Moto Legal

25 de setembro de 2013

Volta por cima: Prefeito Miltinho afasta assessores e muda rotina na administração pública.

Confesso a todos que estive em São Mateus e retornei aqui para a capital bastante satisfeito. A dias venho mantendo conversas com algumas pessoas de diversos setores da cidade, tantos com os que moram em S. Mateus, quanto aos que moram fora dela, preocupação: a turbulência que vinha afetando a administração pública em São Mateus. Fui um dos precursores de uma frente política a fim de reunir uma lista de preocupações, sem medo da verdade e sem viés partidário para juntos traçar estratégias para a solução, pois não podíamos cair no jogo da oposição baixa e desmoralizada que canta a cantiga do desesperados: quanto pior, melhor; pensando apenas no seu umbigo ou no tempo em que usufruíam dos cofres públicos.

A estratégia foi dividida em três momentos:
1. O contato pessoal ou por outros meios, com um número de pessoas para que pudéssemos ouvir, suas preocupações quanto a crise e os causadores dela;
2. Em um encontro com estas pessoas, trançamos uma pauta contendo todos os posicionamentos.
3. No momento que julgo mais importante, nos reunimos com o Prefeito Miltinho, expomos todas estas preocupações, inclusive com dados e sem criar arrodeio analisamos a situação da crise. Diante dos problemas apontados por todos, exigimos algumas mudanças essenciais para o bom andamento da gestão: afastamento de alguns assessores, limitação de poderes de alguns deste caso estes não sejam demitidos, maior eficiência no controle financeiro e que o prefeito possa está junto ao povo, das lideranças comunitárias e acima de tudo, esteja sempre presente.


O prefeito Miltinho garantiu acatar e aplicar na prática todas as propostas, e o mais importante, reconheceu o momento em que passa a administração. Ele anunciou algumas mudanças já tomadas, como o afastamento de alguns assessores do governo, com limitação de poderes, ainda na semana passada o prefeito começou a fazer mudanças no secretariado.

Em cumprimento ao programa de governo apresentado ainda durante a campanha eleitoral, será criado o Conselho Político Municipal, o projeto de criação deste conselho passará pela Câmara de Vereadores, este Conselho Político Municipal deverá se reunir periodicamente e ser ouvido em todos os assuntos de política e administração que sejam de interesse público no plano da organização do município em harmonia com os fins e com funções consultiva e orientadora, ficará na responsabilidade de fazer estudos técnicos com uma formatação e apresentar a proposta para apreciação do Prefeito.


É como citei em um artigo que publiquei com o título: Alô prefeito Miltnho, é hora de separarmos o joio do trigo!

O prefeito Miltinho precisava cair para dentro da gestão, ter ciência de cada vírgula, e impedir com veemência que desmandos possam surgir. Uma gestão só é eficiente, quando se tem um gestor no comando, o Prefeito Miltinho confiou muito em quem não deveria, ou melhor, alguns dos que ele confiou de mais, não honrou a confiança e caíram na antipatia do POVO.
Continuo a afirmar que vivemos um momento crucial de nossa cidade que não pode ser resumido ao quadro eleitoral, não ter as administrações passadas como modelos de gestão. Miltinho Aragão é a única esperança de uma grande maioria, deve partir de  sua gestão, um grande projeto político/administrativo para os próximos 20 anos no mínimo.

Ao final do encontro, eu e o prefeito Miltinho realizamos visitas em algumas comunidades, destaque para o Bairro Bela Vista, onde paramos, sentamos e conversamos com moradores em algumas visitas a Presidente da Associação de Moradores Sra. Olga, preferiu nos acompanhar, ainda na agenda de visitas, estivemos nos estádios de futebol Pinheirão e Serra Dourada para acompanhar o campeonato municipal que a décadas não era realizado, ficamos e conversamos no meio da torcida, perto do povo, a agenda foi encerrada com um encontro em comemoração ao aniversário de dois integrantes da Casa da Juventude e em seguida da Assistente Social Nida.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Nocíticas, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Um comentário:

Jeferson da Costa Nunes disse...

Uma boa administração tem que ser liderada por um gestor competente e que conheça profundamente a responsabilidade para a qual foi escolhido. No caso de um, prefeito é necessário ouvir os seus munícipes e as propostas dos mesmos. Mas principalmente, tem que ser assessorado por pessoas de boa fé, de responsabilidade e que como o gestor,pensem no melhor para o município, sem a ganancia de querer o que não lhe pertence. Cuidado amigo Miltinho, Sao Mateus precisa de trabalho e honestidade