Antes não tinha, agora tem!

17 de outubro de 2013

Espionagem norte-americana pode estar manipulando chips de computador

A noticia abaixo só não é novidade para quem leu “1984”, de George Orwell —e acreditou na história! 
Pra quem não leu ou não se lembra, o livro (uma reflexão sobre a essência do poder totalitário, escrito em 1949) prevê que o futuro, a partir do ano que lhe dá o título, seria marcado pela absoluta falta de liberdade e privacidade.

Que as agências de inteligência dos Estados Unidos e do Reino Unido estão espionando o mundo inteiro todos já sabem.
A novidade agora revelada é que a NSA (National Security Agency) não está usando apenas programas espiões: a agência norte-americana está comprometendo também o hardware vendido a outros países.
Reportagens com base em documentos vazados afirmam que a NSA está "trabalhando" com empresas norte-americanas para inserir portas dos fundos secretas em chips e outros materiais para ajudar em seu trabalho de espionagem.
Segundo uma publicação do MIT (Massachusetts Institute of Technology), especialistas de segurança temem esse tipo de ataque porque hardware comprometido é difícil - e, muitas vezes, impossível - de detectar.
Os chips manipulados podem fazer coisas de forma invisível para o software em um computador, incluindo os softwares de segurança.

Com informações Technology Review

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Notícias, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Nenhum comentário: