Obras Mais Asfalto

22 de agosto de 2013

Jovem natural de São Mateus é vítima de explosão na Bolívia.

José Antonio Francisco da Costa, 22 anos, estudante do 6º período de medicina na Universidade Técnica Privada Cosmo - UNITEPC em Cochabamba na Bolívia, foi vítima na manhã desta terca-feira (21) de uma explosão do botijão de gás do apartamento em que o jovem mora.
Imagem extraída da internet.

Como a explosão aconteceu
O jovem Antonio estava deitado em um dos três quartos do apartamento em que mora no distrito de Huanuni em Cochabamba-Bolívia, a explosão foi tão grande que atingiu vários móveis do quarto, inclusive um computador e a toda a cama em que o jovem estava deitado, desesperado Antonio correu para o banheiro na tentativa de apagar as chamas em seu corpo, o apartamento estava com as portas fechadas, ao ouvirem o barulho da explosão, amigos que moram ao lado, tiveram que arrombar a porta e já encontraram o jovem caído no chão do banheiro praticamente desmaiado e com dificuldades na respiração.

Laudo do Corpo de Bombeiro

Segundo o Corpo de Bombeiro, um pequeno vazamento no botijão de gás do apartamento, foi o motivo causador da explosão.

Laudo Médico

O médico Oscar Romero que atendeu o jovem no hospital, afirmou que o são-mateuense sofreu queimaduras de terceiro grau muito profundas, e confirmou a parentes que levaram o jovem, que o estado de saúde é bastante crítico devido ter tido 95% do corpo queimado pelas chamas. Para que tenhamos uma noção da gravidade da saúde do estudante, apenas os órgãos genitais e as solas dos pés ficaram livres das queimaduras. Dr. Oscar, afirmou que o caso requer muitos cuidados e não garantiu a recuperação de Antonio, segundo o médico, o jovem inalou muita fumaça no momento da explosão, isso está prejudicando bastante a sua respiração o que o fez vítima de uma insuficiência renal.  "É um paciente crítico, com queimaduras extensas e profundas" destacou o médico. José Antonio segue internado na UTI de clínica em Cochabamba.

Natural de São Mateus, o jovem é filho de família humilde. Na Bolívia o sistema de saúde não é como o do Brasil, gratuito, lá o atendimento é pago, portanto o jovem Antonio neste momento está precisando bastante de nossa solidariedade.
Conversei agora pouco (1h da manha) com o jovem Bruno Jansen natural de Alto Alegre do Maranhão, ele também mora e estuda medicina em Cochabamba na Bolívia e me deu alguns detalhes sobre o ocorrido. São muitos os brasileiros que moram lá e a explosão que atingiu Antonio Costa, abalou a todos, o jovem Bruno me falou que lá estão todos empenhados em arrecadar fundos a fim de custear as despesas hospitalares e confiam na ajuda de todos os amigos de São Mateus, para ajudar a manter o mesmo internado no período necessário a sua recuperação, haja vista que os custos médicos tem um preço bastante elevado, ainda mais em se falando da gravidade do ocorrido.

Ajude efetuando um depósito de qualquer valor atravéis dos dados bancários abaixo:
Leonilde Rodrigues Costa
Ag.: 2651-4
C/C.: 20387-4
Banco do Brasil

Qualquer informação podem ligar para Chico Maranhão através do número 0021-591-7934-5824, Chico Maranhão atualmente mora na mesma cidade que Antonio, tanto Chico como a esposa estão sendo responsável pelo jovem no Hospital, além deles, há outros amigos brasileiros que estão colaborando nos cuidados. A ajuda financeira será de grande importância, haja vista que a Mãe de Antonio, deverá embarcar rumo a Bolívia para acompanhar o filho.


A qualquer momento, mais informações.

Nenhum comentário: