Obras Mais Asfalto

26 de maio de 2013

São Mateus recebe o sinal verde para o produção de soja.

Plantação de soja. Foto: Eddy Lemos

São Mateus hoje foi palco de um dos mais importantes encontros para análise de campo sobre o cultivo e a produção de soja, o evento contou com a presença  das autoridades de diversas regiões do estado especializadas ligadas à agricultura familiar, empresarial e agronegócios como a do Analista de transferência de tecnologia  Carlos Vitoriano da Embrapa, Fábio Augusto Engenheiro Agrônomo da Produtécnica Nordeste, Francisco Duarte de Medeiros conhecido como Chico da Comarive da Valtra Máquinas e Equipamentos, Carlos Antônio representante do Senar, Pedro Belo representante da Aged  de Codó,  Glaucir  João Pauletto Gerente de produção da SEAGRO, Juliano da New Agro de Chapadinha e representantes do Sebrae, Banco do Brasil, além do Sec. Adjunto de Agricultura e Pesca do Estado do Maranhão  Raimundo Coelho, representando o Governo do Estado. O prefeito Miltinho Aragão se fez presente acompanhado de seu secretariado e dos vereadores que compõe a base do governo.
Ao todo são 40 hectares plantadas na primeira fase do experimento em São Mateus, para que desejar conhecer o plantio, o experimento está localizado na fazenda Bernardi no Povoado Nova Guiné a 15 km da sede do município, a previsão é que nas próximas semana já seja realizada a primeira colheita de soja.

ANÁLISE TÉCNICA
Técnicos avilam o plantio de soja. Foto: Eddy Lemos

Os técnicos especialistas em produção agrícola que participação do “Dia de Campo” foram unânimes em certificar que o experimento é mais do que uma prova evidente de que o município aponta para uma nova realidade para os agricultores, o terreno é fértil, produtivo e acima de tudo propício para uma variedade da cultura agrícola, porém a soja já é um fator determinante para que em São Mateus possa surgir no cenário estadual e no Brasil, respectivamente, assim como Chapadinha e Balsas. Portanto São Mateus passa a se tornar uma grande oportunidade de negócios e consequentemente uma produção competitiva dentro do nosso mercado de fornecimento e vendas.

PREFEITURA DE SÃO MATEUS
Prefeito Miltinho cumprimenta técnico da EMBRAPA. Foto: Eddy Lemos

O prefeito, Miltinho Aragão, saiu do encontro muito satisfeito e convicto de que todas as informações fornecidas por técnicos especializados no cultivo da soja. O evento corrido na manhã de hoje na Fazenda Bernardi zona rural de São Mates, é a certeza de que desenvolver o município através do setor da agricultura é estar investindo na busca de um resultado totalmente positivo.

“São Mateus é uma cidade privilegiada, temos todas as possibilidades de sair imediatamente do anonimato; já estamos produzindo soja, temos como transportar rapidamente toda a nossa produção já que contamos, a 50 km, com o quarto, se não o terceiro maior eixo rodoviário do país, localizado em Peritoró, estamos a 180 km do maior porto em profundidade da América-Latina que é o Porto do Itaqui. Além de estarmos entre duas capitais.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Nenhum comentário: