Moto Legal

6 de setembro de 2013

Uma boa iniciativa: Combate ao Tráfico de Pessoas é debatido em São Mateus do Maranhão.


O Combate ao Tráfico de Pessoas, foi debatido nesta quinta-feira (05) em São Mateus do Maranhão onde a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), por meio da Superintendência de Articulação e Avaliação das Políticas Públicas de Direitos Humanos, realizou na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda na Rua Benú Lago uma capacitação sobre a temática. 

Presidindo a reunião estava o Superintendente de Articulação e Avaliação de Direitos Humanos da Sedihc, Pedro Gabriel Sousa e a coordenadora de assuntos internacionais da Sedihc Dra. Ana Paula. O representante do Ministério Publico da comarca de São Mateus Dr. Clodomir Bandeira também esteve no evento assim como equipe técnica da Assistência Social local, CRAS, CREAS, CadÚnico, Conselho Tutelar,.representantes de outras secretarias e da sociedade civil debateram sobre o Combate ao Tráfico de Pessoas e como o município pode prevenir tal violação de direto.

O trafico de pessoas vai desde a área sexual, mendicância à trafico laboral onde por várias vezes os trabalhadores de São Mateus foram resgatados de situação análoga à escravidão em varias regiões do Brasil, segunda relatório da Sedihc e da Policia Federal, por isso a importância dessa capacitação. 

O Prefeito Miltinho Aragão por estar em outra reunião, entrou em contato com a equipe do Estado e Ministério Publico e falou da disposição do município para o combate ao tráfico de pessoas, um sinal disso são os cursos do Pronatec que são oferecidos para que jovem sejam capacitados, o prefeito garantiu que as obras que serão iniciadas em breve, como Programa de Habitação, Hospital, CRAS, UPA , recapeamento de ruas, praças entre outras serão feitas por mão de obra local. (exceto as profissionais exclusivos).

“O contato com a Sedihc trouxe também um leque de oportunidade para a Assistência Social de São Mateus como por exemplo a parceria com o Cine Cidadania, Fomento a acessibilidade, Politicas para idosos, Direitos a Documentação Básica, Procon, defesa dos Direitos das Crianças e Adolescente entre outras" destacou Cleyton Ferreira Lima Secretário de Desenvolvimento social, Trabalho e Renda de São Mateus.

ASCOM

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Nocíticas, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Nenhum comentário: