Moto Legal

2 de setembro de 2013

Por Nelin Vieira: AVISO AOS NAVEGANTES DE PRIMEIRA VIAGEM

AVISO AOS NAVEGANTES DE PRIMEIRA VIAGEM
(Principalmente, àqueles que não sabem nadar)

Por Nelin Vieira*

Diz um provérbio árabe, "Que a árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira".
Sou um dos que ajudaram a construir a embarcação, iniciada em 1988, e concluída, há pouco mais de dez meses, cujo destino, a partir de 1º de janeiro deste ano, seria navegar por "MARES REVOLTOS DA POLÍTICA", e atracar em TERRA FIRME, com o objetivo de "Reconstruir" uma cidade com 51 anos de idade, chamada SÃO MATEUS, localizada no Estado do Maranhão.
Porém, diante da iminência de tempestades que poderão danificar seriamente a nau são-mateuense e matar muita gente afogada (apesar de não fazer parte da tripulação, mas por ter conhecimento bastante nessa área e também gostar da minha terra natal), ocorreu-me pedir aos meus amigos (as) que estão em ALTO MAR (leia-se: membros do governo), que façam uma releitura do meu texto "Com o 40 - São Mateus será Outros 50!", escrito no fervor da campanha de 2012 - que depois ficou provado nas urnas, que não era só um desejo meu, e sim, da maioria das pessoas que escolheram o político que poderia mudar o destino da nossa cidade -, e no caso em questão, tal responsabilidade, recaiu sobre os ombros do nosso amigo Miltinho Aragão.
Por fim, como a "Verdade de nada tem medo ou vergonha, a não ser de estar escondida"; não poderia deixar de pedir aos senhores e senhoras, que conduzem a embarcação acima citada, para que REFAÇAM as rotas traçadas inicialmente (e não esqueçam de desobstruirem o caminho), porque, caso contrário, a tripulação poderá se perder durante o trajeto, e não chegar a lugar nenhum. 
Mas vocês podem, sim, mudar o curso dessa viagem, ou melhor, mudar o triste rumo da nossa história... Para tanto, basta atentarem para o pensamento de "Norman Vincent", que diz: "O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvo pela crítica". 
MAIS UMA VEZ...
"A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira".
Por favor... não deixem de LER o texto... Não sejam o cabo do machado que tanto entristeceu a árvore quando estava sendo derrubada...

____________________________________________________________

Com o 40 – São Mateus será “outros 50!”

A população de São Mateus, nesses 50 anos de emancipação política, já viu passar pela administração municipal, 14 prefeitos (onze eleitos pelo povo, e três interventores), cujas profissões são bastante variadas. O eleitor, na esperança de ver uma cidade melhor, um município que prospere e ofereça à sua família uma vida mais digna, já testou médicos, fazendeiros, comerciantes, jornalista, engenheiro civil, capitão, pecuarista, proprietário de panificadora, dono de farmácia, posto de gasolina - e até coronel da polícia (este por três vezes). 
Mas este ano, o que a gente tem observado por todos os cantos que se anda, é que o povo de São Mateus está querendo mudar. E mudar para acertar de verdade! E para tanto, pela primeira vez, iremos eleger um filho desta terra; um grande líder popular, um advogado atuante e profundo conhecedor dos problemas da população de São Mateus, que é o nosso conterrâneo e amigo de infância, Miltinho Aragão. 
Miltinho, Rogério Garcia e os nossos vereadores - têm tudo para começarem a “Reconstruir São Mateus”, como diz o slogan da campanha do 40. Porque, de um lado, teremos um são-mateuense de 48 anos de idade, pessoa idônea, advogado atuante, corajoso, e que, por acreditar no potencial da nossa cidade, tem sido um defensor incansável pelo resgate da cidadania, da igualdade e pela exigência de justiça social em nosso município; 
E do outro, contaremos com a experiência de Rogério Garcia, seu candidato a vice-prefeito, um empresário jovem e bem sucedido, que mesmo sendo natural de São Luis, também conhece - há mais de dez anos - a precária realidade social e política de São Mateus. 
Portanto, “como nunca é tarde para ser feliz”, aproveito essa oportunidade, para convidar todos os eleitores da nossa cidade (principalmente, os amigos e amigas da nossa geração), para, no dia 7 de outubro, participarem desse momento importante da vida política do nosso município, votando em Miltinho Aragão para prefeito, porque, sinceramente, ainda acredito que “Reconstruir São Mateus é possível”; e com Miltinho na Prefeitura, com certeza, nos próximos aniversários da nossa cidade, o povo terá bons motivos para comemorar...
Valorize seu voto!
CONFIRME 40! 
(...) Porque outro número – o povo não mais aguenta!

*Nelin Vieira – são-mateuense, sindicalista, jornalista e autor do livro de contos: O Centésimo emprego de Seu Lelé Bristol.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Nocíticas, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Nenhum comentário: