30 de maio de 2013

Secretária Municipal da Mulher de São Mateus Sra. Millete Aragão participou da inauguração de biblioteca ao lado de Maria da Penha

Maria da Penha inaugura biblioteca especializada em gênero. Foto: Jornal O Imparcial.

O Maranhão conta a partir desta quarta-feira (29), com a primeira biblioteca especializada em gênero no Brasil. Inaugurada pela secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacellar, e por Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo da luta contra a violência de gênero e nome da biblioteca, a unidade está instalada na sede da Secretaria de Estado da Mulher no Calhau. O acervo é formado por livros, documentos, periódicos, revistas, áudio e vídeo, todos com a temática de Gênero, e é aberto ao público. A Sra. Millete Aragão secretária municipal da Mulher em São Mateus participou do ato, acompanhada se sua secretária adjunta Sra. Dorinha e Sra. Franciscarmem assessora da secretaria.
A homenageada Maria da Penha elogiou o trabalho do Governo do Estado em incentivar ações destinadas a públicos variados, como as mulheres. "Só tenho a agradecer essa homenagem do Governo e da Secretaria da Mulher, que faz esse trabalho tão importante de dar visibilidade a causa do enfrentamento a violência, levando informações e promovendo os direitos das cidadãs. Com ações como essa é que a gente trabalha para criar um futuro melhor", contou. 
Para a secretária Millete Aragão a participação num ato tão importante para o Estado do Maranhão com a presença de Maria da Penha só reforça o desejo e a necessidade de lutar junto as mulheres para a efetivação de seus direitos.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

29 de maio de 2013

Maria da Penha é homenageada em palestra histórica na Assembléia Legislativa do MA.

"Estou muito feliz em está aqui no Estado do Maranhão para conhecer e conversar com vocês, a lei não é contra os homens, mas contra o homem agressor. Destacou Maria da Penha em seu pronunciamento. Ainda na tarde de hoje ela inaugura a primeira biblioteca de gêneros existente no país e que receberá seu nome, a Biblioteca Maria da Penha fica localizada no interior da Secretaria de Estado da Mulher.


Uma das mais nobres líder do Movimento de Defesa pelos Direitos da Mulheres, Maria da Penha Maia Fernandes (foto ao lado), a popular Maria da Penha veio a S. Luis e participou na manhã desta quarta-feira (29) de uma palestra para milhares de mulheres que estiveram presente no auditório Fernando Falcão na Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão.
A juiza Sônia Amaral palestrando do evento, fez uma explanação sobre a aplicabilidade das Leis que dão proteção as mulheres, em especial falou sobre os avanços que trouxe a Lei 11.340/2006 que ganhou o nome de Lei Maria da Penha em homenagem a Sra. Maria da Penha Maia Fernandes.
O auditório ficou completamento lotado, por representantes de movimentos sociais e secretárias municipais vindas de diversas cidades do interior do Maranhão, as deputadas Eliziane Gama (MSD), Gardênia Castelo (PSDB) e Francisca Primo (PT) o Deputado Bira do Pindaré (PT). A secretária municipal da Mulher de São Mateus do Maranhão Sra. Millete Costa participou do evento e pode conversar pessoalmente com Maria da Penha, ambas trataram sobre políticas públicas a serem desenvolvidas em São Mateus por meio da secretaria.

Karine secretária estadual da mulher, Maria da Penha e a Sra. Millete Costa secretária municipal da Mulher.. Foto: Franciscarmem

Maria da Penha Maia Fernandes, 67 anos, é biofarmacêutica e lutou para que seu agressor e ex-esposo o professor colombiano Marco Antonio Heredia Viveros viesse a ser condenado, por tentar lhe matar por duas vezes. Na primeira vez atirou simulando um assalto, na segunda tentou eletrocutá-la. Por conta das agressões sofridas, Penha ficou paraplégica e se locomove por meio de uma cadeira de rodas.
O episódio chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e foi considerado, pela primeira vez na história, um crime de violência doméstica.
A saída de Maria da Penha do auditória foi tumultuada e a segurança da casa teve que fazer um cordão de isolamento para facilitar a passagem da mesma. A todo instante Penha recebia, cartas, flores e presentes de diversas mulheres. Um momento emocionante.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

28 de maio de 2013

Maria da Penha vem a São Luis pela primeira vez e será homenageada na Assembléia Legislativa.

Maria da Penha virou Lei no combate à violência contra a mulher no Brasil.

Ícone da lei da violência contra gêneros, Maria da Penha Maia Fernandes virá a São Luís pela primeira vez nesta quarta-feira (29). Maria da Penha participa pela manhã a partir das 9h de uma palestra sobre violência de gênero proferida pela juíza Sônia Amaral, titular do 7 º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, na oportunidade ela fará um depoimento pessoal. O evento será no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. A secretária municipal da mulher de São Mateus do Maranhão Sra. Millete Costa já se encontra em São Luis para participar do evento, na oportunidade Millete será recebida por Maria da Penha e pela Juíza Sônia Amaral, as três devem tratar de assuntos relacionados a ações que serão desenvolvidas em São Mateus pela secretaria.
A tarde por volta das 15h Maria da Penha participa da inauguração da Biblioteca que leva o seu nome, instalada no prédio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu). Na ocasião, Maria da Penha autografa o livro “Sobrevivi... posso contar”. Maria da Penha virou Lei no combate à violência à mulher.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Secretaria de Infraestrutura realiza mutirão de limpeza em São Mateus.

O prefeito Miltinho Aragão acompanhou de perto o inicio do processo de manutenção e limpeza da principal avenida da cidade na manhã desta terça-feira dia 28 de Maio.
Os serviços se estenderão por toda a cidade, durante o mutirão de hoje uma equipe  de homens e mulheres  devidamente equipados e fardados fizeram uma verdadeira limpeza ao longo da Av. Rodoviária.
Apesar da baixa qualidade, a imagem mostra trabalhadores durante o mutirão de limpeza.

Serviço realizado
Uma grande operação de limpeza e recolhimento de entulhos está sendo realizado pela secretaria de Infraestrutura da prefeitura municipal e com isso a população vem tecendo elogios ao poder público, como o que a dona Raimunda de Oliveira moradora do centro da cidade que elogiou a prefeita municipal e os funcionários da secretaria de infraestrutura pelos trabalho: "nunca vi isso antes aqui em São Mateus", lembrou a moradora. Segundo funcionários o trabalho será feito em todos os bairros da cidade.
Para o prefeito  Miltinho Aragão esse é o  cumprimento de mais uma promessa de campanha, manter as ruas devidamente limpas, compor uma equipe de trabalhadores devidamente fardados e com os equipamentos novos, valorizando assim a classe onde há homens e a mulheres que  se dedicam todo dia contribuindo para que a cidade permaneça  limpa.  Até porque existe um ditado simples, porém muitíssimo importante CIDADE LIMPA  É SINÔNIMO DE POVO EDUCADO!

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

27 de maio de 2013

Em São Mateus familiares procuram por homem desaparecido.

Familiares e amigos procuram o paradeiro do vigia AUSALINO (foto) de 45 anos de idade residente na rua São José  nº 14, bairro Alto Bela Vista em uma casa  de dois cômodos de propriedade do Sr. Raimundo Nonato da Silva que por sua vez diz também não saber de nenhuma informação do inquilino que já ocupa a moradia por um pouco mais de cinco meses e está desaparecido a mais ou menos quinze dias.

AUSALINO como é conhecido  trabalhava como vigia noturno de casas do bairro Alto Bela Vista  em São Mateus e está sendo procurado pelos irmãos Mauro e dona Xavier  quem puder ajudar com qualquer informação é só  entrar em contato com essas pessoas acima citadas no bairro Alta Bela Vista ou na portaria da TV BAND – Rua do esporte, centro - São Mateus.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Morre o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão

 (Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press.)

Morreu na noite de sábado (25), em São Luís, o jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís, Leonardo Monteiro.

Ele estava internado desde a última quinta-feira (23), na UTI do Hospital Carlos Macieira, quando deu entrada em estado grave. Leonardo Monteiro sofreu uma parada cardíaca após se submeter a uma cirurgia no Hospital Aldenora Bello.

Segundo informações, o velório será realizado na Pax União, na Praça de Santo Antônio, no Centro. O enterro será realizado no Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar, às 15h domingo (26).

Leonardo Monteiro

Além de jornalista, Leonardo Monteiro também era advogado, funcionário público aposentado e, desde a década de 1990, comandava o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís.



O Imparcial

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

26 de maio de 2013

São Mateus recebe o sinal verde para o produção de soja.

Plantação de soja. Foto: Eddy Lemos

São Mateus hoje foi palco de um dos mais importantes encontros para análise de campo sobre o cultivo e a produção de soja, o evento contou com a presença  das autoridades de diversas regiões do estado especializadas ligadas à agricultura familiar, empresarial e agronegócios como a do Analista de transferência de tecnologia  Carlos Vitoriano da Embrapa, Fábio Augusto Engenheiro Agrônomo da Produtécnica Nordeste, Francisco Duarte de Medeiros conhecido como Chico da Comarive da Valtra Máquinas e Equipamentos, Carlos Antônio representante do Senar, Pedro Belo representante da Aged  de Codó,  Glaucir  João Pauletto Gerente de produção da SEAGRO, Juliano da New Agro de Chapadinha e representantes do Sebrae, Banco do Brasil, além do Sec. Adjunto de Agricultura e Pesca do Estado do Maranhão  Raimundo Coelho, representando o Governo do Estado. O prefeito Miltinho Aragão se fez presente acompanhado de seu secretariado e dos vereadores que compõe a base do governo.
Ao todo são 40 hectares plantadas na primeira fase do experimento em São Mateus, para que desejar conhecer o plantio, o experimento está localizado na fazenda Bernardi no Povoado Nova Guiné a 15 km da sede do município, a previsão é que nas próximas semana já seja realizada a primeira colheita de soja.

ANÁLISE TÉCNICA
Técnicos avilam o plantio de soja. Foto: Eddy Lemos

Os técnicos especialistas em produção agrícola que participação do “Dia de Campo” foram unânimes em certificar que o experimento é mais do que uma prova evidente de que o município aponta para uma nova realidade para os agricultores, o terreno é fértil, produtivo e acima de tudo propício para uma variedade da cultura agrícola, porém a soja já é um fator determinante para que em São Mateus possa surgir no cenário estadual e no Brasil, respectivamente, assim como Chapadinha e Balsas. Portanto São Mateus passa a se tornar uma grande oportunidade de negócios e consequentemente uma produção competitiva dentro do nosso mercado de fornecimento e vendas.

PREFEITURA DE SÃO MATEUS
Prefeito Miltinho cumprimenta técnico da EMBRAPA. Foto: Eddy Lemos

O prefeito, Miltinho Aragão, saiu do encontro muito satisfeito e convicto de que todas as informações fornecidas por técnicos especializados no cultivo da soja. O evento corrido na manhã de hoje na Fazenda Bernardi zona rural de São Mates, é a certeza de que desenvolver o município através do setor da agricultura é estar investindo na busca de um resultado totalmente positivo.

“São Mateus é uma cidade privilegiada, temos todas as possibilidades de sair imediatamente do anonimato; já estamos produzindo soja, temos como transportar rapidamente toda a nossa produção já que contamos, a 50 km, com o quarto, se não o terceiro maior eixo rodoviário do país, localizado em Peritoró, estamos a 180 km do maior porto em profundidade da América-Latina que é o Porto do Itaqui. Além de estarmos entre duas capitais.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

25 de maio de 2013

Ex-prefeito de São Mateus é denunciado por pagar vaqueiro e tratamento dentário da esposa com recurso público.

Deu no JP

O ex-prefeito Coronel de São Mateus (180 quilômetros de São Luís), foi denunciado ao Ministério Público  por pagar o seu vaqueiro com cheque do Fundo de Participação do Município (FPM), conforme cópia do cheque anexada no processo. O cheque está assinado pelo próprio ex-prefeito.
O vaqueiro, ao ser demitido da fazenda do coronel, ainda deu entrada em uma ação trabalhista na Vara de Bacabal reclamando direitos decorrentes do vínculo de emprego na fazenda do ex-prefeito. O promotor Clodomir Lima Neto foi quem recebeu a denúncia.
Orçamento do dentista Ivaldo Araújo para tratamento dentário
São três os fatos descritos na representação judicial. O mais grave e intrigante na denúncia é o tratamento dentário da esposa do ex-prefeito, no valor de 34.700,00 (trinta e quatro mil e setecentos reais), conforme minucioso relatório e etapas do tratamento definidos pelo dentista Ivaldo Araújo e enviados à Prefeitura de São Mateus em 2009.
A fatura apresentada ao erário municipal para pagamento e entregue ao promotor Clodomir Lima Neto será igualmente investigada no procedimento judicial a ser aberto. O relatório do dentista informa que os dentes da esposa do prefeito devem ser repostos por dentes de ‘porcelana’.
O terceiro item da representação trata da não apresentação das contas anuais do exercício de 2008 pelo prefeito Rovélio, apresentadas ao TCE e não entregues na Câmara Municipal para apreciação popular, como determinam a Constituição Federal e a instrução normativa de nº 9 do Tribunal de Contas do Estado. Uma certidão fornecida pelo secretário da Câmara, vereador Antonio Bernardino Chaves, informa que o prefeito não cumpriu a determinação legal de enviar as contas anuais ao legislativo municipal.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Acontece hoje a escolha da Miss Estudantil de São Mateus.

Acontece logo mais a noite no JatoBar Eventos à escolha da Miss Estudantil, será escolhida por meio de votação as mais belas estudantes de São Mateus, o evento começa por volta das 20h com show de voz e violão com Alynnie Cauntin e em seguida a escolha da Miss, ao final da festa músicas eletrônicas com um DJ.
Participam do concurso alunas representantes das escolas Alves Cardoso, São Jose, Augusto Barros, José de Senna Rosa e Vinólia Curvina, dentre estas, duas serão escolhidas para representar a cidade na fase estadual. A promoção do evento fica por conta do modelo e publicitário Stuart Jr. Entrada ao custo de R$ 5,00.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

24 de maio de 2013

Após mulher explicar como usar o dinheiro do Bolsa Família, vídeo vira hit na internet. Assista!



Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Deputado Rubens Jr. renuncia auxílio-moradia

Dep. Estadual rubens Jr. (PCdoB). Foto: Jonatas Carlos

O líder da oposição na Assembléia Legislativa do Maranhão deputado estadual Rubens Jr. abriu mão do auxílio-moradia previsto em lei a todos os parlamentares do estado. Por meio de resolução, os deputados maranhenses recebem mensalmente R$2.250,00, exceto dois deputados que optaram por não receber o benefício.
Segundo Rubens, um dos motivos que o levou a renunciar o auxílio é o fato de morar em São Luís. "A meu ver, o benefício deve favorecer apenas os deputados que não possuem residência na capital. Aqueles que moram no interior, estão aqui para exercer o mandato e não possuem residência em São Luís devem ser os únicos a receber o auxílio", disse Jr.
Neste mês, a Justiça de São Paulo suspendeu o pagamento do auxílio-moradia aos 94 deputados estaduais depois de atender a uma ação pública movida pelo Ministério Público de SP, que alega não haver critérios claros para o pagamento. O cancelamento do benefício no estado de SP vai gerar uma economia anual de R$ 2,5 milhões.
Com a renúncia, os deputados Rubens Jr. e Bira do Pindaré juntos economizarão anualmente R$ 54 mil reais.
(Gabinete Deputado Estadual Rubens Jr.)

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Detran-MA realiza segunda etapa do leilão de veículos no sábado (25).

G1 MA
O Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realiza, no sábado (25), a partir das 10h, no Km 7 da BR-135, a segunda etapa do II Leilão do tipo maior lance de 2013. Serão oferecidos 164 veículos, entre motos, carros e sucatas recolhidos nos pátios do Detran-MA, em São Luís, e na Ciretran de Imperatriz.
Os bens a serem leiloados foram apreendidos e recolhidos, por mais de 90 dias, e não foram reclamados pelos seus proprietários, conforme o que determina o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os veículos alienados serão entregues nas condições em que se encontram.
Para participar do leilão, os interessados devem ter mais de 18 anos de idade, não ser funcionário do Detran-MA, de nenhuma Ciretran, nem das Secretarias de Trânsito e Transporte dos municípios com carros a serem leiloados, sendo vetada, também, a participação de policiais militares, civis e rodoviários federais, assim como funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços ao  Detran – MA  e a Ciretran.
Na primeira etapa deste ano, 250 veículos foram leiloados.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Parabéns RibaMaia!

Este blog vem homenagear um ilustre amigo, trata-se de um dos vereadores mais atuante do parlamento da cidade de Coroatá-MA.
José de Ribamar Rodrigues Maia Neto, o RibaMaia, é filho de Maria da Conceição da Costa Silva e Miguel Pereira Maia, é coroataense nascido aos 24 dias do mês de maio de 1986.
RibaMaia faz parte da base de sustentação ao governo municipal e foi escolhido pelos internautas em um dos blogs mais acessados de sua cidade como sendo o vereador mais atuante e que melhor representa o povo de sua terra conforme você ver na imagem da enquete:
Parabéns vereador RibaMaia e muito sucesso na tua vida pública, que com o seu trabalho possa ser exemplo para a nova geração de políticos!

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

23 de maio de 2013

Palavra do blogueiro!


Olá, o blog SÃO MATEUS EM OFF agora está com um layout mais simples e de fácil leitura, tudo isso para facilitar a interação com nossos leitores. O blogue agora passa a ser lido também em outros importantes portais do MA e PI, estamos no Portal Tribuna do Maranhão e no Portal 180graus, nos próximos dias estaremos integrando a Central de Notícias de São Luis por meio de áudio que será retransmitida para mais de 54 rádios comunitárias espalhada pelo MA, sem contar com a rede de blogues que reproduzem nossas notícias diariamente.
Portanto estamos levando as notícias de São Mateus para os mais distantes lugares.


Grato pelo sucesso!


Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180grauspelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Homem é preso suspeito de estuprar adolescente com problemas mentais em Bacabal


Raimundo Pereira da Silva/foto, cabeleireiro, 50 anos, natural da cidade de Pio XII, foi detido em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula, titular da 2ª Vara Criminal de Bacabal. A ação policial foi coordenada pela Superintendência de Polícia Civil do Interior - SPCI.
Ele foi detido na última terça-feira (22) por equipes da SPCI, que se deslocaram à cidade de Parauapebas, no Pará. Raimundo Pereira estava no interior do seu salão de beleza, localizado à Rua Majé, Quadra 15, Lote 18 522, no bairro Popular, Parauapebas (PA). Segundo a polícia, ele estava sendo monitorado desde a semana passada, após a SPCI receber informações de que o foragido estava residindo na cidade paraense.
O delegado José Nilton Souza, adjunto da SPCI, informou que o crime ocorreu em 2005 e Raimundo Pereira era casado com uma tia da vítima que na época tinha 17 anos de idade. “Após os trabalhos de investigação, ele foi chamado a comparecer perante o juiz e foi informado da sua prisão referente ao delito. Na época, ele recorreu da prisão e aproveitou a situação e fugiu de Bacabal”, detalhou o delegado.
De acordo com informações policiais, no período em que esteve foragido, ele teria passado por cidades do interior do Maranhão, entre elas Imperatriz, e também em municípios de São Paulo. Ultimamente, estava morando em Parauapebas, no Pará. Após os procedimentos policiais, ele  foi encaminhado para o Centro de Triagem em Pedrinhas.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

Prefeitura fará estudo sobre plantio de soja em São Mateus.

Plantação de soja na Fazenda Bernadi - zona rural de São Mateus.

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão, através da Secretaria de Agricultura e Pesca tem a honra de convidar vossa senhoria para participar do 1º DIA DE CAMPO sobre a “INTRODUÇÃO DA CULTURA DA SOJA” a ser realizado na Fazenda Bernardi no Povoado Nova Guiné no dia 25 de maio a partir das 9h.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus e pelo Portal Tribuna do Maranhão.

PROGRAMAÇÃO
  • visita as estalações técnicas do campo de soja;
  • palestras;
  • campanha de vacinação;
  • almoço;
  • encerramento.

21 de maio de 2013

Prefeito Miltinho se reúne com o Gerente Regional da CAEMA e reivindica melhorias no abastecimento d´água em São Mateus-MA

O prefeito Miltinho Aragão (PSB), acompanhado do vice-prefeito Rogério Garcia (PHS) e do Secretário Municipal de Infraestrutura o Engenheiro Arnoldo Brandão se reuniram na manhã de hoje (21) com os representantes da Companhia de Água e Esgoto do Maranhão - CAEMA, também estiveram presentes no encontro o  Gerente Regional da CAEMA/Coroatá José Antonio Bastos, o Gerente Regional da CAEMA/Itapecuru-Mirim Antonio Carlos  e o Superintende Regional Felipe Fernandes.
Durante a reunião, o prefeito reivindicou melhorias no abastecimento de água do município de São Mateus, tendo em vista que o abastecimento d'água em São Mateus ainda é de responsabilidade da estatal. O prefeito garantiu a cúpula da CAEMA, que a nova administração municipal está disposta a arcar com todos os ônus de contrapartida para garantir as melhorias no abastecimento d'água incluindo a ampliação da rede, afim de melhor atender a população. Miltinho Aragão sugeriu durante o encontro que seja criado uma comissão paritária afim de acompanhar todo este processo de melhoramento no abastecimento na cidade.
"Saio deste encontro com o desejo de que possamos melhorar o abastecimento de água em nossa cidade, vamos dá todo o apoio necessário à CAEMA para que estas melhorias possam chegar até os cidadãos são-mateuenses" garantiu o prefeito.
O superintendente Regional Felipe Fernandes aproveitou para informar que São Mateus passa agora a ser atendida pela Regional de Coroatá e não mais pela de Itapecuru-Mirim.

ASCOM

MAC está garantido na final do segundo turno do Campeonato Maranhense após derrotar o BEC


O Maranhão Atlético precisou apenas de um gol em cada tempo de jogo para derrotar o Bacabal por 2 a 0, ontem à tarde no Estádio  Nhozinho Santos e garantir presença na final do segundo turno do Campeonato Maranhense. Como jogava por dois resultados iguais, o time da capital, que havia perdido pelo mesmo placar na casa do adversário, conquistou a vaga. 
Desde os primeiros minutos o MAC partiu pra cima do Bacabal, atacando e buscando o gol. No entanto, as investidas eram tentadas quase sempre pelo setor central onde o BEC se defendia muito bem. De tanto insistir em busca do objetivo, o Maranhão abriu o marcador aos 37 minutos do primeiro tempo, com Helton, depois de um cruzamento de Ideílson pelo lado esquerdo. Apesar de outras tentativas nos minutos finais, os atleticanos garantiram o placar.

20 de maio de 2013

CORREÇÃO: A Construção do Centro de Saúde será no povoado Barro Preto.

O povoado Barro Preto, ganhará seu primeiro Centro de Saúde, e fazemos a correção pois noticiamos aqui que seria o Povoado Timbaúba.

O prefeito Miltinho Aragão, anunciou durante a realização do Programa PREFEITO E PREFEITURA PERTO DE CASA a construção do centro de saúde no povoado Barro preto que também irá atender os demais povoados próximos, descentralizando e facilitando o atendimento médico da população que vive na zona rural do munício.
Além desta construção o prefeito também anunciou que o povoado receberá uma ambulância também adquirida com recursos próprios.


19 de maio de 2013

CASO VALMIR: Há duas versões e duas verdades, mas qual a verdadeira?

O Assassinato do empresário Valmir que chocou a cidade de São Mateus no dia 27 do mês passado, nos últimos dias toma um rumo de investigação que vem causando muitas dúvidas e desponta para o descrédito no que se refere às versões apresentadas pela polícia.

Se não vejamos. Primeiro, numa espécie de ‘mega operação’, a Polícia apresentou a população dois presos supostamente vindos, um da Bahia e outro de Minas Gerais ambos estão presos, como sendo os mentores do latrocínio que é o roubo seguido de morte, um destes foi preso após ser baleado em uma tentativa de fuga. Nesta ‘versão’, outros 03 componentes da imaginada quadrilha, entre estes uma mulher, estavam foragidos, dias depois, a mulher de nome Klícia, moradora do Bairro Piqui, foi localizada e presa na vizinha cidade de Alto Alegre do Maranhão. Após depoimento de Klícya à polícia, tudo parecia estar esclarecido e ela teria dito não ter sido assalto, mas sim execução, alegando ainda que o alvo da “operação” da suposta quadrilha naquele dia seria um outro empresário. Eis a confusão, como acreditar na versão de Klícya de ter sido execução ao invés de latrocínio se o alvo era o assalto a outro comerciante, segundo relatou a jovem?
Penso ser muito difícil imaginar um criminoso que sai determinado a assaltar fulano e no meio do caminho lembra que havia de executar ciclano, ou seja, versões desencontradas e sem nexo. Agora, a Polícia (dizem que a de São Luís), aponta que os autores do crime são as pessoas de nome Ná e seu filho Anderson, moradores desta cidade, a prisão preventiva já foi decretada para pai e filho, a prisão do filho foi consumada, o mesmo está recolhido na delegacia da cidade.

Diante de tais fatos que geram muitas dúvidas, uma pergunta se faz necessário, ou muitas perguntas se fazem necessário: afinal, qual a versão verdadeira? Quem realmente matou Valmir? O motivo: foi latrocínio ou foi execução? Quem matou Valmir, o grupo de Klícya ou o grupo do Ná? Ou tudo é a mesma coisa? Estas respostas sem sombra de dúvida estão incomodando toda sociedade que aguarda ansiosa por uma versão convincente que tenha começo, meio e fim. Estamos nós: família do Valmir, imprensa e toda a população aguardando para bem informar com uma versão convincente e única.

17 de maio de 2013

Roseana bate boca com estudantes e culpa os professores pelas desgraças do ensino no Maranhão.

A governadora Roseana Sarney em pleno uso da máquina pública para favorecer o seu já escolhido candidato em 2014, anda fazendo campanha eleitoral antecipada pelo interior do Maranhão, mas nem passou por sua cabeça passar o que passou hoje, a governadora passou pelo maior vexame durante a passagem do governo itinerante pela cidade Governador Edison Lobão.
Confrontada sobre a qualidade de ensino por um aluno da escola pública, Roseana se viu encurralada.
- Se as escolas não têm qualidade, você tem que cobrar isso dos professores – respondeu a governadora, se esquivando da responsabilidade.
Esperto, o estudante retrucou:
- Eu estou falando é de infraestrutura da sala de aula, escola com estrutura adequada.
Sem reação, ela tenta desviar do assunto:
- Ei, ei, ei, olha aqui. Eu quero saber qual foi sua nota do Enem.
Nisso o estudante desmascara Roseana mais uma vez e acusa a situação do ensino público oferecido pela rede estadual:
- Eu ainda não fiz o Enem, tô sem aula, e tô correndo risco de não fazer o Enem porque não tem professor na sala de aula.
Veja a discussão na íntegra:

Estudantes de jornalismo realizam documentário em Alcântara neste final de semana.


Universitários da Faculdade Estácio São Luis. Foto: Profº João Paulo.

Alunos de jornalismo da Estácio São Luís vão a Alcântara neste final de semana, - 18 e 19 de maio - para participar da Festa do Divino. 
Sob a coordenação da professora Maristhela Rodrigues, da disciplina Cultura Brasileira, os alunos vão observar na prática os conceitos trabalhados em sala de aula. “É importante vivenciarmos na prática o que aprendemos em sala de aula”, disse Maristhela.
Como parte dos trabalhos de pesquisa e com o objetivo de produzir um documentário sobre a manifestação religiosa, os acadêmicos vão registrar depoimentos, fotos e vídeos sobre os rituais que envolvem as festividades.
O documentário será exibido no mês de agosto, durante o VI Fórum de Jornalismo da Faculdade Estácio São Luis.

16 de maio de 2013

Baixou o desespero! Grupo Sarney começa a se apavorar com o crescimento de Flávio Dino!


É sempre o mesmo golpe.
Para atingir adversários, os meios de comunicação ligados ao grupo Sarney, utilizam o mesmo e manjado esquema.
Ema1
ornal o Estado do Maranhão: No jornalismo do Grupo Sarney, é permitido dar destaque de capa para uma informação cuja existência o próprio jornal coloca em dúvida.
Primeiro publica-se o fato inverídico em algum meio de comunicação “nacional”  para tentar dar credibilidade ao tema, já que a mídia local pertencente ao grupo não reúne credibilidade para dar o efeito de escândalo desejado.
Em seguida, o não-fato é publicado em matérias específicas dos jornalistas patrocinados pelo grupo Sarney para atacar a oposição.
O último passo –  quando espera-se que o assunto já tenha ganhado a esfera do debate público – é dar visibilidade nas emissoras de rádio e TV’s do grupo.
Esse tipo de orquestração criminosa é usada desde a primeira vez que a governadora Roseana Sarney se candidatou ao governo do estado, em 1994, com a montagem do famoso “caso Reis Pachêco”.
Talvez pela atual situação delicada do grupo liderado pelo Senador Sarney , desta vez, não capricharam na montagem da farsa.
Para início de conversa, nenhum líder do grupo Sarney teve a coragem de se prestar ao papel de fazer declarações falsas sobre a atuação de Flávio Dino na Embratur.
Coube à ninguém menos que o desmoralizado Chiquinho Escócio, o papel de porta-voz  e operador da orquestração contra Dino. Foi ele quem manobrou para que a falsa agenda do presidente da EMBRATUR circulasse em um blog de Brasília, ligado ao famoso contraventor Carlinhos Cachoeira. Foi ele o único a acusar falsamente o presidente da Embratur de não cumprir suas atividades à frente da estatal
Quanto à matéria publicada no Jornal o Estado do Maranhão de hoje, o que dizer?
Na chamada de capa, o EMA acusa o golpe ao publicar uma informação cuja existência o próprio jornal coloca em dúvida:
“Flávio Dino PODE  TER MAQUIADO AGENDA…”
Não precisa ter formação superior em jornalismo para saber que não se pode publicar como CHAMADA DE CAPA uma informação sobre fatos cuja existência não se tem certeza.
EMA 2O Jornal do Grupo Sarney apenas acha que Flávio PODE TER maquiado a agenda da Embratur, mas não se fez de rogado ao colocar o achismo como matéria digna de letras garrafais na capa da edição de hoje.
Para piorar, a matéria publicada na página 3 do periódico, é um emaranhado de informações confusas sem uma única comprovação prática.
O jornal publica uma tabela informando a suposta maquiagem, mas não consegue produzir argumentos convincentes para contraditar a nota publicada pela Embratur, informando os equívocos que foram publicados no site da instituição.
O jornalismo sarneysista agiu com má fé, para dizer o mínimo.
Por exemplo:  A Embratur enviou a nota corrigindo as informações equivocadamente publicadas no site e usou um argumento fortíssimo para comprová-las: A Agenda Oficial  das atividades de Flávio Dino no dia 5 de abril foi encaminhada a época por e-mail pela ASCOM da Embratur aos jornalistas. Nessa agenda constam os compromissos que de fato foram realizados por ele.
Qual foi o comportamento do jornal O Estado do Maranhão?
Ignorou o fato essencial exposto pela nota para comprovar que Flávio Dino jamais “maquiou” a agenda, e continuou se baseando nas informações erroneamente publicadas no portal da transparência.
É esse o pseudo-jornalismo antiético e desonesto usado para fazer política pelo grupo Sarney.
Na prática o interesse é um só: barrar a continuidade do movimentos Diálogos pelo Maranhão.
Mas essa é outra história.

15 de maio de 2013

Prefeitura de Caxias-MA, abre concurso público para 450 vagas.

A Prefeitura de Caxias (MA) abriu na última terça-feira (14)  as inscrições do concurso público para 450 vagas em cargos de nível superior e médio. Os salários vão de R$ 2.125,39 a R$ 4.332,35.
Os cargos de nível superior são para as áreas de Educação Infantil ( creche, pré-escola, e do 1º ao 5º ano) nas zonas rural e urbana. Educação Fundamental e Educação Especial.  As vagas de nível médio são para o cargo de Secretário Escolar ( zona urbana e rural). No site da organizadora é possível ver o edital.

A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 70,00, e para os cargos de nível médio de R$ 45,00. As inscrições podem ser feitas pela internet conforme o edital,  à partir das 10h do dia 22 de maio, e vão até às 23:59h do dia 09 de junho.
As provas serão realizadas no dia 26 de junho ( cargos de nível superior) nos períodos matutino e vespertino, e no dia 23 de junho ( cargos de nível médio) somente no turno matutino.

Prefeitura realizou show de prêmios em homenagem às mães no Povoado Timbaúba

A prefeitura de São Mateus do Maranhão fechou com chave de ouro o Programa PREFEITO E PREFEITURA PERTO DE CASA, além dos diversos serviços púbicos levados a zona rural na última sexta e sábado nos Povoados Timbaúba e Barro Preto o Prefeito Miltinho Aragão (PSB) realizou um grande show de prêmio para homenagear as mães moradoras dos povoados daquela região, o prefeito também não esqueceu de levar muita alegria para o povo presente, para tanto levou para o show de prêmios o humorista Tiririca cover e Cia e os palhaços Patati e Patatá cover. A alegria foi geral!
Foram diversos prêmios sorteados como: geladeira, tv's, bicicletas, cestas básicas, freezer, conjunto de cadeiras, ventiladores, batedeiras e muitos outros prêmios.
Foi a primeira vez na história que um prefeito levou uma ação como esta para a zona rural de São Mateus. O jornalista e radialista Gilberto Lima da Rádio Educadora AM, também esteve presente no evento e pôde conferir de perto o trabalho realizado pela atual administração.

Confira os principais momentos da festa:





ASCOM. Fotos: Jonatas Carlos

13 de maio de 2013

Governo Itinerante leva serviços públicos a povoados de São Mateus.


Prefeito Miltinho discursa durante solenidade de reinauguração da escola no Povoado Timbaúba.
Foto: Jonatas Carlos.

Médicos, odontólogos, professoras, assistentes sociais, outros profissionais e servidores dos setores administrativos da prefeitura de São Mateus do Maranhão, além de assessores, secretários municipais, vereadores e o prefeito Miltinho Aragão prestaram atendimentos à população da zona rural nos povoados Timbaúba e Barro Preto, no programa denominado de PREFEITO E PREFEITURA PERTO DE CASA.
No Governo Itinerante, a administração municipal foi transferida por dois dias para as comunidades rurais, que receberam cerca de 200 servidores e uma estrutura composta por equipamentos das diversas secretarias e que prestaram, praticamente, todos os serviços públicos, desde a consulta médica à emissão de documentos pessoais.
Esta foi a primeira edição do Governo Itinerante, e atendeu mais de mil pessoas. De uma forma geral, na área da saúde foram feitos exames médicos e procedimentos odontológicos, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação, palestras e distribuídos kits de higiene bucal, entre outros serviços.
Na educação, foram tiradas dúvidas e feitas matrículas de jovens e adultos (EJA), além de oficinas de leitura. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social orientaram sobre o Benefício de Prestação Continuada e programas sociais, emitiram documentos, fizeram recadastramentos no programa Bolsa Família, além da prestação de diversos serviços sociais.
As secretarias de Agricultura e Pesca orientou os produtores rurais sobre a regularização fundiária, microcrédito e promoveram palestras sobre técnicas de produção e capacitação rural. Um trator fez o arada de 2 hectares de terra, lá a prefeitura fez a doação de máquinas e sementes para a realização do plantio. Já as equipes da Secretaria de Infraestrutura equipadas com uma patrol, um rolo compactador e várias caçambas fizeram a terraplanagem de algumas ruas, sem falar que todos os acessos dos povoados envolvidos na ação receberam reparos com capina.
O governo Itinerante foi iniciado, com o objetivo de levar a administração, às localidades do interior do município e aos bairros. Segundo o Prefeito Miltinho Aragão ainda este ano, o Governo Itinerante vai atender outros povoados e os bairros da sede do município.
“É uma ação inédita em nossa cidade. Vamos, cada vez mais, intensificar essas ações, que permitem o atendimento das pessoas onde elas moram, sem ser necessário que se desloquem para a cidade, portanto sem despesas nem transtornos, quero ficar mais perto do povo. Esse é mais um compromisso que assumimos e estamos cumprindo”, destacou o prefeito Miltinho Aragão.

ASCOM