamos que Deus não nos exclui de nada, pelo contrário, Ele nos estimula a dar", acrescentou.

Da AFP, em Roma

Ê Maranhão! Coronel que denunciou dispensa de policiais por Roseana Sarney é exonerado por telefone

“Eles podem me exonerar de uma função. Agora não podem retirar meu posto de Coronel, o que conquistei com muita dignidade. Não podem reduzir meus vencimentos e nem calar minha voz”, declarou.
Coronel Melo: “Continuo firme, atuante, de cabeça erguida e não vou recuar um milímetro”
Coronel Melo: “Continuo firme, atuante, de cabeça erguida e não vou recuar um milímetro”
O coronel Francisco Melo, da Polícia Militar do Maranhão, escreveu hoje (21) em sua página no Facebook que foi exonerado do cargo de Comandante do Policiamento do Interior por determinação da governadora Roseana Sarney. A exoneração, feita por telefone, ocorreu em decorrência do artigo que ele escreveu (reveja) denunciando que o governo Roseana Sarney suspendeu a nomeação de novos policiais militares, anunciada com estardalhaço em novembro de 2013.
No artigo intitulado “Nesse governo acontece de tudo”, Melo informou que o governo Roseana Sarney mandou que todos os novos policiais militares (2013/2014) retornassem para suas casas, que eles ainda não haviam sido nomeados e que aguardassem um novo chamado.
“Acabei de ser exonerado – por telefone – das funções de Comandante do Policiamento do Interior. A decisão foi em decorrência do que escrevi e publiquei sobre o governo da senhora Roseana Sarney”, escreveu hoje o coronel.
Melo ressaltou que vivemos num Estado Democrático de Direito e que dentre as diversas garantias e direitos assegurados na Constituição de 1988, um deles é o da livre manifestação de pensamento. “Eles podem me exonerar de uma função. Agora não podem retirar meu posto de Coronel, o que conquistei com muita dignidade. Não podem reduzir meus vencimentos e nem calar minha voz”, declarou.

Deu no blog do Garrone

21 de março de 2014

Prefeitura e Ministério da Pesca entregam a kits e carteiras profissionais a pescadores de São Mateus

Prefeito Miltinho, Superintendente Junior Verde e Dos Anjos durante entrega de carteiras aos pescadores de São Mateus

O Sindicato dos Pescadores de São Mateus por meio de sua presidente Sra. Maria dos Anjos, reuniu na manhã de hoje (21) na Igreja Presbiteriana centenas de pescadores para a solenidade de entrega de kits (caixa de isopor, rede de pesca e motor para canoa) além de carteiras aos profissionais a pescadores de São Mateus numa ação conjunta da Prefeitura de São Mateus com o Ministério da Pesca do Governo.

O Evento contou com a presença do prefeito Miltinho Aragão (PSB), do Superintendente de Pesca Júnior Verde, do Dep. Federal Cleber Verde, Antônio Marcos assessor da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado, Wilson Bonfim gerente da Unidade da Previdência Social de São Mateus, Junior Lucena secretário adjunto de Administração Finanças e Planejamento de São Mateus.

Na oportunidade o prefeito Miltinho destacou a importância do trabalho do Sindicato dos Pescadores do município, e solicitou ao superintendente a construção do mercado do peixe, além de outras demandas que possa melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos pescadores através de convênios entre a Prefeitura e Ministério da Pesca.

Ao se pronunciar durante a solenidade, a presidente do Sindicato Sra. Maria dos Anjos, ressaltou a importância de se desenvolver um melhor assistência aos pescadores e aquicultores do município. “As dificuldades são muitas, mas juntos vamos sempre procurar fortalecer parcerias com a prefeitura através do prefeito que sempre nos apóia na defesa dos pescadores no nosso município e graças a esta parceria com a prefeitura hoje estamos sendo contemplados com estes kits”, destacou.

Pres. da Colônia Dos Anjos, Prefeito Miltinho, Deputado Kleber Verde e o Gerente da Unidade da Previdência Social Wilson Bonfim

O Deputado Federal Kleber Verde disse que com a parceria do município através do pedido formal do prefeito Miltinho está elaborando um projeto para implantação de uma fábrica de ração para peixe por meio de convênio com o Ministério da Pesca. "No Maranhão apenas Balsas no sul do Estado possui uma fábrica como essa, e estamos na elaboração do projeto para que São Mateus seja a segunda cidade do Maranhão a ter este projeto com a implantação da fábrica" garantiu o deputado sob aplauso do público presente.



O Superintendente do Ministério da Pesca Junior Verde afirmou que este é um dia para entrar para a história de São Mateus, e que se sentia muito emocionado pela presença dos pescadores nesta manhã, falou ainda da parceria que foi firmada junta a prefeitura e salientou: "prefeito Miltinho, você se destaca no Maranhão, sua ousadia em tirar o município da inadimplência para que possa recursos demonstra que esta parceria firmada com o Ministério da Pesca ao qual sou superintendente no Maranhão é pra valer e aqui estão os resultados," disse o superintendente. Junior Verde nos bastidores lembrou dos encontros pessoais do prefeito Miltinho com o Ministro da Pesca em Brasília e São Luis, quando insistentemente o prefeito reivindicava recursos para atender a categoria em São Mateus.

20 de março de 2014

Acontece em São Mateus a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil


O Município de São Mateus do Maranhão foi incluído pela Presidência da República no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres. São 821 municípios brasileiros prioritários, que irão desenvolver ações de proteção e defesa civil, objetivando iniciar um mapeamento detalhado das áreas de riscos e estabelecer estratégias de monitoramento, alerta, prevenção e resposta.

Nesse sentido, o Conselho Municipal de Defesa Civil do Município realiza a primeira Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDC), a fim de discutir temas como a Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres e Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil.

Entre os participantes, estão  presentes os agentes da Defesa Civil das cidades de Codó, Bacabal e São Luís.

A conferência  conta com a participação de lideranças comunitárias e de organizações sindicais, também participam do evento servidores municipais, secretários de governo, e vereadores.

Em Zé Doca, homem mata a própria mãe a facadas

G1MA
Um crime bárbaro foi registrado na noite dessa quarta-feira (19) na cidade de Zé Doca, no Maranhão. Um homem identificado apenas como Douglas teria assassinado a própria mãe a facadas na Rua Castro Lisboa, no bairro Vila Nova. De acordo com a polícia, o suspeito estaria sob efeito de drogas no momento do crime. A idosa de 60 anos morreu no local.
Após esfaquear a mãe, o homem se trancou em casa e ameaçava matar as duas sobrinhas que dormiam no local. Policiais civis e militares conseguiram arrebentar uma das janelas da casa e as crianças foram retiradas. O homem acabou sendo baleado no braço e na perna quando tentava fugir. Ele foi preso e levado para um hospital.

19 de março de 2014

Idosos participam de oficina de artesanato em São Mateus


O Centro de Referência de Assistência Social ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de  São Mateus está realizando oficinas de artesanato para idosos que fazem parte do projeto IDADE FELIZ, em sua primeira etapa 123 participantes se revezam e cumprem tarefas durante as aulas uma vez por semana no Salão Paroquial da cidade, as atividades de convivência e fortalecimento de vínculos com acompanhamento da psicóloga Katerine Lacerda são integrados com palestras e capacitação.
Durante as oficinas são realizados, trabalhos como confecção e pinturas de porta retratos, porta chaveiros e porta lenços entre ainda muitos objetos e acessórios utilizados no dia a dia.
"Nós estamos transmitindo conhecimento  propondo a  estes idosos uma oportunidade na geração de renda o que serve também como um exercício de terapia" destacou a coordenadora do grupo Joseine Carvalho que ainda citou o esforço para que a aposentadoria de muitos idosos da cidade seja feita em tempo hábil afim de evitar burocracia, outro benefício destacado é obtenção da carteira do idoso que beneficia o aposentado na hora de fazer uma viagem de ônibus interestadual sem ter que pagar pela passagem, de 2013 até agora mais de 500 carteiras já foram emitidas à idosos de nossa cidade.

Participe da 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de São Mateus


O evento acontece a partir das 8h com término previsto para as 17h na 1ª Igreja Batista de São Mateus

17 de março de 2014

Assinada ordem de serviço para pavimentação asfáltica de ruas em São Mateus


A reunião de trabalho aconteceu no último sábado (15) em São Mateus, do encontro participaram o Secretario de Infraestrutura do Estado do Maranhão e técnicos do Governo Do Estado que foram recebidos pelo prefeito Miltinho Aragão e pelos vereadores que formam base ao governo municipal.
Na oportunidade foi  assinado pelo Secretário de Estado de Infraestrutura Luis Fernando Silva, pelo prefeito Miltinho Aragão e pelos vereadores, a ordem de serviço destinada  para a pavimentação asfáltica das Ruas 13 de Maio da Avenida Piqui e Rua 13 de Maio do Centro e da Rua da Granja  perfazendo  um total  de  três quilômetros  de pavimentação, orçado em um valor de  R$ 1.186.581,02 Um Milhão Cento e Oitenta e Seis Mil e Quinhentos e Oitenta e Um Reais e Dois Centavos.

13 de março de 2014

Prefeito Miltinho vistoria andamento de obras pela cidade de São Mateus


O prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB), realizou na manhã desta quinta-feira (13), uma vistoria em diversas obras que estão sendo realizadas em toda a cidade. Acompanhado dos secretários de governo Cássio Boueres e Junior Lucena, o prefeito considerou que a execução dos serviços está em conformidade com o cronograma estabelecido.

A primeira obra a receber a visita do prefeito foi a de urbanização que visa solucionar um problema estrutural no cruzamento da Rua Primavera com a Av. Antonio Pereira Aragão próximo ao Farol da Educação. Lá homens e máquinas trabalham para seja liberado o quanto antes o tráfego no local, durante a manhã homens da Guarda Municipal orientava os condutores sobre a interdição.

A segunda obra vistoriada, foi a reforma do Hospital Municipal, num estado bastante avançando o prefeito falou que todo o equipamento do hospital já foi comprado, estando aguardando somente a conclusão da reforma para reinauguração do Hospital, que dentre outras melhorias, contará com modernas salas e enfermarias, um confortável centro cirúrgico, além de um estacionamento na parte lateral.

Concluindo a manhã de visitas, o Prefeito vistoriou a Unidade Básica de Saúde do Bairro Piqui e no Povoado Barro Preto, em ambas, as obras de reforma e ampliação estão bastante avançadas com previsão de entrega no próximo mês.




Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

12 de março de 2014

Prefeito Miltinho recebe Coordenadora Geral de Bancos de Dados do Ministério da Previdência Social

Por Jonatas Carlos

Prefeito recebe Dra. Nancy Abadia e equipe técnica do MPS 

Sobre a coordenação do Instituto de Previdência Municipal, acontece em São Mateus um seminário sobre a implantação do novo sistema de banco de dados dos servidores municipais. Entre os orientadores do seminário está a Coordenadora Geral de Banco de Dados do Ministério da Previdência Social Nancy Abadia, ela que foi responsável pela implantação do sistema da Previdência no Uruguai, México e Timor Leste, como parte da programação, iniciou-se na parte da tarde o treinamento para os funcionários do Instituto de Previdência de São Mateus, a capacitação acontece na sala de sessões da Câmara Municipal da cidade, com as presenças de integrantes de institutos de outros município.

Prefeito assina termo de compromisso

No início da noite desta quarta-feira (12) em uma audiência, o prefeito recebeu em seu gabinete a equipe técnica do Ministério da Previdência Social coordenada pela Sra. Nancyr Abadia e na oportunidade o prefeito Miltinho Aragão (PSB) assinou o termo de compromisso com o Ministério da Previdência Social, onde o município acaba de se tornar a primeira cidade do Maranhão a implantar o novo sistema de banco de dados.

"São Mateus hoje já é destaque a nível nacional, pois partiu da prefeitura o interesse da implantação do novo sistema e por determinação do ministro Garibaldi Filho, procuramos uma forma prática de ajudar o município e assim estamos fazendo tornando a mesma o projeto piloto em todo o Maranhão", disse Nancyr Abadia.

“Este é o inicio de mais uma grande parceria da Prefeitura de São Mateus com o Governo Federal por meio do Ministério da Previdência Social visando a implantação de um programa de melhoria do banco de dados de nossos servidores, utilizando o conhecimento, a tecnologia e, acima de tudo, o zelo pela coisa pública, para que possamos ter um instituto de previdência com segurança e de forma viável”, destacou o prefeito..

Participaram da audiência o Presidente da Câmara de Vereadores de Irapoã Brandão, os vereadores Tatá e Gilvan, o Secretário de Administração Finanças e Planejamento Cássio Boueres, o Presidente do IPAM Juvenil Gonçalves, além de assessores e diretores de Institutos de Previdência de outros municípios do Estado.

Prefeito em conversa com Dra. Nancy, fala sobre a implantação do sistema de informação

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Prefeito vistoria obras de construção de nova praça em São Mateus

Prefeito conversa com morador ao visitar obra

Nesta quarta-feira, 12 de março, o prefeito Miltinho Aragão (PSB) acompanhado de assessores realizou vistoria na área onde está sendo construída uma nova praça praça em frente ao novo prédio do TRE às margens da BR-135 em São Mateus-MA.

Operários mostraram ao prefeito e demais presentes cada um dos espaços da nova Praça, e aproveitaram para tirar dúvidas sobre alguns detalhes do projeto arquitetônico da obra. De perto, o prefeito pôde apurar com precisão o andamento da obra.

O prefeito Miltinho ficou satisfeito com o que viu. A construção de uma praça desse porte representa, entre tantas outras coisas, o novo momento que o município vive. Nada melhor que um espaço de partilha e lazer da comunidade para selar esse compromisso com uma São Mateus cada dia melhor, disse. A obra também obedecerá as exigências de acessibilidades.

Veja como era a área antes das obras de construção da nova praça

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

CEMAR e Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizam ação educativa no centro de São Mateus


A CEMAR em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e recursos Renováveis de São Mateus realiza durante toda esta quarta-feira uma blitz educativa para conscientizar os consumidores sobre a importância de economizar energia elétrica e dicas de prevenção contra acidentes domésticos.
A ação foi divida em dois momentos, a primeira foi uma blitz no centro da cidade com stand montado em frente as agências bancárias, com orientações e entrega de panfletos, e a segunda foi a Caravana da Economia, com a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, além da troca durante a ação, foram distribuídas bolas e sacolas ecológicas.
Durante a blitz educativa, acontecia abordagem direta ao cliente de forma que as pessoas podiam tirar suas dúvidas no local com os colaboradores da Companhia. Além desse contato direto, aconteceram flashs ao vivo na rádio Natureza FM, o que permitiu que mais pessoas tivessem acesso a essas informações.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Quem diria, oposição dá “show” de articulação enquanto grupo Sarney perde o rumo

