31 de dezembro de 2013

Em última pesquisa do ano, Flávio Dino tem 53,4% dos votos e Luis Fernando 20,5%


Flávio Dino x Luis Fernando
O Instituto Conceito realizou mais uma rodada de pesquisa para avaliar a preferência do eleitorado maranhense e apresentar como está o cenário político na disputa pelo governo do estado. De acordo com os números, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B) lidera a disputa e mantém ampla vantagem sobre os adversários. O levantamento aponta que na pesquisa estimulada o comunista teria 53,4% dos votos, seguido por Luís Fernando (PMDB) que aparece com 20,5%. A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) teria 7% dos votos e Hilton Gonçalo (PDT) soma 6,2%. Esta é a primeira vez que o Instituto realiza a simulação com inclusão do nome da presidente do PPS.
Aqueles que votariam nulo somam 4,1% e outros 8,8% ainda não sabem em quem votar ou não responderam ao questionário. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.
O levantamento de campo foi realizado entre os dias 06 e 12 de dezembro. O Instituto Conceito adotou amostra estratificada por cotas, com o total de 1940 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto de 38 municípios escolhidos de forma aleatória, porém incluindo as quinze cidades mais populosas do estado.
Espontânea
No quesito em que não é colocado nomes para o entrevistado, o presidente da Embratur, também lidera a pesquisa com 37,5%, seguido por Luís Fernando com 10,1%, depois é citado que o “candidato de Roseana” 5,3%, Eliziane Gama aparece com 2,8% e Hilton Gonçalo tem 1,4%. Ainda são citados na pesquisa: Edson Lobão (PMDB) 1%; João Castelo (PSDB) 0,6%; Zé Reinaldo (PMDB), João Alberto (PMDB) e Tadeu Palácio (PPS) todos com 0,3%, ainda são citados Marcos Silva (PSTU) com 0,2% e Dutra e Roberto Rocha 0,1%. Nenhum 0,6% e Não sabem ou Não responderam 39,7%.
Rejeição
O candidato da governadora Roseana Sarney lidera o índice de rejeição nas eleições 2014, de acordo com a pesquisa do Instituto Conceito. O levantamento aponta que na pesquisa estimulada quando é feito a seguinte pergunta: “Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum para governador do Maranhão?”, Luís Fernando tem 38,9% da rejeição, seguido de Flávio Dino 21,6%, não sabem ou não responderam somam 39,5%.

29 de dezembro de 2013

Um tiro no próprio pé: vice-prefeito Rogério Garcia anuncia rompimento com o governo municipal e sai atacando quem viu pela frente



Vice-prefeito reclama da falta de privilégios, rompe com o governo e mostra seu ódio à famílias tradicionais da cidade

Para mim não foi nenhuma surpresa o anuncio dado pelo próprio vice-prefeito da cidade de que estaria rompendo com o governo, isso não foi novidade dado ao total despreparo e falta de equilíbrio emocional e político que muito falta no Rogério.

Se não vejamos, enquanto a humanidade vive um momento de confraternização, dado a passagem de natal e as proximidades da chegada do ano novo, onde ficamos mais sensíveis ao próximo, o Rogério Garcia que ainda tem coragem pra dizer que é um homem de Deus, aproveitou para de público externar o seu ódio para com famílias tradicionais da cidade, que ao contrário dele, tem história que orgulha nossa cidade, pois são pessoas que sempre viveram aqui participando ativamente da história desta cidade que no mínimo deveriam ser respeitadas, pois não chegaram aqui em nossa cidade de paraquedas, muito menos realizaram benefícios com fins eleitoreiros.

Rogério se achando “o homem de Deus’’ sem pudor e respeito atacou a família Boueres que desde o início da fundação de nossa cidade teve participação na política, no comercio e na vida social de nosso povo, em um total despreparo antes nunca visto por um político, saiu destilando seu veneno raivoso contra o Henrique Boueres, filho do saudoso Sr. Maninho que a poucos dias nos deixou e que sendo morador do bairro Piqui muito contribui com nossa história, a este ainda fez a seguinte indagação: "... quem é esse Henrique?" (só sendo mesmo alguém que não conhece nossa cidade e tomado pelo ódio para fazer uma indagação desta), ainda atacou Cássio Boeres e Soliene Boueres, o primeiro é comerciante bem sucedido e atualmente secretário municipal de administração, finanças e planejamento da cidade e a segunda é vereadora já em seu terceiro mandato, ambos, são filhos de uma das figuras mais ilustres da cidade que é o senhor Adolfo, morador na Avenida Piqui que já exerceu o cargo de vereador presidente da Câmara e ainda vice-prefeito de São Mateus, não satisfeito, saiu atacando Ana Paula e a Alda Miranda Aragão, que mesmo tendo o sobrenome igual ao do prefeito não tem nenhum grau de parentesco, atacou Jr. Lucena um jovem que saiu da base da Igreja Católica e que já exerceu o cargo de vereador e que assim como os anteriores é um são-mateuense nato, ainda muito zangado continuou atacando o vereador Gessé Soares outro parlamentar que já tem em seu currículo vários mandatos e a cada nova eleição é um dos mais votados na cidade sem contar que é uma outra família tradicional da cidade que muito orgulha nossa história por serem colaboradores no desenvolvimento agrícola de São Mateus, sem contar que este já exerceu o cargo de professor no antigo SESC onde hoje está sendo edificado o prédio do TRE  a atualmente é um dos contadores contábeis mais experientes de São Mateus, atacou o vereador Gilvan Moreno ainda descontrolado apontou sua 'metralhadora' para o universitário estudante de jornalismo Jonatas Carlos que vem sendo uma revelação no jornalismo como blogueiro e repórter com colunas escritas em portais nos Estados do Maranhão, Piauí e DF e tem suas notícias veiculadas em mais de 80 rádios comunitários no interior do Maranhão através da Central de Noticias, filho de uma família humilde que chegou nos anos 70 em São Mateus tendo como mãe a conhecida senhora Vicentina uma das fundadoras do PSB em São Mateus, líder sindical  a mais de 30 anos e que tem uma história que causa inveja ao próprio Rogério Garcia.

Sem uma justificativa convincente Rogério Garcia afirmou em alto e bom som que contra estes acima tem todas as armas possíveis de se imaginar para derrotá-los, fato que por se só configura além de ameaça, além de um total despreparo.

No entanto não poupou críticas ao prefeito a quem dia desses chamava de 'meu prefeito', porém em meio à entrevista deixou claro que abandonou o governo por não ter seus caprichos pessoais com dinheiro público, atendidos e culpou os citados acima por impedir que o Prefeito Miltinho Aragão lhe rendesse tais regalias como, por exemplo, uma cota de combustíveis para uso pessoal como o mesmo citou.

Mas voltando ao inicio da conversa, quando citei que para mim não foi nenhuma surpresa a saída do Rogério do Governo, o que mais me chamou a atenção foi a música que abriu a entrevista, uma canção na voz de Leandro e Leonardo que entre outras frases cita: "Eu não sei mesmo quem sou, nesta falta de carinho, por não ter um grande amor, aprendi a ser sozinho... pra onde o vento me levar..." e de fato foi essa a mensagem passada ontem pelo vice-prefeito no momento em que anunciou o rompimento com o governo municipal.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

19 de dezembro de 2013

Esse aí bebeu! Maradona diz que Argentina vencerá Brasil na final da Copa

Da Folha de São Paulo
Craque da última conquista mundial da Argentina, em 1986, Diego Maradona afirmou, nesta quarta-feira, que seu país conquistará a Copa de 2014 contra os donos da casa no Maracanã.
“O [êxito] de 86 vai se repetir e será no Brasil. A Argentina será campeã do mundo”, opinou o ex-jogador. Ele, entretanto, disse que sua seleção terá dificuldades contra os brasileiros. “Vai ter que lutar contra os morenos. Estão terríveis”.
O ídolo argentino também avaliou outros candidatos ao título do próximo ano. “Alemanha e Holanda estão muito bem. A Itália, não tanto. E a Espanha está se entediando com seu próprio toque. Chega e chega, porém não finaliza”, disse.
Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

