30 de janeiro de 2014

Flávio Dino estará em Codó no próximo sábado


O movimento Diálogos pelo Maranhão volta a percorrer o estado neste fim de semana, promovendo debates sobre a realidade do Maranhão. A primeira cidade visitada em 2014 será Codó, com evento que reunirá neste sábado (1º) a população de Codó e lideranças políticas de todo o Maranhão, na União Artística e Operária Codoense, que defendem um modelo político democrático e inclusivo para o estado.
A primeira atividade do movimento Diálogos em 2014 marca o início das atividades políticas de Flávio Dino no Maranhão. Pré-candidato ao governo do estado, Flávio Dino é coordenador do movimento Diálogos pelo Maranhão, que percorreu mais de 60 municípios ao longo de 2013 e deve se fortalecer em 2014.
Ouvindo a população a respeito da realidade de cada região, Flávio Dino e lideranças políticas de todo o Maranhão inovam no modelo de construção de Programa de Governo baseado em três premissas principais: Democracia, Igualdade e Desenvolvimento para todos.
A visita a Codó no dia 1º de fevereiro marcará o reinício dos debates em torno de um Programa de Governo baseado no diálogo com a população. O evento acontecerá no União Artística de Codó a partir das 9h.
Além de Flávio Dino, participarão do evento deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, rurais, religiosas e da juventude da região.
Ouvindo relatos de cada região e discutindo soluções para os principais problemas de cada lugar, Flávio Dino e as lideranças sociais e partidárias estão apresentando propostas para superar problemas retratados nos índices sociais e econômicos do estado.
No lançamento de sua pré-candidatura, Flávio Dino propôs como prioridade para o estado distribuição de água para 100% dos maranhenses. Hoje, metade da população não possui água ou banheiro em suas casas.

Cruz credo! Caixão cai de carro da Pax União em São Luis e motorista da funerária só percebeu em Itapecuru-Mirim

A empresa Funerária Pax União cometeu uma situação hilária na madrugada desta quinta-feira 30/01.
Uma senhora ainda sem identificação morreu ontem em São Luís. A família esperava o corpo na Cidade de Itapecuru-Mirim, a 108 km de distância da Capital. A Pax união foi contratada para realizar o translado do corpo.
Ao se deslocar para Itapecuru nas primeiras horas desta quinta-feira, o motorista do fiat fiorino que carregava o corpo, não percebeu que a tampa do veículo havia acidentalmente levantado e o corpo caiu em meio a Avenida Vitorino Freire, Bairro da Areinha em São Luís, proximidade do Távola Shopping.
Já por voltas das 3h, familiares da senhora falecida que seguiam em outro carro à frente do veículo da Pax, decidiram parar para tomar café na altura do entroncamento já na Cidade onde seria realizado o velório. Foi então que um dos filhos decidiu verificar o caixão e percebeu que havia sumido.
Uma hora antes, o motorista João Pinheiro Costa, 33 anos, coincidentemente, funcionário de outra Funerária, Bom Jesus, passava pelo local e se deparou com o caixão em via pública, quando abriu percebeu que havia um corpo dentro. Decidiu então levar para o Instituto Médico Legal (IML), que se recusou a receber o corpo. Ele procurou, então, o Plantão Central de polícia da Beira-Mar que liberou o corpo por volta das 5h30 para os familiares que reconduziram para Itapecuru.

Do blog do Domingos Costa

29 de janeiro de 2014

Deu fraco! Durante inauguração na região Central do Estado Roseana Sarney não teve apoio popular e cancela viagem a Lago da Pedra

O vazio durante inauguração e o desanimo da governadora e seu pré-candidato Luis Fernando e comitiva

Roseana passou por mais um vexame e sentiu um silencioso não do povo. Mesmo com a importância da rodovia,quem esteve nesta terça-feira (28) em Esperantinópolis para a inauguração da MA-012,percebeu que a população rejeitou o convite do prefeito e lideranças para comparecer no evento,o mesmo aconteceu em São Roberto e São Raimundo do Doca Bezerra por onde a governadora passou.
Roseana que nesse momento tem se apoiado em programas e convênios do estado para fazer campanha,se promovendo e promovendo seu candidato que se mantem estático nas pesquisas
Nas fotos,até aqui publicadas ,em nenhuma foi mostrado o povo,todas foram voltados apenas para Roseana e seus pupilos. Segundo uma leitora do blog que estava na cidade de Esperantinópolis,poucas pessoas compareceram ,e que se não fosse a comitiva da governadora e dos prefeitos e ex-prefeitos da região,Roseana teria passado uma grande vergonha,ainda segundo a leitora ,o olhar de Roseana era de abatimento,talvez reconhecendo a rejeição.
Abatida,a governadora garantiu que não estará em Lago da Pedra hoje,quarta-feira(29) para a assinatura de melhorias pavimentação da MA-245 que liga Lago da Pedra a Lagoa Grande.

Do blog do Walney Batista

Maranhão terá nono digito em número de telefones

Da Agencia Brasil
Os números de telefone celular dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Roraima terão um dígito a mais a partir de 2 de novembro. O dígito 9 deve ser incluído antes dos números com DDD 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99.
O aviso foi publicado hoje (27) no Diário Oficial da União. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após 2 de novembro, as ligações feitas com oito dígitos ainda serão completadas por tempo determinado, para adaptação das redes e usuários. As pessoas receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após o período de transição, as chamadas com oito dígitos não serão mais completadas.
Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, a medida vai demandar adequações em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos de PABX e agendas de contato.
No final de outubro, os números de telefone celular do Rio de Janeiro e do Espírito Santo sofreram a alteração. O dígito 9 foi acrescentado antes dos números que têm DDD 21, 22 e 24, 27 e 28. O DDD 11, da cidade de São Paulo, passou pela mudança em julho de 2012 e, em agosto do ano passado, foi a vez dos demais DDDs do estado (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19). A Anatel informou que o nono dígito será implementado  em todo o país até o fim de 2016.
Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

27 de janeiro de 2014

Prefeitura de São Mateus inicia obra de construção da Unidade Básica de Saúde no Bairro Ayrton Senna

Planta do UBS Ayrton Senna

A Prefeitura de São Mateus iniciou as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Ayrton Senna.
A nova UBS está sendo construída ao lado da escola do bairro Ayrton Senna no final da Rua da Granja, próximo à divisa com os bairros: Vaquejada, Vila Brasil, Conjunto Habitacional e Ayrton Senna e deve atender a aproximadamente 2.000 (duas mil) famílias. O principal objetivo da UBS é facilitar o acesso aos moradores desta região da cidade aos serviços de saúde.
A previsão de duração da obra é de aproximadamente cinco meses. No momento, toda a estrutura de alicerce está sendo finalizada, a obra tem um valor estimado em R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e atende todas as exigências de acessibilidade.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Jefferson Luis, os recursos financeiros para a construção desta unidade foram conseguidos junto ao Governo Federal com a contrapartida do município em uma importante parceria que está sendo desenvolvida junto à Prefeitura de São Mateus e que quando inaugurada, irá atender duas equipes de Saúde da Família.
Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Em Bacabal o Sampaio goleia o BEC com três gols ainda no primeiro tempo

Gabriel Mendes
O Sampaio não teve dificuldades para vencer na estréia do Campeonato Maranhense e mostrou porque é o principal favorito a conquistar o título da competição. Liquidando o jogo no primeiro tempo, o Tricolor fez 3 a 0 no Bacabal e lidera o Grupo B do Estadual. Já o BEC não deu muitos motivos à sua torcida para sonhar com uma boa campanha este ano.
Com força máxima, o Tubarão não deu chances para o Leão e venceu fora de casa. Destaque para o lateral Tote, autor de um gol e de dois cruzamentos que originaram os outros dois da partida.
Logo no início, o Sampaio mostrou que comandaria o jogo. Desde o início as principais chances de gol foram do Tricolor. Edgar tentava levar perigo em jogadas de velocidade e o Bacabal, mesmo jogando em casa, esperava encaixar um bom contra-ataque. 
O Sampaio mandava na partida e não demorou para abrir o placar. Após cruzamento de Tote, Edgar cabeceou e o goleiro Henrique rebateu para Casagrande, que não perdoou. Apesar do gol, o Tubarão continuava pressionando e Edgar, após cruzamento de Tote, fez 2 a 0.
Depois do segundo gol, o Leão chegou a pressionar, pricipalmente com Palhinha. Quando os donos da casa eram mais perigosos, a equipe da capital fez o terceiro gol. Dessa vez foi a vez de Tote marcar. Após boa tabela com Cleitinho, o lateral acertou um belo chute de fora da área.


Escalações

BACABAL
Humberto, Maranhão, Marcelo, Cleriston e Tatu; Hugo, Elisvandison, Anderson e Palhinha; Pituca (Igor) e Luciano

SAMPAIO 
Rodrigo Ramos; Toti, Mimica, Jadson e Geovani; Jonas, Arlindo Maracanã, Eloir (Edmilson) e Cleitinho (Henrique); Edgar e Casagrande (Hiltinho)

24 de janeiro de 2014

Beneficiários do Bolsa Família devem comunicar mudança de escola dos filhos

Secretário Cleyton ao lado das assistentes sociais Janaina e Nida

Com o início do ano letivo, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com filhos entre 6 e 17 anos que irão trocar de escola em 2014 devem comunicar a mudança a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social (a extinta Assistência Social) localizada na Rua Benú Lago por trás da da FUNASA.
Em entrevista concedida a nossa equipe de reportagem, o secretário municipal Cleyton Ferreira falou que a comunicação dessas alterações é fundamental para que o acompanhamento da frequência escolar seja feito corretamente e, consequentemente, para a manutenção do benefício. 

“Caso os pais ou responsáveis não comunique a mudança da escola no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o governo fica inviabilizado de acompanhar a frequência escolar do beneficiário e isso pode implicar na suspensão do benefício e não é possível saber se o estudante cumpre ou não a condicionalidade de educação”, explicou o secretário. 

Manter os filhos matriculados e frequentando as aulas é um dos compromissos que os beneficiários assumem ao serem incluídos no Programa Bolsa Família. A frequência escolar mínima é de 85%, para estudantes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos. Na área da saúde, é exigida a realização de consultas de pré-natal pelas gestantes e a vacinação das crianças de 0 a 6 anos. 

Roseana pede socorro ao PMDB após escândalo do presídio-açougue

Por Cláudio Humberto
Acuada, governadora pede socorro para tentar amenizar o desgaste de imagem diante da crise carcerária do estado.
Sob pressão do senador José Sarney (AP), o PMDB fará ato em apoio à governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que está no olho do furacão após massacre no Complexo de Pedrinhas, onde presos foram decapitados em motim. O presidente do partido, Valdir Raupp (RO), e senadores visitarão Roseana na segunda-feira (27) para tentar impedir que ela sofra desgaste semelhante ao de Sérgio Cabral, no Rio.
Além de Raupp, participarão da visita Eunicio Oliveira (CE), Roberto Requião (PR), Vital do Rêgo (PB), João Alberto e Lobão Filho (MA).
Do blog do John Cutrim

23 de janeiro de 2014

Obra de Luis Fernando que custou quase 2 milhões de reais não resistiu a primeira chuva na MA-203

Uma porcaria! Essa é a melhor definição para o serviço imundo da Secretaria de Infraestrutura do estado, liderado pelo pré-candidato ao governo Luís Fernando Silva (PMDB) na MA 203, estrada de acesso ao Município de Raposa.
20140121_140718A Governadora Roseana Sarney (PMDB) tinha prometido no ano passado, durante visita oficial ao Município, a duplicação total da rodovia. Tudo balela! Na prática, quando Luís Fernando e meia dúzia de funcionários do governo vieram armar “tenda/palanque” para anunciar o inicio dos serviços, só apareceu a recuperação do acostamento. Dois palmos de cada lado da rodovia e mais nada.
Os seis quilômetros de asfalto sonrisal – derrete quando em contato com água – não resistiu à primeira chuva da semana passada. A enxurrada levou praticamente todo o acostamento colocado pela SINFRA há menos de dois meses. Mais um prova de uma obra mal planejada e eleitoreira.
Depois do estrago, equipes da Secretaria de Infraestrutura, foram deslocadas para fazer a recuperação da recuperação. Desde a manhã de ontem terça-feira 21/01, ao longo da MA 203, operários estão tirando parte do asfalto, como mostram as imagens e implantado  nova recapagem, tão inútil quando a anterior.
A obra custou aos cofres públicos quase R$ 2 milhões, exemplo de dinheiro público jogado na sarjeta.
A ampla divulgação que a Secretária de Comunicação fez da obra mostra uma realidade totalmente diferente da vivenciada pelos raposenses. Lembre da postagem: Governo Roseana Sarney usa estrutura de “Hollywood” para tentar ludibriar o povo e promover Luis Fernando.
Outro problema no serviço de recuperação do acostamento da MA 203, são os diversos pontos de alagamento ao longo da estrada. Mas essa é outra história…
Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

22 de janeiro de 2014

Feliz aniversário minha Mãe Vicentina.


Minha querida mamãe Vicentina, hoje (22) é seu aniversário, uma data muito feliz para mim, meus irmãos e toda nossa família, pois é o dia em que eu olhamos para você com muito orgulho, com o orgulho de quem é privilegiado por Deus, por ter a graça de ter uma mãe tão adorável e dedicada quanto você.
Mãe, parabéns! Saiba que eu me orgulho muito em ser seu filho, talvez as críticas seja por este fato, por eu ter seguido a risca seus ensinamentos e ter me tornado a pessoa que sou.

Para mim, você é o maior exemplo de mulher. Dedicada, digna, lutadora, honesta. Você foi capaz de enfrentar todos os problema de frente e isso causou inveja àqueles que sempre torceram por seu fracasso. Você foi capaz de lidar com a vida, sempre de maneira corajosa e ao mesmo tempo gentil.
Você é mesmo uma pessoa e uma mãe muito especial. E eu sou uma pessoa de sorte por ter sido gerado por você.
Que Deus lhe abençoe e lhe conceda saúde, paz, e muitos anos de vida, sempre marcados por dias tranquilos e prósperos.

Uma homenagem deste seu filho Jonatas Carlos e dos demais filhos: Cleidiane, Kellen e Carlos, dos netos Gabriel, Mayra, Érika, Emily, Rodrigo, Raíra e Isabelly, da nora Maria José, dos genros Lindon Jhonson e Domingos  e todos os irmãos: Anelina, Gonzaga, Edmundo, Alziro, Sebastião, Antonio, Socorro e Nonato.

21 de janeiro de 2014

Prefeitura de São Mateus é contemplada com caçamba enviada pelo Governo Federal

Prefeito Miltinho e o Secretário Clovis durante entrega da caçamba. Foto Eddy Lemos

Depois de sanar todas as dívidas deixadas pela administração anterior, que somadas superava cinco milhões só em dívidas, São Mateus agora se tornou um município ADIPLENTE e com isso abre as portas através do Prefeito Miltinho Aragão para o GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL enviar as ações correspondentes ao bem estar social da população, e para tanto na última sexta-feira (17) foi entregue ao município uma CAÇAMBA TRUCK num valor estimado em R$ 250.000,00 ( Duzentos e Cinquenta Mil Reais) destinado através do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.
A solenidade de entrega aconteceu no comando da Policia Militar em Caxias onde se fez presente o prefeito Miltinho Aragão acompanhado do Sec. de Agricultura e Pesca Clovis Bernadi, do Engenheiro Agrônomo Dr. Celso Furtado e pelo Assessor e Técnico Agrícola Marcio Santos além de dos motoristas contratados e credenciados pela prefeitura para conduzir o veiculo.
Ainda de acordo com o prefeito Miltinho Aragão depois da entrega de uma maquina retroescavadeira e de uma caçamba, São Mateus ainda vai receber outros veículos e maquinas que se tornarão importantes para compor a frota de veículos da prefeitura, nessa etapa um pouco mais de setenta municípios foram contemplados com o projeto do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e os Municípios que dessa vez receberam caçambas e carro-pipas e que na oportunidade foram entregues pelo Secretário de Infra estrutura do Estado do Maranhão que foi a Caxias representando a governadora do Estado.
Em entrevista com Luís Fernando o mesmo nos informou que o Governo Federal tem até março para entregar o restante de toda a demanda aos municípios do Maranhão com até 50 mil habitantes e que se inscreveram no projeto do PAC2 e para uns outros que decretaram estado de emergência.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Mais um detento é encontrado morto no presídio de Pedrinhas em São Luís

Por Dalvana Mendes

Um detento foi encontrado morto, na madrugada desta terça-feira (21/01), na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, em São Luís. Segundo informações o detento foi encontrado enforcado dentro da cela.
Foi a terceira  morte registrada em 2014 no presídio, que em 2013 registrou 60 mortes, o que levou o complexo a ser apontado pelas entidades como o mais violento do país. Foi também a terceira morte desde que a Polícia Militar assumiu o local, no dia 27 de dezembro.
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) deve se pronunciar oficialmente, nas próximas horas, sobre o caso. O Instituto Medico Legal (IML) já está no local para resgatar o corpo.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

20 de janeiro de 2014

Realizada cerimônia para entrega de certificados de dispensa do serviço militar em São Mateus

Jovens dispensados do serviço militar durante o juramento a Bandeira

Foi realizado na manhã desta segunda-feira em frente a Casa do Cidadão, no centro da cidade de São Mateus, a Cerimônia para entrega de certificados de dispensa de incorporação e compromisso à Bandeira dos cidadãos dispensados da prestação de serviço militar inicial de acordo com o parágrafo 6º, do artigo 107 e com os artigos 216  e 217 do regulamento da Lei do Serviço Militar.
O evento foi abrilhantado pela presença do EXMO. SR. Prefeito Miltinho Aragão, do Secretário Adjunto de Administração, Finanças e Planejamento Junior Lucena, do Vereador Gilvan Moreno, do Inspetor de Trânsito Osiel Lima, do Tenente Exército Hélio Valente, do Inspetor da Guarda Municipal Brandão e outras autoridades além dos diversos jovens que fizeram o juramento a Bandeira e receberam o certificado de dispensa do serviço militar.
Para o Ten. Valente, a realização desta cerimônia militar se torna um fato histórico pra cidade, que tem como objetivo tornar a cidade acessível aos serviço de militares disponível na Casa do Cidadão implantada no atual governo municipal.
Em entrevista, o Prefeito Miltinho falou da satisfação de participar desta cerimônia que antes de mais nada existiu graças a integração de diversos serviços sendo disponibilizados em um único local que é na Casa do Cidadão e aproveitou para falar do convênio assinado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego sobre a emissão on-line de documentos que serão disponibilizados em nossa cidade, ou seja, alguns documentos ao ser solicitados poderão ser entregue na hora para o cidadão, dando mais rapidez no atendimento aos usuários.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Populares bloqueiam BR-316 na altura do Povoado Piratininga após atropelamento de moradores


Por volta das 18h30 de ontem (19) moradores do povoado Piratininga, zona rural de Bacabal, interditaram trecho da BR-316. Para evitar a passagem dos veículos, os moradores atearam fogo em pneus, pedaços e troncos de madeira.
A reivindicação da população é para que seja construído no local, quebra-molas no sentido de evitar que outras vidas sejam ceifadas. E motivos para tanta preocupação têm de sobra, pois em menos de 72 horas duas pessoas foram atropeladas e mortas quando trafegavam naquele trecho da rodovia.
O ajudante de pedreiro morreu ao ser atropelado no momento que trafegava pela pista conduzindo uma bicicleta. Devido ao forte impacto ele veio a óbito ainda no local.
O veículo e o condutor (a) não foram identificados.
Essas mortes somadas às inúmeras que já houve foram a gota d’água para os moradores que até por volta das primeiras horas da madrugada dessa segunda-feira (20), estavam irredutíveis. Mesmo com a presença da Polícia Militar, apenas ambulâncias e viaturas policiais tinham a passagem liberada. Todos os demais veículos, como, ônibus e caminhões estavam impedidos de seguir viagem.
Ajudante de pedreiro atropelado e morto tarde de ontem

Com informações do Blog do Sergio Matias

17 de janeiro de 2014

Tornozeleiras será uma das medidas alternativas para internos provisórios

Por Ismael Araújo

Na tarde de ontem, o desembargador Froz Sobrinho, membros da Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ) estiveram reunidos para definir medidas alternativas para internos de Pedrinhas, sendo que uma delas é o uso das tornozeleiras.
O encontro ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), na Areinha. Um dos pontos discutidos foi à quantidade de tornozeleiras para presos provisórios e quem ficará responsável pela instalação. Segundo Froz Sobrinho, que é coordenador-geral da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Poder Judiciário, os integrantes do Ministério da Justiça ficarão encarregados de trazer os equipamentos ao estado, mas até o momento não sabe a quantidade.
O magistrado também informou que não concorda que essa medida seja aplicada a qualquer preso. 

Novos presídios
O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchoa, falou em entrevista a uma emissora local que vai solicitar a Justiça um prazo maior para a construção dos novos presídios no Maranhão, pois o período de 60 dias não tem como terminar as obras sendo que muitas já estão em andamento. Como ainda mais tempo para resolver a nomeação dos aprovados para agente penitenciário no último concurso. “Estamos cumprindo os prazos do edital do concurso e todas as etapas estão no tempo certo”, frisou.
A decisão saiu na última segunda-feira, assinada pelo juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís, Manoel Matos de Araújo, em resposta à crise carcerária do estado. De acordo com a decisão, o governo deve construir novos presídios e reformar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas sendo que o descumprimento de cada uma das decisões será punida com uma multa diária de R$ 50 mil. Além disso, o magistrado fixou um prazo de 30 dias para que todos os candidatos aprovados no concurso de agente penitenciário sejam nomeados.

16 de janeiro de 2014

Diocese de Coroatá completa 3 anos da perda de Dom Reinaldo



Na madrugada do dia 16 de janeiro de 2011, o Bispo de Coroatá, Dom Reinaldo Pünder faleceu em sua residência, vítima de câncer no pâncreas, diagnosticado desde 2009. Nesta quinta feira (16/01) faz exatos três anos de sua morte. O Bispo de Coroatá foi relevante para solidificação da diocese e para o crescimento da cidade. Não por acaso esta data é lembrada com carinho por todos.

Dom Reinaldo não ficou conhecido apenas por sua vida dedicada à evangelização. Ele jamais deixou de lado sua responsabilidade social como líder da igreja, foi assim quando mediou conflitos de terra entre latifundiários e trabalhadores rurais. O ‘eterno’ Bispo de Coroatá também deixou sua marcar pela simplicidade e humildade sempre presente em sua vida.


Biografia de Dom Reinaldo Pünder

Nascido em Berlim (Alemanha), no dia 12 de janeiro de 1939, Dom Reinaldo Pünder foi ordenado sacerdote em 10 de outubro de 1964, em Roma (Itália). Sua nomeação episcopal aconteceu em 14 de maio de 1978 e a ordenação em 29 de julho de 1978. Dom Reinaldo Pünder foi o 1º bispo diocesano de Coroatá desde 1978.

Como bispo diocesano de Coroatá foi responsável pela Pastoral Vocacional do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) e depois Nordeste 5 (Maranhão); responsável pelo Setor Leigos no Regional Nordeste 5; membro da Comissão do Seminário Interdiocesano São Luís; responsável pela Pastoral da Juventude e pela Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste 5.

É de sua autoria o escrito “Kirche-Laie-Welt” (sobre a missão do leigo no mundo), tese de doutorado.

Do blog Coroatá On-line

Dilma se reúne com Ministro da Justiça para discutir crise no Maranhão

A presidente Dilma Rousseff se reúne nesta quinta-feira (16) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O encontro está marcado para as 15h, no Palácio do Planalto.
Eles devem avaliar os desdobramentos da crise no sistema penitenciário do Maranhão. Outro assunto que deve ser discutido é a entrada ilegal de novos haitianos no Acre, pela fronteira com o Peru.
Nessa quarta-feira (15), um mutirão judiciário começou um levantamento sobre a situação dos presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Cinco salas foram reservadas no Fórum de São Luís para os trabalhos, que reúnem 22 juízes, 28 promotores de Justiça e 21 defensores públicos do estado.
O objetivo é identificar presos temporários ou que já cumpriram suas penas e podem ser colocados em liberdade. O mutirão também pretende fazer um levantamento dos presos de menor periculosidade, que podem receber penas alternativas ou serem colocados em liberdade condicional com o uso de monitoramento eletrônico.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

15 de janeiro de 2014

Em São Mateus, vereador dá mau exemplo, não obedece Guarda Municipal e por pouco não atropela pedestre

Vereador, motoqueiro e bregueiro Mário Veras do PT. Foto Jonatas Carlos

Quando ainda adolescente, já ouvia falar que São Mateus era uma terra de muro baixo, onde pessoas que mal consegue um cargo político já se acha o "ban-ban-ban", é exatamente a cena protagonizada pelo vereador de oposição, motoqueiro e também cantor bregueiro Mário Veras do PT que por muito pouco não conseguia se eleger. Toda a confusão foi por conta do vereador ser contra o decreto municipal 001/14 que visa controlar o tráfego de veículos no centro da cidade de São Mateus, decreto este aprovado pela maioria da população.

Entenda o caso
Ontem terça-feira recebi dezenas de ligações e mensagens dando conta de que o vereador ao trafegar em sua motocicleta na BR-135 em frente as agências bancárias, recebeu a ordem de parada por um Guarda Municipal através da gesticulação do braço levantado, acompanhado do som de um apito – dois silvos breves para que uma senhora de idade e um homem acompanhado de duas filhas menores cada uma agarrada em um dos braços pudessem atravessar a Rodovia com segurança, atividade comum feita pela Guarda Municipal para facilitar a passagem de pedestres, porém sem ao menos possui uma habilitação, o vereador desrespeitou o guarda e avançou sem dó nem piedade, porém foi parado por um dos guardas municipais que ao interrogá-lo percebeu se tratar de um vereador e tratava justamento do bregueiro. Mário Veras foi logo disparando que aquela ação estava errada, que ele não poderia ser impedido de transitar, o Guarda Municipal por sua vez de forma educada e com base em seus conhecimento no Código Brasileiro de Trânsito - CTB respondeu ao vereador, que ao perceber o sinal dado pelo agente, deveria ter parado de imediato, pois naquele trecho haviam pessoas inclusive idosos que estava aguardando para atravessar e que por pouco o vereador não causou um acidente pelo fato de não ser habilitado e por consequência não conhecer as regras do CTB, ou seja além de protagonizar uma cena lamentável, o vereador teve que se contentar com o vexame que passou aos olhos de dezenas de pessoas que assistiram a lamentável cena.

Por sofrer da falta de conhecimentos relacionados ao Código Brasileiro de Trânsito o blogue aproveita para prestar esclarecimentos ao vereador Mário Veras do PT
Após a classificação dos sinais de trânsito, constante do artigo 87, o Código de Trânsito apresenta, dentre os sinais existentes, qual é a ordem de importância entre eles, estabelecendo uma precedência às ordens dadas pelo agente que orienta o trânsito. NO Art. 89 que trata da sinalização de trânsito, fala que a sinalização terá com ordem numero um, as ordens do agente sobre as normas de circulação e outros sinais. 
Tal condição confere a este profissional uma ampla autonomia, para, inclusive, se sobrepor aos sinais de trânsito, ou seja, em atividade um guarda é superior a todas os tipos de sinalizações regularmente implantadas inclusive às normas de circulação constantes do Código de Trânsito, isso porque por trás do Decreto Municipal que visa melhor o tráfego de veículos há um interesse público a ser preservado, atentando-se aos princípios constitucionais da Administração pública, constantes do artigo 37 da Constituição Federal – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
O artigo 195 do CTB estabelece a infração de trânsito decorrente da desobediência às ordens do agente de trânsito, como é o caso do avanço do sinal de parada obrigatória que no caso relatado foi representado pelo braço levantado do Guarda Municipal, e acompanhado pelo som de apito – dois silvos breves, conforme Anexo II do CTB), pois, neste caso, a infração será a constante do artigo 208.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Ameaça: Presos defendem a saída da Governadora do Estado, caso contrário uma rebelião geral irá acontecer.

roseana-sarney--pmdb---governadora-do-ma-e-candidata-a-reeleicao-1364911025353_300x300Ao falar ao vivo diretamente do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, em entrevista, nesta terça-feira (14), ao programa do radialista Silvan Alves, na rádio Difusora AM, um preso, que não quis se identificar, disse que a governadora Roseana Sarney (PMDB) ordenou que presos, de facções rivais, fossem colocados juntos para que houvesse chacina entre detentos no presídio.
“A ordem dela é pra jogar nos blocos pra se matarem. A Roseana Sarney não está ligando para ninguém, quer saber é dela. Então tem que tirar é essa mulher daí. Uns e outros cabras que ficam correndo com ela”, disse, por telefone, o preso, que reclamou da comida servida em Pedrinhas e do tratamento ruim da Polícia Militar e da Força Nacional à parentes de presidiários durante as visitas.
Em nome dos outros presos, ele pediu a presença, em Pedrinhas, do juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Douglas Martins, responsável pelo relatório sobre a situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, o advogado Luís Antônio Pedrosa para que seja relatada a situação da penitenciária aos dois.
Caso não sejam tomadas providências, garante que haverá uma rebelião geral. “Se não vier o doutor Douglas ou o doutor Antônio Pedrosa pra conversar com nós presos aqui, nós vamos é quebrar geral, quebrar é tudo. Vai quebrar é todas as cadeias geral. Vamos entrar em contato com as outras cadeias e o bagulho vai ficar é doido”, ameaçou o bandido, ao finalizar os mais de dez minutos de conversa, por celular, com a emissora de rádio.
Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

14 de janeiro de 2014

Maquiagem: Deputados e Senadores acusam Governo do Estado de maquiar Presídio de Pedrinhas durante visita

Chegada dos senadores no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Foto: Tribuna do Norte

Sem ingressar na mais perigosa das oito unidades do Complexo de Pedrinhas, em São Luís, a Comissão de Direitos Humanos do Senado fez ontem à tarde uma visita marcada por denúncias de maquiagem por parte do governo do Maranhão. Enquanto a comitiva circulava por uma área em reforma, a reportagem foi a outro setor do presídio onde os detentos reclamaram de maus-tratos e superlotação. Após a visita e uma reunião com a governadora Roseana Sarney (PMDB), a comissão deixará o Estado sem anunciar nenhuma medida prática. A presidente do órgão, senadora Ana Rita (PT-ES), afirmou que voltará a Brasília “preocupada” e que o assunto será discutido pelos parlamentares no Senado..
Deputados Federais maranhenses também acusam o governo do Estado de maquiar as unidades visitadas pela Comissão de Direitos Humanos de Senado. “Visitei muitos presídios no Brasil e vi muito isso: maquiagem”, disse o deputado federal Domingos Dutra (Solidariedade). “Nós demos sugestões de visita ao Centro de Detenção e ao Presídio São Luís 2, que estão em situações graves, mas a direção do presídio fez outra programação e diz que, se os vereadores forem a esses locais, podem incentivar uma rebelião”.
Presos ouvidos pela imprensa afirmaram que vários detentos de celas superlotadas foram transferidos antes da visita dos parlamentares. O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) afirma que os presos das alas mais problemáticas estão fazendo greve de fome. “A intervenção é o melhor caminho para que a gente possa voltar ao normal aqui dentro”, afirmou. A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa afirma ter sido barrada novamente.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

13 de janeiro de 2014

Decreto Municipal que dispõe sobre a organização do trânsito já está em vigor em São Mateus

Guarda Municipal realizando controle no tráfego de veículo.

Já está em vigor, a partir desta segunda-feira (13) o trabalho de organização do trânsito na Av. Antonio Pereira Aragão e nas margens paralelas à BR-135 no centro comercial da cidade São Mateus do Maranhão em atendimento ao Decreto Municipal 001/2014. Em uma rápida passagem com nossa equipe de reportagem, constatamos guardas municipais apostos em pontos estratégicos das avenidas orientando condutores quanto ao sentido do tráfego, locais de estacionamento e ajudando pedestre na travessia da BR.

Com a organização do trânsito no centro da cidade, as avenidas agora ficaram mais trafegáveis, facilitando acima de tudo a vida de condutores e pedestres que contam agora com mais espaço para se locomoverem.

Veículos agora são estacionados à esquerda da avenida

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Agora lascou! Roseana Sarney é alvo de pedido de impeachment pelo caso Pedrinhas

Leonardo Sakamoto

Um pedido de impeachment da governadora do Maranhão Roseana Sarney será protocolado, nesta terça (14), pelo Coletivo de Advogados em Direitos Humanos, na Assembleia Legislativa do Estado. De acordo com Eloísa Machado, advogada do coletivo, a governadora praticou crime de responsabilidade ao não impedir a violência no complexo penitenciário de Pedrinhas.
“As graves violações de direitos humanos que ocorreram em Pedrinhas não são um acidente, um acontecimento imprevisível. Os episódios de grave violência já haviam sido constatados, em 2011, pelo Conselho Nacional de Justiça, que avisou a governadora que as coisas precisavam mudar com urgência'', afirma Eloísa, que também é professora do curso de direito da FGV-SP. ''Nestes casos, falta de vontade política é crime de responsabilidade. A governadora deve ser responsabilizada politicamente pela sua inabilidade em impedir, prevenir e reparar essas violações de direitos humanos.''
Punição por crimes de responsabilidade são mais comuns em casos de corrupção e malversação de recursos públicos. De acordo com a advogada, a ideia de promover a responsabilidade política dos  governantes por violações de direitos humanos é ainda pouco explorada. “Nossos governantes não são intocáveis. Acredito que a Assembleia Legislativa do Maranhão estará atenta aos reclamos da sociedade maranhense e do Brasil como um todo. Afinal, este é o seu papel.''
O Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (Cadhu) é uma articulação composta por advogados e profissionais que procuram promover os direitos humanos em ações estratégicas de grande impacto. Toda a sua atuação é feita de forma pro bono. Criado em 2013, congrega advogados experientes na defesa de direitos humanos e conta, hoje, com mais de 20 colaboradores.
O coletivo pede que a Presidência da Assembleia determine, no prazo de 15 dias, a criação de uma comissão especial, com observância da proporcionalidade partidária, com a finalidade de emitir parecer sobre a representação, a procedência da denúncia pelo crime de responsabilidade e a suspensão de Roseana Sarney do cargo de governadora. E, por fim, seu impeachment.

7 de janeiro de 2014

Em São Mateus: Um dos homens mais velhos do mundo comemora 109 anos em grande estilo


Nascido em 5 de janeiro de 1905, o piauiense Manoel Ângelo da Silva, o popular Manuzinho, decidiu hà muitas décadas escolher a cidade de São Mateus do Maranhão para construir família, hoje o centenário Manuzinho mora na comunidade rural Alto Grande distante em média de 16km da sede do município, apesar da idade Manuzinho ainda caça, faz roça e se quer usa óculos para executar qualquer que seja a atividade. Quanto aos casamentos, já está no terceiro, todos já lhe rederam 20 filhos, todos estão vivos e puderam ao lado de autoridades políticas da cidade comemorar no ultimo domingo (5), mais uma primavera, desta vez em grande estilo, tudo por que o prefeito municipal Miltinho Aragão ofereceu uma grande festa para comemorar a data, afinal, não é todo dia que temos a alegria de comemorar o aniversário de 109 de um morador tão ilustre da nossa cidade como é  o caso do Sr. Manoel Ângelo da Silva.
 Seu Manuzinho e esposa ao lado do prefeito Miltinho