oposicao maranhao Quem diria. Oposição dá “show” de articulação enquanto grupo Sarney perde o rumo
Enquanto o grupo Sarney vive um verdadeiro inferno astral, com todos os membros se digladiando e sem saber que rumo tomar, o grupo de oposição liderado por Flávio Dino está cada vez mais coeso.
É o que demosntram os fatos desde os primeiros dias de 2013. Logo após as eleições municipais, Flávio Dino começou seus Diálogos pelo Maranhão e passou a organizar lideranças sociais e políticas de todo o Maranhão.
Mesmo com as investidas do grupo Sarney, a oposição, não apenas se manteve unida com o PC do B, PTC, PDT e PSB, como ampliou com a adesão de partidos importantes como Solidariedade, PP e PROS. As negociações continuam com o PSDB e o PPS, sem falar na grande aceitação da militância do PT.
O bom número de siglas reunidas garante à candidatura de oposição, além de apoio político, um bom tempo de TV e rádio nas propagandas eleitorais gratuitas. Flávio Dino terá mais espaço para apresentar seu projeto ao Maranhão.
Defendendo uma “aliança ampla” para derrotar os problemas do Maranhão negligenciados pelo grupo Sarney, o grupo liderado por Dino tem mostrado a que veio.
Analistas políticos sempre argumentam que um dos grandes problemas da oposição ao grupo Sarney no Maranhão sempre foi a dificuldade de manter-se unida.
Pelo visto, o problema da desunião, hoje, paira sobre o grupo Sarney – desnorteado e desesperado com pesquisas mostrando baixíssimo desempenho eleitoral, grande rejeição do Governo e pressões internas para não concretizar o “golpe” do governador biônico.
Quem diria.

11 de março de 2014

Carreta do Viva Cidadão oferece atendimento a população de São Mateus

Do blog do Edy Lemos

Pessoas formam fila para receber atendimento na unidade móvel

Os serviços da emissão de documentos de Carteira de Identidade e CPF  primeira e segunda via estão sendo fornecidos  pelo VIVA CIDADÃO que começou  os trabalhos hoje terça-feira (11) e permanecerá  na cidade durante um período de  (10) dez dias "enfrente a escola Vinólia Curvina no centro da cidade".
De acordo com o coordenador  da unidade de atendimento George Campos, estão sendo emitidos a primeira e a segunda via da carteira de identidade  e a primeira e a segunda via do CPF todos os documentos são emitidos gratuitamente com exceção a segunda via da carteira de identidade, para este serviço é cobrada uma taxa de R$ 22,00 ( Vinte e Dois Reais ) que serão pagos  em casa lotéricas.

A vinda do  VIVA  CIDADÃO a São Mateus  faz parte de uma parceria firmada entre a prefeitura do município através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda  e o Governo do Estado, para o Secretário Cleiton Ferreira a prestação de serviços à comunidade durante esses dias irá contribuir bastante e ao mesmo tempo facilitar a vida de quem mora no município na questão do não deslocamento e nas despesas  de quem precisa  resolver um problema de documentação, como já vem sendo feito desde o início da nova administração por meio da Casa do Cidadão implantada pelo prefeito Miltinho, o esforço tem sido grande para que todos possam ter a oportunidade de contar sempre com os serviços públicos do município e quando necessário é utilizado como agora parcerias com o governo estadual  para atender  os anseios da comunidade, os serviços do viva cidadão irá permanecer  na cidade até o dia 21 deste mês.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Construção da Unidade Básica de Saúde no bairro VAQUEJADA em São Mateus


10 de março de 2014

Em 8 de março, Secretaria da Mulher homenageou mulheres que ao longo dos anos se destacaram em São Mateus


Uma ação inédita foi realizada em nossa cidade através da secretaria municipal da mulher de São Mateus no dia internacional da mulher (8). Em uma cerimônia especial ocorrida no auditório do Colégio São Francisco, diversas mulheres foram homenageadas com placas pela contribuição no desenvolvimento de nossa cidade nas áreas como saúde, educação, comércio, política entre outras, uma solenidade que emocionou a todos os presentes, mas principalmente aos familiares das homenageadas, algumas In Memóriam como é o caso das saudosas professoras Carolina (representada por dois filhos) e Quena (representada por três filhos), da parteira Justina (representada por sua filha), a missionária católica Maria Badú (representada por um filho e uma neta),  entre outras.

Entre as homenageadas presentes destaque para as senhoras: Terezinha do mingau, Nely do cartório, professora Suely, Hilda, Vicentina, Florência Amorim entre outras que durante a cerimônia foram lembradas.
O Prefeito Miltinho Aragão, participou da solenidade e falou aos presentes da grandeza do evento em homenagear mulher que ao longo da história do município contribuíram com a cidade.

Confira abaixo imagens dos principais momentos da solenidade:

Equipe técnica do Governo do Estado acompanhados de representantes da prefeitura vistoriam ruas a serem asfaltadas em São Mateus

Uma comissão de técnicos enviada pelo Governo do Estado chegou a São Mateus nesta segunda feira (10) para vistoriar ruas que serão pavimentadas com asfalto nos próximos dias, os técnicos foram acompanhados do Secrário Municipal de Administração, Finanças e Planejamento Cássio Boueres e demais assessores da administração municipal.
Durante a vistoria foi colocado na rua da Granja a placa que indica à população os serviços de pavimentação de vias urbanas do município. 
O valor do investimento é de R$ 1.186.581,02 (Um Milhão Cento e Oitenta e Seis Mil Quinhentos e Oitenta e Um Reais e dois Centavos), que foram disponibilizados para o asfaltamento da Rua da Granja, que compreende a 12.576 m², e Rua 13 de Maio com 6.792m² ambas as vias no bairro Avenida; e rua 13 de maio, no bairro centro, com 3.636m². O prazo de execução é de 180 dias. Os recursos são oriundos do BNDES por meio de um empréstimo feito pelo Governo do Estado do Maranhão. Os serviços estão previsto para começar ainda esta semana.
Trecho da rua da Granja a ser afastada

Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de vacinação contra o HPV nas escolas municipais e em unidades de saúde


A campanha de vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV) começou nesta segunda feira em São Mateus, a medida faz parte da campanha nacional contra o HPV para meninas com idade entre 11 e 13 anos.
Em São Mateus a previsão é vacinar durante os ( 30 ) trinta dias de campanha um total 1.428 meninas que se enquadram no programa sendo 471 com idade de 11 anos, 482 com idade de 12 anos e 474 com idade de 13 anos.   
De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Jefferson Pinheiro, além das doses nas unidades, a vacina também será disponibilizada nas escolas públicas da cidade. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda dose seis meses depois da primeira e a terceira cinco anos após a primeira.A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero. Na campanha, será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) de HPV. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo, tipo cancerígeno que tem a terceira maior taxa de incidência entre os que mais atingem as mulheres.
A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, com segurança reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

IPAM de São Mateus, realiza na quarta-feira seminário sobre o sistema dos regimes próprios de previdência social

Com o objetivo de implantar o PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DOS DADOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO, que implementará o carregamento e manutenção de Banco de Dados do Sistema dos Regimes Próprios de Previdência Social - SRPPS, composto pelas aplicações Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social - SIPREV/Gestão o Instituto de Previdência e Assistência Municipal de São Mateus - IPAM, fará um seminário aberto ao público, onde na oportunidade palestrantes de diversas regiões do estado e do país se farão presente, inclusive com a participação de representante do Ministério da Previdêcia.

Confira a programação:

I Encontro do Regime Próprio de Previdência Social
Município de São Mateus Maranhão

Local Salão Paroquial de São Mateus - MA
Praça da Matriz
Aberto ao público

Programação: Dia 12 de Março de 2014

08:00h Credenciamento   

08:30h Abertura Miltinho, Prefeito de São Mateus

09:00h Tema: Sistema de Regime Próprio da Previdência Social – SRPPS      Palestrante/Cargo: Nancy Abadia
           
11:00h Tema: Sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social Palestrante/Cargo: Diego Oliveira dos Santos – Consultor  SOLPREV

11:50h Tema:
Palestrante/Cargo: Carolina Moraes Presidente do IPAM  São Luís - MA

12:30h: Intervalo para almoço

14:00h Tema: Aposentadoria
 Palestrante/Cargo: Judson Presidente do IPAM Paço do Lumiar

15:00h Tema: Legislação do Regime Próprio de Previdência Social Palestrante/Cargo: Bruno Cesar – Consultor SOLPREV

15:30h Tema Previdência Complementar, Seguro de Vida e DPVAT Palestrante/Cargo: Adauton  - SINCOR - MA

16:30h  Painel de Debates