17 de dezembro de 2013

Flávio Dino lidera com mais de 55% entre eleitores de todos os presidenciáveis


A maioria dos eleitores de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) também votarão em Flávio Dino (PCdoB), é o que mostra o cruzamento dos dados da pesquisa Amostragem/JP divulgada no dia 1º de dezembro. O pré-candidato do PCdoB a governador do Maranhão possui a preferência entre o eleitorado dos três principais presidenciáveis.
imagesOs dados divulgados pelo Jornal Pequeno em relação à última pesquisa eleitoral que abrangeu 40 municípios de todas as regiões do Maranhão mostram que, entre os eleitores de Dilma Rousseff, Flávio Dino tem 56,12% dos votos. Ele é seguido pelo pré-candidato do grupo Sarney, Luis Fernando (PMDB), que receberia 17,17% dos votos destinados a Dilma Rousseff. Neste cruzamento, Eliziane Gama (PPS) teria 7,52% entre eleitores desse setor. Brancos e nulos somam 5,16% e não sabem/não responderam, 14,03%.
Entre os eleitores do tucano Aécio Neves, Flávio Dino também tem a preferência da maioria. O pré-candidato do PCdoB teria 59,49% dos votos maranhenses destinados a Aécio Neves; Luis Fernando, 13,29% e Eliziane Gama, 8,86%. Brancos e nulos (7,59% e não sabem/não responderam, 10,76%).
Quando são analisados os eleitores de Eduardo Campos, a diferença amplia em relação aos demais presidenciáveis. Neste setor do eleitorado, Dino possui 60,68% de preferência contra 17,95% de Luis Fernando Silva e 13,68% de Eliziane Gama. Brancos e nulos são 2,56% deste segmento e não sabem/não responderam, 5,13%.
flavio eduardo camposEste cruzamento parte de um resultado geral apresentado pelo Jornal Pequeno na edição do dia 1º de dezembro. Na disputa pelo governo do Estado, a pesquisa apontou que Flávio Dino lidera a disputa com 55,85% das intenções de voto, seguido de Luís Fernando com 16,54%. Eliziane Gama apareceu com 8,15% das intenções de voto. Nulos e brancos somam 5,77% e não sabe/não quis responder 13,69%.
O Instituto Amostragem entrevistou 1.300 eleitores em todas as regiões do estado, passando por 40 municípios. A margem de erro é de 2,66 pontos percentuais para mais ou para menos.
MÉTODO
Estes números são alcançados quando são cruzados os dados dos entrevistados que declararam votar em cada presidente e em cada candidato a governador. Na entrevista feita com cada eleitor, ele responde em que presidente e em que governador votaria. Desse cruzamento é possível saber qual a preferência do eleitorado de cada presidenciável em relação aos pré-candidatos a governo do Maranhão.
Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Rebelião em Pedrinhas deixa quatro mortos nesta terça-feira


Mais uma rebelião estoura no Centro de Detenção Provisória (CDP), localizado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no início da manhã desta terça-feira (17/12), a causa do motim teria sido influenciado por rivalidade entre integrantes da mesma facção criminosa, deixando três captados e outro esfaqueado.
Segundo informações da Secretaria da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) do Maranhão, a rebelião começou no Pavilhão Gama, causado por integrantes da mesma facção, o motim causou quarto mortes. Os nomes ainda não foram divulgados.
O controle da rebelião foi feito por agentes do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), com o apoio de agentes da Força Nacional de segurança. A investigação está por conta da Delegacia de Homicídios, que já tem agentes no local. Contando ainda com as equipes do Instituto de Criminalística (Icrim) e do Instituto Médico Legal (IML).
No último fim de semana, a segurança interna da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas evitou mais uma fuga em massa ao descobrirem um túnel no bloco D, cela 4 da Unidade Prisional. A fuga de pelo menos 90 presos foi evitada. Dois detentos foram surpreendidos dentro do túnel, que já tinha iluminação, além de conexão com 3 celas. Esta foi a quinta fuga evitada após a nova direção da Unidade assumir o comando.
Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

11 de dezembro de 2013

Secretaria da Mulher de São Mateus ganha um veículo 0KM

Secretaria Estadual ao lado da equipe da Secretaria Municipal da Mulher de São Mateus durante entrega do veículo.

