Obras Mais Asfalto

13 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde de São Mateus realizou capacitação para a execução de testes rápidos.

A Secretaria Municipal de Saúde de  São Mateus – SEMUS, proporcionou ao quadro dos profissionais de enfermagem à  permanecerem durante dois dias  adquirindo mais conhecimentos  através de novas técnicas repassadas  por profissionais técnicos  da Secretaria de Estado da Saúde.

Profissionais participantes do curso de capacitação. Foto: Edy Lemos

O  programa de orientação aos profissionais da atenção básica integrados ao Programa Saúde da Família, surgiu através de uma parceria firmada  entre o município e o estado e tem como principal objetivo capacitar toda a equipe  de enfermeiros  para a execução dos testes de HIV E SÍFILIS, oferecendo assim a  garantia da agilidade  na realização  do aconselhamento pré e pós – teste o que certifica o aprendizado com eficiência durante todo o treinamento obtido e muito bem interpretado pela equipe de profissionais da  Sec. de Saúde do município de São Mateus.
De acordo com os instrutores da equipe técnica a  introdução dos testes rápidos para a sífilis e hepatite B e C estão acontecendo de forma gradual, pois havia como em São Mateus  a necessidade de capacitação de profissionais nas metodologias e também preparação do serviço para implantar esses insumos e atender adequadamente o paciente quanto ao acolhimento, aconselhamento, testagem, encaminhamento e acompanhamento.

O processo de capacitação  dos profissionais da área de saúde  que começou na quinta-feira dia 08 de agosto e terminou  na  sexta-feira dia 09 de agosto – e teve na coordenação dos serviços a  enfermeira  e Coord. do Programa da Atenção Básica,  Stephany Paula, representando  a  Sec. de Saúde do Município de São Mateus que na oportunidade  agradeceu a todos pelo empenho e pela dedicação no ensino e no aprendizado durante o treinamento que servirá  como base para  todos  na hora de detectar  as doenças sexualmente transmissíveis como o HIV,  já que em São Mateus  de acordo com a ultima pesquisa  foram notificados  51 (cinquenta e um) casos  de  pessoas  que foram infectadas pelo  HIV  sem falar em muitos outros ainda que estão sob sigilo ou simplesmente no anonimato  por conta  do preconceito ou simplesmente pela falta de coragem de procurar o médico para expor o problema  ou ainda pela pura e simples falta de conhecimento o que de fato mais acontece.
Profissionais realizando teste durante capacitação.

Profissionais realizando teste durante capacitação.


Com informações da TV Band - São Mateus.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Nocíticas, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Nenhum comentário: