Moto Legal

7 de agosto de 2013

Cia de teatro da Casa da Juventude de São Mateus realizou visita em monumentos históricos de são Luis.

Grupo em viagem a São Luis

No dia 24 de julho os membros da Cia de Teatro da Casa da Juventude de São Mateus, realizou sua primeira visita enquanto  grupo  a capital maranhense,  a visita fez parte de uma das primeiras atividades  previstas como momento da formação e contato com a arte maranhense com este objetivo os membros  tiveram contato com  a arquitetura maranhense, personagens da historia da arte e  com companhias de teatro da capital.

A saída de São Mateus no ônibus cedido pela Secretaria de  Infraestrutura aconteceu as 05:30 da manhã, chegando a capital as 08:45 onde o grupo se direcionou ao Centro Histórico  onde foram recepcionados pelo  Diretor  Charles Melo – Diretor da Companhia Direto da Fonte que iniciou a programação coma visita ao  Centro de Criatividade Odylo Costa  Filho, ao Teatro Alcione Nazaré,  a Casa de Nhozinho em seguida o grupo se dirigiu ao bairro Anjo da Guarda para conhecer o Grupo Grita que  realiza um dos mais espetáculos  em praça pública durante a semana santa com peça da paixão de Cristo onde o grupo foi apresentado  o Teatro Itapicuraíba, o Galpão onde a comunidade confecciona todo o material que é utilizado pelos atores e a exposição dos trabalhos já realizados pelo grupo teatral,  retornando ao centro histórico foi feito  visita ao Teatro João do Vale. Após o almoço foram retomadas as visitas iniciada na  Escola de Música do Estado do Maranhão Lilha Lisboa de Araújo, ao Sindicato dos Artistas do Maranhão e a visita mais esperada da viagem que havia sido agendada  que foi ao Teatro Arthur Azevedo na Rua do Sol, onde os guias apresentaram as dependência do Teatro contando sua historia desde a criação até os dias atuais, a visita as dependências ao teatro foi feito em duas equipes. Na segunda parte da tarde os membros da cia visitaram a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja da Sé, e o Palácio dos Leões. As  16:00 o grupo visitou no Beco Catarina Mina  o grupo de teatro ligado a UFMA  Cena Aberta  coordenado pelo professor  Luis Pazzini que apresentou o projeto  que vem trabalhando sobre a Balaiada  e  ainda informalmente    foi manifestado o desejo de estender o trabalho a  Cia de Teatro da Casa da Juventude com o oferecimento de 03 ( três) oficinas  e apresentação do espetáculo. A visita foi importante para o inicio do trabalho pois além do contato com a arte  desenvolvida na capital maranhense existem  possibilidades reais  de parceira para realização de projetos  via outras entidades e com a própria secretaria de estado da cultura. 
Os membros da Cia ficaram maravilhados com este primeiro contato com  o trabalho já desenvolvido por outras  companhias e com os espaços utilizados  para a realização de oficinas, ensaios,  estudo e aperfeiçoamento da arte que está encantando a juventude de São Mateus. As atividades da Cia de teatro faz  parte do projeto de revitalização da Casa da Juventude de São Mateus iniciado em 2012 e que a cada dia conquista mais espaços e a credibilidade  da sociedade e de órgãos públicos. O próximo passo será a  integração  de novos membros para compor a Cia e o agendamento  para  a realização de oficinas e com certeza  a realização do primeiro trabalho da companhia que hoje já conta com a participação de 25 ( vinte cinco) membros. 

Enviado pelo diretoria da Casa da Juventude de São Mateus.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pela Central de Nocíticas, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Um comentário:

blogger disse...

O parecer de Gurcel ´pela cassação de Rosena saiu. Tá no blog do Jonh Cutrim