Graças há um intenso trabalho junto as mulheres de nossa cidade, a Secretaria Municipal da Mulher acaba de ser contemplada com um veículo modelos Duster.
Para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, nesta terça-feira (10), quando foi encerrada Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher”, a governadora Roseana Sarney fez a entrega de 20 carros para Prefeituras Municipais que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). A solenidade, realizada no Palácio dos Leões, com presença da secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, teve 1 minuto de silêncio em reverência ao líder mundial e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela.
A secretária Municipal Sra. Millete Aragão destacou a ação do Governo Federal e Estadual em contribuir com o fortalecimento das ações já desenvolvidas pela secretaria em São Mateus. "Ficamos muito felizes em saber que nosso trabalho está sendo reconhecido, isso é uma prova de que estamos no caminho certo" destacou Millete Aragão.


A GovernadoraRoseana Sarney destacou que as viaturas vão ajudar no trabalho a ser realizado pelos municípios no combate à violência contra pessoas do sexo feminino. “É importante formalizar a entrega desses veículos, dialogar com os gestores municipais, além de equipar as secretarias, criando uma rede de proteção integrada às mulheres vítimas de violência”, ressaltou a governadora.
Na solenidade, a secretária Catharina Bacelar anunciou que outros 22 municípios estão sendo beneficiados com a entrega dos kits mobiliários para as OPMs. Cada kit contém mesas, cadeiras de escritórios, gaveteiros, armários, arquivo em aço, computador com processador, impressora a jato a tinta colorida, câmara digital e filmadora data show, caixa de som, microfone, nobreak e tela de projeção retrátil.

9 de dezembro de 2013

Prefeito Miltinho convoca novos candidatos classificados em concurso público



O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO/MA, convoca os candidatos classificados no Concurso Público nº 001/2009, Homologado pelo Edital nº 007/2009 de 07 de dezembro de 2009, obedecendo ao critério da ordem de Classificação, para os cargos de MÉDICO CLÍNICO GERAL, ENFERMEIRO GENERALISTA, ZOOTECNISTA, TECNÓLOGO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA, PRO-FESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA E PINTOR, para comparecem na Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento,Setor Pessoal (RH) a fim de tratarem de assunto de seus interesses no prazo de 30 (trinta) dias, a partir da data de publicação deste Edital.
           
CARGO: MÉDICO CLINICO GERAL
ORD    INSC    NOME
01    0022038    MOISES CARVALHO
02    0020028    PENTECORTE NUNES DE OLIVEIRA

CARGO: ENFERMEIRO GENERALISTA
ORD    INSC    NOME
01    0002529    CARLIANA SAMPAIO PORTELA

CARGO:  ZOOTECNISTA
ORD    INSC    NOME
01    0025207    THIAGO HENRIQUE VERAS E SOUSA

CARGO: TECNÓLOGO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA
ORD    INSC    NOME
01    0022944    WANDERSON TEIXEIRA PAULO
02    0020022    KLINGER GOMES RIBEIRO
03    0004255    RICARDO ROMULO DE JESUS SALOMAO PESSOA

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
ORD    INSC    NOME
01    0024742    HELENA DA COSTA BEZERRA
02    0021606    ANTONIA CLEIA FERNANDES
03    0024643    NESITA DE SOUSA CARVALHO
04     0005099    AUREA KARLA NASCIMENTO ARAGÃO

CARGO: PROFESSOR DE GEOGRAFIA
ORD    INSC    NOME
01    0021405    RAPHAEL CABRAL SCHLIEBE
02    0025557    ANADEGY TIBURTINO LIMA
03    0004331    AMALIA OLIVEIRA BARROS SILVA

CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA
ORD    INSC    NOME
01    0027303    FRANCINALDO RICHELE SOUZA
02    0020537    TIAGO CRUZ ALENCAR
03    0004203    JOSÉ BENEDITO BATISTA CHAVES

CARGO: PINTOR
ORD    INSC    NOME
01    0000640    JONAS MENESES DOS SANTOS
02    0000839    FRANCISCO DAS CHAGAS LOPES FERREIRA
03    0001972    JONES DA SILVA PORTELA
04    0000122    ALAN BEZERRA DA ROCHA


Gabinete do Prefeito do Município de São Mateus do Maranhão, Estado do Maranhão, em 06 de Dezembro de 2013.


HAMILTON NOGUEIRA ARAGÃO
Prefeito Municipal

7 de dezembro de 2013

Prefeito Miltinho inaugura novas instalações do Ponto do Café no mercado da cidade

O prefeito Miltinho Aragão inaugurou na manhã deste sábado(7) às novas instalações do Ponto do Café, local onde diversas mulheres trabalham e vendem o tradicional cafezinho da manhã à população, uma ampla reforma, era uma antiga reivindicação das empreendedoras que ali trabalham, que agora podem desfrutar de um novo ambiente totalmente reformado, o prefeito esteve acompanhado de vereadores, secretários municipais, assessores e pode conversar de pessoalmente com cada empreendedora.
Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.
O prefeito aproveitou para distribuir prêmios às comerciante do Ponto do Café e foi ovacionado por todas que agradeceram pelas melhorias feitas na infraestrutura do local, cumprindo assim uma promessa feita ainda durante a campanha.
Prefeito distribui prêmios as comerciantes

 
 Prefeito conversa com as empreendedora e garante novas melhorias ao longo do seu governo

5 de dezembro de 2013

Dia histórico! Guardas Municipais são formados em São Mateus.

Momento do hino nacional

Muita emoção na formatura da Guarda Civil Municipal de São Mateus na tarde de ontem (4). Após sete meses de intenso treinamento 30 homens e mulheres que compõem a Guarda Civil Municipal de São Mateus do Maranhão foram formados. O público presente tomou conta praça em frente ao Colégio Municipal José de Senna Rosa. Uma verdadeira demonstração de civismo com a população reconhecendo a importância do serviço de segurança que este batalhão prestará aos munícipes de São Mateus.
Autoridades presentes a formatura
O Prefeito Miltinho Aragão (PSB) recebeu para a solenidade um grande público e as presenças do Padrinho da corporação, o empresário e militar da reserva do exército Brasileiro Dr. Zildene Falcão, O Exmo. Juiz da Comarca de São Mateus Dr. Marco Aurélio, o promotor da comarca Dr. Clodomir Bandeira, o presidente da Câmara de Vereadores Ver. Irapoã Brandão, militares da PM e Corpo de Bombeiro, Guardas Civis de Codó, pastores evangélicos, vereadores, secretários municipais, diversas lideranças comunitárias e milhares de pessoas.
A solenidade teve início com a apresentação dos formandos pelo comandante da Guarda Civil Municipal Gilvan Alcântara.
Os guardas civis municipais foram convocados depois de terem esperados mais de três anos após terem feito o concurso público, no entanto o prefeito Miltinho Aragão ao assumir a gestão, se empenhou ao máximo para que a Guarda Municipal fosse implantada e pudesse juntamente com as Polícias Civil e Militar melhorar ainda mais a segurança da cidade. Em apenas 11 meses de governo, o prefeito Miltinho entra para a história do município ao colocar de uma só vez a disposição da comunidade 30 homens e mulheres que trabalharão 24h combatendo a criminalidade na cidade, gesto nunca feito em gestões anteriores.
Nesta sexta-feira (6) o prefeito Miltinho acompanhado de vereadores e secretários de governo irá inaugurar as novas instalações do Ponto do Café próximo ao mercado central às 7h da manhã.

2 de dezembro de 2013

LUTO: Morre o Clemilton do Grupo Chocolate

Vimos aqui comunicar o falecimento de um dos mais ilustres músicos de São Mateus, bastante conhecido por suas tocadas em seresta nas noitadas de São Mateus da década de 90, Clemilton, mas conhecido como Chocolate faleceu na tarde de hoje (02) vítima de uma doença ao qual o mesmo lutava pela recuperação a vários anos.
Seu corpo está sendo velado na sua residência na Rua Pindaré próximo ao cruzamento com a Rua do Esporte, no centro da cidade, o sepultamento está previsto para ocorrer nesta terça-feira (3).
Clemilton viveu boa parte de sua vida dedicado ao grupo de seresta mais tradicional da cidade, o Grupo Chocolate, se apresentava na maioria das vezes com um adereço sobre a cabeça estilo regueiro com umas tranças. Tinha um repertório impecável e agradava a todos os amantes de uma boa seresta. Para aqueles que tiveram a oportunidade de lhe conhecer, resta a saudade de um ser humano que soube ser feliz, fazendo o que mais gostava.
Fica nosso pesar a toda a família deste grande guerreiro.