22 de novembro de 2013

Prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiro implantam projeto Bombeiro Mirim em São Mateus

Bombeiros Mirim de Arari presentes no evento. Foto Ademir Morais

A Prefeitura de São Mateus em parceria com o Corpo de Bombeiro do Maranhão implantaram na cidade o projeto Bombeiro Mirim, a aula inaugural do projeto ocorreu no auditório do Colégio São Francisco no dia 16/11 e contou com a participação do Prefeito Miltinho Aragão, do representante do comandante do Corpo de Bombeiro Major Hilton, Tenente Coronel Alves, Cabo Chagas, Tenente Érica, do padrinho do projeto em São Mateus Dr. Zildene Falcão (empresário e militar da reserva do Exército Brasileiro), de vereadores, secretários municipais de governo, Mayra Gomes (Banda Sedução) além de diversos militares, pais e alunos.
Para o prefeito Miltinho, a implantação deste projeto é de grande importância social: "Fico muito feliz em poder contribuir com esta parceria junto ao Corpo de Bombeiro do Maranhão, a vinda deste projeto vai livrar muitas crianças e adolescentes de entrarem no mundo das drogas, ou seja, é mais uma ocupação para esta garotada que irá aprender diversas atividades bombeiro-militar, em contrapartida estamos investido desde os primeiros meses de governo no esporte, pois julgamos importante criar e incentivar ações esportivas que impeça nossos adolescentes e jovens entrarem no mundo das drogas" destacou o prefeito.
Em entrevista ao blog SÃO MATEUS EM OFF o cabo Chagas, coordenador do projeto em São Mateus, falou da implantação do projeto na cidade: “Nosso objetivo maior é criar alternativa de ocupação saudável no enfrentamento da violência e do usos de drogas por adolescentes”.
Para o padrinho do projeto o Dr. Zildene Falcão é mais uma parceria em prol do bem sendo firmada em nossa cidade: "É muito bom saber que o prefeito Miltinho se sensibilizou a este projeto, dando total apoio, o projeto Bombeiro Mirim vem resgatar o auto-estima destas crianças e adolescente de São Mateus, aqui eles serão submetido as normas e disciplina bombeiro-militar, e o principal, aqui eles terão uma ocupação, que visa o impedir de ser vítima das drogas".

O projeto Bombeiro-Mirim - é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão com a implantação na cidade de São Mateus, já chega a 28 o número de cidades contempladas. As crianças e adolescentes de 8 a 16 anos têm aulas de reforço escolar, além de receberem lições de ética e cidadania e de educação no trânsito. Além disso, os estudantes aprendem sobre os símbolos nacionais, incorporam elementos da hierarquia e da disciplina bombeiro-militar e têm aulas teóricas e práticas de maneabilidade bombeiro-militar. Essas aulas envolvem noções de prevenção e combate a incêndio, resgate e salvamento.
O período letivo das crianças que se inscrevem no programa Bombeiro-Mirim dura um ano. Depois que se inscreve no grupo, a primeira semana é considerada um período de adaptação para a criança – é o tempo que ela terá para se adaptar à ética bombeiro-militar. Em São Mateus o cabo Chagas e a tenente Érica serão os coordenadores do projeto.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Nenhum comentário: