Moto Legal

27 de setembro de 2013

Prefeitura remaneja ambulantes para reforma da Praça do Pantheon em São Luis.

Homens da SEMOP realizam a limpeza da praça.

“Há anos não via a praça bonita deste jeito”, comentou a radialista Emilly Castelo Branco ao ver como ficou a praça do Pantheon após a operação de organização do comércio informal, realizada nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana. A ação dá continuidade aos programas Praça Legal e Postura Legal, desenvolvidos pela Prefeitura de São Luís, para organizar a disposição de barracas e materiais dos vendedores ambulantes na área.
O remanejamento é necessário para o início da reforma na área, cuja operacionalização está a cargo da Semurh. “Esta operação tem sido desenvolvida desde o início da gestão, sendo um disciplinamento permanente. Será feita a reforma da praça do Pantheon. Então, nós dialogamos com os representantes dos vendedores ambulantes para que fosse feito este remanejamento, a fim de liberar o espaço para recuperação”, explicou o superintendente de Fiscalização de Postura da Semurh, Márcio Aragão.
Na oportunidade, o presidente do Sindicado da classe, Carlos Cunha dos Santos, exaltou a iniciativa do Poder Executivo municipal em organizar e recuperar o espaço urbano, ao mesmo tempo em que age levando em conta o modo de subsistência dos vendedores informais. “Que o prefeito dê assistência melhor para os ambulantes, o que realmente já está acontecendo. Que venha a padronização das barracas, que dê segurança”, declarou. 
Barracas padronizadas - Cada banca terá estrutura desmontável e obedecerá ao tamanho de 1,20m x 0,80m, sendo dispostas nas transversais da Rua Grande. A padronização, que está em fase de licitação, foi proposta pelos órgãos representantes do comércio informal. 

Reforma do centro da cidade - De acordo com o secretário da Semurh, Antônio Araújo, o processo de restauração da Praça do Pantheon inclui reforma do meio-fio, novo calçamento, colocação de bancos, iluminação pública revitalizada, além de outros serviços de paisagismo. Assim que for finalizada a organização do local serão postos tapumes para imediato início das obras. A meta é remeter ao cenário original do local, caracterizando um espaço familiar e de passeio, propriamente.
A longo prazo, será determinado espaço definitivo para atividade dos comerciantes informais.

ASCOM - Prefeitura de São Luis

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Nocíticas, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Nenhum comentário: