Antes não tinha, agora tem!

14 de janeiro de 2014

Maquiagem: Deputados e Senadores acusam Governo do Estado de maquiar Presídio de Pedrinhas durante visita

Chegada dos senadores no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Foto: Tribuna do Norte

Sem ingressar na mais perigosa das oito unidades do Complexo de Pedrinhas, em São Luís, a Comissão de Direitos Humanos do Senado fez ontem à tarde uma visita marcada por denúncias de maquiagem por parte do governo do Maranhão. Enquanto a comitiva circulava por uma área em reforma, a reportagem foi a outro setor do presídio onde os detentos reclamaram de maus-tratos e superlotação. Após a visita e uma reunião com a governadora Roseana Sarney (PMDB), a comissão deixará o Estado sem anunciar nenhuma medida prática. A presidente do órgão, senadora Ana Rita (PT-ES), afirmou que voltará a Brasília “preocupada” e que o assunto será discutido pelos parlamentares no Senado..
Deputados Federais maranhenses também acusam o governo do Estado de maquiar as unidades visitadas pela Comissão de Direitos Humanos de Senado. “Visitei muitos presídios no Brasil e vi muito isso: maquiagem”, disse o deputado federal Domingos Dutra (Solidariedade). “Nós demos sugestões de visita ao Centro de Detenção e ao Presídio São Luís 2, que estão em situações graves, mas a direção do presídio fez outra programação e diz que, se os vereadores forem a esses locais, podem incentivar uma rebelião”.
Presos ouvidos pela imprensa afirmaram que vários detentos de celas superlotadas foram transferidos antes da visita dos parlamentares. O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) afirma que os presos das alas mais problemáticas estão fazendo greve de fome. “A intervenção é o melhor caminho para que a gente possa voltar ao normal aqui dentro”, afirmou. A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa afirma ter sido barrada novamente.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Nenhum comentário: