Moto Legal

9 de abril de 2013

Prefeitura de São Mateus fez adesão ao PRONATEC.


A Prefeitura de São Mateus do Maranhão, aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), um programa do Governo Federal criado em 2011 com o objetivo de oferecer cursos de educação profissional a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.
Dentre as iniciativas do Pronatec está a Bolsa-Formação Trabalhador, cujo objetivo é promover a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas. O curioso é que mesmo este programa ter sido criado a dois anos atrás, somente agora a Prefeitura fez adesão, o que leva a crer o tamanho da inoperância que o governo passado.

Os cursos do Pronatec são oferecidos pelas escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Institutos Federais, CEFET e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais), pelas entidades dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem (Senai, Senac, Senat e Senar) e pelas Redes Públicas Estaduais de Ensino, com o apoio do Ministério da Educação.
Em São Mateus já foi realizada a aula inaugural do ensino da primeira turma formada por 40 alunos do curso de pedreiro, cada aluno receberá uma bolsa-estudo no valor de R$ 400,00. O Prefeito Miltinho afirmou: “esta é apenas a primeira turma, novos cursos iremos trazer para São Mateus que nossos comunidade possa se qualificar ainda mais”.

Nenhum comentário: